domingo, 9 de maio de 2010

MÃE – TERNURA, GRAÇA E LUZ INTERIOR

Mãe é palavra mágica. Significa ternura, amor, bondade. Na criação do universo coube à mãe a tarefa maior de preservar e dar continuidade à vida. A terra, a grande deusa e a mulher são mães.Vamos, no Dia das Mães, abrir os braços e abraçar as mulheres que tem um olhar diferente da vida, com muito mais amor. Juntos, irmanados, mãos dadas, vamos festejar esta data importante do calendário do coração e viver um grande fim de semana.
Escrevia um conto no começo desta madrugada para ser postado neste domingo, Dia das Mães, quando recebi um e-mail do amigo Walter Peres Chimello, consagrado poeta francano. Assim que terminei de ler, deletei meu conto. Nestas poucas linhas escritas pelo amigo poeta, autor de vários livros, membro da Academia Francana de Letras, está contida uma linda homenagem para todas as mamães do mundo. No encerramento desta semana dedicada às mães as homenagens deste blog a grande deusa de nossa existência. A ela a nossa reverência e o preito de gratidão pelo que nos ensina e incentiva, e as palmas mais vibrantes.
Leiam esse lindo poema de Walter Chimello, comentem e deixem sua mensagem à mamãe querida.

Edward de Souza
.
MÃES EMBELEZAM A TERRA

Mãe/ Bonita, rica/ Sofrida, apressada/ Mãe nova/ Ainda sem jeito/ Mãe
trabalhadora/ Sem tempo.
De mãos calejadas/ Mãe presidiária/ Mãe prostituta/ Talvez alugando o corpo/ para
sustentar o filho/Mãe analfabeta/ Mãe culta, educada/ Mãe sem filho/ Que traz no
peito o sonho/ Materno/ Mãe Idosa, Doente/ Mãe descrente/ Mãe religiosa/ Que no
colo/ Ensina o filho rezar/ Todas no intimo, iguais!/ Cheias de afeto e ternura/ Que
algumas/ Só entendem no coração/ Não importa:/ Elas trazem no ventre/ O fruto de
um amor/ E carregam no peito/ A divina graça/ De embelezar a terra/ De renovar a
vida!!!
_________________________________
______________________

AUTOR: WALTER CHIMELLO...

Advogado - escritor e membro da Academia Francana de Letras.

26 comentários:

  1. Bom dia amigos (as) deste blog...

    Que Deus derrame sobre a mãe de cada um de vocês as divinas bençãos, não apenas neste dia, mas em todo o momento de sua existência.

    Feliz Dia das Mães!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Oi Edward, meus cumprimentos a vc e a todos os articulistas deste blog pelas maravilhosas homenagens prestadas às mães durante essa semana toda. Neste domingo, fiquei sensiblizada com a beleza dos versos escritos pelo escritor Walter Chimello. Simplesmente maravilhoso esse texto!

    Um Feliz Dia das Mães para todos que podem tê-la ao seu lado e nossas preces às mamães, como a minha, que não estão mais entre nós.

    Carol - São Bernardo do Campo - SP.

    ResponderExcluir
  3. Walter Chimello

    Bom dia

    “Mãe/ Bonita, rica/ Sofrida, apressada/ Mãe nova/ Ainda sem jeito/ Mãe...”

    Mães que são lembradas com mais intensidade neste dia dedicado a elas. Quantos sofrimentos poderiam ser evitados se os filhos delas se lembrassem todos os dias. Um refrigério para almas sofridas. Um bálsamo para feridas não cicatrizadas.
    Lindo caro poeta.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  4. Que lindo esse poema de Walter Chimello, Edward! É a primeira vez que eu leio um texto desse escritor. Se é seu amigo, você o escondeu por muito tempo. Mas valeu a espera para ler esse poema lindo.

    Beijos para todas as mamães do mundo!

    Liliana - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Liliana, obrigado pela presença neste blog e envio já meu abraço afetuoso a D. Katia, sua mamãe querida, pelo Dia das Mães. Olha, Walter Peres Chimello é meu amigo de tantos e tantos anos que estudamos juntos ainda no ginasial, acredita? Tenho vários livros dele, entregues pessoalmente a mim, devidamente autografados. E mais um poema lindo, além desse postado hoje, que fala sobre o Dia das Mães, que publico aqui:

    CONSELHO DE MÃE
    (Walter Chimello)

    Ainda me lembro,
    com doce saudade,
    Do que minha mãe,
    na sua simplicidade,
    Para mim falava:
    Meu filho,
    Ande direito
    E trate o outro
    Com carinho e respeito.
    Enfrente a vida
    Com coragem
    Confiança e bondade.
    E entenda as pessoas
    Como elas são.
    E na sua sabedoria
    Ensinava
    Que para ser feliz,
    Pouco precisava.
    Assim a prendi a ser livre
    Como os pássaros
    Voando no espaço
    Mas que não se esquecem
    Do seu limite.
    E agora,
    Com saudade,
    Uma coisa me lembro,
    E do pensamento não sai:
    Minha mãe
    Não me ensinou
    Como dela esquecer
    E também de meu pai.

    Carol, nossas preces às nossas mamães que não estão neste mundo, obrigado também a você pela presença e aos demais amigos e amigas que dão apoio constante a esse blog.

    Um bom domingo a todos!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Não me esqueci, de forma alguma, de uma mamãe especial que temos aqui no blog e que adoramos de coração. Cristina Fonseca, sempre pronta a nos ajudar com suas lindas ilustrações que embelezam cada vez mais o blog e reforçam todos os textos aqui postados. Cris, assim carinhosamente a chamamos, Feliz Dia das Mães e que hoje você receba um carinho muito especial de seus filhos. Obrigado pela força de sempre.
    Agradecimentos também à nossa querida Nivia Andres e os cumprimentos pelo Dia das Mães. Se não tiver filhos, Nivia, com certeza você é a mamãe para muitos de nós, que sempre choramos nossas mágoas em seus ombros amigo.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  9. Edward, linda essa postagem de hoje. Adorei o poema de Walter Chimello. Espero que ele volte mais vezes ao blog. Olha, neste dia especial, eu gostaria de deixar aqui minha mensagem à Regina, minha mãezinha querida e à todas as mamães deste Planeta, com esse texto, cuja autoria desconheço, mas acho lindo:

    "Mãe, hoje quero dizer-lhe um segredo muito especial: eu a adoro! Eu sei também que, de seu coração, brota sempre um gesto novo de amor e carinho! Você é capaz de esquecer o sofrimento e a dor para me ver feliz! Hoje, quero fazer por você uma prece muito bonita e sincera: Meu Deus, abençoa esta criatura tão encantadora que me deu a vida. Abençoa esta mulher, amiga, minha mãe, hoje e sempre!

    Você me faz crer, minha mãe, que esta vida vale a pena ser vivida, quando entregue por amor! Às vezes, quando a vida começa a ficar mais difícil, pensando em você, mãe, surge uma nova esperança e meu olhar começa a brilhar. Você sempre espera de braços abertos o filho e a filha que precisam mais uma vez do seu aconchego, de sua compreensão e carinho, como se fosse a primeira vez.

    Mãe! Presente de Deus para minha vida! Mãe, recebe hoje meu abraço e todo o meu carinho! E, agora, gostaria que o meu agradecimento soasse mais forte do que todos os dias, porque hoje, mãe, é o seu dia!"

    Tatiana - São Bernardo do Campo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Edward, o blog está maravilhoso neste dia especial dedicado às mães. Tanto o poema divino de Walter Chimello, como seu texto e a participação de todos os leitores do blog, que são muitos. Tatiana, adorei sua postagem, muito bonito o texto. Deixo aqui meu abraço afetuoso para todas as mamães. Que possam ser lembradas pelos seus filhos todos os dias!

    Beijos a todos!

    Andressa - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  11. Para você que é mãe e, nas horas vagas também é pai, minha homenagem neste dia tão especial! Mãe, que Deu a abençoe e proteja! Parabéns pelas lindas homenagens às mães durante toda essa semana neste blog que aprendi a gostar e venho todos os dias. Walter Chimello, você teve a mão abençoada por Deus ao escrever esse poema tão lindo, obrigada!

    Feliz Dia das Mães!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  12. Edward, primeira coisa que fiz pela manhã foi abraçar e beijar minha mãe querida. Mas, faço isso todos os dias, sabia? Hoje foi um abraço mais prolongado e, ao invés de um beijo, muitos e muitos. Que bom ter a mamãe ao nosso lado. Gostei do nosso novo poeta, o Walter Chimello. O homem é bom é não é pouca coisa. Da Academia de Letras, Uauuuuuuu...

    Beijos para todas as mamães do mundo..............

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  13. Inspiradíssimo o poeta Walter Chimello. Que bela mensagem você transmitiu hoje para todas as mamães, Walter, meus parabéns. A minha mamãe ficou ao meu lado lendo seu poema e o texto do Edward. Depois lemos todos os outros, belíssimos.
    Meus parabéns para a Cristina Fonseca e para a Nivia Andres pelo Dia das Mães e também a todas as mamães dos amiguigos deste blog e do mundo. Adorei o título que o Edward postou e repito aqui: "MÃE –TERNURA, GRAÇA E LUZ INTERIOR".

    Bjos a todos!

    Gabriela - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  14. Milton Saldanhadomingo, 09 maio, 2010

    Parabéns a todas as mães leitoras, à nossa querida Cris, ao Walter Chimello. Hoje tá um friozinho gostoso em SP, que convida ao recolhimento e à leitura. Aproveitem!
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  15. Olá, meus queridos amigos e amigas!

    Aceito, muito sensibilizada, os cumprimentos pelo Dia das Mães porque, apesar de não ser mãe, sou tia, e daquelas que se sentem mães. Tenho nove sobrinhos e seis deles, que moram perto, ajudei a criar, mesmo. Tanto que recebo cumprimentos e presentes deles pelo Dia das Mães, como hoje aconteceu...Acho que tenho jeito de mãe, sempre disposta a prestar um socorrinho...

    Quero abraçar todas as mães em nome da querida amiga Cristina Fonseca, que é a nossa mãe do blog, sempre disposta a nos socorrer quando lhe pedimos ajuda, seja em que hora for. Amável, gentil, solícita, doce, amigona, mesmo! Uma flor amorosa que Deus colocou na nossa vida!

    Lindíssimo o poema do Walter Chimello que o Edward postou hoje, coroando a nossa Semana de Homenagem às Mães.

    Meu abraço a todos os amigos que estão no colo de sua mãezinha hoje, como eu estou! E minha solidariedade e carinho àqueles que a tem só na lembrança. Por certo, são permanentemente abençoados!

    Um grande abraço e aproveitem o Dia!

    ResponderExcluir
  16. I INVITE YOU TO VISIT A BLOG FROM A FRIEND TO ME, WITH SPECIAL CHRONICLES INTERESTING ABOUT MODERN LIFE, AND LOVE. IT CONTAINS CHAMBER MUSIC AND YOU HAVE POSSIBILITY TO TRANSLATE INTO ANY LANGUAGE, BY A CLICK WHERE THERE IS AN INDICATION TO TRANSLATE (IN THE RIGHT COLUMM).
    I DID LIKE YOUR BLOG VERY MUCH. IT IS VERY CREATIVE AND WITH VERY GOOD TASTE. THANK YOU TO SHARE SO AMAZING OFFERS TO YOUR VISITORS.
    RODRIGO DA SILVA (THE APE) ---»»: http://cronicas-de-rodrigo-da-silva.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  17. Nunca é tarde para deixar um abraço a todas as mamães do mundo. Aliás, seria até bom que esse abraço fosse dado à elas todos os dias.
    Walter Chimello, com um poema muito bonito, prestou uma linda homenagem às mamães. Fiquei sua fã, Walter, escreva sempre um poema, tenho certeza que o Edward e a Nivia vão publicar.

    Um beijo pra todas as mamães!

    Priscila - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  18. Passei o domingo grudada na saia de minha mãe, e foi um dia muito feliz. Só agora sobrou um tempinho para vir ao blog. Nessa postagem de hoje, o Edward mostrou que seria um dos melhores apresentadores de "Oscars" do mundo. Começou a escrever como quem não quer nada até me emocionar com a abertura em que anuncia o poeta Walter Chimello, autor deste poema maravilhoso no Dia das Mães. Muito linda essa semana dedicada às mães.

    Bj

    Anna Claudia - Uberaba - MG.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelas belas palavras, Walter. Como mãe me sinto homenageada!Muito verdadeiro o que escreveu e só a sensibilidade à flor da pele nos permite montar o labirinto de palavras que definem o que é ser mãe.
    Obrigada, Silvana.

    ResponderExcluir
  20. Desculpem-me por não ter participado das discussões de ontem. É que passei o dia todo e um pedaço da noite com minha velhinha. Fiz o almoço e dois bolos para ela e meus irmãos. Ela andava meio deprimida e doente mas parece que ontem remoçou-se, vestiu o seu melhor vestido, cortou e arrumou os cabelos, adornou-se com suas jóias e esteve maravilhosa ao nosso lado.
    Muito bom termos mais um poeta em nosso Blog e com uma escrita repleta de sensibilidade.
    Abraços a todos
    João B Gregório

    ResponderExcluir
  21. Por trás da doçura de uma mãe, está uma criatura em prova e expiação resgatando um passado delinqüente de angustia e de dor.
    Só o amor manifestado na figura de mãe é que pode suportar todos os percalços dessa dolorosa vida física.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  22. Olá amigos.
    Estive fora do ár, no entanto, nunca é tarde para revelar a alegria sentida nas comemorações do blog do muito significativo Dias das Mães.Foi uma semana de culto a sua figura. Cada reflexão dos comentários enriqueceu o propósito do Edward, Nivia e a Mamãe Cris que saúdo com um abraço.
    Foi bastante feliz a lembrança do Edwar trazendo uma obra do Chimelo
    para culminar o sucesso de nosso tributo as Mães.
    Um abraço a todos. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  23. Blog rico de ideias!
    Adorei!

    Abraços carinhosos =)

    ResponderExcluir
  24. Mesmo passado o Dia das Mães, na verdade a data em que se comemora, porque para mim todos os dias é dia da mamãe, vim deixar meus cumprimentos a esse conterrâneo que eu ainda não conhecia e que escreve maravilhosamente bem. Seu poema é divino, Walter Chimello, adorei!

    Bjos a todos,

    Obrigada,

    Ana Cláudia - Unifran - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  25. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 10 maio, 2010

    BOA NOITE A TODOS.
    LINDO ESSE POEMA DE WALTER CHIMELLO, E TRAZ EM SUA ESSÊNCIA, A DOCILIDADE E O AMOR INCONDICIONAL QUE SÓ MÃE POSSUI.
    BEIJOS E PARABÉNS A TODOS POR ESSA SEMANA MAGNÍFICA EM HOMENAGEM ÁS MÃES.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir