segunda-feira, 16 de agosto de 2010

JOVEM HERÓI RESGATA UM CÃO DAS ÁGUAS

.
"A RAZÃO DOS CÃES TEREM TANTOS AMIGOS, É QUE MOVEM SUAS CAUDAS MAIS QUE SUAS LÍNGUAS."

Se usarmos nosso tempo, dedicação, atenção para proclamar sorrisos, felicidade e amor, tudo fica melhor, tudo se transforma e assim cumprimos o que Deus nos confiou...
A forma de algumas pessoas levarem a vida, com mais leveza, com um sorriso no rosto e felicidade estampada em atitudes, não quer dizer que ela seja irresponsável com aquilo que lhe foi confiado... Dedicação, atenção, responsabilidade, não tem nada a ver com mau humor ou o fato de não prestarmos atenção nas simples formas de amar.
As pessoas precisam AMAR mais e julgar menos... Todo mundo é igual, e estamos todos destinados a um mesmo futuro, a morte. Mas apesar desse destino certo, cabe a cada um a liberdade de escolha, enquanto respira... Como você decide viver a vida é o que faz diferença nos momentos em que passar por provações. Vamos AMAR mais e julgar menos!
..
EDWARD DE SOUZA
..
Acompanhem esta dramática sequência fotográfica
Um cãozinho passeia com sua dona, quando
repentinamente corre, escorrega
e cai num rio.
A proprietária do cãozinho entra em pânico
ao vê-lo se afogar, e se esforça para alcançá-lo.
Em vão.
O cãozinho está ferido, sangra e debate-se
contra a correnteza que o arrasta.
Num esforço para não se afogar, luta contra
as águas e esboça um mudo pedido de
socorrro.
Entre os curiosos que chegam, está um jovem
de 17 anos. O rapaz não pensa duas vezes.
Tira os sapatos e sua calça...
Desce corajosamente e tenta resgatar
o pobre cãozinho, já no limite de suas forças.
Segura-se nas pilastras da ponte, tenta
se aproximar do cão, mas não o alcança.
Assim que o cãozinho se aproxima, carregado
pelas águas, o rapaz atira-se e o abraça.
Com muito esforço consegue escalar a ponte,
com o assustado cãozinho nos braços...
E o entrega são e salvo para a sua dona.
Esgotado, o jovem recebe um abraço
agradecido da dona do cãozinho...
Que chora de alegria ao abraçar
seu amigo querido.
Com uma toalha o sapeca se enxuga...
E dias depois sorri feliz ao lado da amiga.

27 comentários:

  1. Bom dia amigos e amigas deste blog...
    Infelizmente não tenho os nomes dos personagens deste dramático caso do resgate de um cãozinho, muito menos do autor destas fotos. Recebi faz alguns dias as fotos e resolvi acrescentar as legendas e postá-las neste blog de domingo, para que todos possam ver que linda a atitude deste jovem de apenas 17 anos. Enquanto todos gritavam na ponte de um rio e nada faziam, um cãozinho, ferido, debatia-se contra a correnteza que o arrastava. Um rapaz se aproximou e não disse nada. Tirou rapidamente seus sapatos e sua calça e corajosamente enfrentou a altura e as águas revoltas para salvar o cão. E conseguiu. São cenas dramáticas que mexem com nossa sensibilidade e nos emocionam.

    Um bom domingo a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Bom dia

    Meu micro pifou e estou usando o notebook para escrever meu comentário.
    Eu fui uma criança, um adolescente e um adulto que sempre teve cães.
    Dois Lordes, um Duque, um Rex... Grandes amigos que ajudaram inclusive a moldar meu caráter.
    Hoje, por ter que me ausentar constantemente devido a problemas de saúde, não posso gozar da companhia dessas adoráveis criaturas.
    Porém, divirto-me com os cães dos vizinhos e os “vagabundos de rua”. Converso com eles e fico sensibilizado com os olhares de ternura que me dirigem.
    Desconfio sempre de pessoas que não gostam de cães.
    Um bom domingo.
    Um fraterno abraço
    Paz. Muita Paz.
    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Fiquei super aflita ao acompanhar a sequência desta fotos, meus Deus! E que alívio ao ver que o rapaz conseguiu tirar o cachorrinho são e salvo do rio, tadinho! Ele estava sangrando, deve ter batido a cabecinha em algum lugar na queda. Adoro cães e concordo com a o texto na ilustração primeira do blog: "a compaixão para com os animais é a mais nobre virtude da natureza humana". Lindíssima postagem, Edward, parabéns pela sensibilidade.

    Beijos e um bom domingo!

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  4. Um bom dia a voce Edward e a todos os frequentadores deste blog.
    A atitude deste jovem nos faz crer que nem tudo neste mundo está perdido. Um exemplo a ser seguido por outros de sua idade. Arriscou sua vida para salvar um cão. Percebe-se que foi uma luta árdua e corajosa contra a correnteza, até que conseguiu resgatar o cão. Como deve ter ficado feliz esse menino com sua boa ação. Por demais emocionante essas fotos e a ação deste rapaz alegrou o meu domingo, acredite!

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  5. Edward, peninha que vc não tenha conseguido mais detalhes sobre esse jovem herói. Fico curiosa em saber mais sobre ele, sua vida. Se o encontrasse, certamente o encheria de beijos e abraços. Foi maravilhoso e muito corajoso. Nem se importou com o que lhe poderia ocorrer, quando entrou naquelas águas revoltas. E saiu triunfante com o cãozinho nos braços. Um herói que deveria ser coberto de medalhas. Adoro animais e tenho um poodle que trato com muito amor e carinho.

    Beijos,

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  6. Sensibilizou-me o texto de abertura desta sequência fotográfica. Uma verdade para nos servir como lição: "a razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas". Lindo! Emocionada fiquei ao terminar de ver as fotos e a carinha do cachorrinho, feliz, nos braços de sua "mamãe", são e salvo, graças a esse rapaz que agiu, ao invés de juntar-se aos demais que gritavam, agitavam-se e de concreto, nada faziam para ajudar o cachorrinho. Simplesmente maravilhosa esta postagem, Edward, aceite, por favor, meus cumprimentos.

    Michelle - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  7. Revolta pensar que existem milhares de pessoas insensíveis que maltratam animais. Quando chego em casa, muitas vezes cansada do trabalho, do trânsito intenso, abro a porta e encontro meu cãozinho abanando o rabinho e dando pulinhos de alegria, sinto-me renascer. Alegre, depois de sua saudação, ela salta em meus braços e carinhosamente me beija até se cansar. Como são maravilhosos os cães. Quanto amor gratuito para dar e pouco para receber. Basta apenas um afago e lá estão eles nos fazendo enorme festa. Esse jovem é especial. Praticou um ato heróico e salvou um cãozinho que nunca tinha visto antes. Certamente carimbou seu passaporte para ocupar um lugar no Reino de Deus!

    Emocionada ao ler texto tão lindo e ver esta postagem gratificante, desejo um lindo domingo a todos! Com muito, mas muito amor no coração...

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  8. Bom domingo amigas e amigos! Discordo do nosso querido amigo Birola. Crianças, nunca façam isso, vocês podem morrer afogadas, levadas pela correnteza. O caozinho pode ser lindo, amado, mas não vale a vida de vocês. Descontando a imprudência do jovem, é claro que a atitude foi belíssima!
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  9. Amigas e amigos: ontem fui ao lançamento do livro do João Batista Gregório. Passei a tarde trabalhando na distribuição do Dance, me atrasei, e quando cheguei na Bienal do Livro o danado já tinha ido embora, idem o professor João Paulo e Cris. Foi questão de minutos,segundo o pessoal da editora, uma pena. Mas comprei os dois livros do João, "Crenças e Desavenças" e "Qual será o sabor da crônica?" Já estou começando a ler ambos, em partes, porque costumo ler vários livros num mesmo período, trocando a todo momento. É a ansiedade. Visitem o estande da Editora Baraúna, na Bienal do Livro, que está inda, e comprem o livro do João. Isto não é um comercial, é uma sugestão, e muito boa.
    Beijos!
    Milton Saldanha
    Em tempo: para localizar a editora o mais simples é perguntar no balcão de informações. Eles dão a dica certinha, em dois segundos.

    ResponderExcluir
  10. É muito bom encontrar postagens iguais a essa na Internet. Esse jovem, valente, venceu a força da água e salvou um cãozinho em desespero. Sorte que não ouviu o Milton Saldanha antes, do contrário, teria desistido do seu ato heróico e o cão teria sido levado pela correnteza. Heróis são pessoas normais que se destacam e merecem ser copiadas em alguns aspectos. Não se importam se a sua vida vale mais ou menos que a de um cão. Agem impulsivamente e praticam gestos como esse mostrado aqui no blog, digno de todos os aplausos. Gratificante o texto e essa sequência de fotos.

    Deixo o meu abraço ao João Batista Gregório pelo lançamento de mais um livro. Julguei que teria cobertura deste blog, conforme anunciado, vou ficar aguardando.

    Bjos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  11. Que bela atitude a deste jovem! Sorte deste cãozinho, certamente teria morrido, ferido com estava e sangrando. Adoro animais e sinto pena de quem não os trata com carinho e respeito.

    Bom domingo!

    Priscila - São Bernardo

    ResponderExcluir
  12. Prezada Andressa: e se o jovem tivesse morrido afogado? O que você teria a dizer?
    Grande abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  13. Olá Criançassssssssssss.
    Edward meu querido amigo,achei essa mensagem inicial lindíssima, a língua é um perigo a humanidade.
    Quanto aos cães são sempre amigos e para todas as horas,ele é chamado o melhor amigo do homem por um motivo:ignore o cão e minutos depois faça um chamego nele, se derrete todo, mas faça isso com um ser humano, muitas vezes uma ação por mais boba que seja acontece grandes desavenças, detesto ver as pessoas maltratando os animais,eles merecem nosso amor,tem sentimentos.
    Edward esse final foi demais: Vamos AMAR mais e julgar MENOS.
    Quanto a coragem do jovem, digna de aplausos, mas ele foi bastante corajoso.
    Beijossssssss um ótimo domingo, e uma semana repleta de boas notícias a todos.

    ResponderExcluir
  14. Capitão Caldas foi um oficial famoso da PM pauista. Comandou a operação de resgate das pessoas que conseguiram chegar ao terraço (e também heliporto)do Edificio Andraus, no centro paulistano, num dos maiores incêndios já ocorridos no Brasil. O pânico era total. Na primeira tentativa, a pequena multidão correu para se agarrar ao helicóptero, que arremeteu rapidamente, caso contrário seria derrubado, piorando a tragédia. Caldas voltou portando uma metralhadora, para por ordem na casa. Conseguiu salvar todo mundo, em sucessivas viagens. Quando finalmente os jornalista chegaram nele para as entrevistas, ainda apressado, apenas disse: "Tem que ser louco!". E assim explicou seu heroísmo. Realmente, o herói age no impulso, nem há tempo para nada. São movidos por um extremo senso de responsabilidade. Os valentões, ao contrário, que na verdade são covardes, nunca serão heróis.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  15. Milton, se o jovem tivesse morrido afogado, eu continuaria dizendo que foi um herói e um rapaz valente e corajoso. Saltou nas águas na intenção de salvar um cãozinho e não conseguiu. Teria agido melhor que muitos "homens" que se escondem nas sombras e fogem com medo até do pau de macarrão da mulher. Tirar o mérito deste rapaz é inadmissível, convenhamos. Outra coisa, o se... Não combina com pessoas positivas. Eu sou uma delas. Não considero hipóteses, mas fatos.

    Andressa - São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  16. Miguel Falamansadomingo, 15 agosto, 2010

    Endosso seu pensamento, Andressa. Os jovens de hoje precisam de amor no coração e amar os animais é um começo. Sinceramente, preferia mil vezes saber que meu filho morreu ao tentar salvar um cão que se afogava do que receber a notícia que foi fuzilado pela polícia porque traficava drogas ou tentava assaltar alguém. Discussão inútil essa. Serve para tirar a beleza deste ato nobre de um jovem rapaz, digna de aplausos. Uma das mais belas postagens deste blog. Belo texto e fotos magníficas.

    Bom final de domingo,

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  17. Edward, fiquei emocionada e conforme ia seguindo as fotos, torcendo para que tudo desse certo neste resgate corajoso do cãozinho. Tenho certeza que esse rapaz teria se atirado nas águas também para salvar um ser humano, ficou bem claro. Uma raridade no mundo atual. Uma pedra preciosa colocada no mundo para fazer o bem ao próximo. Sua atitude é sim elogiável e deve ser aplaudida. E que gracinha esse cachorrinho enrolado na toalha, depois do susto que passou, lindinho demais. Valeu meu domingo ter vindo ao blog.


    Beijos a todos!

    Gabriela - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  18. OK, meus caros, não vamos nos exaltar por tão pouco. Adoro cães, já tive dois que morreram de velhos em casa, mas não acho que a vida humana valha mais do que a deles. Eu não gostaria de perder um filho assim, mesmo que fosse herói. E as fotos mostram que este rio é muito perigoso, até para bons nadadores, como deve ser o caso deste notável jovem. É fácil pregar heroismo aqui, com a bundinha na cadeira, na frente do computador. E juízo não faz mal a ninguém, principalmente a jovens cheios de vontade e bom coração. Eles podem nos fazer muita falta depois.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  19. José Mattos Coimbradomingo, 15 agosto, 2010

    Senhor Milton Saldanha, não se esqueça do velho ditado: "Mais vale um cachorro amigo que um amigo cachorro". Parabenizo este blog por essa pela postagem e pelo seu conteúdo inteligente.

    Boa noite!

    José Mattos Coimbra - Itirapuã - SP

    ResponderExcluir
  20. Estou emocionada com as fotos acima. Perdi meu cachorro no mês passado, perto do meu aniversário, por isso entendo a alegria desta senhora ao ver seu cãozinho são e salvo, graças a intervenção corajosa deste rapaz. Estas imagens são tocantes. Perder um cão é perder um companheiro para toda e qualquer hora. Só quem teve um pode entender como é gratificante desfrutar do prazer de ter amigo fiel!

    Um boa semana a todos!

    Anna Claudia - Uberaba/MG

    ResponderExcluir
  21. Edward, bom dia!
    Ao terminar de ver as fotos eu estava chorando. Mas, de felicidade, vendo a carinha tão linda deste cãozinho são e salvo. Esse menino é de ouro, não parou para pensar, agiu no momento certo, sem se preocupar com os riscos que na certa correu. Heróis nascem, não são forjados.

    Beijos e uma boa semana!

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  22. Olá, amigos! Passei o final de semana em São Paulo, para o lançamento de meu livro, como vocês já sabem.
    Somente agora cheguei ao meu sítio e pude acessar o Blog.
    Eu gosto muito de animais porém, ainda não consegui ter um cachorro em meu sítio, pois eles acabam por machucar ou matar as aves que eu crio. Agora eu ganhei um filhote de fox paulistinha e vou tentar criá-lo. Quem sabe se crescer junto aos outros bichos ele não os molesta.
    Cadê a cobertura da Bienal que o João Paulo prometeu?
    Quero agradecer, de coração, à Cristina e ao professor por terem prestigiado meu evento. Foi um sucesso, graças a Deus!
    Abraços a todos.
    João Batista

    ResponderExcluir
  23. Achei fantástica essa sequência de fotos, Edward. Não tem mais informações deste jovem? Ele é maravilhoso. E que gracinha esse cachorrinho, principalmente depois que se enrolou na toalha vermelha. A carinha dele, feliz, ao se ver fora de perigo valeu todo o esforço deste rapaz.

    Bjos,

    Talita - Unisantos - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  24. Há relatos que remontam o século XVII sobre a importância dos animais na socialização e mudança do comportamento do homem, em especial no desenvolvimento do senso de responsabilidade de crianças. No século XVIII surgem teorias sobre a influência positiva dos animais de estimação no tratamento de doenças mentais e, em 1792, William Tuke utilizou animais de fazenda para tratar pacientes com distúrbios neurológicos. Seguem-se vários outros trabalhos utilizando cães, cavalos ou animais de fazenda como adjuvantes no tratamento de pacientes mentais ou de crianças com alterações psicológicas.

    Na década de 50, a psiquiatra Nise da Silveira implanta a utilização de animais em terapias de pacientes esquizofrênicos no Centro Psiquiátrico D. Pedro II, no Rio de Janeiro, obtendo bons resultados sem, contudo, publicá-los pelos meios científicos. Assim, a documentação do uso de animais em terapias torna-se expressiva somente com a publicação das experiências positivas com a terapia assistida por animais, realizada pelo Dr. Boris Levinson, em 1962, na qual descreve o uso de animais na prática da psicologia clínica.

    A Terapia Assistida por Animais é, atualmente, reconhecida em diversos países do mundo, sendo, comprovadamente, uma técnica útil na socialização de pessoas, na psicoterapia, em tratamentos de pacientes com necessidades especiais e na diminuição da ansiedade de várias causas. Com a finalidade de estabelecer atividades de TAA junto ao Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (CAOE), duas docentes dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e de Odontologia da Unesp de Araçatuba criaram em agosto de 2003 um projeto de extensão intitulado “Projeto Cão-Cidadão-Unesp.

    adestrados em atividades lúdicas na sala de espera do referido centro (CAOE) com o objetivo de reduzir a ansiedade dos pacientes com necessidades especiais e assim facilitar o atendimento odontológico. Esta proposta evoluiu além das expectativas iniciais, verificando-se que as atividades com os cães junto a pacientes portadores de Síndrome de Down, paralisia cerebral e outras deficiências físicas e mentais traziam grandes benefícios: tornavam o paciente mais calmo, mais colaborativo com o profissional odontológico, desviavam o foco do atendimento, criavam um vínculo positivo. Desta maneira, as atividades foram se diversificando e o projeto passou nestes cinco anos de atuação contínua e crescente a atender quatro diferentes instituições da cidade de Araçatuba, região noroeste do Estado de São Paulo.

    Parabéns pelo blog,

    Valéria Nobre Leal de Souza Oliva

    Professora adjunta da Unesp - Campus Araçatuba - Medicina Veterinária - Coordenadora do Projeto Anestesiologia Veterinária Terapia Floral / Terapia Assistida por Animais (TAA)

    ResponderExcluir
  25. Completando essa informação da professora Valéria Nobre Leal, adianto que no Hospital das Clínicas de São Paulo já existe um tratamento que mostra resultados positivos e surpreendentes de cães na recuperação de crianças autistas. No final deste tratamento, a criança ganha o cão de presente. E existem pessoas que não gostam e maltratam esses pobres animais. Esse jovem destas fotos emocionantes no blog, dotado de uma força espiritual maravilhosa, merece todos os aplausos pela coragem, conseguindo salvar essa coisinha fofa que só nos dá alegrias. Maravilhosa postagem, parabéns, Edward!

    Vanessa - PUC - São Paulo

    ResponderExcluir
  26. Olá, Edward, só hoje estou botando em dia a leitura do blog (claro que prefiro vir diariamente, mas nem sempre dá) Lindo ato de desprendimento, e sou obrigada a discordar do Milton( embora entenda o pedido de cautela, todas as vidas tem o mesmo valor.

    ResponderExcluir
  27. Isso é ser Herói, o que aconteceu em São José do Vale do Rio Preto (que a mulher não consegue se segurar na corda com o cachorro e o solta(a que virou noticia no Luciano Huck))é apenas querendo aparecer, eu preferia não segurar a corda e tentar salvar o cachorro do que só me salvar.

    Obs: Eu moro em SJVRP e estava no momento da inchente

    ResponderExcluir