quinta-feira, 3 de setembro de 2009

LUÍS CARLOS MAIA HOMENAGEADO EM SCS

O primeiro da esquerda para a direita, em pé, é o companheiro Jurandir Martins. O quinto, em pé e ladeado por Aurélio Loureiro Bastos e Giba é Luís Carlos Maia.
.
JUSTA HOMENAGEM
***
Edward de Souza
com
Erik Oliveira (Jornalista da Prefeitura de SCS)

O professor Luís Carlos Maia, que durante muitos anos integrou a equipe de esportes "Os Craques do Rádio" da Rádio Diário do Grande ABC, ao lado de grandes nomes da locução esportiva do ABC Paulista, entre eles Rolando Marques, Edward de Souza, Oswaldo Lavrado, Sidnei Lima, Jurandir Martins, Agostinho Agapito de Assunção, Paulo Cesar, Norival Toledo, Nelson Perdigão, Aristides Vital, Samuel Gonçalves, entre outros, recebeu nesta última segunda-feira, Na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, a Medalha Di Thiene, por sua contribuição à comunidade sancaetanense. Os companheiros Jurandir Martins (ex-Rádio Diário) e Giba (Rádio ABC), além de outros amigos e familiares compareceram e prestigiaram o competente e querido Luís Carlos Maia, que, com justiça, recebeu essa homenagem
O evento, que contou com a presença de autoridades, familiares dos condecorados e público em geral, lotou o salão nobre do recém-inaugurado Edifício Prefeito Oswaldo Samuel Massei - Câmara Municipal na noite desta última segunda-feira (31/8). A atividade encerrou oficialmente o calendário de festejos pelos 132 anos que São Caetano completou no dia 28 de julho.
Em sua explanação durante as homenagens, o prefeito lembrou-se da concepção da Medalha Di Thiene durante os festejos, fato idealizado em 2005 e instituído em 2006 (Lei Municipal nº 4.407) como forma de personificar e perpetuar importantes agentes sociais da cidade. "Notamos em 2005 que precisávamos homenagear pessoas que contribuem com o desenvolvimento de São Caetano. Então utilizamos como inspiração para a criação da nossa galhardia as medalhas Padre Anchieta, que a Câmara de São Paulo entrega a moradores da capital, e a Tiradentes, onde o Governo de Minas Gerais condecora destaques de todo o País", destacou.
Sobre os homenageados com a Medalha Di Thiene, o prefeito enfatizou que essas pessoas e entidade ajudaram a construir e desenvolver a mescla de tecido urbano tão rica que é São Caetano e transformar a cidade na melhor do País (segundo índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, que aponta São Caetano como o município mais desenvolvido do Brasil). O prefeito também deixou um recado aos contemplados. "Vocês passam definitivamente a fazer parte da história do nosso município."
"A Medalha Di Thiene resgata valores pessoais e históricos da cidade", observou Clovis Antonio Esteves, presidente da Fundação Pró-Memória. "É uma satisfação referenciar vocês nesta data, ainda mais no salão nobre do recém-inaugurado prédio da Câmara Municipal", ressaltou o vereador Gérsio Sartori, presidente da Câmara.
Homenagens - Representado pela sua presidente Margherita Biasi Corsi, o Lar Bom Repouso recebeu a Grande Medalha di Thiene, mais importante condecoração da noite. "Os méritos que existem na nossa entidade é o da caridade e ajuda ao próximo. Quero exteriorizar e agradecer esta honraria conferida pela Prefeitura, ato que engrandece ainda mais a nossa São Caetano", disse Margherita.
Não menos feliz com a congratulação estava o ex-pugilista Servílio de Oliveira, único atleta brasileiro a conquistar medalha olímpica no boxe (bronze, no México, em 1968), que, na noite desta última segunda-feira, recebeu com justiça a Medalha Di Thiene. "Acho que o Brasil está perdendo o estigma de país sem memória. E ações como essa vem para confirmar esse fato", disse ele, considerado por especialistas da modalidade um dos mais técnicos boxeadores brasileiros de todos os tempos. "É algo histórico a Medalha Di Thiene. Vai ficar marcado", completou.
João Tessarini foi vice-prefeito de São Caetano entre 1989 a 1992, chefe de gabinete, ouvidor municipal e da Câmara Municipal. Merecidamente recebeu a Medalha Di Thiene. "É uma emoção muito grande receber essa condecoração e rever amigos de tantos anos", resumiu o homenageado.
Os outros homenageados com a Medalha Di Thiene 2009, além do professor Luís Carlos Zanirato Maia, são: Adilson Domingos Ferrari, Ailton Arantes Ferraz, Antonio Carlos Domingues Benedetti, Aparecida Spachacquercia Abrahão, Aurélio Loureiro de Bastos, Aurélio Scartozzoni, Dejair Rodrigues, Edson Ferreira de Souza, Elaine Maria Biasoli Pacheco, Elza Di Bella, Fátima Aparecida da Fonseca, Irineu Gardim, José Bonesso, José Gomes de Souza, Kyomi Nakano, Luiz César Silva, Lumi Toyoda, Mario Del Rey, Maurílio Teixeira Martins, Mercílio Scarmelotti, Nasrallah Mohamad Rahal, Nélson Calsavara Garcia, Neuza Toloi Lacava, Nikolaus Fritz, Orpheu Bertelli, Othoniel Brandão Costa, Paschoal Cipriano da Costa, Paulo Agrella, Roberto Alves Marangon, Rosângela Maria Negrão, Therezinha Rocchi Martin, Toshie Kobayashi Tsukuda, Valdir Florindo, Vitório Vizentim Filho, Walter Alborghetti Filho e Wellington Rubens Pesinato.
As imagens ilustrativas das medalhas foram desenvolvidas pela Fundação Pró-Memória e resgata ícones dos imigrantes que colonizaram São Caetano, junto com simbolismos do progresso vivenciado pela cidade ao longo de seus 132 anos.

25 comentários:

  1. Bom dia amigos (as) do blog!
    Nesta quinta-feira estamos prestando uma justa homenagem ao querido amigo Luís Carlos Maia. Competente, companheiro leal de todas as horas, honesto e um profissional exemplar, nada mais justa essa homenagem que ele recebeu, nesta última segunda-feira, da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, na Região do ABC Paulista.

    Infelizmente não comparecemos a essa grande festa, por motivos de força maior, mas enviamos a ele o nosso abraço forte e transmitimos a alegria que sentimos ao saber dessa homenagem que lhe foi prestada. Não foi a primeira homenagem. No começo dos anos 80, juntamente comigo, Oswaldo Lavrado e demais companheiros da Rádio Diário, Luís Carlos recebeu a Medalha João Ramalho, uma das mais altas condecorações da Prefeitura de São Bernardo do Campo, pelos relevantes serviços prestados ao município.

    A voz de Luís Carlos Maia ficou marcada em toda a Grande São Paulo comandando com seriedade e muito profissionalismo o plantão esportivo da Rádio Diário nos anos 70 e 80, levado que foi por Oswaldo Lavrado. Tive o prazer de narrar dezenas de partidas de futebol, contando com a retaguarda preciosa desse grande amigo.

    Torcedor fanático da Portuguesa de Desportos (deve ser o único no Brasil), Luís Carlos desenvolveu um trabalho sério à frente do plantão esportivo da Rádio Diário. Atento, tinha todas as informações esportivas de São Paulo, Brasil e do Mundo, prontas sempre que solicitadas. Hoje, é um brilhante dirigente escolar, à frente das Fatecs do Estado de São Paulo.

    Que Deus continue lhe abençoando, caro amigo. Saiba que, de coração, estou muito feliz pela homenagem que recebeu. NADA MAIS JUSTO!

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Paulo Roberto Faccirolliquinta-feira, 03 setembro, 2009

    Prezado Professor Luís Carlos!
    Fui ouvinte assíduo e até fanático dos "Craques do Rádio", sintonizando a Rádio Diário muitos e muitos anos. Acompanhei o seu trabalho e hoje venho parabenizá-lo pela homenagem justa e merecida que recebeu da Prefeitura de São Caetano. Tenha a certeza que, se tivesse sido informado antes, teria comparecido para levar pessoalmente a você o meu abraço.
    Aceite meus sinceros cumprimentos!

    Paulo Roberto Faccirolli - São Bernardo do Campo - SP.

    ResponderExcluir
  3. Caro Luís Carlos Maia, apesar de não conhece-lo pessoalmente, mas, diante das indicações feitas pelo Edward de Souza em seu comentário, aceite o meu abraço e de toda a minha família pela honraria recebida. Com certeza, justíssima!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Professor e radialista Luís Carlos Maia!
    Pelo fato de ter aguentado, durante anos a fio a dupla Edward-Lavrado, essa medalha demorou a lhe ser entregue (hehehehehe). Brincadeira à parte, receba meu abraço amigo e meus cumprimentos pela importante homenagem que culminou com a entrega da "Medalha Di Thiene", certamente entregue somente a pessoas de muito valor, como o seu caso.
    Abraços do tamanho da minha cidade.

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  5. Caro Edward de Souza e professor Luuis Carlos Maia, parabéns por esta nova conquista de reconhecimento de SCS. Abraços,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  6. Mary Menezes Pimentel, Maceióquinta-feira, 03 setembro, 2009

    Adorei o artigo da dança, escrito pelo Milton Saldanha. Ele fala divinamente sobre o meu tempo... Que saudades. Deveria voltar a dançar, pois é uma das melhores coisas já desenvolvidas pelos homens. Beijo ao Milton!

    ResponderExcluir
  7. Professor e radialista Luís Carlos Maia, aceite meus cumprimentos e de minhas colegas aqui da FUABC pela homenagem recebida da Prefeitura de São Caetano do Sul.

    Com nosso abraço carinhoso,

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amigos (as)...
    Em virtude de uma amizade inabalável, que ultrapassa 50 anos, sou altamente supeito para definir o professor Luís Carlos Maia. O fato dos seus pais, Álvaro e Rosa (falecidos) serem meus padrinhos de casamento, eu ser um dos padrinhos de casamento do professor e, ele e sua mulher, serem padrinhos de batismo de minha única filha, além dos laços de forte ligação com seus outros seis irmãos, me colocam no topo de uma lista infindável de seus amigos e admiradores. Porém, resta uma brecha pra dizer que "os grandes homens são formados por seu caráter, dignidade, e irrestrita solidariedade". O professor Luís Carlos Maia está incluído nesse seleto e honrado espaço. De sua competência e dedicação como Mestre Educador, profissão que abraçou por amor desde tenra idade, foram forjados grandes nomes, especialmente aqui no ABC, e, pricipalmente, milhares de homens no sentido amplo da palavra.
    Portanto, caro professor, pela trajetória em comum, pretenciosamente, me considero inserido em parte de merecida homenagem
    A nossa São Caetano sempre soube lapidar grandes homens e Luís Carlos Maia está neste contexto.

    Abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, nobre radialista Luís Carlos Maia. Lendo os comentários de Oswaldo Lavrado e Edward de Souza sobre sua pessoa, essa honraria que você recebeu da Prefeitura de São Caetano é muito justa.
    Minhas bençãos...

    Padre Euvidío

    ResponderExcluir
  10. Edward e amigos do Blog de ouro bôa tarde.
    Parabéns ao radialista Luis Carlos
    Maia, pela justa homenagem.
    Abraços a todos.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  11. Olá, amigos e amigas!
    Prezado professor e comunicador Luís Carlos Maia!

    Não o conheço pessoalmente, mas as referências elogiosas partem de seus amigos e colegas de estreita convivência aqui no blog. Receba minhas congratulações pela láurea recebida da municipalidade de São Caetano do Sul, que há de representar o reconhecimento oficial do que já era amplamente reconhecido pelos seus milhares de admiradores das comunidades abrangidas pela rádio Diário, em que, pelo que depreendi, era o plantão esportivo.

    Sabe, professor, admiro muitíssimo o trabalho do plantão esportivo. É uma atividade a ser exercida por poucos profissionais, pois requer uma série de habilidades, entre elas a agilidade; a capacidade de reter informações e repassá-las com rapidez; um arquivo perfeito (o que, tempos atrás, sem a ajuda do computador, não era pra qualquer um...) e outras tantas competências que o senhor deve ter de sobra, pelo sucesso que alcançou em sua atividade!

    Parabéns pela homenagem recebida e o carinho de todos os amigos do blog do Edward de Souza.

    Nivia Andres
    Santiago - RS

    ResponderExcluir
  12. Me junto a todos os que já cumprimentaram o Professor Luís Carlos Maia, por essa conquista.
    Parabéns.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  13. Caro Edward

    Meu velho companheiro com quem tive o privilégio de trabalhar na extinta Radio Diário do Grande ABC em inúmeras jornadas esportivas.
    É claro que existe um pouco de exagero em relação aos comentários sobre minha pessoa, mas fico muito satisfeito e emocionado por tantas palavras carinhosas vindas de você, do Lavrado e de todos que leem os textos desse seu espetacular trabalho diário. Você que é um dos grandes jornalistas do Estado de São Paulo.
    Reafirmo mais uma vez que a homenagem que recebi, divido com todas as pessoas que sempre estiveram ao meu lado colaborando para que alguma coisa de bom acontecesse para nossa sociedade sancaetanense e usando uma, das inúmeras frases maravilhosas do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint Exupéry: "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível para os olhos", quero dizer que, ao longo de minha vida, tenho visto as pessoas de minha convivência e a cidade onde nasci e da qual nunca saí com o coração e é por esse motivo que as coisas boas acontecem de quando em vez.
    Um grande abraço e muito obrigado a todos!

    Prof. Luís Carlos Zanirato Maia

    ResponderExcluir
  14. Aqui de novo, ou outra vez...
    No assunto homenagens - o nosso ADEMIR MEDICI irá receber, no próximo dia 15, o título de Cidadão de Santo André. Medici já recebeu essa honraria nas cidades de Ribeirão Pires, Mauá e Diadema, todas aqui do Grande ABC. A homenagem acontece nas dependências da Câmara Municipal de Santo André.
    Enfim, nossos amigos e companheiros concdecorados, justa e merecidamente. Voltaremos ao assunto.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  15. Luís Carlos Maia, assim como todos os seus amigos e amigas, nós, da Metodista de São Bernardo, enviamos nosso caloroso abraço pela homenagem recebida, outorgada pela Prefeitura de São Caetano do Sul, e pedimos ao Todo Poderoso que continue abençando seu trabalho.
    Beijos no coração,

    Lidiane, Martinha, Lara, Elaine e Raquel,

    São Bernardo do Campo

    ResponderExcluir
  16. Não podemos ficar de fora desta homenagem ao radialista e professor Luís Carlos Maia, prestada pela Prefeitura de São Caetano do Sul. Receba nosso abraço forte, com muito carinho, prezado Luís Carlos, extensivo aos demais homenageados.

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora

    ResponderExcluir
  17. Luís Carlos, sinta-se abraçado por mim e pelas minhas amigas Luciana e Raquel, tá bom? Parabéns pela significativa homenagem outorgada pela Prefeitura de São Caetano. Linda a medalha que acabo de ver no blog do Edward e de um significado especial pra você, tenho certeza!
    Beijos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  18. Aceite um abraço bem apertado, prezado Luís Carlos Maia Parabéns , pela oportuna homenagem que recebeu da Prefeitura de São Caetano do Sul.

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, Luís Carlos Maia!
    Mais uma conquista ao longo de sua vida de profissional correto. Cumprimentos à Câmara de minha cidade e à Prefeitura pela homenagem significativa que lhe prestou. Certamente com muitos méritos...

    Bjos,

    Cindy - Metodista - São Caetano

    ResponderExcluir
  20. Ana Célia de Freitas.quinta-feira, 03 setembro, 2009

    Parabéns,Luís Carlos Maia...
    Aceite meus cumprimentos pela belíssima homenagem recebida e que Deus o abençoe sempre.
    Pessoal,quem não teve a oportunidade leia o artigo do nosso querido amigo Edward publicado no jornal Comércio da Franca,ele mais uma vez nos brindou com um texto brilhante,que fala de amor a pátria,que assim como ele me sentia muito feliz,quando criança chegava na escola e antes de qualquer atividade pedagógica cantávamos o nosso lindo Hino Nacional,era um sentimento tão lindo,uma emoção tão forte,que até hoje me lembro com muita saudade.
    Abraçossssssssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  21. Ôi Edward, também quero parabenizar seu amigo radialista e também professor pela homenagem a ele prestada pela Prefeitura de São Caetano. Parabéns, Luís Carlos Maia.
    Estava lendo o comentário acima da Ana Célia, minha conterrânea e quero endossar o que ela disse. Sua coluna desta quinta-feira no "Comércio da Franca" mexeu com os brios de quem ainda tem um pouco de patriotismo. Mamãe foi a primeira a ler e nos chamou a atenção. Dificil dizer qual a melhor coluna que você escreveu, Edward. mas a de hoje está entre as melhores. Não sei se os amigos deste blog tem o endereço para ler a coluna do Edward, mas quem quiser ler, certamente vai gostar. Esse o link de acesso:

    http://www.comerciodafranca.com.br/materia.php?id=47224&materia=Falta amor à pátria

    Beijos a todos! Parabéns mais uma vez, Luís Carlos Maia!

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  22. Ana Céla de Freitas.quinta-feira, 03 setembro, 2009

    Boa noite a todos.
    Olá Professor João Paulo,você escreve tão bem,se mostra tão culto e inteligente,penso que deveria escrever um artigo semanal para um jornal,ou também aqui no blog,a nossa área EDUCAÇÃO é um assunto bastante instigante,e estou certa que todos iriam gostar,pense nisso.
    Abraçossssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  23. José Nassim Siqueiraquinta-feira, 03 setembro, 2009

    Eu sou daqueles bons tempos da Rádio Diário, caro Luís Carlos Maia. Radinho ligado, acompanhava não só os programas esportivos, como todas as transmissões. Que dupla de vozes privilegiadas por Deus, Rolando Marques e Edward de Souza. Dois dos melhores narradores esportivos que o rádio do ABC já conheceu. Oswaldo Lavrado comentava os jogos de uma forma precisa e colocava qualquer outro comentarista no bolso. Bom demais. E o plantão esportivo. Um verdadeiro show, prezado Luís Carlos Maia. O ouvinte desligava o rádio depois de uma jornada e sabia de tudo. Por isso, quando soube que você foi homenageado, corri para deixar o meu abraço bem forte. Abraço de um ouvinte saudoso das belas tardes de domingo ouvindo "Os Craques do Rádio". Parabéns, de coração desse fã seu e de toda a equipe!

    José Nassim Siqueira - Santo André - SP.

    ResponderExcluir