sábado, 24 de outubro de 2009

FALTAVA ESSA: ESCOLA FORMAVA JOVENS PARA O CRIME EM S. BERNARDO DO CAMPO


O noticiário de rádio, jornal, televisão, internet e revistas enfocam neste final de semana os lamentáveis acontecimentos que estão ocorrendo no Rio de Janeiro e que ensejou o excelente artigo do jornalista Juliano Morgado publicado neste blog ontem, sexta-feira. Na esteira da tragédia carioca, a imprensa deu destaque à prisão de um casal, aqui em São Bernardo, que comanda verdadeira indústria de aliciamento de jovens e adolescentes, cujo objetivo é prepará-los para o mundo do crime. De acordo com o delegado comandante da operação que desbaratou o esquema, 75 jovens de ambos os sexos, entre 12 e 17 anos, foram encontrados num sobrado em um bairro da periferia de São Bernardo. Denominada "mata aula", a reunião aglomerava adolescentes que participavam de uma espécie de baile funk, organizado por traficantes. Os meninos pagavam dois reais o ingresso, para as meninas a entrada era grátis. Ainda segundo o delegado, os rapazes eram instruídos para o consumo e em seguida ao tráfico de drogas e as garotas à prostituição. Todos os jovens detidos moram no bairro e estudam em escola municipal localizada poucos metros da casa onde funcionava a "escolinha" de preparação ao crime. Como a prisão dos responsáveis aconteceu nesta sexta-feira, provavelmente novos lances da fábrica de aliciar menores irão eclodir e deixar perplexos pais e responsáveis por jovens e adolescentes do ABC.
Há poucos meses abordamos, em artigo publicado aqui neste espaço, os problemas gerados pela indiferença ou cumplicidade de alguns pais em relação aos filhos adolescentes. Foram citados casos de garotos, nossos conhecidos, que tomavam conta de carros na noite de São Bernardo, cujos pais estavam interessados apenas na quantidade de dinheiro que os meninos levavam para casa e nunca com os meios de arrecadação e muito menos onde as crianças passavam a noite, já que chegam em casa sempre pela manhã. Um desses jovens havia, à época, mencionado de passagem algo sobre a festa "mata aula", agora desmantelada pela policia de São Bernardo. Em Santo André, até o final dos anos 90 havia uma casa, comandada por uma mulher e seu marido, que abrigava e instruía jovens para a venda de rosas nas casas noturnas do ABC. De paupérrima condição social e familiar, esses adolescentes, de ambos os sexos, saiam noite adentro oferecendo as flores. Um deles também contou que havia, ainda em Santo André, um sobrado, igualmente comandado por um casal, que aliciava e encaminhava jovens ao uso e tráfico de drogas. Essa residência foi fechada pela polícia no começo do ano 2000 e os responsáveis presos. Estes registros demonstram que a indústria do tráfico lança seus tentáculos aos quatro cantos do Brasil com claro objetivo de formar mão de obra especializada. O alvo, e não poderia ser diferente, são jovens e adolescentes inseridos na exclusão social, cujos pais e responsáveis não têm recursos e, em muitos casos, noção de como criar uma família saudável e distante da marginalidade.
Os acontecimentos do Rio de Janeiro são trágicos e desnudam uma realidade aterrorizante; o caso de São Bernardo direciona para um futuro mais assustador e que, como todos os outros, deixará o noticiário e, pela resignação da população, ficará a margem da indignação de um povo indiferente às atrocidades. Nessa linha, o porvir irá mesclar uma população alheia e alienada ao crime organizado, a formação da pequena e média indústria da marginalidade e agregará ao cotidiano o trucidamento da moral, do caráter e da dignidade do ser humano. Os 75 jovens descobertos na festa "mata aula" nesta sexta-feira em São Bernardo, certamente são sucessores de outros tantos já formados e antecessores de contingente maior que aguardam vaga na promissora escolinha do tráfico.
__________________________________________
*Oswaldo Lavrado é jornalista/radialista, radicado no Grande ABC
__________________________________________

42 comentários:

  1. Olá Lavrado, caro amigo, parece que cabe a nós aqui do blog continuar a denunciar e denunciar as mazelas sociais que existem em toda a parte.
    É aterrorizante verificar que escolas do crime proliferam cada vez mais. Quadrilhas explorando todos os tipos de crimes se especializam.
    Já não basta a escola das cadeias onde o indivíduo entra ruim e sai pior. Daqui a pouco, até creches existirão para a formação de bebês criminosos. Você duvida?
    A pobreza não é desculpa para o desvio da conduta moral.
    O ser humano seja rico, pobre ou remediado é e será ainda por muito tempo um insatisfeito.
    As fórmulas para se amenizar esse tipo de desvio são muitas. Vemos todos os dias pela televisão, lemos nos jornais e revistas entrevistas com psiquiatras, psicólogos e outros entendidos (?) soluções para a educação da criança e convivência com os adolescentes. Soluções utópicas dentro da realidade que ai está.
    Como disse ontem em meu artigo, parece que o negócio caminha pelo “quanto pior melhor”.
    Tudo o que se refere à segurança publica sofre bloqueios de órgãos governamentais. Ontem o noticiário informou sobre a suspensão da compra de aparelhos de detecção de objetos ilegais (drogas, armas, etc.). Será que estou errado?

    Paz. Muita Paz.

    ResponderExcluir
  2. Oswaldo Lavrado e J. Morgado, chocante ler uma notícia como essa. Nossos jovens, futuros de amanhã sendo orientados para o crime e para a prostituição. Pior, numa cidade conhecida no mundo, porque abriga as maiores montadoras de veículos do Brasil e ao lado de São Paulo, se não me engano a segunda maior metrópole do mundo. Triste e também revoltante, porque sabemos que esse casal que aliciava esses menores, amanhã pode estar novamente nas ruas e continuar com esse "trabalho" infame, encaminhando nossos meninos e meninas para a perdição.

    No final do comentário de J. Morgado ele informa sobre a suspensão da compra de aparelhos de detecção de objetos ilegais que ajudam a identificar drogas, armas, etc. Então Morgado, mas esses aparelhos que infernizam a vida de pessoas honestas que correm aos bancos continuam. Ontem não consegui passar pela porta de uma agência do City Bank de forma alguma, aqui em São Paulo. Deixei chaves do carro, celular e outras coisas que poderiam comprometer e nada. Fui ficando nervosa e com vergonha. Minha bolsa não me deixava passar. Quando estava para desistir, o gerente veio correndo em meu socorro e consegui entrar. Disse ele que mandou desligar aquela droga que impede você de passar pela porta giratório do banco. Porque não fizeram isso antes de humilhar tanto uma pessoa que é cliente do banco? Se fosse assaltante teria entrado com facilidade.
    Bom final de semana a todos vocês!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  3. Caro jornalista Oswaldo e amigos (as)
    Nossa policia ainda é muito eficiente, dados os recursos que dispõe, para fazer frente à complexidade e volume de situações que tem que enfrentar. É competente na maioria dos casos, mas insuficiente, porque o crime faz escola e se multiplica e ela não..
    As causas são sociais e sempre esbarram em falta de vontade politica, falta de equipamentos, falta de tudo e principalmetn de leis mais duras.
    O que geralmente acontece é que os menores vão para a Febem, mas em pouco tempo, voltam para o mesmo ambiente que os levou ao crime. As cadeias superlotadas e o sistema prisional saturado é incapaz de reabilitar .
    Muitas vezes a justiça abrevia a pena, para criar vagas, e esta situação realimenta a escalada de crimes e violência, ao ponto de ocorrem absurdos como esse que o articulista acaba de relatar..
    Por outro lado, a familia, preocupadas unicamente com o bem estar material, não exerce o papel de educadora, que deveria ter, deixando seus filhos na rua, a mercê da propria sorte e da bandidagem.
    A solução está num processo mais amplo e demorado , de melhoria geral de distribuição de renda e desenvimento organizado.
    Algumas medidas, a curto prazo, podem ser implementadas, através da criação e multiplicação de serviços, ainda insuficientes em locais mais densos, principalmente favelas e regiões com alto indice de criminalidade. Tais como: policias comunitarias, juizados de pequenas causas, postos de saude, centros comunitarios recreativos, centros profissionalizantes, cooperativas e escolas de ensino fundamental e médio, além de outros essenciais ao funcionamento saudavel do organismo social.
    E também, se cada um fizer sua parte, exercendo sua cidadania, denunciando e procurando seus direitos e cumprindo seus deveres, estaremos dando nossa pequena, mas importante contribuição na construção de uma sociedade melhor para nós e nossos filhos..
    bom final de semana..

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriela

    Bom dia

    Os aparelhos a que me referi são para as estradas e prisões. Nas estradas eles detectam armas, drogas, etc. A quem interessa que esses aparelhos não sejam usados?

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  5. Oi, amigos (as) deste blog, bom dia
    Caro Mestre Morgado: a falácia de psicólogos, médicos, políticos, jornalistas e ditos especialistas servem apenas para ocupar espaço e massagear egos de palpiteiros. O buraco e mais embaixo, muito mais embaixo.
    Cris, Gabriela e Morgado: nós elegemos senadores, deputados e vereadores para eles passarem a maior parte do mandato criando CPIs para apurar falcatruas deles mesmos e ainda ganham uns trocados para isso. Quanto ao presidente, governadores e prefeitos as atitudes explicam claramente seu interesse pela Nação. Pelo andar da carrugem, estamos perdidos e salve-se quem puder, ou, se for o caso, resta uma palavrinha de consolo. Voltaremos ao assunto.

    abraços
    Oswaldo lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  6. Olá J. Morgado! Sim, eu sei, entendi assim, perfeitamente. O que eu quis dizer é que esses detectores de metais a que vc se refere, úteis para a prevenção contra o crime, eles tiram de circulação, mas deixam aqueles que só servem para atormentar pessoas honestas, como esses detectores de metais de portas de bancos, certo? Previnem assaltos, dizem especialistas. Eu não creio. Os bandidos sabem sobre a existência deles nas portas dos bancos. Quando querem, assaltam de outra forma e isso estamos vendo todos os dias. Esses incômodos aparelhos só barram pessoas honestas. E são detectores de metais também, Morgado. Fiz apenas uma comparação.
    Beijos,

    Gabriela

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ôi Oswaldo..

    Olha, esse meu discurso parece utópico, bla bla, bla, que todo mundo já conhece , etc e tal... Mas a solução tem que ser por aí,já que o quadrojá está instalado.. Ou então apaga tudo e vamos começar do zero.
    Tem que haver policiamento, e leis severas. e desenvolvimento planejado. Senão vira bagunça! Esse tipo de problema e outros, como os contados ontem pelo J. Morgado, sobre a violência que assola o R. Janeiro, esbarra sempre na falta de aparelhamento, de competência e principalmente de BONS E HONESTOS politicos.. Se vc souber de algum, me avisa que eu quero exercer minha cidadania, sem me arrepender depois..foi por isso que eu disse ontem que detestava politica.Eles só fazem o que é melhor pra êles.Vai ver que droga está dando mais voto que cesta basica....!!
    abços..

    ResponderExcluir
  9. Amigos e amigas deste blog...
    Normalmente entro no início de cada crônica postada por um dos meus amigos -irmãos aqui neste blog. Quando recebi essa matéria na noite de ontem, enviada pelo meu querido Oswaldo Lavrado, fiquei pasmo, sem ação. Não fosse o Lavrado o autor dessa matéria eu não teria publicado, por achar ser inverídica. Como podemos acreditar que em pleno século XXI ainda nos deparamos com ocorrências desse tipo? 75 jovens numa "escola do crime" na nossa querida São Bernardo do Campo, que conheci, nos anos 70, progressiva, linda e receptiva? São Bernardo, bom lembrar, onde mora o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

    As montadoras, lembradas pela Gabriela, trouxeram o progresso e o emprego para a cidade de São Bernardo, elevando-a ao patamar de cidade que mais arreca ICMS no Brasil. Está ainda entre as primeiras. Em São Paulo só perde para a Capital e arrecada mais que muitos estados do Brasil. Infelizmente, anos depois trouxe o desemprego, com greves lideradas pelo hoje presidente Lula, depois pelos outros seguidores seus. Com tristeza, morando na vizinha Santo André, vi aparecer os primeiros núcleos de favela em S. Bernardo. E foram aumentando. Assaltos começaram a ocorrer em números elevados e as drogas passaram a fazer parte do noticiário policial.

    Em pouco tempo essa cidade rica e berço de nobres descendentes de italianos foi se modificando. Tornou-se violenta e seus moradores passaram a ter medo de sair às ruas. As favelas foram se multiplicando e uma delas invade hoje a Via Anchieta e é visível quando você desce para Santos. Para agradar seus moradores, políticos asfaltaram algumas ruas, becos e vielas e colocaram gratutitamente iluminação pública.

    Os traficantes gostaram e tomaram conta do pedaço. Guardando as proporções, trabalham hoje como se faz nos morros mais perigosos do Rio de Janeiro e já existe, comprovado pela polícia, facções do crime espalhados pelas favelas. Comando vermelho, PCC estão por ali, ditando normas e leis, que pena! Agora, sem maiores comentários, implantaram uma escola do crime. Se o ditado "é plantando que se colhe" estiver correto, logo estarão recolhendo, em doses elevadas, os louros de sua conquista. Infelizmente!

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  10. Olha Edward, você tem toda a razão. Nasci em São Bernardo em 85, quando minha cidade começava a criar suas primeiras favelas. A violência que antes pertencia a outra cidade vizinha, Diadema, passou a ser nossa. Estudo na Metodista e já tive um carro roubado, mais tarde recuperado pela polícia e pelo seguro. Estava nas mãos, de acordo com o relato dos policiais que realizaram a apreensão, de traficantes. Inexplicávelmente esses traficantes não foram presos. Disse a polícia que fugiram ao ver a chegada das viaturas. O carro não foi ao desmanche porque era novo. Não quis mais o carro, está claro. Vendi e comprei outro. Muitas amigas que estudam comigo na Metodista não tiveram a mesma sorte. Perderam seus carros e não mais o recuperaram. O Oswaldo Lavrado mora perto da Metodista e pode atestar o que eu digo. Tem noites que levam até 5 carros e nada da polícia descobrir os autores dos furtos. Tudo isso começou com a chegada das drogas no município. Agora, horrorizada, leio que temos em nossa cidade uma escola do crime organizado. Onde vamos parar, meu Deus! Só mudando daqui, não vejo outro jeito...
    Beijos a todos e vamos tentar viver com dignidade e dormir, se conseguirmos, diante de tanta violência e notícias ruins como essa.

    Priscila - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  11. Amigos (as)...
    Morgado, Padre Euvideo, Gabriela,
    Cris, Pricila e Edward, não necessariamente nesssa ordem. Acreditem: agora pela manhã, um médico agrediu um paciente em uma UBS - Unidade Básica de Saúde - do Riacho Grande, subsdistrito de São Bernardo, às margens da Via Anchieta e Imigrantes, ponto turístico aqui do ABC, banhado pela aprazível represa Billings e um dos locais mais carentes da região: motivo da agressão: o médico cochilava em uma cadeira na UBS e teria sido acordado pelo paciente; irritado, o doutor (???) meteu a mão no "cliente" que, curado, foi até o Distrito Polícia do Riacho prestar queixa.
    Vocês verão a notícia ainda hoje na TV ou irão ler nos jornais de amanhã.
    Olha, aqui no ABC existe cerca de meio milhão de favelados, sendo 250 só em São Bernardo. Na Vila São Pedro, próximo a região central da cidade, moram 80 mil.
    Precisa mais ?

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  12. Ôi Oswaldo Lavrado e meus queridos companheiros do blog comandado pelo Edward...
    A parte mais triste está relatada no comentário do Professor João Paulo. Os pais indo buscar seus filhos menores na Delegacia e ali tomarem ciência que, ao invés de escola séria e educativa, estavam em outra, aprendendo coisas ruins. É preciso que seja dada uma resposta urgente, uma punição severa a esses "professores do mal" para que outros não sigam o mesmo caminho. Quantas crianças já não devem ter sido seduzidas por esses marginais e estão trilhando o caminho do vício e da prostituição. Pior é que estão seguindo a estrada da morte, sem que se apercebam disso. Profundamente chocante tomar conhecimento dessa noticía, creiam!
    Beijos a todos,

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  13. Eurípedes Sampaiosábado, 24 outubro, 2009

    Mais uma ocorrência lamentável recheando o farto noticiário policial deste final de semana, prezado Oswaldo Lavrado. Eu e muitos de nós, como pais, ficamos apreensivos quanto a educação de nossos filhos. É praxe hoje, quando um menor é surpreendido na deliquência jogar a culpa nos pais. Mas, o mundo está complicado. Não é como antes, quando tínhamos uma mamãe em casa para nos acompnahar 24 horas por dia. Hoje as mulheres são mais dinâmicas, trabalham, ajudam em casa quando, em muitos casos, não comandam o lar com o desemprego do marido. Eu faço o que posso para educar meus filhos e lhes ensinar o caminho do bem. Mesmo assim rezo todos os dias para que Deus os ampare, livrado-os das más companhias e desse vício terrível que está dizimando nossos jovens hoje, que é a droga. Agora, para aumentar ainda mais a preocupação de nós, pais, essa notícia que até escola para o crime já existe. Na Terra do nosso Presidente da República. Onde vamos parar?
    Abraços a vocês e que Deus nos ajude!

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  14. Paulo Roberto Pereirasábado, 24 outubro, 2009

    A Câmara e o Senado Federal já é uma verdadeira faculdade do crime. Localizada na nossa Capital, Brasília. Agora temos outra, de porte menor, só que escola, que ensina a usar drogas, vender e a prostituir meninas de 12 a 17 anos em São Bernardo. Fico imaginando se a moda pega. Os professores dessas escolas do crime levam uma enorme vantagem sobre nossos educadores, homens e mulheres honestas e trabalhadores. Ganham bem, e muito bem. Temos alguns professores neste blog que podem confirmar o que digo. O salário hoje de um professor da Rede Pública beira o ridículo. Mas esses, "professores do mal", plagiando a Liliana, ficam ricos em pouco tempo. Em cima da desgraça de milhares de lares no nosso amado Brasil.

    Abraços!

    Paulo Roberto Pereira - Cravinhos - SP.

    ResponderExcluir
  15. Olá, amigos e amigas!
    Boa tarde,Oswaldo Lavrado!

    É lamentável percebermos que o crime avança cada vez mais. Agora,tem até uma escola do mal, aliciando crianças e adolescentes, justamente os que mais precisam da escola do bem, para completarem a sua formação e viverem como adultos responsáveis e produtivos socialmente.

    Terrível é a conclusão de que estamos perdendo nossas crianças para o tráfico e para as drogas. O crack, a mais poderosa e destruidora, é o grande vencedor e, no seu rastro, não sobra ninguém para contar a história. Será que algum dia poderemos sair desse sufoco, ou algo pior ainda vai acontecer?

    ResponderExcluir
  16. Débora C. Toledosábado, 24 outubro, 2009

    Tenho dois filhos pequenos e fiquei estarrecida ao ler essa notícia nesse blog. Se nenhum providência for tomada, qual o futuro de nossas crianças?
    Abçs,

    Débora C. Toledo - Curitiba

    ResponderExcluir
  17. Amigas e amigos: o que mais é capaz de chocar? As vezes tenho a impressão que já vimos de tudo. A denúncia do Oswaldo Lavrado me fez lembrar de algo parecido ou até pior, se não me engano em Curitiba, onde ensinavam crianças a manejar armas. E mais: ensinavam também o que dizer na hora de assaltar, como deveriam assustar suas vítimas, etc. Os "professores" canalhas foram presos, mas será que continuam presos? Duvido. Estes mostrados aqui pelo Lavrado em breve também estarão na rua, voltando a praticar crimes. Alguém apostaria no contrário?
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  18. Amigos do blog de ouro, Oswaldo Lavrado, bôa tarde.
    Eu assisti a reportagem que foi ao ar na data de ontem.
    Fiquei chocado em vêr até que ponto o tráfico chegou.
    Imaginem, um(a) jóvem sai de casa para a escola, e seus país estão certos de que os filhos lá se encontram.
    Qual não é a surprêsa desses pais quando são chamados ao Distrito e colocados a par do acontecido ??
    Isso vem se repetindo a muito tempo, éra do conhecimento dos alunos(as) e os locais de tais "bailes" éram mudados com frequencia, para qua a Policia não os descobrisse..Os jóvens garotos já se iniciavam ao uso de entorpecentes e aprendiam como atuar no tráfico, pois um "AVIÃOZINHO" está ganhando SÓ R$ 60,00 por dia, para fazer a entrega. As meninas, além de se viciarem em drógas, também aprendiam a traficar e éram preparadas para a prostituição, pois o casal dono do "BAILE" sabia muito bem qual seria o retorno financeiro com esses jóvens.
    Na matéria de ontem do amigo J.Morgado, eu já defendia a pena de prisão perpétua e com trabalhos forçados a esse tipo de marginal, após assistir a reportagem e lêr o artigo do Oswaldo Lavrado, agóra eu defendo a PENA DE MÓRTE para esses e outros crimes,para o criminoso que não tem recuperação.
    E não adianta colocarem a culpa na "Sociedade" pois ninguem nasce bandido e quem tem que tomar uma atitude mais sevéra são as Autoridades constituidas, promulgando e elaborando leis mais sevéras para os bandidos, e não os tratando como um cidadão comum, cheio de direitos na cadeia e nenhum dever para com a Sociedade. Chega de ver-mos o pôvo cercado de grades em suas residências e mesmo assim morrerem nas mãos desses bandidos gratuitamente.

    PENA DE MORTE JÁ !!

    Abraços a todos,e tenham
    um ótimo final de semana

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  19. Laércio H. Pintosábado, 24 outubro, 2009

    O problema está nos morros. Para ser mais explícito, em cima dos morros. Vamos a uma estratégia de guerra. Se você quer surpreender o inimigo, ou ficar a salvo de suas investidas num campo de batalha, o que faz? Procura se alojar num lugar alto. Ou posicionar sua tropa num lugar alto. O que faz os traficantes no Rio? Estão alojados no topo dos morros, onde controlam todo o movimento das favelas e a chegada da polícia. Quando a polícia ousam voar, são derrubados dos seus helicópteros, como aconteceu semana passada.

    Quem melhor para ocupar o topo dos morros cariocas do que nosso glorioso Exército, que nada faz porque não estamos em guerra? Os traficantes ficariam órfãos, sem ação, e teriam que procurar outro rumo. Seriam presas fáceis. Mas não há interesse. O tráfico esquenta as mãos de nossas autoridades policiais, políticas e ainda faz uma média, ajudando com comida os pobres favelados que moram nas proximidades. É assim que ele vão criando escolas do crime, como em São Bernardo e em muitos outros estados do nosso País.

    Laércio H. Pinto - S. Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  20. Prezado Laércio, como tática de guerra e combate ao tráfico, nada mais perfeito. Aliás, tática digna de aplausos. Os traficantes comandam tudo lá de cima. Coitado de quem ousa subir. Mas e nossas leis? Combate-se o tráfico e elimina-se os traficantes no Rio com o Exército, mas e em todo o País? A desgraça continuaria a mesma. Se não tivermos leis severas que eliminem da sociedade esses cancros que enfiam drogas em nossos jovens, montando até escolas, como essa de São Bernardo, nada vai mudar.

    Não concordo com a pena de morte, como sugere Admir Morgado. Respeito a opinião dele, mas não temos preparo para condenar ninguém à morte, num País onde a corrupção grassa. Muitos inocentes seriam mortos e quando as provas favoráveis surgirem, a Inês já está morta. E o Estado vai arcar com processos e pagar indenizações aos montes. Sai do nosso bolso. Até nos Estados Unidos que, em determinados estados tem a pena de morte adotada, já se comprovaram erros infantís. Imaginem aqui no Brasil. Temos que rever o código penal o mais urgente possivel e criar leis que realmente punam esses traficantes desumanos que destroem famílias inteiras e acabam com nosso sossego, metendo todos eles em presídios fechados, incomunicáveis e por 30 anos!

    Abraços a todos!

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  21. Oi amigos (as)...
    Apenas para localização, o apto do presidente Lula aqui em São Bernardo fica na avenida Tiradentes bem próximo a Vila São Pedro e dos núcleos Jardim Irajá e Tiradentes que, juntos, aglomeram cerca de 100 mil pessoas.
    Bem, 50 pessoas morreram nesta semana no Rio na briga entre polícia e traficantes; no Sul as chuvas desgraçam a vida de centenas de famílias; em Brasília, Lula faz festa antecipada de seu aniversário (64 anos). E dizem que Deus é brasileiro, imaginem se não fosse.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  22. Amigos (as)..
    O Lula está fazendo aniversário.. ninguém vai dar os parabéns pra ele?

    ResponderExcluir
  23. Deus deve ser brasileiro sim, Oswaldo Lavrado. Com toda essa bagunça ainda estamos vivos e comendo...Pelo menos por enquanto. Melhor que em Cuba, lá, segundo a coluna do Edward de Souza no Jornal Comércio da Franca, nem papel higiênico tem. E ele, satírico como sempre, conclui: "também não tem comida".(rsssssssssss...).
    Chocante esse caso em São Bernardo. O que vai acontecer com esse casal, Lavrado? Foram presos em flagrante? Pobres crianças...

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  24. Pois é Osvaldo..

    Enquanto falamos de amenidades o presidente Lula apaga 64 velinhas, com festa em Brasilia.
    Que pais é este?

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de estrangular esse sapo barbudo. Mas, o que deve ter de puxa-saco cumprimentando o molusco não está no gibí, Cris. Esse dia, se é que o aniversário dele é hoje, deveria ser de luto em todo País. Ou comemorado nas favelas que o Lavrado disse que estão perto de onde ele mora. Uma coisa eu garanto. Tanto nas favelas como na casa do molusco, ou em Brasília, cachaça não vai faltar nesse sabadão! Quanto ao caso dessa escola do crime em São Bernardo, nem tem como comentar. Pra mim, certo está Admir Morgado. Pena de morte no País.

    Bom domingo!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  26. Prezado Professor, dona Miquelina toma cachaça? Quem não toma não entra na festa do mandatário maior do Brasil. E a cachaça da festa é a famosa "Havana", cuja garrafa custa a bagatela de mil reais, a preferida do chefe. Eu disse garrafa e não litro. Qualquer dúvida, consultem a Veja online, sobre a cachaça "Havana", de Salinas, Minas Gerais e a preferência do barbudo e sua corja. Nos botecos de Brasília onde os vermelhos frequentam, a dose não sai por menos de 150 reais.

    Miguel Falamansa

    ResponderExcluir
  27. es importante dar orientaion al joven es importante estar con ellos ahora, que son el futuro del mañana, un abrazo bello spot

    ResponderExcluir
  28. Tanaka, meu amigo, concordar ou não com a pena de mórte, e um direito de qualquér cidadão e eu respeito sua opinião.
    Mas sejamos sinceros meu amigo ;Desde quando a gênte ouve falar em tráfico de drógas, nesta DRÓGA de país, e NINGUEM resolve ?
    Porque as penas são brandas e a bandidagem ao invés de diminuir, aumenta e arrebanha cada dia mais jóvens que poderiam ser úteis a sociedade,mas no tráfico eles sabem que vão ganhar muito dinheiro e quando prêsos viverão uns poucos anos as nóssas custas, retornando imediatamente e mais escolado pela cadeia, ao tráfico até que a mórte chegue e os léve para o inférno.
    Com a pena de mórte, nós (a sociedade) apenas iriamos ABREVIAR o fim do delinquente, e não teriamos que pagar NADA por isso.
    Se este fosse um País dirigido por homens integros e que respeitassem o pôvo, por cérto que já haveriam revisado as Leis tornando-as mais rigidas, sem ligar para o tal dos DIREITOS HUMANOS,que só servem para proteger BANDIDOS.
    Pena de mórte,SIM, é o que está faltando neste País, pois caso contrario quem viver verá que daqui a 10,20,30 ou 50 anos tudo estará do mesmo jeito ou PIÓR.
    Infelizmente !!
    Abraço amigo Tanaka,e pense um pouco mais nesse assunto.
    (Miguél Falamansa,meu amigo, o MOLUSCO ao colocar as vélas no bôlo, estava tão bêbado que inverteu os números e teve que ser alertado para corrigir o erro) Verdade !! KKKK

    Abraços amigos do Blog.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  29. Nossa, que horror toda essa realidade :S

    ResponderExcluir
  30. Eu acompanhei pela TV o " Mata Aula" Um absurdo!A maioria dos pais achando que estavam na escola. Triste realidade dos nossos jovens. abraços amigos

    ResponderExcluir
  31. Eu só serei a favor da pena de morte quando me provarem duas coisas: 1) Não haverá risco de injustiças. 2) Que políticos, empresários ricos e policiais corruptos também vão se ferrar. Se tivesse pena de morte (oficial) no Brasil (porque a informal acontece todo dia)só pé de chinelo iria para o paletó de madeira. Será muito cinismo afirmar o contrário.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  32. BRINDE DO BLOG
    Pessoal, aqui não é só promessa. A Cris já recebeu, em mãos, seu livro de brinde, com dedicatória do autor. Espero que goste.
    Besitos grandes!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  33. Essa discussão da pena de morte me lembra sempre a que existe nos Estados Unidos sobre suas guerras de intervenção em outros países: todo mundo é a favor, desde que não levem seus filhos.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  34. Prezado amigo Milton Saldanha.

    Apesar e estar apreensiva com as ameaças de D. Miquelina,que ficou enciumada por não ganho o mimo, fiquei muito feliz em conhecê-lo, em carne e osso, e mais ainda, de receber o precioso livro autografado. Já inicie a leitura e estou gostando. Quando terminar, darei meu parecer e o emprestarei ao pe. Euvidio, conforme prometido. Já estão na fila de espera o meu professor de dança, Fabio Baschera e o confrade joão Paulo, que lamentou não tê-lo conhecido, nesta oportunidade..
    Amigos(as), vocês não imaginam como o Milton é gente fina e simpático!! Foi uma surpresa e uma emoção e uma honra ter recebido o livro das mãos dele, que além disso, ainda me deu alguns exemplares do seu Jornal Dance..
    Milton, adorei te conhecer!!
    Isso não tem preço!! Valeu a pena!!
    Obrigada de coração!
    um grande e carinhoso abraço..

    ResponderExcluir
  35. ET..
    Amigos(as) desculpem os erros de digitação e outros..rss
    Estou emocionada até agora...
    bjins

    ResponderExcluir
  36. Cris
    Obrigado pelas palavras gentís, também gostei muito de conhecer você. Mas, sem bancar o espírito de porco, aqui vai um conselhinho: livro não se empresta. É raro o que volta.
    Besito grande!

    ResponderExcluir
  37. Meu pai, que tinha muito bom-humor, escrevia na primeira página de cada livro seu: "Roubado do Pedro Machado". Esclareço que meu nome completo é Milton Saldanha Machado.
    Besitos!

    ResponderExcluir
  38. Pra encerrar, talvez...
    Ana Paula: tem razão, aqui temos o Lula Camaleão, mas por ai tem Fidel, Chaves, Morales... pior impossível;
    Saldanha: concordo, num pais como o nosso, ou em qualquer outro similar, a pena de morte é um absurdo. Ainda bem que não tem e, espero, nunca terá;
    Ana Paula: o casal foi preso em flagrante, mas se irão ser condenados é outra história, não esqueça que estaamos no Brasil;
    Cris e Falamansa: o Camaleão, antes de chegar ao "puder" comemorava aniversário nas favelas e no Bar do Peixe em São Caetano. Tudo regado a pinga de um cruzeiro a dose e uns lambarizinhos fritos, mas os tempos mudaram, para ele e dona Marisa Letícia (nome de primeira dama do Macuco).
    Obrigado a todos pelas opiniões.

    abraços
    Oswaldo Lavraddo - SBCampo

    ResponderExcluir
  39. ANA CÉLIA DE FREITAS.terça-feira, 27 outubro, 2009

    Boa tarde a todos.
    Fiquei perplexa com essa barbaridade e concordo com Eurípedes Sampaio,mas com uma pequena ressalva,existem pais e pais,aqueles que se preocupam,vão atrás para certificar do que ocorreu,e aquele que não está nenhum pouco preocupado.
    Penso que os pais deveriam se preocupar mais,talvez a palavra correta seria PARTICIPAR mais da vida dos filhos,que lugares frequentam,com quem andam,se realmente estão participando ativamente das aulas,falta amizade,cumplicidade entre pais e filhos.
    O pior é saber que punição de verdade dificilmente ocorrerá,tendo em vista que basta um advogado como sempre encontrar uma brecha na (lei?) e safar todos.
    Me desculpem mas há alguns anos defendo a pena de morte, mas não com choque elétrico ou maneiras traumáticas,sei que muitos vão dizer que ocorreria injustiças,mas convenhamos quantas injustiças,e quantos inocentes morrem todos os dias nas mãos desses bandidos?
    Claro que não seria para ladrão de galinha,mas para assassinos frios e calculistas,como estrupadores,sequestradores,e com 100% do crime esclarecido sem nenhum foco de dúvida.
    Sinto pelos moradores e todos que são apaixonados por essa belissima cidade,mas infelizmente esse tipo de "escola" existem em todos os lugares e cidades,apenas não foram desmascaradas,em Brasília mesmo tem uma,lá ensinam como desviar verbas,mentir com a maior cara de pau e muito mais.
    Falta construir escolas,em período integral,onde essas crianças e adolescentes possam se ocupar durante o dia desenvolvendo atividades prazerosas.
    Mas é primordial fazer rigorosas mudanças nessas leis ultrapassadas.
    Beijossssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir