segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

DÁDIVA REVELA A POESIA
EM TOQUES CIBERNÉTICOS

.Guido Fidelis não é um escritor. São tantas e variadas as personas que emergem de seu fazer literário e intelectual que chegam a impedir comparações entre as dezenas de livros já publicados, entre o ontem e o hoje, ou vislumbrar o amanhã que já parece nos acenar com novas descobertas.
Mais recentemente, com este Dádiva, consolida uma imagem atualizada da prosa poética, influenciada pelos toques cibernéticos, pela comunicação curta e precisa na qual a linguagem se concentra e muitas vezes até escapa da compreensão inicial, vertida em vogais e consoantes aparentemente dispersas.
Só que, Guido Fidelis, com a maestria que lhe é peculiar nas coisas do ver e do sentir, apropria-se desse novo universo silábico e o faz retornar ao mundo da eterna poesia das sensações e dos olhares sobre a vida. Destrói a retórica tradicional, envereda pelo novo e reconstrói a eterna sensação do fazer poético. É o mistério do fazer poético que o autor trança e destrança com singular maestria.
Pega, aqui e ali, na escuridão ou na luz, o olhar enviesado e arguto daquele que vê o que os outros ignoram mas são levados a desfrutar depois de conhecer a chave dos segredos, a dádiva da vida. E não satisfeito com essa maravilhosa façanha de descobrir o inenarrável e desvendar o oculto em cada coração, brinda o leitor com uma viagem gráfica que induz ainda mais ao devaneio .
A cada página uma surpresa, um diferencial que leva ao desfrute do livro pela leitura tradicional ou pela intercalação de páginas, folheadas ao léu, abertas ao acaso, mas sempre plenas de sensações e curiosos paradigmas entre o excelso e o trivial, o aqui e o agora de todas as vidas e tudo aquilo que transcende e extrapola o simples viver.
É ler, amar e ter ao alcance das mãos para novas e gratificantes descobertas a cada viagem.
*
ATENÇÃO: CLIQUE SOBRE O LIVRO PARA AMPLIÁ-LO E LEIA A SUA APRESENTAÇÃO.
__________________________________________
Os jornalistas deste blog irão escolher um dos participantes dessa resenha para receber esse novo lançamento da RG Editores, de São Paulo. O premiado receberá em casa um exemplar de "Dádiva", livro do jornalista, escritor e advogado Guido Fidelis. Basta apenas que você entre em comentários e participe, deixando seu nome e mostrando interesse em ler essa obra! (Edward de Souza)
__________________________________________

42 comentários:

  1. Bom dia amigos deste blog...
    Estamos apresentando hoje uma resenha sobre o novo lançamento da RG Editores de São Paulo. Trata-se de mais um livro do amigo jornalista, escritor e advogado Guido Fidelis. "Dádiva" é um livro que certamente você irá gostar muito de ler. Eu acabei de ler esse livro, mas já estou com vontade de reler, vale a pena. Resolvemos sortear um exemplar para quem participar hoje do blog. Como me alertou o amigo-irmão J. Morgado, não tem como alguém comentar esse livro sem ter lido. Por isso, resolvemos sortear um exemplar apenas para quem se mostrar interessado em ler "Dádiva". Isso basta. No final da tarde, vamos sortear um dos participantes que irá receber em sua casa um exemplar dessa obra.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigos

    Ler Fidelis é sempre gratificante. Estarei buscando mais esse livro para deleitar-me nos momentos de repouso. Um refrigério para meu espírito sempre vivo e meu corpo já alquebrado.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Ôi Edward, "Dádiva" eu quero ler. Afinal, não saberia onde encontrar esse livro para comprar. Fiz uma busca rápida pela Net e não encontrei ainda nenhuma menção sobre ele em livrarias. Como já li alguns contos e artigos do Guido Fidelis em seu blog e sei que o escritor tem mais de 10 livros editados, seria com alegria que eu receberia esse presente, caso fosse sorteada. O Guido Fidelis é aqui de Santo André, não é?

    Beijos e obrigada,

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  4. Edward, eu estou me candidatando também para receber esse livro do escritor Guido Fidelis. Com certeza um belo presente de Papai Noel. Se ganhar vou ficar muito contente.

    Obrigada,

    Ana Paula - UNIFRAN - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  5. E quem não gostaria de receber de presente, pertinho do Natal, um livro escrito pelo Guido Fidelis, Edward? Não tenho muita sorte, sempre participo de todas as resenhas aqui deste blog, mas vou insistindo. E já estou colocando uma meia na minha janela para que venha o livro "Dádiva", quem sabe? Seria uma verdadeira "dádiva" receber essa obra.
    OBS... Essa meia que estou colocando na janela é minha. Podem confundir com a meia do Governador do Distrito Federal (DEM) e me excluirem do sorteio. Isso eu não quero.

    Beijos...

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  6. Edward, eu gostaria imensamente de ganhar esse livro do Guido Fidelis. Não li ainda nenhum livro escrito por ele. Lembro-me apenas que certa vez você publicou aqui um conto dele, sobre pererecas, que fez um sucesso estrondoso e glorificou nosso Padre Euvídeo com suas brincadeiras. Estou fazendo figas para ganhar esse presente de Natal.

    Obrigada e parabéns ao Guido Fidelis por mais esse lançamento...

    Karina UNICAMP - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  7. Caro Edward,
    Sempre vejo suas crônicas exaltando Guido Fidelis; pois bem, ainda nada li deste escritor, e como você o elogia, dá até vontade de conhecê-lo.
    Não me incomodo se não ganhar o livro porque pretendo adquirí-lo tão logo eu me depare com ele em alguma livraria!
    Abraços e ao Guido muito sucesso.
    Tonhão Falleiros

    ResponderExcluir
  8. Olá Liliana e Tonhão, que até que enfim conseguiu postar um comentário no blog, mesmo assinando com o nome da netinha acima, a Isabela. Mas valeu. Estou ligando agora para o Guido para conseguir um livro extra para lhe enviar, caso não seja sorteado.
    Liliana, o Guido é sim de Santo André. Andreense como você, O.K.? Se não me engano, mora bem próximo de seu bairro.

    Um detalhe: uma leitora desse blog, não me lembro agora quem foi, depois deixo seu nome, postou um comentário dia desses sugerindo um brinde para quem acessar o número 100 mil deste blog, próximo de acontecer. Pois bem. Não será apenas um livro. Quem acessar o número 100 mil, vai receber quatro livros, três deles de contos com renomados escritores do Brasil e o outro esse lançamento do Guido, "Dádiva". Feito?

    Mais ainda. Na semana que antecede o Natal, vamos publicar no blog contos sobre essa importande data cristã. Nivia Andres, J. Morgado, Milton Saldanha, Guido Fidelis, eu, o professor João paulo e outros estaremos escrevendo nesse espaço, não só contos, como crônicas e passagens inesquecíveis sobre a data.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  9. Olha Edward, por justiça, penso que a Dona Miquelina precisa ser premiada nesse blog, antes que tenha um infarto nesse final de ano. Se eu ganhar esse livro do Guido, primeiro vou ler, não posso me privar dessa leitura, em seguida, o envio para Dona Miquelina. Promessa será cumprida, caro Professor João Paulo.
    Meus cumprimentos ao escritor Guido Fidelis por mais esse lançamento, que será um sucesso, não tenho nenhuma dúvida. E estou na fila, tentando ganhar esse presente, certo, Edward?

    Abraços, pessoal...

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  10. O Guido Fidelis, além de escritor de alta qualidade, poeta, advogado e jornalista, é um ser humano adorável. E nos deu uma jornalista com as mesmas qualidades, a Lara Fidelis, sua filha, com quem tive a alegria de trabalhar lado a lado em duas redações diferentes, no Diário do Grande ABC e no IOB Negócios, este último que fundamos juntos, com uma equipe excelente que formei. Pena que durou só um ano, a empresa não teve paciência para investir e esperar sua consolidação, queria resultados para ontem.
    Besitos grandes!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  11. Eu daria mil pulinhos de alegria, caso ganhasse esse livro do Guido, Edward. Estou em férias e à caça de bons livros para ler, ainda mais com tanta chuva e sem poder sair de casa. Como chove em Franca! E faz frio hoje, pode? O livro Dádiva deve ser uma leitura maravilhosa, pelo que pude ler abrindo a página do livro no blog. Quero ganhar sim, coloque meu nome no sorteio, por favor!

    Beijos,

    Adriana - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  12. Lembrando acima do IOB Negócios, que era um boletim semanal, impresso, dirigido a empresários, com a proposta de explicar e tornar agradável a leitura de macroeconomia (tinha seções de finanças, internacional, bolsa de valores, agricultura, análise econômica e tendências, etc, com fotos e ilustrações). Vi ali a receita completa de como enterrar uma grande empresa, que era rica e muito bem organizada: a briga de sócios, eram cinco, a ponto de um sabotar o projeto do outro. Nosso IOB Negócios morreu antes do prazo por essa razão. A gente ganhava bem, pude levar profissionais de grandes jornais, meu diretor atendia tudo o que eu pedia, incluindo promoções na redação, mas o coitado era duramente bombardeado internamente. Nunca vou esquecer a burrice e mesquinharia daqueles "empresários". Acabaram vendendo a empresa e sumindo, todos. E nós também pagamos o pato por essa briga idiota, com o fechamento prematuro do nosso belo IOB Negócios. Desculpem a divagação, deu vontade de contar.
    Beijos!
    Mlton Saldanha

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal do blog de ouro.
    Parabéns Guido Fidélis por mais esse livro escrito por você, não tenho dúvidas que valerá a pena ler e reler.
    Acabei de pedir ao Papai Noel que me traga sorte e quem sabe serei a sorteada,ficaria muito feliz,prometo que depois de ler conto para todos sobre a mesma.
    Amanhã é feriado aqui em Franca,e hoje os Francanos estão de folga,com excessão aos que trabalham no comércio.
    Meu sapatinho ficará na janela do quintal aguardando esse maravilhoso presente,quem não gostaria de ganhar um livro?Uma jóia rara.
    Olá Professor João Paulo,prometo que se for a felizarda te empresto o livro.
    Meu querido amigo Edward,me coloque no sorteio,vou cruzar os dedos e torcer muito.
    Abraçosssssssssss a todos.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  14. Também quero participar do sorteio desse livro do Guido Fidelis, Edward! Com certeza uma maravilhosa leitura. Obrigada!

    Tatiana - PUC - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  15. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 07 dezembro, 2009

    Olá Edward,ao enviar minha opinião,esqueci de alterar e acabou saindo o nome do meu filho,mas tudo bem...
    Abraçossssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá Edward, quero me inscrever para o sorteio desse livro do escritor Guido Fidelis. Dádiva certamente é uma bela leitura.
    Muito obrigada,

    Larissa - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, Edward!
    Antes de entrar no blog para me inscrever e tentar ganhar esse livro do Guido Fidelis, tomei um banho de arruda. Dizem que é bom para espantar o azar, vamos ver. Estou no páreo, O.K.? Parabéns ao Guido Fidelis pelo lançamento de mais essa obra, que será sucesso, sei disso!

    Abraços a todos!

    Paolo Cabrero - Itu - SP.

    ResponderExcluir
  19. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 07 dezembro, 2009

    Olá Padre Euvídio...
    Eu e o Rafael somos mais que mãe e filho,então se ganharmos seja ele ou eu,vamos ler juntos.
    Se o Senhor ganhar,e eu tiver essa sorte,vou te emprestar o livro com o maior prazer.
    Abraços.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  20. Olá meu querido e estimado amigo Edward.
    Grandiosa idéia em publicar contos sobre o natal,e melhor ainda,escrito por feras como:Professor João Paulo,Nívia Andres,Guido Fidelis,J.Morgado,Milton Saldanha e você.
    Sempre que visito o blog de ouro,visito também o blog do Professor que traz entre outras coisas hilariantes muita cultura,vale a pena dar uma espiadinha,amei sua idéia meu amigo Edward,tenho certeza que vamos nos deleitar com muitos contos que valerão a pena ler e guardar.
    Beijosssssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde amigos(as)

    Sei que estou fora da competição, pois seria egoismo querer ganhar mais um livro do blog.
    Este livro do Guido, parece ser interessante e assim que der, eu vou a livraria adquiri-lo. Ou espero o professor me emprestar, se for êle o ganhador.
    Professor, pode ficar tranquilo que eu devolvo, viu? Diz para D.Miquelina que ela está chorona demais. Assim como ela, tem muita gente merecedora desse prêmio aqui. Fica dificil para os jurados escolher um.
    Ana Célia, você já empresta o computador pro se filho, então empresta o livro tb..hehehehehe Padre Euvidio, se vc ganhar, vai ter que ser uma "Dádiva" para a igreja. Falamansa, vc tem razão, a D. Miquelina acaba tendo um infarto e só assim nos livramos dela e o professor desse encosto..hehehe..
    Gabriela,a idéia do Paolo é boa, coloca um raminho de arruda no seu pé de meia também, quem sabe dessa vez o pai noel se lembre de vc. Liliana, menina, se você encontrar o livro, me avisa e reserva um pra mim, tá? Porque logo ele vai se esgotar. Será um sucesso de vendas.
    Meninas e meninos, não desanimem, vai ter para todos e vamos continuar mandando nossas cartinhas para o Papai Noel.
    Boa Sorte !!

    ResponderExcluir
  22. Edward, vim correndo para deixar meu pedido de inscrição para tentar ganhar o livro do Guido Fidelis. Já li alguns bons artigos dele aqui em seu blog, ele é ótimo. Por favor, me coloque em sua lista para o sorteio, tá? Dê um abraço no Guido e diga que torço para que ele continue tendo sucesso, O.K.? E estamos chegando nos 100 mil. Vai ter um bolinho?

    Beijinhos...

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  23. Edward, prometo ler o livro do Guido Fidelis de uma só vez, mesmo que tenha que passar a noite em claro e depois conto tudo pra quem não leu (rssssssss...). Sou egoísta com livros, não gosto de emprestar. Sempre que faço isso, fico sem ele. Porque será que ninguém gosta de devolver livros? Posso me inscrever para o sorteio? Se puder, fico-lhe grata!
    Bjos,

    Michelle - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  24. Penso que esse espaço é disputadíssimo, sempre, porque todas nós adoramos ler. Eu tenho verdadeira adoração pela literatura. Depois pelas flores. Em meu aniversário ganhei de uma prima um buquê de rosas e um livro. Foi o melhor de todos os presentes que recebi. Quero sim, Edward, me candidatar a ganhar esse livro do Guido Fidelis. Pelo que li na capa, ao abri-la, tem muito de filosofia em seu conteúdo, adoro!

    Obrigada...

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  25. Olá Michelle, sou como você, detesto emprestar livros, nunca voltam. Por isso tem o ditado: livro, mulher e violão nunca se deve emprestar. Edward, quero participar do sorteio. Por favor, acrescente meu nome, é possível. Ficaria muito feliz em poder ler um livro do Guido Fidelis.

    Abraços,

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  26. Também quero participar, Edward. Eu já li vários artigos do Guido Fidelis no Diário do Grande ABC, mas nunca um livro seu. Ficaria muito contente em ganhar um exemplar de Dádiva.

    Beijinhos,

    Fabiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  27. Edward, abra um espaçozinho pra mim, vai... Sou sempre atrasada, mas estou aqui todos os dias. Ficaria superfeliz em ganhar um livro do escritor Guido Fidelis, de preferência autografado, seria pedir muito? Esse livro deve ser o máximo... Parabéns Guido Fidelis!
    Edward, recebi o Jornal Dance do Milton Saldanha, adorei! Obrigada...

    Beijos pra todos!

    Cindy (SCS) - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  28. Atenção amigos e amigas (as) deste blog...
    Realmente erro meu. Podem postar a vontade, manifestando o desejo de receber o Livro Dádiva, de Guido Fidelis. O ganhador vai ser anunciado amanhã, neste blog, logo pela manhã. Tudo certo? Assim não perguntam mais. Só deixar seu alô que quer participar do sorteio, comentário a mais, enfim, fiquem à vontade. Lembrando: o amigo ou amiga deste blog que conseguir acessar e marcar 100 mil visitas, vai receber 4 livros de presente, combinado? E mais, na semana do Natal, crônicas, artigos e contos sobre essa data Cristã.

    Um forte abraço...

    Edward

    ResponderExcluir
  29. Gosto muito de ler. A resenha acima chamou minha atenção sobre esse livro. Eu gostaria muito de receber esse exemplar.

    Obrigada,

    Carmen A. Prado - Três Lagoas/MT

    ResponderExcluir
  30. Olá Professor João Paulo.
    Minha mãe vive fazendo propaganda desse blog,ela diz ser de ouro mas vale mais que platina,diamante e ouro juntos.
    Faço faculdade e o tempo é corrido,mas hoje resolvi dar uma espiadinha,e minha mãe tem razão,blog cultural e repleto de pessoas inteligentes,asim como você.
    Ela também fala muito de seu blog,diz ser hilário e muito cultural,assim que possível vou dar uma espiadinha.
    Abraços a todos.
    Se mamãe ganhar o mimo,vamos deleitar juntos.
    Abraços a todos.
    Rafael de Freitas.

    ResponderExcluir
  31. Me desculpem,estava atendendo o celular e digitei assim com apenas um s e repeti abraços a todos,mas abraços nunca é demais.
    Ah se puder entrar no sorteio.
    Tchauuuuuuuuuuu.
    Rafael de Freitas.

    ResponderExcluir
  32. Por favor, gostaria de participar do sorteio desse livro "Dádiva", do escritor Guido Fidelis.
    Muito obrigada!

    Adélia Jardim - Petrópolis/RJ

    ResponderExcluir
  33. Olá, amigos e amigas!

    Que maravilha! Está bombando o blog, todos loucos de vontade de ganhar o novo livro do Guido Fidelis!

    Pelo que o Edward descreveu, o livro deve ser fantástico. Fiquei muito curiosa. Como não posso me candidatar ao sorteio, até por uma questão de ética, gostaria de ter a informação de onde adquirir um exemplar, ou estará disponível em qualquer booa livraria?

    Como alguns amigos comentaram, também não gosto muito de emprestar os meus livros mas, de outra parte, é imenso o prazer do retorno, do agradecimento pela bela leitura, a possibilidade de comentar acerca da narrativa que também impressionou alguém mais. De qualquer maneira, quando gosto muito do livro, compro dois - um não sai de perto das minhas vistas...

    Vejam só, neste momento, sou a visitante 99.462! Falta muito pouco para que seja atingida a marca maravilhosa dos 100 mil acessos! Creio que até amanhã chegaremos lá. Viva! Prepara o bolo, Cristina! Tem que ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  34. Edward e demais amigos do blog de ouro,bôa noite.
    Desculpem por entrar em "nosso" blog tardiamente,pois não me sinto em condições psicologicas para aqui deixar um bom comentário. gostaria apenas de cumprimentar a todos, e deixar um abraço ao "GUIDO,sempre FIDÉLIS" ensejando ao mesmo sucesso com mais esse livro.

    Abraços amigos (as) e uma ótima semana a todos.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  35. Oie gente..

    Estou apostos aqui, pois também quero receber esses super prêmios.
    Não sei se o chefinho vai permitir que eu participe, caso negativo, prefiro abdicar do cargo, embora ele me enobreça e envaideça. Mas eu também sou filha de Deus e adoro livros e bombons. Russos nunca provei nenhum.
    Vamos lá pessoal, ajudem a alcançarmos logo aos 100 mil.Está faltando pouco.
    Ai que emoção!!!
    bjosss

    ResponderExcluir