quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

GATO FALECIDO RECEBIA BOLSA-FAMÍLIA

Edward de Souza

O nome de um gato foi incluído na lista de beneficiários do programa Bolsa Família no município de Antônio João, em Mato Grosso do Sul. Com certeza, uma notícia hilária e absurda essa do gato que "recebia" o auxílio do governo. Billy da Rosa Flores (isso é um gato ou um jardim?) foi registrado por seu dono como se gente fosse. Nem gatos famosos como o Gato de Botas, o Gato Félix e até o Tom chegaram a tal patamar. A propósito do Tom, vai ver, o seu eterno antagonista, o Jerry pode entrar com medida para também ter direito a essa gatunagem...
O coordenador do programa, Eurico Siqueira da Rosa, de 32 anos, que fez a inscrição com o nome do animal, foi exonerado do cargo e está sendo investigado em um inquérito no Ministério Público Estadual. Segundo ele, o gato, chamado “Billy” pertencia à sua esposa. O ex-coordenador diz que está arrependido e que pretende devolver o valor que recebeu, no período de março a setembro de 2008.
“Estava passando por necessidades financeiras. Então, se colocasse o nome lá, R$ 20 (valor pago por mês) a mais me ajudaria. Meu salário era baixo... Foi um momento de fraqueza. Jamais deveria ter feito isso”, disse. Eurico afirmou que ganhava R$ 500 por mês como coordenador do Bolsa Família na cidade e que o gato morreu. Para fazer o cadastramento no programa, Eurico Rosa diz ter colocado no cadastro seu sobrenome e o da mulher, que, segundo ele, não sabia da fraude. Segundo o ex-coordenador, sua esposa foi procurada por agentes de saúde que fazem o acompanhamento das crianças inscritas no programa por meio de pesagens e da verificação dos cartões de vacinação.
“Por coincidência, antigamente ela tinha um gato que tinha esse nome. Ela foi abordada pelo agente de saúde e ele falou que tinha que levar para acompanhamento a pessoa de nome Billy. Aí ela falou: “eu não tenho ninguém na família com esse nome. Billy, que eu saiba, era um gato que eu tinha”, conta o coordenador. O agente de saúde encaminhou a denúncia à prefeitura, que abriu um processo administrativo para apurar o caso e cancelou o pagamento do benefício a Billy.
Exonerado do cargo, Eurico diz que já arranjou outro emprego: “Já tenho propostas. Vou ser assessor parlamentar de um vereador”, conta. Segundo ele, o salário será “um pouquinho” maior do que o anterior, mas a jornada de trabalho, bem menor. “Trabalhava oito horas e lá vou trabalhar quatro.”
O procurador-geral de Justiça do estado em exercício, Antonio Siufi Neto, diz que, após a conclusão do inquérito, o MP poderá entrar com uma ação civil pública para pedir o ressarcimento do dano causado aos cofres do município e a responsabilização penal do ex-coordenador.
“Nunca tivemos um caso parecido. O que a gente vê na mídia é relativa a parentes, pessoas que não precisam, agora, bicho é uma coisa inusitada. A gente lamenta o acontecido e aguarda a responsabilização dessas pessoas acusadas. Se tiver mais alguém envolvido, terá que prestar contas”, disse o procurador.

10 comentários:

  1. Uma festa nosso Brasil! Até gato agora recebe bolsa do Lula. Daqui uns dias, cachorros também vão exigir os seus direitos.
    Onde vamos parar desse jeito!

    Leonel Marcondes - Diadema

    ResponderExcluir
  2. Que bolsinha mais chic essa!!! Cor-de-rosa. Será que vem junto com a grana que o Lula entrega para os pobres? Se vier vou me candidatar. Sou louca por bolsas.........Só não sou pobre, mas isso, dá-se um jeito. Se até gato conseguiu, porque eu não?

    Ingrid - Londrina

    ResponderExcluir
  3. Outro dia, em seu blog, vi o bolsa-boiola. Esse, do Billy-Gato do Mato Grosso deve também ser nomeado: Bolsa-Gato, ou Bolsa-Gatuno. É preciso avisar ao Lula que gato não vota nem emite opinião em pesquisas, quem sabe ela decide interromper essa ajuda aos bichanos. Assim sobra mais para os nordestinos, responsáveis pelo crescimento dele nas pesquisas, certamente.

    Renato Borges - Teresina - Piauá

    ResponderExcluir
  4. Que país é este? Um absurdo atrás de outro absurdo... Abraços!

    ResponderExcluir
  5. E o Governo continua comprando nossa consciência com bolsas. Agora partiu para um outro campo: agradar gatinhos. Eles não votam, mas suas donas, com certeza. Seria melhor fosse criado o Bolsa-Ração. Mais nobre do que o Bolsa-Boiola. Pelo menos o "Ração" ajudaria a matar a fome dos nossos bichanos. Já o "Boiola", só incentiva nossos bichanas a fazer mais "trotoir" nas ruas.
    Êta paizinho esse nosso!!!

    Nairo Santos - Cuiabá -MT

    ResponderExcluir
  6. Amigo Edward, e mais quantos "gatos" vivos e mortos estão nessa mamata ??
    Enquanto não tivermos neste Pais, gênte de fibra que ponha esses "gatos" para correr, viveremos para sustentar éssa cambada de vagabundos por muito tempo ainda.
    È sempre assim, colocam o lobo para tomar conta das ovelhas, e quando são descobertos inventam mil mentiras para se safarem das garras da Lei, e por incrivél que pareça, todos eles conséguem.
    Este é o desgoverno PETISTA que está acabando com o BRASIL
    Aguarde para bréve o lançamento de mais uma "bolsa", assaltando nósso bolso.
    E VIVA O PAPAI LULA, O PT E OS BARBUDINHOS DE PLANTÃO.
    (Morgado) Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  7. Fim do mundo! E a notícia que acabo de ler é que o sapo barbudo resolveu ampliar o auxílio dessa famigerada Bolsa-Família. Não li o conteúdo da matéria, exposta em vários sites da internet, mas deve ser para os ratos, já que os gatos estão morrendo com apenas 20 reais de bolsa.

    Lilian- Volta Redonda

    ResponderExcluir
  8. E o Lula vai entrar para a história como o presidente bonzinho, o Pai da Bolsa Favores. Paga com nossos impostos, para comprar votos da massa faminta, que precisa de reais condições de vida e não de esmolas, que acabam servindo de pretexto para todo tipo de maracutaia..
    O povo não quer esmola, o povo quer trabalho e moralidade com as contas publicas.

    Cris- São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Ouvi dizer que o Lula está ampliando esse beneficio. Tenho tenho duas cachorrinhas e tres gatos em casa, queria saber como me cadastrar para receber essa bolsa?
    Isildinha- Osasco

    ResponderExcluir
  10. Olá Isildinha

    Para você se cadastrar é muito fácil. Só se mudar para o Nordeste e falar que vota no Lula. Diga também que vota na Dilma, a terrorista, para futura Presidente do país e, ainda que apóia todos os parceiros do "cumpanheiro" entre eles os do MST.
    Feito isso, suas cachorrinhas e gatos, até o papagaio, se tiver, serão inscritos no programa.

    Qualquer dúvida, é só me escrever que lhe oriento. Já registrei dois jumentos e uma mula. Deu certo!

    Albino Junqueira - Rio Preto- SP

    ResponderExcluir