sábado, 13 de março de 2010


AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES

DO PALITO


Estava absorvido com o que estava escrevendo no computador quando escutei a voz de minha esposa dizendo que precisava de palitos. Palitos? Argui-me! Em seguida, no mesmo tom de voz perguntei: “- O que você vai fazer com os palitos?”. “- Estou fazendo bracholas...” Não precisou completar a frase, adivinhei para o que seriam os danados dos palitos. Uma comida de origem italiana. Bife enrolado com legumes, coisa mais ou menos assim. Gostoso.

Interrompi meu trabalho, vesti minhas sandálias, coloquei alguns trocados no bolso e lá fui eu. A padaria fica a duas quadras de casa. Tempo suficiente para que minha imaginação viajasse no tempo e no espaço.

Quantos palitos se fazem com uma árvore derrubada? Um pinus ou eucalipto... São plantas renováveis, daí...Já tive um palito permanente feito de marfim. Não sei onde foi parar. O trágico é que foi preciso matar o elefante. Barbaridade!

Já vi palitos de osso, de ouro e de outros metais em minhas andanças pelo mundo. Esses são laváveis e desinfetáveis. É só usá-los e guardá-los no bolso ou na carteira.

Dependendo do local onde se está (meio social), o uso desse milenar “quebra galho” pode ser nojento, dependendo da posição social do indivíduo ou ser simplesmente um ato comum.

Esgaravatar os dentes depois de uma refeição, cobrindo a boca com a mão e mesmo não cobrindo, não é coisa agradável de ver.

O palito tem múltiplas funções. Serve para limpar as unhas. Para coçar ouvidos. Enrolar um algodão em suas pontas e aplicar remédios em feridas e ainda, limpar os dentes depois! Não estou inventando não. Viagem pelo nosso imenso país e vejam vocês mesmos.

Mas com o danado do palito se podem fazer belos trabalhos artesanais para quem tem talento e imaginação.

O sexo frágil e os não tão frágeis também usam o palito para tirar o esmalte das unhas e limpar o excesso.

O palito é um objeto de “mil e uma utilidades” como diz aquela propaganda da esponja de aço.

Afinal, há o verbo ”palitar”: Eu palito, tu palitas, ele palita, nós palitamos, vós palitais, eles palitam. Isso no presente indicativo. Há os outros tempos. Nos bons tempos, daria até uma boa marchinha de carnaval. Nos dias de hoje, músicas de duplo sentido fariam sucesso efêmero nas rádios e na televisão.

E quando não houver um palito à mão? Se o sujeito tiver uma caixa de fósforos no bolso, dará um jeito. Basta desbastar a ponta e pronto! Terá um esgaravatador excelente.

Eu não uso palitos para limpar os dentes. Sou prático. Vou ao sanitário, arranco-os e deixo-os alguns segundo debaixo do forte jato de água. Depois é só colocá-los de volta fresquinhos. “Nada como um sabor refrescante” de água limpa!

E falando em caixa de fósforos, lembro-me de um sambista do passado. Trata-se de Ciro Monteiro e sua indefectível caixinha. Enquanto cantava, marcava o compasso do samba, transformando a caixa de palitos em pandeiro.

Cheguei da padaria e não disse o que tinha a ver os palitos com as bracholas. Afinal, foi para isso que fui comprar palitos.

-----------------------------------------------
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista pelo e-mail jgarcelan@uol.com.br
------------------------------------------------------------

33 comentários:

  1. Amigos do blog de ouro, bôa tarde.

    Juliano Morgado, quanta imaginação a respeito de um simples palito, kkkk
    Ficou muito interessante seu artigo e garanto que ainda vai aparecer algum amigo comentando e indicando mais algumas utilidades para o mesmo.
    Quanto ao uso do palito, também faço o mesmo procedimento que o amigo. Afinal palitar os dêntes para que ?? Uma ducha de agua e..pronto é so coloca-los de novo kkkk
    Com palitos ou sem os mesmos, as bracholas que Dona Maria preparou estariam uma delicia.

    Abraços a todos "palitantes" do nosso blog.

    Um exelente final de semana.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo-irmão J. Morgado, um forte abraço!

    Você encontrou nesse texto que escreveu várias funções para o palito, que, pelo visto, não é o de fósforo. Para mim, o palito só tem uma função. Utilizo-o para saborear meus aperitivos preferidos, ou seja, o queijo gorgonzola cortadinho em cubos com muito azeite extra virgem, o provolone, o parmezão, ou então o "meia cura" que recebo da Serra da Canastra, onde se produzem os melhores do Brasil, você deve conhecer. Serve também, principalmente quando sento frente a TV para ver jogos do São Paulo, para curtir um salaminho com limão ou mesmo uma azeitona preta, de resto...

    O grande problema que sempre encontrei é que os palitos convencionais, seja de pinus ou de eucaliptos, quebram com facilidade, fato corriqueiro quando se assiste a um jogo de futebol e está nervoso. Foi então que encontrei uns de plásticos, multicoloridos que, depois de lavados, podem ser reutilizados. E faço minha festa particular com eles, hoje em dia.
    Êta sabadão danado, sem nada pra fazer, não? Mas, é gostoso vez ou outra jogar conversa fora, faz bem e espanta o estress.

    Um abração, meu irmão, um bom final de semana pra todos os amigos e amigas do blog!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  3. Oiê, amigos e amigos (as)...
    Caro Morgado, belo artigo sobre a utilidade do palito, que são poucas, é verdade, mas providênciais.
    Pois bem, a nossa gloriosa Telefonica inventou uma nova função para o palito. Por e-mail, contei essa "relíquia" ao nosso amigo-irmão Edward de Souza. Aconteceu agora em fevereiro;
    Deu um pane no meu micro. Liiguei para a Telefonica (10315) e fui atendido por uma voz feminina que me indicou uma série de procedimentos, todos em vão. A mulher, e eu também, já estavamos perdendo o tino com a inutilidade das manobras até que surgiu a luz: "meu senhor - disse a dona - veja se entre o cabo de energia e o do trelefone, no modem, tem um buraquinho".Olhei lá.: "tem sim", retruquei; Então faça o seguinte, sugeriu ela: "introduza nesse buraquinho um palito de dentes". Esperto, retruquei" "vou colocar um clips". A moça berrou: "não, não faça isso que o senhor pode levar um choque elétrico". Arrumei aqui em casa o bendito palito de dentes e ennfiei buraquinho indicado. "aguarde uns déz segundos", disse a mulher. "Pronto já passaram os dez segundos", falei. "então veja agora se acendeu a luzinha DSL do modem", falou a moça. "sim", respondi. "Então clique nas funções que o senhor deseja no micro" ordenou. E o milagre se fez. As funções retornaram ao normal e pude trabalhar naturalmente. A mulher ia se despedir, quando interrompi dizendo: "Obrigado Vânia (é o nome que ela forneceu), porém jamais imaginei que um simples palito de dentes ainda pudesse ser instrumento decisivo para consertar uma falha de computador, em plena era milagrosa da eletrônica. A mulher riu, disse "obrigado a telefônica agradece" e educadamente desligou.
    Nada mais foi dito nem perguntado, não precissva.

    ResponderExcluir
  4. oiê, amigos (as)...
    apenas um pequeno esclarecimeto: o modem possui três pequenas lâmpadas (power, ethernet e DSL) sendo que a última (DSL) deve estar sempre ligada.
    Corrigindo - a mulher riu e disse "obrigada" a telefonica agradece...

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ANA CÉLIA DE FREITAS.sábado, 13 março, 2010

    Boa tarde J.Morgado.
    Texto muitíssimo humorado,sabe que eu nunca havia pensando no palito com tantas utilidades?Realmente palitar os dentes perto de terceiros é horrível,principalmente para quem está "assistindo".
    Seu artigo é bastante hilário,você é demais,demonstra um senso de humor que poucos seres humanos possuem.
    Parabénssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  7. Olá Amigos


    Uma crônica para relaxar. Afinal ninguém é de ferro.
    No meio de tantas mazelas é necessário descontrair um pouco nos fins de semana.
    O Edward, pelo seu comentário, descreveu bem o seu particular happy hour. Salgadinhos sem fim apanhados com palitos e regados a cerveja ou chope bem gelado.
    O Lavrado descobrindo mais uma utilidade para o tradicional “quebra-galho”!
    O Professor, escrevendo uma bem elaborada crônica em cima do tema.
    A Cristina nos dando uma aula sobre a origem do palito
    A Ana Célia dando-nos uma força para continuar.
    A todos o meu muito obrigado pelos comentários.
    É provável que eu volte para dar mais uma palitada (ou palitadas)!

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  8. Ôi Senhor Morgado, como todos fazem questão de afirmar que este blog é democrático, confesso-lhe que não gostei do conto, crônica ou artigo, não sei definir qual o correto, que o senhor escreveu. Já li textos seus bem, mas bem melhores. Acredito que deve estar chovendo na praia e o Senhor resolveu brincar com o palito, tudo bem. Como o pessoal gostou...............

    Renata - Metodista - SP.

    ResponderExcluir
  9. Fico constrangida, J. Morgado, mas não sei fingir e como a Renata, também não gostei. Talvez aprove mais os comentários, como o da Cris com a história dos palitos. Sabe, ficou sem graça esse relato. E poderíamos ter sido poupadas dessa frase: "eu não uso palitos para limpar os dentes. Sou prático. Vou ao sanitário, arranco-os e deixo-os alguns segundos debaixo do forte jato de água. Depois é só colocá-los de volta fresquinhos". Cruzesssssssssss...

    Martinha - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Juliano !!!

    Se vc tivesse me falado antes eu te indicaria o mercado "DIA" e lá vc poderia comprar as bracholas prontas, são deliciosas, sem gordura e recheadissimas, seria só o tempo de cozir. Além do mais são bem em conta, já que o governo está barrando a PEC 300, o negocio é economizar, pois quem sabe se ainda teremos que pedir umas esmolinhas com a latinha na mão, isso se não tiver que vender a latinha primeiro para comprar um pão, rsrsrsrsrsrsrsrsrsr
    Economizaria o palito !!!
    Não sei se o pior virá do palito vampiro ou do palito terrorista?
    Mas certamente prefiro a brachola!!!!


    um abraço fraternal

    ResponderExcluir
  11. Boa noite amigos.
    Eu acho que vou estar muito a vontade para comentar aqui nesse blog hoje.
    Todos vocês já sabem que o meu carro chefe é o bom humor.
    Não me importa se a mula é manca, o que eu quero é rosetar.
    Eu juro a vocês que vou fazer de tudo pra me comportar.
    Mas, acontece que tem um bicho de carpideira nas minhas partes intimas me atormentando e eu não consigo segurar a onda.
    Lá vai bucha!!!

    Alguém de vocês já conseguiu tirar com um inofensivo palito de dentes, um pedacinho minúsculo de carne, já em decomposição do meio dos dentes, e depois cheirar o infeliz?
    Hummmm, acredito que não!!!

    Alguém de vocês já foi a restaurantes, usaram o danado do palito até a exaustão, e depois colocaram no mesmo recipiente de volta?
    Hummmm também acredito que não!!!

    Alguém de vocês já colocou no acento da cadeira de seu amigo uma metade de palitinho em pé?

    Alguém de vocês, saboreando uma carne enrolada na casa da sogra, já deglutiu um palito assado com vergonha dos cunhados?

    E para terminar quem de vocês nunca participou de um jogo de palitos?

    Parabéns Morgado, você é um homem capaz de mexer com a nossa imaginação, mesmo com as coisas mais simples, você tira proveito da situação e nos devolve nessas pérolas férteis de criatividade.

    PADRE EUVIDEO.

    ResponderExcluir
  12. Oiê, amigos (as)...
    Mestre Juliano Morgado...
    ainda sobre o palito, cuja utilidade é a mesma que bolso de pijama (nenhuma), lembro uma passagem com o nosso Lampeão, motorista do Diário do Grande ABC e fiel escudeiro da equipe de esportes da rádio.
    Um começo de noite de domingo, quando a equipe de esportes da Rádio Diário, então comadada por este escriba, após uma transmissão, se reuniu, como sempre ocorria, na Padaria Royal, a mais antiga do ABC, instalada no Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Padre Lustosa, bem em frente a igreja matriz de São Bernardo, no Centro da cidade. Hoje não existe mais.
    Cerveja vai, cerveja vem, o Lampeão chama de lado um dos sócios da casa (Toninho) e, murmurando, pede uma azeitona como tira-gosto. O Toninho, sempre solícito e grande amigo do pessoal da rádio, trouxe um pires com um punhado de azeitonas, todas devoradas pelo nosso "piloto". Em determinado instante, após meia dúzia de cerveja, pouco mais, pouco menos, a gente já não conversava na padaria e sim gritava tal o grau "etílico" de cada um. Como não havia se dado conta que tinha consumido todas as azeitonas do pires, Lampeão tentava, em vão, espetar com um palito os caroços "peladinhos" que estavam no pequeno pratinho. Sem cerimônia, já que os donos e os empregados da padoca eram nossos amigos, o Lampeão esbravejou: "Toninho, que droga de palito você me serviu que não consegue penetrar na azeitona ? Recebeu, merecidamente como resposta: "cara você vai ficar a noite inteira tentando "fisgar" esse caroço, já que as azeitonas foram consumidas por você; vou buscar mais um pouco". Agradecido, nosso "chofer", educadamente recusou a oferta.
    A partir daí, ele nunca mais pediu azeitonas ou qualquer outro petisco em padaria. Essa história, veridica, pode ser confirmada por nosso amigo-irmão Edward de Souza, que estava presente na ocasião, certo Edward ?

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  13. Amigas, anotem a receita!!!
    2kg de colchão duro em bife (formato de borboleta)
    -10 ovos cozidos
    -8 tomates
    -300 gramas de bacon (fatias)
    -azeitona verde (a gosto)
    -cheiro verde (a gosto)
    Modo de Preparo
    Tempere o bife normalmente com sal e alho. Estique os mesmos e
    sobre eles adicione o bacon (geralmente 2 fatias para cada bife),
    com o tomate e o cheiro verde. Prepare um vinagrete e o adicione
    também.
    Corte os ovos, também em fatias, e adicione sobre o bife
    junto com a azeitona.

    Enrole os bifes devidamente recheados e trave-os com os famosos palitos do J. Morgado.
    . Após essa etapa, em uma panela grande, com óleo já
    quente.
    Coloque as bracholas para fritar.

    Vai fritando e pingando água até ela ficar dourada.
    Já dourada,
    adicone água na panela, até cobrir as bracholas.
    Será feito o
    cozimento. Após cozida, saboreie esse grande prato da culinária
    italiana.
    A hora que estiver pronto, ligue para (16)91498428, e me chame para te ajudar a comer essa delicia da cozinha italiana.
    Eu garanto que vou levar o melhor vinho que eu tenho aqui na sacristia para servir de acompanhamento.

    PADRE EUVIDEO.

    ResponderExcluir
  14. Às vezes eu fico pensando, por que será que eu tenho uma saudade imensa dos almoços de domingo na casa da minha falecida avó.
    Hoje eu já estou velho e cansado, mas a minha alegria é ver os meus filhos e netos passando o domingo aqui na minha casa.
    Por coincidência, no domingo passado a minha adorada esposa fez o prato principal, umas deliciosas bracholas.
    <<<<<<......>>>>>>

    ResponderExcluir
  15. Era uma vez... Um mundo de sonhos onde a realidade não existe. Tudo é perfeito e imaculado. Não existem palitos e nem dentaduras... Mas, deixemos de lado essas divagações e vamos nos divertir como o fez o Admir e outros.
    O padre Euvídio realizou-se com suas tiradas inteligentes. O Lavrado acabou inserindo em seu comentário mais histórias dos bastidores do rádio “tacando” como testemunha o Edward. O Renan, lembrando-se de sua avó (que talvez não usasse dentadura) e seus almoços dominicais. E o Eduardo sugerindo onde comprar bracholas prontas.
    Meus amigos hoje domingo é dia de comer bracholas! Com dentaduras ou ou não.

    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  16. Anderson Ribeirodomingo, 14 março, 2010

    Seu Morgado

    Adoro bracholas feitas pela minha mãe. E hoje, depois de ler sua crônica ela vai caprichar nas ditas cujas. Os palitos eu vou comprar.

    Anderson Ribeiro

    São Vicente - SP

    ResponderExcluir
  17. Retornandooooo

    Amigos do blog de ouro, bom dia !!!

    Juliano meu amigo, pelos comentarios até agora expostos em "nosso" blog, deu para notar o que um simples palito de dentes provoca.
    Tirando os comentarios de algumas colegas insatisfeitas com o tema de hoje,a propósito srtas Renata e Martinha (meus cumprimentos), NÃO está chovendo em nossa praia,
    os demais acataram a ideia e relataram até passagens hilarias a respeito do uso de tão conhecido pedacinho de páu.
    Lavrado meu amigo, eu também RESETEI o modem aconselhado pelo tecnico do Speedy e usei um PALITO DE DENTE por indicação do mesmo kkk.

    Abraços domingueiros a todos.
    Tenham uma ótima semana

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  18. Olá Amigos
    Com a contribuição da Cristina e do Professor sobre a origem dos palitos deixo aqui, uma história encontrada na internet sobre as dentaduras.
    “A dentadura é uma prótese, ou seja, um substituto para os dentes ausentes, podendo ser retiradas e recolocadas na boca. Pode ser classificada como prótese total convencional, aquela que é colocada na boca depois que os dentes remanescentes forem extraídos e os tecidos estiverem cicatrizados. Em 1927, o governo japonês mandou remover parte de um cemitério para a construção de uma via pública. Numa urna cerâmica, foi encontrada a primeira dentadura confeccionada no mundo. Ela pertenceu a Hidam Nokami Yagyu, famoso samurai e segundo estudiosos, a peça deve ter cerca de 344 anos.

    A base da dentadura Yagyu era confeccionada em madeira "tsuguê", árvore nativa do Japão, de grande resistência e muito utilizada, ainda hoje, na fabricação de pentes. Os dentes foram feitos de pedra-de-cera, equivalente à nossa pedra-sabão e sua coloração era marrom.

    A dentadura contribui, junto com a parte clínica, para repor elementos dentais, reproduzir a anatomia estética e fonética, e proteger as estruturas remanescentes, dando assim, continuidade à função mastigatória. Novas próteses podem parecer estranhas e desconfortáveis durante as primeiras semanas ou até meses. Durante um período de tempo, a dentadura precisará ser reajustada, refeita ou recolocada devido ao desgaste normal. Também, com o passar do tempo, sua boca muda naturalmente. Essas mudanças fazem com que a dentadura fique solta, dificultando a mastigação e irritando a gengiva. Assim, deve-se consultar o dentista, no mínimo uma vez ao ano, para uma avaliação”.
    Um abraço
    Paz. Muita Paz.
    J. Morgado

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal, creio que o problema não está no texto de J. Morgado, mas nos comentários que o artigo, conto, sei lá, acaba gerando. Se todos entendessem que na falta de coisa melhor se publicou esse texto por ser um final de semana, como uma brincadeira, seria até aceitável, mas alguns destoam e o nível fica muito baixo. Uma pena!

    Abçs

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Como não fui a primeira a comentar o texto do Morgado, deixei, a propósito, para ser uma das últimas, justamente para acompanhar os desdobramentos de opinião de cada leitor(a).

    Pessoalmente, achei o texto muito criativo, com uma espécie de humor bem naturalista, cru - que parece ter desagradado a algumas pessoas, Creiam, o que valoriza o texto é justamente o talento de seu autor, que se move, com muita propriedade,em qualquer espécie de argumento que queira desenvolver.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  22. Edson de Almeida Frostsegunda-feira, 15 março, 2010

    J. Morgado, falou em seu comentário sobre realidade e sonhos. Concordo com ele.
    Palitos e dentaduras existem para serem usados. As piadas sobre esses objetos são muitas.
    Diverti-me a beça com a crônica do jornalista.

    Edson de Almeida frost

    Goiânia - GO

    ResponderExcluir
  23. Então, Senhor Edson, tem gosto pra tudo, o que seria do amarelo se todos gostassem do branco, não é? Eu não gostei!

    Fátima - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  24. Prezados leitores, especialmente os senhores Edson de Almeida Frost e Fátima, que protagonizaram troca de insultos nos últimos comentários, já eliminados, porque este blog tem uma única regra - jamais patrocinar ou servir de palco para ofensas ou descortesias entre os participantes ou dirigidas aos jornalistas que utilizam este espaço para publicar suas matérias.

    Respeito é o mínimo que exigimos. E garantimos direito ao contraditório. Todos têm o direito de discordar, mas dentro dos limites do respeito e da dignidade de todos.

    Esta regra será mantida.

    Obrigada, e tenham, todos, um bom dia!

    ResponderExcluir
  25. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsegunda-feira, 15 março, 2010

    Olá!

    Caro J.Morgado,

    Mais uma vez o parabenizo pelo texto, que de forma leve, traz descontração a quem o lê.
    Interessante também o paralelo que faz sobre as coisas simples e úteis que temos na vida. Muitas vezes ocultamos, por preconceito , essas questões. A referência à dentadura foi ótima.

    Abraço Fraterno

    Luiz Antônio de Queiroz
    Franca-SP

    ResponderExcluir
  26. J. Morgado. Um abraço
    Com relação a sua lembrança do palito para elaborar um texto não posso economizar aplausos a sua criatividade. Ela, a Nivia, me permitindo, faço minhas suas palavras relativas a estrutura do texto.
    Saudosista que sou, foi bom lembrar os de marfiim.
    Você conheceu o jogo de "porrinha"? Era o famoso jogo de palitinhos dominante em certa época.
    Você juntou humor, aula de civilidade e criou um clima para citação de fatos interessantes.
    Minha grei tem hábito de uso do fio dental, não aquele que nada cobre para tudo mostrar, mas, esses que limpam os dentes já bastante usados no Brasil.
    Eu gostei muito do que escreveu.
    O direito de opinar em nosso blog esta calcado em seus objetivos.
    Respeitá-los um dever que não abriga concordancia.Garcia Netto
    Meu atraso em falar aqui foi por motivo de viagem.

    ResponderExcluir