terça-feira, 21 de setembro de 2010

SEGUNDA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2010


Este texto escrevi em abril de 2007 e foi publicado em jornal. Três anos e cinco meses depois poderia ter feito desta crônica, um livro, tantos os escândalos que tomaram conta do noticiário, principalmente este último, sobre as acusações feitas contra a Casa Civil, de que um balcão de negócios foi montado lá dentro. Todos os envolvidos nas maracutaias da Casa Civil saíram, esbravejando contra a Imprensa e pedindo provas. Engraçado, concordam? Se os acusados nada tem a temer, porque então pediram demissão? A Erenice pediu demissão, os assessores dela também e, agora, o diretor dos Correios que era sócio da empresa com quem firmou um "contrataço", diz que vai pedir demissão, porque a família está "destroçada". Dá uma pena deles, vocês não acham?
.
LEIAM O QUE ESCREVI EM 2007.
.

O QUE RESTA...
.
Quando os ideais falecem e são sepultados nas covas rasas do mais evidente descaso, o que resta ao idealista nesta vida? Será que apenas resta o ensejo de assistir aos funerais e ouvir o lamentoso réquiem do triste final? Ou resta também a chance de presenciar o cortejo desagradável dos que lutam pela posse dos despojos?
.
É muito triste imaginar o que resta neste mundo, se visto pelo ângulo das coisas palpáveis do dia-a-dia. Resta talvez, por esse aspecto, os rostinhos súplices das crianças que, maltrapilhas, ainda perambulam com inocente esperança. Resta quem sabe a espuma enegrecida pelo óleo e detritos do mar que, indiferente, bate nos rochedos. Resta o verde imóvel e aterrorizado das poucas matas que aguardam silenciosas o fim que se aproxima. Resta o formigar desumano, desconexo e dantesco dos grandes aglomerados humanos, as caóticas megalópoles que espremidas agarram-se à sobrevivência a todo custo, pura e simplesmente.
.
Chega um momento que me assusto tentando decidir afinal, o que é o certo neste mundo perdido. Temos hoje um marketing formando pessoas individualistas, pregando o “se dar bem” a qualquer preço.
.
O dinheiro tornou-se mais importante que a sensatez, a prudência, a responsabilidade e a justiça. As graves desigualdades sociais são encaradas como normais e, por vezes, chego a ouvir que são males necessários.
.
Vejo a morte de milhares de pessoas de bem, e outras tantas mantidas em cativeiros, e roubadas em seu direito de liberdade. Juízes, desembargadores, delegados e procuradores da República envolvidos na exploração de jogos ilegais, principalmente bingos e caça-níqueis. Advogados em conluio com marginais ou com comportamento nada exemplar, tudo “dentro da lei”. Hoje em dia basta ter dinheiro ou um amigo no poder para que as consequências por atos atrozes sejam perdoadas e esquecidas.
.
Observo adolescentes que não sabem escrever uma palavra corretamente e, menos ainda, conseguem construir uma frase ou uma idéia. Os doentes estão morrendo em filas de hospitais públicos e outros tantos, mal atendidos por certos médicos incompetentes, em hospitais e clínicas particulares. O pior: políticos de assembléias, câmaras e senados, mais preocupados com aumento de salários, benefícios e privilégios, tomando o lugar da policia com inúmeras formações de CPI's com o único objetivo de livrar a cara daquele que se comportou sem o menor decoro com o povo que representa. Tenho à frente de meus olhos, a prova de que estamos à deriva.
.
Enquanto isso mostramos o quê aos nossos filhos? O que devemos ensinar a eles? O que devemos esperar desse mundo? Resta, quem sabe, esperar pelo fim, pelo estrondo colossal que estourará de imediato os tímpanos e a seguir derreterá os corpos e com eles pulverizará todos os monumentos materiais da miséria humana.
___________________________________________
*Edward de Souza é jornalista e radialista
___________________________________________

19 comentários:

  1. Olá Edward, mais uma vergonha estourando em nosso país, e exatamente na Casa Civil, outrora ocupada pro José Dirceu e seus companheiros de mensalão. Seu texto é maravilhoso e se acrescentar as maracutais destes último três anos, como você disse, concordo, daria um livro, infelizmente de falcatruas e corrupções. Dia 3 de outubro está chegando, quem sabe nosso povo abre os olhos e aprende a votar.

    Bjos,

    Gabriela São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  2. O que resta... Um texto maravilhoso, real, precisa ser lido de joelhos, parabéns, Edward!

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  3. Oiê, amigos (as)...
    Caro irmão Edward, você tem razão, o apocalipse está em nossas barbas. Parece que o povo, especificamente aqui nas terras desbravadas por Pedro e asseclas, os tentáculos da imoralidade chegou ao ápica.
    O povo já não fica indignado com mutretas, roubos, corrupção, imoralidade a conchavos,
    porque faz parte do contexto. A programação política de rádio e TV comprova as barbaries em nome de uma democracia que nasceu morta. Os caras pintadas sucumbiram e a marginália tomou conta. Está instalada no Poder, em todos os escalões. A podridão não incomoda mais.
    Seu texto, no artigo de hoje, é curto, porém desnecessário acrescer algo. Resta, acedito, apenas apelar à providência divina, se é que Deus ainda é brasileiro.
    Tenho cá minhas dúvidas.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCAmpo

    ResponderExcluir
  4. Olá Edward, meu amigo


    Infelizmente, os fatos negativos da humanidade se repetem século após século.
    Houve alguma melhoria moral? Acredito que sim, se bem, que aqui no Brasil e países sul-americanos, asiáticos, africanos... A coisa anda muito mal.
    De certa maneira, somos todos fisiologistas.
    Há alguns candidatos, que provavelmente, neste momento estão pensando em “salvar o Brasil”. Só que, uma vez eleitos, a ganância sempre falará mais alto.
    Certamente, novos escândalos surgirão e os velhos... Serão esquecidos! Não é assim que a coisa vem funcionando?

    Uma senhora crônica

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    ResponderExcluir
  5. Estouram escândalos sem parar no país e a popularidade do homem aumenta a cada dia. Será que o brasileiro gosta de ser roubado na cara dura, Edward? E o PT, com maestria, faz aquilo que mais entende: transforma a vítima em culpada. O povo, que em sua maioria não sabe o que é Receita Federal, aplaude Lula da Silva enquanto corre solta a canalhice nos órgãos públicos. No Brasil o crime compensa desde que você seja um companheiro. Mistura-se ao crime cometido na Receita Federal, órgão subordinado ao Ministério da Fazenda, que por sua vez é subordinado à presidência da República, a mentira descarada, a negação hipócrita dos envolvidos, todos do PT, a intriga que tenta difamar os adversários e por aí afora. Quando a bomba estoura, nosso presidente aparece e convence os ignorantes que votam nesta corja, que nada soube, não viu e nem ouviu. E a sua popularidade aumenta. Cada povo tem o governo que merece!

    Bjos, lindísssima sua crônica.

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  6. Seu texto é atual, Edward. Todos os dias estamos vendo na TV o péssimo atendimento em hospitais e as filas de pobres coitados em busca de socorro, dobrando quarteirões. Os adolescentes, além de não saber escrever, Edward, ainda batem nos professores. A violência aumenta a cada dia sem que o Governo Federal mexa uma palha. E a corrupção... Ahhhhh... Essa ninguém segura, uma vergonha o que estamos presenciando todos os dias. Agora esse escândalo mais uma vez na Casa Civil, que deveria mudar de nome e chamar-se "Toca dos Lobos". E, acrescento: famintos pelo dinheiro público.

    Sensacional sua crônica, adorei e tirei uma cópia.

    Beijinhos

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  7. Oiê, amigos (as)... A propósito do artigo do Edward...
    agora mesmo deu na TV que o governador do Amapá, Pedro Paulo sei lá das quantas e um secretário, que estavam presos, foram soltos pela Justiça. No aeroporto do Amapá, centenas de pessoas abraçaram e carregaram o governador nos ombros. Este País é um balaio de corrupptos, corruptores e corrmpidos. Quem não é, quer ser. Precisa mais ?

    abraços
    Oswaldo Lavrado -SBCampo

    ResponderExcluir
  8. Senhor jornalista, uma excelente crônica. Um retrato fiel do nosso Brasil. Para mim, está na Bíblia: Barrabás solto e Cristo crucificado! É melhor perder com dignidade os nossos votos que compactuar com a corrupção, com tráfico de influência, propinas e desvios da bandidagem que está no poder. Entre o que a imprensa escrita e falada divulga sobre a corrupção generalizada que está acontecendo no Brasil, eu prefiro acreditar firmemente no que está sendo divulgado e votaria mil vezes contra o PT! A imprensa não cria fatos, apenas divulga os fatos. A corrupção quadriplicou no governo do PT!

    Luiz Osório Macedo - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  9. Senhor Edward, a ex-ministra da Casa Covil e a Dilma estão tão juntas que a Erenice caiu e foi a Dilma quem torceu o pé.

    Rafael Lewin

    ResponderExcluir
  10. Amigos do blog de ouro bôa noite
    Edward meu amigão, conforme vc mesmo assegurou, este artigo foi publicado em 2007.
    Pois bem, Edward, de la para cá, NADA mudou e se mudou foi para piór.
    Percamos as esperanças de que este país terá futuro nas mãos da RATAIADA barbuda que tomou de assalto (literalmente) o poder.
    Ficaremos cada dia menos valorizados pelo resto do mundo,a não ser por quatro ou cinco países controlados por DITADORES que gostarão do que nos espera.
    Lastimavel futuro meus amigos.

    Abraços aos amigos do "nosso" blog
    Tenham todos uma ótima semana.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  11. Edward, como é bom poder entrar em seus blog, apreciar estes textos maravilhosos que vc sabe como ninguém escrever e prender a nossa atenção. Amo política, a do bem, é claro, e o que vejo neste País não posso considerar como democracia. Ainda acredito nos valores que me foram passados pelos meus pais: "estude sempre, e trabalhe para você ser alguém na vida..." e estes mesmos valores certamente irei repassar aos meus filhos.

    Temos responsabilidade pelo caos que se instalou em nosso País, Edward e não podemos nos fazer de vítimas. Enquanto não era problema nosso, não demos a menor importância, mas agora estão saqueando nosso Brasil e nos atingindo diretamente. Somos fortes, bom lembrar, já conseguimos derrubar um presidente, acabar com um mensalão, e até forçar o sr. Renan a se licenciar. Está na hora de cobrar transparência diretamente de quem administra o dinheiro dos impostos que pagamos e gritar pelo fim da corrupção e da violência, antes que seja muito tarde. O voto é a nossa arma! Vamos usá-lo com sabedoria...

    Bjos, adoro você!

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP

    ResponderExcluir
  12. Volto ao blog depois de um bom tempo e me deparo com este texto que eu chamaria, com a permissão do jornalista Edward de Souza, de desabafo de um cidadão brasileiro que se preocupa com o país em que vive, com suas coisas e seu povo. Acho que no fundo, não temos capacidade de administrar bem o nosso próprio país, tanto governo quanto empresários e povo. Somos um bando de incompetentes e as câmeras imediatas da tecnologia mostram isso para nós todos os dias. Como Mudar tudo isso? Por onde começar? Quem irá dar o pontapé inicial? Por que estamos andando para trás, com tanto conhecimento que temos? Será realmente que o Mundo Novo é a solução para a humanidade?

    Enquanto o ser humano não pensar em tudo como um todo, enquanto não houver a preocupação com o próximo, tão próximo, enquanto não olharmos com carinho para todos, esclareço, todas as pessoas, todos os lados, todos os ângulos, coisas horríveis vão nos acontecer, e eu, por Deus, não quero isso! Uma coisa é fato, a corrupção, ganância e o egoísmo estão matando os homens... E exterminará com eles caso não abramos nossos olhos.

    Meus cumprimentos pela crônica, Edward, tenha um bom dia!

    Vanessa – Campinas – SP.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Edward, magnífica crônica você escreveu. Curto e grosso, encontramos em seu texto todos os nosso problemas. De fato são muitos e é preciso que o brasileiro volte a ter sangue correndo nas veias para modificar esta situação, principalmente lutando contra a corrupção que atinge hoje todos os setores da vida pública. Essa Casa Civil, que um leitor acima chama de Casa Covil, por sinal com propriedade, parece ser o QG onde armam golpes contra erário público, desde a época de José Dirceu. Deve ter alguma maldição nessa Casa Civil (Covil). Ou eles já entram ladrões ou se tornam larápios lá dentro.

    Beijinhos,

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  14. O Jornalista Oswaldo Lavrado deixou um comentário acima sobre o governador do Amapá, Pedro Paulo e um secretário que estavam presos e foram soltos pela Justiça. Diz Oswaldo Lavrado que no aeroporto do Amapá, esses ladrões foram ainda carregados nos braços pela população. Não acredito que estes bajuladores fazem parte do povo, pelo menos o honesto. São cupinchas destes bandidos e também mamam e se beneficiam de favores, pode acreditar, prezado jornalista. A impunidade neste País é de assustar. Ou todos aqui acreditam que a Erenice Guerra vai ser punida juntamente com o bando que desviava verbas púbicas na Casa Civil? Na época do mensalão, deram uma chacoalhada no bambuzal e foi gente pra todo lado. Zé Dirceu, Genuíno, Palocci, o japonês, que não me lembro o nome, João Paulo, entre outros. E estão todos soltos, armando golpes às escondidas. E o petralha maior ainda tem a cara de pau de vir a público dizer que manda prender!

    Edward, no final de sua crônica fantástica, você pergunta: "o que devemos esperar desse mundo? Com a apatia dos brasileiros e votando sempre em corruptos, nada, brilhante jornalista. Infelizmente!

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  15. Edward, você sempre escreveu textos bons, alguns excepcionais, mas esse que acabo de ler você se superou. É M A R A V I L H O S O! E que bom para todas nós, estudantes de jornalismo, ser agraciadas com essa literatura.

    Beijinhos, parabéns!

    Talita - Unisantos - Santos - SP

    ResponderExcluir
  16. Antes da sua crônica excepcional, Edward, vc fala sobre mais esse escândalo ocorrido na Casa Civil. O engraçado é que isso acontece sempre. Os acusados pedem demissão e tudo está resolvido. Pelo visto, o caso da Erenice Guerra será igual ao do mensalão do lula... O tempo apaga essas falcatruas da lembrança dos brasileiros, embriagados por esse governo populista. O pior é que tudo acontece debaixo das barbas do Presidente, e ele como sempre, não viu nada, não sabe de nada e não levou nada. Culpa a oposição e diz que isso acontece em época de campanha para prejudicar sua candidata. Se é verdade a afirmação do Presidente, porque então os acusados pediram demissão? Bastaria continuar e provar que são inocentes. Deveria ocorrer uma investigação séria e se houver culpados colocar os criminosos na cadeira. Esse negócio de pedir demissão e ficar por isso mesmo não cola.

    Lindíssima sua crônica "O que resta...", Adorei!

    Bjos,

    Larissa - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  17. Meu caro Edward, você sabe que esse episódio, mais um, da Casa Civil, não derruba a Dilma, porque quem vota maciçamente nela são aqueles beneficiários do famigerado bolsa família, pessoas desprovidas de escolaridade e que não entendem bem o que acontece. Agora, cá entre nós, essa Casa Civil é uma casa da mãe Joana, todo mundo que passa por lá fica doido para afanar o nosso dinheiro. Por outro lado a Sra. Erenice Guerra não soube educar seu filho. Quando estava do lado da mãe ficou deslumbrado com tanto dinheiro e queria afanar o seu também. Faltou experiência para fazer as falcatruas e não ser pego com a boca na botija. Deveria ter feito um estágio com Paulo Maluf. Nosso presidente aprendeu alguma coisa com Maluf, a negativa de autoria. Não vi, não ouvi e nem sei de nada.

    Meus cumprimentos pela crônica!

    Miguel Falamansa – Botucatu – SP.

    ResponderExcluir
  18. Então, Edward, fosse esse um país sério, essas irregularidades ocorridas na Casa Civil seriam motivo de queda do Presidente! Mas, aqui é o Brasil, terra do Lula e do Tiririca!

    Linda sua crônica!

    Bj

    Renata - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  19. Olá Amigos

    Sou paciente e sei que um dia os absurdos que acontecem em nosso país se resolverão ou serão minimizados.
    Entretanto, faço uma pergunta aos leitores deste blog: quantas pessoas morrerão nas filas de hospitais, pronto socorros, vítimas de assaltos, nas estradas esburacadas federais e em conseqüência da falta de verba para serviços públicos por causa da corrupção ativa e passiva?
    Quando deixaremos a prisão em que transformamos nossos lares para não sermos vítimas da brutalidade de bandidos? Bandidos que estão recebendo gratificações por cada filho, quando cumprindo pena!
    O espaço deste blog não daria para mencionar todas as barbaridades cometidas pelo governo em “nome do povo” (hahahahaha).
    Antes de 1964, os fatos eram quase iguais ao que está agora ocorrendo.
    Uma balburdia e tanto! Greves, greves... Ônibus incendiados e bondes apedrejados...
    A corrupção era alarmante! A maioria dos parlamentares e outros funcionários do governo foram cassados e demitidos pela tal “ditadura militar”. Uma boa parte foi banida do país por corrupção e não por lutarem contra a ditadura. A prova ai está. Os “dirceus e genoinos” entre outros, estão de volta se locupletando à vontade. Indivíduos que ainda recebem indenização por terem sido vítimas da “brutalidade” da ditadura. Brutalidade? O que está acontecendo agora não são brutalidades contra o povo brasileiro?
    Sou contra qualquer tipo de ditadura e restrição da liberdade. Mas... Estou com saudade do período em que as forças armadas detinham o poder.

    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir