segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DOMINGO, 26 DE SETEMBRO DE 2010
.
.
Durante muito tempo, quem sabe séculos, a corrupção tem sido um dos maiores elos que alia corruptos e corruptores em suspeita e condenável cumplicidade. No Brasil, governados e governantes em todos os escalões, ricos, pobres e remediados, fazem parte de uma lista suja que nosso País jamais conseguiu se desvencilhar. Há corruptos e corruptores na cidade, sítio, fazenda, casebres, casas, barracos, sob pontes e em mansões e castelos.
.
A nebulosa história do descobrimento do Brasil conta em verso e prosa que Cabral e seus assessores (já havia aspones na comitiva que aqui aportou trazendo os patrícios), foram admitidos pelos índios em virtude dos presentinhos oferecidos e aceitos pelos caciques, pajés e a raia miúda coberta apenas com penachos estilizados nas coloridas penas de araras e pavões tupiniquins. Aos poucos, os caciques que comandavam os pelotões, armados de arco, flecha ou tacape, foram atiçando seus desejos por espelhos, tabaco, chapéus, pulseiras e outros penduricalhos que os portugueses ofereciam pelo ouro que os indígenas carregavam, sem conhecer o valor do que entregavam aos visitantes.
.
Aí deve ter começado a corrupção com a compra ou troca de favores e, para os descobridores, o poder definitivo com a aprovação total e irrestrita dos nativos. A carta de Vaz Caminha provavelmente tenha alertado o Rei de Além Mar que aqui nas terras de Santa Cruz os habitantes, um tanto estranhos, também gostavam de um agradinho e, assim, as pendengas se resolviam com civilidade. Na sequência, pouco ou quase nada mudou, apenas a oferta e os pedidos foram sendo atualizados.
.
Passaram 510 anos e nesse tempo, governantes e governados seguem a linha do jeitinho para todas as situações. Claro que também as trocas evoluíram do espelhinho para dólares, viagens, casas, barcos, carros e, para os menos exigentes, uma bike, ou um empreguinho em estatal paga o favor. Poucos, desde o indígena até o nerd atual, tem se dado conta que existem corruptos e corruptores nas diversas áreas, mas a fatura vem para todos, indistintamente. Isso, infelizmente, está arraigado na cultura do brasileiro que corrompe ou é corrompido em todas as esferas e instituições, porém o efeito é idêntico para todos, mesmo um simples furar fila para receber a hóstia na igreja.
.
Nesses cinco séculos muita coisa mudou, mas a corrupção não, apenas evoluiu. No caso da política e dos políticos, o fato do voto ter passado da cédula de papel, em escrutínio simples, para as sofisticadas máquinas não altera o produto. A compra de votos campeia solta e todos ficam felizes, eleitores e eleitos e, mesmo com todos os instrumentos de fiscalização, a mutreta segue mais viva do que nunca, instalada exatamente nos poderes que deveriam combatê-la. Cada dia mais cintilante e aos olhos do mundo, a corrupção está enraigada no sangue verde-amarelo e já não ruboriza o povo que, sem se indignar, não só aceita como faz parte dela.
.
Vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores, presidentes, escalões menores, que são eleitos para salvaguardar os interesses do povo, são alvos de CPIs cotidianas. Ou seja, os caras que foram votados para cuidar do bem público criam mecanismos para fiscalizar eles mesmos. São pagos com o dinheiro do povo para apurar bandalheira própria. As CPIs, na maioria dos casos, funcionam mais ou menos como “colocar tamanduá para cuidar das formigas".
.
Enfim, malandragem aplicada, Cabral e sua turma, em 1.500, evoluíram até chegar aos chamados - mensalões, dólares na cueca, quebra de sigilos, compra e venda de estatais, privatização de rodovias ou apenas uma boquinha no guarda-chuva alheio - ficou embutida no cotidiano do brasileiro como regra para uma vida feliz e promissora. Outros cinco séculos, talvez, serão necessários para consertar o estrago que, pela esperteza do "levar vantagem em tudo" aqui instalada nos tempos de Cabral, poderá proliferar por mais um milênio. A Grande Família, da TV, tem em cada um de seus personagens o clone do brasileiro em busca de seus objetivos.
.
Que Alá proteja os puros, caso encontre um.
___________________________________________
*Oswaldo Lavrado é jornalista/radialista radicado no Grande ABC
___________________________________________

30 comentários:

  1. Bom dia amigos (as)...
    Outra brilhante crônica escrita pelo amigo-irmão Oswaldo Lavrado. No final do seu texto, cheguei a uma conclusão. O velho ditado está correto: “pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto”. Caso deste nosso Brasil, um grande “paraíso”, onde mora impunidade, malandragem, trampolinagem, falta de decoro parlamentar, uma infinidade de políticos “Pinóquios” - que só sabem prometer - a vantagem de ter um lucro fácil e fazer o outro de tonto. Menores de 16 anos podem escolher o presidente da República, mas não podem ser presos, o que implica em dizer que presidente é menos importante que um assalto.

    “Cientistas estão desenvolvendo um futuro melhor”, ouvi de uma figura dos meios políticos. Futuro melhor? Com alguns deputados acusados dos piores crimes, e ninguém com “saco roxo” para colocá-los na cadeia? É inóspito pensar que outro fim tenha alguém considerado “gente de bem”, e que ande do outro lado da lei. Lei, em sua maioria feita por eles próprios, mas que em nenhum momento pensam em cumpri-las. Indignado fico, pois a geração futura, que nem bem começou a brotar, já está amedrontada. Pensam os jovens de 10, 11 ou 12 anos, que quando alcançarem 18, o mundo vai estar pior que está hoje. E não vai?

    Um bom domingo...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Um pequeno detalhe. Neste domingo os comentários estão liberados. Podem ser, portanto, postados diretamente no blog.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  3. Olá Lavrado, meu bom amigo

    Pois é, a corrupção que campeia qual um ciclone devastador em países dos chamados terceiro mundo (gostaria de saber quais são os segundos), me parece que é mais destruidor aqui no Brasil, considerado um dos mais corruptos do mundo.
    Você, com sua pena soube de maneira muito inteligente elaborar uma crônica bem esclarecedora da origem do “jeitinho brasileiro” e olha que, o tal de Gerson ainda não existia, pelo menos como carne e osso. Talvez o espírito...
    Esta semana tivemos um exemplo de como o tal “jeitinho” está em toda a parte do governo. Um empate de cinco a cinco no STF. Muito conveniente “no é vero”.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  4. Oswaldo Lavrado e Edward de Souza, o Brasil vai sim, estar pior. O que me irrita é pensar que milhões de brasileiros contribuem com seu voto para que este estado de coisa continue. Elegem velhos e antigos ladrões sem o menor pudor. Colocam raposa para tomar conta do galinheiro e a corrupção corre para todos os cantos. O recente episódio da Casa Civil, que alguns neste blog chamam de Casa Covil, era para abrir em definitivo os olhos dos brasileiros. Será que estão todos como nosso presidente? Não enxergam, não ouvem e não sabem de nada?

    Gostei do seu texto, Oswaldo Lavrado.

    Bjos e um bom domingo!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Oswaldo Lavrado! E eu pergunto, como fazer para consertar nosso país? Votando em Maluf, Delfim Netto e Tiririca? Este último é uma fronta à nossa inteligência. Desde o início da propaganda eleitoral na TV, o palhaço Tiririca, nome artístico do humorista Francisco Oliveira Silva, de 45 anos, candidato a deputado federal em São Paulo pelo PR, repete dois slogans que viraram as marcas de sua campanha. O primeiro é “Vote em Tiririca. Pior que está não fica”. O segundo é “Você sabe o que faz um deputado federal? Eu não sei, mas vote em mim que eu te conto”.

    O próprio sucesso eleitoral de Tiririca, um dos prováveis campeões de voto para deputado federal, sugere a nulidade do primeiro bordão. Com uma campanha rica e organizada, Tiririca é incapaz de defender ou formular minimamente qualquer proposta e debocha acintosamente do sistema eleitoral. O que pode ele fazer ao assumir uma cadeira no Congresso Nacional? Meter a mão no patrimônio público, lógico! Muitos acham que votar em Tiririca é um voto de protesto. É um voto de ignorante. Se não quer votar, escreva 000 e anule seu voto, mas não contribua para encher ainda mais o covil de ladrões, pelo amor de Deus!

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  6. Oi Oswaldo Lavrado. Ontem eu li a coluna do jornalista Claudio Humberto. Veja uma nota que ele publica: "O ex-candidato Joaquim Roriz, com primarismo desconcertante, deixou claro ontem, durante coletiva, que sua substituição pela própria mulher é só uma jogada para enganar a Justiça: "Quem vai governar sou eu".

    Não por acaso, uma piada bombou em Brasília, após o anúncio da "desistência" do candidato do PSC ao Governo do DF: depois da mulher-melancia e da mulher-melão, Roriz lançou a mulher-laranja. Vão eleger essa mulher e o safado volta ao Poder por tabela. Como consertar este país?

    Bjos,

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  7. Estimado Oswaldo Lavrado: no Folha.Com do UOL de hoje está a seguinte notícia: Polícia Civil de São Paulo paga obra com dinheiro de caixa dois. Ora, pois. Num país onde até a polícia tem caixa dois, o que esperar do resto?
    Abraço grande! Bom domingo a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  8. Por mais incrível que possa parecer, para a maioria das pessoas ser infeliz é a única condição de vida, e não lhes ocorrem que mudar este estado de ser é uma decisão sua. O tempo presente é a única chance que temos de realizar esta transformação. Como sempre você continua sensível à todos. Valeu amigo.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Oswaldo Lavrado!
    Grande parte do eleitorado não se lembra em quem votou na última eleição para deputado ou para senador. Para governador ou presidente da República talvez lembre. E aqui, nesta desmemoria, residem toda a nossa desgraça política e suas consequências desastradas. O eleitor, um despolitizado, vota por dever, nunca por convicção. Na hora de votar, clica em qualquer nome que lhe passam na boca da urna. Quer dizer: não sabe o mal que nos faz, assegurando o continuísmo da iniquidade social de nossa pobre democracia inoperante.

    Nosso eleitor ainda está longe de aprender: enquanto permanecer à margem do processo político, sua luta será inútil e jamais assumirá, ele mesmo, a escolha de líderes autênticos e que de fato representem seus interesses. Vamos continuar elegendo os velhos corruptos de sempre e escândalos como este último da Casa Civil vão continuar a explodir nos noticiários. Precisamos aprender a usar a nossa arma, que é o voto, e o dia se aproxima.

    Parabéns pela crônica!

    Michelle - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  10. Meu caro jornalista Oswaldo Lavrado, precisamos dar um basta nesse mar de corrupção que tomou conta do nosso imenso e mal governado Brasil. Já passou da hora de mostrar para a opinião pública que somos uma nação séria, ordeira e progressista. Chega de corrupção! Chega de Zé Dirceu, Delúbio Soares, Sarney, José Genoíno, Eduardo Azeredo, Erenice Guerra... Enfim, de todos que insistem em tirar proveito próprio sem se preocupar com o real motivo pelo qual estão lá. Já roubaram dinheiro suficiente para comprar bastante óleo de peroba

    Não devemos nos esquecer que essas pessoas são as verdadeiras responsáveis pela fome no país, pela falta de saúde, de trabalho, de empregos, de saneamento, pela miséria, por tudo de ruim que nos acontece. Pois onde falta dinheiro, é porque eles já passaram lá e roubaram tudo. Criminosos devem ir para a cadeia e roubar dinheiro do povo não é crime? O legislativo nunca foi tão desacreditado como agora. Precisamos nos tornar independentes dessa erva daninha que é a corrupção e assim decolar como nação desenvolvida, civilizada e honesta! Vamos votar com consciência no próximo domingo, escolhendo com critério nossos representantes.

    Um abraço,

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  11. Amigos do blog de ouro,bôa noite.
    No artigo de hoje o grande Oswaldo Lavrado aborda um tema que está frequentemente na midia,a corrupção.
    Desde os primórdios de nossa historia a corrupção existe, mas nunca no graú de frequencia e por todos os orgãos do govêrno como hoje em dia.
    O Brasil é conhecido no mundo como um dos mais corruptos, perdendo apenas para oito ou dez países mais atrasados.
    A corrupção em nósso país já tornou-se crônica e enquanto o PÔVO não se rebelar e tomar pé da situação,teremos ainda muitos anos sustetando a politicalha que nunca paga pelos seus desmandos. ACORDA BRASIL !! enquanto é tempo.

    Parabéns Oswaldo Lavrado pelo artigo.
    Abraços aos amigos do "nosso" blog e tenham todos uma ótima semana.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  12. Se os destemidos desbravadores desta Terra do Pau Brasil pudessem imaginar o que provocariam com a compra ou troca de favores, corrompendo nossos índios, certamente se envergonhariam. Até porque, tenho a impressão que, naqueles tempos, não tiveram a brilhante ideia de transportar nossas riquezas em cuecas. Ou ainda usavam ceroulas? Imagine você, Oswaldo Lavrado, nossos nobres deputados usando ceroulas. Como são bem maiores que as cuecas, esvaziaram os cofres públicos. E seria também um transporte mais seguro, já que as ceroulas não permitem que nada passe da canela para baixo. Pelo menos foi assim que certo dia meu avô descreveu uma para mim.

    E esse texto que você escreveu, Oswaldo Lavrado, se chegasse às mãos do presidente "cumpanhero", tenho certeza que ele iria culpar o Cabral pela corrupção do nosso país. Até porque o distinto português não pode mais ouvir, ver nem opinar. Sorte é que o nosso presidente "cumpanhero" jurou que não lê nada que se publica em blogs. Na verdade, pelos comentários, não lê nem mesmo um Pato Donald e se orgulha disso. Afinal, o "cumpanhero" costuma bater no peito e com orgulho conta para quem quer ouvir que "sua mãe nasceu analfabeta".

    Infelizmente, Oswaldo Lavrado, vivemos num país onde existem privilégios para homens que, através de leis fabricadas, ficam protegidos e colocam-se acima da própria lei, numa imunidade absurda. O que mais chama a atenção é que, embora haja apresentação de provas apresentadas pelos órgãos investigativos e Judiciário, os autores, oficialmente, não aparecem, pois, tão logo tenham seus nomes divulgados, alegam inocência e se dizem injustiçados.

    Parabéns pela crônica, ótima!

    Bjos

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  13. Será que os jornalistas deste blog poderiam me informar se é verdade as denúncias que circulam por e-mail, dando conta que a atual candidata a presidência pelo PT tinha uma amante mineira? Este e-mail, pode ser que muitos que frequentam este blog também receberam, mostra até a foto desta mulher. Consta que essa nulher (não me lembro o nome), está solicitando na Justiça uma pensão alimentícia pelo fato de ter morado muitos anos com essa candidata pelo PT a presidência.

    Obrigada...

    Rafaela M. Calleiro - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  14. Olá Oswaldo Lavrado, é impressionante o que se tem observado em termos de Brasil, no que diz respeito aos violentos índices de escândalos que eclodiram nos últimos anos, especialmente os que envolvem políticos. Normal que os apontados como corruptores, corrompidos ou envolvidos na condição de agentes de escândalos se digam inocentes, porque esse é o legítimo direito de defesa, mas, que após a apresentação de provas, mantenham a mesma "cara de pau" alegando injustiça, já é demais, até porque, quando a "coisa esquenta" e a saída se afunila, muitos são os que saltam fora da canoa para não perder o direito - com a cassação - de retornar ao ninho e passam a falar sobre trama urdida com o propósito de colocá-los em posição difícil diante do seu eleitorado. Voltam triunfantes e, geralmente, nos braços do seu povo, que esquece o passado e alimenta uma nova oportunidade aos acusados. Lamentável!

    Bjos a todos,

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  15. Oi Oswaldo Lavrado, seria bom você guardar essa crônica que hoje está publicada no blog. No próximo ano, só mudar a parte final do título, que ficaria assim: "De Cabral a Dilma". O texto, você só teria o trabalho de acrescentar outros assaltos aos cofres públicos, nada mais. Como a corrupção instalou-se neste país desde Cabral, pelo jeito, não há o que fazer.

    Gostaria de dizer para a Rafaela que eu também recebi esse e-mail sobre a existência de uma suposta amante que teria convivido com Dilma Roussef, em Minas Gerais. No entanto, nada vi publicado em jornais ou revistas.

    Bjos

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  16. Prezada Rafaela, seja bem vinda a este blog. Como responsável por este espaço, devo lhe informar que também recebi este e-mail acusando Dilma Roussef, atual candidata a presidência pelo PT, de homossexualismo. Este e-mail traz a foto de uma mulher que seria a doméstica Verônica Maldonado, autora desta denúncia. Não quero aqui entrar em mais detalhes sobre o conteúdo deste e-mail, até porque, não sou favorável a este tipo de denúncia em campanhas eleitorais, cujo jogo, no meu entender, sempre deveria ser limpo. Honestamente, não acredito na veracidade do que está sendo divulgado. Acreditaria caso tivesse essa denúncia sido publicada com a foto desta doméstica numa revista de circulação nacional ou mesmo num jornal respeitado. Não se pode, ao final de uma campanha política, dar crédito a tudo que se divulga, principalmente pela internet, embora eu não morra de amores por esta senhora nem pelo seu partido. O e-mail sobre o assunto eu deletei, sem repassá-lo. E recebi vários assim. Não posso contribuir, este blog também não, com boatos que prejudiquem esse (a) ou aquele (a) candidato.

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Oswaldo Lavrado e Edward!
    Chega de tanta corrupção, de imoralidade, de falta de respeito para com o cidadão, o povo brasileiro. Como diziam os Novos baianos, “chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor”. Precisamos dar um basta nesta farra desmesurada! Precisamos sonhar sonhos impossíveis. Enquanto o Governo Federal insiste no “Sou brasileiro e não desisto nunca”, prefiro concordar com o professor Pasquale Cipro Neto, quando diz “Sou brasileiro e não aguento mais isto. Já estou de saco cheio”! Chega de tanta corrupção, de desmandos, de impunidade...

    Enquanto discutimos sobre corrupção e ninguém faz nada, “lá vai o Brasil descendo a ladeira...”

    Edward, concordo e estou aplaudindo seu comentário acima. Não podemos acreditar em tudo que recebemos pela internet, embora eu não tenha visto esse e-mail citado pela Rafaela.

    Bjos,

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  18. Então Oswaldo Lavrado, achei oportuna e brilhante sua crônica deste fim de semana. Vivemos numa época que, escândalos sobre corrupção acontecem um atrás do outro. Antes de o desfecho de um, já aparece outro. E assim sucessivamente. O último deles dias desses na Casa Civil, sempre lá, envolvendo a titular da pasta, Erenice Guerra, seu filho e muitos outros corruptos. irrita o fato de nada acontecer com esse povo. Nem ao menos devolvem parte do que roubaram. Tudo termina em pizza e cai no esquecimento.

    Não bastassem os senadores, deputados e afins, também estão na lista os policiais, reitores e muitos que ocupam altos cargos. Que exemplo fica para o “nosso” honesto povo que paga seus impostos, cumpre com todas as suas obrigações civis e militares, trabalha oito horas por dia, às vezes por um salário de miséria? Nenhum, nenhum mesmo. Como diria Boris Casoy, “é uma vergonha!”

    Uma boa semana que chega a todos!

    Vanessa - PUC - São Paulo

    ResponderExcluir
  19. Jornalista Edward de Souza, obrigada pela resposta. Espero não ter sido indiscreta fazendo a pergunta que fiz sobre as acusações de homossexualismo contra a candidata a presidência pelo PT. Entendi sua colocação e vou acatá-la. De fato, precisamos tomar cuidado com o que se divula pela internet. Deixo também meu pedido de desculpas ao jornalismo Oswaldo Lavrado, que escreve sobre corrupção e deixei de abordar o assunto em pauta. A curiosidade falou mais alto. Meus cumprimentos pelo texto.

    Adorei este blog e prometo voltar sempre...

    Rafaela M. Calleiro - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  20. Prezado jornalista Oswaldo Lavrado, acho que nada vai mudar. A corrupção dos tempos de Cabral se tornou uma doença auto-imune, e já se alastrou, parece uma epidemia tomando conta de tudo.
    Abraços e permita-me cumprimentá-lo pela crônica. Você se supera a casa dia.

    Parabéns.

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  21. Estes políticos que aí estão, Oswaldo Lavrado, saíram do meio do povo. Os políticos refletem o que existe na sociedade brasileira, isso é uma verdade. Não estou absolvendo os políticos da corrupção que grassa nos Poderes da Republica. Estou dizendo que a nossa educação é que vai mal. O Governo gasta muito com a educação, mas o dinheiro é mal empregado, os professores não são reciclados, incentivados e nem valorizados. Temos que acabar com a prática do levar vantagem em tudo.

    O Governo necessita urgentemente de investir na cultura do povo para que seja incutido na mente de cada um que, qualquer ato desonesto praticado, está, na realidade, atingindo a sociedade como um todo. Ninguém nasce bandido. É com a prática de pequenos delitos, ao longo da vida, que se forma um grande ladrão. Necessitamos de uma mudança radical na nossa educação e na cultura do povo.

    Parabéns, Oswaldo Lavrado!

    Larissa - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  22. Meus prezados amigos jornalistas Oswaldo Lavrado e Edward de Souza. Permitam-me exibir neste espaço parte do editorial de hoje do Jornal "O Estado de São Paulo", que tem a ver com a corrupção, abordado no texto do Lavrado, como também com a situação política de nosso País. Por favor, acompanhem e se o Edward achar que não deveria ser postado, fica a seu critério deletar:

    "A acusação do presidente da República de que a Imprensa "se comporta como um partido político" é obviamente extensiva a este jornal. Lula, que tem o mau hábito de perder a compostura quando é contrariado, tem também todo o direito de não estar gostando da cobertura que o Estado, como quase todos os órgãos de imprensa, tem dado à escandalosa deterioração moral do governo que preside. E muito menos lhe serão agradáveis as opiniões sobre esse assunto diariamente manifestadas nesta página editorial. Mas ele está enganado. Há uma enorme diferença entre "se comportar como um partido político" e tomar partido numa disputa eleitoral em que estão em jogo valores essenciais ao aprimoramento se não à própria sobrevivência da democracia neste país.

    Com todo o peso da responsabilidade à qual nunca se subtraiu em 135 anos de lutas, o Estado apoia a candidatura de José Serra à Presidência da República, e não apenas pelos méritos do candidato, por seu currículo exemplar de homem público e pelo que ele pode representar para a recondução do País ao desenvolvimento econômico e social pautado por valores éticos. O apoio deve-se também à convicção de que o candidato Serra é o que tem melhor possibilidade de evitar um grande mal para o País.

    Efetivamente, não bastasse o embuste do "nunca antes", agora o dono do PT passou a investir pesado na empulhação de que a Imprensa denuncia a corrupção que degrada seu governo por motivos partidários. O presidente Lula tem, como se vê, outro mau hábito: julgar os outros por si. Quem age em função de interesse partidário é quem se transformou de presidente de todos os brasileiros em chefe de uma facção que tanto mais sectária se torna quanto mais se apaixona pelo poder. É quem é o responsável pela invenção de uma candidata para representá-lo no pleito presidencial e, se eleita, segurar o lugar do chefão e garantir o bem-estar da companheirada.

    É sobre essa perspectiva tão grave e ameaçadora que os eleitores precisam refletir. O que estará em jogo, no dia 3 de outubro, não é apenas a continuidade de um projeto de crescimento econômico com a distribuição de dividendos sociais. Isso todos os candidatos prometem e têm condições de fazer. O que o eleitor decidirá de mais importante é se deixará a máquina do Estado nas mãos de quem trata o governo e o seu partido como se fossem uma coisa só, submetendo o interesse coletivo aos interesses de sua facção"...

    Abraços

    Francisco Heitor - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, Oswaldo Lavrado, será que você ou outro jornalista deste blog podem me informar quem foi que descobriu a Somália? Se é que foi descoberta, porque pode até ter surgido do nada, não se sabe. É que, na última pesquisa entre os países mais corruptos do mundo, a Somália ficou em primeiro lugar. Teria o Cabral aportando por aquelas terras? Só pode. E o Brasil até que não está mal. É o 75º colocado no ranking, entre 180 países. Ou seja, menos corruptos que nós estão 105 países. Como o brasileiro gosta de ser sempre o primeiro colocado em tudo, vai continuar votando nos Malufs e Delfins da vida, quem sabe na próxima pesquisa já podemos brigar de frente com a Somália e tirar deles o primeiro lugar, não? Estamos no rumo certo.

    Parabéns pela crônica

    Talita - Unisantos - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  24. Para minimizar tanta corrupção, Oswaldo Lavrado, seria necessário criar um lei obrigando todo o brasileiro a ter vergonha na cara. Eu disse minimizar, acabar com a roubalheira é missão impossível. O problema é que só tem vergonha quem é decente. E só é decente quem tem caráter. A corrupção decorre da ausência de caráter. E a formação do caráter se traz de berço, de famílias estruturadas que não enxergam apenas a pecúnia como objetivo de vida. Os velhacos do serviço público, os magistrados venais, os particulares que enriquecem cometendo os mais diversos atos ilícitos em conluio com agentes públicos, enfim, todos os que usam a máscara da probidade, geralmente tiveram bons professores em casa, acredite!

    Bj

    Anna Claudia - Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  25. Minha nossa, Talita, se o Brasil, corrupto do jeito que é, nem aparece nos 10 primeiros dessa lista, imagina como a Somália deve ser... E eu aposto que tem uma Igreja do Edir Macedo na Somália, vou pesquisar pra ver. Adoram tomar dinheiro de pobres e deixá-los cada vez mais na "pitanga".

    Beijinhos,

    Martinha - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  26. Com a corrupção desenfreada no Brasil os prejuízos são em três frentes: 1- O desvio de verbas públicas restringe os fundos destinados aos programas sociais e com isso sofrem as camadas mais carentes aumentando a miséria e a exclusão social e consequentemente a criminalidade. 2 - Como a totalidade desses crimes não é punida, passa-se a ideia para a população de que o crime compensa, pois se um deputado pode roubar impunemente, um traficante, por exemplo, entende que pode vender sua droga livremente. 3 - A reputação no exterior fica prejudicada, e assim, investimentos estrangeiros que poderiam vir com mais fluência gerar empregos, são inibidos prejudicando o nosso desenvolvimento. Por essa razão o povo deve pensar duas vezes ao votar em corrupto, pois no mínimo, não esolhendo bem o seu representante, estará condenando o seu futuro e o de sua família.

    Gostei da crônica, Oswaldo Lavrado!

    Júlia G. Salles – Unicamp - Campinas

    ResponderExcluir
  27. Meu Deus, então foi um português que inventou a corrupção??? Agora entendo tudo!!! Como ela evoluiu, hein? Cabralzinho se soubesse como o negócio dava...não ficaria apenas num "agradozinho".
    Beijo
    Graça (Portugal)

    ResponderExcluir
  28. - Senhora, diz o obstetra, ainda tem dois meses para dar a luz e já sabe o nome que dará ao nenê?
    - Não doutor, até que não passem as eleições não posso dar o nome a minha filha.
    - Mas, porque?
    - Doutor, vai depender muito do partido que ganhe, ai sim saberemos qual o nome que daremos ao nenê.
    - Mas como a sua filha vai se chamar? Partido dos Trabalhadores (PT), Partido social Democrata do Brasil (PSDB), PSOL, Partido verde (PV)?

    - Não, não, veja:

    - se ganha o PSOL o nome será Consuelo.

    - Se ganha PSDB a chamaremos Vitoria.

    - Se ganha o PV a chamaremos Esperança.

    - Se ganha o PT a chamaremos de Socooooorro!!!

    Luiz Victorelli

    ResponderExcluir
  29. Oiê, amigos (as)...
    obrigado perlos comentários, a favor ou contra.
    Prezada patrícia Graça Pereira (meus familiares são de Trás-os-Montes), de fato a corrupção já existia no mundo antes de Cabral. Ele, com seu séquito, apenas utilizou os meios que possuia à época, para agradar os índios e ficar no Brasil. Depois os tempos se encarregaram de aperfeiçoar a esperteza. Obrigado por ter participado e volte sempre.

    Francano Francisco Heitor: Valeu.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  30. Bertolt Brecht escreveu: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. "

    Bom dia!

    Miriam - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir