sexta-feira, 11 de setembro de 2009

QUANDO O INIMIGO ESTÁ DENTRO DE CASA NÃO TEM FECHADURA QUE EVITA O CRIME

OSWALDO LAVRADO

ANJOS PERDENDO A INOCÊNCIA
.
O cotidiano do noticiário de rádio, televisão, jornal e revistas têm sido recheados nos últimos tempos com um tipo de crime talvez mais antigo que o zagaia, mas que somente agora, em virtude da ampla divulgação pela imprensa, parece despertar a consciência da população. Trata-se da agressão sexual contra crianças e adolescentes, cuja evolução das denúncias tem causado preocupação e indignação a sociedade brasileira. Para proteger os menores, de ambos os sexos, foi criado há cerca de 20 anos o Estatuto das Crianças e do Adolescente, o famigerado ECA, que não proteje, não defende e não ampara coisa alguma. O conteúdo em si é bom, porém a ineficácia da fiscalização torna impotente sua aplicação. Tratando-se exclusivamente de Brasil, que aqui é o caso, a questão cultural tem relevância fundamental na prática da pedofilia, consentida ou não. Quando uma criança ou adolescente é atacado e o crime denunciado, a indignação é imediata e o agressor, via de regra escapa de um linchamento e, invariavelmente, vai parar na delegacia mais próxima. Se for condenado, isso já é outra história, uma vez que a sonolência da caolha Justiça arrasta por anos o antes rumoroso crime.O noticiário e as estatísticas tem comprovado que a maioria dos casos de pedofilia acontece dentro da casa do menor atacado. Meninos e meninas são violentados pelos pais e convivem com isso por anos, em aterrorizante silêncio.Pais sodomizam filhos, irmãos mais velhos atacam os mais jovens, primos violentam primos, padrastos avançam em enteados, tios sobre sobrinhos e avôs abusam de netos, isso em ambos os sexos. O drama cria proporção dantesca, já que o crime é praticado no seio da família e por falta de denúncia fica confinado entre quatro paredes. Mais intrigante ainda é a ausência de notícias de casos de adolescentes atacados por mães, tias e madrastas. O noticiário não tem registro de situações similares. Não se ouve, não se lê e muito menos se vê nos meios de comunicação que a mãe é acusada de pedofilia com o filho ou a filha, nem que "o menino de 7 anos foi estuprado pelo próprio irmão". Isso acontece com frequência, porém os casos não chegam aos Conselhos Tutelares, delegacias ou na mídia, mesmo naquela ávida por sensacionalismo. Geralmente as vítimas não denunciam por coação, ameaça, medo e temor ao risco de desestruturação familiar. Para enumerar os abusos sexuais a menores que acontecem no seio da própria família seriam necessárias várias edições deste vitorioso blog.
Apenas para registrar um caso tenebroso, um delegado de polícia da Região do ABC Paulista, cujo nome fica preservado por motivos óbvios, revelou, em certa ocasião, o caso de um pai que mantinha relações sexuais há algum tempo com o filho de 13 anos e exigiu que o menino "aliciasse" um executivo de banco, de 45 anos de idade e casado. O objetivo era, consumada a transa, extorquir o executivo sob ameaça de denunciá-lo à polícia ou ao Conselho Tutelar. E assim foi. O garoto, boa aparência, se insinuou ao homem que acabou atraído e tendo relações sexuais com o menor. Autor do plano, adrede preparado e em combinação com o garoto, o pai flagrou o executivo transando com o menino na própria casa. A tática funcionou. Ameaçado de denúncia, o executivo não teve alternativa a não ser calar a boca dos denunciantes com certa quantia em dinheiro, cujo valor aumentava com o passar do tempo. Certo dia, revoltado com os estupros praticados pelo pai e após ter levado uma surra por ter recusado uma transa com o genitor, o adolescente foi procurar o executivo e propôs uma aliança para denunciar o pai. Assim foi feito. Ambos foram à delegacia, cujo plantonista era o delegado nosso amigo, que ouviu do menor e do executivo toda a confusa e inusitada história. O delegado mandou chamar o pai do rapaz, que tentou negar as acusações, mas diante das testemunhas, acabou confessando a trama engendrada por ele e foi preso na hora. O executivo foi apenas denunciado e liberado para responder o processo em liberdade, uma vez que o delegado entendeu ter sido ele vítima de uma trama diabólica de um degenerado, no caso o pai do menor de 13 anos, que gastou uma "grana preta" com advogados, não conseguiu safar-se da condenação e perdeu de vez o filho.
Essa história, contada pelo delegado há alguns anos, sugere que quando o bandido está dentro de casa não há fechadura que evite o crime. No caso da pedofilia, os ataques em sua imensa maioria acontecem no mais absoluto sigilo, entre atacante e atacado, e geralmente fica confinado ao espaço familiar. Isso acontece há anos nas capitais, pequenas cidades, no agreste, na periferia, nos templos religiosos, nos abrigos para menores, nas escolas, favelas, cortiços, chácaras, sítios, fazendas, casas de praia e luxuosas mansões. A luta do Governo contra a pedofilia parece não estar tendo resultado, e os anjos continuam perdendo sua inocência e infância para atender aos desejos patológicos dos mais velhos. Denunciar um ente querido - filho, pai, mãe, irmão, padrasto, avô, tio ou primo - requer muito mais que coragem; é necessário possuir espírito de renúncia e é aí que o bicho pega.
______________________________________________________________________
*OSWALDO LAVRADO é jornalista e radialista na Região do ABC Paulista.
______________________________________________________________________

37 comentários:

  1. Bom dia amigos (as) do blog...

    O amigo-irmão Oswaldo Lavrado volta ao blog mais uma vez nesta semana com outro assunto polêmico: a pedofilia dentro de casa. Os casos de pedofilia estão aumentando ou simplesmente é a atenção da mídia que tornou mais conhecido esse procedimento? Pedofilia é realmente um desvio de personalidade ou os fatores socioculturais concorrem para sua exarcebação? Em que idade o sexo entre pessoas de idades distintas deixa de ser pedofilia e passa ao estágio de normal? Essas e outras perguntas a sociedade se faz diante da avalanche de casos que diariamente enchem nossos jornais e televisões com histórias, as mais aberrantes e improváveis possíveis, que envolvem pais, padrastos, parentes próximos ou vizinho na violência contra crianças.

    Sabemos pela história que a pedofilia e o incesto foram alguns dos primeiros tabus que as sociedades primitivas começaram a respeitar. O incesto pela deformação que causava aos fetos e que era interpretado como um castigo dos deuses. A pedofilia como uma defesa que as sociedades tribais tinham para preservar a virgindade das filhas, artigo valioso para trocas políticas e mesmo comerciais. Remotamente, as idades variavam muito na iniciação sexual. Em tribos amazônicas, meninas de 12 anos casavam e na Austrália, entre os aborígenes, eram comuns os casos de meninas de 15 anos já com prole robusta. Foi a sociedade cristã e judaica que começou a deter essas práticas que chegaram ainda à Idade Média como vemos pelo casamento da infanta Isabela aos 12 anos.

    Se o casamento consumou-se nesta idade, a história não registra, mas com uma perspectiva de vida que pouco ultrapassava os 35 anos, os antigos começavam mais cedo a gerar filhos até como uma garantia de perpetuação da família, do condado e do reino. Com o passar dos tempos, este hábito foi começando a criar arestas sociais e legais até passar a ser considerado criminoso, o que parece não ter diminuído sua intensidade.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo Lavrado

    Assunto antigo, atual e que ainda levará muito tempo para ser erradicado da face da terra.
    A doutrina cristã nos recomenda não condenar ninguém. Devemos ter respeito e compreensão, inclusive com as pessoas desequilibradas sexualmente. Pedófilos, homossexuais entre outros distúrbios semelhantes.
    A doutrina espírita nos ensina que esses indivíduos são espíritos que atravessam momentos difíceis e até tormentosos e que necessitam de uma educação sexual adequada.
    Ocorre que, não é lícito a ninguém, seja hetero ou homossexual, determinados abusos, tais como a pedofilia, que vem a ser uma prática criminosa, por envolver criaturas inocentes e indefesas, constituindo assim um ato de extrema violência, que por isso mesmo deve ser combatido.
    A criança, por sua fragilidade, sempre sofreu abusos por indivíduos covardes e sem nenhum escrúpulo.

    Um abraço

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Prezado Oswaldo Lavrado...
    Com todo o respeito que merece o Mestre Morgado, eu não consigo ver onde ter compreensão com esses, perdõem-me, animais que praticam tamanha barbaridade contra um filho, filha, sobrinho ou neto. Ou mesmo contra uma criança estranha, evidente. Creio que esse assnto já foi tratado aqui nesse blog mas de outra forma, generalizada. Hoje, Lavrado, você foi fundo e especificou a pedofilia praticada em casa, ou seja, dentro de uma lar. Deus do céu! Sinceramente, me dá um nó na garganta imaginar um pai, eu sou pai, atacar seu filho pequeno, sua filha pequena, estuprando-os. Doença? Desiquilibrio? Loucura? Experimentem dar uma nota de cem reais para esse monstro e ver se ele rasga. Duvido! Precisa é levar uma bela surra e ficar trancafiado atrás das grades pelo resto da vida, isso sim. Ou como fazem em alguns países. Cortem fora o instrumento do mal e deixe-o solto. Não vai mais molestar ninguém.
    Abraços a todos e me desculpem pelo desbafo...

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  4. Olá Oswaldo Lavrado, Edward e amiguinhos do blog, adoro vocês!
    Sabe Lavrado, é triste quando se aborda esse tema, pedofilia, principalmente sabendo que ela ocorre com constância dentro de casa, provocando a destruição de um lar. E não é só em favelas ou cortiços que essa violência contra crianças ocorre não. Mesmo sendo acobertado certos casos, sabe-se que o registro de estupros contra menores em lares de classe média alta vêm num crescendo assustador.

    Pedófilos históricos aparecem ao longo dos anos nos noticiários, Oswaldo Lavrado e Edward. Charles Chaplin, nosso “Carlitos” adorava menininhas e envolveu-se com várias delas na sua juventude. Lewis Carol, ao disfarçar sua pedofilia em literatura, criou o imortal “Alice no País das Maravilhas”.

    Mais recentemente, o consagrado diretor Roman Polanski foi obrigado a deixar os Estados Unidos acusado de manter relações sexuais com menores. Como se vê, a lista não é somente feita de párias sociais, ela engloba um extenso contingente de pessoas ilustres que todos nós veneramos e perdoamos. Infelizmente!

    Olha pessoal, agora vou pedir uma "colher de chá", senão não volto mais aqui, tá Edward? Visitem meu bloguinho, tadinho. Lá hoje tem os 9 alimentos que não podem faltar em suas refeições, para que tenham uma vida longa e evitem o envelhecimento precoce. Quero todos lá, começando pelo Edward, Oswaldo Lavrado, Professor João Paulo, J. Morgado, Milton Saldanha, Édison Motta, Ademir Medici, Nivia Andres e as garotas do jornalismo. Anotem o endereço, please: http://lilianasonhos.blogspot.com/
    Bjos,

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André

    ResponderExcluir
  5. Ôi Lavrado, triste realidade a pedofilia em todo o Mundo, mais ainda quando praticada dentro de casa. Choca quando a gente lê notícias assim em jornais e nos deixa pensando: o ser humano está perdendo seus valores morais a cada dia. Estamos vivendo dias de Sodoma e Gomorra? Deus, esse ralato do delegado seu amigo é de arrepiar. Um pai jogando um filho menor para se prostituir com a intenção de explorar um alto empresário...

    Sabe, Oswaldo Lavrado, posso estar errada, mas só a punição ao pai não foi uma atitude correta desse delegado. Esse executivo também deveria ser punido. E severamente. Não tem essa que ele foi ludibriado. Foi é sem vergonha, um homem casado, responsável, pelo menos acreditava-se que era, sair com um garoto de 13 anos para praticar o sexo... Tem culpa sim e deveria pagar por ela.

    E esse menino, o que será que virou? Mais um drogado se prostituindo nas ruas da cidade grande, quase certo isso. Marcado pelo resto da vida pela violência que sofreu e jamais irá esquecer pelo resto de seus dias. Onde estamos, Deus?

    Gabriela - Cásper Líbero - São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Voltei...Estava tão revoltada com esse assunto de pedofilia que me esqueci de dizer para a Liliana que vou agora visitar o "bloguinho" dela, tá querida? Já fui lá uma vez é lindinho. Vou deixar um comentário lá, certo, Lili?
    Bjos...

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, amigos!

    Hoje,Oswaldo Lavrado aborda, com propriedade e clareza,um dos piores crimes mais abjetos que a "humanidade" pode cometer - o abuso contra a infância. Podemos chamá-lo de estupro, incesto, pedofilia e suas variações técnicas, que o estrago é o mesmo. Acaba, literalmente, com as possibilidades de uma vida equilibrada e sadia. As vítimas desse crime hediondo terão dificuldade enorme de recuperação, mesmo que submetidas a tratamento psicológico e acompanhamento permanente de profissionais, o que, em nosso país, é coisa rara, até para quem tem condições de pagar...Imaginem, então, crianças desvalidas, originárias de famílias pobres. Sabemos que, quanto maior a miséria e a ignorância, mais prosperam os casos de violência contra crianças e adolescentes, justamente um meio em que os valores morais são mais frouxos, pela promiscuidade forçada em que vivem essas criaturas, geralmente amontoadas em um cômodo só, amargando sofrimentos, fome e desajustes familiares de toda a ordem.

    Creiam, amigos, que nós, nascidos no seio de famílias bem estruturadas, que tivemos acesso à educação de qualidade e aprendemos, desde cedo, a cultivar os valores da convivência, do respeito à individualidadedas pessoas, da cordialidade nas relações, nem podemos imginar o terror, o medo, a vergonha, a ausência de saída para as crianças que são brutalizadas sexualmente. Não têm a quem recorrer pois, no mais das vezes, existe a conivência, também por medo e vergonha (também por conveniência!), das mães e de outros familiares.

    Como vemos, o quadro é desesperador. Como bem coloca o Lavrado, o caminho é a denúncia dos abusos, mas aí reside o nó da questão. A sociedade precisa encontrar meios e maneiras para fortalecer os envolvidos e prepará-los para que sejam capazes de denunciar seus algozes. A escola pode prepará-los para a redenção, desde pequeninos, fortalecendo-os para que percebam as intenções criminosas e as repilam. É um caminho. Bem sei que isso também acontece com bebês, absolutamente indefesos...É revoltante!

    Questão importante levantou o Eurípedes, de Jundiaí, acerca da impossibilidade de perdão para esses monstros. Mestre Morgado, como perdoar um crime contra as criancinhas? A bem dessa discussão, vou mandar ao Edward uma resenha sobre o livro "A Cabana", de William Young, de discute exatamente a questão do perdão para um assassino em série de meninas. É uma leitura instigante.

    Um abraço a todos. Queremos ouvir a opinião dos nossos amigos sobre o tema que nos coloca, hoje, o Lavrado. Absolutamente atual, embora de milenar ocorrência.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amigos (as)..
    O objetivo do artigo de hoje é a constatação dos abusos que acontecem dentro de casa e não são denunciados. Como delatar um familiar sem arcar com as consequências da desestruturação da família ?. Como denunciar um pai sereno, trabalhador, dedicado à mulher e que supre as exegências de todos com seu trabalho ?. Ou o irmão, a mãe, o padrasto comportado, o vovozinho carinhoso ou um primo predileto da casa ? Complicado, né.
    Irmão Edward, suas observações batem exatamente com o que penso;
    Mestre Morgado: data vênia, não se trata de julgar, condenar ou perdoar. Tanto faz o infeliz abusar de uma menina (o) de 5 anos ou de uma idosa de 80. È crime, portanto, tem que ser punido pela Justiça. Certo, mestre?;
    Amigo Eurípdes da simpática Jundiaí: concordo com o senhor; não vamos poupar o agressor sob pena de mutilar psicologicamente um criança para o resto da vida, porém a punição de ser aplicada pela Justiça e não pelas próprias mãos, concorda ?
    Liliana: a canalhice não reside apenas um modestos casebres e a senhora foi feliz em nomear alguns bacanas, escondidos sob os holofotes da fama. Vamos acessar seu blog para causar polêmicas. Valeu;
    Gabriela: Na Roma antiga já se praticava pedofilia, a história falaque Heródes gostava de um "menino" e não consta que era para degustar com alho, óleo, salsinha e pimenta Não sabemos se o sacripanta do executivo, no caso citado neste blog, foi condenado ou não. Certamente, seja qual tenha sido o veredicto, ele deve ter passado por maus bocados até porque era casado. Legal, garota;
    Nivea: brilhante seu comentário. No entanto, minha cara moça da simpatica Santiago (nome de meu falecido pai), como aplicar tratamento psicológico no cidadão que reside em favela, que mora no agreste ou caatingas nordestinas. O sujeito acaba expulsando o "doutor". Você sabe que em muitos casos, por desconhecer a lei e por machismo, o pai se acha dono da prole e, por isso, entende que ninguém deve meter o bedelho na forma com que ele conduz a família. Tente por acaso, intercedor por uma criança que está sendo espancada pelo pai. Na cidade, no campo, no mato ou na praia. Certamente o resultado será desastroso, pro interventor. Valeu moça.
    Voltaremos mais tarde. Obrigado a todos.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  9. Nicolau Jardim Gimenessexta-feira, 11 setembro, 2009

    Boa tarde a todos...
    Junta-se a esses comentários o fato de que sempre, sempre mesmo, o animal que pratica esses atos bestiais dentro de casa com os filhos está embriagado ou drogado. Mais ainda, Caro Oswaldo Lavrado. Você pergunta como denunciar um pai, por exemplo, que é o arrimo de uma família, sem causar transtornos maiores à família, não é isso? Denunciar estupro contra filhos pequenos, muitas vezes as mães o fazem. Logo depois, retiram a queixa. Ou com medo do marido se vingar ou com receio de ficar sem ter o que comer com o marido preso. Impossibilitados de fazer justiça sem a testemunha chave, as Delegacias das Mulheres sempre arquivam o processo. Dessa forma, a maioria desses crimes contra menores praticados entre quatro paredes acaba não dando em nada. Fazer o quê, pergunto eu agora?
    Bom final de semana a todos!

    Nicolau Jardim Gimenes - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  10. É simplesmente revoltante um pai fazer isso com um filho, Oswaldo Lavrado! Pra mim também. Tinha que ir ele e o tal executivo para a prisão e ainda tomar uma bela surra. Os dois, ou então soltá-los numa cela com aqueles brutamontes. Irão ver o que é bom pra tosse.
    Abraços,

    Miguel Falamansa - Botucatú - SP.

    ResponderExcluir
  11. Tudo bem, Oswaldo Lavrado?
    Percebi que na maioria das vezes citaram os pais como autores desta barbaridade contra os filhos. Não é bem assim. Avós, tios, padrastos, irmãos mais velhos estão na lista negra, infelizmente. Por isso, acho que a mulher viúva, ou separada, que tem filhos, deve tomar cuidado ao escolher seu companheiro. Resolvem amigar, juntar-se, sei lá e colocam em casa um homem sem princípios que pode ser o carrasco dos filhos. Quantos casos o padrasto é indiciado por abuso contra menores, perceberam? Um caso de dificil solução, principalmente se depender das nossas leis. O Código Penal Brasileiro está defasado faz mais de 40 anos...
    Beijos a todos!

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  12. Olá Oswaldo Lavrado...
    Vou além sobre o comentário da Andressa. Não é só a viúva ou separada que tem que se preocupar com o novo parceiro que vai cuidar de seus filhos não. Penso que nós, mulheres, precisamos escolher bem o companheiro quando pensar em se casar. Muitos são anjos antes e se transformam em demônios depois. Em seu texto o Lavrado cita que mulheres não são santas e também cometem atos bárbaros contra filhos. Sinceramente, nunca ouvi nenhum caso de uma mãe que seduziu um filho. A não ser na mitologia grega. Claro, não duvido que ocorra, mas a mãe sente amor pelo filho que carregou na barriga e gerou. Para praticar um ato bestial assim só mesmo desiquilibrada, não sei. De qualquer modo, temos que recriminar sempre a pedofilia e esperar que um dia nunca mais seja preciso se debater sobre isso.
    Bom fim de semana, pessoal...

    Mônica - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  13. Ôi meus amores, vcs são lindinhos... Acabei de chegar da faculdade e vi que quase todos foram me visitar e deixaram seus comentários lá. Menos o Professor João Paulo e o Oswaldo Lavrado. Nivia, obrigada pelo carinho, querida. Já tenho seu blog no meu cantinho, vc viu? As sugestões que vc deu, Nivia, são deliciosas e saudáveis. Milton Saldanha, vá sim comprar maçãs, terá uma vida bem mais saudável. Todos aqueles alimentos foram devidamente pesquisados e cada um deles tem sua importância em nossa mesa. J. Morgado, parabéns por fazer usso constante dos 9 alimentos citados como super saudáveis. Edward, deixa de "manha", está se sentindo velhinho, é? (rssssssssss....) Tá bom!
    Beijos a todos vcs, são maravilhosos...

    Liliana Diniz - Santo André

    ResponderExcluir
  14. Sabe Lavrado, li seu artigo, é excelente, porque serve para alertar sobre esse grave problema que é hoje a pedofilia. Especificamente seu artigo fala sobre quatro paredes. Dentro de um lar. Muitas destas atrocidades acabam ficando por lá mesmo. É mulher ameaçada, filhos surrados e a orgia continua. Causa-me asco, só em pensar nisso. O que mais nos espera, neste mundão de Deus?

    Abraços,

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  15. de novo, ou outra vez...
    obrigado a todos pelas opiniões.
    Liliana - tentei acessar seu blog pelo endereço acima, mas não consegui; se puder repita o endereço, por favor. abraços:
    Andressa - o objetivo do artigo foi mesmo alertar sobre os abusos praticados em casa. Esses geralmente ficam sem denúncia:
    Falamansa - Abusos sempre são repugnantes e revoltantes; como fica uma criança ou adolescente abusado pelo pai, mãe, irmãos, tios, padrasto, avos e primos.O abusado convive com o criminoso e o trauma vai pela vida toda. È doloroso e irreversível. Valeu amigão.
    Caro Nicolau (Ribeirão Preto - o problema é mesmo complexo; imagine, por exemplo, uma filha ou filho abusado sexualmente em casa e não poder denunciar para não desestruturar a família. È complicado. obrigado pelo comentário.
    gratos a todos

    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  16. Edward e demais amigos do Blóg de ouro, bôa noite.
    No artigo de Edward, já está relatado tudo ou quase tudo que acontece com menóres vitimas de abusos sexuais, por parte até de familiares.
    Bem lembrado pelo Edward a situação do INOPERANTE e INUTIL Estatuto da Criança e do Adolescente, pois até hoje o mesmo só serviu e ainda sérve de CABIDE DE EMPREGO e sua eficacia contra a prática de abusos é infima e nada resólvem (na maioria das vêzes)
    Os conselheiros tutelares de menóres, só aparécem quando tratar-se de um caso rumoroso e que a midia noticía, caso contrário eles se omitem ou piór, acabam até prejudicando a quem deveriam defender.
    Sou do tempo em que quando apanhavamos um "tarado", o mesmo já sofria as cosequencias de seu ato ANTES,DURANTE E DEPOIS de chegar ao Distrito Policial,pois não tinham os beneficios que a Lei lhes concedeu atualmente, óbra dos DIREITOS HUMANOS, mas só para os estupradores, pois suas vitimas permanécem sem auxilio nenhum por parte de quem deveria protege-los.
    Desculpem-me a franqueza.

    Abraços a todos
    Tenham um ótimo final de semana.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  17. Amigos e Oswaldo Lavrado, Acho que a idade já me faz mal.
    Pois não é que confundi o nóme de quem postou o artigo de hoje ??
    Onde os amigos leram que foi Edward quem postou , entendam por favôr, OSWALDO LAVRADO.
    Desculpem a "falha nóssa"
    ABRAÇOS A TODOS.

    ResponderExcluir
  18. Ana Célia de Freitas.sexta-feira, 11 setembro, 2009

    Boa noite Oswaldo Lavrado.
    Assunto bastante interessante,e a meu ver deveria ser olhado com mais seriedade,já ouvi casos em que a mãe denuncia esses abusados, e depois talvez por medo retiram a queixa,nesses casos deveria continuar a investigação, e a punição deveria ser primordial,triste é saber que esse perigo não está só lá na rua,ou uma pessoa estranha,muitas vezes está dentro do próprio lar.
    O Professor João Paulo lembrou de algo primordial,alertar as crianças sobre esse e qualquer outro tipo de abuso,a escola sem dúvida deve cumprir esse papel,e vejo que muitas o fazem,assim como a violência doméstica.
    Cadê o Padre Euvídio?
    Abraços a todos.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  19. Prezados amigos...
    Nosso querido amigo-irmão J. Morgado encontrou problemas em seu computador e me telefonou, isso há duas horas, pedindo para que postasse, em nome dele, uma resposta para o Eurípedes Sampaio, de Jundiaí, Lavrado e outros mais que não concordaram quando ele disse que a doutrina cristã recomenda não condenar ninguém.
    Pois bem, Morgado confirma isso e explica que Cristo, ao perdoar os dois ladrões que estavam ao seu lado na cruz, não perguntou para ninguém o que fizeram. Por isso, de acordo com J. Morgado, precisamos aprender a perdoar, não 7, mais 70 vezes, conforme orientou Jesus Cristo. Essa a resposta de J. Morgado!
    A réplica, caso exista, pode ser feita, mas adianto que a resposta de J. Morgado só virá amanhã.
    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  20. Parabéns ao amigo Oswaldo Lavrado pelo seu texto sobre pedofilia postado hoje neste blog. Abordagem direta como o tema requer.
    Abraços.

    Germano dos Santos - S.Bernardo - SP.

    ResponderExcluir
  21. Paulo Henrique Macedosexta-feira, 11 setembro, 2009

    Boa noite, senhores!
    Li com atenção o artigo do Jornalista Senhor Oswaldo Lavrado. Trata-se de pedofilia dentro de casa, no entanto, aqui em Franca, um escabroso caso de pedofilia corre solto, e até políticos e empresários conhecidos estão envolvidos. Alguns, ou quase todos, já indiciados na DDM daqui.
    Estou postando uma parte do material que foi publicado hoje no Jornal "O Comércio da Franca". Acompanhem:

    "O esquema de prostituição infantil em Franca, que envolve garotas de 13 a 17 anos, fica maior a cada passo da investigação policial. Quatro meses após a primeira denúncia, o número de meninas envolvidas saltou de 10 para 13; novos acusados de contratá-las surgiram e as histórias relatadas ficam cada vez mais surpreendentes. Até agora, o grupo de aliciadores tem pelo menos cinco homens. Os envolvidos são empresários e políticos. Todos negam participação no esquema.

    A apuração foi intensificada em meados de agosto. Em apenas 15 dias os policiais da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Franca ouviram 18 pessoas: três acusados, cinco garotas vítimas da rede, quatro mães, três prostitutas e três donos de bares e boates citadas pelas menores. "A cada depoimento, surge um novo nome a ser averiguado e uma nova vítima a ser ouvida. As história contadas pelas meninas são divergentes, mas têm pontos em comum. E foi exatamente neles que decidimos centrar nossa atenção", disse a delegada Graciela David Ambrósio que conduz as investigações.

    De acordo com a autoridade, falta apenas ouvir outros dois acusados. "Eles já foram identificados e devem comparecer à DDM nos próximos dias, mas não há ainda previsão para o término das investigações", disse ela.

    Coisa grossa e vamos esperar para ver se os nomes desse "graúdos serão divulgadois. Alguém acredita nisso?
    Tenham um bom final de semana!

    Paulo Henrique Macedo - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  22. Fernando G. Magalhãessexta-feira, 11 setembro, 2009

    Sei bem que o Senhor J. Morgado está com problemas e não pode responder hoje, mas não posso concordar com ele, de forma alguma. Até porque, tem aquele ditado antigo: "pimenta nos olhos dos outros não arde". Quando uma tragédia dessas acontece com um filho ou filha nossa, neto, sobrinho e por aí a fora, é que vem a bronca. Perdoar no momento de dor, ao ver um filho ou neto morto, vítima de um estuprador, olha, uma missão impossível, Senhor J. Morgado....

    Abraços e bom final de semana!

    Fernando G. Magalhães - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  23. Alessandra P. Rangelsexta-feira, 11 setembro, 2009

    Senhor Oswlado Lavrado, gostei do seu texto sobre pedofilia. Ou melhor, gostar do assunto de forma alguma, ele nos inquieta profundamente. Gostei da forma como o senhor o abordou, servindo para muitos e muitos comentários. Tantos que pouco sobra para mim falar sobre essa prática abominável.
    Só queria esclarecer uma dúvida, é possível? O que significa mais antigo que o zagaia? Quem era ou é esse zagaia que é tão velho assim?
    Beijinhos...

    Alessandra P. Rangel - S.José dos Campos - SP.

    ResponderExcluir
  24. Depois que sumiram com aquele urubu de batina esse blog melhorou consideravelmente...
    Abraços a todos!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  25. Vamos lá, amigos (as)
    Ademir Morgado: Sinto-me engrandecio ao ser confundido com o Edward. obrigado amigo....
    Paulo Henrique,de Franca: Em seu comentário, citando os casos ai de Franca, o senhor apenas corrobora com o nosso artigo. A coisa é mais assombrosa do que suspeita a vâ filosofia...
    Mestre Juliano Morgado: entendi a colocação do Edward em relação ao seu telefonema. No entanto, qualquer mortal que comete um delito pode até receber o perdão de Cristo ou de Deus, mas aqui na terra existem leis e elas devem ser cumpridas por todos, sem exceção. Um sacripanta que violenta um ser humano (criança, adolescente, adulto ou velho), deve pagar de acordo com as nossas leis. Quando morrer vai, então, prestar contas lá em cima ou embaixo, sei lá. Se for perdoado ou não é outra história.
    Aqui, cadeia nele. Valeu mestre.
    Alessandra Rangel (SJC): Zagaia é um personagem lendário que em verdade nunca existiu, Falava-se "do tempo do zagaia" para definir uma época imaginária e muito, mas muito, remota. Em verdade não é de seu tempo, nem do meu e, olha que não peguei o dilúvio, mas pisei na lama. obrigado pelo comentário.
    Germano "veio" de guerra, conceituado advogado de São Bernardo, benvindo ao blog e grato pelo comentário.

    abraços a todos
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  26. Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: “A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

    Mathias Virgulino - Fortaleza

    ResponderExcluir
  27. Olá Lavrado e demais amigos

    O perdão independe do castigo que indivíduos como os pedófilos e afins devem sofrer por essa aberração moral.
    As leis dos homens ai estão. Será que elas são cumpridas? Perante as leis divinas, tenho certeza que ninguém se safará. Teremos que resgatar até o último erro se quisermos gozar o que tanto almejamos; a Paz!
    Paz. Muita Paz.
    J. Morgado

    ResponderExcluir
  28. Então Senhor J. Morgado... Quem sabe os homens possam ajudar as leis divinas se cumprirem mais rapidamente. Basta para isso decretar pena de morte para esses animais estupradores, pedófilos que não respeitam os próprios filhos. Com a pena de morte decretada, esses pedófilos serão eliminados da face da Terra mais cedo e se encontrarão com Deus, onde receberão a punição Divina. Serão punidos aqui e acolá!
    Bom final de semana para o Senhor...

    Paulo de Castro - Araras - SP.

    ResponderExcluir
  29. Não consigo entender a pedofilia! Uma doença? Um desvio?
    Achei tenebroso o caso exposto aqui sobre um garoto de 13 anos. realmente a pedofilia dentro de casa é a mais asquerosa e monstruosaporque é "elaborada" sobre aqueles que não pediram para nascer e que tinham todo o direito de exigir amor e respeito.
    Há tempos conheci um caso que me despertava curiosidade: um homem, dono de uma loja onde eu fazia compras, trabalhava ali com a sua mulher e 3 filhas. Fazia-me espécie que quando iam embora na carrinha, a filha mais velha (muito bonita) ia sempre ao lado do pai e a mulher, e as filhas mais novas, atrás.Nas festas populares, no local onde morei alguns anos, encontrava muita vez esta "família" sempre ordenada como descrevi atrás. Mudei de localidade e um dia qunado lá voltei, fiquei feliz quando vi a tal moça grávida, de braço dado com o seu marido. Felizmente que ainda há gente com coragem para enfrentar as sombras do passado e fazer alguém feliz!
    Um abração e bom fds para todos. Graça

    ResponderExcluir
  30. Ana Célia de Freitas.sábado, 12 setembro, 2009

    Boa tarde a todos.
    Gostaria de saber por onde anda o Padre Euvídio,gosto muito das considerações na qual ele expõe nesse espaço,ele está fazendo falta,pois traz muita alegria para esse blog.Será que ele está no Hallel?
    Abraçossssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  31. Eurípedes Sampaiosábado, 12 setembro, 2009

    Olá Ana Célia de Freitas,
    O Padre Euvídio, certo dia da semana passada, se não me engano 7 de Setembro, tomou vinho em excesso, entrou no blog e despencou palavrões pra todos os lados. O Edward tentou interceder, mas estava dificil a briga e acabou também sendo ofendido. Coincidentemente eu estava online, quando percebi que o Padre postava palavrões e o Edward ia deletando, coitado. Foi uma luta e uma lástima. Todos nós gostamos do padre, que, agora, envergonhado, deve ter tirado umas férias, creio.
    Abçs,

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  32. Oi, amigos (as)
    Bem vindo amigo Mathias Virgulino, de Fortaleza; Excelente seu comentário calcado nas escritas divinas, porém aqui na terra devem ser cumpridas a lei dos homens.Certas,justas,arbitráias ou corretas elas estão ai para serem obedecidas pelos infratores. gratos por sua valiosa colaboração
    Graça Pereira: de fato o assunto pedofilia é complexo. Caminha paralelo ao homossexualismo e ambos, parece, ainda não desvendados pela ciência. Porém, uma coisa parece lógica; os dois casos estão estremamemente ligados à cultura e educação; grato por sua opinião..
    Mestre Morgado; data vênia, se as leis terrestres são cumpridas ou não é uma outra história. Elas existe para serem obedecidas. Quanto as outras (divinas) depende da crença de cada um. A lei dos homens é para todos. Valeu, bom domingo e paz, muita paz.

    abraços a todos
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  33. Fátima C. Barcelosdomingo, 13 setembro, 2009

    Senhor Oswaldo Lavrado!
    Bom destacar que a Senhora Graça Pereira é aqui de Portugal e mantém na "Santa terrinha" um site dos mais concorridos.
    Bom domingo!

    Fátima C. Barcelos - Coimbra - Portugal

    ResponderExcluir
  34. Sôbre Pedofilia entendo que é uma loucura do ser humano, quando seus instintos se tornam como o de animais irracionais.
    Estas pessoas certamente não tiveram pai,mãe,irmãs,irmãos,amigos equilibrados.
    As famílias bem estruturadas êsse tipo de choque animalesco do animal versus o ser humano não deve prevalecer. Enfim...
    Eu mudo de assunto aproveito o momento , pois recebi um email que fala de uma Idéia para diminuição dos custos de combustível.
    Esta matéria interessante está no meu site :
    http://sites.google.com/site/rolounainternet/
    Eu não pude falar com o Edward de Sousa,não sei seu email, seria interessante que êle analisasse êsse assunto de tanto interesse para nós Brasileiros.Visse a veracidade das informações ali contidas.
    Muito obrigado a todos

    Na barra de navegação encontrarão o tema da matéria : Idéia para diminuição dos custos de combustível.

    Assinado: Antonio F Mamede

    ResponderExcluir
  35. Ótima e muito oportuna esta matéria sobre pedofilia, concordo com este jornalista que estes casos acontecem muito mais dentro das casas das vítimas e com membros das famílias! Estas crianças ou adolescentes devem ficar pressionadas sob alguma ameaça e acabam não contando os fatos acontecidos! Fiquei sabendo de um caso acontecido em uma pequena cidade do interior há uns 30 anos atrás que não foi divulgado de que uma tia teve relações orais com sua própria sobrinha de sangue, filha de sua irmã, dentro da própria casa dela ou então na casa desta tia que era solteira e residia com seus pais! A única coisa que fiquei sabendo é que esta criança que na época tinha uns 10 anos de idade teve relações amorosas com esta tia que tinha cerca de 22 anos por mais uns 4 anos e a mesma acabou se prostituindo em plena adolescência, só que com homens casados! Passaram-se 30 anos e atualmente parece que os casos a cada ano que passa vão aumentando, além das vítimas nas suas próprias casas ainda temos vários casos na internet, e as famílias, principalmente as de baixa renda, ainda não tem coragem suficiente para denunciar estes abusos com medo de represálias e da sociedade saber através da imprensa! É um caso muito complicado que envolve muito a questão cultural que no Brasil é muito baixa!

    Estevam Cesar (Ituiutaba) MG -

    ResponderExcluir