sexta-feira, 10 de julho de 2009

EM QUE GASTAMOS O NOSSO FUTURO

Foto: J. Morgado - Especial para este blog
J. MORGADO
*
Deus não é um gênio
dos contos da carochinha
*
Mais uma vez, um título estranho para o que pretendo abordar nas próximas linhas. “Em que gastamos o nosso futuro”. É evidente que “pisaremos” no improvável, no provável ou simplesmente no hipotético. Ao reencarnarmos, e isso se dá em situações as mais diversas, pois recomeçaremos uma caminhada interrompida no pretérito. Podemos nascer com boa ou má saúde, ricos ou pobres, aleijados ou não, enfim, uma forma de vida carnal que escolhemos na Pátria Espiritual para resgatarmos nossos erros do passado e assim evoluir. Vez ou outra, nossos Irmãos Maiores, devido ao nosso estado, planejam compulsoriamente o nosso reencarne, uma vez que não conseguimos nos concatenar devido ao estado consciencial em que nos encontramos.
A vivência neste mundo é para que, através do amor, possamos lapidar as imperfeições morais que carregamos. Assim, reencarnamos no meio familiar ou entre aqueles que nos foram afins ou em que vivemos juntos ou próximos no passado. O ódio, o rancor, o egoísmo e tantos outros males morais deverão ser vencidos; os vícios materiais, que muitas vezes nos levaram a desencarnes prematuros, deverão ser extirpados (o fumo, o álcool, entre outros tóxicos). Chegamos, enfim, no ponto em que escreveremos sobre “Em que gastamos nosso Futuro”. Para ilustrar este artigo vamos abordar o livro psicografado por Yvonne A. Pereira, em 1954, “Memórias de um Suicida”, um best-seller da literatura espírita, publicação FEB/1955. A história teria sido ditada pelo espírito de Camilo Castelo Branco, o famoso escritor português que viveu entre os anos de 1825 e 1890. Esse personagem, que tinha uma vida desregrada, desencarnou praticando o suicídio porque ficou cego ao contrair uma doença (a biografia completa do escritor poderá ser encontrada na internet). Na apresentação feita pela própria Médium ela dá o nome do autor – Camilo Cândido Botelho, “contrariando (conforme suas próprias palavras), todavia, seus próprios desejos de ser mencionado com a verdadeira identidade.” Depois de passar por sofrimentos indescritíveis durante muitos anos, o escritor é socorrido e se dedica a sua recuperação e estudos até que um dia resolve finalmente reencarnar. A programação seria a de passar pelo mesmo transe e vencer a prova, expiando sua provação até o fim de sua vida carnal, naturalmente com estoicismo.
Assim se dá com todos nós. Ignorando o “Estatuto do Universo” ensinado por Jesus e esclarecido pela Doutrina Espírita 1857 anos após, a humanidade continua a gastar o seu futuro, programada por eles mesmos, e desencarnam antes do que deveria. Aí escutamos nos velórios: “coitado, tão bom e Deus o levou tão cedo” ou “porque Deus não levou fulano de tal que é tão ruim”.
A gula, o ódio, o rancor, a vingança, o ciúme, a falta de caridade (fora da caridade não há salvação), o egoísmo, a luxúria, etc., males morais de que somos possuídos. A falta de amor e de respeito para com próximo, não nos levará ao “céu” ou equivalente como é denominado por inúmeras religiões. Cada item violado do “Estatuto” é imediatamente inserido no perispírito que por sua vez se vê afetado no órgão equivalente no corpo mais denso, que é a nossa carne. Por exemplo, se levarmos uma vida desregrada e totalmente imprópria a nossa existência. Devemos seguir a sabedoria popular e os conselhos médicos: “comer para viver e não viver para comer”. O fígado, o coração, os rins, o pâncreas, órgãos vitais de nosso organismo, além de outros, são também feridos por doenças incuráveis e degenerativas que nos causam aborrecimentos e dores.
“Diga-me com quem andas e te direi quem és”. Outro dito popular bastante interessante. Uma pessoa viciada em vícios materiais como o álcool e o fumo e ainda acostumada a dizer palavrões, agressiva, mal humorada, etc., sempre terá como companhia espíritos neuróticos e possuídos de uma infinidade de mazelas. Esses espíritos se aproveitam das emanações negativas que são produzidas por nossos irmãos desavisados para se alimentarem e satisfazerem sua “fome de prazer”.
Uma boa parte da sociedade de hoje, consumista e devoradora dos prazeres carnais, egoísta, nem mesmo imagina que a vida tem sua continuidade após o desencarne. Culpam Deus por não os atenderem em seus pedidos feitos de forma mecânica, pensando, provavelmente, ser Deus um gênio dos contos da carochinha, que basta esfregar uma candeia mágica ou invocá-lo com uma fórmula mística e, assim, ter seus desejos atendidos. No caso, a maioria desses desejos é para que suas doenças adquiridas por incúria sejam curadas de imediato. Se as pessoas se dispusessem a raciocinar com lógica, notariam que suas mazelas foram adquiridas ao longo da vida e que Nosso Pai nada teve com isso, pois no momento do prazer, do crime e de tantas outras desvirtudes, ele nem mesmo pensou em qualquer divindade.
Ao programarmos nossa reencarnação para resgatarmos um pouco do muito que devemos nos impomos um objetivo, que é o de fazer o bem, aplicando o amor onde outrora semeamos o ódio, a miséria, a morte prematura, a fome ou simplesmente nos prejudicamos em sujar nosso sagrado corpo, templo de nosso Espírito.
No momento em que escrevia este artigo o noticiário da TV mostrava dois acidentes automobilísticos com vítimas fatais. As vítimas todas de uma mesma família, provavelmente deveriam desencarnar dessa forma. Mas os causadores da tragédia, ao que pareciam embriagados e praticando excesso de velocidade, não seriam necessariamente os “algozes” desse desastre. Abusaram do álcool e ultrapassaram os limites de velocidade usando seu livre-arbítrio e, continuando nesse ritmo, desencarnarão mais cedo, gastando assim seu futuro num ato ou atos impensados.
O fumo e o álcool levam milhões de pessoas ao desencarne prematuro todos os anos. Cirroses, câncer e outras doenças causadas por esses vícios têm levado muitas pessoas ao sepulcro antes do planejado e seus espíritos a sofrerem nos umbrais conscienciais criados pelo remorso ou o “mea-culpa”. Tornou-se comum nos últimos tempos o abandono de crianças recém nascidas, atiradas no lixo, em rios, deixadas em calçadas, etc. Os médicos explicam que, em alguns casos se dão em razão da Depressão Pós-Parto que leva até a uma Psicose puerperal, estado em a mulher perde completamente o senso de responsabilidade e pode fazer qualquer coisa com os recém-nascidos. Mas, a maioria é viciada em drogas e não deseja criar uma criança que “nasceu por acaso”. A droga e a vida desregrada encurtarão sua vida programada para um período maior, uma oportunidade que lhe foi dada para resgate de erros do passado e conseqüente evolução.
Encerrando este artigo, transcrevemos aqui o item 647 do Livro dos Espíritos – DIVISÃO DA LEI NATURAL – “Toda a lei de Deus está contida no ensinamento de amor ao próximo ensinado por Jesus? – Certamente esse ensinamento contém todos os deveres dos homens entre si; mas é preciso vos mostrar sua aplicação, senão deixareis de cumpri-lo como fazeis até hoje; aliás, a lei natural compreende todas as circunstâncias da vida e esse ensinamento é apenas uma parte da lei. Os homens necessitam de regras precisas. Os ensinamentos gerais e indefinidos, por serem muito vagos, possibilitam diversas interpretações” – Petit Editora/ edição/2006.
“Por mais numerosos que sejam os meandros do rio, ele termina por desembocar no mar” – provérbio chinês.
_____________________________________________________________
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. Morgado escreve quinzenalmente neste blog, sempre às sextas-feiras. E-mails sobre esse artigo podem ser postados no blog ou enviados para o autor, nesse endereço eletrônico:
jgacelan@uol.com.br
_______________________________________________________________________

48 comentários:

  1. Bom dia, amigos e amigas!
    Quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, J. Morgado nos brinda com um belo artigo. O jornalista e brilhante pintor de quadros é um dos recordistas em visitas neste blog, muitas vezes gerando polêmica e sempre nos ensinando o caminho certo a ser trilhado, independente da crença de cada um.

    "Em que gastamos nosso futuro" é outra crônica especial escrita por J. Morgado para esse blog. O jornalista descreve com propriedade os malefícios do álcool e do fumo, aborda os problemas que levam nos dias de hoje mães atirarem recem-nascidos no lixo e condena aqueles que julgam ser Deus um gênio da carochinha, sempre pronto a atender seus pedidos de socorro.

    Desejando a todos um bom final de semana, deixo aqui uma frase de Siddharta Gautama (Buda), acompanhem: "Nossa existência é transitória como as nuvens do outono. Observar o nascimento e a morte dos seres é como olhar os momentos da dança. A duração da vida é como o brilho de um relâmpago no céu, tal como uma torrente que se precipita montanha abaixo."

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá J. Morgado!
    Sou católica de berço, mas tenho muita admiração pela filosofia espírita, por essa razão leio todos os seus artigos no blog do Edward, quinzenalmente, às sextas feiras. Essa crônica-mensagem de hoje é profunda e nos faz pensar o quanto somos egoístas. Só nos lembramos de Deus nos momentos de angústia e achamos que ele tudo pode e tem que nos atender. Como se fosse nosso criado. Praticamos atos impensados e lá vamos nós em busca de ajuda Divina. O ser humano é assim, não faz sua parte e se lamenta depois quando a ajuda não cai dos céus.
    Obrigada pela mensagem, J. Morgado, nos ajuda a pensar um pouco em nossos atos e a cuidar melhor do nosso corpo, Templo de Deus.
    Abçs...

    Karina - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  3. Senhor J. Morgado...
    Espero que me perdõe a ignorância em certos assuntos abordados nesse seu artigo de hoje, mas, perguntar não ofende. Até porque estudo jornalismo, estou em férias, e no curso nada se aprende sobre religiões, o senhor sabe disso. Se bem que já li, o espiritismo é uma filosofia, não uma religião, é isso? Bem, acompanhei seu texto e numa parte dele o senhor cita que "A gula, o ódio, o rancor, a vingança, o ciúme, a falta de caridade (fora da caridade não há salvação), o egoísmo, a luxúria, etc., males morais de que somos possuídos"...
    Destaco em minha pergunta esse ítem: "FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO". Primeiro, o que se entende por caridade, nos dias de hoje? Dar esmolas para muitos que as vezes usam esse dinheiro para se embriagar? Como saber a quem fazemos caridade nos dias de hoje? Mais, senhor J. Morgado. Uma forte sentença essa determinação: "FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO". Quem nunca ajudou alguém, mas teve uma vida regrada, honesta, não matou e roubou fica sem perdão por não ter feito caridade? Seria justo isso? Para finalizar, Senhor Morgado. O que significa a salvação na doutrina ou filosofia espírita, se ela não acredita em Céu nem inferno?
    Grata!
    Beijos no seu coração...

    Cindy - São Caetano - Metodista

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Juliano!!!

    Verdadeiramente um dos textos mais completos, que tive a oportunidade de acesso, escrito por vc, parabéns!
    A nos, não compete demais comentarios, a não ser a espera pelo crescimento, que nos dará maior entendimento e compreensão sobre as leis divinas...
    "Tudo no universo se encadeia, desde o atomo ao arcanjo, assim como o arcanjo já foi um atomo"

    Um abraço fraternal do seu amigo daqui!

    PS: Não deixe a Menina Cindy esperando muito por uma resposta, as perguntas dela demonstram um interesse verdadeiro!

    ResponderExcluir
  5. Queridos amigos e amigas do Blog; estimado amigo e irmão Juliano Morgado:

    Pois é, os rios caminham invariavelmente para o mar. Que nunca transborda. Também está lá escrito no livro de Provérbios das Sagradas Escrituras.

    Todos temos a oportunidade de viver a vida, resgatar nossos karmas e construir o futuro de paz para nossas almas. É a grande viagem proporcionada pelo Criador do Universo e cujo roteiro depende, tão somente, do nosso livre arbítrio.

    Obrigado, mestre Morgado, por mais esta reflexão. Todos podem, independentemente de suas religiões, descobrir na própria Natureza ( interna e externa ) onde se encontra o verdadeiro amor, a estrada de nossa evolução.

    Abraço a todos,

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  6. Olá Cindy

    É um prazer me comunicar com você.
    Dar esmolas nem sempre é caridade. Uma palavra amiga, um abraço fraterno, visitar um doente, ouvir com atenção pessoas necessitadas e problemáticas, perdoar, amar sem esperar compensação, doar-se em favor do próximo... E segue por ai adiante.
    Se você é religiosa você deve ter apreendido isso na Boa Nova, ou como quiser no Segundo Testamento.
    Como você cursa jornalismo seria interessante que você lesse o “Livro dos Espíritos”, onde poderia obter com profundidade as respostas que você procura além, naturalmente, de engrossar seus conhecimentos.
    Para lhe responder sobre céu e inferno, seria necessário lhe falar sobre reencarnação e mais uma vez a sugestão para ler o livro acima referido.
    Espero ter satisfeito sua curiosidade.
    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  7. Bom dia amigos e amigas!
    Depois de ler o texto profundo de J. Morgado, alguns lembretes:

    1) Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez.

    2) Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor.

    3) A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça Dele não possa protegê-lo.

    Beijos a todos!

    Thalita -Santos - (Unisantos)

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Sr. J. Morgado...
    Frequento faz alguns dias esse blog e, como a Cindy, entendo pouco da doutrina espírita. Nesse artigo de hoje o senhor fala muito sobre reencarnação. Cita o "Livro dos Espíritos" como uma referência. Nesse livro, caso eu compre, vou conseguir ter a prova de que nós reencarnamos? Explicando melhor. Ouço falar e leio sobre reencarnação, mas qual é o fundamento para que isso realmente ocorra? Há uma explicação lógica nesse livro? Ou o senhor mesmo pode fornece-la aqui?
    Muito obrigado e um bom dia ao senhor!

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  9. Senhor JMORGADO

    Mais uma lição que saberemos aproveitar. O mal nos cerca. Vamos combatê-lo com boas ações e assim, aproveitarmos o tempo que nos é dado.

    Obrigada

    Maria Monge

    Mairinque - SP

    ResponderExcluir
  10. Senhor Tanaka

    Como disse a Cindy é um prazer comunicar-me com os leitores deste blog. A sugestão é a mesma, ler o “Livro dos Espíritos”. Certamente esse compêndio o levará a outras consultas.
    O que posso adiantar é que a maioria da população da Terra acredita na reencarnação desde tempos imemoriais. Só esse fato já diz alguma coisa, não é?

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  11. Olá Senhor Morgado!
    A mamãe pediu para que eu lhe perguntasse de que forma o senhor interpreta essas palavras bíblicas:
    "No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás". Gênesis 3:19.
    Obrigada,

    Simone - Barretos - SP.

    ResponderExcluir
  12. JMorgado, sempre preciso nas palavras para o aprimoramento moral de cada um. Faço minhas, as palavras do senhor Eduardo. Um grande abraço.

    um brasileiro - Chapada dos Veadeiros - GO

    ResponderExcluir
  13. Olá Simone

    A Senhora sua mãe se refere ao Velho Testamento. Um documento histórico com muitas incongruências. No versículo seguinte: “E chamou Adão o nome de sua mulher Eva, porquanto ela a mãe de todos os viventes”.
    A razão e a ciência já provaram que no sentido literal, Adão e Eva não existiram. O homem está na terra á muito, muito mais tempo do que os velhos manuscritos que compõem o Velho testamento sugerem.
    A leitura de outros livros históricos e científicos ajudará a esclarecer da onde viemos, o que fazemos e para onde vamos. Afinal, estamos no século XXI.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  14. É... Primeiro ouvi isso das Testemunhas de Jeová, que o velho testamento nada vale. Agora do senhor Morgado. Porque não botam fogo então na Bíblia, se só ensina contos de fadas?

    Abraços...

    Miguel Falamansa - Botucatú - SP.

    ResponderExcluir
  15. Amigos, peço-lhes perdão pela sinceridade, sou assim. O Senhor Morgado há que entender meu ponto de vista. Para que ter a Bíblia em casa, um livro do século passado se podemos ter outros do século XXI? Não só a Bíblia, mas outros livros da nossa história jogarei hoje mesmo no lixo. Não quero que meus filhos aprendam coisas erradas. Comprarei só livros desse século, menos de fábulas ou contos de fadas, prometo!
    Abraços,

    Miguel Falamansa - Botucatú - SP.

    ResponderExcluir
  16. Queridas amigas e amigos, dileto J. Morgado: o texto está carregado de humanidade, isso é bonito e respeitável, mas acho que a nossa Cindy merece respostas para suas inteligentes perguntas. Mandar ler o "Livro dos Espíritos" não é resposta. Isso me lembra professor de faculdade que fica indicando bibliografia aos seus alunos ao invés de dar aulas. Sua aula, com sua sabedoria no tema, seria aqui bem-vinda. Recentemente lancei aqui uma indagação interessante sobre a matemática da reencarnação, cuja conta não fecha. Todo mundo deu voltas, filosofou sobre outras coisas, e ninguém respondeu. A Cindy também espera respostas. Mandar ler o livro, sinceramente, é uma saída simplista, que sempre me parece muito prática.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  17. Olá senhor Falamansa!
    Eu não sou espírita, mas adoro ler os artigos do Sr. Morgado. É preciso que o senhor entenda o que ele quis dizer ao comentar uma passagem bíblica. Simplesmente mencionou que o velho ( o nome já diz) testamento, é superado e que, com o tempo, dificil se acreditar em Adão e Eva e toda aquela historinha da maça. Ele não disse o Novo Testamento nem que é preciso jogar a Bíblia fora. O Senhor se exaltou sem motivo. Porque não buscar explicações primeiro antes de tomar tais atitudes.
    Abçs,

    Larissa - Cásper Líbero (em férias) SP.

    ResponderExcluir
  18. É, com razão o Milton Saldanha, senhor J. Morgado. Podemos até comprar o livro, mas como garantir que ele irá satisfazer nossas dúvidas ou então nos agradar sua leitura? Sugiro que se faça então uma resenha sobre ele, como essas que a Nivia fez e faz aqui no blog. Quem sabe assim possamos ter uma idéia do que é esse "Livro dos Espíritos", ao meu ver, uma Bíblia Espírita, por que tudo que se fala, ele é o indicado para as consultas. Falar nisso, senhor J. Morgado, o espiritismo lê e acredita na Bíblia, mesmo no seu Novo Testamento?
    Beijos a todos...

    Renata - Santo André - Metodista

    ResponderExcluir
  19. Prezado Professor João Paulo de Oliveira. Onde está essa passagem na Bíblia que diz que Nossa Senhora subiu de corpo e alma para o céu? Poderia citar o capítulo e versículo? Não duvido de sua palavra, mas não li ainda isso na Bíblia, também chamada de "O Livro Sagrado". E a história da arca de Noé, professor, por acaso acredita nela? Isso está na Bíblia. A versão de algumas seitas é de que Noé colocou os bichos na arca para fazer deles sua refeição, não para preservá-los. Tanto que não havia urubús na arca, caro Mestre!
    Fico no aguardo dessa passagem bíblica sobre a ascensão de corpo e alma de Nossa Senhora, O.K.?
    Abraços, prezado Mestre diademense!

    Miguel Falamansa - Botucatú - SP.

    ResponderExcluir
  20. Senhor Miguel Falamansa


    Morador da linda cidade de Botucatu. Uma região que tem uma “HISTÓRIA”. História do desbravamento não só da região, mas de grande parte do interior paulista. Que nos diga Francisco Marins, com seus livros “Clarão da Serra”, “Grotão do Café Amarelo”, “... E a Porteira Bateu!”, etc.
    Miguel permita-me chamá-lo pelo primeiro nome. Nunca disse que o Velho, veja bem o “Velho” Testamento fosse inútil. Ao longo dos milênios, ele foi sofrendo alterações. Línguas e dialetos diferentes foram usados para escrevê-lo e traduzi-lo. Além de ali serem inseridas vontades e interpretações de “homens”.
    O Novo Testamento, em dois mil anos, principalmente nos primeiros quinze séculos, para atender desejos escusos (interesses políticos), foi alterado, vilipendiado, etc. A mensagem divina lá está. Para entendê-la na sua pureza, é necessário que cada indivíduo se aprofunde na história da humanidade. Daí, a evolução preconizada pelo espiritismo – moral e intelectualmente.
    Espero ter me feito entender Miguel.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  21. Renata

    O Livro dos Espíritos não precisa ser comprado. Você o tem de graça na Internet.
    Eu até poderia fazer um resenha sobre a filosofia espírita. Mas essa isso provocaria outras perguntas. O assunto é profundo.
    O Novo Testamento é a base religiosa do Espiritismo, sem os dogmas criados pela igreja católica. Dogmas estes criados a partir do ano de 317 d.C e que nada tem a haver com os ensinamentos de Jesus.
    A História é rica em detalhes e como base posso indicar “Constantino”, “Eliodora”, etc. É só acessar a internet.
    O Espiritismo é baseado no tripé, “Religião, Filosofia e Ciência”.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  22. Caríssimos João Paulo de Oliveira e Cindy: nós nunca teremos respostas convincentes para nossas perguntas claras e lúcidas, por uma simples razão: essas respostas que também deveriam ser claras e lúcidas não existem. As religiões se fundamentam em dogmas, ou seja, a crença sem questionamento e sem necessidade de provas. É acreditar e pronto, estamos conversados. É por isso que todas,ou quase todas, buscam primeiro incutir a fé, sem questionamento, nas cabeças das crianças. É um absurdo impor religão às crianças, mas todos os pais fazem isso. Elas então crescem sem pensar, simplesmente foram induzidas à fé. Estudei 3 anos em colégio de irmãos maristas, católicos. Quando a gente fazia alguma boa pergunta nas aulas de religião ou de história sagrada (havia as duas), os padres ficavam furiosos. Não respondiam e nos castigavam. Lembro-em do irmão Geraldo, que sempre dizia: "Não se pode duvidar da onipotência divina". Pronto, a tal onipotência resolvia tudo. E a gente continuava na santa ignorância. Foi por coisas assim, e muitas outras, a começar pela hipocrisia dos falsos "santos", que fui me tornando a cada dia mais descrente. Sem respostas claras e realmente convincentes, desculpem, só acredita quem gosta de auto-engano. E são muitos.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  23. J.Morgado

    Pelo que vejo a matéria de hoje esta pegando fogo, sou espirita e sei como é difícil fazermos a nossa reforma intíma.

    Parabéns por mais esse artigo.

    bjs

    Jacira - SBC

    ResponderExcluir
  24. Meus amigos

    Meus artigos não buscam o proselitismo. Minha única intenção é deixar mensagens de amor dentro dos princípios que eu acredito. Sempre respeitei, respeito e sempre vou respeitar qualquer crença. Não me cabe fazer qualquer julgamento, mesmo porque jamais poderei chegar aos pés de grandes filósofos da antiguidade com Platão, Sócrates e dezenas de orientais que são sempre lembrados.
    E em se tratando de Jesus, então, como poderia eu, um simples humano cheio de imperfeições, julgar ou desrespeitar aquele que disse “atire a primeira pedra quem for livre de pecado”?
    Sinto-me feliz por acreditar na justiça das reencarnações. O Espiritismo é por enquanto, a única filosofia que me dá respostas e que me satisfazem.
    Jamais alguém me verá pregar o niilismo. Não desejo que as pessoas vivam sem buscar a luz, seja qual for à religião que professem.
    A prova da existência dos espíritos e da reencarnação eu já as tive. Foram vários os fatos durante minha existência. Mas do que adiantaria eu relatar aqui este ou aquele fato? Os incrédulos insistiriam que, tal como os prestidigitadores, num passe de mágica falassem em vez de “abracadabra”, “apareça espíritos”! E mesmo assim ainda diriam é um truque!

    Paz. Muita Paz e Muito Amor

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  25. Prezado Professor João Paulo, desculpas aceitas. Sem problemas.
    Deixo-os, porque percebo, não teremos respostas claras para nossas dúvidas, que persistirão. Assuntos complexos, sem respostas convincentes é trocar seis por meia dúzia.
    Um abraço e até uma próxima!

    Miguel Falamansa - Botucatú - SP.

    ResponderExcluir
  26. Eu ainda não apresentei o ar da minha graça. Morgado eu acho que vou ter que lhe dar uma ajudinha. Lembrando as palavras do nosso irmão maior, Jesus Cristo “Humanidade, humanidade, até quando”.
    A força que levou Jesus Cristo até o calvário sem nenhuma revolta foi à fé e a certeza na vida futura.

    Jesus nasceu de Maria, sem nenhum mistério, foi o esperma de José que fecundou o óvulo de Maria, (a multiplicação das células formando um físico e dando o sentido intelectual da vida e do espaço exato que ele ocupa no universo, é a maior prova da existência de Deus na terra), e assim o verbo se fez carne.
    Quem não conhece a revelação dos espíritos, através da mediunidade responsável e consciente de poucos médios abalizados para tal, não acreditam também, que Jesus era a reencarnação de Moisés.

    A maior prova que Jesus e Moisés eram o mesmo espírito, foi àquela passagem no templo quando ele tinha doze anos, e discutia as leis com os doutores da época, quando falaram, o espírito de Deus, soprou nesse menino.
    A realidade era que Jesus tinha um conflito de consciência, pois ele misturava as duas encarnações.
    A cura de Jesus só veio depois de muitas sessões de desprendimento em templos essênios.
    Quando o menino Jesus adormecia desprendido do físico, eles falavam:- Jesus esqueça a sua vida passada, e concentra nessa encarnação somente.

    Quem nega a vida passada, e não acredita na vida futura, está negando o próprio cristo.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  27. Mais um exelênte artigo escrito pelo Mestre Xará e amigo J.Morgado.
    Sempre nos tras ensinamentos e moti
    vos para reflexão. não é atoa que
    J.Morgado, é aqui reconhecido por todos como um grande articulista, que meréce todo o nósso respeito e admiração.
    Nóvamente seu artigo de hoje a respeito da Doutrina Espirita, causa muita polêmica, pois polêmico é o assunto.
    Ha os que crêem, os que aceitam e os que duvidam,e aí é que se encontra a razão para o debate, por vêzes até acalorado.
    Parabéns amigo J.Morgado por mais ésta aula sôbre o assunto que com maestria vc tanto domina.
    Abraços a todos.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP
    (hoje com muito frio e chuvas)

    ResponderExcluir
  28. Verbo se fez carne? Mediunidade responsável? Padre, o que o senhor andou fumando? Pode explicar essa coisa confusa?

    ResponderExcluir
  29. Olá gente, fico até com receio de entrar nessa conversa, porque, confesso, não entendo nada do espiritismo, mas sempre gostei do que o senhor J. Morgado escreve. O que me deixou na dúvida foi o padre afirmar que Jesus e Moisés eram um só. Vem a mesma pergunta. Baseado no quê, isso, padre? Como se afirmar que Jesus e Moisés eram o mesmo? Então Jesus não seria Filho de Deus? Se é era Jesus, Filho de Deus enviado a Terra, Deus o mandou antes, na figura de Moisés? É bem confuso pra minha cabecinha...
    Senhor J. Morgado, não fique tristinho com essa polêmica, é bem natural, diante de um assunto dificil como esse.
    Bjos,

    Ana Caroline - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  30. Ana Célia de Freitas.sexta-feira, 10 julho, 2009

    Olá amigos do blog.
    Boa tarde J.Morgado.
    Como sempre,belíssimo artigo.
    Sou católica,mas conheço um pouco a filosofia espírita,é muito bonita,humana, e trata além de tudo da alma,vale a pena conhecer um pouco,quem sabe esclareça algumas dúvidas.
    O ser humano (com excessões)são muito egocêntricos,muitas vezes fazem o bem já esperando a "gratificação"ou seja, nem sempre é de coração aberto.
    Muitos esquecem do Criador,mas ao primeiro sinal de problemas recorre a Deus, e acha que ele é obrigado a atender naquele momento,promete mil e uma coisa,mas assim que passa o "aperto" esquecem das promessas,e claro,nem se lembram que Deus está por perto para todas as horas.
    Ana Célia de Freitas.Franca/SP

    ResponderExcluir
  31. Pois é... Nunca vi tantas dúvidas num só assunto. E sem esclarecimentos. O Padre disse que viria ajudar e confundiu mais ainda. Também um padre pra ajudar em se tratando de um assunto espírita é ainda mais confuso. O Sr, Morgado, sumiu! Então.....
    Vamos aguardar o próximo artigo, que seja menos problemático, senão funde a cabeça dessas jovenzinhas.
    Bom final de semana a todos, e esfriem a cuca.

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  32. Glorioso Juliano Morgado, excelente artigo. Parabens.
    Reflexões, reflexões e mais reflexões.
    "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra"
    Nada mais é dito nem perguntado, e precisa ?.
    Paz, muita Paz.
    abraços
    Oswaldo Lavrado

    ResponderExcluir
  33. Querida irmã Ana Caroline, preste bem a atenção! Todos nós somos filhos de Deus. Jesus Cristo, é o nosso irmão maior. O espírito que animou o físico de Moises, é o mesmo espírito de Jesus, só que em épocas diferentes. Portanto Jesus cristo, foi à encarnação de Moisés.

    O que gastamos o nosso futuro!
    Todo aquele que esbanja força física, provavelmente voltara raquítico na próxima encarnação.
    Todo aquele que envenena o físico, ingerindo drogas, será um sério candidato a ter o sangue contaminado nas próximas encarnações, e andar na corda bamba da existência.
    Se os políticos tivessem noção aonde iriam reencarnar, provavelmente eles melhorariam as condições das favelas, e ai vai.
    Pensa bem o que lhe está faltando nessa sua existência atual. Provavelmente o que lhe falta atualmente, é exatamente o que você esbanjou na sua vida passada. Pense nisso!
    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  34. "No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes a terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás". Gênesis 3:19

    Peço a liberdade do Morgado para responder essa pergunta.
    Querida irmã Simone, essa tradução está errada, mas dá para responder, segundo a filosofia espiritualista.

    Nós os terráqueos somos anjos decaídos.
    Somos descendentes da raça espiritual “Adâmica”, que não tem nada a ver com a inocente bíblia.

    Somos anjos decaídos de uma esfera espiritual, cujo peso da matéria que compunha o nosso físico, era infinitamente menor do que o físico que nós temos hoje.
    Alimentávamos apenas das emanações divinas que compunham a nossa morada.
    Não tínhamos condições morais para continuar morando nesse orbe de luz.
    A faxina astral desse orbe nos enviou para a Terra. Éramos uma caravana de vinte e um bilhões de espíritos.
    Quando aqui chegamos e começamos a reencarnar nos homens pré-históricos, tivemos que plantar, e colher os alimentos com o suor dos nossos rostos.
    Na atualidade as coisas estão ficando cada vez mais fáceis para nós, por causa da tecnologia Esses seres que não merecerem a nova eram que estamos tentando criar atualmente, poderão ir para planetas inferiores, e terão que se alimentar através do suor dos seus próprios rostos novamente.
    Isto é chama-se apocalipse.

    Você poderá entender também como pão, as nossas obras, ou seja, as coisas que alimentam o nosso espírito.
    Visitar um doente é uma caridade, e também o pão que alimenta a nossa alma.
    Saber ouvir uma pessoa desesperada é também uma forma de caridade, e se puder orientá-los melhor ainda. Mas atenção à primeira caridade começa é dentro da nossa própria casa.
    Amar e respeitar o cônjuge, é uma caridade, dar educação para s nossos filhos através dos nossos atos sadios, também é uma caridade.
    Enganam aqueles que acham que espírita, saem na rua dando dinheiro ao próximo. O bom espírita é aquele que dá oportunidades ao próximo, amando e respeitando, sem exigir taxa de reconhecimento.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  35. Padre Euvídio


    Para comentários inteligentes e lúcidos como esse, o senhor não precisa pedir licença.
    Obrigado.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  36. Olha. Uma polêmica sem fim... mas um texto inteligentíssimo

    ResponderExcluir
  37. Não podemos mais ficar sem os textos inspiradíssimos de J. Morgado, que convidam à reflexão e ensejam discussões acaloradas, tal a profundidade dos argumentos oferecidos por nosso mestre.

    A dúvida e o questionamento são sempre salutares, mesmo que algumas respostas não saciem a nossa sede de entendimento. Aí o sentido do texto! Provocar inquietação e busca.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  38. Olá amigos

    Uma mensagem de fim de noite

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ALEGRIA E ESPERANÇA



    Emmanuel
    Beneficência é também viver corajosamente com esperança e alegria.
    Pensa nos acidentados da alma.

    Os que foram atropelados pelas grandes provações nem sempre se reconhecem tão fortes, a ponto de te dispensarem o socorro espiritual.

    Caminha reerguendo os corações caídos em tristeza e desânimo.

    Rearticula a fé nos companheiros que se perderam do rumo. Se algum deles se marginaliza, auxilia-o a reajustar-se na trilha certa.

    Estende as mãos aos que se imobilizaram no sofrimento para que retomem o trânsito natural de quantos se dirigem para frente.

    Para isso, lembra-te de esquecer os argumentos amargos e as reminiscências infelizes.

    Fala no bem, encaminha-te para o futuro, interpreta com a luz do amor os acontecimentos da vida e eleva os assuntos para os cimos da compreensão.

    Dispões do olhar de simpatia, do entendimento fraterno, do sorriso amistoso, da palavra benevolente; reaquece a confiança nos irmãos que esmorecem ao contato dos problemas do mundo e ajuda-os a refletir na Bondade Divina que nos acolhe a todos.

    Não te detenhas.

    Caminha avivando a chama da alegria por onde passes.

    Se não trazes contigo fontes de consulta capazes de renovar-te os conhecimentos nem podes ouvir, de imediato, os Mentores da Sabedoria que te reformulem o verbo para a exaltação do bem, medita contigo mesmo e perceberás que da erva esquecida no campo aos sóis que resplendem no Espaço Cósmico, tudo te falará de alegria e de esperança na Criação de Deus.

    Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: “Algo Mais”

    ResponderExcluir
  39. Beleza de texto...
    um abraço e bom final de semana

    ResponderExcluir
  40. sr milton saldanha, o dia que o respeitável sr, deixar de pensar na doutrina materialista, chamada de comunismo o sr vai começar a entender o que é vida de verdade. ou seja: somos seres espirituais. um abraço.

    um brasileiro chapada dos veadeiros GO.

    ResponderExcluir
  41. Senhor viadeiro, crie vergonha nessa carapuça e pare de puxar o saco dos outros. Só encontro o senhor nas postagens do J. Morgado, nunca o vejo em outros assuntos. Mais ainda. Se o senhor gosta de puxar mesmo o saco, porque não responde as perguntas que foram feitas, no lugar do seu patrão que se escondeu de vergonha? Esse negócio de escrever um artigo, ou copiar de livros ou revistas, dá no que dá, não tem respostas para dar, manda os outros ler livros.
    Sai fora, Viadeiro!!!

    Antenor Machado

    ResponderExcluir
  42. Márcio R. de Alcantaradomingo, 12 julho, 2009

    Descobri este blog faz pouco tempo. A variação de assuntos me chamou a atenção e os comentários colocados com sabedoria, curiosidade e acima de tudo com educação, acabou me cativando.
    Quero parabenizar o jornalista criador deste espaço por saber administrar com paciência tudo o que é colocado no blog, bem como seus companheiros.
    Porém, esta é a primeira e última vez que aqui entro, pois me é impossível aceitar a intolerância com comentários mal educados.
    Vivemos (ou não) em mundo que se diz civilizado? O diálogo saudável é o segredo para uma boa convivência.
    Não sou espírita, mas todo artigo, crônica, ou qualquer outra forma de comunicação que tem uma mensagem de amor e paz, merece meu respeito, independente de credo.
    Para o digníssimo senhor Antenor Machado, meus respeitos.

    Márcio R. de Alcântara

    Rio de janeiro

    ResponderExcluir