segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DOMINGO, 31 DE OUTUBRO DE 2010

.
.
Ontem, pensava com meus botões, decididamente Deus não gosta do Haiti! Depois de toda destruição do terremoto, agora a cólera ceifa a vida dos poucos sobreviventes daquele país, o mais pobre das Américas. A afirmação é certa ao definir a situação de extrema miséria e devastação natural a que nosso irmão caribenho está submetido, graças aos anos de invasão e ocupação estrangeira, ditaduras e golpes de estado ao longo de sua história. Hoje, depois que Dilma Rousseff foi eleita presidente do nosso país, tive uma certeza. Além do Haiti, Deus também não gosta do Brasil! Desde que Caminha anotou que aqui, se plantando, tudo dava que a gente é movido a fé. E essa fé já nos levou a equívocos desastrosos, como Getúlio, Jânio Quadros e mais recentemente Collor.
.
Dilma Vana Rousseff, 62 anos, é uma incógnita. Será a 40ª pessoa a ocupar a Presidência. Sua vitória tem outras características inéditas: será a primeira vez em 84 anos em que haverá um ciclo de três presidentes eleitos diretamente. Sem quase nenhuma experiência administrativa, dona de uma arrogância indiscutível, ela foi empurrada goela abaixo do povão pelo carisma do Lula. Serra, sem discurso, sem dinheiro e sem simpatia, amargou uma derrota que já estava sendo anunciada pelos institutos de pesquisas. E começou a perder estas eleições ao anunciar como vice o desconhecido Índio da Costa. Não que Temer, o vice de Dilma, seja melhor que Índio. Para Lula e o PT, nomear um vice foi apenas uma jogada de marketing. Diria, uma média com o PMDB. Lula sabia que o povão votaria em quem ele indicasse para presidente, sem se importar com o vice. Acertou na mosca e a estas alturas deve estar promovendo uma festa de arromba, comemorando a sua vitória mais uma vez, afinal ele foi o grande vencedor. A terceira vitória consecutiva nas urnas.
.
Como o peixe morre pela boca, vamos aguardar os acontecimentos e todos nós, brasileiros, que votamos contra ou a favor, devemos, a partir de agora, ser oposição e cobrar da primeira mulher presidente do Brasil, que cumpra as promessas que fez em campanha. Vale lembrar algumas das 13 propostas de seu governo. Delas constam, o fortalecimento da Democracia, a expansão do emprego e da renda, a defesa do meio ambiente, promoção do desenvolvimento, a erradicação da pobreza absoluta, a garantia da educação e a transformação do País numa potência científica e tecnológica.
.
O futuro, diz o ditado, a Deus pertence. Mas, gosto de arriscar, e abro o jogo aqui neste blog, usando emprestada a bola de cristal do amigo jornalista Milton Saldanha. Entendo que, se Lula não quiser voltar ao poder nos braços de suas inúmeras bolsas, depois de Dilma pode surgir José Dirceu, aquele do escândalo do “mensalão”, que deveria estar atrás das grades, pode ser seu cavaleiro andante e com certeza o brasileiro, esse mesmo que elegeu Dilma neste 31 de outubro de 2010, esquecerá aquela que foi considerada a maior operação de rapinagem já montada por um grupo político neste país. Porque não temos memória e porque tripudiam de nossa memória e fizeram isso agora, ao locar José Dirceu, um cidadão condenado - já que não conseguiu provar sua inocência em nenhum dos crimes de que foi acusado - como uma das estrelas da campanha vitoriosa de Dilma.
.
É preciso fé para nos livramos de tudo isso, e já que Deus não é mais brasileiro, vamos nos apegar aos orixás baianos e aos santos romanos para encarar esse Brasil, que Jobim já dizia não ser coisa para principiantes. Que os orixás nos ajudem!
___________________________________________
*Edward de Souza é jornalista e radialista
___________________________________________

49 comentários:

  1. Bom dia, Edward!
    Eis em seu blog as 50 razões para que não se vote mais no PT. Já tomei meu banho bem cedo e vou fazer isso assim que as urnas se abrirem. Voto em Serra e peço que Deus ilumine a mente dos brasileiros e brasileiras, principalmente os indecisos ou que votam em branco ou anulam seu voto, que raciocinem neste instante importante para o nosso Brasil e exerçam seu dever cívico consciente. Votar consciente é ser contra todo este estado de absurdos. Chega de desmandos e corrupção e incompetência em nosso Brasil! Vamos de Serra!

    Bjos,

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edward, bom dia a todos.
    Hoje, 31 de outubro, logo pela manhã, lembrei-me dos nossos irmãos do norte-nordeste deste país que sofrem com a falta de chuva. Comovido com a situação de penúria em que vivem, sempre a mercê das promessas de candidatos que juram, pelo menos nesta época de eleições, resolver o problema da seca naqueles estados nordestinos, ergui meus pensamentos aos céus e pedi a Deus, Todo Poderoso, que fizesse cair água dos céus em abundância, a partir das 8 da manhã até às 17 horas. Muita água, com fartura, sem causar estragos, afinal não merecem mais esse castigo, mas uma chuva forte que os impeça de sair de casa neste período. Se o meu pedido for atendido, nosso Brasil será outro e estaremos livres do PT e de sua corja de vagabundos e ladrões. Nossos irmãos nordestinos serão beneficiados com a chuva, um prêmio pelo fato de não terem votado hoje, e nós brasileiros, estaremos livres da Dilma, Zé Dirceu, Genoíno e de Lula, o chefe da quadrilha, entre outros menos cotados na bolsa de canalhas.

    Façamos a nossa parte, vamos votar consciente, conforme você pede, Edward. E votar consciente é eleger Serra para a presidência deste nosso Brasil!

    Abraços,

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigos

    Bem sujestiva a eleição efetuada na Embaixada da China, publicada na internet. Vejam abaixo.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado








    "O tucano José Serra venceu com folga: 215 votos, contra apenas 49 para a petista Dilma Rousseff. Fecham a conta 14 votos brancos e anulados. Em porcentagem de votos válidos, a vitória tucana foi de 81,4%, contra 18,6% para a candidata governista".

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos! Ser jovem não é desculpa para desinformação. Eu não tinha nascido na Revolução de 30, nasci em 1945, e no entando sou capaz de explicar em detalhes aquele episódio da História brasileira. Aos problemas apontados pelo Edward de Souza, todos verdadeiros e graves, acho que posso acrescentar mais de cem. Incluindo, por exemplo, agressão a professores, gente em carro de luxo que joga lixo na rua, falta de educação generalizada em locais públicos, uso de celulares sem o menor pudor, invasão de privacidade e tantos outros. Com certeza passarão de cem. Só que dizer que tudo isso foi obra do atual governo é a suprema estupidez, por mais que o atual governo tenha cometido erros, e cometeu. E a tese do meu querido amigo J.Morgado é a coisa mais estapafurdia que já li. Ele trocou as mazelas do capitalismo, que são todas estas,e muito mais, por uma estratégia mirabolante para favorecer o comunismo, por sua vez cada vez mais reduzido no mundo, porque não deu certo, como não dá certo este capitalismo selvagem.
    Beijos a todos e uma sugestão: que tal estudar e ler mais?
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  5. Pachorra tem um safado (a) deste em encher o saco com detalhes estúpidos como esse. Tenho certeza, Edward, é um dos malditos excluídos deste blog, com tremenda dor de cotovelo. Nunca ajudaram, sempre prejudicaram o blog e agora resolvem investir contra você e este espaço. Desavergonhados, safados (as). Como hoje é o Dia das Bruxas, bem possível esta dita cuja, (até desconfio quem seja), deva estar numa vassoura, girando em volta deste blog. Vou ficar de olho e ainda identificar o IP da vassoura da picareta para desmascará-la em público, se tiver a ousadia de voltar.

    Um abraço, amigo!

    Francisco Heitor - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  6. Olá Saldanha

    “Estapafúrdia” é um termo muito forte para os que observam o que está acontecendo no mundo atual.
    Comunismo “tupiniquim”! Venezuela, Bolívia, Equador, Cuba... O Brasil estará caminhando para essa desgraça se a tal for eleita “presidenta”. Espero sinceramente estar enganado.
    O comunismo venceu onde o capitalismo chamado selvagem falhou.
    Esperamos que o presidente eleito faça um governo progressista e inteiramente democrático. “Amém”.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  7. Olá Senhor Ronaldo C. Filho

    Boa tarde

    Como hoje eu não estou muito diplomático, vou usar uma palavra para qualificar seu procedimento. ESTULTO!

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  8. Olá Amigos

    A fila para justificar o não comparecimento as urnas estava enorme aqui na Baixada.
    Infelizmente, a falta de politização do povo brasileiro atravanca o progresso e disso se aproveitam os políticos inescrupulosos.
    É de se lamentar.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  9. Edward, tudo bem?
    Também recebi o mesmo e-mail que você enviou para a Carol e a data e horário o mesmo, com estes 50 tópicos. Mas vamos falar de eleições. Hoje, quando fui votar pela manhã, no colégio Champagnat, no centro de Franca, encontrei-me com o prefeito Sidney Rocha que já estava de saída. Havia votado, claro, no Serra, ele que é do PSDB e fez uma campanha enorme para seu candidato a presidência. Lindo aconteceu quando entrou uma senhora, soube depois que se chama Angelina e que tem 92 anos. Amparada pela filha, ela foi conduzida para a sala de votação, onde tinha preferência, pela idade. Quando saiu, Edward, consciente, mostrou para mim e minha mãe um papel dobradinho em sua mão esquerda, com o número 45. Disse sorrindo: "levei o número para não esquecer, não sou tão jovem e fiquei preocupada que minha memória viesse a falhar. Não precisou, lembrei-me perfeitamente do número do Serra". Com a permissão da filha dei-lhe um respeitoso beijo na testa. Votamos logo depois na seção ao lado, e o assunto até agora é esta senhora e a beleza do seu gesto. Que exemplo deu para muitos que foram para ranchos, praias e deixaram de exercer o direito do voto. Saiu de sua casa com dificuldade para se locomover, subiu alguns degraus com esforço, mas saiu feliz porque exerceu seu direito de cidadania.

    Bjos,

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  10. Olá J. Morgado!
    Depois de postar minha participação foi que li o seu comentário acima. O exemplo desta senhora aqui de Franca, votando aos 92 anos de idade, deveria ser mostrado para todos estes que justificam seus votos para fugir para praias. E eles sempre tem uma desculpa. Dizem que nenhum dos candidatos agrada, ou que os presidenciáveis são farinha do mesmo saco, enfim, são os donos da cocada preta. Não entenderam ainda o que é a democracia. Ou não gostam dela... Vergonhoso!

    Bjos,

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  11. Olá Giovanna

    Boa tarde

    Com sua intervenção, narrando o episódio da eleitora/anciã, você acaba de amainar meu coração. Nem tudo está perdido enquanto houver pessoas do estofo dessa linda senhora.

    Obrigado menina

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  12. Esse artigo postado aqui hoje ficaria mais completo se tocassem nos absurdos que os sem terras tem feito país a fora.
    Por falar em sem terra, por que eles calaram justamente durante as eleições.
    Será que a Dilma deu um ultimato?
    –Calem-se seus otários, ou farei picadinho de vocês!!!
    Cala-te boca!!!

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  13. Olá Padre Euvídio


    Excelente intervenção.

    O que os sem-terra pretendem? Democracia? Será que a foice e o martelo não estão presentes na bandeira desses infelizes?

    Um abraço padre

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  14. Edward, J, Morgado, Milton Saldanha, o meu abraço. Giovanna, fiquei arrepiado depois de ler seu comentário. E tem muitas "Angelinas" neste Brasil que gostam de comparecer às urnas e entendem a importância de um voto. E já que todos contam o que viram hoje, nestas eleições, ouçam esta. Transferí meu título aqui para Botucatu faz algum tempo. Voto na Escola Cardoso de Almeida. Estacionei meu carro dois quarteirões antes do portão de entrada, um cordão de isolamento impedia a passagem de veículos próximo a escola. Nisso, percebi um tumulto vindo da escola. Policiais arrastavam um cidadão, procurando não fazê-lo de uma forma agressiva. Foi então que me informaram o que estava acontecendo. O dito cujo, segundo as testemunhas um comerciante conhecido, portava enorme faixa com os dizeres: "Não votem na Dilma". E entrou para votar com a faixa. Daí, toda a confusão que se seguiu. Não sei se foi levado ao distrito policial ou liberado antes. Nem sei se votou, mas agitou o pedaço com sua atitude. Cada uma...

    Abraços,

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  15. Querido Edward você alegrou meu domingo.Esse seu blog é muito bom. Parabéns. Mas sabe que quando li sua resposta, me lembrei do seu tio citado pelo Lavrado na crônica de domingo passado? Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  16. E quem não se emociona com esse relato da Giovanna nos contando sobre esta senhora que "briga" para votar, com 92 anos de idade. Isto é maravilhoso! Já o caso ocorrido em Botucatu, que contou com o testemunho do Falamansa, é atípico. Eu, fosse a autoridade de plantão, Miguel, além de liberar o comerciante, ainda por cima o convidaria para almoçar ou jantar, dependendo da hora que o fato ocorreu. Fez por merecer.

    Onde votei nada de anormal eu observei, a não ser um movimento muito pequeno de eleitores. Perguntei para os mesários e todos disseram que a abstenção pode atingir até 30 por cento da totalidade de votos neste colégio eleitoral. Penso que erraram ao marcar a votação deste segundo turno para este domingo, muito próximo de um feriadão. Ou no proximo domingo, ou então que tivesse sido realizado no anterior. Afinal, esta obrigação de voto no Brasil é para inglês ver. Quem não vota e nem justifica, segundo li na Folha de hoje, pode fazê-lo mais adiante, pagando uma taxa simbólica de três reais. Facilita para pessoas que não gostam de exercer o dever cívico e democrático do voto.

    Beijos a todos,

    Gabriela - São Paulo

    ResponderExcluir
  17. Olá Betinha, abraços, amigos e amigas que contam aqui no blog o que viram neste dia das eleições majoritárias, segundo turno neste país. Criaram um novo bloco: "os repórteres do blog", gostei! Betinha, minha amiga, será que chutei o pau da barraca? (hehehehehehe). Peço desculpas se isso aconteceu, não ao tal Ronaldo C. Filho (o que seria o C, quem arrisca?), porque fez por merecer a resposta, mas aos leitores deste blog. É que detesto anônimos e pessoas que, pela minha experiência, percebo, usa nomes fictícios, caso do cidadão, ou cidadã acima. Vamos deixar isso pra lá, o Francisco cuida do caso com carinho e atenção.

    Você lembrou do nosso querido Oswaldo Lavrado, desaparecido neste domingo. Será que foi cobrir "a marcha das apurações" como sempre fazia? Falar nisso, nada de números ainda da votação presidencial, apesar de já apuradas mais de 60 por cento das urnas em todo o Brasil. No entanto, já dão a Dilma como a nova presidente do Brasil, de acordo com uma pesquisa do IBOPE, contratado pela Globo. Vamos acompanhar.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  18. Prezados vigaristas que estão tentando tumultuar este blog. Não vão conseguir, estou atento e com as chaves nas mãos. Senhor Alamar, se o senhor realmente postou o comentário deselegante que deletei, entre em contato comigo: chicoheitor@terra.com.br quero falar com o senhor pelo telefone, por favor. Como também com o Senhor Ronaldo C.

    Grato,

    Francisco Heitor

    ResponderExcluir
  19. Então Edward, mesmo com as pesquisas anunciando que isso poderia acontecer, agora que é fato consumado bateu em mim profunda tristeza, só em pensar que nosso povo elegeu uma desconhecida para comandar nosso querido Brasil. A única coisa que conhecemos de Dilma é um pouco do seu passado como guerrilheira e ex-prisioneira do extinto DEOPS, nada mais. Concordo com o título postado sobre a foto: Que Deus nos ajude!

    Bjos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  20. Amigos do blog de ouro,boa noite
    Edward meu amigão, me desculpe mas hoje terei uma noite ¨&%$#¨¨% e ¨¨%%&¨&$#$%&* e mais &%$#$@%*&)*&&* porque a TERRORISTA BRUXA vai tomar conta do MEU país.
    Eu que no primeiro turno declarei meu voto NULO, hoje tentei ajudar, mas não deu
    Que loucura ! teremos que aguentar esses PETRALHAS por mais quatro anos.Quantas bolsas mais serão inventadas?, quantos cargos mais serão preenchidos no governo pelos "vermelhinhos? quantos dias a mais o povo vai ter que trabalhar para sustentar éssa corja ? Quem poderá pelo menos TENTAR segurar a sêde do govêrno (leia-se PT) em transformar o MEU país em outra Venezuela,Bolivia,Irâ,Cuba?
    Mas os culpados da TERRORISTA ter ganho, foram AZELITES, que em vêz de ficarem em suas cidades e votar, iguais aos POBRES,vieram aqui para a nóssa praia divertir-se, sem se importar com o que nos acontecerá nos próximos quatro anos.
    Por isso Edward que estou %¨&¨$@@#¨¨&65 )(*$%¨&*)*$ e &%@#%%¨ e assim vou ficar até a próxima eleição para presidênte do MEU país (se houvér)
    Edward e amigos , resido no litoral a muito tempo, aqui existem muitas CASAS DE VERANEIO. Com a TERRORISTA no poder, lógo lógo chegarão os bandeiras vermelhas OCUPANDO as casas vasias, tomando posse e se dizendo sem condições de ter uma casa.
    O governo (LEIA-SE PT)por sua vêz, dará razão a eles,pois para que um cidadão pagador de seus impostos vai querer DUAS casas ?. Fique só com uma que já está muito bom.
    Edward, parabéns pela lição de moral que vc deu nesse intruso que avançou em "nosso" blog querendo aparecer.será que não é um "vermelhinho" disfarçado?? Argg
    Se fosse comigo chutaria o pau da barraca e a barraca tambem
    Me desculpem amigos do "nosso" blog, mas hoje eu estou..&#T&&**¨&$ e *%&%#$@$@)* E )*%¨#%&&@%¨demais.
    Abraços a todos.
    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  21. Os amigos de golpes e de corruptos vão ter que engoliar, mais uma vez, a vitória da democracia. Quem alimenta preconceitos, também. Venceu a vontade da maioria dos brasileiros, entre os quais me incluo, e isso é o que importa. A derrota do Serra não encerra sua carreira política, tem boas contribuições a dar ao Brasil como oposição, alimentando o salutar debate, mas agora o verdadeiro vencedor pelo PSDB é Aécio Neves, que está com o caminho aberto para peitar Lula em 2014. Será uma bela disputa, e espero que até lá os brasileiros aprendam um pouco mais a aceitar com tolerância os embates da democracia, e sem as baixarias que tivemos desta vez. Não há vencedores nem derrotados, só brasileiros que devem se unir e agora cobrar da eleita um país melhor.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  22. Alo amigalhada.
    Acho que dá para passar não dá?
    Depois de votar procurei um restaurante para fartar-me. Temia a lei seca, no entanto, o garçom informou que em homenagem a vitória do Lula, o molhado estava liberado. Fiquei feliz e ataquei logo o pedido: um duplo sem gelo e aquela gelada. Queria curtir meu lamento. Pedi um estulto a milanesa e um hidrófobo desossado bem tostado com brócolis.
    Foi um sucesso. Eis ai a razão do meu atraso sem poder participar da piraratacoada que hoje passou por cá. Um abraço. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  23. Olá Edward, você escreveu corretamente, Dilma é uma incógnita, mas nada a fazer agora que tudo está decidido, a não ser ter fé. Particularmente eu prefiro Deus, orixás e santos romanos não confio. O Nosso Brasil provou, com a eleições de Dilma, que é também o país dos três terços. O primeiro terço votou pelo continuísmo. O segundo terço votou pela alternância no poder. Já, o terceiro terço não votou. Ou seja: em uma democracia, o povo tem o governo que merece!

    Bjos

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  24. Bom dia a todos!
    Eis um comentário do saudoso Rui Barbosa, quando disse: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."

    É por aí...

    Bjos,

    Priscila - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  25. Meu Amigo Edward

    Deus pode não ser brasileiro mas a senhora Dilma pode tambem não estar na lista das causas celestiais já que hoje, dia de TODOS OS SANTOS, no vasto rol de nomes santificados, nunca li o da tal senhora...
    Depois, como dizem os nossos irmaõs espanhóis " Não importa começar mal ,o que importa é ACABAR BEM."
    Finalmente ,estas pessoas que entraram " pela goela" de alguem para grandes voos...geralmente demarcam-se do seu "padrinho" e actuam por conta própria.
    Das duas, uma: ou a senhora é inteligente e toma novos rumos ( e como mulher- a primeira- há-de querer fazê-lo) ou engorda tanto de vaidade como o sapo da história que..acabará por arrebentar.
    Ás vezes, quando não damos nada pelas pessoas e pelas coisas...é quando tudo acontece pela positiva,
    embora eu não vá com a cara da senhora e nem com a sua voz...Não é por nada é que desde garotinha, não gosto que me gritem...
    Por aqui, há homens a mais...e o que é que deu?? Todo o mundo sabe!!!Como ela foi escolhida em tempo de Hallowuen...quem sabe se a senhora não tráz um poção mágica
    que transforme esse Brasil amado?
    Só tenho a certeza de uma coisa: de vassoura a dama...não chegou!!
    É preciso esperar e dar-lhe o benefício da dúvida, a que todos têm direito!
    Abraço amigo
    Graça (Portugal)

    ResponderExcluir
  26. Bom dia amigos (as)...
    Para quem chega agora no blog, explico que muitos comentários foram postados antes de se conhecer a nova presidente do Brasil e foram conservados. Outros, sem sentido, foram deletados. A matéria que havia sido postada não tinha mais sentido, foi deletada, não por pressão do grupo de extermínio que invadiu o blog, mas porque pedia o voto consciente e mostrava um e-mail, distribuído em rede, publicado sem cortes, da forma como foi recebido, mostrando as 50 razões para não se votar no continuismo. No final desta publicação, em azul, um texto que escrevi e que encerrava a matéria do dia. Esse texto de hoje, de improviso, escrevi ainda ontem, logo após as eleições.

    Quero avisar a esta gang que gosta de nos perseguir, que não nos intimida, e se minha intenção antes disto era dar um tempo e descansar uns dias, desisti da ideia. Vocês me incentivaram a prosseguir. Este espaço será, a partir de hoje, severamente policiado, mas estamos tomando todas as providências para apurar os nomes destes vândalos, que tiveram a ousadia de publicar até o nome de um blogueiro, com quem já entramos em contato e ele nada sabia, para agitar ainda mais este espaço, sem que houvesse motivos para isso. As explicações tinham sido dadas, mas o grupo de marginais não queria isso, mas sim tumultuar este espaço, de onde provavelmente não é bem vindo.

    Vamos em frente, amigos e amigas. Comentem, a medida do possível todas as postagens serão liberadas.

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  27. Olá Amigos


    Bom dia

    “Cada povo tem o governo que merece”, uma frase batida e por isso está entre aspas.
    Milhões de pessoas deixaram de votar. Provavelmente as tais “elites” mencionadas pelo presidente Lula. Tudo em razão de uns dias de lazer na praia ou no campo.
    Os petistas por serem fanáticos (tenho certeza), não faltaram à obrigação de votar em seu líder.
    Eu disse o líder por que a Senhora Dilma não passa até o momento de uma extensão do ex-metalúrgico que se tornou presidente.
    Desejo a nossa futura Presidente um governo exemplar e firme na atuação da corrupção, origem de todos os males que assolam este país.
    Que Deus a ilumine e que Jesus seja o caminho.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  28. Olá minha amiga Graça, desculpe-me, ao postar meu comentário, não percebi que havia o seu. Lúcido e concordo. Como eu disse neste texto improvisado ontem, logo após Dilma ter sido declarada Presidente do Brasil, o peixe morre pela boca. Mesmo assim ousei usar emprestado a bola de cristal do amigo jornalista Milton Saldanha para prever o futuro político do nosso país. Nesta bola, percebi que na surdina, como sempre o fez, José Dirceu, que até 2014 deve ter recuperado seus direitos políticos, pode aparecer como o coringa da vez. Comentários são muitos, inclusive de políticos próximos a Lula de que ele não se candidata mais. É aquilo, Graça, se o pó mágico espalhado pela Dilma nestes quatro anos de governo surtir efeito, pode ela até se reeleger, como aconteceu com seu padrinho político. Como o brasileiro é conhecido como "profissão esperança", vamos acionar todos os santos, aproveitando o dia de hoje dedicado a eles, mas não nos esquecermos das mandingas e orixás, sempre presentes na cultura do nosso país.

    Obrigado pela presença, Graça, querida amiga portuguesa.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  29. Bom dia, Edward, você cortou meu comentário (sniffffffffff). Brincadeirinha, sei que havia perdido o sentido o que escrevi e fez bem em retirá-lo.

    Sabe Edward, essa mania de transformar o pobre em rico e o rico em pobre, comum nos personagens socialistas e comunistas, de cuja origem a Sra. Dilma é discípula, não acontece nem nos países chamados vermelhos, pois se assim fosse, não haveria hoje pobreza na Rússia, Polônia, Bulgária e outras nações que cultuam o tema socialismo. Sou pessimista com o que nos espera nestes quatro anos de mandato de Dilma. Acredito que teremos um dos piores governos, onde a desordem e as invasões pelo MST e outros seguimentos, ocorrerão em todos os cantos do país, porque agora estão com tudo, se acharão donos da verdade e protegidos por essa Presidente. A historinha do Pré-Sal é conversa mole para boi dormir. Não são os pobres que verão a cor dos petrodólares, mas sim outros seguimentos. O Brasil não será mais o mesmo com Dilma. Quem viver, verá.

    Beijos,

    Carol – Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  30. Olá Edward, fez bem monitorar os comentários e cortar as asas dos despeitados que ousam invadir o blog para tumultuar. Ontem eu estava de olho na Globo, alías uma péssima cobertura, tomou um "banho" da Band, para ver os primeiros números dos candidatos a Presidência da República do Brasil, depois mudei de canal, afinal a emissora do plim-plim estava mais preocupada com o Faustão do que com as eleições. Mas, foi no Plim-Plim que ouvi os números já com 60 por cento das urnas apuradas e a diferença era de apenas 5 por cento entre Serra e Dilma.

    Fiquei esperançosa, imaginando uma virada histórica de José Serra, quando o locutor anunciou que os votos do norte-nordeste passariam a ser computados naquele instante. Como as chuvas solicitadas pelo Juninho não aconteceram, os bolsistas daqueles estados cairam matando e votaram "no pai da pobreza", ou melhor, em sua protegida e deu no que deu. De 5 por cento, terminou em 12 por cento a favor de Dilma estas eleições.

    Depois de ler o texto do Edward, minha desilusão aumentou. Acredita ele que Deus não é mais brasileiro, nos abandonou, como fez com o Haiti, enviando um tsunami cujas proporções serão analisadas somente depois de quatro anos. Caso os estragos sejam de monta, pagaremos por isso. Afinal, elegemos uma desconhecida, cuja experiência política, pelo visto, é zero a esquerda. Neste Dia de Todos os Santos, já acendi minhas velinhas, quem sabe resolvem eles interceder por nós e espantar para bem longe o tsunami que se aproxima.

    Bjos,

    Vanessa - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  31. Se o povo errar, e de vez em quando erra, porque é formado por seres humanos, ainda assim será melhor ter o erro do povo no poder do que um general com pólvora no cérebro pensando por ele.
    Bom dia Edward de Souza e leitores do Blog!

    ResponderExcluir
  32. Sei não, Milton, sinto uma saudade danada dos "milicos" no poder. Só foram prejudicados os que atentavam contra a segurança do nosso país, os famosos comunistas, também conhecidos na época como comedores de criancinhas. Eu nunca vivi tão feliz e seguro como naqueles tempos. Vendo este bando de marginais roubando e fazendo o que bem do entendem de nossa Pátria, porque não ter saudades dos "milicos"? Melhor eles com pólvora no cérebro do que esta gente com merda nos miolos...

    Bom dia!

    Vanderley Mazzotti - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  33. Caro Edward de Souza: Gostaria de lançar aqui uma pergunta a todos: supondo que Serra tivesse vencido, vocês acham realmente que ele cumpriria tudo aquilo que prometeu na campanha? Quem achar, por favor fundamente a resposta, explicando de onde sairiam os recursos. Agora lanço outra pergunta: qual foi a promessa mirabolante da Dilma? Alguém lembra? Não existiu, por várias razões, sendo esta a principal: ela não precisava desse desespero manipulador, porque uma virada era quase impossível. E se tivesse ocorrido poderiam fechar definitivamente todos os institutos de pesquisas. No começo do seu artigo, amigo Edward, você mistura Getúlio com Jânioe Collor, algo que me parece equivocado. Getúlio governou o Brasil durante 15 anos, de 1930 a 1945. De 1930 atá a Constituição de 1937 representou quase um consenso nacional, rompido com o golpe que instaurou a ditadura até 1945. Depois, democraticamente eleito em 1951, governou até 24 de agosto de 1954, pelo voto direto, em esmagadora vitória. Foi Getúlio, mesmo com seus erros e mesmo com a corrupção de sempre, quem implementou as bases para a passagem do Brasil de estado agrícola para industrial; criou a legislação trabalhista; salário mínimo; a vital indústria siderúrgica, com Volta Redonda, e o monopólio do petróleo, com a Petrobrás. Fica, portanto, abissal qualquer comparativo com Jânio e Collor. Jânio só ficou 7 meses na presidência e nos levou ao desastre da ruptura institucional. Collor também não completou seu período, apeado do poder pelo Congresso. Mudando de alhos para bugalhos, sobre a experiência de Dilma: fora a experiência anterior, no Planejamento de Porto Alegre, que não é uma cidade qualquer, as pessoas simplesmente resolveram ignorar que Dilma está há oito anos ligada à administração federal, na função mais importante do Planalto, que é a Casa Civil, braços direito e esquerdo do presidente da República. Para quem não sabe o que é Casa Civil, vamos explicar: trata-se da administração presidencial na prática e no dia a dia, é o posto mais próximo do presidente e mais poderoso abaixo dele. Dizer que Dilma não tem experiência, portanto, é desconhecer como funciona a estrutura do poder central. Para encerrar, lamento que vocês tenham aceitado o resultado já torcendo contra. Eu torço a favor, quero um Brasil sempre melhor, o que não me impede de ser crítico e de cobrar resultados.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  34. Olá Amigos


    Por enquanto é tudo festa para o PT de Lula e Dilma.

    A avaliação do futuro governo do país começará a partir da nomeação dos ministros e cargos de confiança.
    Muitos petistas não poderão mais se candidatar a cargos eletivos por uma única razão. A tal da FICHA LIMPA!
    Será que a “Ficha Limpa” valerá para a composição dos ministros? O futuro dirá.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  35. Sr. Vanderley Mazzotti: existe gosto para tudo e você é um bom exemplo disso. Pela lógica, Hitler deve ter sido um modelo de líder para você.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  36. Se um Guido Mantega, ou alguém desse porte fosse candidato a presidente pelo PT, indicado e apoiado pelo Lula, eu até concordaria. Agora Dilma? De onde ela vem? O que ela fez? Qual é o passado político dela? Pare e pense um pouco e veja como está tudo errado e como o povo brasileiro se mostrou ignorante. Eu não tenho partido, mas sou a favor de alguém capaz para governar nosso país. E já que é para cobrar, entrei na fila. Dilma prometeu a construção de uma creche todos os dias no Brasil, ao longo de 4 anos, de segunda a segunda. Esta eu realmente quero ver... E é tão ignorante que também prometeu, num dos debates, aumentar o salário dos professores. O Serra, banana, não retrucou. Todo mundo está careca de saber que salário de professor é competência do Governo do Estado ou então do Município. Essa promessa não tem como Dilma cumprir. Só por aí já se nota sua incompetência. Com sua eleição, estamos num mato sem cachorro. Mesmo assim, sou contra a ditadura militar. Eles que fiquem no canto deles. Aprontaram demais e roubaram mais que o PT, deixando um buraco nas dívidas públicas brasileiras.

    Gostei da sua crônica, Edward, Bom feriado!

    Samantha – Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  37. Milton Saldanha, como escrevi meu comentário sem ter lido o seu, nele (acima), você vai encontrar pelo menos uma promessa mirabolante e outra absurda feita pela Dilma. Vou forçar a mente e encontrarei outras. Quanto ao Serra, se iria ou não cumprir suas promessas não sei, mas uma coisa lhe garanto, tem experiência política e muito mais capacidade para governar o Brasil, ou vc não concorda?

    Beijos,

    Samantha - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  38. Só sei te dizer:
    TE ADMIRO E RESPEITO MUITO!!!!

    ResponderExcluir
  39. Prezada Samantha: claro que não concordo, senão teria votado nele.
    Abraço grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  40. E em Dilma você viu experiência e capacidade para governar o Brasil, Milton? O mundo está mesmo de cabeça para baixo...

    E quanto as promessas da Dilma, não disse nada. Ou quer mais algumas?

    Beijinhos

    Samantha - SBC

    ResponderExcluir
  41. Samatha, preste atenção nesta comparação que vou fazer e acabará entendendo o pensamento do meu amigo Milton Saldanha. No futebol, quando uma pessoas passou dos 50 anos e diz que é santista, é inevitável ouvir a frase: "você é pelesistas" (o correto seria pelezista?). Ou seja, torce para o Santos por causa de Pelé, entendeu? Na política, Milton sabe que Dilma é uma incógnita e não tem nenhuma experiência política, mas ele é "lulista". Ou seja, votou em Dilma confiando que ela, Dilma, siga os passos do Mestre e continue com a mesma política econômica que, convenhamos, graças ao Itamar Franco e a FHC, e a ele, Lula que deu sequência ao plano que antes era contra, deu certo, compreendeu agora?

    Respondo agora ao Milton. Não fiz comparações entre Getúlio, Jânio e Collor, Milton. Disse apenas que nestes governos ocorreram equívocos desastrosos. Para citá-los, levaria um bom tempo, alguns você antecipou. Em relação ao Getúlio, seu suicídio, para muitos um ato de heroísmo, não entendo assim. Seja em que situação isso ocorrer, será sempre um ato de extrema covardia.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  42. Qualquer semelhança com a política assistencialista do PT é mera coincidência...

    Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que nunca reprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira. Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo. O professor então disse: - Ok vamos fazer um experimento socialista nesta classe.. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas. Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e, portanto seriam justas. Com isso ele quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que
    significou que ninguém seria reprovado. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um "A"...

    Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado. Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos... Como um resultado, a segunda média das provas foi "D". Ninguém gostou.

    Depois da terceira prova, a média geral foi um "F". As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por justiça dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala.

    Portanto, todos os alunos repetiram o ano... Para total surpresa! O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado. “Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."

    “É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Para cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza, dividindo-a."

    Bj

    Anna Claudia – Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  43. Dileto Edward de Souza: só um pequeno reparo, para não torrar a paciência dos leitores aqui. Nunca fui e não sou lulista. Já fui, e assumo, brizolista, e convicto. E só. Lulista, com certeza não. E volto a repetir: meu voto não foi petista, foi anti-PSDB, que seria uma lástima se voltasse.
    Abraço fraterno!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  44. Esse o nosso Brasil. Depois do “cara”, agora teremos “a coroa”.

    Dalila - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  45. Descobri.......

    PQP !!! ...Agora que me toquei...!!!!!!!!!



    .Estava pensando.... meu cachorro dorme em media 20 horas por dia.

    Ele tem toda a comida preparada para ele.

    Ele pode comer qualquer coisa que ele queira.

    A comida é dada a ele sem custo.

    Ele visita o veterinário uma vez ao ano, ou quando necessário, se algum mal aparece.

    Por isso ele não paga nada, e nada é pedido a ele.

    Mora em uma boa vizinhança e em uma casa que é muito maior do que necessita, mas não precisa
    limpar nada.

    Se ele faz sujeira, alguém limpa.

    Ele escolhe os melhores lugares da casa para dormir, e recebe essas acomodações completamente
    grátis.

    Vive como um rei e não tem nenhuma despesa devido a isso.

    Todos os seus custos são pagos por outras pessoas que tem que sair de casa para ganhar a vida todo o dia.

    Eu estive pensando sobre isso, e de repente veio a resposta rapidinho...
    .
    .
    .
    .
    *
    **
    ***
    ****

    MEU CACHORRO É PETISTA !!! CARAÍO

    João Forquinha
    Tambaú SP

    ResponderExcluir
  46. Sérgio Rubens da Silvasegunda-feira, 01 novembro, 2010

    Foi uma segunda-feira sem novidades. As primeiras páginas dos jornais estavam previstas há meses. Eleita a primeira mulher presidente da República, dizem as manchetes. Pode ser. Mas vejo a coisa por outro lado. Vinte anos depois da queda do Muro, da dissolução da União Soviética e do desmoronamento do comunismo, foi eleito o primeiro presidente da República marxista. Pois, pelo que sei, dona Dilma nunca renegou publicamente sua filosofia de juventude. Pelo contrário, orgulha-se discretamente de ter lutado para transformar o Brasil numa republiqueta soviética.

    Meu correio é inundado diariamente por mails de almas ingênuas que contam os dias que faltam para findar o governo Lula. São bobalhões que ainda não se deram conta de que o inimaginável acabará acontecendo: ainda vamos sentir saudades do Supremo Apedeuta. Há uma direita histérica no Brasil, liderada pelo astrólogo Aiatolavo de Carvalho e seus acólitos, que via em Lula uma ameaça comunista. Ora, Lula nunca teve ideologia. Só se apegou a um ismo, um único ismo, o oportunismo. Se alguma virtude teve, foi jogar na lata do lixo os propósitos socialistas do PT.

    Mas Dilma tem ideologia. É atrabiliária e vai mostrar as garras. O PNDH-4 aí está, esperando aprovação de uma bandeira sempre cara aos velhos comunistas, a censura de imprensa. Alguns Estados, apressadinhos, ao arrepio da Constituição, já criaram seus conselhos de controle da mídia. O tal de plano legisla em todas as áreas, é quase uma nova Constituição. Parece ter sido elaborado por um analfabeto em termos de legislação. Mas apenas aparentemente. Em verdade, é obra de alguém que, por muito entender de leis, não as respeita.

    Antes mesmo de tomar posse, Dilma já está acenando com a reabilitação de um corrupto envolvido no escândalo da máfia do lixo, em Ribeirão Preto. Que teve de renunciar ao ministério da Fazenda por ter violado o sigilo bancário de um humilde caseiro. Por seus feitos, ao que tudo indica, Palocci será contemplado com um ministério.

    Imaginei que a fatura, neste 2010, seria liquidada no primeiro turno. Não foi. O que só prolongou a agonia tucana. Serra não ousou atacar Lula nem poderia. São farinha do mesmo saco. Não houve oposição nestas eleições. Ambos os candidatos reivindicavam a continuidade do governo Lula. A tal ponto que Serra, supostamente oposição, grudou um bonequinho de Lula em sua campanha. Houve dois partidos, é verdade: o do sim e o do sim senhor. Dilma prometia manter a Bolsa-Família, Serra prometia um décimo-terceiro salário para a bolsa. O PSDB sequer ousou em propor um governo distinto ao de Lula. Criou a infeliz expressão “pós-Lula”. Ora, se é para dar continuidade ao governo de Lula, melhor então votar em quem Lula indica. Este foi o recado que Serra passou aos eleitores.

    Os tucanos amanheceram, nesta segunda-feira, contando mortos e feridos. ”Não é um adeus, é um até logo”, disse Serra após sua derrota. Santa ingenuidade. Serra saiu politicamente morto deste pleito. Tem 68 anos e o máximo que pode esperar é uma secretaria de Alckmin como prêmio-consolação. Tinha dezenas de trunfos em mão para enfrentar o PT. O assassinato de Celso Daniel, o mensalão, dinheiro nas cuecas, quebras de sigilo fiscal e bancário, nepotismo, proteção às falcatruas de Sarney, em suma, corrupção foi o que não faltou para denunciar. Serra preferiu manter um silêncio obsequioso. Se usasse as armas que tinha em mãos, mesmo que perdesse, cairia em pé. Não as usou. Sai aviltado do pleito.

    Dilma mentiu descaradamente durante toda a campanha. Há três anos se pronunciava a favor do aborto, publicamente. De repente, virou defensora da vida. Não teve sequer a hombridade de dizer que mudara de idéia. Preferiu entoar o mantra dileto do PT: são boatos e calúnias. Marxista convicta, divulgou fotos de um encontro com o papa e deixou-se fotografar fazendo o sinal da cruz. Serra não deixou por menos, saiu a beijar terços. Só faltou aos candidatos papar hóstias. O Brasil engoliu prazerosamente as mentiras da candidata.

    Isto é Brasil.

    Sérgio Rubens da Silva

    ResponderExcluir
  47. Milton Saldanha, a Samantha só pode estar brincando, quando comentou que a Dilma prometeu construir uma creche por dia. Nem se contratasse a Camargo Corrêa só para isso ela conseguiria cumprir sua promessa. E mais. Se aumentos para professores não é competência do Governo Federal, mas sim do Governo Estadual e Municipal, como disse acertadamente a Samatha, a construção de creches é obrigação apenas do Poder Municipal, nem estadual, que fique isso bem explicado. Creches podem sim, ser construídos pelo Governo Federal e doadas para municípios, mas eu nunca tive conhecimento disso. O Governo Federal jamais faria uma obra que não assinasse sua autoria, tenha a certeza disso. Por isso, acho difícil a Dilma ter feito essa promessa de uma creche por dia.

    Edward, gostei do texto, sempre satírico, parabéns.

    Beijos a todos,

    Michelle - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  48. o projeto do Lulla é mesmo absolutista!!
    e vamos agora assistir a mais um capítulo!!
    José Reynaldo (o filho)
    Franca SP

    ResponderExcluir