terça-feira, 21 de abril de 2009

FERIADO DE TIRADENTES PÁRA O BRASIL

Edward de Souza

Hoje é feriado no Brasil. É o dia dedicado a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, considerado o grande mártir da Independência do Brasil. Em respeito a essa data suspendemos nesta terça-feira a série “As Histórias das Redações de Jornais” para falarmos um pouco sobre este homem idealista e sonhador e que, influenciado pelas ideias políticas e filosóficas da Europa, se envolveu de corpo e alma na Inconfidência Mineira, movimento revoltoso ocorrido em 1789, na cidade de Vila Rica, hoje Ouro Preto, a favor da emancipação do Brasil da Corte Portuguesa.
Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746, na fazenda do Pombal, Minas Gerais. Filho de portugueses ficou órfão aos 11 anos e foi educado pelo padrinho, que lhe ensinou noções práticas de medicina e odontologia, daí seu apelido: Tiradentes. Mas o que poucos sabem, ao contrário do que seu codinome insinua, é que o nosso herói da inconfidência não suportava arrancar dentes. Isso mesmo! Já era um adepto do que se costuma chamar, hoje em dia, de odontologia preventiva. Tiradentes era muito mais a favor de preservar os dentes do que arrancá-los. Além do mais, não se preocupava apenas com os dentes. Preocupava-se também com o resto do corpo, fazendo uso, inclusive, de plantas medicinais, um modismo típico da medicina praticada na Europa do século dezoito. Sua recusa em usar métodos terapêuticos agressivos se deve à influência exercida sobre ele pelo seu primo Frei Veloso, na época um grande botânico, que catalogou mais de 2000 plantas no Vale do Paraíba do Sul e organizou o Jardim Botânico, no Rio. Com mais de 30 anos, Tiradentes assentou praça no regimento dos Dragões de Minas Gerais, sendo nomeado pela rainha dona Maria 1º, em 1871, comandante de patrulha do Caminho Novo, estrada onde eram transportados para o Rio de Janeiro o ouro e os diamantes extraídos na capitania de Minas Gerais. Sonhador e idealista se envolveu profundamente na Inconfidência Mineira. Em 1787 pediu licença ao regimento e foi para o Rio de Janeiro, conhecendo José Álvares Maciel, recém-chegado da Europa com novas idéias políticas e filosóficas. Em 1788, retorna à Vila Rica e divulga publicamente os ideais do movimento. Depois de denunciada a conspiração por Joaquim Silvério dos Reis, em 1789, Tiradentes é preso no Rio de Janeiro. Sua sentença de morte foi lida a 18 de abril de 1789 e três dias depois foi executado em forca erguida no campo da Lampadosa, hoje Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. Foi também decapitado e esquartejado. Sua cabeça exposta em Vila Rica e o resto do corpo pendurado em postes ao longo do caminho Novo. No período republicano, o dia 21 de abril tornou-se feriado nacional e, pela lei 4.867 de 3 de dezembro de 1865, Tiradentes foi proclamado Patrono Cívico da Nação Brasileira.
____________________________________________________________
*Edward de Souza é Jornalista e radialista. Trabalhou nos jornais, Correio Metropolitano, Folha Metropolitana, Diário do Grande ABC e O Repórter, da Região do ABC Paulista. Em São Paulo, na Folha da Tarde, Gazeta Esportiva, Sucursal de "O Globo", Diário Popular e Notícias Populares, entre outros. Atuou nas Rádios: Difusora de Franca, Brasiliense de Ribeirão Preto, Rádio Emissora ABC, Diário do Grande ABC, Clube de Santo André, Excelsior, Jovem Pan, Record, Globo–CBN e TV Globo de São Paulo. Participou de diversas antologias de contos e ensaios. Assina atualmente uma coluna no Jornal Comércio da Franca, um dos mais tradicionais do interior de São Paulo.
____________________________________________________________

43 comentários:

  1. Amigo Edward de Souza
    Muito interessantes e ricos os detalhes que você conta sobre Tiradentes. Parabéns! Não ficaram testemunhos sobre suas feições, então adotaram a semelhança com Cristo. Há versões que apontam Tiradentes como um personagem secundário da conspiração, mas que acabou sendo o bode expiatório para livrar a cara de figurões. E com isso virou mártir. Há versões de que o próprio Barbacena, corrupto e ambicioso, esteve envolvido, pensando em se tornar rei. Aí, quando viu que a revolução ia melar,caiu fora e ficou "indignado". São versões, resta saber em que se baseiam.
    Abraço grande,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos,

    Apos algumas pequenas viagens, de carro e de moto, neste feriadão, volto ao blog e vejo que está pegando fogo. Que bom!
    Obrigado, amigo Edward, por esta aula sobre Tiradentes. Compacta e precisa.
    O artigo do amigo Lavrado sobre o Joelma "arrebentou a boca do balão" com recorde de comentários.Agora o amigo Morgado , detentor dos recordes anteriores,arranjou concorrência prá valer.
    A história do amigo Milton Saldanha é maravilhosa. Conheci o Cabral, rapidamente, em sua meteórica passagem pelo Diario do Grande ABC. Se não me engano, foi ele quem trouxe um dos meus mestres, o Rubens Capozzoli, que era fotógrafo da Ultima Hora, de Samuel Weiner. Também conheci o próprio, apos fechada a segunda versão da UH.
    Concordo com o Milton que se existe polêmica nos comentários é porque o blog não é frio nem morno: é quente!
    Amigo "padre". Por favor, atenda aos pedidos dos admiradores e volte. Talvez, para não criar complicações jurídicas, use apenas o codnome de "sacerdote". Afinal, existem tantos pastores e "guias" de toda espécie que não haverá motivos sérios para cercear a liberdade de nosso estimado colaborador.
    Ainda estou na estrada. Quando retornar de vez, mando nova história sobre o dia que "botamos fogo" em Porto Alegre, no histórico jogo entre Corintians e Inter que sagrou este último campeão brasileiro.

    Grande abraços a todos e bom final de feriadão,

    édison motta

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Edward de Souza!
    Conjuração, em sua raiz latina, quer dizer mais ou menos "prestar juramento juntos". Foi o que aconteceu em Minas, há exatos 220 anos, com a chamada inconfidência mineira, onde aparece a figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o protomártir da Independência do Brasil. O dia de hoje é feriado nacional justamente para que todos possamos homenagear a memória do grande brasileiro. Poucos se lembrarão dele e dos fatos que o levaram à morte trágica. O povo, pela ignorância. As classes dominantes, pelo apego à doce vida. De nossa parte, aprende-se na escola que "inconfidência mineira" não corresponde à realidade da conjuração de 1789, marco inicial da nossa independência. Foram os portugueses que assim denominaram essa conjuração, que passou à História sob designação imprópria.
    Parabéns pelo artigo.
    Um Bom feriado!

    Prof. Vitório Godinho - Salvador/BA

    ResponderExcluir
  4. Ôi, Edward...
    Interessante saber que Tiradentes já usava plantas medicinais em sua época. Hoje, essa prática se expandiu, mesmo encontrando séria resistência por parte de laboratórios. Gostei de seu artigo, porque foge da mesmice da maioria dos textos que sempre se lê nesse dia 21 de abril.
    Bom feriado pra todos vocês do blog!!!
    Bjs,

    Ana Caroline - Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amigos do blog

    Outro dia assisti a um programa de TV em que uma imagem de Tiradentes era mostrada para estudantes. Possivelmente um quadro, ou desenho. A maioria respondeu que se tratava de Jesus Cristo, mesmo com a corda no pescoço, pode isso? Na verdade, em um país cristão como o Brasil, nada mais adequado do que construir semelhanças com Jesus. O cabelo, a barba, mais a túnica, que a história dizia que Tiradentes vestia, foi a forma de criar identidade com Jesus Cristo e assim torná-lo herói, de acordo com alguns historiadores. Hoje se sabe que a idéia de herói é equivocada. Tiradentes foi um grande líder que lutou pelos seus ideais. Quando foi enforcado, estava careca e com a barba feita. Cabelo e barba longos poderiam interferir na ação da corda.

    Abraços a todos,

    Hugo Telles - Guarujá - SP.

    ResponderExcluir
  6. “... Eis por que um que vos parece justo, muitas vezes sofre. É a punição do seu passado”.
    O Livro dos Espíritos-

    A “fé que remove montanhas” não foi capaz de retirar o cálice do resgate da boca de um querido irmão em expiação.

    “As vicissitudes da vida são sempre a punição das faltas atuais?”

    É indiscutível que Tancredo Neves estava profundamente vinculado à Inconfidência Mineira.
    Tiradentes e Tancredo nasceram em São João Del Rei; Morreram na mesma data (21 de abril); Ambos órfãos de pai na infância.

    Por certo o Presidente foi a reencarnaçao de um personagem da Insurreição Mineira, que regressou à vida física com uma missão de resgate: lutar e dar a sua vida pela libertação de nosso país.

    Que a Paz do Doce e Amorável Jesus penetre no Espírito Tancredo Neves e, também, alcance a todos os que vivem nesse país, destinado a ser o celeiro espiritual do 3º. Milênio.

    Continuo sendo padre e dedico os meus comentários de hoje ao nobre irmão “Milton Saldanha”, a quem eu aprendi a admirar.

    PADRE EUVIDIO

    ResponderExcluir
  7. Ôi, Edward
    Desculpe-me, mas vou levantar uma "lebre" em seu blog. A Folha de S. Paulo publicou tempos atrás um artigo no qual se comentam os estudos do historiador carioca Marcos Antônio Correa. Correa defende que Tiradentes não morreu enforcado em 21 de abril de 1792. Ele começou a suspeitar disso quando viu uma lista de presença da Assembléia Nacional francesa de 1793, onde constava a assinatura de um tal Joaquim José da Silva Xavier, cujo estudo grafotécnico permitiu concluir que se tratava da assinatura de Tiradentes. Segundo Correa, um ladrão condenado morreu no lugar de Tiradentes, em troca de ajuda financeira à sua família, oferecida pela maçonaria. Testemunhas da morte de Tiradentes se diziam surpresas, porque o executado aparentava ter menos de 45 anos. Sustenta Correa que Tiradentes teria sido salvo pelo poeta Cruz e Silva (maçom, amigo dos inconfidentes e um dos juízes da Devassa) e embarcado incógnito para Lisboa em agosto de 1792. Isso confirma o que havia dito Martim Francisco (irmão de José Bonifácio de Andrada e Silva): que não fora Tiradentes quem morrera enforcado, mas outra pessoa, e que, após o esquartejamento do cadáver, desapareceram com a cabeça, para que não se pudesse identificar o corpo. O que pensam sobre isso? Tiradentes seria herói ou vilão?

    Beijos,

    Karina (jornalismo) Campinas

    ResponderExcluir
  8. Ôi, Karina,
    Olha, tem uma frase dita por Tiradentes que consta em vários livros de história: "Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria pelo Brasil". Como só tinha uma, talvez Tiradentes tenha preferido ficar com ela.

    Bjos,

    Thalita - Santos

    ResponderExcluir
  9. É.. e hj ta todo mundo bebendo e sambando nas praias e pagodes da vida.
    A maioria do povo aqui na periferia, nem sabe quem foi Tiradentes.
    Tadinho, se tivesse continuado a tirar dentes ou a fazer remedios caseiros, não teria perdido a cabeça. Entrou na milicia, foi traido e condenado à forca.
    E o seu traidor ficou na boa, gozando os prazeres da vida. E os outros, que aconteceu com eles?
    Vou rezar pela alma dele e agradecer. Pelo menos hj, os heróis não morrem pela forca, mas por balas perdidas nas esquinas e favelas.
    Isildinha- Osasco

    ResponderExcluir
  10. Ôi, Gente!!!
    O exemplo do Tiradentes é sempre dado quando o assunto é "heróis brasileiros". Mas na verdade isso acontece porque os governantes querem que o povo pense que só se houver entre nós um herói, é que podemos fazer a diferença. Quer passar a impressão de que o povo unido não consegue nada, só alguém que dá a vida consegue, e mesmo se essa pessoa existir... Eles matam.
    Bom feriado!

    Denise - Santa Catarina

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Karina......
    Para mim Tiradentes não foi nem heroi nem vilão. Simplesmente foi usado pelas elites como bode expiatório para se criar um pseudo herói nacional.

    Marcos Felipe - Suzano - SP.

    ResponderExcluir
  12. Sabe gente,
    Uma coisa é certa, a Inconfidência Mineira foi um movimento claramente liberal, e se Tiradentes consegue ser herói até hoje, mesmo tendo sido derrotado, é que esse é um ideal que se manteve vivo através de outros heróis anônimos. E ilustro, com um trecho de um artigo do brilhante Reinaldo Azevedo, que além de mostrar a beleza e a “desconstrução” da Inconfidência também mostra, sem explicar, como essas duas coisas estão ligadas:
    “Ainda que a Inconfidência Mineira seja cotidianamente "desconstruída" nas escolas por certa historiografia que, ao se querer caudatária da redenção dos "verdadeiros" oprimidos, atribui-lhe o caráter de mero(?) movimento de proprietários contra a Coroa, o fato é que aquela "conspiração" se tornou, entre nós, emblema não apenas da luta da colônia contra a metrópole, mas precoce manifestação de confronto do indivíduo contra o Estado.”
    Obrigada!
    Viva Tiradentes!
    Bom feriado, Brasil!

    Lúcia Helena Martins - Governador Valadares/MG

    ResponderExcluir
  13. Minha colega de jornalismo Karina,

    Tendo em vista que a inconfidência mineira foi motivada por um movimento separatista que pretendia se ver livre do jugo dos impostos extorsivos da Coroa Portuguesa, ele foi um mártir. Porque seria um vilão? Hoje só mudou “a coleira”, os cães são os mesmos. Somos extorquidos pelo governo nos impostos e não há no país nenhum líder, ou mártir, capaz de provocar a mudança. Até quando suportaremos!?

    Fernanda - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  14. Meu grande amigo Edward, o feriado de hoje não só se refere a Tiradentes (Alferes José Joaquim da Silva Xavier) mas sim a outro fato para mim muito importante. Hoje 21 de abril de 2009, eu e minha esposa Maria, completamos 54 anos de uma união feliz.
    Feliz como estou, não poderia deixar de registrar este fato.
    Quanto a Inconfidência Mineira, fato reconhecido apenas pelo segundo império, se não me engano, setenta anos depois.
    As versões históricas são várias. Inclusive essa ventilada pela Karina.
    Se ele foi ou não envolvido em uma trama para desestabilizar o governo da época ou ainda, servir de bode expiatório para possíveis fraudes fiscais, uma vez que ele comandava a patrulha de vigília, uma espécie de fiscais aduaneiros na época, ninguém pode ter certeza. Há e sempre haverá fatos desconhecidos na história.
    Há historiadores que dizem que a Inconfidência serviu de inspiração para a Independência do Brasil. Será? Nesse caso, o que pesou foram os problemas externos e os internos num todo, acredito.
    A Queda da Bastilha (14/7/1789) na França, serviu de inspiração para muitos povos. Mas aqui no Brasil, a Inconfidência lá nas Minas Gerais, foi apenas uma coincidência. Por quê? As notícias levavam muito tempo para chegar por aqui. Daria tempo para assimilar tão grandioso fato?
    EDWARD, parabéns por esse artigo. Todas as datas nacionais devem aqui ser lembradas. Um toque de civismo não faz mal a ninguém.

    J. Morgado

    Mongaguá- SP

    ResponderExcluir
  15. Bem interessante. Sabe a diferença entre a Inconfidência mineira e a Conjuração baiana? Todas as duas foram conspirações só que uma foi elitista e a outra foi feita pelo povo, como comerciantes e alfaiateiros. E o interessante é que Tiradentes foi o único enforcado, que recebeu a sentença de morte, por ser o mais pobre do grupo.

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal.....
    A respeito de Tiradentes e dessa polêmica levantada pela Karina, as vezes fico na dúvida, pois nada que aprendi no primário, hoje vejo mais como uma certa fantasia. Não me venham com hipocrisia, pois 21 de abril não serve de homenagem, nem de evocação. O dia perdido é aproveitado integralmente para o lazer, passeios, descontração, jamais como chamamento ao civismo, às lutas, à busca de soluções para problemas. Já perguntei para alguns (dos bons), o que eles se lembravam de 21 de abril e vinha outra pergunta: 21 de abril comemora o quê mesmo?

    Bjos,

    Andressa - Porto Alegre

    ResponderExcluir
  17. Queridas amigas e amigos
    Li empolgado todos os comentários e fiquei muito feliz. Ainda existe inteligência na Internet. Parabéns a todos, estudiosos, bem informados, pensadores. A tese mostrada pela Karina, que eu desconhecia, é realmente muito interessante. Merece estudos aprofundados, mesmo que a custo da eventual segunda morte do mito. E não vejo nela nada de inverossímel, pois a parte invisível do poder é capaz de tudo. Concordo também com as pessoas que apontaram a conspiração como um movimento da elite. Foi, sem dúvida. Mas de tudo, pessoal, o que acho mais irônico é que Tiradentes seja o patrono da polícia, se não estou enganado. Como pode um subversivo, na acepção do termo, ser patrono de uma instituição que tem como fim manter a ordem establecida?
    Beijos a todos e mais uma vez parabéns!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  18. Amigo edward
    Exelênte seu artigo na data de hoje. Uma verdadeira lição de história que a maioria do pôvo (jóvem) Brasileiro desconheçe.
    Permita-me apenas uma observação a respeito . Quanto ao fato de Tiradentes ser descrito á imagem de Jesus Cristo, seria impossivél pois náquele tempo os prêsos éram obrigados a raspar cabêlo e barba
    a fim de evitar piolhos na cadeia.
    Porém a ele (Tiradentes) foi permitido usar sómente bigodes.
    A "lebre" que a leitora karina levantou, tem concistência,pois tanto náquele tempo como hoje,o povão é enganado e fica tudo por isso mesmo.
    A propósito, lendo um artigo em uma revista a tempos atráz, foi noticiado que a tataranéta de Tiradentes foi agraciada com uma pensão vitalicia por intermedio de uma Lei Federal .(Òlha a gênte pagando a dívida até hoje !!)
    Aproveito o espaço para parabenizar o grande amigo e xará J.Morgado e sua esposa sra d Maria pelos 54 anos de um feliz casamento ensejando que éssa data
    possa ser comemorada pelo casal por muito mais anos.
    Abraços ao méstre J Morgado
    Abraços a vc Edward.
    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  19. Olha Edward,
    Acredito muito mais no seu relato de hoje sobre Tiradentes. Aparecem tantos sabichões querendo decifrar o que aconteceu, todos sem provas e ficam fazendo o maior escarcéu pra aparecer, caso do escritor que a Karina citou. Tiradentes foi um mártir, assumiu, perante a Justiça, ter sido somente ele o idealizador da Inconfidência Mineira, sendo que sabidamente outras pessoas estavam envolvidas no processo. Na verdade tinha muito mais gente que participava. Tinha uma parte da Inconfidência que era carioca. Ele, Tiradentes, aguentou tudo sozinho.

    abçs.....

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde a todos,
    Bem... A Karina, ou melhor a fonte citada por ela tem fundamento, vejam por exemplo os livros históricos maçônicos. Eles apontam que Tiradentes morreu na França com mais de 80 anos. Ou vocês ainda acham que enforcaram e "cortaram Tiradentes em vários pedaços" simplesmente para servir de lição?

    Everton F. Calixto - Uberlândia/MG

    ResponderExcluir
  21. Prezados amigas e amigos deste blog...
    Estou surpreso ao verificar que a Karina realmente provocou polêmica no blog em pleno feriado. Será que está chovendo em Santos? Só a Thalita para nos responder. Pergunto por que não esperava tantas visitas no blog no dia de hoje, feriado esticado. Sobre Tiradentes, estamos muitos de nós discutindo com "achismos", utilizando-se de fontes não históricas, e com uma boa dose de preconceito e transmissão de informações sem medida da qualidade da fonte. Não se deve acreditar em livros e outros documentos que relatam a história de Tiradentes, escritos por portugueses e monarquistas. Eles venceram e a história relatada pelo lado dos vencedores, sabemos qual é. Descartemos também documentos passionais de fontes inidôneas e de jornalistas que se tornam historiadores de uma hora para outra. Repito, a melhor fonte para sabermos a história do Alferes é constituída pelos Autos de seu julgamento, junto com o de seus colegas de conspiração. Veremos então porque só Tiradentes no final foi condenado à morte e os restantes "anistiados", já que foram degredados para as colônias aonde vieram a morrer. A execução de Tiradentes no "Largo da Lampadosa" no Rio de Janeiro foi pública como eram todas as execuções. Não houve miragem coletiva que pudesse fazer com que Tiradentes morresse na França aos 80 anos. Naquela época a expectativa de vida era de menos de 50 anos. O esquartejamento e salgar as terras do justiçado eram uma prática dos colonialistas portugueses para com aqueles que eles julgavam traidores da coroa. Não foi só Tiradentes que sofreu este tipo de castigo. Por fim, a leitura das cartas de Thomas Jefferson para Tiradentes mostraram o verdadeiro lugar que ele ocupou na revolução de libertação do Brasil. Finalizando, quero lhes dizer que encontrei mais uma heroína que deve ser festejada no dia de hoje. A Dona Maria, esposa do amigo e brilhante jornalista J. Morgado. Acreditem! Dona Maria conseguiu aguentar o Morgado 54 anos, completados neste 21 de abril de 2009. Brincadeira à parte, hoje é um dia festivo a ser comemorado por esses amigos queridos, unidos todos esses 54 anos de casamento, graças a amizade, carinho, respeito e muito amor. Queridos Morgado e Maria, aceitem meu abraço afetuoso pela data significativa e que ela se amplie bem mais, para alegria de todos nós, que gostamos muito de vocês!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  22. Ôi Edward.....
    Bom ler o que vc escreveu. Essa historia de "herói fabricado", me deixou com uma pulga atrás da orelha. E ao mesmo tempo decepcionada, pois se no presente não temos líderes a quem admirar, me restava os do passado. Agora, acabando também com Tiradentes, como muitos estão querendo, o que será do futuro?

    Andréa - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  23. Para você, Karina:
    O Tiradentes foi e é o maior herói da história da Independência do Brasil, pois se não fosse ele o Brasil não era o que é hoje.

    Beijinhos,

    Fábio Augusto - S. José do Rio Preto

    ResponderExcluir
  24. Oi, Edward, oi Karina
    Excelente (é nova), o artigo do Edward sobre Tiradentes. No entanto, a história desse "herói" tupiniquim esbarra nas contradições e polêmicas de tantas outras da humanindade e, claro brasileiras, como: Adão e Eva; Arca de Noé; nascimento, infância, vida e morte de Jesus Cristo; descobrimento do Brasil; Lampeão; morte de Juscelino; morte de Tacredo Neves (também num 21 de abril), construção do Morumbi; título do Corinthians em 77 e tantos outros.
    O, ótimo, artigo da Karina coloca mais um tempero na saga de Tiradentes.
    Parabéns ao grande Morgado pelos 45 anos de aliança no dedo certo da mão esquerda. Dona Maria, bem lá na frente, deve ser canonizada.
    Oswaldo Lavrado: SBCampo

    ResponderExcluir
  25. Prezado Morgado
    Os dez anos subtraídos de suas bodas podem ser debitados ao razoável digitador, mas não infalível. São 54, uma inversão até certo ponto, dependendo do ponto de vista, gratificante. Parabéns.

    O.Lavrado - SBcampo

    ResponderExcluir
  26. Olá Lavrado e Morgado!
    Vocês nem imaginam a falta que está fazendo o Francisco Heitor nesse blog. Estou começando a escrever minha coluna para o Comércio da Franca quando tenho minha atenção chamada para duas postagens do velho amigo Oswaldo Lavrado. Na primeira, ele cumprimenta Dona Maria e o Morgado pelos 45 anos de casados. Na segunda ele volta para corrigir e, erra novamente. Coloca que seriam 10 anos a mais e culpa o teclado, tadinho. Na verdade, Lavrado, você teria que ter acrescido só 9, faça as contas: 45 + 9 = 54, correto?
    Abraços e vamos festejar com o casal Morgado e Maria, donos da festa de hoje, 54 anos de feliz união (velho isso também, não?).
    E vou atrás do Francisco Heitor e lhe pagar em dólar para voltar.
    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  27. Martinha - para Morgado e Mariaterça-feira, 21 abril, 2009

    ...Olha, eu queria cumprimentar nosso querido escritor desse blog, J. Morgado, e sua esposa Maria, pelos 54 anos de casados. Em meu nome e em nome da minha turma da Metodista. Parabéns do fundo do coração aos dois pelo tempo maravilhoso de convivência. Que Deus os abençõe grandemente!

    Martinha - SBC - SP.

    ResponderExcluir
  28. Olá meus amigos. Quero agradecer aqueles que me cumprimentaram pelo aniversário de meu casamento. Ao Lavrado, um “herói” da redação do Diário (ele entenderá o que estou dizendo), digo que, além dos 54 anos de união, ainda há mais dois, de namoro e noivado, o que totaliza 56 anos. Morou!
    Tiradentes deve ser perpetuado como a história o descreve. Não só para enriquecer nosso passado com feitos relevantes, mas para mostrar que devemos sempre estar atentos. A liberdade não se conquista com atitudes neutras (em cima do muro) e sim, progredindo e se aculturando e se necessário, protestando de maneira pacífica, mas firme.
    Toda história tem uma verdade, não pertencente a nenhuma das partes envolvidas. Esse episódio, não foi diferente.
    Ao Edward, um recado: está chovendo na Baixada Santista. Os turistas já se mandaram.
    Finalmente sós!

    J. Morgado

    Mongaguá- SP

    ResponderExcluir
  29. Edward:
    Sem pretender meter o bedelho no blog, magnificamente conduzido por você, deixe o Heitor em paz. Não seria pelo meu pequeno erro (certamente perdoado pelo Morgado) que você vai impingir ao pacato Heitor a tortura de supervisionar as lambanças gramaticais ou matemáticas de alguns escribas (você incluso) deste blog. Aliás, o Morgado parece ser o alvo preferido dos equivocos, já que outro dia teve o nome confundido - Morgado/Lavrado-Lavrado/Morgado. Só erra quem participa. Certo ?
    Saudações corintianas. (indigestas,né?)
    Oswaldo Lavrado - SBCampo.

    ResponderExcluir
  30. Estou dizendo que vou chamar o Heitor de volta, não tem mesmo jeito. O Lavrado, ao invés de falar de Tiradentes, resolve falar do Corinthians, que ainda não ganhou nada. Nem vai ganhar. Pior foi eu ter solicitado a ajuda da Thalita em Santos sendo que lá estão dois Morgados amigos. O Admir, na Praia Grande e o Juliano, em Mongaguá. Esse negócio do Heitor é brincadeira, ele não volta. Cansado de enfrentar o Padre e "agentes da PF", pediu demissão do cargo. Mas, pode participar como leitor e postar seus comentários, sempre que quiser, claro. Enquanto aguardo e-mail do Milton Saldanha que sumiu, vamos em frente. Obrigado pela participação de todos e me perdõem pelas brincadeiras, mas, hoje é feriado e ninguém é de ferro, concordam? O nível hoje esteve altíssimo e quero parabenizar a todos (as) os participantes desse blog.

    Abraços!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  31. Volteiiii...
    Mas estou morrendo de medo! Tem gente brava comigo porque arrumei essa polêmica sobre Tiradentes. Tenho a dizer que eu trouxe ao blog apenas o que li num artigo da Folha de São Paulo e a opinião de um historiador conhecido, nada mais que isso. Será que amanhã o Edward não vai postar um editorial me expulsando do blog?
    Quero também enviar um abraço ao casal J. Morgado e Maria pelos 54 anos de casados. Um beijão no coração nesse par lindo!!!

    Karina - Campinas

    ResponderExcluir
  32. Paulo Correa e Castroterça-feira, 21 abril, 2009

    Joaquim José da silva Xavier, o TIRADENTES. Um herói ou uma farsa?
    Foi a República – ou, mais precisamente, os ideólogos positivistas que buscaram na figura de Tiradentes uma personificação da identidade republicana do Brasil, mistificando a sua biografia. Daí a sua iconografia tradicional, de barba e camisolão, à beira do cadafalso, vagamente assemelhada a Jesus Cristo e, obviamente, desprovida de verossimilhança. Mas como DESMITIFICAR esse fato? Eu quero uma nova versão, que não fuja da realidade... Sejam criativos!

    Dr. Paulo Correa e Castro. Advogado do padre.

    ResponderExcluir
  33. Habd Jacó

    Estão fazendo com Tiradentes o mesmo que fizeram com Jesus Cristo, tentando mudar a história. Embora eu seja judeu acredito em Jesus. Fiquei triste com uma reportagem da veja, aonde tentavam provar que cristo não existiu. Agora estão tentando mudar a história de Tiradentes. Santa tecnologia! Daqui pra frente não terá nada de oculto que não seja revelado.
    E tudo que acontecer na história não poderá ser mudado. Só a verdade prevalecerá.

    ResponderExcluir
  34. Pior é que o Sr, Habd Jacó tem razão. Já vi artigos tentando provar que Tiradentes também não existiu, que José marceneiro era corno, que Jesus era filho de Moisés, enfim...
    Tudo isso porque não temos história. No caso de Tiradentes, como explicar? Cristo tem sua história contada naqueles tempos que não sonhavam com lápis, caneta nem papel. Agora, bem recente, Tiradentes. E nada que prove sua história. Lamentável.

    Rogério Prates - Pedregulho -SP.

    ResponderExcluir
  35. Meu Deus!!!! Sr. Rogério Prates, Quem é que estão te passando essas informações? Que livros você anda lendo? José era viúvo do primeiro casamento, e já tinha filhos, quando se casou com Maria.
    Se ele era corno só se for do primeiro casamento, Coisa que eu não acredito. Jesus nasceu, acho que depois de mil e quinhentos de Moisés. O filho adotivo de Moisés se chamava “Essem” e que depois da morte de Moisés fundou a comunidade “essenica”. Quanto a Tiradentes, eu acredito na história, só se Pedro Bial da globo desmentir tudo.

    PADRE EUVIDIO

    ResponderExcluir
  36. É comum as pessoas associarem a figura de um mártir com a de Jesus.
    Caso o lula e a Dilma se tornem uma figura mística, com quem vamos compará-los?

    Joaquim Tadeu de Mello. Delfinópolis.

    ResponderExcluir
  37. Li e reli todos os comentários, acho que eu não tenho mais nada para acrescentar. O fato é que eu aprendi bastante. Não sabia quase nade desse inconfidente. Só sabia o trivial. Agora já posso dar aulas de história. Só não sei como começar, porque fiquei na duvida. Tiradentes era herói ou vilão?

    Valentim Miron Franca SP.

    ResponderExcluir
  38. “Só morto sairei do catete”.
    Getulio.

    Zente num plicisa cumplicar, eu quelo mais é viver para curtir com a maliza toda essa dinherama que eu ganhei facim. Eu perdi um dedim e dueu pra caramba. O zetulio apavoro de bobeira. Eu quelo sai daqui vivim da silva. Pulisso que eu digo

    “Só vivo sailei daqui, nem que fo no cacete”.
    Lula.

    Tim. Franca SP.

    ResponderExcluir
  39. Edward de Souza, voltei do feriado.
    Esse saudável e enriquecedor debate sobre Tiradentes me fez lembrar da frase final de um filme de faroeste, de John Ford, que venero. É o clássico "O homem que matou o facínora". Tem em locadoras, de vez em quando a TV repassa. É fabuloso. Não vou contar o filme pra não estragar, mas apenas lembrar da famosa frase, quando o jornalista rasga suas anotações ao descobrir a verdade sobre uma lenda do Oeste. Não recordo literalmente, mas é algo assim: "Quando a lenda é maior que o homem, fique com a lenda". A lenda Tiradentes foi maior que o homem real que deve ter sido Tiradentes. Então fiquemos com a lenda.
    Beijos,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  40. Senhor Padre Euvidio. Fui traido pela memória, por isso lhe peço desculpas. Quando citei no meu comentário anterior que dizem que Jesus era filho de Moisés, leia-se João Batista, que o batizou no Rio Jordão. Um troca irreparável, uma vez que Moisés viveu, realmente, centenas de anos antes de Cristo. Perdoa-me padre.
    Quanto ao Sr. Valentim, que pergunta se Tiradentes era vilão ou não, jamais saberá mesmo. O Brasil é um País sem passado, tem um presente que é uma incógnita e um futuro desconhecido. Melhor seria considerarmos Tiradentes um herói, do contrário tiram nosso feriado.

    Rogério Prates - Pedregulho -SP.

    ResponderExcluir
  41. Edward,
    o que sei de Tiradentes se refere a Aleijadinho. A minha tia Isoldi Venturelli defendeu a tese que o escultor era inconfidente e relacionou os apóstolos de Congonhas do Campo aos 11 inconfidentes mais importantes, reservando a imagem de Jonas para Tiradentes, inclusive por que está com a cabeça torta, como a de um enforcado. Nunca soube deste artifício de se enforcar ladrão no lugar do próprio condenado e duvido que tenha acontecido sob as barbas lusas. Conversa mole.

    Abraços

    Silvana - São Paulo

    ResponderExcluir
  42. Ana Célia de Freitas.quarta-feira, 22 abril, 2009

    Boa noite crianças...
    Belíssimo relato sobre Tiradentes.Pior é saber que grande porcentagem dos Brasileiros, nem mesmo sabem o que se comemora nessa data, estão preocupados com a cervejinha gelada,assim como em todas as comemorações.
    Vejo que a cada dia os Brasileiros estão menos cultos,não gostam de ler (há excessões,Graças a Deus)nem mesmo assistir o noticiário.
    Estava lendo o Comércio da Franca, a semana passada, bem distraída,um amigo me olhou e disse, que quando ficar rico vai assinar um jornal que não vem escrito nada, ou mesmo pagar alguém que leia para ele,o pior que muitas pessoas pensam dessa forma, que pena, o prazer da leitura é inenarrável.
    Quanto a Tiradentes, ainda acho que ele foi um herói.
    Beijosssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.Franca/SP.

    ResponderExcluir
  43. Silvana lembrou bem a história dos profetas do Aleijadinho e o fato de ambos seram maçons. Por isso não duvido tanto que ele tenha se safado e colocado outro no lugar.
    O Positivismo, e as idéias de liberdade , na França, também não escapam à realidade das coisas, não poderiam ser ignoradas. Notícias chegavam rápido , dependendo da instrução e/ou posses e amizades de quem se interessava.
    A bandeira de Minas foi inspirada no símbolo esotérico dos "inconfidentes", um triângulo verde. Com o "sangue derramado", converteram-na pra cor vermelha.
    À imagem de Cristo ele foi represebntado, pelo que hoje chamamos de "marketing" ou *propaganda* - no sentido amplo da palavra.

    Quanto ao "padre", lamento informar , mas a comunidade Espírita em geral aceita mais a suposição de que Tancredo tenha sido Silvério dos Reis .

    Maria Angélica, Juiz de Fora - MG .

    ResponderExcluir