domingo, 23 de janeiro de 2011

SÁBADO, 22 DE JANEIRO DE 2011
A imprensa nestes últimos dias tem se ocupado das tragédias que ocorreram em várias partes do Brasil e, especialmente, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Centenas de mortes e muitos desaparecidos além de uma infinidade de desabrigados. Fotos e imagens tristes de se ver. Caixões enfileirados esperando uma cova rasa que não existe. O cemitério (os) não tem vaga para tantos enterros. De quem seria a culpa por essa tragédia?

Nas matérias de Oswaldo Lavrado e Edward de Souza, “Tragédia Brasileira”, “Dilúvio Esperado” e “ABC é Agora a Bola da Vez”, muito foi escrito pelos jornalistas e comentaristas. Acredito que ainda não foi dito tudo. Nos próximos dias, provavelmente surgirão novidades mais estarrecedoras. Afinal, os culpados que tentam se eximir de qualquer responsabilidade farão discursos demagógicos. Aproveitar-se-ão da ingenuidade daqueles que usam os jornais apenas para “higiene pessoal” e, certamente, ganharão muitos votos nas próximas eleições.

Os “ratos de esgoto”, aqueles de duas pernas, estão aparecendo. Surpreendidos, mostram uma cara de espanto e de medo como aqueles exibidos pelo jornal da TV Bandeirante no dia 18. Os indivíduos estavam desviando donativos para uso próprio. Policiais rodoviários federais os surpreenderam, prendendo-os em flagrante. Serão processados e condenados certamente. Mas, e aqueles ratões? Enormes, ambiciosos, que esfregam as patinhas de satisfação pelo botim? Um botim continuado e sem fim!

Com todas essas tragédias, o mundo continua girando. Notícias aqui e ali. Infelizmente a maior parte delas, negativas. Mas há sempre algumas que nos dão esperança de dias melhores. Os ex-desabrigados de Alagoas oferecem ajuda para nossos irmãos do Rio de Janeiro (UOL). Eles que há sete meses sofreram com as enchentes. São muitos os atos de solidariedade. Exemplos que se multiplicarão e um dia...

Por outro lado, a burrada do ex-presidente Lula que manteve o bandido Battisti no Brasil como refugiado político está fedendo cada vez mais. O Congresso italiano, por unanimidade, exige que o Primeiro Ministro não meça esforços para a extradição do assassino.

Uma decepção. O senador Pedro Simon (foto) (PMDB), que, particularmente eu pensava ser um político impoluto está se aproveitando da fragilidade das leis feitas por corruptos e pediu aposentadoria por ter sido Governador do Rio Grande do Sul. Já está recebendo uma grana preta. Tudo isso e mais os proventos dos parlamentares. Provavelmente dentro em pouco também receberão aposentaria pelo tempo que serviram ao Congresso.

Mais um escândalo envolvendo uma das cavernas de Ali Babá (Folha de São Paulo do dia 17/1/011). Desta vez, é na Funasa, um órgão ligado ao Ministério da Saúde. 500 milhões de Reais. Desde 2005, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) é controlada pelo PMDB. Um órgão sempre disputadíssimo pelos donos do “puder”.

Lembra-se do Delúbio? Aquele que foi tesoureiro do PT e acusado do “escândalo do mensalão”. O cara está articulando para voltar ao Partido e tem apoio dos ministros da Dilma (Folha de São Paulo -17-1-011). Dentro de alguns meses, o caso será julgado pelo STF. Estou achando que aí tem coisa!
__________________________________________
*J. MORGADO é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista? Só clicar aqui:
jgarcelan@uol.com.br
__________________________________________

31 comentários:

  1. Que notícia boa! Já escolheu qual dieta vai seguir? Aposte nos Vigilantes do Peso! Dá muito certo, não passa fome e nem vontade e se não quiser assistir reuniões dá pra pegar tudo pela internet.
    Ótimo fds!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigos

    Bom dia

    Não entendi o que tem o comentário acima de Liliane com a matéria de hoje!
    Entretanto, acredito que deve ter sido um engano.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigos(as) do blog...
    Muitos podem certamente não entender a primeira postagem da Liliane, mas foi uma brincadeira entre nós, feita no blog que ela comanda, sobre regime, dieta e coisas deste tipo. A Liliane e amigas são adeptas do quanto menos pesar melhor. Eu, ao contrário. Mas prometi a elas que seguiria a risca o regime recomendado, por isso esse comentário feito acima pela Liliane, simpatissíma amiga que mora no Rio de Janeiro e cujo blog podem visitar, bastando clicar sobre sua foto e depois no link do espaço em que ela escreve.

    Pois bem... J. Morgado está de volta com seu trabuco sem ferrugem, disparando pra todos os lados, com vários assuntos que podem ser comentados neste final de semana. Um dos que mais chamou a minha atenção foi sobre os "ratos" que estão se aproveitando desta tragédia no Rio para faturar em cima dos pobres desabrigados. O Juninho até achou que eu iria deletar seu comentário feito ontem, na matéria que escrevi sobre as enchentes no ABC, quando ele citou um telefonema que recebeu da LBV solicitando ajuda em dinheiro para os desabrigados da Região Serrana do Rio de Janeiro.

    Pelo contrário, Juninho, também recebi o mesmo telefonema, também da LBV e fiz como você, recusei o donativo e expliquei que dei minha contribuição em dinheiro, depositado numa agência do Banco do Brasil e também entregando mantimentos, água potável e outros ítens que estas 5 mil famílias necessitam, numa unidade do Corpo de Bombeiros aqui de Franca. E deixo minha opinião. Não acredito na honestidade destas entidades, que me provem o contrário.

    Muito menos confio nos ratões de esgoto de duas pernas que comandam este país e que se prontificaram a manipular a verba arrecadada para ajudar os desabrigados. É uma festa quando ocorrem tragédias assim no país, infelizmente. Milhões chorando e ajudando e uns poucos metendo a mão sem nenhum pudor. Tem mais assuntos que eu gostaria de comentar, mas vai ficar extenso neste espaço, volto logo mais...

    Um forte abraço!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  4. A explicação está em meu comentário acima, J. Morgado. A Liliane certamente estava com a intenção de clicar em minha matéria, logo mais abaixo e o fez no momento em que estava estava sendo postada esta sua. Todos muito apressadinhos hoje...

    Abraços,

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  5. Olá Liliane

    Foi o que pensei. Um engano. Regime estão fazendo os desabrigados da Região Serrana do Rio de Janeiro.
    E pior do que isso, a ração, que serviria para aplacar a fome e manter vivos os flagelados, está sendo desviada pelos “ratões” de todas as raças e credos.
    E assim caminha a humanidade.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  6. Rsrsrsrsrsrsrs... Começou legal o trabuco deste fim de semana! O Edward fazendo regime, denunciado pela Liliane, essa eu pago pra ver e o J. Morgado com a tirada acima, não poderia ser melhor, com todo o respeito que merecem estas centenas de famílias desabrigadas no Rio de Janeiro. E posso citar aqui, J. Morgado e Edward, mais 11 mil e 500 pessoas também ao léu, em Santa Catarina, onde as tragédias sempre são violentas nesta época do ano. Li nos jornais de hoje.

    Quanto aos "ratos de esgoto", cada vez engordam mais. Deveriam ser jogados no deserto do Saara pra ver se criam vergonha na cara. Pessoas humildes levando o que podem para ajudar nossos irmão do Rio e estes desqualificados desviando mantimentos, verbas, enfim... Pelo menos uma notícia que sensibiliza, entre tantas desagradáveis. Os ex-desabrigados de Alagoas oferecendo ajuda para nossos irmãos do Rio de Janeiro, que bonito! Isso sim é o nosso Brasil de pessoas fraternas e de coração.

    Bjos

    Gabriela - Cásper Líbero - SP

    ResponderExcluir
  7. Até tu, Gabi? Você que se cuide, vou denunciá-la para a Liliane a a turminha dela, que és fanática por chocolate. Serás perseguida por elas eternamente (hehehehehehe).

    Vou aproveitar o embalo e dizer alguma coisa sobre a volta de Delúbio e companhia. E quem duvidava que isso iria acontecer? Esse pessoal está encostado, antes nas barbas do Lula, agora na saia da Dilma, faz tempo. foram atirados para escanteio apenas para amenizar o clamor popular. O Palocci, mesmo processado não é hoje Ministro? Em Ribeirão Preto, a Tânia Regina sabe disso e pode depois confirmar, deixou um rombo de 40 milhões e responde por isso. Zé Dirceu, o pior deles comandou a campanha da Dilma e vai se livrar do processo que também responde e logo volta a dar as cartas. Ao eleger a Dilma, todas estas eminências pardas voltarão. Acreditem!

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  8. Olá J. Morgado, gosto de ler "O Trabuco" porque são muitas a opções pra se comentar. Pena que o espaço seja curto. Vc denuncia hoje o rombo de 500 milhões. Mais um que ocorre e isso quase nem é divulgado. Parece até que surrupiaram dois reais dos cofres públicos. Verbas para tirar esses coitados dos morros e encostas nunca tem o Governo Federal que conta com a ajuda do povo para socorrer as vítimas de tragédias como as do rio. Mas para meter dinheiro nos bolsos, isso sabem fazer com maestria.

    Sempre que há uma denúncia de corrupção nesta ou naquela empresa estatal, o titular ou ex-titular sai logo dizendo que tudo não passa de perseguição política, são espertos. Essa que vc denuncia aqui no "Trabuco" agora, J. Morgado, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) seria pra assustar, não estivéssemos já acostumados com tanta roubalheira. O tal de Danilo Forte, ex-presidente desta fundação onde aconteceu o "achaque", garante que tudo em sua gestão foi correto. Ele deixou o cargo para se eleger deputado federal, com mais de 100 mil votos. E com a grana nos bolsos...

    Bom fim de semana!

    Vanessa - Campinas - SP

    ResponderExcluir
  9. Olá Vanessa

    Boa tarde

    A empáfia do vice-presidente, o tal Temer (PMDB) é de enojar. Depois dizer que o seu partido não deixaria a Fundação, agora está relutante e diz que já não há mais interesse. Pode?

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  10. Com 500 milhões desviados para os bolsos, J. Morgado, qualquer um perde o interesse. Não deixaram nem a galinha botar os ovos de ouro, mataram-na... Esse PMDB é o que há de mais podre neste país. Estava na berlinda e foi ressuscitado pelo Lula, que lhes deu cargos em troca de favores. Muitos deste partido aí estão, mamando nas tetas do Governo. Sarney, Temer (agora como vice-presidente), etc. e tal.

    Bjos,

    Vanessa - Campinas

    ResponderExcluir
  11. Vanessa, agora, também do PMDB, o Pedro Simon, que decepcionou J. Morgado e a todos nós. Tanto Pedro Simon quanto o Eduardo Suplicy, este do PT, eram tidos como homens corretos, políticos confiáveis. Os dois pisaram feio na bola. O Suplicy, defendendo o Battisti, um terrorista que deveria ter sido devolvido para a Itália assim que foi preso aqui no Brasil e agora o Simon, mostrando que também gosta de usufruir de beness pelo cargo que ocupou. Confiar em quem mais na nossa política? Alguém poderia sugerir nomes? Não vale citar os honestíssimos José Dirceu, Palocci, Genoíno e Delúbio Soares e companhia.

    Beijos a todos!

    Andressa - Cásper Líbero - SP

    ResponderExcluir
  12. Olá Amigos


    Mais de 50 homens do Exército e da PM que fazem parte da Força de Pacificação no Morro do Alemão foram afastados pelo comandando. Motivo: Furtos!
    Isso está acontecendo porque General comandante está levando a operação a sério.
    Depois dessa limpeza, os que sobrarem poderão ser considerados uma tropa de elite (Folha Hoje).

    Paz, Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  13. Oiê, amigos (as)...
    Após 12h sem energia elétrica no meu prédio, aqui no Centro de São Bernardo, um calor de rachar mamona (31 grasu)
    e, agora, um temporal se formando alí no alto da serra,
    está sendo possível (17h) cumprimentar o mestre Morgado pelo artigo, atualizadissímo. De fato, o "impoluto" senador gaúcho Pedro Simon (PMDB) sucumbiu às facilidades oferecidas pelo "puder". O também senador Álvaro Dias (PSDB/PR), que vinha sendo um bastião da oposição ao não menos corrupto PT, escorregou na maionese e virou apenas um "tião". Os caras que surrupiaram doações aos flagelados e os facínoras cariocas que saqueiam os destroços de casas que sobram na tragédia da região Serrana fazem parte, junto com a maioria dos políticos,da farinha azeda deste gigante saco chamado Brasl.
    Valeu, mestre.

    abraços
    Oswalddo Lavrado - SBCampo


    r trás disso deve haver outras trambicagens

    ResponderExcluir
  14. Oiê, amigos (as)... eu de novo.
    Aproveitando o gancho da Liliane e o comentário do Edward sobre dieta e promessa de possível regime, lembro do considerado Luiz Romão Zanella, jornalista aqui do ABC, grande companheiro meu e do Edward, que sugeria que a melhor dieta para evitar uns quilinhos a mais era degustar, acreditem, semente de abobora assada. Romão, então, carregava a tiracolo um saquinho com a tal semente. Não economizava, comia cerca de meio quilo por dia. Luis Romão, companheirão de todos os momentos, morreu cedo, antes dos 50 anos e, ninguém soube informar se a causa foi o excesso de sementes torradas. Tá certo que o saudoso amigo gostava, com dieta ou não, de derrubar boas doses de liquido etílico. Uma noite, em uma padaria do Centro de Santo André, o Edward jurou pra nós dois (eu e o Romão) que a partir do dia seguinte iria seguir a dieta do amigo. Ainda bem que não cumpriu a promessa e ai está, vivinho, forte e rijo pra satisfação e alegria de todos nós.
    Desculpe mestre Morgado o desvio do assunto de seu brilhante artigo.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo.

    ResponderExcluir
  15. Oiê, amigos (as).
    De fato este espaço de hoje começou endiabrado com a Liliane deixando todos nós e o mestre Morgado meio birutas, em entender e boiando. Na sequência, o Edward e o Morgado tentam justificar a derrapada da Liliane e confundem ainda mais a frequesia. Abaixo, na minha palhinha, aparece, ao final, duas linha fora de lugar e, por fim, nosso segundo comentário,sobre a dieta da semente de abobora, saiu duplicado. E o Carnaval ainda está distante.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal, pela primeira vez vejo o blog bagunçado (no bom sentido) e ficou muito bom assim, estão todos descontraídos. Antes de entrar nos tópicos abordados pelo J. "Trabuco" Morgado, gostaria de saber do Oswaldo Lavrado se o amigo de vocês, o Luiz Romão, teve problemas sérios com a tal semente de abóbora e por causa disso morreu. Pergunto porque comigo quase aconteceu isso, e na virada do ano. Colocaram na mesa pistache, sementes de abóboras, nozes, castanhas e outras... Caí na bobagem de tentar mastigar a tal semente de abóbora. A danada da casquinha parou em minha garganta e foi um sufoco para que ela saisse. Pensei que ia desta para a melhor. Nunca mais...

    Analisando o "Trabuco" deste fim de semana, duas coisas me deixam revoltadas. A primeira é tentar entender como pode um ser humano se rebaixar tanto, usurpando mantimentos, roupas, água potável e outros gêneros básicos que são endereçados para desabrigados de uma enchente. Um deles trabalhava, vi na TV, numa universidade estadual do Rio, precisava disso? E levando um caminhão lotado de doações para sua casa. Perdeu o emprego, foi preso, saiu sua imagem na TV e não vai mais conseguir trabalhar tão cedo, quando se livrar do processo que deve responder. Merecido!

    Outro assunto que fico fula da vida é ver que o Brasil continua dando cobertura para bandidos, terroristas e outros desqualificados internacionais. Já tivemos o caso Bigs, um ladrão que gozou de regalias de deixar com inveja um sultão da Arábia. Agora este tal Battisti. Por que um Presidente da República se mete nesta encrenca? Caso para ser julgado e resolvido pelo STF e pronto. Não podemos mais ser conhecidos no Mundo todo como berço de mafiosos, ladrões, terroristas e outros. Isso tem que ter um fim. Bom parar, fico muito nervosa com estas coisas...

    Bom fim de semana pra vocês!

    Carol - Metodista - São Bernardo do Campo

    ResponderExcluir
  17. J. Morgado, nosso "Trabuco", Edward, Oswaldo Lavrado, Carol e demais amigos e amigas. Puxei este assunto desagradável ontem, na crônica escrita pelo Edward, sobre entidades que aproveitam-se de tragédias como esta do Rio para tomar dinheiro do povo, porque são eles, para mim, a exemplo dos políticos corruptos que também metem a mão em verba que não exigem licitação, verdadeiros "ratões" de duas pernas, assim denominados pelo "Trabuco", insensíveis ao drama de um irmão.

    Agradeço ao Edward por ter permitido a postagem do meu comentário e confirmá-lo depois, citando o telefonema que recebeu da mesma entidade. Do jeito que as coisas andam neste país, vou mais além. Podemos confiar também nestas agências bancárias? Será que eles mandam mesmo todo o dinheiro que arrecadam para os desabrigados desta enchente no Rio? Lá também deve ter "ratões", com dentes bem afiados. Alguém duvida?

    Abçs

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  18. Juninho, eu não duvido de nada neste país quando se trata de mexer com verba pública e dinheiro do povo. Não podemos negar, e isso sinto orgulho em dizer, que somos o povo mais solidário do mundo. Sabemos que vão roubar doações e dinheiro que mandamos, mas temos sempre a esperança que vai sobrar um pouco para nossos irmãos em dificuldade. Um povo maravilhoso que sofre nas mãos de políticos corruptos e de pessoas (poucas, graças a Deus), inescrupulosas.

    Estou adorando "O Trabuco", parabéns, J. Morgado!

    Bj

    Priscila - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  19. Oswaldo Lavrado e J. Morgado, voltei para garantir que sementes de abóboras emagrecem sim. O Edward pode seguir a risca essa dieta. Depois de dois meses só comendo sementes de abóbora e tomando água, vai perder uns 20 quilos e ficar fininho, tenho certeza. Bem explicado, só sementes de abóbora e muita água, mais nada.

    Aproveito para perguntar ao nosso "Trabuco", e a mudança com 15 caminhões do nosso ex, o que virou? Os "presentes" foram todos para o apartamento dele?

    Beijinhos,

    Gabriela

    ResponderExcluir
  20. Oiê, amigos (as)...
    O Trabuco, do mestre Morgado, a dieta da Liliane e a semente de abobora torrada,enfeitam o excelente artigo de hoje escrito pelo nosso Juliano. Gabriela e Carol: não deu pra saber se foi a semente de abobora torrada que levou meu amigo Romão desta para melhor, mas a gente sabia que ele não degustava a inocente semente sem aconpanhamento. Dai..
    Caro Juninho: lembro que no final da década de 80 uma catástrofe provocou a morte de muita gente em Santa Catarina. O Brasil, principalmente São Paulo, se mobilizou para ajudar e muitas carretas foram lotadas para o Sul. Consta ue a metade dessas carga ficaram pelo meio do caminho e até em angares de aviões, em São Paulo, as adoações foram desviadas. Essas contas bancárias que você se refere também são suspeítissimas.
    O considerado Edward fez, ao longo dos anos que conheço a fera, umas 3.251 dietas para emagrecer, mas como não vejo o cidadão há mais de 10 anos não sei se alguma funcionou. Tomara que sim (brrrrr).

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho a impressão que errei no título que dei em minha matéria, anterior ao Trabuco do J. Morgado. A bola da vez agora não é o ABC Paulista, mas sim... Eu! Primeiro, nem sei onde foi que o meu querido amigo-irmão Oswaldo Lavrado tirou estas mais de três mil dietas que fiz para emagrecer. Quando trabalhamos juntos, nunca passei dos meus 80 quilos. Para quem tem 1,80 de altura, nada desproporcional. A primeira vez que fiquei assustado foi quando cheguei perto dos 90 quilos, então dei uma maneirada, mas bem longe dessa tal dieta, que deixa o cara abitolado.

    Segundo, a Gabi, que hoje transformou-me definitivamente na bola da vez, achando que sou papagaio para ficar dois meses comendo sementes de abóboras. Não que não goste. Sementes de abóboras ficam deliciosas sabendo prepará-las. Mas não vou ensinar ninguém, quem quiser aprender me envie um e-mail que mando o modo de preparo, rápido e eficaz. O acompanhamento correto é, no mínimo, meia dúzia de cervejas bem geladas para cada um.

    Juninho e Lavrado, a tragédia de Santa Catarina jamais será esquecida. Aconteceu nos anos 80, parece até que foi outro dia. A cada dez caminhões que saia com provisões para os flagelados daquele estado, nove eram desviados. Na época malandros saiam de casa em casa arrecadando donativos para mandar para Santa Catarina e tinham até conta bancária para depósito. Mais ou menos como têm hoje estas agências do Banco do Brasil, LBV e outras entidades.

    Os velhos cobradores dos bondes antigos, em São Paulo, tinham um refrão que não duvido esteja sendo usado nesta campanha para os desabrigados do Rio. Era esse: Tim... Tim... Tim... Tim... Um pra Light, dois pra mim. E metiam a grana das passagens nos bolsos. A Light mantinha os bondes circulando em São Paulo e arcava com os prejuízos. Claro, apenas li sobre isso. Tempo dos bondes neste blog apenas o Oswaldo Lavrado e o J. Morgado. Possivelmente até fotos com eles andando em bondes devem ter, só pedirem.

    Abraços que vou apagar o comentário duplicado do meu querido Oswaldo Lavrado.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  22. Olá Amigos

    Bom dia

    Estou adorando os comentários. Parece que “O Trabuco” está atingindo seus objetivos.
    Trabucadas por todos os lados.
    Pois é Gabriela, os jornais anunciaram o transporte em 11 carretas, que eu chamei de navios do asfalto, dos badulaques do ex-casal presidencial.
    Foi publicada no Estadão uma foto da primeira carreta chegando a São Bernardo e depois ninguém falou mais nada.
    Gostava de mastigar as tais de sementes de abobora. Eu as comprava na esquina mais famosa de São Paulo, Avenida Ipiranga com Avenida São João.

    Volto com mais trabucadas.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  23. Olá Amigos

    Aqui estou outra vez.

    O Edward falou dos bondes. Eta saudade sô!
    “Tim, tim, dois prá Light e um prá mim”. Esse dito ficou famoso em São Paulo,
    Os cobradores, usando pesados uniformes azuis, faziam malabarismos para fazer a cobrança dos viajantes.
    Interessante é que conheci muitos desses cobradores na intimidade. Todos eles residiam em boas casas e viviam muito bem. Porque será?

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  24. Olá Amigos

    Vou levantar uma “maracutáia” do passado.
    Os mais velhos ou mais antigos devem lembrar-se da campanha levada a efeito pelos Diários Associados, se não me engano em 1964.
    Trata-se do “OURO PELO BRASIL”.
    A campanha foi muito bem feita. Os paulistanos que passavam pela Rua Sete de Abril, sede da organização do Assis Chatteaubriand, o Chatô, para os íntimos, deixavam nos barris ali instalados, uma peça de ouro. Correntinhas, alianças, broches, etc. e ganhavam um aliança feita de um metal qualquer gravada com o dístico
    “Ouro pelo Brasil”.
    Isso foi feito para se pagar a dívida brasileira.
    Dizem que foram arrecadados 400 quilos de ouro.
    O destino na verdade ninguém soube. Acredito que não pagou nenhuma dívida. Um mistério a ser desvendado.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, J. Morgado, meus cumprimentos pelas "trabucadas", muito bom.
    Não faz muito tempo fiz uma palestra para alunos da Universidade, em São Carlos, cidade do nosso interior paulista e abordei esta campanha feita em 1964 que teve o nome de "Ouro para o bem do Brasil". Na verdade, J. Morgado, além do ouro que os brasileiros levavam, muitas foram as doações desde as mais modestas até cheques de grandes firmas no valor de 10 milhões de cruzeiros, dinheiro da época. A indústria automobilística doou carros e muito dinheiro.

    Para os que não conhecem esta história, mas certamente devem ter lido ou ouvido falar, essa campanha foi promovida pelos Diários Associados, que tinha um cofre especial para guardar todas esta doações que seriam depois entregues ao Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, como ajuda para pagar a dívida externa brasileira. Isso deve ter ocorrido, mas não se sabe se entregaram todo o valor arrecadado e muito menos se o governo usou para pagar alguma dívida brasileira. Particularmente eu acredito que os dois lados surrupiaram a grana dos brasileiros, patriotas que arrancavam anéis e alianças dos dedos com orgulho, julgando estar ajudando a Pátria querida.

    Mais um detalhe, J. Morgado, esse interessante. No primeiro dia da campanha, o Governador Adhemar de Barros apareceu em manchetes em todos os jornais, doando os seus vencimentos do mês de abril, no valor de 400 mil cruzeiros. Outro detalhe final, para não ficar longo. Esta aliança de metal que foi dada para todos que doaram objetos de ouro de uso pessoal, tinha os seguintes dizeres gravados: Legionários da Democracia". Tenho uma comigo, que pertencia ao meu pai, já falecido e que colaborou com a campanha. Mostrei a aliança aos alunos de São Carlos.

    Se você e o Edward quiserem, mando um histórico completo de toda esta história do "Ouro para o bem do Brasil".

    Tenha um excelente domingo,

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  26. Olá J. Morgado e Edward, bom dia!
    Super interessante esta história do "Ouro para o bem do Brasil" que meu avô me contou faz algum tempo. Ele tem uma aliança que ganhou quando contribuiu com esta campanha. Está guardada num pequeno cofre que possui em sua fazenda, há aproximadamente 100 quilômetros de Franca, no município de Pratápolis, Minas Gerais, o Edward certamente conhece. Desconhecia maiores detalhes sobre esta doação dos brasileiros em 1964, fornecidos agora pelo professor (isso?) Birola.

    Pelo visto, antigamente os políticos (e eram militares) nos enganavam, mas às claras e ainda nos recompensavam com um atestado de "fui enganado, sabendo", entregando uma aliança de metal trocada por outra de ouro, ou dinheiro que doavam e o vovô não me contou sobre isso. Hoje é tudo por baixo dos panos, como o caso relatado pelo J. Morgado dos 500 milhões que desapareceram, como num passe de mágica, da Fundação Nacional de Saúde.

    Revoltante todo o Brasil assistindo pela TV a desgraça que se abateu sobre nossos irmãos no Rio de janeiro, se unindo em corrente para ajudá-los e nosso Governo Federal omisso. Nós, brasileiros e brasileiras pagamos impostos absurdos e cada dia criam outro para que o Governo possa arcar com todas as suas responsabilidades, principalmente as sociais, caso destas tragédias que sempre ocorrem no começo de cada ano. Isso não acontece e se o povo unido não ajudar os flagelados, morrem à míngua. Até quando vamos ser explorados e enganados?

    Bjos a todos, bom domingo!

    Giovanna - Franca - SP

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, J. Morgado, o "Trabuco" está cada vez melhor e descontraído, com assuntos colocados por vc em pauta e outros surgindo, como esse caso do "ouro para o bem do Brasil", que conhecia muito pouco, sem os detalhes que apareceram agora nos comentários que vc fez e o Birola também. Eu não sabia que o Birola era professor universitário, que chique! Peço permissão para levantar mais uma lebre e esta notícia eu acabo de ler no site "Contas Abertas" e está lá para quem quiser conferir.

    Enquanto se fala em conter gastos públicos, com risco até de diminuir recursos de determinadas áreas, a Câmara dos Deputados reservou quase R$ 11 milhões para reembolsar as despesas dos parlamentares, referentes a janeiro, mês em que os deputados entram de férias. Também foram reservados, pasmem, mais de R$ 17 mil para a compra de chás, cerca de R$ 20 mil para a compra de biscoitos e leite em pó. A Presidência da República é outra ala de Brasília que não despreza certos regalos, como reservar R$ 13 mil para a compra de equipamentos e acessórios de máquinas automáticas de lavagem de veículos e mais R$ 18 mil para uma empresa que vai monitorar a qualidade do ar interior das instalações da Presidência.

    Já o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para estar em dia com o cafezinho, solicitou 200 xícaras e pires de porcelana e 75 garrafas de inox por quase R$ 11 mil. E, talvez para disfarçar o cheiro que paira sobre Brasília, depois de tantos escândalos e diante de tantos gastos inúteis, o TRE do Distrito Federal deve gastar R$ 20 mil com uma floricultura que forneça "arranjos florais naturais.

    E os flagelados destas enchentes que assolam nosso território nesta época do ano, além de pobres e miseráveis espalhados aos montes pelo país que se danem...

    É o Brasil!

    Bjos,

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  28. Bom dia ao "Trabuco" J. Morgado e a todos deste blog. Daniela, já que nos trouxe os gastos absurdos e desnecessários que nosso Governo Federal faz, para vc ter uma ideia, uma moeda de um centavo custa 20 vezes seu valor para ser confeccionada. E ainda não foi retirada de circulação. Só no Brasil! Quanto ao caso do terrorista italiano, o tal Battisti, que J. Morgado menciona em suas "trabucadas", felizmente o STF resolveu rever a decisão do ex-presidente Lula e pode terminar por expulsar o bandido do país. A Suprema Corte prometeu analisar se o asilo concedido pelo nosso ex-presidente tem realmente embasamento legal. Se não tiver, e sabemos que não tem, Battisti volta para seu país onde está condenado a prisão pérpetua, mesmo com os gritos do Suplicy.

    Um bom domingo a todos!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, J. Morgado!
    Navegando há vários meses sem que os marujos tomassem banho ou trocassem de roupas, o que não era novidade na Marinha Mercante britânica, o navio cheirava muito mal.

    O Capitão chama seu Imediato:

    - Mr. Simpson, o navio está cheirando mal. Mande os homens trocarem de roupa !

    - Yes, Sir !

    Simpson reune seus homens e diz:

    - Sailors, o Capitão está se queixando do mau cheiro a bordo e manda todos trocarem de roupa. David troque a camisa com John. John troque a sua com Peter. Peter troque a sua com Alfred. Alfred troque a sua com Walter...

    E assim prosseguiu. Quando todos tinham feito as devidas trocas, ele retorna ao Capitão e diz:

    - Sir, todos já trocaram de roupa.

    O Capitão, visivelmente aliviado, manda prosseguir a viagem.

    ***********
    Vocês deste blog acabam de entender como será o novo governo do Brasil, capitaneado há 23 dias pela Dilma. Palocci de volta, logo Genoíno, José Dirceu e o Delúbio, último ítem assinado pelo Trabuco.

    Arturzinho - R. Preto - SP

    ResponderExcluir
  30. Todos já falaram e muito bem... Então só quero dividir com vocês esse vídeo...

    http://www.youtube.com/watch?v=epQJ9rArBAc

    ResponderExcluir
  31. Olá Amigos

    Bom dia

    Uma das aberrações cometidas do ex-presidente parece que está sendo corrigida.
    A farra dos passaportes distribuídos como se fosse banana em penca.
    A “presidenta” está disciplinando a emissão desse documento.
    Notícia nos jornais de hoje.
    E viva a imprensa livre!

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir