quinta-feira, 2 de julho de 2009

CASA MAL-ASSOMBRADA
DESPEJA PEDRAS CONTRA O POVO
EDWARD DE SOUZA
***
Penúltimo capítulo
***
Exclusivo
***
Depois da confusão estabelecida nas proximidades da “casa mal-assombrada”, como era conhecida pela população de Pirituba a residência onde ocorriam fenômenos, como chuvas de pedras, movimentação, quebra, pirogenia, sons, luzes, sem nenhuma explicação "normal", já estávamos com boas fotos feitas pelo Tarcísio Leite. Nosso tempo era curto. Na redação do Notícias Populares, Lázaro Campos, editor de Polícia, e Ebrahim Ramadan, diretor do jornal, nos aguardavam impacientes para fechar a edição do dia. Seria a grande manchete da capa, imaginei. Tarcisio e “Paletó” não ousavam me encarar, depois do fiasco que aprontaram. Jamais poderiam imaginar que o plano daria em nada e que terminaria com a queda cômica do motorista barranco abaixo logo depois de tentar me assustar. Os fenômenos que ocorreram naquele final de tarde na misteriosa casa se incumbiram de “melar” a trama e desmascarar os dois “amigos ursos".
Socorrido por uma moradora do bairro, “Paletó” exibia um exagerado curativo na testa. Estava em pé, ao lado do carro do jornal, nos aguardando. Chamei Tarcísio para o lado e ordenei: “quero uma foto do “Paletó”, bem caprichada”. Percebendo que o fotógrafo não estava levando a sério a ordem, não tive dúvida, e arrematei: “se a foto não estiver em minha mesa antes do fechamento da edição, vou denunciá-los à chefia, contando o que aprontaram”. Em segundos flashes foram disparados na direção de “Paletó”, que sorriu sem graça, julgando ser uma brincadeira. Na curta viagem de volta para a redação pouco se conversou. Não havia clima. Experiente ao volante, “Paletó” fugiu dos congestionamentos, pisou no acelerador e chegamos a tempo. O prazo para escrever 40 linhas sobre "a casa-mal assombrada" de Pirituba era de 15 minutos, não mais que isso. As fotos deveriam estar reveladas e entregues assim que o texto estivesse pronto, tarefa não muito dificil para o competente laboratório fotográfico da Folha. Lembrei ao Tarcísio que eu queria todas as fotos, inclusive as que havia feito de “Paletó”. Entreguei a matéria antes do prazo. Lázaro, aflito, olhando para o relógio, acabava de receber as fotos e as atirou em minha mesa, para que eu fizesse as legendas. Precisava de uma para a primeira página. Essa eu escolhi com carinho, fiz a legenda e entreguei ao Lázaro. Sorrindo, o Editor de Polícia do NP ergueu o polegar e fez o sinal de positivo. No dia seguinte, sábado pela manhã, teríamos que voltar e entrevistar os moradores daquela estranha casa de Pirituba para a edição de domingo. Assim ficou estabelecido pela chefia do jornal.
Antes das 22 horas daquela sexta-feira o NP começava a ser distribuído, inicialmente nas principais bancas do centro de São Paulo, depois seguiria para outras partes do Estado e do Brasil. Trazia, em letras vermelhas e garrafais, o seguinte título: “Casa mal-assombrada de Pirituba despeja pedras contra o povo”. Ilustrando o título a foto do “Paletó” com um enorme esparadrapo na testa e a legenda: “Motorista do jornal atingido por uma pedra do além”. Missão cumprida. Coloquei o jornal debaixo dos braços e fui pra casa dormir o sono dos justos.
Duas notícias recebi assim que cheguei no sábado pela manhã na redação do jornal. A primeira era que a edição havia “estourado” em vendas nas bancas e não havia sequer um exemplar sobrando. A outra avisava que nosso motorista naquele sábado seria outro, “Paletó” não tinha aparecido para o trabalho. E com razão, imaginei. Como poderia sair às ruas com a foto estampada na primeira página do jornal de maior vendagem em bancas na época? No estacionamento da Folha de São Paulo, vários motoristas, empunhando a edição daquele dia, estavam esperando a chegada de “Paletó” para lhe tirar um “sarro”. Velhaco, pensou nessa hipótese e deve ter refletido que melhor seria esperar as pedras se assentarem para depois encarar o batente.
Tarcísio, comparsa de “Paletó” no episódio em que tentaram me assustar, atirando pedras do barranco atrás da casa, estava sem graça. Foi praticamente obrigado a fotografar seu sócio em sacanagens e entregá-lo de bandeja para as hienas de plantão. Estava claro. Eu havia conseguido dar o troco aos dois “amigos da onça”.
Naquele sábado pela manhã o dia amanheceu lindo, diferente do dia anterior, sexta-feira carrancuda, com tarde chuvosa, mesclada com raios e trovoadas. Melhor assim, pensei. Entrar naquela casa com os raios de sol marcando presença seria mais animador, menos aterrorizante. Eu e Tarcísio descartamos o fusquinha azul do NP. Melhor seria seguirmos com um carro da Folha de São Paulo, não iria chamar tanto a atenção. Pouco depois das 9 horas da manhã descemos em frente a “casa mal-assombrada”. Apenas uma vizinha estava por perto e nos ajudou a conseguir uma entrevista com os moradores da casa. Essa senhora conversou com o casal à distância, nitidamente mostrando receio de se aproximar da porta de entrada. Alguns minutos se passaram e nossa expectativa era enorme. Repentinamente as portas da casa se abriram e uma jovem senhora acenou para que nos aproximássemos. Voltei-me para agradecer a ajuda dessa moradora, bem a tempo de surpreendê-la fazendo o sinal da cruz. Foi o suficiente para arrefecer meu ânimo. Senti um frio na barriga e comecei a suar frio. Mas, não podia recuar. Suspirando fundo, empurrei Tarcísio e o obriguei a servir de escudo. Enfim, estávamos no interior da “casa mal-assombrada”...
___________________________________________________________
*Edward de Souza nasceu em Franca, é Jornalista e radialista. Trabalhou nos jornais, Correio Metropolitano, Diário do Grande ABC e O Repórter, da Região do ABC Paulista. Em São Paulo, na Folha da Tarde, Jornal da Tarde, Gazeta Esportiva, sucursal de “O Globo”, Diário Popular e Notícias Populares, entre outros. Atuou na Rádio Difusora de Franca, Difusora de Catanduva, Brasiliense de Ribeirão Preto, Rádio Emissora ABC e Clube de Santo André; também nas rádios Excelsior, Jovem Pan, Record, Globo – CBN e TV Globo de São Paulo. Medalha João Ramalho, principal comenda do município de São Bernardo do Campo, outorgada pela Câmara Municipal daquela cidade pelos relevantes serviços jornalísticos prestados à região. Troféu Pmzito, entregue pelo alto comando da Polícia Militar de Santo André por ter se destacado como o melhor repórter policial do ABC nos anos 70. Prêmio Sanyo de Rádio nos anos 80, como o melhor narrador esportivo do ABC Paulista. Menção Honrosa entregue em 2007 pela Câmara Municipal de Franca e outra pelo Rotary Clube Norte pela atuação brilhante na radiofonia da cidade. Participou da antologia O Conto Brasileiro Hoje, 7°, 8º, 9º e 10º edições, com os contos “Um Visitante Especial”, “Sonhos Dourados” “A Lua de Mel” e “O Sacristão”, além de diversas outras antologias de contos e ensaios. Assina atualmente uma coluna no Jornal Comércio da Franca, um dos mais tradicionais do interior de São Paulo.
_____________________________________________________
Acompanhe nesta sexta-feira o capítulo final desse relato exclusivo sobre os fenômenos de efeito físico ocorridos na “casa mal assombrada” de Pirituba. Moradores conviviam com batidas, ruídos, pancadas, rumor de passos, barulho de queda de objetos, etc. Segundo eles, parecia brincadeira de espírito que procurava se divertir ou aterrorizar. Bom ressaltar que esse caso, acompanhado pelo Jornal Notícias Populares e outros órgãos de imprensa da metade da década de 70 é fenômeno compreendido e estudado com zelo pela Parapsicologia e pelo Espiritismo.
Exclusivo para o blog.
_____________________________________________________

44 comentários:

  1. Bom dia, Edward!
    Creio que eu sou o primeiro a deixar meu comentário hoje. Acessei o blog antes de sair para a churrascaria, estava curioso para ver essa sequência. Olha, já marquei embaixo, "Engraçado", "Interessante e "Legal". Se tivesse ótimo, excelente, impagável, eu marcaria também. A forma como você conduziu o texto me fez dar boas gargalhadas e até ficar com pena do pobre "Paletó". Não sei o que aconteceu depois, se vocês se encontraram ou não, mas uma certeza tenho. Depois dessa refrega, esse motorista ficou esperto com você. No final desse capítulo mais suspense e momentos de terror. Chegou a me dar calafrios, imaginando vocês entrando naquela casa. Bárbara essa série meu amigo, acredite!
    Vou ao trabalho, mas pensando no assunto, que fica martelando minha mente, incrível isso...

    Abraços,

    Paolo Cabrero - Itú - São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Edward, que delícia ler essa série, mas vocês eram da pá virada, não? Coitado de quem aprontava com vocês, o troco vinha a galope. O coitado do "Paletó" não pode nem sair de casa, depois que vocês estamparam a foto dele no jornal. Fico imaginando a cara que deve ter feito. Estou vidrada na série, está divina!
    Olha, estou vendo o marcador de sua página. Faltam duas visitas para 50 mil. Aceite desde já meus parabéns, seu blog é divino e merece ser prestigiado.
    Beijos,

    Karina - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigos!
    Coisa do destino. Estava momentos atrás selecionando minha coluna de hoje no Jornal Comércio da Franca pela Internet quando vim ver como andava o blog. Fui eu a atingir essa marca para nós todos histórica, de 50 mil visitas. Uma grande coincidência e um presente que ficará guardado na memória.

    Deixo aqui meus agradecimentos a todos vocês, amigos e amigas jornalistas que ajudaram a construir esse blog que hoje recebe cerca de 500 visitas ao dia, muitas vezes mais e atinge sempre 40 comentários, sempre, em cada postagem. Algumas, como já aconteceu com matérias do Milton Saldanha, J. Morgado, Édison Motta, Oswaldo Lavrado, Nivia e eu, ultrapassando 70 ou até mais de 80 comentários num só dia.

    Esse número de comentários poderia ser maior. A maioria entra no blog, lê os artigos e, ou não sabe como postar sua opinião, ou prefere se omitir. Infelizmente muitos não gostam de deixar comentários, senão a participação seria maior. Mas vamos insistindo e com o tempo iremos conseguir mudar essa mentalidade de muitos.

    Meus agradecimentos às essas jovens estudantes de jornalismo de diversas faculdades do nosso Brasil, sempre atentas e participativas. Todos os dias se juntam a nós, como uma verdadeira família. Já nos acostumamos com muitas que todos os dias emitem sua opinião, discutem, sempre num plano democrático.

    Existe ainda personagens folclóricos do nosso blog, como o Padre Euvídio e o Moleque Sací. Bons amigos e colaboradores com o Mestre João Paulo de Oliveira, que ontem nos surpreendeu ao colocar online estudantes de 10 e 11 anos de uma escola de Diadema. Como foi gratificante ler o que escreveram esses pequenos...

    Em frente pois, temos muito pela frente e vontade não irá faltar para impulsionar cada dia mais esse blog que é nosso.
    Obrigado a todos e vamos esperar o bolo da Nivia e as bençãos do Padre Euvídio, que por certo virão nos transcorrer do dia!

    Um forte abraço, hoje é um dia feliz!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  4. Ôi Edward, hoje é dia de comemoração. 5o mil visitas é uma marca invejável em tão pouco tempo. Mas esse blog é nosso por adoção, vc sabe disso. Adoramos o blog e amamos vocês. Do fundo do coração, creia.
    Sua série continua nos prendendo cada dia mais, palpitante!!!
    Bjos e parabéns pelo sucesso alcançado...

    Fernanda - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  5. Olá meus amigos

    Já disse que explicações para os fatos sobrenaturais narrados pelo Edward serão para aqueles que irão pesquisar em busca de respostas. Outros que se recusam acreditar dirão apenas que são alucinações ou algum truque para atrair atenção ou ainda sensacionalismo. O problema é de cada um. O livre-arbítrio nos foi dado por Deus. O que fizermos dele é problema nosso. Como disse o Padre Euvídio, “a semeadura é livre a colheita é obrigatória”.
    O Pai nunca se afasta de nós. Nós e que nos afastamos dele com nossas más ações.
    Ainda garoto (quatro ou cinco anos), minha família foi vítima desses chamados “poltergeist”.
    Antigamente era comum usar-se um paneleiro tipo tripé, (não me recordo o nome desse utensílio) onde eram penduradas as panelas e demais vasilhames, usados a todo o instante.
    De madrugada, o barulho de panelas sendo jogadas de um lugar para o outro era infernal.
    Meus pais levantavam-se aturdidos e, ao chegar à cozinha, estava tudo em ordem. Isso acontecia uma ou duas vezes por noite. Parava quando meus pais se concentravam e oravam. Meus genitores eram espíritas.
    Algum tempo depois, um homem de cabelos brancos como a neve e que se chamava Lucas, lá esteve com outras pessoas. Todos pertenciam a Federação Espírita Paulista.
    Lembro-me de uma reunião em volta de uma mesa e que a partir daí, o fenômeno deixou de acontecer.
    Só anos depois é que entendi do que se tratava e o remédio aplicado.
    As explicações do Padre Euvídio, sábias e esclarecedoras, já seriam suficientes para que os leitores deste blog entendessem o fenômeno reportado pelo Edward.
    Tudo seria simples se as pessoas percebessem que a verdadeira vida (eterna) é a espiritual. Estamos momentaneamente revestidos com uma roupagem carnal e que o tal de “purgatório” é este em que vivemos.
    Existem espíritos que ao desencarnarem cheios de vícios morais (ódio, luxúria, rancor, inveja etc.) e apegados demais a matéria, pensam ainda estarem encarnados vivendo um pesadelo, dementando-se.
    Continua...
    J. Morgado

    ResponderExcluir
  6. Oi Edward achei o penúltimo capítulo muito assustador e emocionante.Parabéns por seu trabalho.
    Gustavo da Silva Lourenço.

    Obrigado por deixar a gente famosos.

    Ei padre Euvidio só para esclarecer Deus é o criador do Mundo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Edward!
    Parabéns por mais esta conquista.
    Sou uma dessas que vem aqui todos os dias , lê , gosta do que lê, mas não comenta.
    Tem coisas que estão além de minha capacidade. Me desculpe.
    Mas, vamos em frente...

    Parabéns mesmo...

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos

    Antes de prosseguir com meus comentários, quero parabenizar o grande amigo Edward.
    As 50.000 visitas alcançadas se deram em razão de seu intenso trabalho. Nós seus amigos apenas colaboramos. Suas árduas tarefas de receber, revisar e postar nossos trabalhos leva-o até a madrugada.
    Seu trabalho incansável tem o objetivo único de colaborar com a cultura e a informação. O resultado ai está. Basta ler os comentários sobre todos os artigos, crônicas, resenhas, etc., a disposição de todos os leitores.
    O ânimo desse nobre jornalista nos contagia fazendo com o acompanhemos nessa maratona cultural.

    Obrigado Edward

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  9. Olá amigos

    Continuando com nosso papo interrompido digo que outros espíritos sabem que morreram, mas cheios de ódio, se ocupam a atormentar pessoas (obsessores). Outros, ignorantes e brincalhões, dentro de um estágio evolutivo baixo, transformam-se em “vândalos”, ou poltergeist (espírito barulhento). “O termo foi usado por Martinho Lutero durante a Reforma Protestante para designar e, ao mesmo tempo, explicar determinados eventos que segundo acreditava-se religiosa e popularmente – e ainda acredita-se – seriam provocados por espíritos desencarnados ou até mesmo demônios (Rool, 1977; 382)”. Este trecho entre aspas está na internet.
    Continua...

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  10. Olá amigos

    O fato acontecido na reportagem do Edward foi um caso de espíritos conturbados ou brincalhões tentando se fizer ouvir.
    Não é possível as pessoas entenderem em apenas alguns comentários o que é realmente o mundo espiritual.
    Já indiquei alguns livros para serem consultados. No caso presente, O Livro dos Médiuns, facilmente encontrado na Internet, poderá ser lido em seu capítulo V – Manifestações Físicas Espontâneas – ruídos, barulhos e perturbações – objetos atirados – fenômeno dos transportes.
    O conselho para esses casos é que se procure um médium de conduta fidedigna. Geralmente, são pessoas da própria casa ou de familiares ou ainda de visinhos que possuem mediunidade de efeitos físicos e não sabem disso que provocam essas manifestações perturbadoras, uma vez que os desencarnados ignorantes estão em toda a parte, buscando uma oportunidade para perturbar. “Diga-me com quem andas e te direi quem és”.
    Apontei cientistas famosos que se dedicaram ao assunto. Consultar e se aprofundar na pesquisa é uma maneira inteligente de dizer sim ou não ao que foi estudado.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  11. Deus

    Eurípedes Barsanulfo

    O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a
    mais genial inteligência humana; e, como todo efeito
    inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a
    do universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das
    inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o princípio dos
    princípios; a razão das razões; a consciências das consciências;
    é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais
    pronunciava sem se descobrir!

    Ó Deus que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa
    mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da criação; na
    criancinha que sorri; no ancião que tropeça; no mendigo que
    implora; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai
    extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza
    as multidões.

    Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, no amor do esposo; no
    afeto do filho; na estima da irmã; na justiça do justo; na
    misericórdia do indulgente; na fé do homem piedoso; na
    esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos
    íntegros. Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! no estro do vate;
    na eloqüência do orador; na inspiração do artista; na santidade
    do mestre; na sabedoria do filósofo e nos fogos eternos do
    gênio!

    Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na flor dos vergéis, na
    relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no
    perfume das campinas; no murmúrio das fontes; no rumorejo
    das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na
    altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade
    do firmamento!

    Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! nos lindos antélios, no íris
    multicor; nas auroras polares; no argênteo da Lua; no brilho do
    Sol; na fulgência das estrelas; no fulgor das constelações!
    Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na formação das
    nebulosas; na origem dos mundos; na gênese dos sóis; no
    berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no
    sublime do Infinito!

    Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! com Jesus, quando ora:
    "Pai nosso que estais nos céus..." ou com os anjos quando
    cantam: "Glória a Deus nas alturas, Paz na Terra aos Homens e
    Mulheres da Boa Vontade de Deus".

    ResponderExcluir
  12. Edward, vc vai precisar de todas nós para ajudá-lo a soprar todas essas 50 mil velinhas. E estamos dispostas a ajudá-lo, só avisar. Continuo acompanhando a série, cada dia mais emocionante. Li as explicações do J. Morgado, porque sei que ele entende sobre esses fenômenos como ninguém, pelos artigos que escreve aqui. Muito bom...
    Vamos ver amanhã o que nos reserva seu último capítulo...
    Beijinhos e parabéns por mais essa conquista e pela série emocionante...

    Bjos,

    Larissa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  13. Edward, agora sim fiquei com medo. Lendo sua série fiquei toda arrepiada, eu não entraria nessa casa nem que me pagassem 10 milhões. Aí venho deixar meu comentário e leio o Barsanulfo, que posta como anônimo, não entendi nada. Esse me assustou. Parece os cânticos de Belzebu.
    Parabéns pelas 50 mil visitas, você é maravilhoso e merece nosso respeito e carinho!
    Bjos...

    Renata - Santo André - Metodista

    ResponderExcluir
  14. Olá Renata

    Você tem certeza que leu o poema de Eurípedes Barsanulfo?

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  15. É pic... É pic... É pic... É hora... É hora... É hora! Rá... Ti...Bum... Viva o nosso bloooog... Vivaaaaaaaaaaaaaaaa....
    Viva o Edwaaaaaaaaard.... Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....

    Mônica - SBC - São Bernardo!

    ResponderExcluir
  16. Renata para J. Morgadoquinta-feira, 02 julho, 2009

    Senhor Morgado!
    Peço-lhe encarecidamente que me perdõe. Meu pecado é sempre abrir a boca sem prestar atenção na leitura. Tudo porque detesto o tal de "Anônimo". Pela forma como estava a coluna e com essa assinatura apócrifa, tive uma impressão ruim. Tudo que fala em Deus tem que ser respeitado, eu fui leviana ao me manifestar. Não conheço Eurípedes Barsanulfo e lá vai eu novamente. Acho sua escrita dificil de se entender, lembra poemas de Camões...

    Abçs,

    Renata - Santo André - Metodista

    ResponderExcluir
  17. Edward, vc sabe lidar com as palavras como ninguém. Mescla um assunto sério com graça e suspense. Essa no final do texto de hj é genial, quando vc viu a vizinha que o ajudou a entrar na casa fazendo o sinal da cruz e sentiu tremendo frio na barriga. Estou rindo até agora. Lá li várias vezes o tópico. Vc deve ter pensado que a coisa estava preta para o seu lado, não foi?
    (rssssss...)
    Amanhã quero ver o final....
    Parabéns pelo sucesso do blog, tá?
    Beijos,

    Débora - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  18. O maior assombro que a parapsicologia nunca vai conseguir explicar, é como esse excelente jornalista Edward de Sousa, consegui 50.000 visitas em tão pouco tempo nesse adorável blog.

    No que me diz respeito, eu sou muito grato com a paciência que vocês têm comigo.

    Estimados jornalistas, e amigos!
    A minha singela participação é apenas, uma gotícula de água nesse oceano de sabedoria, que são as contribuições que cada um de vocês colocam nessas páginas virtuais.

    As suas conquistas, e seus aprendizados no campo da cultura, e da informação em geral, estão contribuindo de alguma forma, para que possamos construir um país melhor.

    Meus queridos amigos e amigas, Edward, Nivia Andres, J. morgado, Ana Célia de Freitas, Lumem, Cindy, Édisom Motta, Ana Paula, Professor João Paulo, lidiane, Paolo Cabrero, Priscila, Milton Saldanha, Martinha, Admir Morgado, Thalita, Agostinho de Freitas, Tatiana, Valentim, Anita, Gabriela, Ana Caroline e demais seguidores desse incontestável blog.

    Meus parabéns, e que continuemos unidos, com essa força, com esse companheirismo, seguidos de compreensão e carinho, dando um sentido afetuoso a nossa missão, que é de respeitar o próximo, compreendendo as suas virtudes e as suas fraquezas, e esperando do próximo a mesma reciprocidade.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  19. Para quem não está entendendo nada, eu ontem à noite fiz uma pergunta aos seguidores desse blog.

    O que é Deus?

    Continuo aguardando as respostas de cada um.
    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  20. Lindo, Padre Euvídio, emocionante, parabéns.
    Edward, meus cumprimentos a você e a todo esse grupo maravilhoso que todos os dias nos traz alegria e informação, além dessas saborosas histórias como essa da série que acompanho. Juntos formamos uma família maravilhosa. E quero ver o final dessa trama da casa mal-assombrada amanhã.
    Adoro vocês!

    Simone - Cásper Líbero - São Paulo

    ResponderExcluir
  21. Eu sou o 50141 .Parabéns Edward pelo "nosso" blog.
    E como disse antes, aguardem que la vem mais história.
    Tadinho do Paletó. vcs sabem como se vingar.

    A propósito .....TIMÃO HE HOOOOO
    Timão HEEEEEEEE HOOOOOOOOO, Corinthians..
    Abraços a todos. hoje é só comemoração.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  22. Bom dia a todos!
    Caro amigo e colega Edward de Souza!

    Sou a visitante n° 50.173 deste maravilhoso blog, no dia 2 de julho. Este espaço foi aberto no dia 4 de janeiro. Comecei a frequentá-lo no dia 17 de fevereiro, quando vi a carinha do Edward nos seguidores do meu blog. E nunca mais deixei de acessá-lo, várias vezes por dia - primeiro, para ler a matéria; depois, para comentar e acompanhar as opiniões de todos.

    Não imaginam como é gratificante ler o que pensam os seus milhares de admiradores, Edward! Chego a me emocionar com o carinho, o afeto e a amizade que se criou e se estende, a cada dia. Tudo isso porque você é uma pessoa que entende o significado da palavra COMPARTILHAR! Não hesita em dividir conosco a sua competência, suas divinas experiências jornalísticas e de vida, junto aos seus admiráveis companheiros Milton Saldanha, Édison Motta, Juliano Morgado, Oswaldo Lavrado e, mais recentemente, João Paulo de Oliveira, Ademir Médici e Guido Fidélis.

    Me sinto duplamente abençoada por ser convidada a fazer parte desse time de cobras do jornalismo que, ainda, nos oferecem lições de vida, de ética e de integridade profissional!

    Todos os que participam deste blog são, agora, meus queridos amigos, com quem adoro conviver, mesmo que virtualmente! Um dia, espero que possamos nos encontrar, para a celebração mais próxima dessa amizade tão bonita, que nos faz crescer, a cada dia...

    Disse, um dia, ao Edward, que ele espalhava pó de pirlimpimpim no teclado. É vero! Acho que ele contaminou a todos com a sua mágica!

    E como ele diz, sempre, vamos em frente, avante, em busca de mais 50 mil visitas!

    E aos amigos que ainda não se animaram a deixar um comentário e se integrar ao blog, peço que o façam, não dói nada e nos incentiva a melhorar, cada vez mais!

    Um abraço carinhoso a todos!

    Mais tarde darei a receita de um maravilhoso bolo, à altura de nossa comemoração!

    ResponderExcluir
  23. ao padre euvidio, a sua resposta está na pergunta n° 1 do LIVRO DOS ESPÍRITOS de ALAN KARDEC. um abraço.
    edward parabêns pelo seu blog. agora eu gostaria de saber onde está aquele pscólogo de outro dia?...quando o morgado falou que psicólogos e psiquiatras precisão aprender sobre os efeitos que o mundo dos espíritos tem em nossa vida. ca-de o psicólogo? acho que o edward com sua matéria sobre a casa assombrada deu a resposta que ele o psicólogo, merecia. um grande abraço a todos.
    um brasileiro - chapada dos viadeiros

    ResponderExcluir
  24. Queridas amigas e amigos, mais do que dileto companheiro-irmão Edward de Souza: parabéns pela marca atingida. Os números carregam simbolismos importantes, e este é um deles. Só achei você meio bruxo, justo você fechando a conta...
    Imenso abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  25. Querida Nivia Andres
    Você também é parte mais do que importante deste time que aqui se formou, com seu texto impecável e sedutor. Suas chances, vivendo no interior gaúcho, onde a vida obviamente é mais tranquila, foram e são diferentes das nossas, aqui sempre no olho do furacão destas mega cidades paulistas. No entanto, Nivia, você entra no páreo de igual para igual, com uma capacidade que sei nenhuma faculdade transfere, isso é de cada pessoa. Só falta um detalhe: tornar-se colorado. Parabéns!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  26. Caríssimo amigo J. Morgado: como provocador de plantão deste blog, vou cumprir novamente minha missão: quero entender o seguinte: como é possível que os espíritos tenham tal poder de interferência na vida dos vivos? Isso não seria atributo exclusivo de Deus? Como pode Deus delegar tanto poder, inclusive para o mal, aos espíritos? Não quero que ninguém pense como eu. Meu desejo é apenas que pensem. A discussão é um saudável meio para se desenvolver a inteligência. Como respeito a sua, caro amigo J. Morgado, nunca acharei perda de tempo buscar esclarecimentos.
    Grande abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  27. Edward, veja bem o que vai aprontar com a gente nesse último capítulo de amanhã, hein? Gente, não viram o que o Edward fez conosco? Atenção, Milton Saldanha, Nivia Andres, J. Morgado, Oswaldo Lavrado, Édison Motta, Professor João Paulo, Padre Euvídio e outros.
    Amanhã é sexta-feira 3, perceberam? Ele saltou ontem para cair o último capítulo no dia das bruxas, cruzes!
    Estou muito feliz com essa festa toda no blog e faço parte da família. Frequento desde os primeiros dias e não falhei um só, mesmo à distância acessei o blog com meu notebook. E ganhei quatro livros do Edward, de contos, porque fui a primeira a acessar quando os números bateram nos 40 mil, lembram-se?
    Beijos gente!!!

    Thalita - Santos - (Unisantos)

    ResponderExcluir
  28. Olá amigos


    Um abraço a todos.

    Padre Euvídio, sua pergunta está respondida no poema de Eurípedes Barsanulfo, transcrito acima.
    Meu amigo Saldanha, essa sua argüição já teve suas resposta em várias ocasiões. Entretanto, como você está se demonstrando deveras curioso a respeito, sugiro leia os livros indicados por mim. Principalmente o “Livro dos Espíritos”. Não creio que ele lhe fará mal. Ao contrário, lhe trará mais conhecimento a já sua vasta cultura.
    Quem quiser saber quem foi Eurípedes Barsanulfo (também chamado o “Apóstolo de Sacramento), basta acessar a internet. Ficarão maravilhados com sua biografia.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  29. O que é DEUS?

    Morgado essa é a pergunta mais interessante que existe. As respostas que são dadas a essa pergunta, são mais interessantes ainda.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  30. O Paletó, não apareceu mais no jornal ou ficou apenas uns dias de molho, Edward? Outra coisa. Como é que uma família consegue morar numa casa assim, tomada por espíritos, demônios, ou fenômenos outros ainda não identificados? Bom, tem o capítulo de amanhã, vamos ver, enfim o que acontece nessa casa. Estamos todas seguindo seu relato aqui no escritório do curtume de papai.
    Um beijo,

    Cristina - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  31. Olá amigos...
    Acho que eu sou o 50.271 (porco) - e já que o assunto sugere misticismo - vou procurar esse número e quem sabe embarco pra conhecer o padre Euvideo, uma figura.
    Excelentes os artigos do nosso Edward com as casas mal-assombradas e "fantasmas" atirando pedras. Aqui esses "gasparzinhos" não fariam sucesso já que o povão da cidade grande está mais preocupado com o "caminho das índias" e com o Timão do que com esses lençóis ambulantes.
    Edward, recorda aquele nosso grande amigo que tinha como guru um pai de santo com terreiro lá pelos lados da divisa de São Caetano com São Paulo ?. Segundo o amigo, o milagreiro (Lourenço) arranjava solução e cura para todos os males. Então, um dia nós três (eu, você e o amigo), durante bate papo informal em São Bernardo sobre o pai de santo e seus "milagres", você perguntou; " e ele, como vai ?". Nosso amigo, cabisbaixo, respondeu: "morreu". Nada mais foi dito, nem perguntado e não precisava. Certo ?

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  32. Agostinho Freitas ( Moleque Sací)quinta-feira, 02 julho, 2009

    Turma do buteco do Sací manda abraços procês. E qué come o bolo da Nivia. Parabéns.

    Agostinho Freitas ( Moleque Sací)-Pinda

    ResponderExcluir
  33. Vivaaaaa! Sou o visitante 50.277.
    Imaginem, queridos amigos e amigas do Blog, minha alegria. Mais do que isso, euforia! Por poder compartilhar com vocês esse sucesso.

    A você, amigo e irmão Edward, um grande brinde acompanhado do Juliano Morgado,Nivia Andres, Osvaldo Lavrado, Milton Saldanha, Ademir Médici e Guido Fidélis. PARABÉNS!

    Que o Criador continue iluminando seus passos com saúde, paz e felicidade.

    Este feito é obra de seu talento, perseverança e liderança. Marca registrada de sua vida. Por onde passa, eleva a qualidade e a audiência.

    Estou emocionado com a participação dos alunos do professor João Paulo de Oliveira, todos, em média com 10 a 13 anos. O Blog se revela um bom caminho de leitura para seus pulsantes horizontes.

    Um grande abraço a todos vocês que prestigiam e acompanham este espaço diariamente. Não vou citar nomes para não cometer injustiças. Mas como deixar de saudar o Padre Euvidio, o homem das pererecas?

    Vou mandar um abraço especial pra você, Edward, e comemorar a marca das 50 mil visitas na TV Sehal (www.sehal.com.br) logo mais a partir das 17 h.

    Abração a todos,

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  34. Padre Euvídio

    O Senhor tem razão. Sábias palavras.

    Paz. Muita Paz.

    J.Morgado

    ResponderExcluir
  35. Ana Célia de Freitas.quinta-feira, 02 julho, 2009

    Boa noite amigos do blog.
    Olá meu querido amigo Edward.
    Estou amando esse fato assombroso,e muito curiosa para saber o final dessa história,vocês aprontavam hein.
    O blog chegou a esse número expressivo, graças a todos vocês que nos trazem assuntos,histórias,contos e outros com muita criatividade,seriedade e um pouco de humor.
    Fico feliz em fazer parte do mesmo.
    Sucesso,Parabéns e muito obrigada por nos proporcionar leituras tão interessantes.
    Beijosssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.Franca/SP.

    ResponderExcluir
  36. Amigo João Paulo, essa pergunta é muito difícil de responder. Confesso a você que eu estou pensando na resposta caso eu seja interpelado por alguém.
    Apesar que, para explicar Deus, teríamos que ser maior do que ele. Eu não estou conseguindo explicar nem para o gerente da minha conta, por que o meu saldo está negativo!
    As contas antigas eu não estou pagando, e as contas novas eu estou esperando ficar velhas.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  37. Deus está em toda a parte, mas o homem somente o encontra onde o busca.
    Eu creio no Deus que fez os homens, e não no Deus que os homens fizeram.
    Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente...
    Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo.
    A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
    O acaso é talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras.
    Se Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar. Por que amamos as coisas e usamos as pessoas!
    a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor!

    ResponderExcluir
  38. Prezados amigos e amigas do blog!
    Algumas perguntas deixei de responder, por conta da correria. Enquanto isso, continuamos aguardando a receita do bolo da Nivia. Se for como na responda quem é ela na foto, só vamos ter essa receita quando atingirmos a marca de 100 mil visitas, o que, espero, não esteja longe de ser comemorada.

    Agora Nivia, quanto ao comentário que você postou sobre o blog e essa rede de amigos, saiba que me sensibilizou. Você contou que viu minha carinha (sic) em seu blog e resolveu devolver a gentileza, cadastrando-se nesse aqui, que é nosso hoje. Pois bem. E sabe o motivo que me levou a participar de seu blog? Li seu currículo, verifiquei que era jornalista como nós e um dos seus artigos chamou minha atenção. Aquele que postamos, com algumas modificações aqui nesse nosso, e que fez grande sucesso. A rivalidade entre Inter e Grêmio de Porto Alegre e as alegres brincadeiras de família, com apostas valendo latas de pêssego. Pedi a você se poderia publicar o texto. Você concordou, fez sucesso e caiu nas graças de todos nós. Agora, daqui você não sai, nem com uma proposta do Real Madrid, combinado? Cubro todas elas.

    Muito amigos e amigas perguntaram sobre o motorista "Paletó", dessa série que termina amanhã. "Como expliquei, percebendo a repercussão de sua foto na primeira página do NP, como não era bobo se escondeu em casa, alegando dores por causa do ferimento recebido na cobertura da "Casa que atirava pedras". E conseguiu atestado médico, ficando afastado uma semana. Aos poucos voltou, meio sem graça, aguentando gozações e se enturmou novamente. Fiz outras grandes reportagens, transportado por ele, que ainda publico aqui em série. Uma delas sobre o Inocente preso em Suzano. Não sei onde anda "Paletó" hoje, mas espero que esteja bem.

    Professor João Paulo, Mestre querido e importante nesse blog. Uma novidade para o senhor. Escrevi três ou quatro artigos para a Revista Realidade, bem no começo de minha carreira e dos anos 70. O grande sucesso e que gerou cópias horrores, foi quando escrevi uma matéria para a Realidade intitulada "Os grandes Contos do Vigário". Sucesso total na época. Ressalto que era free lancer nessa revista, que pagava uma nota preta por matérias especiais. E não era qualquer um que conseguia escrever e assinar seu nome nessa revista não, viu, professor! Só não sei lhe explicar como ter acesso ao arquivo histórico dessa revista, mas, caro amigo, vou encontrar informações e lhe passar. Milton Saldanha, talvez, ou Édison Motta podem ter alguma dica sobre essa sua pergunta, caro Mestre!

    De resto, apenas um alô ao irmão Oswaldo Lavrado. Tome cuidado ao citar números e compará-los às dezenas, centenas ou milhares do Jogo do Bicho. No Brasil é proibido jogar. Dá cadeia. Aqui, o grande croupier é apenas um: O Governo Federal. Passem bem amigos e vamos torcer para o Grêmio da Nivia, porque o Inter do Milton já era. E os cumprimentos aos três corintianos do Blog pela conquista de ontem: Oswaldo Lavrado, o mais fanático, J. Morgado e Ademir Medici. Tem ainda nosso grande amigo o Admir Morgado. Esse é corintiano de araque, só atazana quando o Corinthians ganha, quando perde, é santista.
    Um forte abraço a todos e até amanhã com o último capítulo dessa série sobre a casa que atirava pedras.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  39. Caríssimo Edward: que bela surpresa saber que você escreveu para a Realidade. Não era para qualquer um, com certeza. Tenho uma pilha delas em casa, comprei numa banca tipo sebo. Quando vi fiquei louco. Não chega a ser uma coleção, mas quase. De repente, quem sabe, alguma das tuas matérias está aqui no meu arquivo. Tenho também uma pilha de O Cruzeiro, desde os anos 40. Salvei da faxina na casa de um amigo, puta sorte. Coleção do Coojornal, de Porto Alegre, que foi excelente, da imprensa alternativa.
    Quem cultua a memória, como eu, se lambuza nessas coisas.
    Será que vai dar tempo de ler isso, pelo horário?
    Abração,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  40. Olha, Edward, não se faça de sonso, está me cobrando a receita do bolo, me chamando de lerda, mas estou usando a mesma técnica que você, fazendo suspense...Estamos todos loucos na expectativa de ler o final da série da "Casa do Espanto", e fomos enrolados direitinho, para que o final seja em grande estilo! Até a audiência de nossos novos amiguinhos, alunos do prof. João Paulo, você conseguiu!

    Ademais, agora estou triste, já que o Grêmio perdeu a classificação à final da Libertadores. Mandei um e-mail ao Milton, ontem, "antes" do jogo, hipotecando-lhe o meu apoio, dizendo que não ia torcer contra, segundo a melhor tradição da família Andres! Porém, não adiantou, o Inter embarcou, tal qual o Grêmio (disse a ele que desconfiava disso!). São tão parecidos os dois times do sul que até na derrota, empatam! Explico melhor, o Colorado precisava fazer 3 gols para ser campeão, já que perdera de 2 x 0 para o Corinthians, na primeira partida. Levou mais dois e empatou, ontem... O Grêmio precisava fazer 2, pois perdeu a primeira, para o Cruzeiro, por 3 x 1. Hoje, levou mais dois e empatou.

    Coisas do futebol. Mas não tem nada, não...Vamos em frente!
    Uma coisa achei fantástica, a torcida tricolor é maravilhosa. Cantou o tempo inteiro, até depois do final da partida. Isso que é amor incondicional ao time!

    Ainda uma observação: Não pense que foi só por gentileza que me tornei seguidora fiel do seu blog. Claro que li muito bem o seu currículo. Seu modo de escrever me cativou. Tenho poucas virtudes, mas uma delas é perceber, de primeira, a capacidade das pessoas, pelo que escrevem. Não errei. Acertei na mosca, ou melhor, no blog do Edward de Souza!

    Acho que vou esperar, acordada, o majestoso epílogo!

    ResponderExcluir
  41. Ola edward eu e meu amigo Gabriel lemos a sua história e achamos muito interssante. é uma pena o paletó ter levado uma pedrada.somos alunos da escola Anita Catarina Malfatti de Diadema e achamos muito interessante sua história.Abraço Matheus e meu amigo Gabriel... abraços

    ResponderExcluir