segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

BLOG DESTA SEXTA-FEIRA...
.
O JORNALISTA J. MORGADO
.
ESCREVE:
.
"UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL".
.

Todo cidadão tem direito e dever de apoiar políticas públicas do governo que considere benéficas à sociedade. Sem alinhamento automático e sem a cegueira dos apaixonados e comprometidos. E todo cidadão tem por dever e obrigação criticar tudo aquilo que considerar errado. Sem a hidrofobia de quem faz oposição sistemática, sem distinguir erros de acertos.

Com esse posicionamento, de quem viu com simpatia e apoiou as políticas sociais do governo Lula, quero também dizer que em diversas ocasiões o ex-presidente confundiu a cadeira de presidente com trono real. O caso mais emblemático aconteceu quando já se fechavam as cortinas da sua encenação marqueteira ao longo de oito anos: Lula distribuiu passaportes diplomáticos para a família, incluindo um garoto de 14 anos, como se fosse o dono do poder. Antes de tudo, convém salientar que nenhum presidente é dono do poder. Ele está lá temporariamente, por delegação da maioria dos eleitores, amparado nos dispositivos constitucionais democráticos. Não apenas a estes, mas a todos os brasileiros, o presidente deve satisfações de todos os seus atos, sejam grandes ou pequenos.

Ao beneficiar a família com regalias ilegais, e aqui foi um caso típico, Lula mandou às favas o respeito que deve a todos nós. Não é o custo nem o porte da decisão que estão em questão: é o exemplo! Ao cometer uma ilegalidade, o ex-presidente passou um péssimo exemplo ao funcionalismo público e ao conjunto da sociedade. Esse tipo de coisa avaliza tanto o guarda de trânsito achacador como o grande empreiteiro que frauda em licitações. De alto a baixo, em todos os segmentos da organização social, as atitudes do presidente vão se refletir, seja para o bem ou para o mal.

O ministro da Defesa Nelson Jobim (foto), que foi meu vizinho nos tempos de adolescência, em Santa Maria (RS), e cuja trajetória acompanhei ao longo dos anos, sempre foi conservador, claramente de direita, e chegadinho numa boca boa em cargos públicos. Ao declarar que considera ridículas as críticas a hospedagem de Lula & família numa base militar paradisíaca, a beira mar, acaba de incorrer no mesmo erro do ex-chefe.

Lula tem direito à segurança paga pelo Estado, pelo resto da vida, e só um insano criticaria isso. Mais que direito, é uma necessidade para qualquer ex-presidente. Mas não precisa de uma base militar inteira, até porque sempre se jogou (literalmente) nos braços do povo sem qualquer temor, embora sempre com algum risco, porque loucos não faltam neste mundo. Novamente, para não dar mau exemplo, poderia ter escolhido outro local para seu merecido repouso. Até no exterior. E duvido que fossem cobrar dele pela hospedagem. Repito: não é o custo que está em discussão. Esse custo é sim ridículo. Mas o mau exemplo não é ridículo, é apenas algo a se lamentar.
.
Independente de várias coisas boas para o país que aconteceram durante seus dois governos - das quais a principal foi a administração impecável da crise econômica internacional - Lula & família sempre cometeram o erro de confundir o público com o privado, achando que tinham todos os direitos vetados aos demais mortais. O cargo não era dele. Como não é de Dilma, em quem votei. É nosso! Lá o presidente é apenas nosso representante. Não pode fazer o que bem entende, e sim o que nós entendemos, através das leis, que precisam ser claramente interpretadas e, sobretudo, seguidas. Se a lei não for boa, que se abra o debate e se mude a lei. Mas a ilegalidade, em qualquer plano, será sempre intolerável.
___________________________________________
*Milton Saldanha, 65, é jornalista e escritor, além de tangueiro amador
___________________________________________

37 comentários:

  1. Boa tarde, amigos (as)...

    Alguns problemas de ordem técnica nos impediram de postar logo pela manhã o texto assinado pelo amigo-irmão, jornalista Milton Saldanha. Estamos saltando de 1 giga para 10 gigas nossa velocidade, agora com a Net, agilizando assim nosso trabalho. Com propriedade, Milton Saldanha aborda os desmandos administrativos ocorridos no final do mandato do Presidente Lula. Eu citaria ainda o caso Battisti, muito batido por todos nós neste blog, mas não deixa de ser outro ato ditatorial do nosso ex-presidente, passando por cima do Supremo Tribunal Federal, a quem compete julgar esta questão, se extradita ou não o terrorista italiano. Nosso blog, agora invadido pelo “Gola Polo”, antigo hacker francano que muda conforme o grau etílico seus personagens, continua com os comentários moderados.

    Outro dia li esse texto, assinado por Paulo Divino, em um blog, achei interessante e peço permissão para lhes mostrar, acompanhe: “Eleições custam caro. Políticos roubam muito. E precisam roubar mesmo, já que eleições custam caro. Estima-se que uma campanha para vereador em Cuiabá esteja orçada em 1.000.000,00. É isso mesmo, um milhão de reais. Imagine então quanto vai nos custar uma eleição para presidente da república. Sugiro o fim do processo eleitoral. Lula para Rei. Hei, hei, hei, Lula nosso Rei! Os atuais detentores de mandatos, de vereador a senador, de prefeito a governador, seriam transformados em nobres. Com o fim do circo eleitoral, sobraria mais dinheiro para o pão, que está pela hora da morte. De quebra, entraríamos definitivamente no primeiro mundo. Como na Inglaterra, ou em Mônaco, ou na Espanha”.

    Esta pode ser uma ótima sugestão para 2014, quem sabe! Como tenho certeza que Lula deve voltar a se candidatar, o fim do processo eleitoral e a volta da monarquia seria do tamanho certo para o nosso ex-presidente. Assim sentaria de vez no trono, ergueria o cetro real e faria o que bem entende, da forma que gosta e como agiu muitas vezes em seu governo de 8 anos.

    Um forte abraço!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton, eu li esta denúncia na Folha de São Paulo. Na nota, diz o jornal que o Itamaraty concedeu estes documentos aos dois filhos do Lula em caráter excepcional e interesse do país, e no penúltimo dia do seu mandato, mas não cita justificativas. Além dos filhos um neto de 14 anos também recebeu o passaporte diplomático. É para se perguntar, que interesse pode ter o país em ceder gratuitamente passaportes diplomáticos a estes meninos? Eu disse gratuitamente porque custam, em média, 190 reais cada um, e uma burocracia enorme para se tirar tais documentos. Principalmente nós, simples mortais. No nosso caso, apenas o passaporte, claro. Diplomático só para os "graúdos" que gozam de regalias quando viajam ao exterior.

    Nada a se estranhar. Lula durante o seu governo foi só vaidade. Chegou a se comparar com JK, Getúlio Vargas e cansou de desobedecer regras fundamentais de protocolo. Nesta campanha que fez para a Dilma, ostensiva, peitou o Tribunal Eleitoral, pagou algumas multas e foi em frente, como um verdadeiro Rei, cheio de poder. Um poço de vaidade nosso ex-presidente. Para mim, já foi tarde demais!

    Bjos

    Tatiana - SBC

    ResponderExcluir
  3. Parece que o abuso de poder se faz jus em todos seguimentos da nossa sociedade.
    O representante de uma nação é o reflexo de que o elegeu.
    Em relação aos roubos, acho que não somos capazes de imaginar a quantia de cédulas reais que correram pelos ralos da perdição.
    O povo é submisso como um cão doméstico, apanha que apanha, depois vem balançando o rabinho.
    O difícil é saber quem está apto para exercer o cargo maior da nação.
    Quando se está no poder, os bons ficam mal, e os mal ficam piores.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  4. Penso, Milton, que Lula não deve mesmo voltar a se candidatar, diante destas atitudes abusivas que tomou no final do seu mandato. Foi mais ou menos um "se lixem, vou cuidar da minha vida e da minha família, não preciso mais de vocês". Não critico o fato de estar numa casa de praia controlada pelo Exército, regalia esta que é direito de ex-presidentes convidados pelo Ministro da Defesa, caso que aconteceu com o Lula, mas poderia ser mais discreto e ir passear em outras bandas, como você disse, teria evitado toda esta especulação. Uma coroa ficaria bem na cabeça de Lula... De espinhos, para deixar esta pompa de lado e ser mais humilde!

    Bjos

    Andressa - Cásper Líbero - SP

    ResponderExcluir
  5. Eu não vou sentir nenhuma saudade do Lula e sua prepotência. Pra mim, rei posto é rei morto!

    Odete - SP

    ResponderExcluir
  6. Caros Edward de Souza, Tatiana, Euvidio, Andressa e Odete: obrigado pela democrática participação. Eu tenho o defeito de gostar do Lula. Aí vocês vão perguntar: Como? Gosta e escreve uma crônica como esta? Pois é, aí está a vantagem de ser um jornalista independente, como tem que ser todo jornalista. Mereceu elogio, ganha elogio. Fez merda, como agora, leva cacete!
    E por que gosto do Lula? Porque apesar das suas mancadas, não poucas, representou um rompimento naquela tradição de que só príncipes podem ser presidentes da República. Um trabalhador, de familia retirante, conseguiu chegar lá. Isso é admirável. Mas o principal é que fez um governo voltado para o social, coisa inédita no Brasil. Com limitações? Com certeza. Mas foi um início. O único problema foi o Lula achar que era também rei, como eu disse aqui...
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  7. Olá Milton

    Olá Milton, meu amigo

    Feudo e feudatários. Será que mudou muito as regras da Idade Média? Acredito que não!
    O que mudou foram apenas a tecnologia, roupagem, alguns costumes...
    Na verdade, o homem na sua incompetência não conseguiu vencer os obstáculos que atravancam sua evolução moral.
    Continua tudo “como d’antes no quartel d’Abrantes”. Os nobres arrocham os plebeus ou ralé, como alguns deles se referem. Periodicamente alguns são armados cavaleiros e engrossam o time de mandatários. Coroas são distribuídas e cada um ganha uma fatia do bolo.
    Engalfinham-se para poder participar do enorme erário real. Neste momento, 600 cargos para comandar uma fabulosa fortuna.
    A Rainha, que renegou suas idéias niilistas (nada contra) e se disse religiosa para poder galgar o poder, acaba de redecorar seu palácio, ou melhor, seu gabinete e retirou a bíblia e o crucifixo que decoravam o ambiente (notícia divulgada pelos arautos). Nada a criticar, pois “cada um desse do cavalo como quer”.
    O problema é a marca característica de todos os seres humanos e em especial nos políticos de todas as épocas, a hipocrisia!

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  8. Oiê, amigos (as)...
    Este é o quarto comentário que envio, os outros três desaparecram no caminho...porque será ?

    Como sempre, um belo artigo do mestre Saldanha...
    Um macado em supermercado faria iguais, ou menos, estragos que o Lula. Nem mais, nem menos.
    Galhofeiro, Lula deixa seu nome registrado na história, que deverá julgá-lo melhor que os contemporâneos.
    Deveria, então,recolher-se ao seu canto e não dar mais motivos para que sua reputaçõo seja atirada ao ralo da pilantragem, como os passaportes ilegais aos filhos e a ocupação pra férias da família em propriedade do governo. Até em coisas comezinhas, o homem faz maracuatais, palavra imortalizada por ele, enquanto sindicalista e candidato a presidente.
    Enfim, toda essa galhofa e prepotência seria rizível, não fosse trágica. Enfim, já era.
    Parabéns caro Saldanha.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  9. Oiê, amigos (as)... Parabéns pelo artigo mestre Saldanha. O Lula na presidência fez os mesmo estragos que macaco em supermercado. No entanto, ambos conseguem fazer algo de bom. Lula ficará na história do Brasil não pelos seus méritos como presidente, mas pelas lambanças que seu egocentrismo impingiu. Já era, então que fique em paz e siga sua vida distante de coisas que exigem seriedade e caráter. Mas o infeliz não descansa e segue fazendo estrepolias como os passaportes para os filhos e as férias em colônia militar. Mas este País teve governos corruptos iguais ao dele (mais não). A cantilena de campanha do Lula era, se eleito, combater a corrupção. Fez exatamente o contrário. Seria cômico, não fosse trágico. Valeu e parabéns, mestre Saldanha.

    Abraços

    Oswaldo Lavrado
    SBCampo

    ResponderExcluir
  10. Meu caro amigo-irmão Oswaldo Lavrado, conforme está em meu comentário, o primeiro desta crônica escrita pelo Milton Saldanha, estamos moderando os comentários. Ou seja, eles são postados normalmente, até que alguém, no caso hoje eu, venha até o blog e autorize. Isso por causa do famoso pilantra "Gola Polo", o incrível, que resolveu tomar umas e outras ontem e atacar mais uma vez nosso blog. "Gola Polo" tem mania, conforme eu disse ontem, de fazer motor para teco-teco e acredita que em Franca se fabrica os melhores aviões do mundo. Quando leu sua matéria ontem, Lavrado, achou que você criticava aviões brasileiros e enfureceu-se, soltando impropérios para todos os lados.

    Com dupla personalidade, "Gola Polo" está se transformando hoje no maior rato da Internet. Mesmo tendo sido cassado recentemente pelo Google, deu a volta por cima e voltou em seu melhor estilo, atirando para todos os lados. Além do novo personagem, criou duas figuras femininas, prontas para atacar ao menor descuido. "Gola Polo" não demora será cassado novamente pelo Google, para que todos tenham sossego em seus blogs.

    Forte abraço!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Milton!
    O que não vou nunca concordar e já discuti muito isso com amigos, é a velha ladainha de que Lula é um trabalhador, veio de uma família retirante e chegou lá. Os chamados intelectuais, como Chico Buarque, por exemplo, sempre defenderam a candidatura do Lula porque era pobre e analfabeto. Por acaso Serra não era pobre? O pai dele dava duro 18 horas por dia numa feira livre para sustentar a família. E Serra teve méritos de estudar, coisa que Lula pode fazer mais tarde e não o fez. Preciso entender o que se passa na cabeça dos tais intelectuais...

    Eu tenho outro pensamento. Prefiro escolher um homem formado, culto e de preferência milionário, assim rouba menos. Lula, com essa de chegar lá porque era de família retirante e pobre, encheu os bolsos e, ao lado dos filhos, deve ter hoje a maior fortuna deste país. Prevenido que é, já tirou o passaporte para a família inteira. Se o pegam com a mão na massa, se manda daqui. Dona Marisa, devem se lembrar, providenciou passaportes italianos bem antes das eleições. Se a Dilma tivesse perdido as eleições, Lula e família não estariam no Guarujá e sim na Itália. O rombo que ele deixou seria descoberto.

    Um ditador de meia pataca que se uniu a outros ditadores vizinhos e um cadáver ambulante de Cuba para ressuscitar o comunismo. Vão quebrar as asas.

    ABÇS

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  12. Oiê, amigos (as)...
    Chefe de plantão e irmão Edward... Tá explicado, mas nem era necessário falar sobre o "poderoso" Gola Polo. Ele deve ter espinafrado artigo e por consequência o autor (que não por acaso sou eu) nos comentários deste final de semana. Mas como você mesmo diz que o cara é um pílantra procurado pelo Google, que já o tirou do ar algumas vezes, não vamos dar ponta pé em cachorro morto.

    Vamos, então, aceitar a moderação feita pela "chefia" e seguir em frente.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  13. Então, Milton Saldanha, a dificuldade da família Lula da Silva de se despedir dos privilégios oficiais é enorme. O ex-presidente, que foi se refestelar com Mariza Letícia e os filhos, inclusive o Lulinha - hoje um homem rico, sócio da Oi - em base militar ao sul de São Paulo, não tinha amparo constitucional e legal de se hospedar ali, gozando de toda a mordomia, como se ainda presidente fosse, às custas dos contribuintes. A mídia, de olho nos primeiros passos de Lula pós-Brasília, foi a campo para registrar o inusitado ocorrido. Mas, como estamos no Brasil, o incidente foi prontamente solucionado pelo Palácio do Planalto: ou seja, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, fez oficialmente o convite para ele e a família, e foi sanado o problema. Pelo visto, o ex-metalúrgico deixou de ser presidente, mas o espírito presidencial ainda não se desencarnou dele.

    Beijos,

    Larissa - Santo André - SP

    ResponderExcluir
  14. Oi Milton, nenhum dos filhos do Lula, Luís Cláudio e Marcos Cláudio, que receberam os passaportes diplomáticos pedidos pelo ex-presidente pouco antes do fim do seu mandato, ao que se sabe, prestou ou presta relevantes serviços à Nação para ter direito a esse documento. O benefício é concedido a presidentes, vices, ministros de Estado e de Tribunais Superiores, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ex-presidentes e governadores. A validade é de quatro anos. Assim, durante todo o governo de Dilma Rousseff, os filhos de Lula terão acesso à fila de entrada separada e com tratamento menos rígido nos países com os quais o Brasil tem relação diplomática. Em alguns países que exigem visto, o documento o torna dispensável e é tirado sem nenhum custo para a "autoridade". Um passaporte normal, a Tatiana disse corretamente em seu comentário, custa R$ 190 para ser emitido. E não é tão simples conseguir. Lula estava deixando o governo com aprovação nunca vista antes. Em alguns dias, horas, conseguiu arranhar sua imagem por tão pouca coisa. É Brasil!

    Parabéns pelo texto!

    Michelle - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  15. Fica a impressão que toda esta repercussão aconteceu porque Lula tomou algumas decisões no final do seu mandato, entre elas o caso Battisti, cuja palavra final deveria ser do STF, essa distribuição de passaportes diplomáticos para a família e seu passeio no Guarujá, às custas do dinheiro do povo, sob a guarda do Exército Brasileiro. Em seus 8 anos de mandato Lula tomou outras atitudes que não eram de sua competência. Pisou em cima de ordens ministeriais, fez e desfez, como um Rei que julgava ser e tudo terminou em pizza. Estas últimas lambanças suas também logo serão esquecidos ou debitadas para as "zelites".

    Gostei da crônica, Milton!

    Bjos a todos!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP

    ResponderExcluir
  16. Por favor, no último parágrafo, onde está esquecidos, entendam esquecidas (as lambanças).

    Obrigada,

    Gabriela

    ResponderExcluir
  17. Lula - Primeiro e único e o PAC dos Silva.
    Começou o Plano de Auxílio ao Companheiro. Marisa e o marido levaram a sério a ironia do “Lula I” ou “Lula 51”: eles se acham uma “família real” que o Brasil tem a obrigação de sustentar. Férias pagas pelo contribuinte, passaportes especiais para filhos e neto e sabe-se lá mais o quê.

    E o "Gola Polo", apelido certo para um sem cabeça. Pau nele, Edward!

    Abraços, Milton Saldanha!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, Milton Saldanha! Muito boa sua crônica. Além das decisões tomadas por Lula no apagar das luzes, Milton, uma que ninguém comentou e creio que poucos tomaram ciência. Foi criada – por medida provisória - uma nova estatal: a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Na prática, esse novo órgão vai administrar os 46 hospitais universitários existentes no Brasil. Trata-se de uma estrutura nada desprezível: aproximadamente 70 mil servidores - 59% vinculados ao Ministério da Educação, mais precisamente a 32 universidades federais. Com certeza alguém está sendo beneficiado com esta medida do ex-presidente Lula. E digna de Rei a decisão.

    Bjos

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP

    ResponderExcluir
  19. Aí está, na calada da noite e mais uma estatal criada através de medida provisória assinada pelo Lula, ainda na presidência, de acordo com as informações da Tânia Regina. Outro cabide de empregos que só vai trazer prejuízos para a Nação. Depois, quando surge um FHC da vida que elimina estatais como essa criada agora, botam a boca no mundo, como se fosse ele um malfeitor que estivesse sugando o leite de pobres criancinhas. Estatais no Brasil, com raríssimas excessões só prejuízos trouxeram para todos. Aplaudo FHC por ter acabado com muitas delas.

    Quanto ao Lula, desde que colocou pela primeira vez a faixa presidencial no peito, sempre mostrou-se arrogante e dono do poder. E não duvidem, a Dilma que se cuide. Lula vai ainda dar ordens e conseguir outras regalias, quantas quiser. Em Brasília, Lula dá as cartas e joga de mão. Seu reinado continua.

    Priscila - SBC

    ResponderExcluir
  20. Faltou ao ex-presidente só um pouquinho de vergonha, assim não iria passar suas férias com a família no Guarujá, às custas do povo brasileiro. Já mamou tanto nas tetas do poder, quer mais ainda? Mesmo que tivesse sido convidado para passar as férias no Guarujá, o que só aconteceu depois que a Imprensa abriu o bico, deveria ter recusado, ficaria bem mais ético. Lula, pouco antes de deixar o "trono", disse que ia ensinar como um ex-presidente deve se comportar. Nunca antes neste país vimos tais exemplos. E não para por aí, o ex-presidente ligou para seu amigão, Hugo Chaves, e se convidou para umas férias com a família na Venezuela, de pronto aceito o auto convite, desta vez às custas do povo venezuelano. Assim deve se comportar um ex-presidente.

    Carol - SBC

    ResponderExcluir
  21. A dois dias do fim do mandato presidencial /
    A busca de regalias não parou nem após o Natal /
    O Itamaraty renovou o passaporte diplomático /
    De dois filhos de Lula, rápido, quase automático /

    Disseram que foi “em caráter excepcional” /
    E “em função de interesses do país”, que tal? /
    Sem justificativa para a pouca vergonha que emana /
    Acham que o Brasil é a casa da mãe Joana /

    O documento não é para qualquer indivíduo sem graça /
    É para quem nos representa perante todas as raças /
    E que por isso tem trânsito livre, sem necessidade de visto /
    Com custo zero. Burocracia? Não se sabe o que é isto /

    Mas Marcos e Luis, ambos Cláudio, vão devolver /
    O passaporte que receberam sem merecer /
    Pois independentemente de serem filhos de quem são /
    Em sua profissão não estampam no peito nosso brasão /

    São pessoas comuns, como eu e você /
    E até como o Lula, que está tendo de aprender /
    A conviver sem o bom e velho poder de outrora /
    Já era para ter largado o osso, que demora… /

    Lauro Rigoletto - Recife

    ResponderExcluir
  22. Até quando a familia "LULA" vai continuar mamando no governo? Já é hora deste pessoal entender que o mandato do Lula terminou e desde então ele é um cidadão comum, apenas com as prerrogativas estipuladas em Lei. Ainda bem que a imprensa está de olho, tendo a coragem de divulgar as irregularidades.

    No dia de hoje os dois filhos do Lula, em seus Twitters, prometeram que vão devolver os passaportes e desceram a lenha na Folha de São Paulo e no Estadão, para eles os responsáveis por esta divulgação. Até a OAB entrou na briga, pedindo a devolução dos passaportes. Já deveriam ter devolvido estes passaportes há muito tempo. Aliás, nem deveriam ter aceitado. Pouca vergonha!

    Bj

    Anna Claudia - Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  23. Olá Milton, o Brasil virou a República das Bananas, com todo respeito que as autoridades merecem. Ex-presidente passando férias nas dependências militares, passaportes consulares a três por dois para a família real até a terceira geração, também para religioso da base, indenizações milionárias para os amigos e apoiadores e assim vai a carruagem. Por isso Lula disse que iria sentir falta da presidência...

    Muito bom e oportuno seu texto, Milton Saldanha, parabéns!

    Talita - Santos - SP

    ResponderExcluir
  24. Caros J. Morgado, Oswaldo Lavrado, Juninho, Larissa, Michelle, Gabriela, Miguel Falamansa, Tânia Regina, Priscila, Carol, Lauro Rigoletto: voltando agora há pouco de uma deliciosa aula de tango, vinha ouvindo no carro a rádio CBN. Eis a novidade: essa farra dos passaportes diplomáticos é muito maior do que se imaginava. Tem bispo da Universal, tem filhinha de deputado, tem o próprio deputado, um monte de gente. Todos certamente prestando relevantes serviços ao país no exterior. Por exemplo, na Dismey, visitando o Pato Donald, que certamente deve estar muito interessado na diplomacia brasileira. Tem sentido, não sejam impertinentes, o Pato Donald, o Mickey, o Pateta e outros heróis de vez em quando visitam o Brasil em alguma festa dos seus dedicados editores, na Abril.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  25. Caros: o Lula está merecendo as lambadas e, da minha parte, não retiro nada do que escrevi. Só peço um favor, em nome da boa memória e boa informação: não me venham com esse papo furado de que com FHC não era igual, porque era! Peguem jornais da época. Já havia denúncias no governo FHC de abuso com os cartões corporativos. Sejamos todos críticos e vigilantes, mas sem cegueira e sem falta de memória.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  26. Agradeço também pelas participações da Anna Claudia e Talita, que comentaram depois das minhas respostas anteriores.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  27. Os regimes republicanos herdaram a nostalgia das monarquias. O gosto pelos cerimoniais e pela suntuosidade sobreviveu à mudança do regime em todos os países. Palácios, salões com grandes lustres e obras de arte, tapetes vermelhos, guardas palacianas e rituais militares, a "corte" em torno do presidente, tudo isso se tornou irresistível demais para que fosse banido. Ao mesmo tempo, o colosso dos palácios intimida o povão, que se mantém à distância, sabendo que lá não é o seu lugar. Disso, para as mordomias exageradas, foi um passo natural. Quem chega ao poder se acha no natural direito a elas. Na ilusão de que nada será notado, os governantes usam e abusam dos privilégios. E perdem completamente a noção da realidade e dos direitos e deveres que lhes caberia exercer.
    Nenhum deles é diferente.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, Milton Saldanha, Edward de Souza, amiguinhas e amiguinhos.
    Estava lendo hoje uma notícia e fiquei com a impressão que o Tiririca está errado. Pior que está vai ficar sim. A nota diz que o Senador Suplicy esteve fazendo uma visita ao terrorista italiano, Cesare Battisti, no presídio da Papuda, em Brasília. Depois de ouvir o italiano, Suplicy não tem a menor dúvida que o ex-presidente Lula acertou em cheio em não extraditá-lo. E mais. Exige que o terrorista seja imediatamente solto. Suplicy conta que Battisti já tem uma namorada brasileira com quem pretende ter um filho, para legalmente permanecer no Brasil, a exemplo de Biggs (isso por minha conta). Disse que o italiano lhe garantiu que é inocente de todas as acusações que pesam contra ele e ficou, ele Suplicy, certo que o terrorista fala a verdade.

    Logo o Suplicy, um homem em quem votei para o Senado e o faria para Presidente da República, sai com uma dessa. Tenho a impressão que ficou gagá, depois de ter se separado da esposa. Os filhos já são todos meio malucos, agora o pai. Pelo jeito nosso país, que figura sempre em filmes americanos como asilo de marginais, vai continuar sendo berço de terroristas, se depender do ex-presidente Lula e de Suplicy. O STF deveria tomar a frente deste assunto e devolver o italiano para o país onde ele nasceu, para ser julgado. Compete a Justiça italiana apurar se Battisti é culpado ou inocente, não ao ex-presidente Lula, muito menos ao Suplicy.

    A continuar assim, o Tiririca vai ter que mudar sua frase para: "pior que tá, vai ficar sim".

    Beijos de uma leitora revoltada!

    Vanessa - Campinas - SP

    ResponderExcluir
  29. Foi do ministro da Defesa, Nelson Jobim, seu ex-vizinho, Milton Saldanha, a idéia de nos fazer pagar as férias da família Lula na praia particular, no forte do Exército no Guarujá. Em retribuição à insistência de Lula, junto a Dilma, para mantê-lo no cargo.

    Deveria ser chamado de Nelson Chupim, cairia bem, o que acha?

    Beijinhos,

    Lidiane - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  30. O enteado de Lula, Marcos Cláudio, de 39 anos, anunciou, raivoso, que vai devolver o passaporte diplomático e o comum, que “não viu nem usou”. Foi o último a saber: culpa da incansável mamma Marisa Letícia.

    Pensando bem, Milton Saldanha... Passaporte diplomático virou carteirinha de estudante...

    Arturzinho - R. Preto

    ResponderExcluir
  31. Caro Artuzinho: e você acredita mesmo que vão devolver? É só todo mundo esquecer desse assunto, como sempre acontece, e fica tudo na mesma.
    Abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  32. Prezada Lidiane: o Jobim é impressionante: foi ministro do FHC, de quem se diz amigo; foi ministro do Lula, idem; continua ministro da Dilma. E o cara é muito ridículo usando uniforme camuflado, de campanha de guerra. Então acho que o ministro da saúde tem que usar jaleco de médico; o ministro das minas e energia deve usar capacete de mineiro, com lanterna; a ministra da pesca deve andar com vara de pescar...
    Beijo!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  33. Prezada Vanessa: você tem razão. A enrascada diplomática agora é complicada. Assunto de justiça tem que ser resolvido pela justiça, para não comprometer o governo. Agora só existe uma solução: jogar o pepino nas mãos do Supremo.
    Abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  34. Amigos do blog de ouro,boa noite
    Primeiro gostaria de desculpar-me pela ausencia em "nosso" blog,pois deixei de comentar alguns artigos por "motivos técnicos"
    Acontece que tentei me superar e adquiri um Notbook me desfazendo do meu "big brother" sem antes ter intimidades com meu novo brinquedinho.
    Estou mais perdido que cachorro quando caí de mudança kkkk
    Ao amigo Milton Saldanha,parabéns pelo artigo,onde demonstrou que nem a simpatia que nutre pelo MOLUSCO o fêz deixar de critica-lo pelos desmandos que cometeu principalmente após deixar a Presidência da Republica, como se dono fosse de nosso sofrido País
    Demorou,mas o barbudinho afinal largou o osso,não sem antes roe-lo totalmente e saír com a "burra" cheia de grana em nóme dos filhos para que ninguem possa condena-lo.
    Abraços Milton Saldanha pelo artigo,Edward pelo "nosso" blog e aos demais amigos pela participação..

    Consegui !!!

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  35. Obrigado Admir Morgado. Abraço grande,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  36. De acordo com os meus princípios angelicais, fiquei muito agradecido pela sua visitinha no meu blog.
    Estou passando por aqui e confesso admirado com a qualidade do seu blog.
    Sucesso, e saúde.
    Siga sempre em frente com a certeza de que está contribuindo para o futuro da humanidade.

    >ZUMBI<

    ResponderExcluir
  37. Impressionante como os governantes do Brasil ficam milionários à custa do pobre povo sofrido.

    Bola 7

    ResponderExcluir