sábado, 31 de julho de 2010

MAIS UMA DA SÉRIE ACREDITE SE QUISER

O encarregado de uma grande indústria de calçados, cujo nome, por motivos óbvios, vamos manter em sigilo, enviou ao blog as recomendações do Departamento de Recursos Humanos, aos empregados da firma, afixadas no mural da fábrica, que publicamos a seguir:

DA DIRETORIA AOS FUNCIONÁRIOS

INDUMENTÁRIA:
Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com o seu salário.
- Se o percebermos calçando um tênis Nike de R$ 350,00 e carregando uma bolsa Gucci de R$ 600,00, presumiremos que vai bem de finanças e, portanto, não precisa de aumento.
- Se ele se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro, para que possa comprar roupas melhores e, portanto, não precisa de aumento.
- Se ele se vestir no meio termo, estará perfeito e, portanto, não precisa de aumento.

AUSÊNCIA DEVIDO À ENFERMIDADE:
Não vamos mais aceitar atestado médico como prova de enfermidade. Se o funcionário tem condições de ir até o consultório médico, pode vir trabalhar.

CIRURGIA:
As cirurgias são proibidas. Enquanto o funcionário trabalhar nesta empresa, precisará de todos os seus órgãos, portanto, não deve pensar em remover nada. Nós o contratamos inteiro. Remover algo constitui quebra de contrato.

AUSÊNCIAS DEVIDO A MOTIVOS PESSOAIS:
Cada funcionário receberá 104 dias para assuntos pessoais a cada ano. Chamam-se sábado e domingo.

FÉRIAS:
Todos os funcionários deverão entrar em férias nos mesmos dias de cada ano. Os dias de férias são: 01 de janeiro, 07 de setembro e 25 de dezembro.

AUSÊNCIA DEVIDO AO FALECIMENTO DE ENTE QUERIDO:
Esta não é uma justificativa para perder um dia de trabalho. Não há nada que se possa fazer pelos amigos, parentes ou colegas de trabalho falecidos. Todo esforço deverá ser empenhado para que não funcionários cuidem dos detalhes. Nos casos raros, onde o envolvimento do funcionário é necessário, o enterro deverá ser marcado para o final da tarde. Teremos prazer em permitir que o funcionário trabalhe durante o horário do almoço e, daí, sair uma hora mais cedo, desde que o seu trabalho esteja em dia.

AUSÊNCIA DEVIDO À SUA PRÓPRIA MORTE:
Isto será aceito como desculpa. Entretanto, exigimos pelo menos 15 dias de aviso prévio, visto que cabe ao funcionário treinar o seu substituto.

O USO DO WC:
Os funcionários estão passando tempo demais no toalete. No futuro, seguiremos o sistema de ordem alfabética. Por exemplo, todos os funcionários cujos nomes começam com a letra "A" irão entre 8h00 e 8h20, aqueles com a letra "B" entre 8h20 e 8h40, etc. Se não puder ir na hora designada, será preciso esperar a sua vez, no dia seguinte. Em caso de emergência, os funcionários poderão trocar o seu horário com um colega. Os supervisores dos funcionários deverão aprovar essa troca, por escrito, mas há um limite estritamente máximo de 3 minutos no vaso. Acabando esses 3 minutos, um alarme irá tocar, o rolo de papel higiênico será recolhido, a porta do box abrirá e uma foto será tirada. Se for repetente, a foto será fixada no quadro de avisos da empresa sob o título “Infrator Crônico”.

A HORA DO ALMOÇO:
Os magros têm 30 minutos para o almoço, porque precisam comer mais para parecerem saudáveis. As pessoas de tamanho normal têm 15 minutos para comer uma refeição balanceada que sustente o seu corpo mediano. Os gordos têm 5 minutos, porque é tudo que precisam para tomar um “Slim Fast” e um remédio de regime. Muito obrigado pela sua fidelidade à nossa empresa. Portanto, toda dúvida, comentário, preocupação, reclamação, frustração, irritação, agravo, insinuação, alegação, acusação, observação, consternação e “input” deverá ser dirigida para o RH com a carteira de trabalho em mãos.
.
Atenciosamente
Diretoria de Recursos Humanos
___________________________________________

36 comentários:

  1. Essa empresa me faz lembrar do finado "Pacto Social", imaginado durante a ditadura para controlar a inflação: o empregado não pede aumento, e o patrão também não dá.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  2. Fábrica de calçados... Em Franca tem muitas, será uma das que quebraram na cidade, Edward? Com um regine comunista destes, coitado dos empregados. Se é que os empregados param numa fábrica assim. Um dos ítens que mais chamou a minha atenção foi o que rege a ausência devido à sua própria morte. Essa é terrivel!

    ET: Saudações, caro Professor João Paulo. Eu estava para perguntar onde anda o amigo quando vi seu comentário. Melhorou dos problemas lombares?

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP

    ResponderExcluir
  3. Edward e Nivia, ainda bem que o título diz: "acredite se quiser" (rsrsrsrsrsrsrs). Bem divertido!

    Bjos

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  4. Birola, não seja maldoso, em Franca nenhuma fábrica age assim com seus funcionários. Trata bem seu empregados e exporta sapatos para o mundo todo. Por isso a cidade é conhecida como a "Capital do Calçado". Essa fábrica citada no texto deve ter existido na Alemanha ou Polônia, na época do Hitler (rssssssss).

    Bom fim de semana!

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  5. A gente faz piada, mas, tirando os exageros, claro, convém lembrar que o regime de trabalho no Japão (capitalista, viu amigo Birola)não está muito longe disso. Já conversei muito com amigos que trabalharam em fábricas lá, por mais de um ano, e juraram nunca mais voltar. Por exemplo: numa jornada puxada de muitas horas eles ganham cinco minutos para um café. E o tempo de permanência no banheiro é controlado. Se tiver com muita dor de barriga, azar do coitado.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  6. Maria Pistoleirasábado, 31 julho, 2010

    Fui contratada pela Ordem das Filhas de Maria Desemparadas para calar a boca do ranzinza do José Salamargo , que além do só lavar o pé morre de inveja das minhas xarás. Também fui contratada para dar um susto na proprietária desta empresa mostrando a pesquisa do SBOIS, que coloca o candidato dos moradores das regiões sudeste e sul com 52% das intenções de voto e esta megera indomada com 9%.

    ResponderExcluir
  7. Credo!! E ainda dizem que eu que sou maluca!!!
    Recusos Humanos uma óva!!Isso é Departamento de Recursos Desumanos!! Só mesmo chamando o Sindicato dos Empregados Desvalidos e Explorados.
    Se forem procurar bem por aí, é capaz de acharem empresas que adotam esse regime. Pior que tem gente que ainda se sujeita a isso, por necessidade, ou é enganada, por muitas empresas fantasmas que existem por aí, que seguram os empregados a pão e água. Qualquer semelhança não é mera coincidência. É Loucura Total!!!
    Ainda bem que agora apareceu uma Maria justiceira por aqui para por ordem nessa bagunça.
    Seja bem vinda Maria Pistoleira e manda bala nos ranzinzas e tiranos!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde amigos(as).

    Esse regulamento é mesmo tirano e escravocrata e seria cômico se não fosse trágico.. Ainda bem que esse tempo de autoritarismo já vai longe e tomara nao volte mais, apesar das ameaças. Mas temos que ficar atentos e informados sobre nossos direitos, sempre que qualquer situação de ameaça a eles se apresente.
    Falando na "bruxa má do oeste, professor JP, ela "chamou os paulistas de bestas..
    Comprove :http://www.youtube.com/watch?v=ifEOgcRVXQ8 .
    abços e bom final de semana

    ResponderExcluir
  9. Fátima Meirellessábado, 31 julho, 2010

    Gostei do tema que o jornalista Edward de Souza colocou no blog hoje. Apesar do tom engraçado, o artigo também dá margem a outras interpretações.
    Também estou muito preocupada com a possibilidade do PT manter-se no poder central. Aqui na minha cidade causou grandes estragos.
    Será que algum dia saberemos quem realmente foram os mandantes dos crimes dos prefeitos petistas de Santo André e Campinas?

    Bom fim de semana

    Fátima Meirelles - Ribeirão Pires

    ResponderExcluir
  10. Tem outras coisas que o Edward esqueceu de postar, por exemplo:
    Quando for ao banheiro favor guardar o papel higiênico para usar o outro lado na próxima vez.
    A descarga só será liberada no final da tarde.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  11. Olá Amigos
    Boa tarde
    Peço perdão aos meus amigos pela ausência.
    Como disse ao Lavrado, estou fazendo um “cruzeiro” pelo Sul de Minas Gerais.
    Neste momento estou em Varginha-MG, terra do ET. Acho até que ele se parece com o bebê diabo criado pelo Edward.
    Quando voltar terei coisas maravilhosas para contar sobre o povo, as paisagens, costumes...
    Um pouco atrasado, quero desejar ao meu amigo Saldanha felicidades e energia para dançar por muitos e muitos anos o tango. Parabéns “milongueiro”. Não é todos os dias que se faz 28 anos (hihihihihi).
    Estou me divertindo muito com a leitura da matéria de hoje no blog.
    Só hoje ontem e hoje consegui acessar a internet.
    Detesto usar esta maquininha portátil. O teclado é um problema.
    Como comentou o Milton, o trabalho no Japão é de lascar.
    Milton conta como são os apartamentos-cápsulas lá em Tóquio.
    Edward, onde você está?
    Um abraço a todos
    Paz. Muita Paz.
    J. Morgado

    ResponderExcluir
  12. Olá pessoal, não sei se isso de fato aconteceu, ou acontece numa fábrica de calçados, mas, apesar de todos estes absurdos, existem firmas que tratam seus funcionários como escravos e os pobres coitados, que precisam do emprego, se submetem a essa tirania. O Milton Saldanha citou o Japão. Conheci uma descendente de japoneses que resolveu tentar a vida naquele país. Arrependeu-se amargamente. O único emprego que encontrou foi como confeiteira. Era obrigada a trabalhar 14 horas por dia e para não perder o emprego, ficava quieta, sempre sofrendo humilhações no emprego. Impressiona o que os homens fazem contra seus semelhantes.

    Bjos

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  13. Muito bem pessoal, certas medidas adotadas por essa fábrica citada pelo Edward são realmente absurdas e impraticáveis. Mas, algumas eu sou obrigada a aplaudir. Uma delas é a que diz que os funcionários receberão 104 dias para descansar ou tratar de assuntos pessoais, no caso os sábados e domingos. E não está bom? Em 365 dias de trabalho, 104 de descanso, pra que mais? Outra medida que acho certa e consertaria nosso país de feriados excessivos. No quesito "Férias", diz que todos os funcionários deverão aproveitá-las nos mesmos dias de cada ano. 1 de janeiro, 7 de setembro e 25 de dezembro. Hoje, no Brasil, paramos até para homenagear os negros. Feriado em quase todas as cidades do Brasil, o tal "Dia da Consciência Negra". Logo vamos ter dos peles vermelhas, amarelos e brancos. Está na hora de parar com isso. Aplausos para estes ítens e repudio os demais.

    Beijinhos

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  14. Andressa, você até tem razão, são muitos os feriados no Brasil, mas essa conversa que nosso país é recordista neste quesito é balela. Pode fazer uma pesquisa. O país que tem mais feriados é exatamente o Japão, onde o trabalho é mesmo brutal. A Tatiana disse que conheceu uma descendente de japonês que trabalhou naquele país como confeiteira e tinha uma carga horária de cerca de 14 horas por dia e isso procede. Não brincam em serviço, tanto que depois de toda a destruição provocada pela guerra, em pouco tempo reergueram o país e hoje, com muito esforço e trabalho, estão bem situados no campo financeiro. Apesar de sempre a serviço dos Estados Unidos, possuem uma das melhores tecnologias do mundo, isso é indiscutível. Quanto as regras desta fábrica de calçados, como a pergunta é acredite se quiser, eu não creio que isso esteja acontecendo, Edward. Com tantos sindicatos pentelhando em cima dos empresários, teriam sido denunciados e severamente punidos.

    Bjos e um bom final de semana!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  15. Que maravilha de homenagem você acaba de fazer ao cenógrafo Cyro Del Nero! Digna de ser enviada à familia dele.
    Parabens professor, você é um arauto real!!
    Chegou antes do Jornal Nacional.
    abçs

    ResponderExcluir
  16. Esqueci de dizer q finalmente entendi o que sãos os sais centuplicados, que vc sempre pede ao Max. Eu pensava quue eram sais de banho. Melhor assim..rss

    ResponderExcluir
  17. Caro professor eu só saber onde se consegue esse sais, pq tb quero desligar minhas conecções..
    inté..

    ResponderExcluir
  18. Muito criativo, ainda que improvável.
    Parabéns ao autor do texto!
    Silvana

    ResponderExcluir
  19. Caro professor João Paulo: tive o prazer e privilégio de conhecer e conversar muito com Cyro Del Nero neste verão, durante o nosso cruzeiro "Anos Dourados", no navio Grande Celebration. Ele foi o coordenador artístico do cruzeiro, cuja proposta, como diz o nome, foi reviver a vida cultura brasileira dos últimos 50 anos. Foi muito interessante. Era o Cyro e seus amigos, uma turma da pesada, no melhor sentido da palavra, gente que fez a implantação da TV no Brasil, e também que atuou intensamente no showbizz, rádio, teatro, etc. O Cyro era um figuraço, mandão, exigente, detalhista, e ao mesmo tempo doce, de uma cultura extraordinária, com uma história de vida impressionante. Foi um expoente da vida cultural e artística do nosso país. Ainda estava na USP e também aposentado, como toda a sua turma brilhante. No navio ele já estava com a saúde debilitada, sequer subia escadas, caminhava pouco. Mas tinha uma vitalidade impressionante, como criador e cenógrafo, e foi vital no sucesso do cruzeiro. Este, na verdade, foi seu último trabalho, e ele curtiu muito, feliz. Lamentei sua morte, embora só tivesse conhecido ele nestes 12 dias da viagem, para Buenos Aires. O Brasil perdeu um grande valor humano. A Grécia também. Ele sabia tudo sobre a Grécia e sua História. Foi lá cerca de 40 vezes e deixou um livro belíssimo sobre a Grécia.
    Abraço grande, professor João Paulo, e parabéns por suas observações de homem bem informado.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  20. Caro J.Morgado: obrigado por sua mensagem simpática. Grande e fraterno abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  21. Nessa fábrica coitado de quem for gordo. Emagrece em pouco tempo. 5 minutos para o almoço e para tomar um remédio de regime. Que maldade, gente, discriminar assim os gordinhos. Essa postagem valeu o final de semana, muito engraçada, só não creio que essa "lei de Hitler" tenha sido colocada em prática.

    Bom domingo,

    Priscila - SBC

    ResponderExcluir
  22. Miguel Falamansadomingo, 01 agosto, 2010

    Uma coisa não se pode negar. O texto deste fim de semana é de uma criatividade enorme, coisa de brasileiro. Dei boas risadas e vou imprimir para dar a um amigo que tem fábrica, que não é de calçados, mas de tecidos, em Americana. Como é um tremendo brincalhão, não tenham dúvidas que vai colocar esse "aviso" no quadro dos funcionários para ver a reação deles. Essa do banheiro é demais. 3 minutinhos, se passar a porta abre e o coitado é fotografado na humilhante posição, sentado no trono, e ainda sai no quadro de avisos da empresa. Valeu, Edward e Nivia!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  23. Depois dizem que nós, portugueses, somos ranzinzas e sem inteligência. Aqui na Santa Terrinha sabemos distinguir um assunto de outro, o que, pelo jeito, não anda acontecendo na nossa querida Terrinha do Pau Brasil. Acabei de acompanhar um texto engraçado sobre um regulamento tirano imposto por uma fábrica a seus comandados e estou lendo comentários sobre o falecido Cyro del Nero. Seria ele parente do Presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero? Não seria melhor escreverem um artigo póstumo em homenagem ao Sr. Cyro para que pudessem debater sua morte nos comentários? E porque tanta comoção e surpresa? Queriam que o Sr. Cyro vivesse por toda uma eternidade? Morreu aos 78 anos e muitos dos que aqui lamentam sua morte não vão nem chegar perto disso. Viveu bem a vida e morreu. Qual a razão deste espanto todo? Que Deus tenha o Sr. Cyro num bom lugar. E mande aos quintos dos infernos esses arbitrários donos desta fábrica, que é o assunto tratado neste blog.

    Saudações lusitanas!

    José Salamargo - Cascais - Santa Terrinha

    ResponderExcluir
  24. Maria do Perpétuo Socorrodomingo, 01 agosto, 2010

    Miltinho chuchuzinho do meu coraçãozinho. Que onda de calor só de falar no seu nome ai ai ui ui
    Vou saber qual será o próximo cruzeiro que meu fofinho estará.
    Também estou ficando com ondas de calor quando leio o que o professor João Paulo escreve. Não acredito que ele seja professor primário. Acho que vou tirar linha com vocês dois. Meu fofinho com você eu fico às segundas, quartas, sextas e domingos. Com o meu tomatinho Paulinho fico às terças, quintas e sábados. Também existem outras possibilidades ai ai ui ui
    Da sua sempre tua Socorrinho

    ResponderExcluir
  25. Maria do Perpétuo Socorrodomingo, 01 agosto, 2010

    Ai ai ui ui
    Faltam 124 horas para o grande dia do baile no Clube Homs. Será que meu tomatinho o Paulinho também vai? Preciso tirar este vestido porque as ondas de calor estão me deixando sem ar.

    ResponderExcluir
  26. Não estou a dizer que faltam miolos a alguns frequentadores deste blog? Leiam o que fala essa rapariga da Maria do Socorro. Pero Vaz de Caminha a contrataria para escrever suas cartas ao Rei de Portugal, só ele admirava baboseiras deste nível.

    José Salamargo - Cascais - Santa Terrinha

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia.
    Vejo que o assunto continua rendendo. O Sr. Salamargo acordou bem azedo hoje. Ó Sr. Salamargo, deixe de reclamar, porque vai lhe fazer mal à saúde. O Sr. entrou também não disse nada sobre esse regimento de trabalho. Será que aí em Portugal há empresas assim?
    Tome os sais centuplicados do professor JP e deixe as raparigas em paz. Elas alegram o ambiente.
    A Socorrinho não pode ser contratada para escrever cartas, porque as delas são proibidas para maiores. E como o Sr. ousa denegrir a imagem do vosso rei D. Manuel, o Venturoso? Graças a ele nosso país foi descoberto e deu no que deu!!
    Sorria, a vida é bela!!

    ResponderExcluir
  29. Olá Pessoal.
    Achei o acredite se quiser muito hilário,será que já ocorreu esse tipo de absurdo?Olha pessoal tem uma empresa aqui em Franca,que não chega a tanto,mas tratam os funcionários como se fossem escravos,não gostam de pagar hora extra,preferem banco de horas,um absurdo,pois quando o coitado do funcionário quer sair,é uma ladainha,reclamam e até ameaçam mandar o coitado embora,revistam todos os funcionários na entrada e na saída,e me disseram que o patrão que se acha o tal,humilha o funcionário na frente de qualquer pessoa,ética não existe nessa empresa, fazem de tudo para pousarem de bonzinhos,mas são uns carrascos.
    Beijosssssssss.

    ResponderExcluir