sexta-feira, 13 de agosto de 2010


SEXTA FEIRA, 13

Caros e caras, queridos e queridas, eis-me aqui, novamente, depois de algum tempo de hibernação! O bom e relevante motivo é que hoje é sexta-feira, 13 e, por cima, de agosto! Particularmente, não acredito em azar e nem em bruxas, mas, pero que las hay, las hay...diz o ditado! E como não entendo muito de bruxarias e assemelhados, porque sou absolutamente do bem, tive que me valer de uns compêndios cibernéticos para inteirar-me do assunto.

A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os viventes do mundo ocidental, especialmente os povos cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais emblemática delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.

Mais antigas, entretanto, são as versões geradas de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar provoca desgraça na certa.

Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza chamava-se Friga (que deu origem à palavra friadagr - sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

A crença instalada de que o número 13 traz má-sorte parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras e a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

Agosto, o oitavo mês do ano é popularmente conhecido como o mês do desgosto, ou do azar. Vocês sabem por quê? Nem eu sabia, mas fui procurar a informação em meus alfarrábios. Descobri que os romanos deram ao oitavo mês do ano o nome de agosto, numa homenagem ao Imperador Augusto, no auge de sua glória, destacando-se a conquista do Egito e sua elevação ao cargo de cônsul. Porque, como e quando agosto começou a ser um mês azarento é que ninguém sabe explicar. Muito menos eu!

Cada país tem um sem-número de crendices. Percebam. Mulheres portuguesas não casavam nunca no mês de agosto, época em que os navios das expedições conquistadoras zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil. Lembram do célebre poema de Fernando Pessoa, Mar Portuguez? “Ó mar salgado/Quanto do teu sal/São lágrimas de Portugal?/Por te cruzarmos, quantas mães choraram,/ Quantos filhos em vão rezaram!/ Quantas noivas ficaram por casar / Para que fosses nosso, ó mar!...”

Na Alemanha, porém, as mulheres não acreditam no poder mágico da superstição. Enquanto em muitos países maio é o mês das noivas, lá as moças sonham casar no mês de agosto. Na Argentina, vejam só, não é aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês de agosto. Quem lava a cabeça em agosto está chamando a morte!

A verdade é que a crença popular de que agosto é o mês de desgosto não é somente um ditado popular que rima; é, igualmente, uma superstição internacional de grande aceitação entre nós, principalmente os grotões do país, destacando-se, de modo muito particular, em todo o Nordeste.

Muitos se dizem incrédulos nos azares típicos do mês de agosto, mas preferem não dar moleza ao azar- não se casam, não se mudam, não viajam e não fazem negócios em agosto. A verdade é que as pessoas - acreditando ou não - preferem não brincar com o mágico, com as coisas do sobrenatural, que não entendem...

Respondam com sinceridade: Quem é que nunca entrou em uma casa nova com o pé direito ou não bateu na madeira para isolar o azar? Algumas superstições já fazem parte do dia-a-dia das pessoas, são instintivas...

É muito comum ouvir que o povo brasileiro é supersticioso. Mas, afinal, o que é ser supersticioso? Uma pessoa supersticiosa possui apego infundado a qualquer coisa que lhe dizem, crê em fatos sem fundamento real, segue conselhos que nascem da crendice popular. É algo que passa de geração a geração – e formata a história oral.

Algumas superstições populares:

Pé direito - Devemos sair de casa e entrar em qualquer lugar, sempre com o pé direito, para evitar o azar.

Borboleta - Ver uma borboleta voar dá sorte para o dia.

Gato - Se tivermos um gato e formos mudar de casa, é bom passar manteiga em suas patinhas, para que ele não volte para a casa antiga.

Gato Preto - Na Idade Média, acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando.

Sal grosso - Deixar um copo de vidro cheio de sal grosso no canto da sala, traz sorte.

Bolsa no chão - Não podemos deixar a bolsa apoiada no chão se não quisermos perder dinheiro.

Escada - Nunca devemos passar por debaixo de uma escada. É mal sinal na certa!

Vassoura - Para dispensar uma visita chata, é só deixar uma vassoura de cabeça para baixo atrás da porta. Crianças que montarem em vassouras serão infelizes. Mais uma: varrer a casa à noite expulsa a tranquilidade!

Arco-íris - Quem passar por debaixo do arco-íris muda de sexo: o homem vira mulher, e a mulher vira homem.

Coceira - Sua mão esquerda está coçando? Então, prepare-se para receber um bom dinheiro extra. Se por acaso a mão que estiver coçando for a direita, tome cuidado: é provável que perca uma grande quantia. Coceira na sola do pé significa viagem ao exterior.

Elefante - Ter um elefante de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta de entrada, evita a falta de dinheiro. Outra figura que garante carteira cheia é o Buda. Ele deve ficar em cima da geladeira, sobre um prato cheio de moedas.

Orelha Quente - Se sua orelha esquentar de repente, é porque alguém está falando mal de você. Nesses casos, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: o sujeito irá morder a própria língua.

Objetos Perdidos - A maneira mais eficiente de encontrar algo que desapareceu é dar três pulinhos para São Longuinho. Também pode pedir a Santo Antônio ou ao Negrinho do Pastoreio.

Espelho quebrado - Quebrou um espelho? A superstição prega que serão sete anos de má sorte. Ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior. Significa quebrar a própria alma. Ninguém deve se olhar também num espelho à luz de velas. Não permita ainda que outra pessoa se olhe no espelho ao mesmo tempo que você.

Guarda-chuva - Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechadinho. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.

Aranhas - Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.

Brinde - Se o seu copo contiver algum tipo de bebida alcoólica, no brinde com ninguém cujo copo contenha bebida sem álcool. Vocês estarão se arriscando, nesse tintim, a ter seus desejos invertidos.

Velas, lâmpadas e cigarros - Três velas ou três lâmpadas acesas em um mesmo quarto podem ser prenúncio de morte. Acender três cigarros com um mesmo palito de fósforo também significa perigo. Trata-se de uma tradição de guerra. O primeiro cigarro aceso mostra o alvo ao inimigo, que mira no segundo e atira no terceiro.

Bons desejos - Na hora de acordar, abra os dois olhos ao mesmo tempo para ver tudo com clareza e não ser enganado por ninguém. Ao levantar, procure dar o primeiro passo com o pé direito para atrair boa sorte e felicidade. Faça um desejo ao cortar a primeira fatia de seu bolo de aniversário. Ponha um caroço de melancia na testa e, antes que ele caia, faça um desejo. Jogue uma moeda numa fonte. Só faça um desejo quando a água parar de se movimentar e você enxergar o seu reflexo. Os gregos atiravam moedas em seus poços para que estes nunca secassem. Faça um desejo ao usar um sapato novo pela primeira vez. Enquanto você estiver cruzando uma pequena ponte, prenda a respiração e manifeste um desejo.

Meias do avesso - Se você colocar a meia do avesso, não se preocupe: sinal de que uma boa notícia está para chegar.

Qual será o sexo do bebê? - Existem algumas crenças para tentar adivinhar. Pedir a futura mamãe que mostre a mão uma delas. Se ela estender com a palma para baixo, será menino. Se a palma estiver para cima, nascerá uma menina. Existe também a linguagem do ventre. Se for pontudo e saliente, sinal de que um menino está para chegar. Arredondado e crescendo para os lados? Menina à vista.

Estrela Cadente - Viu uma estrela cadente? Faça um pedido, porque, segundo a crença de muita gente, é garantia de que ele vai se realizar. Nesta eu acredito, afinal, não é à toa que o meu sobrenome é K. Dent!


Fonte de consulta: http://www.universia.com.br

-------------------------------------------------------------------------------------
*Strellitziah K. Dent é consultora para assuntos sentimentais, vidente, astróloga, guru & assemelhados. Absolutamente do bem.
-------------------------------------------------------------------------------------

25 comentários:

  1. Mais uma sexta-feira 13 em nossa vida, Nivia. E essa é de assustar, afinal é num mês de agosto. Na verdade, não sou supersticiosa e não ligo para isso. Para mim, mais um dia comum. Mas sei de amigas que nem de casa saem numa sexta 13 de agosto, acredita? Sua informação sobre a razão do nome agosto para o oitavo mês do calendário gregoriano procede, mas tudo começou antes, quando em homenagem ao imperador romano, Júlio César, o sétimo mês passou a se chamar julho. Mais tarde, César Augusto, enciumado, deu um jeito de dar-se um mês, também de 31 dias que passou a se chamar... agosto.

    Beijos

    Bruna - UFJF - Juiz de Fora/Mg

    ResponderExcluir
  2. Só mesmo numa sexta-feira 13 para se cometer uma gafe destas. Acostumada com as postagens da Nivia, depois de enviar meu comentário verifiquei que o texto estava com a assinatura da madame Strellitziah K. Dent, a quem peço desculpas. Imperdoável meu descuido. Depois dessa, prometo não passar debaixo de uma escada, de jeito nenhum.

    Bom final de semana a todos!

    Bruna - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde a todos!
    Não se preocupe Bruna, culpada é a Madame K. Dent, ela desaparece e resolve voltar logo numa sexta, 13 de agosto. Acabo de bater três vezes na madeira. Tenho em casa um livro sobre superstições e crendices com mais de 400 páginas. Como no dia de hoje muito se comenta sobre isso, tanto que a Madame K.Dent resolveu tocar no assunto, transcrevo algumas superstições para todas as ocasiões e pessoas. Há aquelas que são ligadas a avisos tais como:

    Borboletas negras = sinal de morte.

    Caiu um talher = visitas chegando.

    Viajar com padres = desgraça na certa.

    Vestir roupa ao avesso = recebimento de dinheiro.

    Sentir a orelha quente = alguém está falando da pessoa.

    Morto de olho aberto = haverá outro morto.

    Ainda: colocar vassoura virada atrás da porta faz a visita ir embora; passar debaixo de escadas traz azar; dormir com os pés voltados para a porta traz a morte.

    Tem ainda as superstições ligadas à medicina natural como simpatias para curar bronquite, úlcera, dores e inflamações. Por exemplo: banhar os olhos em urina de recém nascido do sexo masculino cura conjuntivite; passar no pescoço o sangue de galinha preta cura inflamação na garganta; comer formigas para recuperar a visão; a mulher deve beber um copo de água em que o marido tenha lavado o rosto para evitar aborto.

    Padre Euvideo, leu em cima? Viajar com padres, desgraça na certa. Não me convide que não vou a lugar nenhum com o senhor, ainda mais se for hoje.

    Gostei do texto, Madame K. Dent!

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, amigos e amigas!

    Nossa esfuziante amiga e colaboradora, Strellitziah K. Dent está de volta e resolveu aproveitar a ocasião, segundo ela, altamente propícia, para falar a respeito das especificidades da sexta-feira, 13 que, não por acaso, é hoje!

    Enfim, divirtam-se com algumas superstições e explicações que ela pinçou nos alfarrábios cibernéticos consultados.

    De outra parte, estou rindo, até agora, da suposição da Bruna de que Mme. K. Dent sou eu! Até gostaria, mas não levo o menor jeito para assuntos de vidência e astrologia...

    Um abraço a todos e mantenham-se no recôndito do lar caso tenham algum temor da sexta-feira, 13...de agosto!

    De qualquer maneira, aproveitem o dia!

    ResponderExcluir
  5. O que faz a curiosidade? Chegar até ao finaliiiisimo...deste post!
    Pois amigo Edward..eu gosto das sextas-feiras 13 e...do mês de Agosto...que eu tanto gosto. E para contrariar tanta crendice...eu tenho para ti no meu blog...um trevo de quatro folhas!! SORTE...SORTE...sempre é uma crendice bem mais simpática!!
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  6. Olá Graça, que bom tê-la de volta a esse espaço, simpática amiga de Portugal. Vou logo ao seu blog buscar o meu trevo de quatro folhas, ando numa maré brava. Parabenizo a nossa querida amiga e colaboradora, Strellitziah K. Dent, pelo tema abordado hoje, que deve render, afinal, sexta 13 e de agosto não acontece sempre. Na verdade, o ser humano socializa apenas os seus fracassos. Devemos lembrar que a superstição está ligada à falta de conhecimento, mas quando nos tornamos mais conscientes, nosso pensamento se fortalece e assim deixamos de lado todas estas superstições. Azar e superstição estão ligados apenas à acomodação e a falta de fé, uma maneira de encontrarmos culpados para os nossos insucessos ou fracassos, muitas vezes resultantes da nossa própria falta de esforço e dedicação. Quando as coisas não acontecem, culpamos o azar. Quando tudo dá certo, aí sim somos "sortudos".

    Estou numa correria só, volto logo mais a noite, abraços a todos!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  7. Olá Senhora K. Dent


    Oportuníssimo seu texto de hoje. Elucidativo e negríssimo.
    Sexta-feira 13/agosto só se complementaria seu círculo se fosse lua cheia e ano bissexto!
    Ai a coisa pega!
    Hoje aqui no litoral está ventando muito.
    Diz a crendice popular que quando isso acontece e porque morreu um padre. Se o vento virar vendaval, morreu o papa! Será que é vero?
    Agosto, mês de cachorro louco e acontecimentos trágicos.
    Eu não creio em bruxarias, mas... Não me arrisco.
    Um galhinho de arruda ou uma folha de guiné atrás da orelha...

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  8. Madame K.Dent, veja só o que me aconteceu hoje. Bati o carro logo pela manhã. Mais tarde, quando entrava na padaria, um gato preto cruzou o meu caminho, escorreguei e fraturei alguns ossos. No trajeto para o hospital, a ambulância chocou-se contra um caminhão e eu fui jogada pra fora e só assim resolvi parar de contar mentiras, afinal, hoje não é 1 de abril, e sim sexta-feira 13 (rsrsrsrsrsrsrs). Graças a Deus nada de mal ocorreu hoje comigo, nem com parentes, amigas ou amigos. Uma sexta-feira maravilhosa, mas, como disse J. Morgado, bom esperar que chegue logo a meia-noite, nunca se sabe...
    Adorei seu texto, assim aprendi um pouco sobre a sexta-feira 13. E de agosto, cruzes!

    Beijinhos, bom fim de semana!

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  9. Eu estava lendo seu texto, Madame Strellitziah K. Dent e depois o comentário da Bruna e fiquei imaginando. Júlio César foi homenageado com o mês de julho, no calendário gregoriano. César Augusto, para não ficar atrás, deu um jeitinho e arrumou o seu mês, que recebeu seu segundo nome, agosto, correto? E se Nero resolvesse participar do calendário, qual o nome teria o seu mês, alguém pode me dizer?
    Não sou supersticiosa, mas no fundo, quando saio às ruas num dia como hoje, sempre pinta alguma coisinha de ruim na mente. Acho que é de tanto ouvir as pessoas comentarem que é sexta 13. Temos que pensar em coisas boas e esquecer as ruins e tocar a vida como sempre fazemos. O resto, como o nome diz, é superstição......

    Beijinhos

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  10. Sai cambada!!! sapo preto mangalô três vezes!!!
    Que negócio é esse de morrer padre, viajar com padre dá azar, será que é por que eu visitei as torres gêmeas meia hora antes do atentado, ou será por que eu peguei carona para o autódromo no helicóptero do Airton Senna!
    Pode ser também por que eu despedi do Ulisses lá naquela ilha lembram?
    Edward eu vou ai na sua casa hoje alisar o seu gatinho preto, falo!!!

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Nossa fada, a fujona Estrela Kadente, voltou com a corda toda. Eu já estava com saudades. Adoro quando ela escreve aqui no blog. E só agora, quando abri a crônica, caiu minha ficha que hoje era agosto, sexta-feira 13. Impressionante! Como passei a noite toda na gráfica, fechando o Dance, é normal que só agora esteja acordando, não liguem. E foi um dia lindo. No Brasil, agosto ficou marcado como o mês das grandes crises políticas, algumas até com ensaios de guerra civil. Isso no tempo em que nossa chamada democracia não era tão sólida, e a gente sofria todos os respingos da Guerra Fria que assolava o mundo, dividindo-o em pólis radicais -- capitalismo de um lado, comunismo de outro. O primeiro venceu, digamos, porque ficou, mesmo com esse brutal apartheid social (a rima foi sem querer). O segundo ruiu de podre, na teoria um belo projeto, mas inviável nas mãos do bicho homem, que tudo corrompe, infelizmente. E, por mero acaso, ou não, as nossas crises sempre aconteciam em agosto. Talvez por causa do clima. Não é brincadeira, o clima tem tudo a ver com o comportamento humano. Ou alguém lembra de crise política no auge do calor de janeiro? Eu não lembro. Mas das férias na praia, com namoradas, ah, isso não esqueço.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  13. Já está circulando o Dance de agosto. Saiu atrasadinho, por causa das minhas viagens. O Edward de Souza costuma repassar, e já mandei para ele.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  14. Boa noite madame Strê.
    Achei muito engraçado e oportuno seu texto,quando iniciei a leitura logo pensei: Não tenho superstições,mas o curioso é que na verdade tenho a mania de bater na madeira quando dizem algo inoportuno,já recorri a São Longuinho e não deixo minha bolsa no chão de forma alguma.
    Parece ações involuntárias,mas acontece.
    Parabéns querida e apareça sempre.

    Pessoal cuidado com o arco íris.KKK.
    Beijossssssssssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  15. A Ana Célia me fez morrer de rir. O São Longuinho é o santo favorito da minha avó, tadinha. Está com quase 80 anos e vive se esquecendo de tudo. Para quem não conhece, o São Longuinho sempre resolve quando você procura alguma coisa e não encontra. Basta pedir a ele. Não demora muito e o objeto aparece ou uma luz lhe indica o caminho onde ele se encontra. Pelo menos ele nunca falhou com minha avó (rsssssss). Detalhe importante: tem uma promessa a ser cumprida, depois que seu pedido foi atendido, contou-me minha vovó. Assim que o objeto procurado aparece, você tem que dar três pulinhos. Agora, o mais engraçado. Outro dia vovó fez o pedido, havia desaparecido alguma coisa que ela gostava muito. Eu estava com ela, em sua casa, pertinho da minha, aqui na Urca. Ela fez o pedido ao São Longuinho e logo encontrou o que queria. Com um olhar triste, virou-se e me pediu: "dê os três pulinhos pra mim, Dany, minha coluna não permite esse exagero". Não teve jeito, dei os três pulinhos e ela ficou toda feliz. Essa e outras são as muitas superstições que temos no Brasil. Sabem o que penso? Ótimo que existem, faz parte de nossa cultura, embora, claro eu não acredite nelas.

    Um bom fim de semana e sucesso ao João Gregório amanhã, durante o lançamento de seu livro na Bienal. Conte com meus pensamentos positivos, já que não posso estar presente.

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  16. Saudades do seu texto, Madame Strellitziah K. Dent. Abandonou-nos por um bom tempo. Teria errado em suas previsões na Copa do Mundo? Uma delícia ler sua crônica e os comentários curiosos que são postados. Até o padre Euvideo foi crucificado e rebateu. O São Longuinho da avó da Daniela daria um belo conto para nossos articulistas, muito engraçado. Já a Cris Fonseca, talentosa designer do blog deixou um comentário discutível. Por exemplo, Cris: você alertou sobre a pessoa que passa por baixo de uma escada correndo o risco de receber um balde de tinta sobre o corpo, não foi? Você acredita que o dia dessa pessoa não será mais colorido, por conta de sua imprudência. Não acredito, Cris. Até porque, tudo depende da cor da tinta, concorda? Pode sim, ser um dia bem colorido. (rsrsrsrsrsrsrs).

    Beijinhos a todos!

    Gabriela – Cásper Líbero – São Paulo

    ResponderExcluir
  17. Amigos. Permitam-me adentrar a passarela.
    Estrelícia, linda. Entre os amores que tive, um cultivei a sombra dessas flores.
    (Strelitzia reginae) com sépalas amarelo-alaranjadas e pétalas azul-violáceas.
    Se me fora dado comparar valores, eu diria que a erudição do texto de Madame, me acordou lembranças de gozos daquele amor.
    Peço atenção de João Paulo e Nívia na análise do erudito que aponto.
    O passado dizia que manga com leite matava, a crendice foi assassinada. A cachaça com pepino, também, no entanto, faço constante uso do último e ainda vivo depois de tantos anos.
    Confirma-se na pesquisa do texto K Dente de hoje, a falência de agosto, inverdades que o mundo carrega a seu respeito, — fama do mês da desgraça — comprovação encontrada no fato de agosto não ter sido escrito na certidão de nascimento dos ilustres: Lula, José Dirceu, Sarney e Dilma.
    Um abraço do Garcia Netto

    ResponderExcluir
  18. Strellitziah K. Dent, parabéns, você, com sua crônica desta sexta 13, resgatou o bom humor sadio deste blog. Sabe o que eu descobri sobre sexta e o dia 13? Uma boa notícia para quem comemora o aniversário nesta data. O número 13 simboliza o número dos anjos e da sorte. Seria por essa razão que o nosso Zagalo, ex-jogador da Seleção Brasileira e depois técnico e supervisor vitorioso adora esse número? lembra-se Madame K. Dent? De fato, se formos pesquisar, o 13 não é tão desprezível assim. Esse número corresponde a letra hebraica Mem, que representa o renascimento e a liberdade. Agora, o 13, mais sexta-feira e ainda agosto, é demais pra qualquer um, convenhamos. Para evitar surpresas, logo pela manhã coloquei um copo com água e sal atrás da porta.

    Um ótimo fim de semana!

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  19. Madame K. Rismátikasexta-feira, 13 agosto, 2010

    Boa noite, colega K. Dent!
    O número 13 está associado à lâmina do Tarot - A Morte é considerada uma das mais intrigantes do Tarot. O número 13 é negativo e fatalista para alguns; para outros, é um número de sorte. Sugere transformação, renovação e transmutação. Esta carta não significa necessariamente uma mudança negativa. Pode estar ligada a fatos agradáveis: casamento, nascimento, mudança para outro país. Mas é quase sempre o fim de uma antiga forma de vida. É comum temer-se a morte (regeneração espiritual), pois o fim de qualquer ciclo trás consigo um período de tristezas e incertezas. Apegamo-nos ao passado, ainda que já não nos sirva mais; tememos o novo, o futuro desconhecido, ainda que saibamos que represente uma evolução. Assim, podemos dizer que a morte é ao mesmo tempo mudança (para obter) estabilidade. Este é um paradoxo extremamente intrigante.

    Madame K. Rismátika - Vidente - Médium - Africana

    ResponderExcluir
  20. O trese ou treze é abaixo do quatorze ou quatorse , é também acima do dose ou doze?

    Padre euvideo K. fuso, ou K fuzo sei lá!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Boa noite a todos.
    Eu não poderia deixar de atender mais um pedido do meu mestre, Dr. Miguel arcanjo, que com carinho pediu mais uma vez que eu analisasse o comportamento das pessoas frente às superstições na visão da ciência.
    As causas referentes às superstições começam ainda na infância quando as mamães, para terem o domínio absoluto dos seus filhos, começam ameaçá-los com imaginário popular como: bicho papão, mula sem cabeça, a mulher de branco, enfim cada região tem uns elementos apropriados. É nessa época da formação cerebral que a criança começa associar os efeitos com a má sorte. Depois de crescidos, o cérebro assimila outras crendices como: sexta 13, gato preto, não passar debaixo de escadas, etc., com o azar.
    Aquelas reminiscências adulteraram o prolífero autenoal dando margem para que o sub-condutor nevrálgico acomode informações de forma eterna no cubículo extronfoso.
    Esse cubículo é uma pequena partícula capaz de armazenar infinidades de informações de origem mentirosas, sem dar margens para a auto correção que seria obrigação dos senuloides obgatonienal.
    O relevo que essas informações ocupam no cérebro é intransponível, porém visíveis e marcantes, ao ponto de levar o cidadão as mais absurdas situações em nome das superstições.
    Mais uma vez quero agradecer a doutora Laudemira Losako, que pacientemente me acompanhou durante os raciocínios que eu prestei aqui nesse blog desmistificando a crendice popular referente às superstições. Durante o tempo que a Doutora Losako esteve ao meu lado, nós tínhamos em nossas orelhas um ramo de arruda, e no pescoço ostentávamos um cordão de ouro com uma bela figa delicadamente pendurada.

    Atenciosamente Dr. Sebastião Honório – Psiquiatria.

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho uma tia que usa sapatos de cores diferentes.
    Ela acha que se colocar sapatos da mesma cor o marido vira sapo.
    Eu uso sapatos da mesma cor, por isso que o meu marido é igual um sapo.
    Barrigudo, fedorento, melequento, e quando dorme o careca só coxeia e mais nada!
    Coaxe! Coaxe! Coaxe!!!

    ResponderExcluir
  23. Eu sou muito supersticiosa, na hora que eu me deito eu faço a simpatia do pepino.
    Eu pego um pepino bem grande, rapo a casca, misturo com pasta de dentes, e uso como creme na minha face.
    Essa simpatia é para atrair professores para a minha cama.
    Por enquanto só veio alunos.
    Minha prima falou que isso acontece por que eu não sei descascar o pepino direito.
    Mas isso não impede que eu não continue tentando.

    Lara Wallace<>

    ResponderExcluir
  24. Finalmente MM K. Dent apareceu. Ri muito com as sugestões para boa sorte, eu mesma qdo boto um sapato novo faço meu pedido: que ele não me cause bolhas!

    ResponderExcluir
  25. Bruna, pela qualidade do texto bem pode ser mesmo a Nívia ou o Edward. O que acha de um concurso do blog para descobrimos a identidade? O prêmio poderia ser um mapa astral!

    ResponderExcluir