sábado, 15 de maio de 2010



ENTENDENDO AS RAZÕES DE DUNGA



Caros e caras, queridos e queridas, voltei! Acontece que nesta semana ocorreu um fato relevante, que requer minha intervenção. O senhor Carlos Caetano Bledom Verri, popularmente conhecido pelo codinome Dunga, convocou os 23 jogadores que irão defender a Seleção Brasileira, na Copa do Mundo da África do Sul.

A lista de convocados deixou a pátria de chuteiras atônita. Não deveria. Eu, pelo menos, não fiquei. E lhes digo porquê. Vou lhes contar uma pequena história, para que vocês entendam minha posição. Sabem que tenho ligações profundas com o mundo transcendente e, por isso, fui ter com Branca de Neve, no mundo encantado onde ela ainda reside, avec seu príncipe e os seis anões restantes.

Esclareço que não viajei para a terra da fantasia porque, na contemporaneidade, há meios eletrônicos sensacionais, que permitem uma interlocução competente, em tempo real e sem ruídos. Acontece que tenho o MSN da White Snow e dele me socorri para investigar os motivos que levaram o Dunga a fazer suas escolhas.

A gentil princesa atendeu-me prontamente e também demonstrou seu desapontamento com o menorzinho do clã. Para que eu entendesse melhor, contou-me como Dunga veio parar no Brasil, virou jogador de futebol e, mais recentemente, técnico da Seleção Brasileira.

Vocês conhecem muito bem os Sete Anões: Mestre, Feliz, Zangado, Atchim, Soneca, Dengoso e... Dunga. Pois eles trabalhavam numa mina de diamantes, extraindo o precioso mineral. Era um trabalho pesado, insalubre, em que pese os resultados auspiciosos, tal a valia do produto. Porém, Branca de Neve não aprovava que o caçula acompanhasse seus irmãos na faina diária. Ele era muito jovem, ainda não articulava direito as palavras, aliás, não se entendia nada do que dizia! Então, a princesa e o príncipe, responsáveis legais pelo menino, resolveram enviá-lo para um reino distante, chamado Brasil, para que pudesse estudar e transformar-se num homem de valor.

Nem preciso dizer que os irmãos foram terminantemente contrários à decisão, mas não ousaram desobedecer as determinações do real casal. Assim, por um sortilégio benigno, Dunga veio parar na meridional cidade de Ijuí, sob a proteção de uma acolhedora família, que o criou e lhe deu a educação desejada por seus pais adotivos primevos.

Entretanto, Dunga jamais esqueceu a sua origem, pois, na tenra infância, jogava futebol com pedras de diamante lapidadas tal qual uma bola... Com a intervenção do craque Claudiomiro (aquele que, ao jogar em Belém do Pará, sentiu-se feliz em visitar a terra em que Jesus nasceu...) Dunga foi parar no Internacional de Porto Alegre. Fez carreira, foi para a Seleção, tornou-se Campeão do Mundo e, agora, é o manda-chuva do escrete canarinho.

Pois bem, chegamos ao ponto crucial da questão. E desvendamos o mistério que paira no ar. Por que Dunga convocou alguns jogadores que consideramos medíocres e deixou de fora alguns novos e geniais talentos, a título da fadada coerência que ele tanto ressalta? Pois saibam, caros e caras, queridos e queridas que, na verdade, quem convoca e desconvoca, quem escala e desescala não é o Dunga e, sim, o Zangado!

A princesa real confidenciou-me que o Dunga e seus irmãos estão permanentemente ligados. Comunicam-se pelo MSN e pelo Skype, diariamente. Embora Dunga deseje seguir os razoáveis conselhos do Mestre, sempre teve sintonia maior com o Zangado, de quem podemos notar, claramente, índicios de belicosidade em suas intervenções públicas, especialmente nos colóquios algo ácidos com a imprensa. Entenderam agora, aquela testa franzida, a cara sisuda, de poucos amigos e de muitos inimigos?

Desta vez, Mestre e Feliz foram desconsiderados, pois queriam que Dunga convocasse Neymar e Paulo Henrique Ganso, dois jovens geniais, donos de futebol primoroso e alegre. Zangado só admitiu Robinho, porque três do mesmo time iria virar panelinha, os meninos poderiam esquecer que estavam em campo e querer comer um peixe durante a partida...sabe-se lá o que passa na cabeça desses moleques.. Ademais, o Ronaldinho Gaúcho é muito festeiro, poderia marcar encontro, à noite, com algumas sul-africanas bonitas e sumir da concentração... O Victor é belo demais e seria uma temeridade ter que aguentar um bando de tietes gritando por ele, dia e noite, sem parar!

Inconsolável está o Dengoso, que queria ver no time principal o Ronaldo Fenômeno e o Adriano! Dunga, disse-me Branca de Neve, respondeu, gentilmente, ao irmão que não haveria tempo hábil para plantar uma árvore no meio do campo, para que o Ronaldo descansasse após uma corrida rumo à linha de fundo e muito menos, infraestrutura para construir uma favela carioca nos locais dos jogos, aos moldes da que o craque do Flamengo aprecia para reconstituir as energias e inspirar-se. Haveria, inclusive, um impedimento de natureza alimentar, já que a tonelagem de grãos teria de ser aumentada para fornecer ração diária substanciosa aos dois jogadores e a carga do avião da TAM já atingiu o limite máximo. Ah! E também fracassaram as tentativas de abrir uma filial do Mc Donald’s na concentração da Seleção.

Agradeci a gentileza de Branca de Neve que ainda segredou-me pairar-lhe no peito uma dúvida atroz. Ela e o príncipe desconfiam que o Dunga comeu um ínfimo pedaço da maçã enfeitiçada pela Bruxa Malvada (de triste lembrança) e as reações, tardias, estão se manifestando agora. É de se pensar!

Enfim, caros e caras, queridos e queridas, recorri ao imponderável, ao que paira acima da realidade, para descobrir alguns dos mistérios insondáveis que habitam a mente do técnico Dunga. Espero ter desvendado a questão sem ter que recorrer à magia e outros quetais cósmicos.

Certo é, aqui entre nós, que é muito difícil abrir a cabeça para o novo, para a revelação da genialidade. Isso é coisa para quem tem ousadia e destemor. Em nome da coerência, da mesmice e da falta de criatividade, muitos figurões foram para o brejo.

Me admira, porém, constatar que um homem que, na infância, jogava futebol com bolas de brilhante, não consiga, na maturidade, perceber as gemas preciosas de que prescindiu, ao ignorar novos talentos, perdendo oportunidade única de revelá-los para o mundo e colher o título inédito do hexa. Entristecida, concluo que Dunga preferiu abandonar a magia que cercava suas origens, em nome da burocracia que rege suas decisões atuais, sem brilho, sem poesia... Ainda não compreendo porque conserva o apelido. Ou melhor, entendo, sim! Deve ser porque em sonhos, ainda joga com as pedrinhas de diamante...

De qualquer maneira, a decisão está tomada, a menos que o imponderável se manifeste... Como a maioria dos brasileiros que amam a sua Seleção, já estou preparando minha camiseta, bandeira e demais apetrechos verde-amarelos e vou torcer até o fim pela Canarinho, apesar de Dunga, ou melhor, de Zangado!

Aconselho que vocês façam o mesmo porque uma torcida amorosa é o 12° jogador em campo e o inconsciente coletivo propalado por Jung (um dos meus psicanalistas preferidos!) de 189.980.000 (20.000 são urubus agourentos) de brasileiros vai funcionar, mesmo que a distância seja transatlântica e os boleiros, meio murchos. Carinho, amor e paixão, multiplicados por milhões, fazem toda a diferença!

--------------------------------------------------------------------------------------
*Strellitziah K. Dent é consultora para assuntos sentimentais, vidente, astróloga, guru & assemelhados. Absolutamente do bem.
--------------------------------------------------------------------------------------

78 comentários:

  1. Bom dia, amigos e amigas!

    Preparava-me para escrever minha crônica de hoje, já anunciada por Edward de Souza, quando meu telemóvel tocou. Sabem quem era? Erraram! Não era a Dona Miquelina... A voz era de Madame Strellitziah K. Dent, sôfrega em revelar um incrível e esclarecedor colóquio que tivera, há instantes, com nada mais, nada menos, do que Branca de Neve, a espetacular princesa dos contos de fadas, que lhe fizera inacreditáveis confidências a respeito da recente convocação dos jogadores que vão defender o Brasil na África do Sul, logo mais, no mês de junho.

    Madame Strê, naturalmente, tem preferência, já que as revelações são bombásticas. Assim, deixo-os sob o seu indefectível sortilégio, já experimentado por todos em sua primeira aparição, quando comentou as recomendações do ministro Temporão acerca de método imbatível para combater a hipertensão.

    Como o assunto é polêmico, aguardo a participação efetiva de todos!

    Um abraço e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, amigos (as) deste blog...
    Fiquei realmente surpreso com o texto deste sábado trazendo a assinatura da nossa brilhante convidada especial, Strellitziah K. Dent, uma vez que a Nivia havia se preparado para ocupar este espaço. Cedeu a vez para Strellitziah K. Dent e, depois de ler o texto, entendi a razão. Com uma boa dose de humor, nossa colunista aborda um assunto que estávamos devendo neste blog. A convocação dos 23 jogadores brasileiros que irão defender nosso País na Copa da África do Sul.

    Prezada Strellitziah K. Dent, em alguns pontos eu concordo com sua opinião, em outros, não. Estou de acordo, quando você diz que Zangado (Ricardo Teixeira - Presidente da CBF), escala a Seleção Brasileira. Sempre protegida por sua mãe, que na história de Branca de Neve nunca apareceu e que se chama Nike, patrocinadora oficial da Seleção Canarinho. Falar em Nike, essa multinacional americana paga 12 milhões de dólares para a seleção vestir a marca e mais 6 milhões de dólares oferece de prêmio aos jogadores se conquistarem o título. Assino embaixo também quando, com uma pitada satírica, você diz que Ronaldo gordo e Adriano tem lá seus bons motivos para não terem sido chamados. Nossa Dunga, ou o Zangado acertaram em cheio e os motivos estão com muito humor em seu texto, não preciso repetir.

    Não concordo que Neymar deveria ter sido chamado. Posso até achar que Paulo Henrique Ganso tem espaço neste grupo, quem sabe no lugar de Gilberto Silva ou Kleberson, do Flamengo. Este último só pode ter sido coisa do Zangado, que além de Presidente da CBF é diretor do Flamengo e bate no peito com orgulho dizendo ser torcedor do time da Gávea. Gilberto Silva já deveria ter pendurado as chuteiras faz tempo. Ganso seria melhor aproveitado no meio campo, principalmente se Kaká continuar fora de forma como está.

    Porque não Neymar, querida Strellitziah K. Dent. Simples. Nunca foi testado numa Seleção Brasileira e seria uma verdadeira faca de dois gumes. Se desse certo, Dunga seria elogiado, mas se fracassa e a seleção é desclassificada, o mundo cairia de pau sobre nosso pobre anão gaúcho. Por essa razão, e esta é minha opinião, Dunga com o aval de Zangado, foi coerente e, não fosse ter deixado o Ganso na lista dos sete de plantão, teria acertado em cheio.

    Prezada Strellitziah K. Dent, com uma bagagem de anos lidando com futebol pelo Brasil afora e até no exterior, esse foi um dos melhores textos esportivos que já li. Meus cumprimentos e está convocada para escrever mais sobre futebol durante a Copa da África, ao nosso lado, de Oswaldo Lavrado, Nivia Andres e outros cobras da área esportiva deste blog.

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  3. Olá Sra. Dent

    Bom dia

    Fabulosa sua crônica de hoje. Um assunto que estava, está e ficará em evidência por algum tempo. Pelos menos, até os próximos meses.
    As estatísticas publicadas pelos órgãos de divulgação assinalam que o povo concorda com a escalação de Dunga (mais de 50%). Dizem que a “voz do povo é a voz de Deus”, portanto...
    E eu, particularmente, também concordo.
    Neymar é moleque demais para assumir a responsabilidade de um lugar na seleção. `
    É um grande jogador? Sim. Só lhe falta maturidade.
    Um garoto que quer conseguir o gol de qualquer maneira, mesmo que para isso tenha que cair de propósito várias vezes na área e fora dela.
    Jogando com times altamente qualificados e sendo observado por árbitros exigentes, certamente seria expulso uma ou duas vezes por simular tombos e conseguir faltas ou pênaltis. Desta forma, a seleção se veria altamente prejudicada.
    Não sei se a Seleção Brasileira será campeã, pois não tenho bola de cristal como a senhora, mas a seleção de Dunga conquistou vários troféus importantes antes de se decidir pelo “tean” atual.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  4. Uai! O que aconteceu com o texto de "demoiselle" Estrelitta, hoje?! A partir do terceiro parágrafo, não se consegue ler mais nada. Será que é loucura de meu PC ou é algum sortilégio lançado pela rainha madrasta. As letras vão aumentando cada vez mais até embaralharem-se todas. Tô com medo pois parece que só acontece comigo pois os demais comentaristas estão agindo normalmente!
    Eu, hein! (Pé de pato mangalô três vezes...)
    João

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Amigos

    O problema detectado pelo Professor e pelo João também acontece comigo.
    Existem duas formas de acessar o blog. Uma é pelo mozzila (onde aontece o problema) e o outro é pelo
    http://artigosedwardsouza.blogspot.com/, sem problema nenhum.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, J.Morgado! Professor, vamos lá tentar pois logo mais não terei mais tempo.Farei um jantar para alguns amigos e vou às compras!
    João

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Exatamente, meu querido J. Morgado!
    Estou lendo o texto com perfeição, sem feitiços ou magias, pelo Explorer e pelo endereço que você forneceu. Só não estou conseguindo ler, de jeito nenhum, é a assinatura da Madame Strellitziah K. Dent. Um belo teste para oftalmologistas arriscar com seus pacientes.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  10. Não deu nada certo... Alguém me acuda!
    Teacher, vc conseguiu?
    JB

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal, bom dia!
    O que é que não estão conseguindo ler? Está tudo bem pra mim, absolutamente normal. Como o Edward, só não enxergo direito a assinatura.
    Como é que chamo a nossa articulista, alguém pode me dizer? Senhora, Madame, você..... Quem souber me diga. Pois bem. Ela está correta. o Dunga tinha mesmo que levar o Neymar e o Ganso nesta seleção. Faltou peito. O Edward é sãopaulino e está dando o contra, mas pergunto a ele. O Pelé não foi a Copa em 58 com 17 anos e voltou consagrado? Porque não o Neymar que tem 18?
    Strellitziah K. Dent. Nota 10 pra você, entende muito de futebol.

    Abçs

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  12. Sei, não! tem outra por aqui que entende muito de futebol, nossa querida Nívia. Será?!
    João Batista

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro futebol, até tempos atrás, coisa de "machos". E como não gostar? Já disse certa vez neste blog, num artigo escrito pelo Edward que meu pai é conselheiro do São Paulo e meu irmãozinho mais novo joga no juniores do nosso tricolor, alguém se lembra? Tenho muitas camisas do São Paulo que ganhei dos jogadores do clube e autografadas, que guardo com carinho. E tenho duas, minhas, que visto quando vou ao estádio, como amanhã contra o Botafogo do Rio e na quarta, contra o Cruzeiro.

    O papai só não me deixa acompanhar o time quando joga fora, excessão feita no dia em que o São Paulo se tornou tri-mundial, em Yokohama no Japão. Lá ele me levou, também como prêmio pelas minhas boas notas na escola. Eu tinha 18 anos, em 2005. Estou com o Edward e contra a Senhora Estrela e o Juninho. Nada de Neymar "cai-cai" na seleção. Viram o que disse J. Morgado? Ele só iria cavar expulsões com suas quedas e prejudicar o Brasil. Parece um João Bobo, não para em pé! O Dunga está certo e vamos ganhar a Copa na África, não duvidem.

    Beijos a todos e bom final de semana.

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  15. Olá Juninho

    Bom dia garoto

    No tempo do Pelé se pedia a benção para os pais, tios, avós... Havia uma disciplina familiar braba! A formação de um rapaz era outra. A irreverência dos jovens de hoje era muita rara. Daí a convocação de Pelé. Um jovem de 17 anos de ontem era bem mais responsável do que os de 18, 20... De hoje!

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  16. Olá Cris!
    Sei que todo o trabalho bem feito neste blog é de sua autoria e não estou, de forma alguma, lhe criticando. Como poderia? Você sabe que sou admirador número um do seu trabalho e o responsável pelo convite, felizmente aceito, para que você se juntasse a nós. Iria eu lhe criticar em público? Sabe, o motivo de dizer que não estava enxergando não foi pelo tamanho. É que as letras ficaram claras demais, só isso. Ficou, para mim, dificil distingui-las. Quanto ao trabalho seu, repito, excelente e continuo seu fã.

    Beijos.

    Junhinho, tenho algo a resolver agora e volto em instantes para lhe responder sobre porque Pelé e não Neymar, tá bom? O J. Morgado, acabo de ler agora, já deu sua opinião, a minha vai além do explicado por ele.

    Abraços

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  17. Bom dia a todos!
    Eu sou como o professor, sei pouco de futebol, mas achei uma delícia ler o texto escrito pela Strellitziah K. Dent, usando os personagens da Branca de Neve e os sete anões. Quem sabe assim vou aprendendo um pouco mais de futebol, principalmente agora, que chega a Copa e todo mundo só vai falar sobre isso. Os jogos do Brasil devem parar o Brasil de novo. Adoro as festas comemorando nossas vitórias, o povo todo fica feliz. Pelo menos nessa época, né?

    Bjos, bom fim de semana!

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!

    Para esclarecer: O texto foi editado usando o navegador do Internet Explorer. Às vezes, quem utiliza o Mozilla Firefox tem problemas para a leitura, porque o texto fica desconfigurado ou as letras aumentam muito.

    Espero que todos tenham conseguido acessar.

    ResponderExcluir
  19. Eu consegui acessar normalmente, Nivia, aliás, a não ser uma vez com um comentário, nunca encontrei problemas no blog. E hoje estou aprendendo um pouco de futebol, com o texto de Strellitziah K. Dent e com todos os comentários. Meu irmão mais velho é o único em casa que fala de futebol o dia todo e muitas vezes me ensina alguma coisa. Ele não gostou da convocação do Grafite (é assim que se escreve?). Ele disse que seria melhor o Dunga ter levado esse Ganso, que vocês falam. Como a Taty, também gostei desta crônica, Madame Strellitziah K. Dent. Ficou legal com essas ilustrações. Precisamos ler mais sobre a seleção do nosso Brasil para entender um pouco quando começar os jogos da Copa.

    Beijinhos a todos vcs!

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  20. Juninho, voltei e vou deixar aqui minhas explicações porque Pelé foi convocado aos 17 anos - completou 18 em plena Copa - e Neymar não foi selecionado pelo Dunga. Primeiro, é um sacrilégio querer comparar qualquer jogador que seja com Pelé, que foi e será sempre o Rei do Futebol. Não caia de maduro sempre, jogava com arte e fazia gols como ninguém. 8 num só jogo, em que o seu Santos venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 11 x 0, na casa do adversário. Quer saber qual era o ataque do Santos? vai lá: Dorval, Mengálvio, Toninho Guerreiro (Coutinho já não estava), Pelé e Pepe.

    Pelé, caro Juninho, começou a ficar famoso aos 15 anos, quando estreiou jogando pelo Santos em Santo André, contra o Corinthians, do Ipiranguinha (bairro da cidade). Com 16 anos disputou a Copa Rocca e foi campeão. Foi chamado para a Seleção Brasileira por Vicente Feola, técnico em 58 que era do São Paulo. Na época, treinadores da Seleção atuavam em clubes. Pelé realizou vários amistosos pelo Brasil, antes de ir à Copa. Antes da convocação, venceu vários torneios internacionais pelo Santos, então com Coutinho de centroavante.

    Percebeu agora a diferença? Neymar nunca atuou pela Seleção e caso Dunga o convocasse e desse amarelão no menino, ele seria crucificado. Pelé, com 17 para 18 anos tinha muita experiência e se consagrou, formando o ataque vitorioso de 58, que era assim; Garrincha, Didi, Vavá, Pelé e Zagalo. E não recorri a nenhuma busca, tudo isso está guardado em minha memória e escrevo de improviso.

    Para terminar. Pelé foi ouvido e você, Juninho, pode encontrar esse vídeo acessando o Portal Terra. Ele disse que Dunga agiu certo não levando Neymar, pelos mesmos motivos que apresento acima. E Pelé é santista, conselheiro do Santos e um dos maiores incentivadores desta molecada, tá bom?

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  21. Lá em casa, todos os meus filhos e agora, os netos, são fanáticos por futebol. Meu neto nº 3 é um craque (inclusive, ontem, o Finazzi que é sanjoanense, elogiou muito a classe e garra do menino).
    Eu nunca dei muita bola prá bola e então não posso opinar sobre as ponderações da "maga" Estrelitta mas que ela escreve bem, isso escreve!
    Somente consegui ler o texto depois que foi enviado por e-mail, tanto pela Nívia quanto pela Cristina, a quem agradeço.
    Só dá prá entender que o técnico Dunga afogou o ganso na Branca de Neve, despertando o ciúme no Dengoso!!
    Tenham um bom final de semana e se quiserem comer um delicioso Arroz com Suã, apareçam em São joão da Boa Vista (Sítio Capituba, entrada para o Lixão, hehehe).
    Forte abraço
    João Batista

    ResponderExcluir
  22. O que estragou o convite do João Gregório foi essa entrada para o lixão. Perdi o apetite. Edward, tudo bem, vc deu suas explicações, aliás, quero parabenizá-lo pela excelente memória, mas mesmo assim, penso que Neymar e Paulo Henrique Ganso mereciam uma chance na seleção do Dunga. Vamos ver o que virá pela frente. O tempo dirá se eu estava ou não certo.

    Abçs, pessoal, vou buscar minha foto para postá-la aqui, no blog da Nivia, do professor e das meninas lindas, Liliana, Andressa e a Bruna. Pena que a Taty (gostei de ver a Carol a chamando assim), não tem blog. Ficaria lá o dia todo........... Aiiiiii... Aiiiiii... Aiiiiii.....

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  23. Esse Juninho me mata de rir. Essa da entrada do lixão foi o máximo. Aguenta as broncas depois, viu, Juninho. O João Batista vai ficar bravo.
    Nessa época de Copa, até nós, mulheres, vestimos o verde e amarelo. Mas, fiquei impressionada com a Strellitziah K. Dent. Como escreve bem e entende de futebol, pôxa! E achei muito bom ler o texto que escreveu, bem engraçado. Vamos torcer pelo Brasil, com ou sem o Pato, Ganso ou Marreco. Precisamos vencer na África e fazer muita festa aqui no Brasil.

    Beijinhos,

    Giovanna - UNIFRAN - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  24. Filho! É somente uma referência; a entrada é aqui mas o antigo lixão ficava a quilometros de distância...
    E daí, amiguinho, você não vai ser "meu seguidor" lá no meu Blog?
    Não tem menina mas tem diversão.
    Aliás, convido a todos para fazerem uma visitinha.
    Good, good!
    João

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Strellitziah K. Dentsábado, 15 maio, 2010

    Good afternoon, boys and girls!

    Lamento não ter aparecido antes, mas acontece que tive de ficar grudada no MSN! Após falar com a Branca de Neve, os anões não me deixaram em paz, especialmente o Dengoso, o rapazinho mais melado que conheci!

    Pois bem, professor JP, estou disposta a conhecer o seu rebento. Se for como o pai, tão gentil, culto e cortês, poderá dar liga, não acha?

    Quanto ao pequenino problema de leitura, parece que já foi resolvido. É só usar o Internet Explorer, disse-me a Nivia. Ainda bem! Porque esforcei-me demais para redigir este texto e seria impensável que ninguém conseguisse lê-lo. Uma desilusão incomensurável!

    Alguns outros consulentes, entre eles o Edward de Souza, reclamaram que a assinatura ma-ra-vi-lho-sa que a Cristina produziu estava ilegível. Mas fui euzinha que pedi a ela uma assinatura esvoaçante, sideral, estelar, como se eu estivesse nas nuvens! E ficou perfeita. Mas como a Cristina é perfeccionista, na mesma hora mandou outra, mais linda, ainda, estampando o meu nomezinho aqui no blog.

    Aliás, falando em Edward de Souza, eu até fiquei sem graça de escrever sobre o assunto de futebol
    porque sei que ele é especialista. ele e o Oswaldo Lavrado foram e são os ídolos inesquecíveis do rádio, principalmente no futebol!

    Ah! Como eu gostaria de escutar aquela voz de seda javanesa do Edward! Garanto que a fila de tietes do Kaká é bem menor que a dele!

    Deve ser por isso que ele diz que estrá sempre cheio de compromissos...humhum! Entendi tudo. Adivinhei tudo!

    Obrigada pelo elogio, Ed. Realmente gosto de futebol, mas sou algo sentimental, sempre a 30 cm do chão. Já pensou se eu participasse das jornadas esportivas de vocês? O Edward narrando, o Lavrado comentando e eu fazendo alguns prognósticos esotéricos? Fazendo o mapa astral dos atletas?

    Volto em instantes, porque preciso atender ao Dengoso, novamente!

    ResponderExcluir
  27. ANA CÉLIA DE FREITAS.sábado, 15 maio, 2010

    Olá Strellitziah.
    Menina amei sua crônica de hoje,acho que é pelo fato de amar contos de fada.
    Você foi muito feliz,abordou sobre um assunto que todos os Brasileiros dizem a todo momento.
    Minha amiga e artista desse espaço Cristina e mestre João Paulo,também não entendo nadinha de nada de futebol,mas quando se trata da seleção Brasileira, torço com o coração,me emociono,visto verde e amarelo,afinal sou Brasileira e não tem como ficar indiferente.
    Quanto a escalação,ouvindo os prós e contra,acho que o Dunga agiu coerentemente.
    Madamo por favor nos diga:A seleção vai levar essa?
    Um ótimo final de semana a todos.
    Beijosssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  28. Prezada Strellitziah K. Dent!
    Li a primeira participação sua neste blog e me agradou demais. Hoje, mesmo sem entender de futebol, você voltou a me encantar com seu texto, divertido, algumas vezes irônico, mas cheio de graça. Acho que todos os brasileiros ficam em estado de graça nesta época de Copa do Mundo. Ontem fui ao Carrefour com minha mãe, aqui em Santo André, e tinha muitas pessoas comprando bandeiras do Brasil, cornetas, apitos, tudo numa ala, em exposição naquele hipermercado. Não fiquei indiferente e mamãe riu muito. Comprei uma bandeira, algumas cornetas e muitos apitos para dar para os convidados do meu pai, que vão assistir ao jogos lá em casa. Quero todos eles fazendo barulho na hora dos jogos da nossa seleção. Sobre a escalação não sei se a escolha foi correta, mas fico com a opinião do Edward, que é um expert no assunto. Se ele achou que o Dunga foi coerente, eu também acho (rsrsrsrsrs).

    Bjos a todos,

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  29. O Edward pode até me expulsar deste blog, mas não consigo deixar de me manifestar. Esse tal padre é um chato de galocha. Quem foi que perguntou a ele se gosta ou não de futebol? Eu não fiz essa pergunta. Se o texto e os comentários versam sobre futebol, quem mandou ele ler. Porque não vai encher as pitangas de outros! Vai ser xarope assim em outro planeta, Deus me livre e guarde. Outra coisa, disse que se o encontrarem vendo futebol na TV ou abraçado com mulher feia, podem apartar que é briga. Mas, sentado com garotinhos, tudo normal, com certeza. Ora.........

    Abçs

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  30. Segundo o Yan, meu neto, o Dunga fez certo e ponto final. Aos nove anos, é "expert". Imaginem, ele hoje me passou todos os nomes da seleção da Costa do Marfim!!
    Segundo ele, o Ronaldo tá mais pesado que uma capivara e o Ganso é mais desajeitado que o Gansolino, caseiro da Vovó Donalda. Palavras de quem entende...
    João B Gregório

    ResponderExcluir
  31. Quero neste blog deixar um forte abraço a um grande amigo meu que fica mais velho nesta segunda-feira. Como vou sair de viagem, certamente ele vai saber que não me esqueci dele. Soube que está cercado de amigos, muitos cantores sertanejos, alguns famosos, comemorando desde ontem. Liguei até em seu celular, mas não deve ter ouvido a chamada, está claro. Querido amigo, cujo nome não digo porque não sei se ele gostaria ou não desta intromissão, parabéns, muitas felicidades e muitos e muitos anos mais de vida. Você é extraordinário e mora no coração desse seu amigo, sem pagar aluguel e nenhuma ameaça de despejo.

    Pessoal deste blog, essa alegria e as brincadeiras que estão acontecendo neste blog acabam contagiando. Eu gosto muito de futebol e também achei o texto da Senhora, ou Senhorita Strellitziah K. Dent, muito bom. Porém, penso que o Dunga acertou em sua convocação. O Brasil está levando os jogadores que atuaram juntos muito tempo, se conhecem e estão bem entrosados. A chance de ganharmos esta Copa é enorme. Vamos torcer.

    Um bom final de semana pra vocês!

    Chico Heitor

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Cara amiga, Cristina: Se madame Estrellita Kent calou-se é porque o namoro com o "minerim" vai dar em nada!! Acho que ele prefere os queijim da mãe.
    Na semana que vem acontecerá a Virada Cultural aqui em minha cidade também. Vou assistir a Elba Ramalho que eu adoro!!
    João

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Strellitziah K. Dentsábado, 15 maio, 2010

    Mon Dieu! Meus caríssimos amigos! Agradeço a todos os comentários. Estou jubilosa porque minha crônica alcançou o objetivo de trazer à tona o técnico que há em cada um, mesmo que não entenda nada de futebol...Eu também não entendo muito, mas aprecio.

    À talentosa Cristina Fonseca aconselho que contrate um detetive particular para seguir o seu namorado até Minas Gerais, para verificar, "in loco", se a tal mina é mesmo de diamantes. Se o fato se concretizar, não espere mais, minha linda, adquira pá, balde e picareta e voe para as alterosas, atrás de seu bem-querer. Se não der certo, mal você não vai ficar. Algumas pedrinhas sempre sobrarão, no fundo do balde. Pegue-as, sem pudor! Ah! E não esqueça das botas sete léguas!

    Juninho, meu amiguinho, pare de fazer suspense e poste, de uma vez, a sua foto! Tenho certeza de que a sua eleita vai se apaixonar!

    Ana Célia, quem vai ganhar a Copa do Mundo é o Brasil. Pelo menos esse é o meu desejo mais ardente!

    Professor João Paulo! Fico constrangidíssima com tantos elogios. Sou tímida. Olhe, Branca de Neve, o Príncipe e o seis anões continuam perfeitos, afinal, moram no reino da fantasia! Só o Dunga teve azar e continua a contar quilometragem pelo tempo da Terra...E mande a D. Miquelina pastar! Talvez a clorofila lhe pacifique o infausto vício de azucrinar os ouvidos alheios...

    E se a Cristina achar conveniente, podemos montar a tenda do oráculo e consultar quem quiser. Vai ser divertido!

    Grata a todos!

    ResponderExcluir
  36. Strellitziah K. Dentsábado, 15 maio, 2010

    Acho que vou passar o pouco conhecimento que tenho para a D. Miquelina. Ela é que é a bam-bam-bam! Descobre tudo, até que o meu K é de Kaufmann, judeu da gema. Meus avós maternos são judeus russos, de São Petersburgo! Fugiram de lá após a Revolução Russa. Gostaria de saber qual é a fonte de informação da Mique!

    ResponderExcluir
  37. Oi pessoal, depois de ler o texto da nova consultora do blog, Madame Strellitzhiah Kaufman Dent, passei um bom tempo lendo os comentários. Que delícia! Neste blog sempre tem muitas brincadeiras, mas hoje todos estão mais descontraídos e achei muito divertido ler as postagens de cada um. Tenho a impressão que o texto de Strellitzhiah K. Dent ajudou, é bem engraçado, mas contém verdades, como a do Ronaldo Fenômeno que precisa de uma árvore para descansar em sua sombra durante um jogo. Nossa, pessoal. Vi uma imagem dele na TV e está com o rosto bem redondinho. Seria só gordura ou inchou um pouco?
    Vamos todos torcer para o Brasil e apoiar Dunga e os 11 anões titulares. Também gosto muito desta época de Copa do Mundo e festas juninas.

    Bjos, bom fim de semana!

    Bruna - UFJF - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  38. Strellitziah K. Dentdomingo, 16 maio, 2010

    Riquíssima não sou, caro professor, apenas remediada, mas vou confessar que tenho parentesco com o namorado da Cristina, o mineiro de diamantes que embrenhou-se nas serras de Minas Gerais. Ele é descendente direto de Manuel de Borba Gato, genro de Fernão Dias Paes Leme - dois famosos e riquíssimos bandeirantes. Parece que o nome do rapaz é Juca Gato.

    Vou cometer uma inconfidência - as cartas me avisaram que a Cristina fica esnobando o rapaz porque tem alguma vergonha do sobrenome Gato e, também, porque ele tem a mania de sair para o mato, à cata das minas de seus ascendentes...I'm sorry, amiga, mas as cartas não mentem!

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Strellitziah K. Dentdomingo, 16 maio, 2010

    Cara Cristina, estou radiante porque vejo confirmados os meus poderes de vidência, ao intuir que havia uma estátua do bandeirante Borba Gato nos arredores de sua residência e descobrir nome e sobrenome de seu namorado Juca Gato. Não pude vislumbrar o rosto do Gato porque a minha bola de cristal é apenas objeto decorativo, mas agora percebo porque ele gosta de fugir para o mato. É muito bonito! E toma essa atitude para fugir de outras moçoilas casadoiras e manter-se fiel a você. Ou não. Ainda vou descobrir. Aconselho que não subestime o poder de D. Miquelina, já que o que ela quer, consegue. Se perder o Gato para ela, por favor, conserve os diamantes!

    Soube, também, por intermédio do ramo K. de minha família, que o Gato é colecionador de pedras famosas, tendo adquirido, recentemente, o diamante enorme que o Richard Burton havia presenteado a Liz Taylor e que estava em poder de Michael Jackson que foi, inclusive, enterrado com ele. Mas o pai do Michael, aquele homem horrível, violou a sepultura do filho e apossou-se do diamante, vendendo-o ao JH Gato. Não me pergunte como sei dessas coisas. Esta noite sonhei que você estava usando o lindo diamante, de mil facetas translúcidas, em seu belo pescoço de cisne!

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Como moro aqui na faixa limítrofe entre o Brasil e a Argentina, a 200 km da fronteira (estou em Santiago, parto às 15h30min para Porto Alegre), e boa jornalista que sou, obtive informações provindas de Paso de Los Libres, de um fabricante de calçados, de que o Milton Saldanha vai trazer, de sua viagem a Buenos Aires, alguns pares de sapatos, tanto masculinos, como femininos, destinados a aprendizes de tango. São geniais - a pessoa os calça e já sai bailando. A única recomendação é que tenha um pouco de equilíbrio e vista uma roupa estufada...

    Acho que vou me matricular nesse curso de tango do Milton!

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Fátima Meirelesdomingo, 16 maio, 2010

    Olá.

    Estava fazendo umas pesquisas e acabei encontrando este blog.
    Há duas semanas que estou lendo os artigos e ainda não consegui terminar. Parece um café filosófico. Fiquei de tal maneira interessada e encantada, com tudo que li e com os comentários. Tive a impressão de estar assistindo uma grande peça de teatro num desfile admirável de cultura, fantasia e bom humor. Tudo dentro de uma amizade e respeito e uma linguagem de alto nivel, que dificilmente se encontra em blogs. O número de participações é elevado em praticamente todas as matérias e as pessoas interagem, como se estivessem numa sala de visitas. Tudo de um alto nivel profissional que nos convida a ficar.
    A matéria de ontem está muito engraçada e os comentarios mais ainda. Parecem autores e atores famosos, que usam pseudônimos para interagir com os bloguistas. Dei boas gargalhadas.
    Parabéns aos organizadores e participantes deste blog, que vou passar a acompanhar.
    Este é o bom uso que deveria ser a regra na internet. Devemos prestigiar e divulgar este tipo de blog, que incentiva a cultura.
    Agradeço a oportunidade de poder me manifestar..

    Fátima Meireles- Ribeirão Pires

    ResponderExcluir
  46. Coisa mais linda este comentário da Fátima, de Ribeirão Pires. Este blog realmente merece elogios e o carinho de todos os leitores, porque, sem dúvida, é o melhor da Web. Infelizmente uma ave de mau agouro sobrevoa este espaço. Tentou o dia todo postar uma foto dando a entender que se tratava da minha pessoa. E ainda por cima me chamava de impostor. É um homem rancoroso, perigoso, que vocês deveriam denunciar ao Google e até à Polícia. Alguma coisa em especial ele tem com esse blog. Com tantos outros espalhados pela Web, esse é o seu favorito, o motivo, não tenho idéia. Esconde-se com o sobrenome fictício de Padre, usa um rosto de um ancião que não é o dele e, vez ou outra, posa de entendido em espiritismo (e padre entende essa doutrina?), ou emite conselhos como se fosse um paizão de todos. Um grande vigarista cuja intenção é desestabilizar este blog, fiquem de olho. Como percebi que os comentários, por causa das investidas deste marginal foram censurados, se acharem que meu comentário é coerente, publiquem, do contrário, não me sentirei ofendido caso seja recusado.

    Abçs

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  47. Nossa, pessoal! Enquanto eu estive em minha casa na cidade, curtindo a ressaca de ontem, o negócio ferveu por aqui, hein?!
    Bom, meu jantar foi um sucesso e os comensais forma-se embrora quase três da manhã. De volta ao sitio, vim deixar meu alô aos queridos amigos do Blog. Nívia, como você mora longe!!! E você, Cristina, fica chorando mágoas com tantas propriedades; faz juz ao sangue português!
    Professor, o senhor amanheceu com a macaca, hoje, hein? É bom vê-lo feliz e que Deus o conserve assim.
    Juninho, que estória é essa de fotos? Será o padre tão pernicioso assim?!!
    E esta graça de Fátima Meireles?! Uma simpatia... Volte sempre, minha cara.
    Enfim, fiquei com saudade de vocês e amanhã estaremos interagindo novamente.
    Boa Noite
    João Batista

    ResponderExcluir
  48. Mulher, você está cansada de ser discriminada por essa Sociedade Machista? Ouvir que FUTEBOL é coisa de Macho? Seus problemas acabaram! Resolva o questionário abaixo e mostre que você é muito bem informada sobre FUTEBOL!

    1. Lateral esquerdo da Seleção Brasileira:
    ( ) Roberto Carlos ( ) Erasmo Carlos ( ) Ney Matogrosso

    2. Ex-capitão da seleção brasileira e atualmente técnico:
    ( ) Dunga ( ) Soneca ( ) Feliz

    3. Centroavante da Argentina:(boa!)
    ( ) Batistuta ( ) Prostituta ( ) Filho da P...

    4. Atacante do Chile:
    ( ) Salas ( ) Cozinhas ( ) Banheiros

    5. Meia da Colombia:
    ( ) Valderrama ( ) Valderruba ( ) Valdestroi

    6. Meia da França
    ( ) Zidane ( ) Ziferre ( ) Zifoda

    7. Atacante da Croacia:
    ( ) Boban ( ) Tontan ( ) Idiotan

    8. Atacante da Argentina:
    ( ) Crespo ( ) Liso ( ) Pichaim

    9. Lateral direito da Seleção Brasileira:
    ( ) Cafú ( ) Tofú ( ) Sifú

    10. Goleiro do Chile:
    ( ) Tapia ( ) Soquio ( ) Múrrio

    11. Capitão da Espanha:
    ( ) Hierro ( ) Hiengano ( ) Hiequivoco

    12. Goleiro dos Camarões
    ( ) Songo ( ) Mongo ( ) Tongo

    13. Zagueiro da África do Sul:
    ( ) Mark Fish ( ) Mark Bacon ( ) Mark Lanche Feliz

    14. Zagueiro da África do Sul:
    ( ) Issa ( ) Iiiissa!!! ( ) Woo Hooo!!

    15. Atacante da Iugoslávia:
    ( ) Mijatovic ( ) Peidatovic ( ) Cagatovic

    16. Atacante da Holanda:
    ( ) Cocu ( ) Cabunda ( ) Casnadegas

    17. Atacante da Espanha:
    ( ) Kiko ( ) Chaves ( ) Sr Madruga

    Breno Nogueira - Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Ué, Nivia e Edward, se esqueceram que hoje é segunda-feira? Não vão postar nada? Vim algumas vezes pela manhã, mas só encontrei a matéria de sábado. Volto a noite, se der.

    Bjos,

    Renata - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. É o que eu sempre digo e reafirmo. O tal Padre é mesmo sem criatividade. As mesmas asneiras que soltou ontem, voltou a repetir, se entregando. Inclusive me chamando de picareta. Picareta é você que se esconde sob uma saia preta. Vai procurar outro canto, infeliz e me deixe em paz.

    Juninho

    ResponderExcluir