sexta-feira, 24 de julho de 2009

J. MORGADO FAZ ANIVERSÁRIO NESTA SEXTA


ESPIRITISMO, SOCIEDADE E HIPOCRISIA

J. MORGADO


Para que possamos falar sobre esse tema, é necessário voltarmos a um passado muito remoto, ou seja, quando o homem ainda na sua inocente ignorância, não conhecia esse mal da civilização que é a hipocrisia. É Verdade que o orgulho, o egoísmo, a inveja, etc. se instalaram provavelmente desde o início do “homo sapiens” devido principalmente a luta do dia-a-dia pelo alimento, procriação, etc. Na medida em que o homem ia se desenvolvendo e se civilizando, formando os primeiros grupos, tribos, vilas, cidades e assim por diante, a hipocrisia foi se inserindo na moral de tal forma que o homem que detinha o poder de uma determinada comunidade usava escravos para provarem seus alimentos antes que ele os digerisse. A História é rica em fatos dessa natureza. Assim, o ser humano, pensando em se defender do semelhante, não hesitou em usar desse mal moral com assiduidade em todas as atividades em que se faz presente.
Há 2000 anos, Jesus pregou uma moral que mudaria completamente as mentalidades da sociedade de então. O amor pregado pelo Mestre que ultrapassava os limites familiares, ou seja, toda a humanidade era uma coisa estranha vindos de um judeu que julgavam ser o Messias tão esperado para livrá-los do jugo Romano. E, naturalmente, como mandava a tradição judaica, esse enviado de Deus viria com a força dos Exércitos e expulsaria os invasores para bem longe, transformando a nação numa poderosa potência.
Durante mais de trezentos anos os cristãos foram perseguidos e sacrificados, mas não deixavam de fazer prosélitos até que, graças a sua fé e constância, transformaram Roma em uma nação Cristã. Constantino I foi o primeiro imperador cristão. Nessas alturas dos acontecimentos, surgiu com toda a sua pompa a Igreja Cristã que só se chamaria Católica durante o Concílio de Trento realizado entre os anos de 1545 e 1563, subordinada a autoridade Papal. Tudo isso em razão da Reforma provocada por Martinho Lutero em 1517 e da proliferação das Igrejas protestantes criadas a partir de então.
A partir dos ensinamentos de Jesus, os valores morais lentamente começaram a mudar, tanto que seus ensinamentos se espalharam rapidamente por toda a Região, chegando a Europa. Mas, as guerras não deixaram de existir, a ganância não diminuiu, o egoísmo, o orgulho, o preconceito, a vaidade, a falta de escrúpulo, a luxúria, etc. não deixaram de permanecer apesar das verdades Evangélicas pregadas pelo Mestre e reconhecidas mesmo por aqueles que não eram cristãos.
Muitas advertências foram feitas durante todos esses séculos por pessoas possuidoras de espíritos adiantados, ou seja, missionários que aqui vieram para dar continuidade ao trabalho de Jesus. Templos religiosos foram erigidos por toda a parte e frequentados por Governantes, nobres, plebeus, etc. Conheciam de certa forma a moral pregada pelo Mestre, principalmente os 10 Mandamentos, o “Amar o Próximo com a Ti Mesmo” “Amar vossos Inimigos”, etc.
Mas, era entrar e sair. Ao entrar, oravam mecanicamente como se estivessem fazendo um grande sacrifício e ao sair montavam em seus cavalos e partiam para a guerra ou tramas que geralmente eram a conquista de outros territórios e o domínio de outros povos. A plebe, nome dado ao populacho da época não era diferente. Apesar de espezinhados, discriminados, explorados não agiam de outro modo ressalvadas as devidas proporções.
E assim continuou por séculos e séculos. A Revolução Francesa abriu uma questão de liberdade e Igualdade para ser discutida por todos os povos. Mas a hipocrisia falava e fala mais alto quando se trata de salvar interesses nacionais e principalmente particulares.
O orgulho e o egoísmo, que consideramos males morais terríveis, se colocam na ala de frente juntamente com a hipocrisia que, acredito eu, será a última a ser extirpado da raça humana. Esse defeito moral está presente em todos os momentos de nossas vidas. Em nossos lares, no trabalho, ou seja, em qualquer lugar que nos colocamos vinte e quatro horas por dia, inclusive nos Centros Espíritas, pelos seus seguidores.
Vejamos o que diz o Dicionário Aurélio sobre a definição da palavra Hipocrisia. [do grego hipokrisia] – Substantivo feminino 1 – Afetação de uma virtude, dum sentimento louvável que não se tem. 2 – Impostura, fingimento, simulação, falsidade. 3 – Falsa devoção.
Pois bem, a partir do advento da Codificação Espírita, a Moral Cristã ficou clara como um copo de água límpida. Em seus primeiros momentos espalhou-se pela Europa, graças à divulgação do Pentateuco e, em seguida, através dos seguidores e propagadores da Doutrina como Leon Denis e tantos outros. Com todas essas verdades, ou seja, esse código de moral, a hipocrisia continuou a campear com toda a sua energia. Mais guerras – Cuba, Primeira Guerra Mundial e tantas outras. E tudo isso em nome de Deus proferido de uma maneira totalmente hipócrita. Mas isso não se limita ao Mundo Ocidental. Está em toda a parte. Em qualquer lugar do Planeta. Mas, é na individualidade das pessoas que esse terrível mal está inserido de forma quase indelével. Eu disse quase porque nós espíritas acreditamos que não há nada que não possa ser mudado, através das reencarnações, e dia virá em que toda a humanidade poderá olhar francamente um nos olhos dos outros de maneira franca e sincera, sem usar de subterfúgios para driblar uma situação qualquer. Até quando sonhamos, usamos da hipocrisia para tentar inverter situações que tornem favoráveis os nossos desejos.
No romance psicografado por Divaldo Pereira Franco e ditado pelo espírito de Victor Hugo, “Párias em Redenção” – FEB – 3ª. Edição há um trecho que diz o seguinte: “Quando os homens se reconhecerem fracos e interdependentes uns dos outros; quando as nobres expressões da honestidade moral dirigirem os impulsos; quando os desejos grosseiros forem submetidos à reflexão e à competente disciplina; quando as máximas do Cristo se espraiarem além do Livro da Boa Nova para se incorporarem ao livro dos humanos de cada criatura; quando o amor deixar de ser uma utopia e for exercitado pelos indivíduos, a felicidade reinará sobre as vidas na Terra e o Reino dos Céus, estabelecido desde então, se alongará indefinidamente”.
Evidentemente não foram poucos os homens que tentaram destruir as Religiões da face da Terra. Entre os séculos 19 e 20 tivemos uma série de filósofos e pensadores materialistas que lançaram uma série de idéias, como o positivismo, o niilismo, etc., e esses movimentos conseguiram se infiltrar na sociedade e, o meio espírita não foi exceção.
Mas foi em meio dessa torrente de idéias materialistas que surgiu a Terceira Revelação, refazendo o Cristianismo na sua pureza. Foi como “água fria na fervura”. O despertar para uma Nova Era se fez presente. E, não tenham dúvidas, o mundo progredirá incessantemente com os homens ou apesar deles e a hipocrisia se afogará em meio ao amor que, então, trará a felicidade eterna.
____________________________________________________________
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. Morgado escreve quinzenalmente neste blog, sempre às sextas-feiras. E-mails sobre esse artigo podem ser postados no blog ou enviados para o autor, nesse endereço eletrônico:
jgacelan@uol.com.br
_____________________________________________________________

59 comentários:

  1. Bom dia Senhor J. Morgado!
    Muito bom seu artigo desta sexta-feira. Quando terminei a leitura recordei-me da frase do escritor francês, François de La Rochefoucauld, ao falar sobre hipocrisia, acompanhe: " Estamos tão acostumados a usar uma máscara diante das outras pessoas que acabamos incapazes de reconhecer a nós mesmos."
    Bom final de semana a todos!

    Liliana - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  2. Senhor J. Morgado


    Espero ansiosamente seus artigos. A cada quinze dias, nas sextas feiras, o senhor nos deixa mensagens de amor e alertas para podermos nos compor e melhorarmos nosso comportamento.
    Obrigada.

    Maria Monge – Mairinque - SP

    ResponderExcluir
  3. Denilson Penteado Coelhosexta-feira, 24 julho, 2009

    Olá J. Morgado...
    Jesus Cristo, em diversas ocasiões repreendeu veementemente a hipocrisia, vejamos:

    “E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás ao teu Pai, que está em secreto (…).” Mat. 6:5-6

    “Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do olho do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão”. Mat. 7:4-5

    “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas”. Mat. 23.

    No entanto, o termo mais apropriado é aquele empregado pelo Mestre em Mt. 23:24: “Condutores cegos! Que coais um mosquito e engolis um camelo”. Assim, aos hipócritas restou a medonha denominação “coadores de mosquito e engolidores de camelos”.

    Parabéns pelo artigo J. Morgado!

    Denilson Penteado Coelho - Blumenau

    ResponderExcluir
  4. Ernesto R. dos Santos Marquessexta-feira, 24 julho, 2009

    Prezado J. Morgado!
    Tenho lido sempre seus artigos postados quinzenalmente, às sextas-feiras, nesse blog, porém só hoje pude postar um comentário. Este artigo sôbre a hipocrisia é uma verdadeira tese. Parabéns! Aprendí muito!
    Deus continue te abençoando de tal maneira, que possa continuar contribuindo com sua sabedoria, nos ensinando cada vez mais.
    Abraços,

    Ernesto R. dos Santos Marques - Limeira - SP.

    ResponderExcluir
  5. Fátima Arouca Mellosexta-feira, 24 julho, 2009

    Olá J. Morgado...
    Todos tem uma parcela de hipocrisia dentro de si, uns mais, outros menos. Uma frase conhecida demonstra isso: Julgamos a nós mesmos com o melhor que temos, e julgamos os outros com o pior que temos. Outra: aos amigos, os benefícios da lei, aos inimigos, os rigores da lei. Somente o Espírito Santo pode nos libertar de semos dominados pela hipocrisia, pois só ele convence-nos de nossas maldades e nos leva ao arrependimento. Parabéns pelo artigo, excelente.

    Fátima Arouca Mello - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  6. Morgado parabéns, excelente texto. Você abriu os meus olhos, mais uma vez.
    Sabe quando a criança descobre que papai Noel não existe.
    Pois é assim que eu estou me sentindo, nesse momento.
    Acabo de descobrir que eu sou um verdadeiro “ipokrita”.
    Todas essas franquezas que voce escreveu, eu carrego comigo.
    Depois dessa puxada de orelhas eu prometo melhorar.
    Como dizia um famoso locutor de rádio e astrólogo,
    (Omar Cardoso) todos os dias, sob todos os pontos de vista, eu vou ("tentar ser") cada vez melhor.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  7. Maria Bernardete Campossexta-feira, 24 julho, 2009

    Bom dia senhores responsáveis por esse blog!
    Permitam-me deixar-lhes uma sugestão? Porque não inserir nesse espaço ensinamentos de outras religiões, já que, dizem, esse blog é democrático? Nada contra a doutrina espírita, muito menos aos bons artigos que são publicados aqui e assinados pelo J. Morgado, mas é preciso entender que cada um de nós carrega um credo, uma fé. Assim sendo, nem todos são espíritas e gostariam de ler sobre os ensinamentos de sua religião. Fica a sugestão.
    Um bom dia a todos!

    Maria Bernardete Campos - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Juliano!!!

    Muito boa sua sintese, os anos se passaram e vc cada vez mais se aprimorou na arte de transmitir ideias e pensamentos pela escrita!
    Permita um comentario de seu amigo desaparecido:
    - A hipocresia é criação dos Homens, como o orgulho e a vaidade, mas se manifesta indubitavelmente nas pequenas ocasiões da vida cotidiana, no afã de mistificar, fantasiar, aquilo que ainda não conquistou, mas deseja arduamente!
    Mentira por mentira a pior é aquela em que o proprio mentiroso começa a acreditar....hipocresia...
    Um abraço Juliano e a Dnª maria também...muito amor e carinho por vcs juntos...

    ResponderExcluir
  9. Um bom texto pra reflexão, sem dúvida!
    Bjos a todos e bom final de semana...

    Mônica - São Bernardo - Metodista

    ResponderExcluir
  10. "O fanatismo é para a religião o que a hipocrisia é para a virtude."

    ***LUMEM***

    ResponderExcluir
  11. J.Morgado

    Cada vez mais aprendo com os seus artigos, pois eles nos mostram a realidade.
    Uma realidade que já deveria ter mudado muito ao longo dos anos, mas vemos a cada dia como é difícil extirpar os males morais de cada um.
    Parabéns por mais essa lição.

    ResponderExcluir
  12. Caro Jornalista

    Belo artigo em!!!
    Temos aqui uma bela lição de história. Agradeço por todos os ensinamentos dados pelo senhor.
    Com certeza hoje é dia de reflexão.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Se eu tivesse conhecido esse blog antes de ser político, talvez eu não cometeria tantos erros.

    Zezé Sarna

    ResponderExcluir
  14. O artigo de hoje do J. Morgado é ótimo, como todos que escreve. Esse, porém, não gerou polêmica, com isso poucos comentários até agora, pelo que estou vendo. Poucos em relação aos artigos que J. Morgado escreve. Muitos se formos comprarar aos outros blogs da internet. Dificilmente se encontra mais que dois ou três comentários nos outros blogs, é só dar uma volta e pesquisar.
    Abraços,

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  15. holitas pasando a saludarte y dar un abrazote

    ResponderExcluir
  16. Olá morgado, boa noite a todos. Eu não entendi direito uma coisa, se você puder, por favor, me elucida.
    “Na medida em que o homem ia se desenvolvendo e se civilizando, formando os primeiros grupos, tribos, vilas, cidades e assim por diante, a hipocrisia foi se inserindo na moral de tal forma que o homem que detinha o poder de uma determinada comunidade usava escravos para provarem seus alimentos antes que ele os digerisse”.

    Valentim Miron- Franca Sp.

    ResponderExcluir
  17. "Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível."

    [ Albert Einstein ]

    ResponderExcluir
  18. 'Os hipócritas são como as tâmaras: o doce está fora, o mel nas palavras e o duro lá dentro, na alma."

    ***LUMEM***

    ResponderExcluir
  19. Fico aguardando com uma certa ansiedade os artigos do J.Morgado.
    O de hoje me cutucou com vara surta.

    Joaquim Tadeu de Mello. Delfinópolis MG.

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Valentin Miron

    Eu não entendi o que você quer ou quis dizer. Por favor, explique-se melhor.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  21. Um brasileiro diz:

    JMORGADO, muito bom o seu comentário sobre a hipocrisia. Chega ser doutrinário. Muito bom.


    Alto Paraíso – GO.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Juliano e parabéns por esta data querida!!!!!

    Achei interessantissimo o comentario de nossa amiga Maria Bernadete Campos quanto a sugestão dela, gostaria de frisar que a doutrina não é espirita e sim dos espiritos, logo todos que acreditam na continuidade da vida após a morte do corpo carnal, crê na essencia divina, que pode levar qualquer nome, como espirito, alma, espirito santo, etc...
    Gostaria também de deixar aqui uma passagem do evangelho cristão, protestante, e demais ramificações (pois todas provem da mesma fonte, do Cristo Jesus e Deus, que é Pai de todos, independente de raças, credos, cores, situação economica e etc):
    - Estando Jesus no monte Tabor com somente alguns de seus discipulos,para orar, eis que surge Moises e Elias, e os discipulos constatam que Moises não era Elias e Elias não era Moises, que eram duas individualidades diferentes....
    Pergunto então: - Se Moises não viveu na epoca de Jesus e Elias também não, o que foi que apareceu para Jesus e seus discipulos no monte Tabor? Almas, espiritos, espiritos santos????
    - Quando em outra passagem biblica (novo testamento) foi questionado a Jesus quando o profeta Elias retornaria, conforme professia, e Jesus respondeu que Elias já teria vindo e o povo não o reconheceu; e então eles (que questionavam Jesus) entenderam que Jesus falava de João Batista, pois João Batista era o profeta Elias...
    Pergunto como poderia o profeta Elias ser João Batista se ambos viveram em seculos diferentes e João Batista era contemporanio de Jesus (Primo), como podia uma pessoa vir em outro tempo e ser outra pessoa ao ponto de não ser reconhecido pelo povo????
    continua......

    ResponderExcluir
  23. continuação....

    Será que Jesus falou abertamente que uma pessoa pode voltar e ocupar outro corpo carnal, ao ponto de não ser reconhecido fisicamente??????
    - E quando Jesus foi questionado por Gamaliel (um dos senhores do templo (novo testamento), como ele (Gamaliel) poria voltar a viver depois de velho, seria entrando novamente no ventre de uma mulher, como faria isso sendo velho??? e Jesus respondeu a Gamaliel que o que é da carne é da carne, o que é da água é da água e o que é do espirito é do espirito (aqui Jesus confirma a existencia de espiritos????)....
    Será que ele falava como uma pessoa pode voltar depois da morte do corpo de carne a uma bolsa dentro da barriga, que é cheia de agua (liquido, gestação), ocupando novo corpo, mas com mesmo espirito????
    Não sou eu quem criou isto no evangelho que é utilizado por catolicos, protestantes, crentes, evangelicos, espiritas, e demais ramificações, mas estão lá e é só ler os evangelhos, novo testamento "com olhos de ver" que encontrarão, pois quem "não quiser ver, nem com olhos verá"..
    O espiritismo não veio destruir nenhuma outra religião, ou se fazer engolir por guela abaixo, como nos fazem outras, e a muitos seculos isso (não foram os espiritas que criaram 600 anos de Santa Inquisição, mortes na fogueira, torturas, destruição de familias, etc, criando cruzadas, sendo só na ultima mortos mais de 2 milhoes de pessoas e a maioria com idade aproximada de 16 anos, morte aos infieis??? que infieis??? se todos são filho de Deus, são irmãos!!!!!). Se os proprios moradores das várias moradas do Pai (Jesus) estão voltando e nos mostrando que isto é uma realidade, que nos vivemos arraigados em conceitos erroneos de dominação, criando odios, separação, destruição, é porque foi-se o tempo de ser cego e começar a entever o que nos espera, que não existe perda ou separação dos que se amam, e que a vida nos foi dada com abundancia, para que a vivamos abundantemente (Jesus)....
    Mas se nos foi dada vida em abundancia porque alguns ainda negam a continuidade da vida em outra dimensão, plano, etereo????
    E isto que nos disse foi Jesus, agora duas ou uma, ou Jesus mentiu (que eu descarto rapidamente essa hipotese)ou somos aqueles quem ele denominou de "que possuem olhos e não veem, ouvidos e não ouvem", pois Eles estão voltando a milenios, nos advertindo,falando, mostrando-nos o caminho e gritando em nossos ouvidos "Estamos aqui a morte não existe, amaivos pois todos são irmãos, filhos do mesmo Pai criador"...

    um abraço a todos....

    ResponderExcluir
  24. Prezado amigo-irmão Morgado!
    Isso jamais poderia ter acontecido, mas quis o destino que fosse assim. Logo no dia mais importante de sua vida, nós o abandonamos. Nesse último e-mail que recebi seu, percebi, sutilmente, que neste 24 de julho de 2009 você faz aniversário. Já havia apresentado minha justificativa por não ter comparecido ao blog hoje, mas como explicar essa falha?

    Logo com você, amigo querido, fomos nos esquecer. Na verdade, você sabe disso, não fui avisado que hoje é seu aniversário. Soubesse antes e teria preparado uma grande festa neste blog. Mas estou lhe cumprimentando em tempo. Ainda é sexta-feira, querido Morgado. Alguns minutos ainda restam para que eu possa suplicar a Deus que continue lhe abençoando por muitos e muitos anos.

    Tempo ainda para pedir a Ele a luz Divina para iluminar seus caminhos e que eles continuem tão límpidos como as águas do mais sonhado riacho... Que suas fantasias, meu bom amigo, sejam tão boas como o desejo da jóia mais cara... Sua força seja tão forte como a do mais selvagem animal... Sua docilidade seja tão sensível como a do mel mais natural... Sua capacidade seja tão aprovada como a alma mais povoada... E nosso afeto seja tão verdade como é nossa amizade...

    Querido amigo-irmão J. Morgado, é um imenso prazer e uma enorme dádiva para mim, dividir um planeta e uma época com você, uma pessoa especial, mais, muito mais do que possa imaginar. Amanhã converso com você pelo telefone. Que Deus o abençõe sempre!

    Edward de Souza e família

    ResponderExcluir
  25. Querido amigo Juliano Morgado!

    Você é uma pessoa iluminada e cheia de virtudes. Seu conhecimento e experiência de vida são uma bênção para todos que compartilham esse espaço e aqui aportam para receber seu carinho, reflexões, questionamentos e ensinamentos maravilhosos. Você é uma pessoa generosa e cordial, por natureza. Um cavalheiro. Aceite meus cumprimentos pelo Aniversário e que Deus continue guiando os seus passos, numa estrada cheia de luz.

    Lamento ter chegado atrasada para os cumprimentos ainda na sexta-feira, mas estava presa a compromissos profissionais. Você que é do ramo sabe que não temos agenda com hora marcada. Trabalhamos ao sabor dos acontecimentos.

    Seu assunto de hoje - a hipocrisia que grassa no nosso mundo, é muito oportuno, pois retrata uma realidade óbvia demais para não ser percebida. A hipocrisia é uma sombra escura que habita e corrói todos os espaços - as relações pessoais, as relações sociais, as relações políticas, as relações econômicas. As pessoas se escondem atrás de máscaras, às vezes por oportunismo e interesse, outras por medo, temor das reações alheias...E assim vamos vivendo, escondidos dentro de uma casca cada vez mais dura e inatingível.

    É mister que encontremos novas bases e nossos termos para celebrar um novo contrato de vida, que nos torne mais humanos e mais felizes.

    Um grande abraço e muita PAZ, como você, calorosamente, nos deseja, todos os dias!

    ResponderExcluir
  26. Hello sir, it is nice to be in your site,,,, I really love and May I put it in my blog list?
    it is a honor if I put your site site in my blog list,, more over it so great if you could put my blog in your friend list
    Here is my blog
    http://simsengkh.blogspot.com/
    Big hug...

    ResponderExcluir
  27. Senhor J. Morgado, meus parabéns, do fundo coração, mesmo se atrasados. O senhor já demonstrou nesse espaço que é uma pessoa maravilhosa. Deixei ontem um pequeno comentário sobre o texto lindo que o senhor escreveu, mas não sabia que era seu aniversário. Muitos e muitos anos de vida...

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns... Prá você... Nesta data... Querida... Muitas felicidades... Muitos anos... de Vida....
    Viva J. Morgadoooooooooooooo... Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
    Que nosso Pai Celestial cuide de você e lhe dê saúde e sabedoria para continuar por muitos e muitos anos nos ensinando o caminho correto a seguir...
    Beijos no coração!!!

    Karina - Campinas - São Paulo

    ResponderExcluir
  29. Jornalista J. Morgado!
    Na impossibilidade de abraçá-lo
    pessoalmente, envio nesta oportunidade meus votos de felicidades. Que Deus
    derrame suas bênçãos em sua vida.
    Parabéns pelo aniversário, desejo muito sucesso e que venham muitos outros...
    Um abraço do tamanho da nossa cidade!

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  30. Sr. Juliano.
    Embora tenha deixado de postar comentários neste estimado blog, continuo acompanhando e gostando das matérias dos ilustres jornalistas, especialmente as suas,que nos passam ensinamentos, otimismo e crença na vida eterna.
    Que o Sr. receba as bençãos divinas, pelo seu digno trabalho e continue desfrutando de muita saúde e paz com seus familiares e amigos.
    Parabéns e muitos anos de vida!
    Com meu respeito e admiração.
    Cristina- SP

    ResponderExcluir
  31. Turma do boteco do Sacysábado, 25 julho, 2009

    Jornalista Morgado!

    Queremos lhe parabenizar por esta data tão especial. Desejamos-lhe muitos anos de vida e que o Senhor Deus continue abençoando-o ricamente.
    São os votos da "Turma do Boteco do Sacy".

    Pindamonhangaba - SP.

    ResponderExcluir
  32. "A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar".
    Feliz Aniversário!
    ***LUMEM***

    ResponderExcluir
  33. "Quem te conhece devia sentir-se afortunado, só pelo simples fato de te conhecer"!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  34. Miguel Falamansasábado, 25 julho, 2009

    J. Morgado
    Neste dia (sexta-feira) tão importante em sua vida, quero expressar meus cumprimentos pelo seu aniversário, desejando uma vida longa cheia de saúde e muita paz. Que Deus o abençoe.
    Abraços,

    Miguel Falamansa - Botucatú - SP.

    ResponderExcluir
  35. J. Morgado, parabéns e muitas felicidades pela passagem do seu aniversário! Que Deus o proteja hoje e sempre!
    Bjos,

    Cindy - São Caetano - Metodista

    ResponderExcluir
  36. Jornalista J. Morgado, meus cumprimentos pelo transcurso de seu aniversário, com votos de plena felicidade.

    Ana Caroline - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  37. Parabéns meu irmão!
    Pois é, Morgado os dias passam, os meses passam, os anos passam, os amigos passam, os familiares passam, a vida passa, mas todas as regras existem exceções, e você é uma delas. Não importa tudo o que passa, com certeza você não passa. Você está no lugar de sempre, com sua garra, com sua força, com sua alegria, com sua fé. Que você continue com o espírito de um líder que cavalga frente ao maior exército do mundo, tendo por porta-estandarte a cultura. Meus parabéns não só pelo aniversário (24 de julho), mas também pelo que você é e o que representa.

    Seu irmão, Renato Campos - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  38. Queridos amigos e amigas do Blog:

    Morram de inveja: Desci a Serra, acompanhado da Eva, minha mulher e da Jacira, filha do Morgado. Já Já, juntos, vamos saborear uma deliciosa feijoada preparada por da. Maria.
    Faz um frio danado aqui em Mongaguá e também chove sem parar. Porém, o calor humano da presença do grande amigo e irmão aquecem a temperatura do coração e da alma.
    Tenho esse privilégio de abraçar pessoalmente o Morgado e desejar-lhe uma vida de muita alegria, saúde e PAZ, MUITA PAZ!

    Um grande abração a todos, com estima que o grande Edward tenha se recuperado da gripe, e um excelente final de semana.

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  39. Senhor Morgado, parabéns pelo aniversário. Que Deus o proteja sempre.
    Abçs

    Márcia Regina - SP.

    ResponderExcluir
  40. Caro amigo Morgado, desejo a você muitas felicidades. Eu queria pedir a Jesus cristo, que enviasse até você apenas uma pequenina faísca de luz.
    Pode ser aquela mais singela, a mais humilde, a mais escondidinha no cantinho do seu coração querido mestre, que já seria o suficiente para transbordar o nosso amigo J. Morgado de amor e paz, muita paz.
    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  41. Amigos Édison Motta e Morgado! Acabo de enviar, via sedex 10, vários envelopes de Sonrisal e bicarbonato de sódio, caso sejam eles necessários, após a ingestão dessa suculenta feijoada, preparada pelas mãos experientes de Dona Maria.

    Fico feliz em saber que os amigos estão juntos, nesta comemoração de aniversário do nosso querido J. Morgado. Com certeza estou morrendo de inveja. Gostaria de estar junto, participando desse congraçamento entre meus amigos queridos de longos e longos anos.

    Mas, caro Édison Motta, não faltará oportunidade. Minutos antes de você chegar a Mongaguá, conversei pelo telefone com o Morgado e já combinamos. Logo estarei aí revendo meu bom amigo que ontem assoprou algumas poucas velinhas.

    Abraços a todos vocês e meu abraço mais uma vez ao aniversariante dessa semana, nosso querido amigo-irmão Morgado. Só estranhei o Padre não ter comparecido ao blog até agora.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  42. Olá Morgado, meus parabéns, não só pelo seu aniversário, mas também pelo grande ser humano que você é. ____________________________________________________________________________________
    Olha Morgado realmente a pergunta que te fiz estava sem nexo mesmo. “O que eu queria realmente saber é por que o homem que detinha o poder de uma determinada comunidade usava escravos para provarem seus alimentos antes que ele os digerisse”.

    V.Miron Franca SP.

    ResponderExcluir
  43. Peço perdão ao Padre! Estávamos, ao que parece, os dois conectados e postando uma mensagem. Só agora vi que ele marcou sua presença esperada, enviando os cumprimentos de uma forma simpática, com um texto bonito, ao J. Morgado. O mesmo acaba de fazer o bom amigo Valentim Miron.
    Abraços aos dois!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  44. Meu amigo Edward de Souza, ontem a hora que eu fiquei sabendo que era aniversário do J. Morgado eu fui à casa do bispo, e sem que o bispo percebesse, eu tomei emprestado um vinho português da adega partícula dele.
    Passando pela cozinha da casa paroquial, eu tive a liberdade de pegar também, mais três garrafas de vinhos que estavam dando sopa em cima da mesa do padre Napoleão. Foi ai que eu me dirigi humildemente para a minha alcova, que fica nos fundos da igreja. Dando seqüência a comemoração do aniversário do J. Morgado, eu chamei a freira Maria para bebermos juntos esses deliciosos sucos de uvas alcoólicos.
    Tive a delicadeza de jogar um pouquinho de vinho para o ar, e disse:- esse é para o Morgado, saúde!
    Ai se viu né Edward, papinho vem, papinho vai, fiquei mamado, bolinei a irmã, dormi tarde, acordei tarde, e só agora que eu tive a curiosidade de entrar no blog, e fui agraciado com a foto dessa bela família. Mais uma vez muitas felicidades, para o nosso amigo e instrutor espiritual J. Morgado.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  45. É... Espero que um dia o Senhor me leve para provar esse delicioso vinho que chega de Roma para sua adega, caro Padre. Só não combina com a feijoada que o Édison Motta está devorando em companhia do Morgado. Tem que ser caipirinha mesmo. Até uma cervejinha durante, acompanha, vai bem.

    Padre, me diga uma coisa. Ainda existem confessionários? Caso positivo, me explique. Tem quem se confesse? O senhor, durante seus longos anos como padre, por acaso já ouviu a confissão de um corintiano? Deve ser terrível, não?

    Abraços, Padre e obrigado pela presença em nosso blog. Mas, por favor, pare de me avacalhar no seu blog, é possível?

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  46. Olá amigos

    Quero agradecer a todos pelas palavras carinhosas que me foram dirigidas. Mais um ano de vida. Mais um ano de experiência. Nestes meses em que interagi com todos vocês aprendi muito. Foi e está sendo uma experiência maravilhosa participar deste cantinho do Edward, um amigo de longa data, juntamente com o Ele, o Motta, o Lavrado, a Nívia e o Saldanha, além de outros que se fazem presentes diariamente.
    É um blog que se diferencia dos demais por sua variedade de assuntos. Os mencionados são todos jornalistas profissionais de longa data. Nós nos chamamos de mosqueteiros. O objetivo é um só. Levar conhecimento vivencial e profissional e cultura. Buscamos principalmente aprender, porque a vida é uma surpresa a cada passo, a cada dia, a cada mês, a cada ano...
    A todos, um grande e fraterno abraço.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  47. Parabéns, J. Morgado, todas nós, da Cásper Líbero, adoramos o senhor e seus amigos. Esse blog é nosso cantinho. Esperamos que o senhor viva muitos e muitos anos para continuar a transmitir sua experiência para todas nós!
    Beijos,

    Gabriela - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  48. Olha Edward, ainda existe confessionário sim, e quando corintiano entra na igreja não é para confessar não, é só para pedir aos padres para fazerem macumba para o Corinthians ganhar.
    Os padres pararam de fazer macumba, por que estavam ficando desacreditados.
    Esse timinho não ganhava nada.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  49. Caros(as) confrades:
    O nosso estimado confrade padre Euvidio anexou no espaço cibernético dele um vídeo imperdível!!!!... Não percam!!!...
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  50. Olá J.M.! Feliz niver.
    Uuuiiiii!!!!

    ResponderExcluir
  51. Meu querido amigo Morgado, hoje eu não pude estar ai na sua casa, participando da sua festa, por que eu estava muito ocupado contando dinheiro que eu recebi de comissão de uma empreiteira. Só vou acabar de contar só daqui uns três dias. Mas não sei se vou estar disponível, por que vai chegar à outra parcela, e eu tenho que conferir. A ultima vês faltou três milhões. Se eu não ficar esperto eles me roubam.
    Feliz aniversário.

    Zezé Sarna>

    ResponderExcluir
  52. Luiz Antônio de Queirozterça-feira, 28 julho, 2009

    Caríssimos,

    Tenho a honra de ser amigo de J. Morgado e ter participado de sua vida e de D. Maria. Por generosidade excessiva deles, me recebiam com carinho em sua casa. Por muitas vezes recebia alimento para o corpo (deliciosos caldos) e para a alma (ensinamentos do Morgado).
    Parabéns amigo J.Morgado.
    Que Deus o mantenha conosco, com saúde, por muitos anos. Paz e Felicidades.

    Falando sobre o texo, a hipocrisia ainda campeia no coração humano. Esse mal, que tem raízes no orgulho e no egoísmo, foi duramente criticado por Jesus. De fato, viver numa sociedade em que as relações são mascaradas nos traz inseguranças e incertezas, afastando-nos da paz.
    Eu particularmente tenho que lutar para extirpar esse defeito que ainda persiste em mim.
    Roguemos a Jesus para que nos dê força e coragem a fim de lutarmos e vencermos esse mal o quanto antes.

    Abraço fraterno a todos.

    Luiz Antônio de Queiroz
    Franca - SP

    ResponderExcluir