segunda-feira, 1 de março de 2010


O SÍMBOLO PERDIDO


“...O que está perdido...será encontrado...”


Washington, a capital dos Estados Unidos, tal qual Roma, está cheia de passagens secretas e túneis – sua arquitetura, concebida e projetada por grandes mestres maçons – George Washington, Benjamin Franklin e Pierre L’Enfant, assim como sua arte e seu simbolismo, estão entre as mais interessantes do mundo.

Após ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano (Anjos e Demônios) e a uma caçada humana em Paris (O Código Da Vinci), Robert Langdon está de volta em mais uma intricada história, com seu profundo conhecimento de simbologia e brilhante habilidade para solucionar problemas.

Em O Símbolo Perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos (a sede dos poderes da república). Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo.


Mal'akh, o sequestrador, um homem extremamente forte, ambicioso, inteligente e tatuado da cabeça aos pés, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode destrancar o portal místico que lhe dará acesso irrestrito aos Antigos Mistérios.

Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian.

Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico.

O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está.

Sob a pena de Dan Brown, Washington se revela tão fascinante quanto o Vaticano ou Paris. Em O Símbolo Perdido, ele desperta o interesse dos leitores por temas tão variados como ciência noética, teoria das supercordas e grandes obras de arte, desafiando-os a abrirem a mente para novos conhecimentos.

PORQUE SUGIRO A LEITURA DA OBRA:

Quem aprecia a leitura de obras de ficção sabe o que esperar e busca se divertir-se, rindo, chorando, se emocionando, ficando tenso ou relaxado, conforme a obra se apresenta.

Quem lê Dan Brown encontra uma narrativa eletrizante, detalhista, enigmática, que prende o leitor, já que o autor é especialista em suspense e sabe, como poucos, encadear a história, mantendo a tensão, intencionalmente, até o desenlace.
De outra parte, o autor aborda um assunto interessante, envolvendo a Maçonaria, uma associação de caráter universal, cujos membros cultivam a filantropia, a justiça social, o aclassismo e a humanidade, através dos princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade. Enfim, essa associação, ainda cercada de mistérios, é um dos pilares da trama, bem como a Noética, um ramo da filosofia metafísica que se preocupa com o estudo da mente e da intuição, que é alvo dos estudos e das experiências da Dra. Katherine Solomon, envolvida com Langdon para tentar salvar seu irmão, Peter.

E claro, apresenta o fascínio arquitetônico da cidade de Washington - suas construções e monumentos estão presentes em toda a trama, revelando a inteligência e o talento de seus projetistas e construtores.

Esclareço que esta sugestão de leitura é apenas uma alternativa para quem gosta de ficção que envolve aventura, suspense e mistério. Nem sempre factível e verossímil. Como nos outros livros de Dan Brown - Ponto de Impacto, Fortaleza Digital, Anjos e Demônios e O Código Da Vinci. Todos são best-sellers. E daí? Nenhum preconceito me move. Há literatura para todos os gostos. Algumas obras para edificar o espírito, outras para entreter. Garanto-lhes diversão e algumas curiosidades reveladas.

..........................................................................................................
*Nivia Andres
é jornalista e licenciada em Letras. Suas opiniões e vivências estão no blog Interface Ativa! Acesse:
http://niviaandres.blogspot.com/
..........................................................................................................

24 comentários:

  1. Olá, amigos e amigas!

    Hoje, como tenho feito seguidamente, apresento nova sugestão de leitura aos participantes do blog. Desta vez, escolhi a nova obra de Dan Brown - O Simbolo Perdido.

    Muitos já devem tê-la lido, já que é, seguramente, o livro mais adquirido no mundo, na atualidade, por conta de seus antecessores, Anjos e Demônios e O Código Da Vinci, que narram as peripécias de Robert Langdon, um brilhante professor de Harvard, especialista em simbologia.

    Pois, sobrevivente das aventuras anteriores, Langdom volta como protagonista de mais uma eletrizante trama de mistério e perigo na maravilhosa cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, envolvendo-se novamente com enigmas que seu talento precisa decifrar para salvar um dileto amigo.

    Mais não vou dizer. Espero que gostem da indicação.

    Ah, sim! Ainda um lembrete. Vou disponiblizar a um leitor ou leitora que comentar o assunto no blog um exemplar da obra.

    Amanhã, pela manhã, o resultado.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  2. Ôi Nivia, tudo bem? Legal essa sua nova indicação aqui no blog. Adoro as resenhas que escreve porque nos fornecem boas opções de leitura. Espero que "O Símbolo Perdido", de Dan Brown, seja tão fascinante como foram "O Código Da Vinci" e "Anjos e Demônios", os quais li de folêgo só. Primeiro li "O Código Da Vinci" e só depois comprei "Anjos e Demônios" na Livraria Saraiva, no centro de São Paulo. Como vou sair daqui a pouco, se a chuva deixar, quem sabe consiga ter tempo para comprar esse livro de Dan Brown. Obrigada!

    Bjos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Nivia!
    Sem dúvida, uma boa dica para quem quer ler um bom livro. Li mais essa obra de Dan Brown e achei muito boa, de uma inteligência incrível. É aquele tipo de livro que nos faz ficar acordados só para ler mais um pouco, prende a atenção e muda qualquer conceito equivocado sobre a Maçonaria. Nota de 0 à 10, eu dou 20!

    Bjos,

    Karina - UNICAMP - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  4. Nivia, é outra boa indicação sua, posso afirmar com a convicção de quem leu essa obra e gostou muito. O Simbolo Perdido, seguindo a mesma receita dos livros anteriores de Dan Brown, une informação e aventura, tornando-se uma ótima opção de distração para esses tempos chuvosos. O interessante é que, mesmo conhecendo seu roteiro básico de construção das histórias, o autor consegue criar um suspense gostoso de se acompanhar. Mesmo misturando ficção e realidade, você pode conhecer um pouco da maçonaria e de vários locais de Washington, como o Capitólio. Não dá para não ler!

    Beijos,

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  5. Alô Nivia. Querida amiga.
    È sempre agradável começar a semana encontrando você, ainda que só através de seu texto muito bem elaborado. A sinopse de uma obra, quando elaborada com o gosto e sabedoria que você carrega, é de grande valia para quem pretende adquirir livros.
    No caso presente, além de focar um grande autor, muito aplaudido e, em determinado momento considerado bastante polêmico, conquistou o grande público com suas obras já conhecidas. O Símbolo perdido, - que não li – segundo sua análise, carrega no ventre citações de uma entidade secreta: a maçonaria, certamente se reportando aos tempos da construção do Templo do Rei Salomão e sua influencia nas esferas de poder. A participação de padres no seu passado e sua contestação em momentos posteriores.
    Bastaria o movimento maçônico alinhavado na obra, para incluía-la nas bibliotecas, entretanto, muito se acrescenta a ela pela qualidade do autor. Em nosso caso, o blog de que participamos, muito representará sua competente indicação.
    Um abraço do Garcia Netto

    ResponderExcluir
  6. Olá Nivia


    Gosto de Dan Brown como de outros escritores ingleses e americanos. Suas histórias se baseiam em fatos reais onde eles com uma imaginação fértil e talentos discorrem muito bem sobre o assunto proposto.
    Esses escritores são “superpaparicados” pelas editoras que lhe dão condições principescas para escreverem com todo o conforto. São isolados com toda a mordomia, daí os Best-sellers constantes provindo desses países.
    Vou comprar o livro indicado por você e deleitar-me nos momentos de relaxamento.
    Valeu minha amiga.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  7. Ôi Nivia, eu estou me candidatando e fazendo figas pra ganhar esse livro. Gasto muito com meus estudos e o que ganho mal dá pra pagar a faculdade e os livros. Talvez não possa comprar esse livro tão cedo. Eu já li "Fortaleza Digital" e "O Código Da Vinci", de Dan Brown e estou ansiosa para ler este indicado por vc também. Se seguir o mesmo padrão de narrativa, tenho certeza que "O Símbolo Perdido", será mais um excelente livro do autor. Dan Brown se mostra um extremo conhecedor do que escreve, sabe como prender a atenção do leitor em cada página e sempre surpreende em seus finais.

    Muito obrigada!

    Ana Rita - UNIFRAN - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  8. Olá Nivia!

    Livro incrível, não consigo parar de ler! O livro não deixa absolutamente nada a desejar aos anteriores, a linguagem é dinâmica e a narrativa prende a atenção do leitor a cada virada de página. Excelente dica você deu, Nivia!

    Bjussssssss,

    Larissa - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  9. Olá amigos (as ) deste blog...
    Querida Nivia, desculpe-me pela demora em vir ao blog deixar meu alô sobre essa indicação feita por você sobre o novo livro de Dan Brown, "O Símbolo Perdido". Estou dizendo novo livro com receio de estar errado, mas, no final do ano passado, se não me engano, li que essa obra estava sendo lançada no mercado brasileiro, parece-me que nossas livrarias estavam recebendo 800 mil exemplares para a venda, enquanto nos Estados Unidos, 7 milhões de cópias entraram no mercado.

    Isso mostra que a editora de Dan Brown espera outro estouro nas vendas, talvez pouco menos que "O Código da Vinci", que ultrapassou a marca extraordinária de 45 milhões de exemplares vendidos. Não li o livro e não posso me candidatar ao sorteio (que pena!), mas vou comprar "O Símbolo Perdido", não só pela sua indicação confiável, Nivia, mas também pelos comentários que estou lendo, todos entusiasmados com essa obra. Aliás, a maioria dos que aqui comentaram já leram ou estão lendo o livro, impressionante! Mesmo sem ler, tenho a certeza que se trata de mais uma obra esplêndida desse que já se tornou um dos maiores e mais respeitados escritores de ficção do mundo.

    Um forte abraço a todos, parabéns pela resenha, Nivia!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  10. Ôi Nivia, uma resenha com gostinho de feijoada às quartas e sábados. Aguça nosso "paladar literário". Como o Edward, também não li e nem sabia que Dan Brown estava novamente na praça com essa obra que você nos indica. Eu comprei "O Código da Vinci" depois de muito tempo do seu lançamento. Ouvia falar muito sobre o livro, mas estava com tantos afazeres que fui prolongando a compra do livro. Certa feita, fazendo compras no Carrefour, encontrei o livro a venda pela metade do preço, ou até menos. Não por isso, mas com tempo disponível, comprei e adorei. De fato, "O Código da Vinci" arrebata o leitor desde o começo até o epílogo. É impossível não querer percorrer suas páginas o mais rápido possível. Pelo visto, esse livro que você nos indica tem também um tema palpitante que é a Maçonaria, seus segredos e sua influência. Tenho tempo disponível agora e vou comprar o livro, antes da promoção do Carrefour (rsssssss).

    Bjos

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro ler desde pequena. Sou devoradora de livros, Nivia. Nesse último teste da Mega Sena eu fiz alguns jogos e minha mãe, brincando, disse que se eu ganhasse iria gastar toda aquela fortuna em livros. Não teria como gastar todo aquele dinheiro em livros, mas com certeza investiria muito dele na aquisição de boas obras para passar o dia e noite lendo. Já ouvi falar sobre esse livro de Dan Brown, O Símbolo Perdido. Acabo de pesquisar pela internet e sei que a obra tem 521 páginas e está à venda em boas livrarias do Brasil. Como faço aniversário dia 3 agora de março, vou ficar esperando o sorteio, quem sabe eu ganhe esse livro de presente, não é? Posso me candidatar, Nivia? Obrigada! Eu ficaria muito feliz, porque não existe para mim melhor presente que um livro!

    Beijos Nivia!

    Milena Figueiredo - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  12. Luís Carlos Martinssegunda-feira, 01 março, 2010

    Prezada jornalista, respeito a sua opinião e da maioria dos participantes desse blog, mas confesso-lhe que esperava mais desse livro. O autor exagerou no misticismo e os cortes nos capítulos dão a impressão de que existe um desespero em prender a atenção do leitor, algo do tipo: não percam o próximo capítulo, coisa assim. Achei o final entediante, a trama demora a acelerar e as últimas páginas são dispensáveis. Como ponto positivo valeu a aula e as curiosidades sobre a maçonaria. Está, na minha opinião, aquém das expectativas. Pra quem gosta de suspense e ficção, Anjos e Demônios e Código Da Vinci são bem melhores.

    Abçs

    Luís Carlos Martins - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Nivia,
    Por isso esse blog é democrático e gosto sempre de participar de todas as crônicas, contos e resenhas aqui postadas. O Luís Carlos, de Ribeirão preto, não gostou do livro e é seu direito se manifestar de forma contrária. Ocorre que no final do seu comentário, ele afirma que Anjos e Demônios e Código Da Vinci, obras também de Dan Brown, são bem melhores. Ora, "O Símbolo Perdido", que já li, têm o mesmo estilo do Código Da Vinci, porém outro enredo, desta vez a Maçonaria e alguns de seus supostos segredos. No mais a trama tem começo, meio e fim. Posso dizer que está no mesmo patamar de seus outros títulos. Para mim, Mesmo respeitando a opinião do Luís Carlos, definitivamente válida a leitura dessa nova obra de Dan Brown!

    Beijos Nivia, meus parabéns pela resenha.

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  14. Como vai, Nivia? Fiquei encantada com sua indicação e louquinha pra ler o livro O Símbolo Perdido. Será que ainda posso me inscrever? Se puder, por favor, coloque meu nome para o sorteio. È sem explicação o quanto Dan Brown é inteligente ao escrever. Mais que brilhantes, seus livros são envolventes, cheios de aventura e nos prende do inicio ao fim com vontade de querer mais. Fico agradecida e se for sorteada, darei pulinhos de alegria. Muitos, viu?

    Beijinhos

    Ana Cláudia - UNIFRAN - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  15. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 01 março, 2010

    Boa noite Nívia...
    Você como sempre nos apresenta belíssimas resenhas,e de um jeito todo seu,que ficamos com água na boca para saber um pouco mais da história.Dan Brown é um expert,já ouvi falar muito bem dessa obra,mas não com tanta excelência.
    Se for a ganhadora ficarei muito feliz,afinal adoro ler.
    Beijos e continue nos brindando com ótimas indicações.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  16. Paulo Marcos Rezendesegunda-feira, 01 março, 2010

    Boa noite a todos.

    Prezado Luís Carlos, da linda Ribeirão Preto, desculpe-me, mas vou concordar com a Liliana. Dan Brown, em O Símbolo Perdido, consegue construir uma narrativa rápida e mais intrigante que seu sucesso anterior "O Código da Vinci". Baseando-se em símbolos, mitos, mistérios e lendas da Maçonaria, quatro planos narrativos intercalados dão à história um ritmo empolgante de suspense. Narrativa dinâmica e que nos entretêm do início ao fim.

    Paulo Marcos Rezende - Londrina/PR

    ResponderExcluir
  17. Olá Nivia, não sei se vou conseguir postar esse comentário, mas como vi que outros conseguiram, quero, em nome de minhas amigas fazer uma reclamação. No período tarde-noite, eu e mais cinco amigas da Metodista tentávamos postar comentários sobre sua resenha do livro O Símbolo Perdido, de Don Brown e não conseguíamos. A Larissa foi a única, mas postou um pouco antes de nós. Eu tentei quatro vezes. Escrevia meu comentário e enviava. Não saia nada. Mesmo agora, estou vendo, o marcador aqui está assinalando 16 comentários e lá fora 15. Se eu conseguir postar esse, vai marcar 17 aqui e 16 lá fora, muito estranho, não acha? Eu comprei esse livro na semana passada e comecei a ler, mas todas essas minhas amigas que tentaram entrar e não conseguiram, queriam participar do sorteio, vai ficar para a próxima. Muitas estão dormindo, a essa altura. Eis os nomes delas, todas da Metodista: Priscila, Cindy, Tatiana, Renata e Soraya. Todas nós lemos sua resenha, mesmo sem conseguir deixar os comentários. Acredito que muitas também não conseguiram. Veja o que aconteceu, se é que vai conseguir saber.....

    Beijos e uma boa noite,

    Lidiane - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  18. Prezada Lidiane,

    Também não sei o que aconteceu, pois clico em comentários e sempre que entra a janela, aparece um a mais que no registro da página. Muito estranho.

    De qualquer maneira, vou deixar em aberto até o meio-dia de amanhã, antes de anunciar quem vai levar o livro, assim as meninas poderão participar;

    Um abraço a todos e obrigada pelos gentis comentários de hoje. Acho que acertei na sugestão!

    ResponderExcluir
  19. Caro Professor João Paulo,

    Não se preocupe. Entendo o seu martírio em ter que suportar as constantes chamadas de D. Miquelina (aqui entre nós, acho que ela se chama Malvina e esconde o nome que combina muito mais com ela...)

    Intriga-me a conduta dessa senhora porque, se quisesse realmente ganhar o livro, participaria, enviando um comentário, mesmo que digitado por uma dama de companhia. Creio que ela só faz essas cenas para atazaná-lo, sabendo que jamais, como um perfeito cavalheiro que é, iria contradizê-la,

    Acredito que ela está mais interessada em tirar umas linhas om o tal judeu acompanhado lá do Shpping Higienópolis. Espero que não leve a nossa querida amiga Cristina para o mau caminho...

    Não se aflija mais com a D. Miquelina. Ela é de lua...

    ResponderExcluir
  20. Ôi Nivia, voltei para lhe agradecer a gentileza em deixar o blog aberto até o meio-dia para que as meninas pudessem opinar, mas creio que não vai dar certo. Todas, ou quatro delas, menos uma, estudam pela manhã. Não se prenda, entendemos os problemas, que não vieram de vocês, por certo, e vamos tocar o barco. Todas será avisadas de sua gentileza. Obrigada!

    Beijos, amiga!

    Lidiane - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  21. Bom trabalho de divulgação do livro! Vou visitar o blog da moça, hehe!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Querida Cris, com você não me preocupo. O problema é a D. Miquelina...

    ResponderExcluir