terça-feira, 16 de março de 2010


TEMPO DE DECISÃO


Vivemos num tempo em que urgem decisões e atitudes. O mundo precisa decidir. O Brasil precisa decidir. Não só os governos precisam agir. Os cidadãos têm que tomar atitudes. Sair do marasmo, da omissão, do muro, da alienação. Mostrar a cara.

Chega de ver e não fazer nada. Ficar na cômoda posição de assistente, sem interferir. Quem não se posiciona não tem o direito de criticar. Quem se dá ao luxo de permanecer mudo antes e durante tem o dever de ficar calado depois. O muro deixou de ser uma posição confortável.

A omissão, o não-fazer (mesmo sabendo o que deve ser feito) implica em ceder espaço - é transferir responsabilidades, é perder oportunidades. Significa apartar, separar, desviar e fazer fracassar o que poderia ser aproximar, aprofundar e compartilhar.

Ao mesmo tempo, quem quer contribuir para que se construa uma nova realidade tem que vencer a barreira da vaidade e interagir, sair da casca e conversar, discutir, reunir argumentos, analisar, dialogar e vencer as barreiras, abandonando futilidades, mesquinharias, miçangas, canutilhos e paetês. Reduzir a pó os empecilhos (na maioria das vezes imaginários) projetados apenas pelo temor de que uma atitude conciliatória seja tomada por demonstração de fraqueza ou de covardia.

Quem participa, constrói junto.

Quem contribui por ter consciência de que não se faz nada sozinho, é sábio.

Quem participa para construir e contribui para a transformação, colabora para que haja um milagre.

Quem não acredita no impossível não tem forças nem para concretizar o possível.

Será que ainda é possível mudar? Abandonar a prepotência, a arrogância, a insânia da autossuficiência?

Será que ainda é possível sonhar com a soma das parcelas para constituir um produto muito melhor?

Será que ainda é possível sonhar com adição e multiplicação em vez de penar com diminuição e divisão?

Unir forças ainda serve para multiplicar resultados.

------------------------------------------------------------------------------------
*Nivia Andres é jornalista e licenciada em Letras. Suas opiniões e vivências estão registradas em Interface Ativa!. Acesse http://niviaandres.blogspot.com
------------------------------------------------------------------------------------

23 comentários:

  1. Bom dia, amigos e amigas!

    Vivemos num tempo em que agir, participar e compartilhar são palavras de ordem, porque há muitas decisões a tomar, até mesmo pela sobrevivência humana no planeta e ainda mais, pela preservação da VIDA no planeta.

    Mas decisões, posicionamentos, atitudes são difíceis de tomar. Parece que dói compartilhar o ativismo de uma causa...Parece que irrita dividir o protagonismo de uma atitude...

    Enfim, está na hora da sociedade sair do muro que construiu à sua volta, para lutar, unida, por uma causa que é de todos.

    Bom dia! Aproveitem o dia!

    ResponderExcluir
  2. Ôi Nivia, concordo com você, sem união tudo fica muito dificil e aqui no Brasil o individualismo impera. Veja o exemplo da Europa e do Japão ao final da 2ª Guerra Mundial. Eles estavam arrasados. Completamente destruídos. O Japão ficou ainda pior pois teve que fazer um acordo econômico humilhante para receber "ajuda" internacional e poder se levantar. Não podia sequer formar um exército. E todos eles se reergueram porque trabalharam com seriedade! Os países da Europa se tornaram tão fortes novamente que conseguiram criar uma moeda própria, o Euro, capaz de ser páreo com o dólar e hoje até o ultrapassando. Eles não conseguiram isso com governos corruptos - lê-se população corrupta e conivente com a corrupção - ou brigando entre si ou ficando em cima do muro, que é o que acontece com os países da América do Sul. Foi com união e muita luta. O Japão cresceu do lixo que estava para a potência que é hoje investindo em educação e tecnologia e na união de seu povo. Povo unido é um povo forte!

    Beijos, parabéns pela postagem!

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  3. ANA CÉLIA DE FREITAS.terça-feira, 16 março, 2010

    Olá Nívia,texto claro e objetivo,até quando o povo Brasileiro ficará sentado assistindo a banda passar?
    Penso que se cada um se mover um pouquinho,tudo poderia ser bem diferente,estamos frente as novas eleições,e sem dúvida este é o momento de demonstrarmos nossa indignação,o mesmo acontece com as nossas (Leis?)por que ainda insistem que elas funcionam?Alguns dias atrás mandei um texto ao Jornal Comércio da Franca fazendo várias indagações sobre as tais leis,assim que o mesmo foi publicado,um advogado respondeu que na verdade as leis no Brasil são até severas demais.O que pensar...
    Beijosssssssssssssssssss a todos.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Nivia, precisa-se unir as forças. O ditado é conhecido: povo unido não pode ser vencido. Cabe a nós, unidos, não somente a imprensa, afastar essa quadrilha que mama há 500 anos. Afinal, não foi a união do povo que tirou Collor do poder?

    Abçs

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  5. Penso como vc, Nivia, unir forças ainda serve para multiplicar resultados. A luta de um povo se faz com muita paciência, amor e, sobretudo, dedicação, tendo em vista as decepções que este mesmo povo tem sofrido durante a sua vida de esperança por uma democracia pregada por políticos de todos os partidos e que nunca chega a ser implementada na sociedade. Esse processo de conscientização faz-se ao longo de muitos anos de trabalho árduo e tortuoso. O povo precisa se organizar, para caminhar com seus próprios pés, e não esperar que o governo resolva as questões que dizem respeito ao coletivo, e isto só será feito com a organização das comunidades, sem a intromissão do governo e seus representantes. A união da sociedade é imprescindível, só assim teremos um País melhor e mais justo!

    Bjusssssss,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  6. Nivia, um abraço.
    Absolutamente correto o alerta.
    Tenho para mim que os articulistas que lidam neste espaço, abrem questões importantes para discussão e aqueles que participam avaliam para comentar.
    Sempre se acrescenta alguma coisa no calor das opiniões, o que torna de uma validade extraordinária o alerta que fez e outros que por aqui desfilam.
    Para tais movimentos sugeridos seria natural ter a liderança de pessoas influentes da sociedade a partir daqueles que elegemos para o legislar em todas os graus. Estando eles comprometidos e ocupados com resultados pessoais, cuidemos nós, ainda que sem sua força disponível.
    Veja o que disse a Liliana:
    "Eles não conseguiram isso com governos corruptos - lê-se população corrupta e conivente com a corrupção - ou brigando entre si".
    Estamos coesistindo corruptamentes. Isto precisa mudar. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  7. Leiam por favor

    Coexistindo. obrigado

    ResponderExcluir
  8. Leiam por favor

    C O E X I S T I N D O
    Garcia Netto

    ResponderExcluir
  9. Olá Amigos
    Boa tarde

    “A girafa, calada,
    lá de cima vê tudo
    e não diz nada” (Millôr Fernandes)
    Este pensamento diz exatamente o que somos. Vemos tudo e não fazemos nada. Preferimos “ficar na nossa” para não nos complicarmos. Até quando?
    Um abraço a todos.
    Paz. Muita Paz.
    J. Morgado

    ResponderExcluir
  10. Sabe Nivia, creio que o povo está desiludido, porisso cada um para o seu lado, ou então em cima do muro. Os políticos são os culpados, com tantos desmandos e corrupção, para esse estado letárgico dos brasileiros. Quando os políticos gritaram, "nos ajudem a colocar os militares no quartel que isso aqui melhora", o povo saiu para as ruas, colocou os militares nos quartéis; não aconteceu nada. Aí, o José Sarney disse: "me ajudem a fiscalizar os comerciantes que eu seguro a inflação". O povo virou fiscal do Sarney, e nada. Aí, veio o Collor e disse: "me ajudem a colocar os marajás na cadeia". O povo saiu às ruas, votou no Collor. Novamente, nada e ainda ficou sem sua poupança nos bancos. Aí veio o FHC: "me dêem força, porque com os cinco dedos da mão eu faço um programa salvador". Bom, deu no que deu. Finalmente o povo colocou o Lula lá e achou: agora vai! Porque o PT disse a vida inteira que ia mudar o País. Chega lá, também não faz nada e apronta a maior corrupção que esse Brasil já teve notícia! A educação continua um caos, a saúde outro caco, o emprego não aumenta, as crianças começaram a trabalhar de novo para ajudar na renda da família, e para garantir alto índice de aprovação, o Governo Lula criou as bolsas esmolas, engando todo mundo. Por isso, Nivia, fica dificil pedir mais união ao povo. Ele está cansado... Mas, sua tentativa é válida e tem meu apoio, quem sabe nosso povo acorda mais uma vez e vai à luta!

    Beijos,

    Tatiana - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Nivia!
    Gostei de sua crônica. Penso que todos nós temos direitos e deveres. Se realmente queremos ser cidadãos plenos e conscientes, temos que descer do muro, lutar para que seja cumprida todas as leis e nos unirmos contra os políticos corruptos. Temos uma grande arma nas mãos que é o nosso voto, é preciso saber usá-la. Nosso povo precisa lutar, se unir para acabar com a pobreza e a desigualdade que cerca nosso País. E não adianta dizer que o povo quer um sociedade justa, porque se realmente quisesse nós já a teríamos conquistado. Vamos lutar por um Brasil melhor, podemos mudá-lo. Mas todos precisamos estar juntos, querer é poder e todos nós podemos, basta que exista união e luta para atingir nosso objetivo que é transformar o Brasil num dos melhores países do mundo.

    Bjos

    Milena Figueiredo - Santo André - SP.

    ET: estou adorando o livro de Dan Brown, "O Paraíso Perdido", Nivia. Obrigada pelo presentão.

    ResponderExcluir
  12. Às vezes eu fico pensando, será que nesse país não tem homens honestos na política?
    O meu velho pai me dizia que pessoas de bem não se envolvia em política.
    Mas continuo pensando! Todos os idealistas que por aqui passaram, não fizeram nada alem das ruínas de si mesmos.
    E continuo pensando! As pessoas ainda não têm consciência de si mesmas, estender essa consciência a nível pratico de ajuda popular, é como um cego tentar guiar outro cego.
    <<<<<<......>>>>>>

    ResponderExcluir
  13. Nivia, o povo precisa se unir, não com badernas, mas com propósitos, opiniões e sugestões para mudar e banir esses corruptos do poder e da sociedade. Mais de 180 milhões de brasileiros juntos são imbatíveis e seu grito faria eco junto a esses políticos que fingem que governam, mas na realidade beneficiam a si próprio e a terceiros de seus convívios. Enquanto não tomarmos vergonha na cara e começarmos a exigir de nossos governantes, qualidade honestidade e caráter de homem público, não iremos mudar nada nesse País. Não é possível ver os contruibuintes a cada dia pagando e pagando impostos e não terem um Governo de qualidade o suficiente para administrar uma Prefeitura um Estado ou um País. O seu texto é um grito de alerta, Nivia, uma súplica para que nosso povo sacuda a poeira e dê a volta por cima enquanto é tempo. Precisamos salvar nosso Brasil. Meus parabéns pelo texto!

    Beijos,

    Priscila - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  14. Ôi Nivia, excelente seu texto! Me fez lembrar que no próximo mês de outubro ocorrerão, em todo País, as eleições para renovação dos mandatos de deputados, senadores e do Presidente da República. Trata-se de um momento de cidadania, onde o povo brasileiro irá exercer o seu constitucional direito de voto assegurado pelo art. 14 da Constituição Federal.

    Exige-se, da nossa população, consciência e maturidade na escolha dos candidatos, afinal, o destino do nosso País está em jogo. A tão decantada soberania popular precisa ficar amplamente demonstrada com a eleição de pessoas realmente comprometidas com a causa pública e com a sociedade em geral.

    Temos que ser implacáveis no combate aos atos de corrupção eleitoral, não só os poderes constituídos da República, mas toda a sociedade civil organizada precisa se unir. É imperativo que haja um grande movimento nacional de conscientização dos eleitores, no sentido de que o voto não pode ser objeto de troca ou venda, afinal, este não tem preço, mas consequências seríssimas. Um voto mal encaminhado às urnas, pode gerar prejuízos irreparáveis para toda a comunidade. É chegado o momento em que não podemos mais errar. Para crescermos temos que escolher com responsabilidade. A união de todos é de suma importância.

    Bjos,

    Bruna - UFJF - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  15. Nivia, acho válida sua tentativa de tentar mexer com os brios do brasileiro, fazendo com que ele se una contra os desmandos e toda a sorte de corrupção que hoje suja nome do nosso Pais. O Problema, Nivia, é que o brasileiro não consegue pensar de forma coletiva, é cada um por sí e os outros que se danem. O famoso jeitinho brasileiro que todo filho dessa terra se orgulha tanto. Acho que 80% da população, se tivesse a oportunidade de assumir um cargo público faria o mesmo que nossos representantes fazem, tentar ao máximo tirar vantagem da situação em benefício próprio, dar um jeitinho de se dar bem às custas dos otários que não tiveram capacidade de ocupar o cargo que eles ocupam. Mas, não pense que o brasileiro é um povo "manso", que aceita tudo sem reagir, que não vai à luta. Isso não é verdade, é só o time do seu coração não ir bem no campeonato que eles correm quebrar a sede do clube, agridem os jogadores, xingam a mãe do treinador e por aí vai... Alguém viu algum protesto na frente do senado ou da câmara dos deputados ultimamente? Claro que não, isso seria um absurdo pois as decisões tomadas alí não interessam, não vão influenciar na vida do "esperto" cidadão... Melhor brigar com o treinador do time, isso é o que lhe interessa. Esse País só vai começar a mudar quando o próprio povo cair na real e deixar de ser "esperto", começar a dar valor ao que realmente importa... Mas isso vai demorar muuuuuuuuuiiiito tempo pra acontecer... Se acontecer...

    Abçs

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  16. Nivia, eu acho que o brasileiro dificilmente vai se unir e lutar pelos ideais de nossa Pátria. Pra mim, brasileiro é covarde. Eu ia dizer que também é preguiçoso. Mas não é, já que tem o maior pique para defender, torcer e se acabar pelo próprio time de futebol, conforme garantiu acima o Falamansa. Também tem o maior pique para sair pulando Carnaval. Em compensação, brasileiro é enganado, roubado e humilhado pelo próprio governo no qual votou e não dá um pio, fica em cima do muro e não vai descer tão cedo, uma pena! Pois é. Além de covarde, é burro.

    Bjs

    Anita Naldi - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  17. Sou otimista e inconformado com a situação do país. Quero mudar, lutar para transformar nosso Brasil, mas sinceramente, Nivia, mesmo lendo seu texto, não sei o que posso fazer. Votar? É pouco... Sou muito jovem e não sei exatamente de que forma posso contribuir para uma possível revolução, ou seja, além de a maioria da população ser analfabeta, pessoas como eu não conseguem tomar uma iniciativa por não saber por onde começar!
    Tenho feito pesquisas sobre atitudes dos nossos governantes e sobre como nosso país é regido, mesmo assim não encontro solução. Mas se alguém puder me indicar um caminho legal a seguir eu desde já agradeço!

    João Alexandre Prado T. Cunha

    j.a.cunha@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Ôi Nivia!
    Espero que eu não esteja ofendendo ninguém como essa minha postagem, não tenho essa intenção. Representa apenas meu ponto de vista, que pode estar em desacordo com outros acima. Brasil é terra de brasileiro, povo este que não desiste nunca, que crê na melhora, que vaia seu presidente, que pinta seus rostos e vai às ruas, demonstração de que é unido, como não? Que inúmeras vezes faz feio perante o mundo, mas que pretende apenas acertar. Tudo bem, é um povo muito esquecido, sem consciência, que não sabe votar e acaba elegendo Clodovil e Frank Aguiar como deputados federais e o pior, Fernando Collor de Mello como senador de Alagoas. Se aqui temos corrupção? Nossa, e como temos! Mas garanto que não é apenas aqui não, mas em muitos outros países do mundo. Aquecimento Global não é apenas nossa culpa, mas principalmente dos países desenvolvidos. PCC é apenas mais um exemplo de organização terrorista (por que não dizer assim?) existente em todo o mundo. Não somos mais, mas também não somos menos. Somos apenas brasileiros, lutadores sim, porque não, tentando sempre acertar. E se não nos orgulharmos de nossa Pátria, melhor fazermos nossas malas e irmos para bem longe daqui, exatamente como já foi dito, embora em outra ocasião, pelo general Médici: "Brasil: ame-o ou deixe-o"!

    Beijos

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  19. Concordo plenamente com vc, Nivia, está na hora da sociedade sair do muro que construiu à sua volta, para lutar, unida, por uma causa que é de todos. Acho o Brasil lindo, de povo lutador, firme, forte, ingênuo, feliz. Não gostaria de morar em outro País, quero comer arroz com feijão e beber guaraná. Fui pra Buenos Aires a semana passada e fui roubada. Estas coisas não acontecem só aqui. O que temos que fazer é investir na cultura pra votar melhor, mas que o nosso País é lindo, isto é. E o povo é incrível e deve se unir cada vez mais, reagir para não colocar no poder lixos como Lulla e seu bando de corruptos parasitas.

    Bj

    Lidiane - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  20. O brasileiro, Nivia, se revolta com a desigualdade social que existe no país, com a corrupção, falta de empregos, a saúde que esta péssima e principalmente a educação. De qualquer forma é um povo guerreiro e lutador, que sonha com um mundo melhor, mas enquanto a oportunidade não chega, é preciso arregaçar as mangas e “mãos a obra” correr atrás do prejuízo com bom humor e sempre com um sorriso nos lábios, pois um povo que luta por seus ideais vai longe. Unido, torna-se imbatível. Maravilhoso seu texto! E obrigada mais uma vez pelo livro de Dan Brown que estou lendo.

    Beijos,

    Ana Rita - UNIFRAN - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo texto, Nivia, ótimo. Elleanor Roosevelt tem uma frase que nos incita a lutar pelos nossos ideais: "o futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos."

    Bjus

    Soraya - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  22. Amigos e amigas,

    Obrigada pelas manifestações de todos. Creio que cada um de vocês já está fazendo a sua parte. Todos têm consciência de que a mudança é necessária. E há vários caminhos para que ela se realize - primeiro, dentro de nós e, depois, se espalhe, para toda a sociedade.

    Perceberam que está em curso a transformação? Pode levar tempo, mas ela vai acontecer, mercê das atitudes e da coragem das pessoas que forem capazes de dizer NÃO!

    NÃO! Eu não quero mais ser enganado(a). NÃO! Eu não quero mais ser extorquido(a). NÃO! Eu não quero mais corrupção, violência, miséria, ignorância...

    Perceberam? Nós temos obrigação de produzir a mudança. Por nós, por nossa família, por nosso povo que não tem voz e pelo nosso país.

    ResponderExcluir