quinta-feira, 6 de janeiro de 2011


Logo cedo busco na mídia notícias dos jornais inseridas na internet. Nenhuma delas me dá qualquer satisfação. No mundo uma nota que um grupo de extrema direita (neonazista), tomou um vilarejo na Alemanha e ninguém está muito preocupado com isso (Folha de São Paulo-5-1-011). Passeatas e manifestações na Itália sobre a atitude do ex-presidente brasileiro de proteger o assassino terrorista Cesare Battisti. Sobre esse fato, faço a mesma pergunta que Joelmir Betting, jornalista e apresentar da Bandeirante fez durante o jornal da emissora de TV (4-1-011); se fosse um bandido de direita ou mesmo um simples ativista o governo procederia da mesma forma? Acredito que não! Lembram-se do caso dos cubanos que queriam se exilar no Brasil? A extradição se deu de forma super-rápida.

O nosso governo está constrangido pelas declarações do General José Elito Siqueira (foto a esquerda), ministro do Gabinete de Segurança Institucional. O Oficial General que não tem filiação partidária, disse ser contrário a tal de “Comissão da Verdade”. Aliás, foi a primeira bandeira a ser levantada pela atual Ministra dos Direitos Humanos que não passa de um clone de seu antecessor. E como sempre, nenhuma palavra sobre os direitos dos cidadãos, vítimas de assaltos e outros crimes que acontecem a todo o momento. Um presente bem real e não um passado cheio de rancor e revanchismo. E se não bastasse isso, apoio a governos ditatoriais. Ditaduras que se dizem de esquerda, mas que atravessam fracassos econômicos e sociais.

O presidente de Honduras, Porfírio Lobo (foto) não foi convidado para a posse da atual presidente. O governo brasileiro não reconhece a legalidade daquele governo, que por sinal foi eleito pelo povo, depois de um período turbulento na vida política do país centro-americano. Insiste em apoiar o antigo, do populista Manuel Zelaya, que queria dar um golpe falsificando ou alterando o resultado das urnas. Pelo menos, esse foi o noticiário unânime de toda a mídia mundial.
.
Por culpa de má administração, as estradas federais estão em pandarecos e a saúde pública uma podridão. Quantas vítimas fatais em razão desses problemas que nos afligem a todo o momento! Mas, a preocupação do PMDB é outra, pressiona o governo por mais cargos. Desta vez, os de segundo escalão, que poderiam trazer mais vantagens pecuniárias. Dois ministros nomeados apesar de atos imorais praticados. Pagamentos com cartões corporativos de despesas absolutamente pessoais. Bastou devolver o dinheiro e pedir desculpas!

Treze carretas de badulaques transportados de Brasília para São Bernardo do Campo. Como é possível isso? Teria o ex-presidente e a ex-primeira dama juntado tanta tranqueira assim? Os presentes recebidos pelo presidente do Brasil são pela função ou uma maneira simpática de homenagear o ex-metalúrgico? Esses presentes não deveriam ficar no Palácio da Alvorada como uma demonstração de boa vontade para com o Brasil? Vamos ver onde ficarão todos os utensílios transportados pelos “navios rodoviários”... E, se não bastasse isso, o homem resolver tirar férias em um forte militar. Pode? Aceito que um ex-presidente tenha toda a proteção possível afinal ele é detentor de segredos de estado e não poderia estar sujeito a ataques sinistros. Mas, daí a usufruir das mesmas prerrogativas de quando presidente...

Finalizando este resumo das principais notícias, voltamos a acompanhar em manchetes as mesmas tragédias de sempre nesta época do ano. Alagamentos, desbarrancamentos e vítimas fatais em razão desses problemas que insistem dizer naturais. Naturais? Ou incúria de governos em busca de vantagens pessoais? A mixórdia continua. Qual a solução?
___________________________________________
*J. MORGADO é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista? Só clicar aqui:
jgarcelan@uol.com.br
___________________________________________

28 comentários:

  1. Bom dia amigos (as)...
    Sinceramente, gostei deste estilo colocado em prática pelo amigo-irmão J. Morgado. De uma forma simples e dinâmica apresenta neste blog um resumo das principais notícias que leu nos jornais do Brasil e do Mundo, através da internet, e deixa sua opinião em cada um dos assuntos. Ou, pelo menos, em quase todos eles, deixando para o leitor a oportunidade de opinar, se concordo ou não com o ponto de vista do articulista. Conforme ia lendo o texto escrito pelo nosso J. Morgado lembrava-me de outro saudoso amigo, que foi sucesso em todo o Brasil, quando apresentava pela Rádio Bandeirantes de São Paulo, seu programa, “O Trabuco”. Falo de Vicente Leporacci, hoje nome de avenida em Franca, cidade onde morou e deu os primeiros passos em rádio.

    J. Morgado escreve quinzenalmente neste blog uma já consagrada crônica especial, sempre aguardada por dezenas de leitores e leitoras. Na verdade, participa ativamente deste blog, é um dos pilares de sustentação deste espaço, ao lado do querido Oswaldo Lavrado e Milton Saldanha. Agora, sem que isso tivesse sido combinado entre nós, ganhou uma nova coluna que não vai ter dia certo para ser postada neste blog. Será assim, como esta, inaugurando o estilo “J. Morgado - trabuco do blog”. Como tomei quase todo o meu espaço nesta apresentação, vou voltar depois, porque também quero dar minha “palhinha” sobre muitos destes assuntos tratados pelo J. Morgado, principalmente este do Cesare Battisti e dos “containeres” da mudança presidencial. Se bem que nosso ex-presidente pouco está se lixando pra nós. Diverte-se no forte em Guarujá, por conta do contribuinte, como sempre.

    Um forte abraço!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigos

    Bom dia

    O meu amigo/irmão de arrumou uma.
    Não foi minha intenção imitar o estilo do saudoso Vicente Leporace.
    “O Trabuco”, um programa famoso irradiado pela rádio Bandeirante, era imperdível.
    Só me dei conta, com o comentário do meu irmão Edward.
    Tentarei, sempre que possível, fazer um “trabuco de J. Morgado.
    Uma missão que cumprirei com prazer.

    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, J. Morgado... Assunto não falta para se comentar, no entanto, eu gostaria de demonstrar aqui minha preocupação com a forma como Lula conduziu nossa política externa, principalmente colocando em sua cabeça o chapéu de Zelaya, que tentava permanecer irregularmente no poder em Honduras, foto que foi exibida em vários jornais do mundo. Essa proximidade com ditadores que gostam do poder é muito preocupante para o nosso país e certamente não é bem vista pelos Estados Unidos. Lula sempre morreu de amores por Fidel Castro e Cuba, onde alguns pseudos intelectuais dizem, é um país maravilhoso. Deve ser por isso que todos os dias centenas de cubanos tentam fugir de lá...

    Na posse de Dilma Rousseff na Presidência, pelo que se viu através da televisão, foi um tal de cumprimentar com dois beijinhos, abraços, pancadinhas nas costas e conversa fiada, que mais parecia eleição de Miss ou encontro de compadres. Detalhe que chamou a atenção: os gestos mais efusivos foram reservados a Hugo Chávez, aumentando minha preocupação, porque tudo leva a crer que com Dilma a política de afagos a ditadores será a mesma. O caso Battisti que vc cita, tudo leva a crer que Lula atendeu o pedido de Dilma, negando sua extradição. Assim, livrou-a de uma bomba, afinal, uma ex-terrorista não poderia condenar outro.

    Bjos, gostei do "trabuco na internet".

    Larissa - Santo André

    ResponderExcluir
  4. Oiê, amigos (as)...
    Mestre Morgado, beleza de abordagem sobre o cotidiano da política e da gente tupiniquim. Como comentamos há alguns dias, a trambicagem no Brasil existe desde Cabral, que trouxe pra cá como bagagem da tranqueira lusitana de 1.500. O brasileiro apenas aprimorou.
    No caso do governo anterior, ainda bem que no último dia, primeiro saiu um rato barbudo e uma primeira dama baranga. Assumiu outra menos, mas igualmente baranga e, melhor, uma vice primeira dama de fechar o comércio, a indústria, a agricultura e a pecuária.

    Parabéns pelo artigo, atual e esclarecedor.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  5. Olá J. Morgado, bom dia, gostei deste seu novo estilo, bom ler notícias resumidas e comentadas, ajudam. Já que Larissa e o Oswaldo Lavrado comentaram a posse de Dilma, um dos focos centrais da campanha e do discurso de posse da presidente foi a eliminação da miséria no Brasil. Pergunto: não teria desmentido Lula, afinal ele bate no peito e diz que acabou com a miséria no país? De qualquer forma, É uma atitude louvável da nova presidente, e que deve ser preocupação imediata de qualquer gestor, resgatar milhares de brasileiros da absoluta falta de comida, habitação e dignidade.

    Há porém um ponto a ser anotado. Não adianta somente transferir renda. Há que se criar um mecanismo que ao tempo em que leve assistência a essa massa de famélicos, também os encaminhe para o mercado de trabalho ou estaremos estabelecendo a República da esmola e penalizando quem trabalha e paga essa transferência de renda. Mais um "pepino" para a Dilma descascar, Lula está bem protegido na mansão do forte, no Guarujá, se divertindo, praticando seu hobbie preferido que é levantar copos, à espera da chegada dos caminhões com seus "presentes".

    Bjos,

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, J. Morgado, muito bom um texto assim, moderno, gostei! Só não aprovei a atitude do nosso ex-presidente, mesmo sabendo que o Milton Saldanha pode aparecer e dizer que por unanimidade todas nós somos contra ele, Lula. Como aprovar as atitudes que toma? O seu trabuco, J. Morgado, dispara hoje contra os "presentes" que ele ganhou, que foram transportados por 13, uns dizem 15, carretas. Se realmente foram todos presentes, porque não tornar isso público? Sua assessoria poderia ter feito uma lista com tudo que saiu do Alvorada, mostrá-la a imprensa e convidá-la a fotografar a carga destas carretas. Pronto. Se nenhuma garrafa de vinho ou uísque for encontrada, nada a se comentar.

    Mais uma de machucar. Com o salário que ganha e o que deve ter embolsado nestes 8 anos de governo, Lula poderia muito bem pagar um belo hotel nos Emirados Árabes e descansar por lá. Com sorte, poderia ter até sua estadia paga por algum príncipe milionário. Assim, não sairia dos nossos cofres. Instalado no Forte dos Andradas, na praia do Guarujá, por conta do Exército, Lula continua custando muito caro ao contribuinte brasileiro.

    Parabéns pelo "trabuco", que continue soltando fogo contra os desmandos e a corrupção.

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP

    ResponderExcluir
  7. Oi J. Morgado, no dia da posse, papai disse a seguinte frase: "O presidente vai passar a faixa, mas vai continuar com o facho". Gosta de chamar a atenção, nosso ex. E está louquinho pra você comentar sobre a TV novinha dele (rsrsrsrsrsrs). Uma delícia o nosso "trabuquinho", legal...

    Beijinhos,

    Cindy - São Caetano - SP

    ResponderExcluir
  8. Para mim condenável a atitude que Lula tomou, no último dia do seu governo, de não extraditar esse bandido para a Itália, o tal Battisti. O homem é um assassino frio, matou quatro pessoas e deixou um jovem paraplégico. Claro, o ex- fez isso para proteger a Dilma, que receberia críticas intensas caso livrasse a cara de seu companheiro de terror. Fechado na paradisíaca ilha no Guarujá e protegido pelo exército, ninguém vai incomodar Lula sobre sua decisão.

    A esperança do povo brasileiro é que o novo governo não seja marcado por notícias de tanta corrupção administrativa e política (loteamento dos cargos públicos pela companheirada, violação dos sigilos bancário e fiscal dos cidadãos, escândalo do mensalão etc.), e que os velhinhos aposentados do INSS, endividados até o pescoço com o empréstimo consignado – a alegria dos banqueiros proporcionada por Lula -, consigam sair desse sufoco. Pois é inacreditável que um aposentado, no Brasil, para poder sobreviver, tenha que se submeter à agiotagem oficial.

    Aplausos para o novo trabuco...

    Andressa - Cásper Líbero - SP

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, J. Morgado, pra mim, a grande jogada e esperteza do Lula foi não tentar reinventar a roda, ao dar continuidade, com algumas pinceladas, à política econômica de FHC. O fato de Lula ter conclamado o povo a gastar, para aquecer a economia, o tempo vai dizer se ele estava certo ou foi uma irresponsabilidade, pois muita gente hoje está endividada com cartão de crédito, crediário etc., devido a compromissos contraídos acima de sua capacidade financeira.
    É muito romântico ver cidadãos de classe B ou C ostentando a aquisição de móveis e utensílios em suas casas. Só que tudo foi adquirido por meio de crediários com juros escorchantes, que o governo fingiu combater.

    Conheço quem comprou carro para pagar em 72 prestações e só agora descobriu que está pagando por três. Os banqueiros estão rindo a toa e agradecidos ao "cumpanhero". Só não entendo a imprensa publicar que Lula descansa no Guarujá. Nunca fez nada na vida, quando tentou, cortou o dedo e se aposentou. Como presidente viajou o mundo num luxuoso avião pago por nós e está cansado? Cansados estão os operários que trabalham de sol a sol para ganhar essa merreca de salário mínimo de pouco mais de 500 reais. Uma vergonha!

    Eu era fã do Leporace e ouvia sempre o trabuco, na Bandeirantes. Uma boa ideia reeditá-lo aqui no blog. O Edward tem faro certeiro.

    Um abraço,

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP

    ResponderExcluir
  10. Ôi J. Morgado, para mim foi uma decisão infeliz e injustificável essa tomada pelo ex-presidente Lula, permitindo que o terrorista e assassino confesso Cesare Battisti ficasse no Brasil. Com esse gesto, Lula maculou sua enorme popularidade. Battisti deveria ter sido entregue ao governo italiano para pagar por seus crimes. Ele fora julgado em seu país e condenado a prisão perpétua pela participação em quatro assassinatos.

    Lula abrigou no Brasil um terrorista criminoso e entregou a Fidel Castro os atletas cubanos: dois pesos e duas medidas. Ao acolher Battisti, o ex-presidente envergonhou a democracia brasileira aos olhos do mundo. Poderia ter encerrado o mandato sem o constrangimento de acoitar um fora da lei. Já não bastam os daqui? Há mais mistérios no âmago dessa República sindicalista do que pode imaginar a nossa vã filosofia...

    Parabéns pela nova coluna, J. Morgado!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Juliano !

    Primeiramente obrigado pela visitinha!!!!

    Sabe o que me deixou estarrecido???
    - Foi saber que o Brasil não incluiu em sua legislação a "lei anti terror" (contra terrorismo,regulamentando a aplicabilidade dos tratados internacionais, porque a definição de terrorismo admitida internacionalmente, teria como primeiro e maior alvo um segmento de movimento social e seus integrantes, conhecido vulgarmente como MST Movimento dos Sem Terra, que recebem subvenções ($$$) do dinheiro público...terrorismo financiado pelo próprio Estado atacado...

    ResponderExcluir
  12. Olá J. Morgado, as nossas Forças Armadas estão passando tremenda humilhação nas mãos do PT. Coitado do General José Elito Siqueira, que vc cita em seu texto, deu uma entrevista que é contra a criação da Comissão da Verdade para investigar a violação de direitos humanos ocorrida durante o período da ditadura militar (1964-1985), e foi imediatamente chamado pela Presidente para se justificar. Abaixou a cabeça, resignado, e disse que foi mal compreendido.

    Fiquei com pena dele, até pelo seu passado. O General, para quem não sabe, comandou as forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, assumindo o cargo em 2006, após a morte do general Urano Bacellar em Porto Príncipe. Ocupou o posto até 2007. E os outros generais, marechais, sabem onde estão? Servindo caipirinha para o Lula, no forte no Guarujá. Quem diria que isso um dia iria acontecer no Brasil!

    Beijinhos a todos!

    Carol - SBC

    ResponderExcluir
  13. Olá Tatiana e demais amigos deste blog

    Boa tarde

    Muito obrigado pelo incentivo que estão me dando.
    Responderei por ora, ou melhor, complementarei a trabucada da Tatiana.
    Há poucos dias, informei neste espaço que o IBGE constatou que 11 ou 12 % da população brasileira passaram fome em 2009.
    Isso significa mais de vinte milhões de almas. E aí?

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, J. Morgado, Edward e demais amigos e amigas deste blog. Não morro de amores pelo Lula, mas no caso de suas férias no Guarujá, mesmo estando às custas do povo, ele está agindo dentro da lei. Hoje, Lula recebe pensão do Estado por ter sido considerado anistiado político e não tem direito a um salário como ex-presidente. Em contrapartida, o passaporte diplomático continua em seu poder e ele pode usufruir de férias em bases militares a convite. O ex-presidente, que atualmente descansa na base militar do Forte dos Andradas, no Guarujá, recebeu o convite para essas férias do ministro da Defesa, Nelson Jobim.

    Todos os outros quatro ex-presidentes vivos do Brasil - José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso - usufruem dos mesmos benefícios. Ainda que não tenham aposentadoria - revogada na Constituição de 1988 -, os ex-presidentes passam às suas viúvas o direito a uma pensão vitalícia no valor atual de R$ 26,7 mil, salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Esta notícia acabo de ler e retirar do portal Terra.

    Beijos,

    Martinha - SBC

    ResponderExcluir
  15. Olá J. Morgado, quando eu era pequeno, lembro-me, meu pai logo pela manhã ligava o rádio na Bandeirantes para ouvir o trabuco. Ele lia as principais manchetes dos jornais e fazia seus comentários, não era assim? Agora temos vc na Internet, lendo as principais notícias, resumindo e comentando e fica mesmo bom, os assuntos se diversificam. Posso dar uma sugestão a vc e ao Edward? Que tal um resumo das notícias da semana, ou da quinzena?

    Sobre o assunto de hoje, estava lendo os esclarecimentos da Martinha. Então o Lula está certo e todos os ex-presidentes, se convidados, podem passar suas férias em bases militares a convite. Eu não sabia é que o Lula, hoje, recebe apenas pensão do Estado por ter sido considerado anistiado político. E isso é outra vergonha! Anistiado político porquê? Por ter feito greves no ABC? A Dilma eu concordo, foi militante e lutou contra a ditadura, mas o Lula é coisa arranjada por aquele advogado de porta de cadeia que defende os tais anistiados políticos, que tem um nome complicado. Que país é esse? Pouca vergonha!

    Abçs,

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  16. Um dia o povo cansa.
    Um dia ele descobre que só 'pão e circo', vira rotina...
    Adorei teu blog.
    Textos com ótimo conteúdo, conhecimento de causa, humor na medida certa.
    Não quero me iludir quanto a política...Mas penso: Sempre as mesmas moscas...
    Que enjoação, as mesmas caras!
    Bjs
    Sucesso Parabéns

    ResponderExcluir
  17. Meu caro "trabuqueiro" J. Morgado, a negativa do ex-presidente Lula de mandar de volta para a Itália Césare Battisti, terrorista preso no Brasil, livra Dilma de um incômodo julgamento e de ter de condenar ou absolver um ex-colega de terror, o que tornaria a situação ainda mais delicada. Por isso, antes de deixar o Planalto, Lula deu a palavra final sobre esse rumoroso caso que preocupou por anos a diplomacia nacional. Battisti foi condenado pelo STF à extradição por não encontrarem os ministros amparo legal para um asilo político, mas mesmo assim o STF ainda deu a palavra final a Lula, a quem cabe banir ou expulsar estrangeiros, e ele preferiu não ofender a ala mais radical do seu PT terminando por conservar Battisti em solo nacional.

    Acontece que Battisti - condenado a prisão perpétua na Itália - também está preso no Brasil por outra condenação: ter entrado no país com passaporte falso, delito esse passível de punição com a expulsão. Ao deixar que Battisti permaneça em solo brasileiro, Lula não só desagrada a União Européia como cria um perigoso precedente de que o Brasil vire refúgio para outros terroristas igualmente perseguidos ou condenados pelo que Tarso Genro chamou de “delito de opinião”, quando na verdade trata-se de assassinato a sangue frio e mortes violentas em nome de uma ideologia.

    A decisão de Lula cria outro problema. Em que situação Battisti ficaria no Brasil? Como asilado? Como um clandestino ou como um prisioneiro comum? A rigor seu único crime no Brasil foi entrar ilegalmente, mas manter solto um dos ícones do terror mundial acusado de mortes é uma perigosa aventura nesse mundo de hoje, onde o terror já levou até a guerras e uma mancha diplomática da qual o Brasil dificilmente se livrará.

    Um forte abraço!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  18. Destas notícias destacadas em seu primeiro "trabuco no blog", J. Morgado, a que mais sensibilizou-me foi a última, que fala sobre as tragédias que sempre ocorrem no Brasil nesta época do ano. O Jornal Nacional destacou hoje, num balanço parcial, que até agora 100 municípios, isso só no Estado de São Paulo, já foram afetados. Nove pessoas morreram e 11 ficaram feridas em enchentes e deslizamentos. Mais de mil pessoas ficaram desabrigadas e tiveram que ocupar abrigos públicos, e cerca de quatro mil foram para casa de parentes e amigos.

    Nossas autoridades devem sim, assumir parcela de culpa por estas tragédias que sempre acontecem no começo de ano, mas a população precisa ajudar, J. Morgado, e evitar jogar lixo onde não deve. Vejo gente jogando todo tipo de lixo na rua naturalmente, como se ele desaparecesse sozinho. Depois jogam a culpa no Governo e não é bem por aí. Vamos fazer nossa parte, para depois então cobrar dos políticos uma solução. É muito triste ver estas cenas todos os anos, como a que vi na TV, quando uma criança e sua mãe morreram soterradas, em Mauá.

    Boa noite, parabéns pelo texto, J. Morgado!

    Giovanna - Franca - SP

    ResponderExcluir
  19. Olá Amigos

    Bom dia

    Parece que o STM está tentando concertar a besteira do ex-presidente. Vejam bem, eu disse parece. Battisti terá que ficar preso até fevereiro e depois...
    Passaportes diplomáticos para os rebentos do ex.
    Acontece que os meninos estão bem crescidinhos. A lei só permite essa prerrogativa para filhos menores. Mas, sempre encontram um jeitinho. Afinal existe outra lei (não escrita) chamada “lei de Gerson”.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, J. Morgado, bem que tentei, mas ontem não teve mesmo jeito de vir ao blog. Gostei desta sua nova coluna, ficou bom, facilita a leitura de assuntos diversos e polêmicos do dia-a-dia. O caso Battisti, acredito que a sua intenção, J. Morgado, seria escrever STF, ao invés de STM, não? Acabo de ler agora que o governo italiano pediu ao Supremo Tribunal Federal (STJ) que mantenha Cesare Battisti preso, além de querer impugnar a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditá-lo a Itália. Os advogados protocolaram um pedido para que o presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, não conceda liberdade ao ex-ativista da esquerda. Battisti deve ficar preso, pelo menos foi isso que deu a entender o STF.

    Agora uma pergunta, J. Morgado, como irá reagir a nova Presidente do Brasil caso o Supremo Tribunal Federal ignore o pedido do ex-presidente Lula, feito ainda quando presidente, e mantenha Battisti preso, atendendo pedido do governo italiano? A República da Itália quer que a expedição do alvará de soltura seja uma decisão do plenário do STF. Será que a Dilma vai se meter nesta encrenca? Esperar para ver...

    Gabriela - Cásper Líbero - SP

    ResponderExcluir
  21. O Brasil não deve mudar muito não, pelo menos em sua política voltada às esmolas, J. Morgado. Nos jornais de hoje o anuncio de que o Governo Federal vai cortar o orçamento e pedir uma política franciscana. A inflação está batendo em nossas portas e o Lula, isso já havia sido informado pelo Ciro Gomes, deixou uma dívida superior a 55 bilhões para a Dilma pagar. Por isso o desespero em eleger a "cumpanhera", assim ela segura a peteca. Se a oposição vencesse as eleições, Lula estaria frito.

    Agora o outro lado. A ministra Miriam Belchior promete aumentar o valor da Bolsa Família. Não se pode gastar com projetos, mas com esmola pode... Durma-se com um barulho destes!

    Vanessa - Campinas - SP

    ResponderExcluir
  22. Vanessa, atolam o Brasil em dívidas, mas a política das bolsas não vão desprezar nunca. Foi com elas que o PT ganhou as eleições. Pena é que continuam dando os peixes, mas não ensinam a pescá-los.

    Priscila - SBC

    ResponderExcluir
  23. Olá Gabriela e Vanessa

    Bom dia

    Você está certa linda menina. Eu quis dizer STF. Desculpem-me.
    5,97% de inflação, por conta do ano eleitoral. Porque será?
    É bem provável que o STF limpe a barra do ex buscando uma alternativa ou uma saída poética para esse caso. Não acredito que o caso vá parar no Tribunal de Haia.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  24. Gabriela e J. Morgado, o caso Battisti começa a ficar agora bem claro. Lula não se aguentou e, mesmo no Forte, em férias, andou reclamando da interferência do seu ex-ministro da Justiça, o Tarso Genro, dizendo que foi "emparedado" por ele, ficando sem saída no caso do terrorista Cesare Battisti. Usando um termo popular. Lula ficou "esnucado" de bico e, obrigado por Tarso Genro, acabou decidindo não extraditar o bandido italiano. Para quem não sabe, o tal de Tarso Genro pertence a uma das facções mais obtusas do PT. Ou seja, um fanático de carteirinha.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  25. Desculpem-me, mas esqueci de responder a pergunta da Gabriela. Olha, Gaby, não creio que a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, se meta neste angú com caroço. Vai deixar o Supremo Tribunal Federal decidir, acredite. Neste caso, Cesare Battisti pode ser extraditado para a Itália, o que já deveria ter ocorrido, fosse o Brasil um país mais sério.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  26. Edward e J. Morgado, nenhuma notícia sobre o roteiro ou mesmo o paradeiro das carretas que transportam os "presentes" de Lula? Já procurei na Internet e nenhuma linha. Fosse um fusquinha amarelo carregado até poderia sumir entre outros carros, apesar da cor berrante, mas 13 carretas.......

    Beijinhos

    Renata - SBC

    ResponderExcluir
  27. Olá Renata

    Boa tarde

    Depois de minha soneca da tarde e enquanto esperava passar o ribombar dos trovões, dei uma olhadinha do Estadão de hoje. Jornal que comprei esta manhã em minha banca preferida.
    E, finalmente, lá estava a foto da primeira das 11 carretas com a seguinte legenda: “Primeiro dos onze caminhões com a mudança de Lula chega a São Bernardo do Campo. Em outro, para o qual Marisa Letícia pediu atenção especial, virão bebidas que Lula ganhou em seus oito anos de poder”. O título dessa foto é: “ATENÇÃO COM A ADEGA DO EX-PRESIDENTE” (7-1-011 – Caderno A6).
    Em cartas dos leitores, muitas críticas sobre os passaportes diplomáticos dado aos filhos de Lula e até um neto.
    Será que o cachorrinho ganhou uma vacina diplomática?

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  28. Olá Amigos

    Bom dia

    Parece que teremos uma novela interminável a respeito dos passaportes diplomáticos e o caso Battisti.
    Vejam os jornais de hoje.

    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir