sexta-feira, 5 de novembro de 2010

.


Vasculhando os recônditos de meu computador, encontrei uma interpretação para o “Pai Nosso”, tão orado pelos cristãos de todo o mundo. Dele destaquei uma pequena parte: “Se no fundo o que eu quero mesmo dizer é que todos os meus desejos se realizem, seria inútil dizer: seja feita a vossa vontade”. Infelizmente, o autor é desconhecido.

Os cristãos, de um modo geral, principalmente os católicos, carregam crucifixos, correntes com imagens de santos de sua devoção, acendem velas para os santos, cumprem promessas (no meu entender, estapafúrdias), como subir centenas de degraus de joelhos, carregam cruzes enormes pelas estradas, deixam de comer (jejuns), auto se flagelam e assim por diante. Tudo isso em razão de uma massificação ou lavagem cerebral criadas por pessoas inescrupulosas para dominar pelo medo os fiéis. É comum se verificar, ao assistir na TV, reportagens por ocasião de datas em que se comemoram os dias dos santos mais conhecidos, com Nossa Senhora Aparecida, São Judas Tadeu, Santa Edwiges, Santo Antonio, etc., frases como “tudo o que eu peço, ela ou ele me atendem”.

A Bíblia, principalmente o Novo Testamento, continua a ser um “Best Sellers”. Entretanto, “pelo andar da carruagem”, acredito que pouco lido. Os exemplares, (alguns com encadernações altamente luxuosas), permanecerão expostos em locais visíveis no interior dos lares e até em estabelecimentos comerciais para que pessoas outras possam vê-lo e dizer ou pensar quão religiosas são.

A hipocrisia é um câncer universal. Difere-se apenas na sua tonalidade. Mais intensa ou menos intensa. Mas é na religião, onde esse defeito moral mais é constatado! A velha frase “faça o que eu mando, não faça o que faço” é largamente usada, mesmo que imperceptivelmente, nos meios religiosos. Para os sacerdotes, pastores, dirigentes... Tudo! Para os fiéis apenas a obrigação de contribuir e permanecer leais. Alias, não é isso que acontece na política deturpada também pelos homens?

Se os cristãos de um modo geral lessem o Novo Testamento com a assiduidade que deveria, certamente o mundo estaria bem melhor. Constataria que Jesus, o sublime Mestre, não exigiu sacrifícios onde o corpo (templo do espírito) fosse vilipendiado com sacrifícios atrozes e inúteis. Quando Jesus declarou: Bem aventurados os aflitos, não estava exaltando as aflições, mas sim as pessoas que sabem sofrer sem revolta, sem lamentações inúteis, sem culpar outros ou situações pelos seus males.

No Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo V, “Bem aventurados os Aflitos”, há um parágrafo bem interessante: “(...) Há aqui uma grande distinção a fazer; para vós, pessoalmente, contentai-vos com as provas que Deus vos envia, e não aumenteis sua carga, as vezes tão pesada; aceitá-las sem lamentações e com fé, é tudo o que Ele vos pede. Não enfraqueceis vosso corpo com privações inúteis e mortificações sem objetivo, porque tendes necessidade de todas as vossas forças para cumprir vossa missão de trabalho na Terra. Torturar voluntariamente e martirizar vosso corpo, é contravenção à lei de Deus, que vos deu os meios de sustentá-lo e fortificá-lo; enfraquecê-lo sem necessidade é um verdadeiro suicídio. Usai, mas não abuseis: tal é a lei; o abuso das melhores coisas traz sua punição nas consequências inevitáveis (...)”. A lição continua.
.
Na verdade, o verdadeiro cilício está em mortificar nossos defeitos morais. Devemos fustigar nosso orgulho, nosso ódio, nosso rancor, nossa vaidade, nossa arrogância... Infelizmente, as pessoas não se reconhecem com esses defeitos, causa de todos os males do mundo. Preferem o fanatismo religioso, político e idealista, a terem que reconhecer seus defeitos morais. A vontade de Deus não vale! O que vale é a vontade egoística de cada um. Afinal, temos que viver segundo nossos desejos, mesmo que lá na frente às consequências sejam funestas.
“Pai, perdoai, pois não sabem o que fazem”. Até quando a cegueira persistirá?
__________________________________________
*J. MORGADO é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista? Só clicar aqui:
jgarcelan@uol.com.br
__________________________________________

35 comentários:

  1. Bom dia amigos (as)...
    Mais uma mensagem para reflexão, escrita nesta sexta-feira especial, pelo amigo-irmão J. Morgado. O assunto abordado pelo jornalista hoje, certamente deve gerar diversas opiniões. Num dos trechos escritos pelo Morgado, ela aborda as muitas promessas que ainda hoje, em pleno século XXI, são feitas e “pagas” por este imenso Brasil. Não vou pegar leve, desculpem-me. Para mim, são absurdas. Em Franca tem um determinado camarada que gosta de chamar a atenção todos os anos e consegue, com uma tal promessa que fez, de seguir até a cidade de Aparecida de bicicleta. Cerca de 600 quilômetros, aproximadamente. E sai carregado de crucifixos pelo corpo, não sem antes chamar a atenção da imprensa. Consegue sempre uma foto num dos dois jornais diários da cidade. Nem sei qual a promessa que o dito cujo fez, deve ter sido para o Corinthians ganhar uma Libertadores, sei lá, nem me interessa mais saber.

    Outros se auto-flagelam, subindo escadas de joelhos carregando uma cruz pesada e assim vai. E os idiotas, ao final de um campeonato de futebol que dão várias voltas pelo gramado de joelhos carregando a bandeira do clube que torce, já viram? A maioria destes panacas quer mesmo é aparecer, outros não, sei disso, é mesmo pela ignorância, achando que Deus vai cobrar a promessa feita. Acreditam que, se não cumprirem o prometido, o castigo virá em dobro. Vez ou outra vejo uma promessa que faz bem ao indivíduo. Como aconteceu com um primo que toma todas e mais algumas. Sua mãe estava muito doente e internada. Seu estado inspirava cuidados médicos constantes. Foi então que o danado fez a promessa que iria parar de beber um ano se sua mãe se recuperasse, o que acabou acontecendo. Esperto, não prometeu parar de beber pela vida toda e conta hoje nos dedos o dia em que irá completar um ano a sua promessa para voltar com tudo ao batente. E com o fígado em dia, depois de 365 dias sem tomar nenhuma.

    Parabéns por mais esta crônica, J. Morgado. Volto no decorrer do dia para continuar o assunto.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Pra mim não existe religião, existe Deus e pronto. Basta que cada um acredite nele e faça sua parte. Esse negocio de religião confunde muito a cabeça das pessoas, essa mania dos católicos de usarem crucifixos, Orar pra santos, do evangélicos, de achar que tudo é pecado, que só eles vão para o céu... Isso tudo é coisa de nossas cabeças, basta apenas que se creia em Deus do seu próprio jeito, sem regras, religiões e afins... Só a um Deus, pra que tanta religião?! As pessoas parecem que estão esquecendo que Deus é único e não tem religião.
    Não adianta fazer sacrifícios pra agradar a Deus, são com pequenas coisas, pequenos gestos espontâneos que ele se agrada.
    ...
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Ôi Jéll, verdade, penso como você, difícil é tentar convencer uma pessoa, por exemplo, como a minha avó. Criada dentro da igreja católica, reza seus terços e vira e mexe faz suas promessas para este ou aquele santo. Não só ela, mas muitas beatas que conheço. Não são promessas absurdas, como estas que J. Morgado cita. Pedidos inocentes, como por exemplo saúde para ela e seus entes queridos, paz no mundo, hoje muito violento e coisas assim, que, sabemos, não serão resolvidos pelos santos. Pedir a estas pessoas nascidas e criadas com estes conceitos para que mudem é tarefa muito difícil, convenhamos. São puras, com idade avançada e não guardam nenhuma hipocrisia. Seguem a doutrina de uma igreja que muda pouco seus ensinamentos ultrapassados, por isso ainda acreditam em santos milagreiros, quando deveriam erguer o pensamento a Deus, muitas vezes esquecido, e fazer suas preces.

    Um bom fim de semana a todos!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  4. Morgado, parabéns pela lucidez e franqueza. É verdade, religião não é uma barganha, é um exercício diário de fé e atitudes corretas em busca do crescimento espiritual.
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia J. Morgado, gosto sempre se ler as crônicas que o Senhor escreve quinzenalmente neste blog. Olha, não creio que apenas a igreja católica possa ser responsabilizada por ensinamentos medievais, como adorar imagens de escultura e a fazer promessas para santos. Já foi pior, com aqueles confessionários, onde os pobres fiéis confessavam seus pecados ao padre, um homem comum, e recebiam absolvição de seus pecados. Quer absurdo maior que esse? Um padre, simples mortal, com o poder de nos condenar ou nos livrar dos pecados? Aos poucos os conceitos da igreja vão mudando. Existem outras religiões que ensinam práticas absurdas. Uma delas proibe seus membros de se submeter a uma transfusão de sangue, mesmo que isso possa custar a vida de uma pessoa. Outras obrigam os crentes a adorar o sábado. Neste dia não podem trabalhar, nem eles nem seus empregados, pagar nem receber e outros detalhes que não me lembro. Isso, J. Morgado, ou melhor, estes exemplos, para mim soam como hipocrisia das grossas.

    Outra coisa que não vou entender nunca é a certeza que cada crente de uma religião tem de que os conceitos que segue são sempre os verdadeiros. Se convencem que estão certos e muitas vezes, já vi isso em família, chegam a se engalfinhar depois de uma discussão acirrada. Acho prepotência bater no peito e afirmar que esta ou aquela religião prega a verdade. Se quiserem mudar o termo, usem, hipocrisia.

    Abraços,

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  7. Olá Amigos

    Bom dia

    A mudança do mundo depende de cada um de nós.
    Mudar conceitos impingidos por donos de religião deveria ser a meta do ser humano moderno.
    Para isso, existem os compêndios e o “grande milagre” da informática.
    Nada contra qualquer religião. Afinal o mundo é dividido em “castas religiosas” e as tradições e modo de pensar dos indivíduos devem ser respeitados. Porém, é hora de começar a verificar o que é verdade relativa e o que é fantasia. Uma fantasia criada apenas como a finalidade de explorar.

    Obrigado pelos comentários

    Paz. Muita paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Juliano!!!

    Religião vem do grego e do latim, re - ligar, religar a Deus> Religião é criação dos homens e como tudo que o homem cria, o cria a sua forma,que é imprecisa e imperfeita.
    Somente Deus é capaz de criar com perfeição e não nos criou perfeitos porque legou ao nosso esforço a possibilidade de avançar mais rápido ou lentamente de acordo com nossa propria aplicação diante do cumprimento das leis divinas, que alias estão grafadas em nosso intimos...
    O que é do homem perecerá, mas o que é de Deus vivificará!
    Vale lembrar que faz parte da caminhada a queda, e que medida que nos prostamos de pé para continuar a jornada, vamos nos elucidando, retirando da consciência o véu da obscuridade.

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia, J. Morgado, não é muito difícil para uma pessoa distinguir uma religião, cujos ensinamentos são bons, de outras que visam apenas o bolso dos seus seguidores. Proliferam pelas esquinas igrejas com nomes até engraçados. Como a tiririca (não o deputado-palhaço, mas sim a planta daninha, elas se desenvolvem do dia para a noite e com os desencapetamentos (lembrei-me do Edward) que promovem, iludem milhares de pobres coitados que chegam a entregar o que ganham em busca da promessa de cura ou mesmo na esperança de encontrar emprego. Pior é que nenhuma providência é tomada contra esses falsos profetas, por causa da liberdade de imprensa que existe no país. Mais, nossos políticos não ousam meter a cara contra estas espeluncas, porque podem perder votos, sabem disso.

    Nunca o nome de Deus foi tão comercializado como agora. Sem contar as emissoras de TV e de rádio que invadem nosso lares com pastores de araque vendendo até cura que entregam em domicílio. Promessas, J. Morgado, como esta que fez o primo do Edward, faço sempre no final do ano. Só que não bebo nada de álcool. Sempre prometi deixar de comer chocolate para não engordar. Nunca cumpri nenhuma delas. Mas, continuo magra, a base de muita malhação e alimentação saudável.

    Parabéns pelo artigo, beijos a todos!

    Tatiana - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  10. Estava acompanhando alguns comentários e depois de ler o do Juninho, lembrei-me de um tio, já falecido, que frequentava uma dessas igreja do sétimo dia. Traduzindo, que guardam o sábado. Este meu tio, num sábado na hora do almoço, saia da igreja e ao virar a esquina para entrar em seu carro, encontrou-se com um vendedor de queijos frescos. Era fanático por um queijo, mas os irmãos também estavam saindo da igreja e não tinha como ele comprar, a igreja proíbe que se venda ou compre no sábado. Como eu ia passando por perto, ele não teve dúvidas. Chamou-me para um canto e disse ao pé de ouvido: "compre dois queijos pra mim, pague e deixe na sua casa, amanhã passo para buscar e lhe dou o dinheiro". Claro que fiz isso, mas só de lembrar começo a rir. Essa religião que guarda o sábado ensina que nem tu, nem seus parentes ou servos podem desobedecer o dia santificado pelo Senhor. Meu tio nem estava aí. Afinal, ninguém o flagrou comprando queijos.

    Um recadinho para a Tatiana. Promessas para parar de comer chocolates ninguém até hoje cumpriu, sossegue, não é só você. Se você procurar pode encontrar alguma destas igrejas que domam o capeta, pode ser que tenham a especialidade de também impedí-la de comer chocolates. Não duvido! Eu não faria isso. Chocolate, na quantidade certa, faz bem ao coração.

    Abraços a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  11. Então Edward, isso que fez seu tio, nada mais é que hipocrisia. O importante para ele era manter as aparências, não que estivesse convicto de que guardar o sábado era mesmo sua obrigação religiosa. E tem muitas outras. Por exemplo, vc já viu alguém fazer uma promessa e não contar pra ninguém? Não tem graça. A primeira coisa que faz aquele ou aquela que faz uma promessa é espalhar para sua roda de amigos e amigas. Assim passa a imagem de um bom cristão.

    Gosto de suas crônicas, J. Morgado, acompanho sempre quinzenalmente.

    Bom final de semana!

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  12. Saudações a todos! Concordo com a crônica do J.Morgado e com a maior parte dos comentários. A unica diferença de pensamento é que fui um pouco mais além e deixei de acreditar também em deuses. Por que o plural? Porque há diferentes deuses espalhados pelo mundo, das mais diferentes regiões, raças, tribos, religiões... E cada um desses povos, de forma arrogante, e sem nenhuma prova além da mera fé, acha e afirma que o seu é o único e verdadeiro. Até se matam por isso.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  13. A descrença não precisa ser provada, porque não há o que provar. O ônus da prova recai sempre sobre os crentes. Eles que apresentem as provas, se tiverem.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  14. Olá Saldanha, meu amigo

    Boa tarde

    Não vai aqui nenhuma contestação para o que você acredita ou não. Afinal o ser humano é livre para pensar o que quiser. E isso deve ser respeitado a qualquer custo.
    Textos como esse abaixo pode ser encontrado na internet e compêndios vários.
    Homens ilustres, que se manifestaram a respeito de Deus.
    Naturalmente você ou qualquer outra pessoa irá encontras pensamentos de ilustres personagens da história universal que se declararam ateus e outros que, no momento da morte, encontraram a Divindade da Natureza.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado


    ”Conta-se que uma noite, a bordo do navio, os soldados de Napoleão discutiam sobre a origem do nosso mundo, mas passavam por alto o criador. Eram ruidosos e arrogantes em sua incredulidade. Passando por ali e ouvindo por acaso a conversação, Napoleão apontou para as estrelas, que resplandeciam contra o negro firmamento, e fez-lhes uma pergunta simples: "cavalheiros, podem me dizer quem as fez?"Eles emudeceram. A perplexidade que lhes acometeu bem ilustra o que disse Abraham Lincoln: Posso compreender como seria possível um homem olhar com ares de superioridade para a terra e ser um ateu, mas não posso conceber como poderia levantar os olhos para o céu e dizer que não há Deus". (desconheço a autoria).

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. J. Morgado!
    A respeito do culto aos santos de barro, ouvi este relato faz algum tempo. Numa pequena cidade do interior, domingo de missa, igreja lotada e na primeira fila, bem perto do padre, estava um homem de terno com um chapéu enorme na cabeça. Estava em frente a uma imagem de São Benedito. O padre olhou diversas vezes na direção deste homem, chegou até a gesticular mostrando a cabeça, tudo para ver se o homem tirava o chapéu, mas disso disso aconteceu. Não teve outro jeito e o padre, em voz alta, perguntou ao homem qual a razão de estar ele desrespeitando a imagem de São Benedito, usando aquele enorme chapéu. O homem, humilde, respondeu:
    - Desculpe-me, Sêo padre, eu sou o oleiro da cidade. Quem fez esta imagem foi eu e a doei para a igreja.
    Depois do minuto de silêncio, o padre nada mais disse e tocou a missa.

    Um abraço e parabéns pelo artigo.

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  16. Antonio Carlos Coimbrasexta-feira, 05 novembro, 2010

    Sempre leio as crônicas de J. Morgado. Percebo que muitos o fazem. Problema é que normalmente seu texto não gera polêmica, esvazia-se com citações de livros. Neste, prestem atenção, mais uma vez J. Morgado despreza a Bíblia, leiam o que escreve: "A Bíblia, principalmente o Novo Testamento, continua a ser um “Best Sellers”. Entretanto, “pelo andar da carruagem”, acredito que pouco lido." Não demorou e entrou com O Livro dos Espíritos, este sim, o mais lido do mundo e o que está correto, de acordo com sua interpretação.

    Isto é hipocrisia, caro J. Morgado! Ou fanatismo religioso. Não é a primeira vez que o senhor despreza a Bíblia neste espaço, colocando acima dela este tal Livro dos Espíritos. Faça uma pesquisa e pergunte quantos neste mundo conhecem esta ou aquela publicação e ficará surpreso ao notar que o mundo todo conhece e ainda confia na Bíblia. Livro dos Espíritos, ora, poucos ouviram falar! Mais uma coisa. Qual a razão deste ataque ostensivo contra a igreja católica e seus membros?

    Uma boa noite!

    Antonio Carlos Coimbra - São Paulo

    ResponderExcluir
  17. Amigos do blog de ouro,boa noite.
    Mais uma vêz o artigo do mestre amigo J Morgado mostrou-se polemico.
    Acho que todos nós devemos nos respeitar e respeitar cada um a religião ou seita do outro,pois pelo que nos foi ensinado,somos todos IRMÃOS e filhos de Deus.
    Cada um tem sua religião e seu Deus e nem por isso meréce ser ofendido por professar um crédo diferente dos demais. Eu sou católico (não praticante) acredito que há um Deus mas tambem acredito que o homem atual é uma evolução de seus ancentrais o que a ciência já comprovou.Eu me lembro de um fato ocorrido com minha saudosa vovó paterna,muito católica e que uma vêz recebeu a visita de um comerciante e o mesmo éra da religião TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, e ao vêr as imagens que vovó tinha na sala,questionou-a do porque adorar "santo de barro".O melhór que lhe aconteceu foi levar umas vassouradas e fugir,pois vovó já havia soltado duas "féras" que estavam presas no quintal para dar um jeito no infeliz.Nunca mais o coitado passou nem na rua que vovó morava.
    Se o homem quer ser explorado por suas crenças,ele é dono de seus atos e não acho correto alguem condena-lo por deixar o tal de DIZIMO para o pastor como tambem não aprovo quem critica um catolico por dar sua contribuição em $$$ para a igreja.
    A ninguem é dado o direito de menosprezar seu igual por motivos religiosos.

    Parabéns amigo J Morgado pelo artigo e Edward pelo "nosso" blog

    Abraços aos demais participantes, tenham todos um ótimo final de semana.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  18. Senhor Antonio Carlos Coimbra


    Bom dia

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  19. JMorgado

    Pelo que entendi de sua excelente crônica, a humanidade não busca uma evolução espiritual e sim uma evolução material. É uma pena!

    Um bom dia

    Maria Monge

    Mairinque-SP

    ResponderExcluir
  20. Antonio Carlos Coimbrasábado, 06 novembro, 2010

    Bom dia, J. Morgado, sua resposta foi altamente esclarecedora, tal qual o texto.

    Tenha um bom dia!

    Antonio Carlos Coimbra - São Paulo

    ResponderExcluir
  21. Senhor Antonio Carlos Coimbra

    Parece-me que o único que não consegue entender o meu texto é você. Algum problema com seu nível cultural?

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  22. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsábado, 06 novembro, 2010

    Caro J.Morgado,

    Parabéns pela coragem de tratar de temas que geram polêmicas.
    Concordo com seu posiconamento, entretanto penso que devemos refletir como o Espiritismo trata do assunto. Na Revista Espírita de 1863, há uma resposta da Sociedade Espírita de Paris sobre questõs religiosas, especificamente dogmas. A Sociedade Espírita decide sobre os questionamentos e esclarece: "...o fim essencial do Espiritismo é a destruição das idéias materialistas e o melhoramento moral do homem; que ele não se ocupa, absolutamente de discutir os dogmas particulares de cada culto, deixando sua apreciação à consciência de cada um; que seria desconhecer tal fim transformá-lo em instrumento de controvérsia religiosa, cujo efeito seria perpetuar um antagonismo que ele tende a eliminar, chamando todos os homens para a bandeira da caridade, levando-os a não ver em seus semelhantes senão irmãos, sejam quais forem as suas crenças." Con tinua ainda nos orientando sobre a atitude correta em face das controvérsias religiosas. Sugiro leitura.

    Paz e Muita Luz!

    Luiz Antônio de Queiroz
    São Sebastião do Paraíso-MG

    ResponderExcluir
  23. Olá meu amigo Luiz Antonio Queiroz

    Bom dia

    Um excelente comentário o seu. Obrigado pela indicação. Entretanto, sugiro a leitura do livro “Agonia das Religiões”, de J. Herculano Pires – Editora Paidéia.

    Um agradável dia para você e um abraço fraterno

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  24. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsábado, 06 novembro, 2010

    Olá amigão.

    Excelente dia, com chuva!

    Obrigado pela dica. Vou ler o livro para ampliar a visão sobre o assunto. Pelo título já dá para fazer uma idéia da mensagem. Deve tratar da morte, ou mais precisamente, da transformação das religiões em face do progresso e desenvolvimento da humanidade. As crenças e crendices antigas vão caindo por terra à medida que o progresso tecnológico e científico vai desvendando o sobrenatural. O que era desconhecido, tratávamos como sobrenatural. À medida que conhecemos, passa à ordem dos fenô nemos naturais. Por outro lado as antigas religiões abrem espaço para aproveitadores de ocasião, criando seitas que, apoiados pelo apelo materialista,buscam a adesão de irmãos nossos, que de certa forma, ficaram órfãos. Aí talvez, resida a base do livro, que se deve desenvolver à partir de toda a sabedoria, cultura e lucidez do Herculano Pires.
    Compete a nós lutarmos para reduzirmos o materialismo e ampliarmos a visão espiritual. A leitura com certeza ampliará minha visão e fortalecerá a orientação quanto aos princípios doutrinários do Espiritismo, para que as questões de fundo passem à frente das questões de forma.

    Abraço Fraterno

    Luiz Antônio de Queiroz

    ResponderExcluir
  25. Antonio Carlos Coimbrasábado, 06 novembro, 2010

    Caro Luiz Antonio de Queiroz, seria oportuno que vc sempre ancorasse o digníssimo J. Morgado em suas crônicas. Vc pelo menos responde e apresenta fatos e argumentos...

    Paz, muita paz, fica vago.

    Chamar os leitores do blog de analfabetos por tabela, principalmente sem saber com quem está conversando, creio, não condiz com os ensinamentos
    espíritas. E a humildade, tão apregoada?
    Grato,

    Antonio Carlos Coimbra - São Paulo

    ResponderExcluir
  26. Meus amantíssimos confesso-lhes que estou aqui no meu poleiro só na espreita para ver o desenrolar desses acontecimentos de ordem religiosa.
    A razão sempre esteve do lado mais lúcido de acordo com as elucubrações dos mais solícitos interlocutores.
    Por ser briga de cachorros grandes, eu na minha inocência de pobre coitado que sou, continuo no meu poleiro, só a observar o contexto de um final que não se leva a nada.
    A santa ignorância da fé irracional nos leva a parâmetros inconcebíveis a razão humana, “se respiro eu vivo”.
    A verdade vai alem do respirar e viver.
    A verdade está acima dos pobres sentidos físicos, que por hora nos torna o mais imbecil dos mortais que julgamos serem maiores do que o próprio universo.
    Se o mestre dos mestres nos disse através do maior médium que foi o apóstolo João Evangelista psicografado e eternizado no apocalipse “Não ame a terra e nem as coisas que nela contem.”, por que então levantar a bandeira do que achamos que é a verdade absoluta!
    Nós pobres mortais, agarramos em tudo que nos convém, atropelando a todos em nome de uma verdade que achamos absoluta e irrevogável em nome da nossa fé.
    A maior virtude de um homem é a paciência.
    Eu diria que a paciência é a maior virtude Divina, senão Ele teria nos aniquilado mediante a nossa prepotência de acharmos que somos maiores do que ele.
    A terra é um grão de areia perto da nossa galáxia, e que dizer então perto do universo!
    Somos apenas uma ínfimo partícula com sentido raciocinado, embora limitado nesse grão de areia que gravita pela bondade infinita no infinito de sua criação.
    Se no momento crucial em que vivemos, eu não entender o meu irmão de caminhada, mas se conseguir perdoá-lo tenho certeza que a minha caminhada ascensional, está dando um passo maior do que Neil Armstrong quando pisou na lua.
    “É um pequeno passo para um padre, mas um grande salto para os blogados.”

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  27. Antonio Carlos Coimbradomingo, 07 novembro, 2010

    Aplausos para a intervençao do padre: "Se o mestre dos mestres nos disse através do maior médium que foi o apóstolo João Evangelista, psicografado e eternizado no apocalipse: “Não ame a terra e nem as coisas que nela contem”, por que então levantar a bandeira do que achamos que é a verdade absoluta?"

    Traduzindo as palavras do padre: por que só a sua é a verdade, J. Morgado? Respeite a verdade dos outros. No seu caso não se trata de hipocrisia, mas sim de I.................

    Boa noite!

    Antonio Carlos Coimbra - São Paulo

    ResponderExcluir
  28. Olá Amigos

    Bom dia


    “O Cristo, através do discurso de dar a outra face, queria proteger a pessoa agredida, fazê-la transcender a agressividade imposta pelo outro e, ao mesmo tempo, educar o agressor, levá-lo a perceber que sua agressividade é um sinal de fragilidade.
    Na proposta de Cristo, o agressor passa a rever a sua história e a compreender que se esconde atrás da violência”.

    Um abraço a todos e muito obrigado pelos comentários.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  29. Eu sou católica praticante ( na medida das minhas forças humanas , cheia de imperfeições) mas entendo que, se os cristãos lessem o Novo Testamento á luz de cada palavra e não "inventassem" talvez o mundo já tivesse outra luz...há muitas deturpações que só complicam a passagem da Boa Nova...Coisas que o Mestre nunca pediu...
    Curiosamnte (o que não me surpreende) é sempre a religião católica a mais fustigada pelas críticas, sinal de que tem valor!
    Ninguem iria perder tempo com algo que não prestasse para nada...não é verdade?
    Parabens ilustre jornalista pela sua crónica.
    Graça(Portugal)

    ResponderExcluir
  30. Olá Graça Pereira

    A co-patrícia de Além Mar

    Muito obrigado pelo seu lúcido comentário.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  31. Amigo J. Morgado.
    Sou leitor atento de seus escritos. Aprecio-lhe as colocações e aprimoramento na filosofia espiritista. Embora sendo ex-seminarista do Seminário Santo Afonso de Aparecida do Norte, —Ordem Redentorista — fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, sou livre pensador. Os Irmãos Missionários Redentoristas, chegaram ao Brasil em 1894 em dois grupos iniciais:
    O primeiro grupo veio da Holanda no dia 26 de abril para fundar a Comunidade de Juiz de Fora (MG). Um segundo grupo chegado da Alemanha, assumiu a Pastoral do Santuário de Aparecida, pequena cidadezinha no Vale do Paraíba, hoje grande centro da Fé católica no país.
    Não sendo seguidor assíduo de qualquer rito, pelo que conheço, ensinam a prática do mal, pregando todos, o bem fazer, a crença e amor ao próximo. A própria lei brasileira garante a liberdade de credo. Dos muitos cultos que estive presente, com interpretações as mais variadas, acumulei algum saber.
    Este nosso espaço no blog, carrega as bênçãos do principio democrático liberando a todos para que professem sem restrição sua fé. Aqui temos uma tribuna em que todos podem discutir de maneira parlamentar suas ideias.
    Peço permissão ao amigo Coimbra — assim referendá-lo — pois é assim que pretendo respeitá-lo. Seria muito bom que você trouxesse ao nosso espaço liberal, ensinamento do catolicismo a enriquecer o saber de todos. Bastaria pautar-se em Santo Agostinho, para doar ao blog uma sabedoria adulta da Igreja católica.
    Parabéns J. Morgado. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  32. Boa noite!

    A respiração ofegante e descompassada do meu mestre, Dr. Miguel Arcanjo, (médico psiquiatra e professor de medicina da USP), era perceptível a longa distância quando fui interpelado por ele no corredor da faculdade em que lecionamos aulas de medicina psiquiátrica. O meu interlocutor pediu-me para apresentar uma análise apropriada da condição humana que acelera o psiquismo, quando o assunto é a religiosidade que defendem, julgando ser a única capaz de salvá-los de uma possível estadia nos umbrais infernais do submundo espiritual.
    Confesso que tive dúvidas a respeito de um assunto tão complexo e apaixonante, ao ponto do fanatismo ser capaz de levar o individuo a mais absurda situação em nome da bandeira religiosa que professa.
    De acordo com pesquisas feitas na cidade de Assunção, capital do Paraguai, os médicos envolvidos chegaram à seguinte conclusão:
    1º= O encéfalo fica alterado quando busca na imaginação um norte que dá rumo as suas ascensões espirituais.
    2º= Essas ondas de origem catódicas plasmam situações prazerosas em que o fiel passa a vivenciar o mudo plasmático que eles construíram de acordo com as suas crenças.
    3º= Alimentados em certos cultos religiosos com músicas apropriadas, essas ondas plasmáticas passam a envolvê-los externamente, levando-os ao êxtase sem decodificação que os induz ao fanatismo do mundo irreal.
    4º= Em outras situações, essas ondas plasmáticas distorcidas podem levar o crente a descrer da realidade, com isso, ele passa a vivenciar uma mera fantasia, um mundo irreal de discordâncias relevantes com a atualidade.
    Enfim, o encéfalo, o órgão que deveria nortear as criaturas, passa a ser o vilão que desmagnetiza a bússola salvadora da razão.

    Espero ter atendido a expectativa do meu mestre e professor Dr. Miguel Arcanjo. Aproveito para deixar meus cumprimentos aos dois mestres deste blog: J. Morgado e Garcia Netto, cujo peso da experiência derruba por terra os ciscos inconvenientes da ignorância que muitas vezes mancham este blog do renomado jornalista Edward de Souza.

    Dr. Sebastião Honório- Psiquiatra e professor de medicina da USP.

    ResponderExcluir
  33. desde já obrigada pela visita..

    Tenho uma opnião própria quanto a isso tudo.
    Na verdade, muitos acham que Deus é supermercado, algo que dá pra trocar.. Nada disso. Deus continuará a nos amar e a nos querer bem, cuidar de nós..
    No entanto, as promessas que muitos fazem é uma forma que estes encontraram pra sei lá, amar a Deus e ter temor, medo de morrer até e ir pro inferno rs Acredito que muitos fazem assim porque ainda não experimentaram do amor real e verdadeiro de Deus.
    Eu faço jejum, este me leva a ter domínio sobre minhas vontades. Parece um absurdo né? MAs pura verdade. CAda um tem sua vida e e cada um vai dizer aquilo que é certo e o que é errado. A Igreja num faz lavagem cerebral. Acredito que ela conduz seu povo. Num foi isso que Cristo falou a Pedro "Apascenta minhas ovelhas"..

    forte abraço!

    ResponderExcluir
  34. Oii... Muito bom visitar seu blog e me deparar com está crônica sobre religião, pois, semanas trás estava a ler um artigo que achei muito interessante, fala sobre:
    PORQUE NÃO ACREDITO NO DEUS DA BÍBLIA

    Deixarei aqui um trecho deste artigo:

    "Não posso crer nesse Deus-Hitler, nem num Jesus “meio-retardado” que pediu adoradores para esse verdadeiro monstro do apocalipse, fruto da maldade e ganância judaico-cristão e que continua florescendo nos corações e mentes ávidas pela salvação-eterna, amedrontadas pelo fogo do inferno."

    O artigo na integra está no site:

    http://www.artigonal.com/religiao-artigos/porque-nao-acredito-no-deus-da-biblia-341642.html

    Ando muito interessada a saber sobre Deus e religião, estou a questionar muitas coisas sobre isto. Muitas vezes me sinto uma atéia.

    Tem um livro que estou com muita vontade de ler, só esta me faltando um pouquinho de tempo, é o "O Anticristo, Nietzsche" conhece?

    Bomm...Adorei ter você fazendo parte do meu blog, seja bem-vindo!!

    Achei interessante seu blog, estou a seguir :) Adoreii

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Olá Edward! Fiquei mto contente em receber sua visita e em te ter como seguidor do meu blog. Gostei mto do seu canto tb, adoro ler crônicas, amei vários textos que li por aqui. Esse sobre a religiosidade é uma pérola, bem coerente mesmo.
    Vou vir aqui mais vezes e com calma, tenho certeza que vou ler bastante.
    Já vou te seguir tb. Um abço =]

    ResponderExcluir