terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cerimônia Solene e Anúncio de Premiação

Prezados participantes do Blog Crônicas de Edward de Souza e amigos jornalistas: Bom dia!

Esta é uma ocasião solene porque vocês a fizeram assim, criando ontem, neste blog, momentos agradáveis, de rara harmonia, ao comentarem acerca da resenha produzida pela jornalista Nivia Andres, sobre o livro "As virtudes da casa", do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.
A idéia de presentear o leitor com a obra resenhada surgiu como uma maneira de agradecermos aos amigos que diariamente nos visitam, expressando sua opinião sobre os assuntos propostos. Todos que frequentam este espaço sabem que o debate, a crítica, a polêmica, a exposição do contraditório são exercícios saudáveis de cidadania e utilizam o direito de manifestação democrática de forma respeitosa, cordial e pacífica. Na verdade, nos tornamos um fórum permanente de debate sobre assuntos da atualidade. Isso é raro. Fato que nos honra e sensibiliza. Assim, amigos e amigas, vivemos ontem um dia especial, onde os comentaristas do blog se dispuseram a concorrer a um brinde singelo pelo seu valor material, mas todos entenderam a significação ímpar da nossa intenção – um livro é presente raro para quem ama as letras, pressente e sabe das delícias escondidas nas páginas impressas, que nos desvelam o mundo e nos fazem voar com os pés no chão.
Ah... E como sofremos para eleger o vencedor dessa promoção! Queríamos entregar o livro a todos, talvez consternados e visivelmente sensibilizados pelas lágrimas copiosamente derramadas por alguns dos participantes, que quase inundaram o blog de água. Tivemos que abrir as comportas...
Pois bem. Anunciemos, enfim, o vencedor. Trata-se de um jovem recém-formado, ainda em busca de um espaço onde possa demonstrar seu conhecimento técnico e o talento que, sem dúvida, tem de sobra, pois conquistou-nos a todos, ao expressar lindamente o seu desejo de presentear a mãe, que aniversaria no próximo domingo. A prática de ler a duas vozes, alternando-as, soou como uma sinfonia. Rafael Gustavo, o livro é teu!
Aos demais concorrentes, nosso carinho e agradecimento pela participação. Há outros livros e filmes esperando por vocês. Rafael Gustavo, parabéns!
Mande um e-mail ainda hoje com o seu endereço para edwardsouza@terra.com.br e no domingo poderá presentear a mamãe.
Edward de Souza e Nivia Andres

28 comentários:

  1. Bom dia amigos (as) deste blog...

    Muitas postagens nos comoveram e amigos e amigas virtuais que fazem parte do nosso dia-a-dia participaram ontem e queriam receber essa bela obra de Luiz Antonio de Assis Brasil como presente. Mas, todos sabem, temos que escolher um e a maioria dos jurados quedou-se diante do texto do jovem Rafael Gustavo, diferenciado, brilhante e comovente.

    Muitos outros livros e filmes serão sorteados aqui neste blog e outros leitores serão premiados. Nossos agradecimentos a todos vocês pela participação maciça, com a presença de mais de 400 pessoas registradas durante a postagem da resenha escrita pela competente Nivia Andres. Continuem sintonizados neste blog, ainda hoje teremos um texto gostoso dos anos 50, escrito pelo jornalista premiado Milton Saldanha.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Nivia e Edward de Souza...
    Vocês nem acreditam como estou feliz em ter sido premiado. Já dei pulos e pulos de alegria. Minha intenção não era comove-los, apenas expressei o que sentia e a pura realidade da minha vida hoje. Olha, tentei entrar no endereço da Nivia que estava postado e não consegui, caia no blog da jornalista. Teria um outro para que eu pudesse enviar meu endereço?
    De coração, mais uma vez, meu muito obrigado. Fiquei fã deste blog e, se me permitirem, volto mais vezes. Estou muito feliz pelo presente. Feliz de verdade e minha mamãe será presenteada com esse livro no dia do seu aniversário, estou me segurando para não contar a ela que ganhei. É uma surpresa!
    Meus agradecimentos também a todos os jurados.
    Um bom dia a todos!

    Rafael Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Rafael, menino, juro que se você não tivesse sido premiado, eu iria comprar esse livro, onde não sei, e lhe mandaria. Você me fez chorar ontem, quando deixou seu comentário, sabia? Nada mais justa essa premiação, prova que os jurados, além de extraordinários profissionais, são sensíveis. Parabéns, você mereceu!
    Beijinhos para você e sua mamãe!

    Gabriela - Cásper Líbero - S.Paulo

    ResponderExcluir
  4. Atenção Rafael!
    Por um erro meu, postei o endereço eletrônico do blog da Nivia Andres, mas acabo de fazer a correção na matéria principal, deixando lá meu endereço eletrônico. Pode enviar seu endereço através do meu e-mail que encaminho para a Nivia ainda hoje. Assim, em breve você irá receber em sua casa o livro que ganhou com méritos neste blog. De qualquer forma, eis o endereço para o qual você deve enviar seu endereço: edwardsouza@terra.com.br

    Abraços e parabéns!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos(as)

    Vim dar meus PARABÉNS, para o Rafael Gustavo!!
    Sem dúvida você mereceu ganhar este livro, pela sua forma de se expressar que cativou os jurados e mim também. Te juro que se fosse eu a ganhadora,ia dar um jeito de repassar este prêmio a você.
    Sua mãe vai ficar muito feliz por você ter recebido este prêmio, que representa o reconhecimento de seu talento e um incentivo a sua carreira. Esse jurado é de peso menino!! Você nem acredita o que eles sabem e escrevem!!!
    Espero que você continue conosco, passando a fazer parte desta familia de amigos.
    um grande a braço e duplo Parabéns, para você e para sua mãe!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, amigos e amigas!

    Agradeço imensamente a todos que participaram do concurso proposto. Foi uma delícia acompanhar cada comentário de vocês, inclusive o dos chorões, que inundaram nosso blog de lágrimas "pidonas"!

    Pois bem, nosso novo amigo, Rafael Gustavo, foi o vencedor. E nos conquistou com a força de sua sinceridade, contando a história de seu amor pelos livros que lê, vejam só, junto com a mãe, em voz alta...

    Parabéns, amigo! No domingo já poderá ler As virtudes da casa ao lado da sua mãe.

    Mande um e-mail para edwardsouza@terra.com.br ou niviaandres@gmail.com para capturarmos o seu endereço e podermos mandar-lhe o livro.

    Beijos a todos e vamos em frente que logo, logo, tem mais!

    ResponderExcluir
  8. Parabenizo o jovem Rafael Gustavo pelo prêmio que recebeu com justiça. Se os participantes deste blog tivessem opinado, creio que a decisão seria esmagadora, pelo menos é o que estou vendo hoje, nas manifestações postadas da Cris, Gabriela e Padre Euvídeo. Meu voto seria seu, Rafael, também me comoveu tanto que hoje li outra vez o que escreveu. Olha, trabalho com chocolates finos e vou enviar para o Edward de Souza, ainda hoje, por sedex, uma caixa de bombons russos, para que ele, que irá ter seu endereço, encaminhe a você. Presente para sua mamãe no aniversário, tá bom?
    Edward, estou lhe enviando um e-mail agora para que me mande o seu endereço ou o endereço do Rafael. Envio a caixa de bombons ainda hoje. Embrulhada para presente.

    Abraços e parabéns Rafael e a todos do blog!

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  9. Olá..

    Padre Euvidio, tb fiquei com pena de você, mas ainda não chegou a sua vez.. Quem sabe, com mais algumas penitências, você mereça alguns dos proximos prêmios que virão. Tenha paciência e continue rezando muito, que Deus lhe atenderá!!!
    Também fiquei com pena do confrade João Paulo, que apesar de ter contado uma história comovente de sua mãe, não foi tão convincente quanto o Rafael. Agora D. Miquelina deve estar lhe atazanando o juizo , para ele ir correndo comprar o livro na Livraria Cultura da Paulista. Se achar lá!
    Rafael...Você é formado em C. Computação? Entendi que era em Jornalismo. Tenho certeza que logo vc vai estar empregado e ganhando bem. Boa sorte Rafael..
    abços..

    ResponderExcluir
  10. Euripedessssssssssssssssss eu tb quero!!!! Sou maluca por chocolates!!!
    Que tal vc enviar algumas cx para serem presenteadas....
    Taí uma boa dica par ao natal! adoro presentear com chocolates..
    eu quero.... sniffffff

    ResponderExcluir
  11. Quero agradecer também ao senhor Eurípedes pela caixa de bombons que me presentou. Muito obrigado, fiquei contente, muito feliz. Queria responder para a Cris. Sim, eu sou formado em Ciência da Computação pela Unifran. É que ontem eu disse que minha amiga Ana Paula, aqui da minha cidade, estudou na mesma Universidade, fazendo jornalismo. Ela ainda faz o jornalismo, não se formou. Foi ela que me indicou esse blog. Cris, eu estou enviando currículo para empresas faz algum tempo, sei que um dia vai dar certo e vou arrumar um bom emprego, se Deus quiser.
    Obrigado a vocês todos, já mandei meu endereço para o Edward e para a Nivia. O Edward ficou de repassar para o senhor Eurípedes.
    Vocês são muito gentís.

    Rafael Gustavo

    ResponderExcluir
  12. Garoto, bem rapidinho você conquistou a nós todas. Mereceu o prêmio e a caixa de bombons. Se sobrar um você manda pra mim, tá? Sou chocólatra também, viu Cris? Parabéns, Rafael, prêmio justo, você me fez chorar ontem!
    Beijinhos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  13. Olá Rafael Gustavo


    Parabéns. Você mereceu o prêmio. Continue agindo assim e o futuro lhe será gratificante.
    Espalhe o endereço do blog e assim outras pessoas poderão enriquecer com seus comentários os assuntos ali postados.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  14. Olá Rafael, eu fiquei muito alegre quando cheguei em casa e vi que você tinha sido premiado. E duas vezes. Um livro e uma caixa de bombons da Russia. São chocolates deliciosos, sabia? Hummmmmmmmmmm... Eu até deixei escapar ontem que duas pessoas tinham me comovido. Uma o padre, a outra você, que derreteu meu coração. Beijinhos pra você e pra sua mãe...

    Liliana - Santo André

    ResponderExcluir
  15. Queridas amigas e amigos: primeiro, parabéns ao Rafael Gustavo, que levou o primeiro prêmio do blog, portanto histórico, com sua bela história. O Edward de Souza explicou com perfeição no texto de abertura de hoje: este espaço tornou-se um fórum de debates livre e democrático, por vezes (acrescento) apimentado, e isso não é ruim, pelo contrário, mostra que estamos vivos e com sangue fervendo nas veias, ainda acreditando em algo que seja melhor para a humanidade e o mundo. Equivocados? Normal, de vez em quando acontece. Bem intencionados? Sempre! Parabéns ao Edward também, pelo entusiasmo juvenil com que dirige este espaço da tecnologia contemporânea. E, como o espaço é livre, aberto, democrático (sem ultrapassar limites éticos, claro), acho que depois de cada decisão seria interessante que cada jurado declarasse seu voto, com a respectiva justificativa, que não precisa nem deve ser longa. Não para discussão de critérios, seria uma bobagem e perda de tempo, mas para que se entenda com transparência a decisão, com seus eventuais ensinamentos. Não vejo razão para fazer segredo do voto. Nos grandes tribunais os juízes votam abertamente, sendo obrigados a explicar o voto, para que haja teoricamente justiça. Aqui nada temos de tribunal, felizmente, mas tentamos também ser justos. E é interessante também porque mostra como funciona a cabeça de cada articulista do nosso grupo, uns julgando mais com o coração, outros buscando motivações, digamos, mais racionais. Cada jurado é livre para decidir, e como não temos um regulamento, então faço minha declaração de voto: mesmo achando bonita a história do Rafael, meu voto foi para a Júlia Coelho, por seu esforço de pesquisa e por delicadeza em passar ricas informações aos leitores, que certamente ajudarão na interpretação e compreensão da obra resenhada com brilho pela Nivia Andres.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  16. Prezado Milton,

    Você tem razão. O voto aberto é democrático e mostra a transparência da decisão. Também gostei muito da preciosa colaboração da Júlia Coelho, nossa conterânea, de Porto Alegre. Porém, acreditei que ela já tivesse lido a obra. Creio que o Rafael nos encantou a todos, pelas palavras simples, verdadeiras e pela maravilhosa virtude de compartilhar as leituras com a mãe.
    Mais não preciso explicar para dizer que o meu voto foi para ele.

    Um abraço,

    Nivia Andres
    Santiago, RS

    ResponderExcluir
  17. Querido amigo-irmão Milton Saldanha...
    Fiquei surpreso ao ler a postagem do prezado companheiro deste blog. Primeiro, nada foi discutido se o voto seria secreto ou não. Eu mesmo estou sabendo disso agora. Esse blog tem um júri, foi explicado aos nossos leitores, composto pelos jornalistas que aqui escrevem com autonomia para votar em quem bem entendesse. Cada um de nós deu o seu voto como bem quis, sem nenhuma influência de um para o outro, que isso fique bem claro.

    Pois bem. Julguei que não seria necessário que cada um viesse aqui votar, mostrar seu voto e justificar. Ninguém foi impedido de fazer isso, se quisesse. Apenas, por uma questão de ética e para que não houvesse até explicações a dar a esse ou aquele, o que demandaria tempo e espaço, votamos e escolhemos o premiado. Por incrível que possa parecer, venceu o escolhido por nós e pelos leitores, basta ver postagens acima. Eu, Nivia, J. Morgado, cada um do seu lado, votamos em Rafael Gustavo. Os leitores do blog torcendo para que isso ocorresse, sabe-se hoje diante das manifestações maciça de todos eles. Faltou o voto de Oswaldo Lavrado, com problemas particularews de saúde e afastado por algumas horas deste blog. Mesmo se houvesse votado, nada mudaria.

    Portanto, Milton, como foi feito antes da premiação, tudo isso deveria ter sido discutido numa mesa redonda entre nós, responsáveis por esse espaço e não no blog. Afinal, o leitor não tem nada com isso e acompanha essa discussão inútil, que não leva a nada. O que é preciso ser dito é que nossos votos foram conscientes e tudo feito dentro da mais completa lisura, antes que, lendo o que foi postado, alguém julgue que ocorreu protecionismo ou qualquer tipo de favorecimento. Isso não é do nosso feitio.

    Aos leitores deste blog peço desculpas por se verem envolvidos nessa discussão que deveria ser interna, mas não houve outra saida, uma vez que o assunto foi claramente exposto aqui pelo amigo-irmão Milton Saldanha, brilhante jornalista e com participação ativa neste blog. Deixo claro que isso em nada abala nosso relacionamento, até porque nosso lema é o mesmo dos mosqueteiros:"um por todos e todos por um". Sendo assim, em frente, pois...

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  18. Olá Milton Saldanha, nosso companheiro neste já tão famoso blog. Nota-se que por trás de sua sugestão (que deveria ser feita entre nós), o que você queria realmente era gerar uma nova discussão que se estenderia... Estenderia... Estenderia...
    Os votos foram dados. A maioria venceu. Não é assim que funciona em uma democracia?
    Você já imaginou cada um de nós eleitores justificando nosso voto cada vez que houvesse uma eleição neste país?
    O mais importante de tudo isso, é que a idéia deu certo. O meu voto é que a idéia da Nívia frutifique.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  19. Olá a todos vocês!
    Fico envaidecida em saber que o jornalista Milton Saldanha dedicou seu voto a mim. Devo confessar, no entanto, que a Nivia Andres acertou. Eu tenho sim o livro e, caso fosse premiada, pediria aos ilustres componentes deste júri e do blog que repassasse o livro para o menino Rafael Gustavo. Tocou-me fundo sua postagem de ontem. Saber que minha colaboração foi bem aceita me deixou feliz e foi o melhor prêmio que recebi deste blog que, como o Rafael, visito pela primeira vez. Fico grata a você, Milton, pela lembrança e quero que saiba que isso abriu o caminho para que eu volte mais vezes a visitá-los. Muito obrigada!

    Júlia M. Coelho - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  20. ANA CÉLIA DE FREITAS.terça-feira, 20 outubro, 2009

    Boa noite pessoal do blog de ouro.
    Fiquei super feliz ao saber que o Rafael foi o premiado,e fará uma linda surpresa á sua mãe.
    E brilhantemente o nosso amigo (posso chamá-lo assim?)Eurípedes Sampaio vai adoçar um pouco mais essa felicidade,belíssimo gesto.
    Também fiquei comovida com a história do Rafael.
    Olha Rafael vou pedir á Deus que ilumine você e sua querida mamãe,e que você encontre o tão sonhado emprego.
    Abraçosssssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  21. Com votação aberta ou não, o importante é que vocês continuem com a promoção e sigam os conselhos da Cris. Acrescentem nesse final de ano uma caixa de bombons. Não precisam ser russos os bombons, podem ser brasileiros mesmo. Bom do mesmo jeito.
    Bjos e parabéns por toda essa movimentação sadia no blog.

    Priscila - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  22. Acabei me esquecendo, desculpem-me: parabéns Rafael, você mereceu!
    Beijinhos,

    Priscila - São Bernardo

    ResponderExcluir
  23. Parabéns, Rafael Gustavo.
    Vc mereceu o livro.
    Aguardaremos os próximos sorteios, quem sabe o JURI fica mais comovido com a choradeira de alguns, e resólve premiar o mais chorão com o livro. rsrsss.

    E o sól voltou a brilhar na minha praia.

    Abraços amigos do blog de ouro

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  24. Queridos companheiros do blog: Fico surpreso de ver que meus comentários causaram certo mal-estar. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer, e nem foi minha intenção, obviamente. Nem imaginei que pudesse motivar qualquer tipo de polêmica. Como minha manifestação foi pública, também publicamente peço desculpas pelo eventual transtorno. Como não há regulamento, e nada foi discutido, até orientação em contrário, que aceitarei de bom grado, seja qual for, vou justificar o meu voto depois do resultado. Acho isso legal, mas ninguém precisa me seguir, é opção pessoal. Mas se a orientação do grupo, ou do Edward como nosso editor, for pelo voto secreto, sem explicações posteriores, juro que não voltarei a pecar. E, por favor, não há motivos para celeumas, isso tudo é uma saudável brincadeira, gente!
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  25. Amigo-irmão Edward de Souza, queridas amigas e amigos: para me redimir dos meus erros passados, presentes e futuros (posso ficar com saldo?), e copiando a bela idéia da Nivia Andres, quando sair minha crônica vou oferecer o brinde. Será meu livro "As 3 Vidas de Jaime Arôxa" (A luta de um vencedor), biografia que conta a trajetória de um artista da dança que viveu no submundo do Recife e se salvou de ser mais um marginal, como aconteceu com vários dos seus amigos de infância. Minha próxima crônica, pequena e simples, sem a mínima ambição literária, é um fato real da minha infância muito lindo. Não percam! O melhor comentário (mesmo que seja desfavorável ao autor), pelo voto dos articulistas oficiais, ganhará o meu livro.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  26. ANA CÉLIA DE FREITAS.quarta-feira, 21 outubro, 2009

    Boa noite Milton.
    Bom saber que ao final tudo deu certo,mas achei normal sua"explicação".
    Vou me esforçar para ganhar o livro:As 3 vidas de Jaime Arôxa,pois o pouco que você comentou me pareceu bastante instigante.
    Abraçosssssssssssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir