sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"O PRIMEIRO PASSO PARA O BEM

É NÃO FAZER O MAL"

O título deste artigo é um pensamento de um famoso filósofo que apesar de contraditório deixou uma obra extensa e que de certa forma ainda é bastante atual. Trata-se de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), francês nascido na Suíça. Seus pensamentos conflitavam com os ensinamentos da Igreja Católica e doutrinas políticas de então. Mas, especificamente para este pensamento, nota-se a profundidade de raciocínio coerente, filosófico e até mesmo religioso, em uma época em que o ensino e as “ditaduras” religiosas se faziam presentes na Europa, na Ásia, África, América, enfim, em quase todo o mundo. As imposições de crenças geravam conflitos, prisões, tramas políticas e torturas horríveis para aqueles que não professavam o mesmo credo.
Sabemos que Deus não criou o Mal, fato este detectado por Rousseau, naquela época, verificando-se então a profundidade de raciocínio e estudos do filósofo. Qual teria sido a reação dos chefes maiores dessas religiões quando tomaram conhecimento de tal pensamento? Não encontrei na História a resposta. Mas, para um homem que não era reconhecidamente um religioso, podemos fazer divagações a respeito do assunto.
Rousseau, “acertou na mosca” ao descobrir que o homem nasceu para fazer o BEM. O MAL é o desvio de conduta de cada ser humano. O Velho Testamento, mesmo que seja de forma alegórica, nos mostra que a ausência de Moisés para receber os Dez Mandamentos fez com que o povo se desviasse do bom caminho (por algumas “batatas podres”) e se dedicassem ao desvario da embriaguez, da luxúria, da adoração pelo bezerro de ouro, esquecendo-se completamente de Deus e de Moisés. Esse exemplo é apenas para ilustrar o quanto o homem vem perdendo tempo em aprimorar seu espírito através de séculos e séculos de história, desde o início da humanidade. Poderíamos nos lembrar de muitos outros povos, desde que a história teve seu início registrado. Bastaria que os homens raciocinassem com lógica para chegarem ao mesmo resultado a que chegou Rousseau no século XVIII. Mas antes desse filósofo houve outros pensadores – gregos, orientais, ocidentais, etc. que aqui estiveram para alertar a humanidade de então.
O ser humano prefere jogar a culpa de ter sido tentado para o mal por um ser criado por Deus a quem chama “Lúcifer” ou o diabo como quiserem. Figuras alegóricas muito usadas por várias religiões ou a tal serpente (que seria a mesma coisa) mencionada no Velho Testamento quando do episódio do fruto proibido. É comum nossos irmãos, quando erram, não assumiram a culpa; preferem buscar uma alternativa para justificar seus erros; e quase sempre apontam para outras pessoas a culpa do erro cometido. Nem chegam a notar que o mal ali está inserido, tal o estado evolutivo que se encontra aquela criatura que foi criada para o BEM.
“Não queira para o outro o que você não quer para si”. Uma fórmula eficaz de descobrir a felicidade relativa que vivenciamos aqui na Terra. Aliás, frases bem parecidas como essa foi proferida por várias criaturas sábias, ao logo dos séculos, em várias partes do mundo.
O Evangelho segundo o Espiritismo no Capítulo VIII – BEM AVENTURADOS AQUELES QUE TÊM PURO O CORAÇÃO, item 3, diz: A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade e exclui todo pensamento de egoísmo e de orgulho; por isso, Jesus toma a infância por emblema dessa pureza, como a tomou para o da humanidade.
Esta comparação poderia não parecer justa, considerando-se que o Espírito da criança pode ser muito velho, e que traz, em renascendo para a vida corporal, as imperfeições das quais não se despojou nas suas existências precedentes; só um Espírito que atingiu a perfeição poderia nos dar um modelo da verdadeira pureza. Contudo, ela é exata no ponto de vista da vida presente, porque a criancinha, não tendo ainda podido manifestar nenhuma tendência perversa, nos oferece a imagem da inocência e da candura. Também Jesus não diz de um modo absoluto, mas para aqueles que se lhes assemelham. - IDE – 4oa. Edição/1984 - Tradução Salvador Gentile.
Não raro. Aparece na mídia, detentos e ex-delinquentes que, assistido por entidades religiosas ou encaminhado por si só a livros de ensinamentos elevados, no caso a Bíblia, entre outros, se convertem. Isso acontece também com ex-tóxicomanos e diversos tipos de párias da sociedade; resultado: deixaram de fazer o MAL para praticar o BEM.
Quanto às crianças citadas por Jesus, ou criancinhas, sabemos que, enquanto não se assenhorearem de seu livre arbítrio e isto se daria por volta dos sete nos de idade, são símbolos de inocência. A partir daí, pouco a pouco, há uma metamorfose, e o espírito senhor de reminiscências do pretérito terá a oportunidade de perdoar e amar seus desafetos ou, simplesmente, vingar-se (Lei de Causa e Efeito). “A gangorra” do MAL e o BEM começam a funcionar. É evidente que há outros fatores e o mais importante é a escolha da “Porta Larga ou Estreita”.
No Capítulo XXVIII, item 19 do Evangelho Segundo o Espiritismo (Coletânea de Preces Espíritas) há um parágrafo que diz: “Não me criastes culpado, porque sois justo, mas com uma aptidão igual para o bem e para o mal; se sigo o mau caminho é por efeito do meu livre arbítrio. Mas, pela mesma razão que tenho a liberdade de fazer o mal, tenho a de fazer o bem; por conseguinte, tenho a de mudar de caminho”.
___________________________________________
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, escrevendo crônicas, contos, artigos e matérias especiais. Contato com o jornalista:
jgarcelan@uol.com.br
___________________________________________

43 comentários:

  1. Amigos(as) deste blog um forte abraço...
    Outra belíssima mensagem nessa sexta-feira do meu amigo-irmão J. Morgado. Já li muito Rousseau e suas frases causam impacto positivo até nos dias de hoje e são usadas em palestras e em aulas do ensino superior. Como poderia, meu caro Morgado, Deus que é amor criar o mal, fato detectado por Rousseau? Criar um adversário para ser combatido? Também penso que o mal está em nós, em nossos pensamentos, nas atitudes imtempestivas que muitas vezes tomamos. Nesse mundo em que vivemos o mal assume proporções maiores porque falta amor no coração das pessoas.

    Estamos vendo no dia-a-dia casos estarrecedores acontecendo, alguns chocantes, tudo provocado pelo mal que sem amor, vai criando raízes e tomando aos poucos conta do ser humano. É preciso, para o bem da humanidade, plantarmos, o mais breve possível, a semente do amor em nossos corações.Parabéns, meu irmão, por mais essa mensagem especial.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Caro J. Morgado: Inteligente e instigante sua descrição de Jean-Jacques Rousseau, a ponto de nos inspirar a querer conhecer mais sobre este personagem tão marcante na história e na filosofia. Enfrentar o poder monárquico da Igreja de então, colocando em questão seus dogmas, era realmente uma ousadia extrema. Para não dizer suicida. Algumas coisas mais pontuais me chamaram a atenção em seu artigo, escrito com o brilho habitual. Uma delas é essa da conversão dos bandidos nos presídios. Em alguns casos me parece uma estratégia de advogados argutos, porque o crente sempre carrega a imagem da purificação, não importa que ali continue habitando o canalha e facínora, cujos crimes passados não se extirpam pelo mero arrependimento, a não ser que a morte deixe de ser irreversível. Outros, presumo, realmente buscam refúgio no auto-engano em busca de alívio à consciência. Certa vez ouvi um depoimento impressionante de D. Paulo Evaristo Arns, um grande humanista e defensor das minorias e oprimidos. Contou ele que numa tarde,ao entrar numa igreja de um bairro (não recordo qual agora), só havia lá um homem, que veio em sua direção. Num tom dramático, de apelo beirando à demência, interpelou Dom Paulo: "Cardeal, fui torturador de presos políticos. Tem salvação para minha alma?" A resposta aqui pouco importa, o drama está na pergunta. É evidente que o cardeal exerceu seu dever de pastor. Os facínoras doentes, dizem os especialistas, não sentem culpa porque não são dotados de qualquer tipo de moral. Fora desses casos, presumo, um bandido como o acima descrito tem que carregar o fardo da culpa. É punido por sua própria consciência. Outro detalhe que me chamou a atenção é sua afirmação de que o Velho Testamento era uma alegoria. Conclusão sua, evidentemente, porque isso nunca foi colocado dessa forma em nenhum livro sagrado, nem sutil, nem explicitamente. Nos anos em que estudei em colégios maristas e tínhamos aulas tanto de religião como de História Sagrada duas vezes por semana, jamais, em momento algum, nos foi explicada uma única sequer versão alegórica. Tudo era nos passado como factual e verdade incontestável. A fragilidade e infantilidade daquilo, contudo, rapidamente me chamou a atenção e me libertou da estupidez da aceitação cega e dogmática.
    Abraço grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  3. Ôi J. Morgado, bom dia!
    Nosso final de semana fica melhor depois de ler suas maravilhosas mensagens. Sobre o bem e o mal, penso que desde pequenos nascemos aprendendo que eles existem. A começar pela história de Adão e Eva no Paraíso, onde Satanás, Lúcifer, demônio, capeta e outras denominações, se faz presente e induz Eva a comer o fruto proibido. É o primeiro ensinamento de que o mal e o bem foram criados e existem na face da Terra.

    Hoje essa fantasia ainda é pregada por muitas religiões, mas não encontra tanta credibilidade entre os fiéis, que foram melhorando sua cultura e já não aceitam histórias da carrochinha como essa. O Edward usou a palavra correta. Nesse mundo o que falta é amor no coração das pessoas. Isso de bem ou mal está em nós e precisamos assumir qual deles vamos praticar em nossa vida terrena. Claro, com bons pensamentos e com amor, o caminho a ser trilhado certamente será o do bem.
    Um bom final de semana pra vocês. Parabéns J. Morgado, adorei seu texto...

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  4. Edward de Souza, você foi direto a um ponto crucial. Deus não poderia criar seu próprio inimigo. Além disso, se o diabo (ou que nome lhe queiram dar) tem os poderes a ele atribuídos, passa a ser também um deus, do mal mas dotado de iguais poderes. Isso foge a qualquer lógica, exceto se alguém aceitar que o poder divino não é exclusivo.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  5. Bom dia meu amigo Viajante!!!!

    Época das luzes romperem as trevas da idade média, ILUMINISMO, período de grandes transformações em qualquer área de pensamento, seja nas artes, música, poesia, religião, filosofia, economia, etc...
    Momento em que se firma a razão, o racionalismo, expande-se a consciência, enfim o homem volta a pensar, os reformistas entoam seus sistemas, vem a reforma e com ela a contra reforma (igreja, santa iquisição). Morrem na fogueira, mas não abrem mão do pensar, das teorias confrontadoras, do pragmatismo, época das grandes navegações, descobertas, novos povos, novas civilizações, embates entre o povo, burguesia e o absolutismo reinante, que esmaga o povo.
    A guilhotina sobe e desce sobre a monarquia na frança, cai a bastilha,reino unido, revoluções , guerras civis, protestantismo, calvino, lutero, habsburgo, oton bismark, divisão da africa, 1º guerra, 2ª guerra...
    No entanto, o homem é homem, enquanto não se liberta de suas misérias intimas, quer dominar, usa para isso do supremo, da religião, mas sempre para alçar poder e riqueza, enfim, coitado do diabo, pois desde a sua criação pelo homem, "homem nenhum tem mais culpa de nada!".
    Mas Deus sempre nos envia percusores, desbravadores, não nos envia anjos, lugar de anjos é no céu e o céu nem o telescopio Hubble achou...

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, brilhante! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá Amigos

    Como sempre, os comentários são de alto nível. Inteligentes e profundos.
    O Velho Testamento nos dá fatos históricos deturpados pelo tempo e pelo misticismo das religiões. Afinal, foi o homem quem escreveu todos os manuscritos.
    Alguém já disse que a religião é falha porque o homem é falho.
    Muitos dos fatos ali registrados tiveram inspiração divina, porém o ser humano deixa-se vencer pelo orgulho, pela ganância e principalmente pelo êxtase do poder.
    Os fatos não mudaram. Basta olharmos a nossa volta e verificar que tudo continua na mesma. O avanço moral é lento.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  8. hola eduar, un abrazo, viistando tu blog, como siempre un abrazote muackkk

    ResponderExcluir
  9. Sr. Morgado, um bom ensinamento sempre é bem vindo. Acompanho seus artigos todas as sextas feiras, de em quinze dias, não é isso? São ótimos, com temas profundos. Aceite meus cumprimentos, por favor!
    Bom fim de semana ao senhor,

    Ruth C. Almeida - Bebedouro - SP.

    ResponderExcluir
  10. Uma perguntinha ao Milton Saldanha e ao professor João Paulo. Ateu é aquele que não acredita em Deus, isso? E quem não acredita no capeta, o que é? Seria desencapetado?
    Abraços...

    Paulo. M. Martins - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  11. De certa forma a bíblia mostra os bons exemplos e os maus exemplos. Os bons exemplos de Davi devem ser observados os maus não, o bom exemplo de Salomão , a sabedoria por exemplo, Salomão foi um homem sábio a sua época devem ser seguidos os maus não. A bíblia é assim um livro que conta histórias apontando por um lado a justiça para o bem e os maus exemplos como por exemplo : as carnificinas das guerras,etc.
    Após o advento de Jeusu Cristo a humanidade mudou, levou tempo para melhorar um pouquinho , ainda continua bem ruim, imaginem sem êle, como será?
    Entendi perfeitamente seu ponto de vista Sr. J. Morgado, gosto muito da usa erudição , do seu verbo fácil e objetivo, mas considere que a bíblia tem uma versão espiritual que não está na letra pura e simplesmente, sua interpretação é variável a cada momento da história.
    Veja o profeta Sofonias falando sôbre as torres altas e verá que estranha coincidência com o dia 11.09 de Nova York.
    Há um mistério aí a ser desvendado e fico feliz que longe de uma forçada religiosidade podemos descobrir estes valores tão antigos e ao mesmo tempo tão atuais.
    Se isto não fôsse verdade, o mistério, a alma fôsse descoberta pelos fisicoquimicos seríamos assemelhados a robots e não assemelhados a imagem de um Deus desconhecido e que consideramos vivo.
    Arqueoloistas israelitas e matemáticos tem descoberto uma numerologia perfeita no hebraico lingua na qual foram escritos os cinco primeiros livros...
    Na verdade J.Morgado eu te admiro, porque ambos somos dois seres humanos que procuram por palavras melhorara nosso semelhante, livres de paixões religiosas, mas com um objetivo maior um grande amor pela vida...
    Muito obrigado por este espaço de te falar.
    Anfermam

    ResponderExcluir
  12. Fiquei sabendo que o Lula foi num desses lugares especializados em desencapetamento total. Lá chegando levou uns trancos do desencapetador, que gritava: "Sarney, sai desse corpo que não te pertence!"
    Parece que não adiantou.

    ResponderExcluir
  13. Oi, amigos (as) deste blog e dos outros também...
    Mestre Morgado,excelente artigo que, claro, dependendo da visão de cada um é polêmico e até certo ponto místico. Acredito que ninguém nasce com o gene do mal ou do bem, já que o rebento ainda não tem conhecimento dessas palavras. Deus dá a vida, o resto nós, seres humanos, é que moldamos. Interessante, caro mestre,é que quase toda a humanidade pede para Deus ouvir seus pedidos, mas ninguém quer ir lá falar com Ele. È muito comodo. Enfim, parabéns pelo artigo.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  14. Sr. J. Morgado


    Como sempre, profundo e arguto ao dar seu recado.
    O mal é criado por cada um de nós.
    O Criador nos dá oportunidade quando a cada vida carnal puder resgatar com o bem nossos erros do passado.
    O mundo poderia ser bem melhor se déssemos oportunidade também ao nosso semelhante.
    Que Deus lhe abençoe.

    Maria Monge – Mairinque - SP

    ResponderExcluir
  15. Emílio Donizete Tellessexta-feira, 16 outubro, 2009

    Boa tarde, Sr. J. Morgado.
    Eu já li outros artigos do Senhor aqui neste blog que eu gosto muito de visitar. Infelizmente não tenho muito tempo, sou comerciante e quando não cuido da loja estou correndo atrás de bancos, antes que eles corram atrás de mim. Sou leigo em espiritismo que, sei, é uma filosofia e não uma seita comum. Então gostaria de lhe fazer uma pergunta. Quando a pessoa é por demais ruim nessa Terra, faz o mal para todos, mata, rouba, estupra, enfim apronta e morre, quando reencarna não volta com o mesmo espírito ruim? Se for assim, nascemos com o mal, concorda?
    Muito obrigado...

    Emílio Donizete Telles - Araçatuba - SP.

    ResponderExcluir
  16. Ôi J. Morgado, tudo bem? Como sempre acompanho seus artigos, muitas vezes não comento, até por desconhecimento do assunto. O texto de hoje, J. Morgado, sobre o bem ou o mal também é de dificil conclusão, até porque, penso eu, quem de nós nasceu perfeito? Todos nós, pelo menos uma vez na vida praticamos o mal, isso tenho certeza. Evidente que não gosto nem tenho a intenção de praticar o mal contra meus semelhantes, nem contra qualquer animal vivo sobre a face da Terra. Mas o mal não é só matar, roubar, assaltar e por aí afora. Estamos fazendo mal a alguém quando negamos um prato de comida a quem tem fome, uma palavra de consolo a quem está aflito e desesperado, quando não medimos nossas atitudes, desprezando e humilhando subordinados ou mesmo amigas, amigos, conhecidos ou vizinhos e um sem número de outros exemplos que ficaria longo demais expor aqui. Então, J. Morgado, como fazer para só praticar o bem na Terra? Alguém aqui poderia afirmar que nunca fez nada de mal neste Mundo? Não nascemos com o bem nem com o mal, mas é certo que durante nossa vida, pela nossa imperfeição, cedo ou tarde iremos praticar os dois, não tem como fugirmos disso.
    Beijos a todos, bom final de semana!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  17. Olá Sr. Donizete

    Araçatuba, a linda cidade da Noroeste. Lembro-me quando o trem que eu pegava em Bauru, por volta das quatro horas da tarde, passava em sua cidade às 20 horas mais ou menos. Meu destino era Miranda ou Corumbá. Bons tempos...
    Respondendo a sua pergunta de modo curto e grosso aqui vai: Observe a sua volta. Estamos rodeados de pessoas mais ou menos sadias e outras com aleijões; cegas e outras dezenas de anomalias. Ricos, pobres. Outros até passando fome. Qual seria a razão dessas mazelas?
    Creio haver respondido a sua pergunta.
    Procure um Centro ou entidade espírita em sua cidade e eles terão imenso prazer em responder sobre as leis de causa e efeito.
    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    ResponderExcluir
  18. Prezado J. Morgado, outra coisa me intriga, nesse caso abordado sobre Bem ou Mal. O exorcismo, comprovadamente existe. A própria Igreja Católica, que não toca nesse assunto, tem padres exorcistas, sei que são poucos, não mais que meia dúzia. Outro dia a Imprensa noticiou o falecimento de um padre, não me lembro em que País, que exorcizava espíritos malignos que tomavam posse do corpo de pessoas. O filme "O Exorcista", que eu assisti, de acordo com comentários dignos de crédito, mostrou uma realidade que poucos até então desconheciam. Se existem espíritos malignos na Terra, praticamos o Mal levados por eles, não é isso? Certo que não nascemos com o espírito do mal, muito menos com o do Bem. Este último aprendemos a exercer em nossas vidas atrvés de bons exemplos que recebemos em casa, dos pais. Pessoas com berço, bem criadas, dizem aqui no interior, a tendência é praticar o bem na Terra, porque assim foram orientadas. Pessoas assim dificilmente atrairiam coisas ruins, não é fato? Ou estou errado no meu ponto de vista? Existem, no ponto de vista do espiritismo os tais espíritos malignos?
    Apesar da "maçaroca que aprontei, creio que me fiz entender, não?

    Bom final de semana!

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  19. Olá Eurípedes Sampaio


    Explicar em poucas linhas o que são espíritos malignos, sofredores, exorcismo é um pouco difícil para pessoas leigas no assunto.
    Eu teria que começar a explicar ou a informar que todos somos espíritos imortais. A carne é efêmera.
    Lidar com espíritos maus esse é o termo, não é fácil. O título de Padre, pastor, dirigente, ou seja, lá o nome que quiserem dar aos que lideram determinadas religiões não basta para orientar ou lidar com espíritos doentes (ou maldosos). Há necessidade de que as pessoas sejam relativamente elevadas moralmente para poder dialogar e tentar doutrinar esses espíritos.
    Se você Eurípedes se interessar pelo assunto não há necessidade de se tornar espírita, basta folhar algumas páginas do Livro dos Espíritos, a sua disposição na Internet e terá a resposta adequada.
    Quanto ao cinema... Eles colocam lá o que querem.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  20. Também tenho perguntas: os espíritos, bons ou maus, podem interferir na vida dos vivos? De que forma? Se não podem, que diferença faz que sejam maus ou bons? Se podem, cabe outra pergunta dentro desta: isso não seria atributo exclusivo de Deus? Caso contrário terá que se admitir que os espíritos também têm poderes divinos.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  21. Mathias Coelho Campossexta-feira, 16 outubro, 2009

    Senhor J. Morgado, assim fica dificil comentar ou perguntar alguma coisa sobre artigos que o senhor escreve neste blog. O cidadão Emilio Donizete Telles, de Araçatuba, lhe fez uma pergunta e o senhor lhe respondeu assim: "Procure um Centro ou entidade espírita em sua cidade e eles terão imenso prazer em responder sobre as leis de causa e efeito". Pois bem. A pergunta foi feita ao senhor que escreveu o artigo, não ao centro espírita da cidade do cidadão em questão, concorda?

    Mais: Eurípedes Sampaio, de Jundiaí lhe perguntou sobre espíritos e exorcismo. O Senhor lhe respondeu: "Se você Eurípedes se interessar pelo assunto não há necessidade de se tornar espírita, basta folhar algumas páginas do Livro dos Espíritos, a sua disposição na Internet e terá a resposta adequada".

    Muito bem... O que estou fazendo aqui neste blog, Senhor J. Morgado? Lendo seu artigo e batendo palmas? Se tiver qualquer dúvida, procuro um Centro Espírita de minha cidade ou leio um livro? Ou então pesquiso na internet? Faça-me um favor. Não volto mais a esse blog e nem quero ler artigo de quem não sabe dar respostas sobre o que escreve.

    Mathias Coelho Campos - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  22. Prezado Edward.
    Lí, com muito gosto, o texto indicado no seu blog. Sou filho de um lar Espírita/Kardecista. De há muito estou procurando, estudando, ser um verdadeiro "discípulo" desta consoladora Doutrina. Você conhece a codificação Kardequiana? J. Morgado me parece um verdadeiro Cristão/Espiritualista. Pena que não convive conosco, preferindo a bela Mongaguá.

    Abraço,

    Waldir Paludeto - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  23. José Carlos Figueirasexta-feira, 16 outubro, 2009

    E o Lula, com quatro dedos e a língua presa, Professor, seria reencarnação de alguma peste de outro mundo? Acaba de roubar minha restituição na maior cara de pau, e fala em bancar Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil. Ainda por cima empresta 20 bilhões ao FMI e oferece, de graça, os velhos aviões brasileiros para a Bolívia.
    Abraços,

    José Carlos Figueira - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  24. Olha, pessoal,
    o texto de J. Morgado é muito bom, como todos que escreve. Acontece que muitos que aqui participam, querem tirar água de pedra. Nem todos os artigos deste blog são polêmicos, como o de ontem, de Oswaldo Lavrado. Esse de hoje eu chamaria de água com açucar. É para se ler, meditar e ir dormir. Não há o que se discutir nem criar polêmica onde não tem. Passar o dia e a madrugada discutindo se nascemos com o Bem ou com o Mal é perder tempo. No primeiro comentário, ou até o terceiro, o assunto esgotou-se. Entrem no blog, digam bom dia, boa tarde, boa noite, até amanhã e pronto... Vou repetir, um bom artigo, mas não para comentar 24 horas. Não tem por onde! Ficam inventando capeta, Imposto de Renda, balaio de gato porque o assunto esgotou-se logo de cara. Até J. Morgado sumiu, e faz tempo, ficam vocês inventando coisas!!!
    Abraços,

    Miguel Falamansa - Botucatú - SP.

    ResponderExcluir
  25. Olá meus amigos

    O espiritismo que é ciência, filosofia e religião não faz proselitismo. O estudo profundo e o esforço diário para uma melhoria intelectual e moral é um dos objetivos. A reforma íntima é primordial para a evolução espiritual.
    Esforçamo-nos (ainda não conseguimos) para sermos gentis, educados e servir ao próximo como nos foi ensinado por Jesus.
    A reencarnação não é uma invenção espírita. Ela é muito antiga. A maioria da população mundial acredita nela. Há muitas razões para isso.
    O livre arbítrio das pessoas é que as conduz. Deus não interfere na vontade de cada um.
    As leis divinas nos foram ensinadas por Jesus. Responderemos perante nossa própria consciência o mal que praticarmos.
    Anos de estudo. Centenas de livros lidos. Experiências que vão além da imaginação, não podem ser colocadas em poucas linhas para incrédulos de má vontade, cujo objetivo é de apenas perturbar.
    O homem, inescrupuloso por natureza, costuma tentar subornar até santos ou o próprio Deus ao prometer que fará tal coisa se lhe for concedido isto ou aquilo. Nada faz sem interesse. Leva uma vida totalmente materialista e “valha-me Deus!” quando se vê em perigo por sua própria inconseqüência.

    A todos os meus mais sinceros votos de Paz. Muita Paz.

    Boa Noite.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  26. È Morgado, não é fácil não. Mas quem pelo menos pensa no caminho do Bem ou do mal, simplesmente Bem ou mal, já está no começo. Para o medíocre que não pensa, o negócio é contrariar. Um grande abraço.

    Um brasileiro – Chapada dos Veadeiros – Alto Paraíso – GO.

    ResponderExcluir
  27. Olá, amigos e amigas!
    Boa noite, J. Morgado!

    Li o seu artigo na primeira hora da manhã, quando ainda não havia comentários. E fiquei pensando nele o dia todo, formatando mentalmente o que poderia escrever a respeito. De vez em quando, dava uma olhadinha nos comentários...

    Não vou falar a respeito de religião, ciência, psicologia, filosofia, mesmo porque não sou especialista nestes assuntos. Apenas vou externar o que sinto e que decorre da vivência, da experiência pessoal.

    Nós aprendemos pelo exemplo. À medida que crescemos vamos reproduzindo valores e comportamentos, a partir de experiências familiares, escolares e do meio em que vivemos, ou seja, vamos nos educando a praticar o bem, a virtude. Ou não, quando o meio é adverso. Na sociedade brutalizante de hoje, competitiva e canibal, é difícil manter a virtude, a sensibilidade, a generosidade, a solidariedade. Em suma, é complicado repartir. A rapina impera e animaliza.

    Não pretendo ser modelo de virtude, mas tive a sorte de nascer numa família amorosa, cultivei os bons exemplos e procuro exercitá-los. Nem sempre consigo, mas a busca é contínua.

    Enfim, J. Morgado, como sempre, seus escritos nos fazem refletir muito e colaboram para que nos tornemos pessoas melhores. Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. PREZADOS AMIGOS E AMIGAS...
    Com tristeza, verifiquei, ainda na noite de ontem e antes do comentário de J. Morgado, que pessoas visivelmente mal intencionadas estão ocupando esse espaço para tentar desestabilizar nosso blog, cujo sucesso nestes 10 meses de atividades passa a incomodar. Com uma média acima de 30 comentários diários e com a presença constante de estudantes de jornalismo, medicina, advocacia, entre outros, este blog caminha para 100 mil visitas e já recebeu vários prêmios, colocado inclusive em quarto lugar no TOP BLOG, concurso que contou com a participação de mais de 10 mil blogs de todo o Brasil. Isso, pelo visto, volto a repetir, incomoda.

    No dia de ontem meu querido amigo-irmão J. Morgado foi vítima de uma perseguição injusta. O cidadão Mathias Coelho Campos, de Santo André, postou uma crítica que não tem nenhum sentido. Certamente não leu o título do artigo de J. Morgado, que diz: "O PRIMEIRO PASSO PARA O BEM É NÃO FAZER O MAL". Tivesse prestado atenção, não teria praticado o mal ao escrever críticas sem nexo e sem fundamento ao articulista.

    Devo informar ao prezado Mathias Coelho Campos que todos nós, jornalistas que escrevemos neste blog, não somos obrigados a ficar o dia todo de plantão dando explicações sobre o que escrevemos. Fazemos isso sempre porque nos afeiçoamos com a maioria dos nossos participantes e buscamos interagir quando achamos necessário e, dentro do assunto do dia, debatemos com nossos leitores.

    Porém, caro Mathias Coelho, nem sempre temos espaço e tempo para dar explicações que demandam horas, por essa razão, como fez J. Morgado, indicamos outros meios onde elas podem ser encontradas. Não se trata, como o senhor fez questão de colocar, de desconhecimento do assunto que escrevemos. Fique claro isso. Principalmente em se tratando de J. Morgado, homem culto, educado, de formação religiosa e que domina inteiramente o que escreve.

    Poderia eu, senhor Mathias, simplesmente deletar as besteiras que o senhor escreveu, sem nexo, absurdas, mas isso poderia dar a entender que não aceitamos críticas neste blog. Pelo contrário, já disse e reafirmo sempre, nosso espaço é democrático. Não buscamos apenas elogios, do contrário não aconteceriam tantas polêmicas neste blog. Mas as críticas tem que ter sentido e a do senhor, visivelmente buscou atingir a pessoa de J. Morgado que, repito, não merece esse tipo de tratamento.

    Para encerrar. Busquei, nestes 10 meses de existência do blog, todos os nomes dos participantes até aqui e não encontrei o seu, senhor Mathias Coelho. Estranho que, pela primeira vez participando, o senhor possa ter uma visão tão profunda sobre artigos publicados na coluna pelo jornalista J. Morgado. Resolveu atacá-lo (verificar texto seu acima), como se fosse um assíduo frequentador desse espaço. Para que tenha credibilidade as asneiras que escreveu, sugiro que se identifique como homem que creio o senhor é, fornecendo seu endereço ou ao menos um e-mail onde possa ser encontrado. Assim, eu irei acreditar que não fomos vítimas de mais um mal intencionado, cuja intenção é desacreditar nossos articulistas. Lamento profundamente o ocorrido, J. Morgado e aceite minha solidariedade.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  29. Prezados amigo (as)
    Assim como a Nivia, tentei ontem escrever alguma coisa, mas não consegui, tal a profundidade do assunto. Até agora estou tentando, pois ao inverso da maioria que aqui escreve, não domino a arte de escrever..
    Mas vou ousar dizer algumas palavras, que espero, se não compreendidas, sejam ao menos respeitadas.
    Assuntos de conteúdo religioso sempre geram polêmica, críticas e principalmente dúvidas, devido a diversidade de religiões e credos e até mesmo ao ceticismo de muitas pessoas nessas questões..
    Se para uma pessoa com fé, que crê num Deus ou num Criador, já fica dificil entender os fundamentos de algumas religiões, mais difícil fica para o cético, ou alguém que não compartilha do mesmo credo ou religião.
    Grandes pensadores sofreram perseguições, foram incompreendidos e queimados.Veja o exemplo de Jesus Cristo..
    O que vale é o exercicio do pensamento e o questionamento sobre problemas cruciais da vida humana , sem querer impor idéias ou credos.
    O que não é, e nunca foi o caso do querido e respeitado articulista J. Morgado , que como pessoa do BEM, mostra a possibilidade de um novo caminho, para aqueles que buscam um ou querem mudar, ou simplesmente entender um pouco mais essas questões .
    Sou fã e leitora dos seus artigos sr. Morgado. Sempre jogam uma luz na nossa ignorância.

    grande abraço e bom sabado a todos.

    ResponderExcluir
  30. Olá J. Morgado,
    fiquei triste quando li o texto do Edward comentando os ataques que o senhor sofreu ontem aqui nesse blog. Como aconteceu com a Nivia e a Cris, estive ontem no blog, li seu artigo maravilhoso, impecável como sempre. Mas, era o dia de branco nas mulheres. Não soube comentar, ou não tive como me expressar sobre seu artigo " O prmeiro passo para o bem é não fazer o mal". Tanto um como o outro, J. Morgado, se manifesta em nós conforme nos posicionamos diante de um problema a ser solucionado. Buscando em oração a ajuda de Deus, certamente nos livraremos do pior, que é o mal. Como o Edward finalizou, aceite também minha solidariedade pelo ocorrido e ao autor desse comentário maldoso deixo meu repúdio. Não encontrará apoio entre nós deste blog.
    Bom final de semana...

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo brilhante artigo que nos brindou nesse final de semana, Senhor J. Morgado...
    Edward, brilhante jornalista e comandante deste espaço, o sucesso realmente incomoda muita gente... E como !

    Abraços

    Tanaka - Osasco - São Paulo

    ResponderExcluir
  32. Amigos do Blog de ouro, bom dia !!
    Sómente na data de hoje consegui acessar o "nosso" blog e deixar meu comentario.
    São cada vêz melhores os artigos que o méstre e amigo Juliano Morgado nos brinda a cada quinzena.
    Artigos devéras inteligêntes e polemicos, pois se assim não fosse, "nosso" blog não chegaria a posição em que chegou.
    Parabéns J.Morgado, mais um artigo recheado de ensinamentos e de palavras de amôr e paz,que infelizmente é o que anda em falta ultimamente.
    Edward, amigão,a sua respósta ao intruso que ousou achincalhar nosso j.Morgado , deixa-nos tranquilos, pois sabemos que vc sempre irá defender os pontos de vista que aqui relatamos,democraticamente e sem ofensas.

    Abraços chuvosos e trovejantes a todos.
    Tenham um ótimo final de semana

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  33. ANA CÉLIA DE FREITAS.sábado, 17 outubro, 2009

    Parabéns J.Morgado pelo brilhante artigo.
    Acredito que ninguém nasce mal ou bom,mas o ambiente que a cerca é um fator preponderante,claro que há excessões,mas o exemplo de pessoas próximas "molda"muito o indivíduo,acho o espiritismo bastante instigante.
    Sem dúvida o que falta nesse mundo,é pessoas humildes,humanas e com muito amor no coração.
    Beijosssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite Juliano!!!

    Vou ser curto e objetivo, meu chapa:

    " Só leva pedrada quem sobe no palanque"

    Lembre-se de Paulo de Tarso e o episodio da palestra junto aos templos na França

    Obs: será que só o planeta Terra é privilegiado por Deus, para ser habitado por individualidades inteligentes????

    um abraço fraternal

    ResponderExcluir
  35. O primeiro passo para que qualquer tipos de crença ou atividade dêem certo é ganhar-se DINHEIRO. Não existe o demônio nem nunca existiu mas sim, apenas, a maldade humana concretizando desastres por ai. Os exus tranca-rua, entretanto (sem dúvida também culpados pelos congestionamentos em São Paulo)só "aparecem" dentre outros exus especialistas desde que realizem prejuízos a outrem pagos pelo encomendante, a peso de ouro, a quaisquer macumbeiros de plantão.Tanto Deus quanto o Diabo só são úteis ao homem caso dêem lucro. E, por mais irônico que seja, nem um nem outro vem jamais buscar sua parte em dinheiro. Creia, amigo Morgado, que um amor a Deus límpido, puro, verdadeiramente nada exigindo de seu seguidor algo que não fosse só o apego a uma escancarada verdade, estaria sempre, nesse planeta purgatório, destinado à FALÊNCIA. Muitas posturas, portanto, que sobrevivem misticamente agitando bandeiras desde há pelo menos dois mil anos (outras há mais), seriam desconhecidas hoje em dia caso não envolvessem desde seus primórdios a coleta de dinheiro. Indústria que não vende produtos não prospera.Igreja que não "vende" idéias apenas e tão somente "fascinantóides", também não. Tanto que aqui no Ocidente todas as Igrejas falam no mesmíssimo Cristo utilizando diferentes contabilidades financeiras. Para que vender o mesmo produto num lugar só, SE ELE DÁ LUCRO em todos os lugares em que é vendido? Essa foi a principal causa do surgimento do protestantismo. "Só ocêis di Roma é qui vaun ganhá dinheiru? Na-ni-na-não!". Se as Igrejas que coletam GRANA estivessem divulgando um Deus realmente tão poderoso quanto aquele cuja figura querem repassar como a de legítimo distribuidor de prosperidade no varejo, a cada fiel, então, NÃO PRECISARIAM DO DINHEIRO ALHEIO NO ATACADO, pois esse mesmo poderosíssimo Deus daria a essa Igreja IN TOTUM E DIRETAMENTE NO ATACADO a mesma prosperidade que "prometem" aos fiêis no VAREJO. Deu pra entender? Pergunta-se: os fiéis precisariam desse mesmo Deus para prosperar individualmente mas a Igreja que ironicamente os congrega necessita do dinheiro que lhes vem do bolso alheio para tanto? Vá duvidar assim da existência de Deus lá longe!!! Então, tais líderes religiosos crápulas, não confiam nem mesmo na prosperidade que esse Deus tão pródigo, que tanto divulgam, poderia lhes dar? Para os fiéis prometem a ajuda de Deus mas para sí e suas quadrilhas o que os encontenta mesmo é passar dias sem fim contando CÉDULAS? A mágica divina da prosperidade, segundo tais fariseus, só funciona para os outros mas para eles próprios têm de ser TUTU NO DURO, BEM À VISTA? Não é Deus que sustenta tais organizações com Seu poder Infinito e sim a ambição humana (deles)pelo dinheiro. Uma Igreja com Deus não precisa de grana, uma igreja sem Deus não adianta ter grana. Passam ao largo das afirmações de Cristo contra a somatória de tesouros na Terra, embora Jesus não fosse contra uma vida decente e confortável, pois a miséria não é digna de nenhuma criatura de Deus.
    Parabéns pelo texto, Morgado.

    ResponderExcluir
  36. Errata: Na linha inicial de meu comentário, onde se lê "O primeiro passo para que qualquer tipos de crença ou atividade dêem certo é ganhar-se DINHEIRO" a palavra QUALQUER deve ser substituída pela palavra QUAISQUER. O erro havia surgido, sem que eu percebesse, em virtude de ação automática do corretor ortográfico do BLOG.

    Antonio Catelani

    ResponderExcluir
  37. Observação ao senhor Antonio Castelani
    pelo seu comentário, desta postagem de J. Morgado. Venho respeitosamente me dirigir ao senhor contestando o seu pensamento e pedindo antecipadamente desculpas se minhas palavras não lhe agradarem pois entendi que o seu pensamento precisa ser contestado.
    No que diz respeito aos religiosos e nos que creem em Deus.
    Seus valores defendidos na argumentação de sua postagem, infelizmente, humanos, apontam para a
    sobrevivencia de sociedades que dependem de dinhei
    ro lógicamente para existirem. E olha para a ótica do
    aproveitador desumano, que só pensa no vil metal.De
    verá existir sim, há falhas em todos os sistemas.Mas
    deveria olhar por outra ótica também.
    Pessoas que trabalham servindo ao próprio ser huma
    no, sem obter ganhos valiosos para enrequecimento,
    por exemplo médicos, enfermeiros, bombeiros, pes-
    soas que dão suas vidas para ajudar outros serem hu
    manos, médicos fisioterapeutas, massagistas, psicó
    logos...Se acharmos que eles trabalham por dinheiro
    simplesmente e que não agregam nenhum valor mais
    do que o dinheiro é muito triste.
    Estas pessoas amam a Deus e servem em hospita
    is por amor aDeus, bombeiros arriscam a vida em meio ao fo
    go ou nas profundidades das florestas e cavernas e
    buracos e toda sorte de perigos, por amor a Deus...
    Policiais que arriscam a vida todas as noites para que
    o amigo possa dormir sossegado em sua casa,é por
    amor a Deus...Há exceceções?
    Motoristas de taxi e de onibus trabalham a noite trans
    portando pessoas em segurança por amor a Deus...
    Que mais falaria eu aqui?
    Sinto que seu coração está muito ferido pois não vê o
    amor nas pessoas, na vida...
    Quando vemos as pessoas feias e quando tudo pare
    ce estar perdido é aí que Deus entra meu amigo!
    Deveria ter vivido em Londres na época de 1939 a 1945
    quando os ingleses morriam em suas próprias cidades
    em suas casas dormindo por bombas voadoras, quan
    do um verdadeiro inferno de fogo e destruição imperava
    a volta deles....
    O Senhor é muito feliz, está vivendo longe de uma guer
    ra e seu salário deve lhe sustentar com dignidade, po-
    rém muitos brasileiros hoje sofrem com salários muito
    baixos e nem por isso declararam guerra a sociedade
    nem lhe tiraram o direito de viver, por que? Por causa
    do amor de Deus.
    Jesus Cristo ensinou a respeitar a dignidade das pessoas antes de acusa-
    las sem provas algumas...
    Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado!
    Enfim esses religiosos tão criticados é que ensinam o amor as pessoas, o senhor já imaginou se não houvese mais amor? De onde vem esse amor? Pode me responder? Haveria só o ódio? a dor?
    Senhor Antonio, sei que o senhor é uma pessoa digna, tenho certeza, mas há muitas pessoas dignas também e religiosas...
    Deus fez o ser humano de todos os tipos, tamanhos, mentes, corpos e é com o que temos mesmo que sejamos defeituosos é que lutamos por um mundo melhor, temos que nos aceitar mútuamente, precisamos uns dos outros...Não poderemos mudar o universo, temos de aceitá-lo e torná-lo um lugar melhor para viver.


    Anfermam

    ResponderExcluir
  38. Anfermann, de coração aberto lhe digo que não estou contra médicos, enfermeiros, bombeiros ou quem quer que seja que exerça sua profissão por amor. Sei que o dinheiro é necessário para que todos sejamos pagos pelo que, de forma honrosa, honrada e com muitíssimo desvêlo realizamos. Também não critiquei o espargimento universal do amor, tal como Cristo o fez, DE GRAÇA, sem qualquer ambição financeira. Espalhar o amor e exaltar a Deus não se constitui e nem se pode apresentar como profissão que vise obter o pão de cada dia, comparável em cerne e intenções à de bombeiro, jornalista, médico,enfermeiro etc. A sua flagrante tentativa de misturar água com óleo para confundir o enfoque não funcionou. Apenas critiquei e prosseguirei criticando usar-se a carência das pessoas e cobrar-se delas dinheiro para falar de Deus e sobre o amor de Deus.Se Deus me ama e eu bem o sei que ama, ELE o dirá. A Biblia está ai para que todos a leiamos e não é nem nunca será preciso que eu pague dízimos a alguém para que ma interprete e se coloque na posição de intermediário entre eu e DEUS. Há você de atrever-se a PROFISSIONALIZAR a ditosa tarefa da divulgação de uma crença? Você deve bem saber o título que se dá às pessoas que vendem amor,não é? Sim, pois amor de verdade jamais se vende. Quem há de justificar a divulgação de uma crença como meio de vida e confundir minha critica, dirigida tão somente a exploradores, com qualquer xingamento despropositado e idiota focado absurdamente em todos os profissionais do mundo, que se dedicam ao que fazem com amor? Não sou amargo nem infeliz, muito ao contrário, e Deus está mais comigo do que com aqueles que utilizam Sua infinita figura para amealhar fortunas na Terra, "onde as traças...". Quem sabe, quando muito, eu estou de há muito apenas tão amargo e furioso quanto o próprio Cristo se sentiu no dia em que expulsou os vendilhões do templo. Os vendilhões antigos, de há dois mil anos, não os de agora! Lembra, acaso, dessa passagem? Evidentemente, ao expulsar os vendilhões do templo, Cristo, segundo a tese daqueles que confundem alhos com bugalhos, OFENDEU A TODOS OS PROFISSIONAIS DO COMÉRCIO EM JERUSALÉM que buscavam, na época, com amor e honradamente, ganhar seus sustentos, não é ? Amor do jeito que eu admiro e aprecio - pois sou feliz sim - só o próprio Deus em pessoa pode exibir com a prodigalidade e infinitude amorosa que Lhe são peculiares. Não há nem pode haver amor na expressão dos seguidores de Malaquias e, portanto, vendedores execráveis daquilo que Cristo difundiu sem cobrar um tostão.

    ResponderExcluir