terça-feira, 3 de agosto de 2010


"A GENTE SE VÊ POR AQUI"
(ou para onde a Globo conduz nossas famílias)


Há anos, a TV Globo tem o domínio do mercado brasileiro pela qualidade da programação artística, esportiva, jornalística, de shows e, principalmente, de novelas.

No jornalismo, de maneira hipócrita, tenta ser imparcial, mantenedora da moral e dos bons costumes, critica, tenta dar lições de comportamento, ensinamentos éticos, combate à violência contra a mulher e a pedofilia, assuntos extremamente explorados pelo noticiário.

Insere, em suas novelas, campanhas de Vacinação, Criança Esperança, Teatro, Circo, etc., na base de "cultura e cidadania a gente vê por aqui".

Com a qualidade da programação e a extrema competência do grupo de atores que integra seu cast, a Globo não economiza suntuosidade e qualidade em suas produções. Porém, nas extravagâncias novelescas exagera na medida, sem se importar com os fins, nem com os meios que utiliza para alavancar audiência e, claro, anunciantes. As incoerências dos "gênios" autores do atual folhetim das nove, intitulado "Passione", que a princípio sugeria inocência nos capítulos ambientados em inocente povoado italiano e na gigante São Paulo.

Somente em "Passione" estão inseridas contravenções do cotidiano que desnuda perigosamente temas conflitantes como moral, ética e bons costumes. Entre as aberrações, escancara:
- traições em família;
- sexo, sexo, sexo;
- pegação aviltante que, ao contrário de amor, sugere transa;
- insubordinação de filhos aos pais;
- mãe perde o amante para a filha;
- rapaz tem filho e mulher italiana e outra, também com filho, em São Paulo;
- trapaceira trai marido italiano;
- garota que era filha e passou a ser neta da mãe e filha da irmã;
- vigarista tenta entrar em família para gerir negócios em metalúrgica;
- corredor playboy tenta se matar porque foi preterido pela mulher, que preferiu seu melhor amigo que, por sua vez, vai se casar com a filha da dona da fábrica a quem não ama;
- outro playboy, ciclista cuja mãe trai o pai com o namorado da filha, é pego no dopping (drogas);
- por ganância, filho quer interditar a mãe e sabotar a empresa;
- avó cafetina empurra garota (menor de idade) para um crápula transar, no maior flagrante de PEDOFILIA, via Embratel.

Pela ausência de atuação de canais competentes, que deveriam barrar cenas desnecessárias que aviltam as famílias, o circo está montado com espetáculos para todas as idades, já que é apresentado às nove da noite. As ações incentivam os menos avisados às contravenções e crimes, por enquanto, impunes, inseridos no tema do dramalhão global. Nenhum núcleo temático dessa novela sugere algo, mesmo remotamente, que seja puro, ético, moral, de cidadania e comportamento familiar exemplar.

Certamente, pela competência, recursos e poder, a Globo tem condições de oferecer entretenimento, espetáculos, novelas e jornalismo com qualidade, sem aviltar a moral e os bons costumes das famílias brasileiras, já cambaleantes, sem sugerir violência, trambicagem, uso de drogas, traições familiares e "incentivo" à pedofilia.

Longe deste comentário caracterizar puritanismo hipócrita e franciscano, indagamos para onde a Vênus Platinada pretende conduzir um povo carente de cultura e que ainda engatinha rumo a uma civilização estruturada?

Toda censura é abominável, porém a libertinagem segue na contramão da moral e da democracia.

Enfim, "a gente se vê por aqui"!

-----------------------------------------------------------------------------------
*OSWALDO LAVRADO é jornalista e radialista, radicado no Grande ABC.
-----------------------------------------------------------------------------------

46 comentários:

  1. Suprema alegria em ver o grande Oswaldo Lavrado de volta ao blog. Espero que não se afaste mais, pois nos faz falta. E, como dizia Antoine de Saint Exupery, alguém é importante quando nos faz falta.
    Abraço imenso e tudo de bom, Oswaldo Lavrado!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,amigos e amigas!

    Com muita satisfação, publicamos texto de nosso querido e estimado amigo e colega Oswaldo Lavrado, após alguns meses de ausência deste blog!

    E Oswaldo Lavrado retorna com um tema bastante polêmico, que certamente renderá muitas e acaloradas discussões - a falta qualidade ética e moral da programação da Rede Globo, analisada do ponto de vista da novela Passione, de Sílvio de Abreu.

    Bom retorno, Oswaldo Lavrado! Queremos você sempre entre nós!

    Leiam, reflitam, participem eaproveitem o dia!

    Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  3. Caro Oswaldo Lavrado: a Globo passou a ser imitada, principalmente pela Record. E todos os grandes canais têm seus pecadilhos, ou pecadões. Então, no meu ponto de vista, as críticas não devem ser apenas à rede Global, mas devem abranger todo o sistema, que não cumpre sua melhor função, que seria educar e promover a evolução da população. TV e rádio são concessões do poder público justamente pelo pressuposto acima. Que não é cumprido. Hoje, grande parte do espaço da mídia eletrônica se destina à pregação religiosa, e na maioria dos casos de conteúdo questionável, para dizer o mínimo, com "pastores" pedindo dinheiro abertamente, sem a menor ética. Religião é um direito de qualquer cidadão. Mesmo sem acreditar, defendo esse direito. Só que isso teria que ser exercido no âmbito dos templos, igrejas e outros espaços. Acho isso absurdo, e mais absurdo ainda que determinadas correntes sejam donas de canais e rádios. Comparando, seria como um partido político ser dono de uma TV. É mais inaceitável ainda porque não é dada a mesma chance às demais religiões, como a Umbanda, Budismo, Espiritismo e muitas outras. Quem quer abraçar uma crença, e conviver nessa comunidade, tem seus templos para isso. Jamais vejo novelas, não conheço atores e atrizes que frequentam as páginas de revistas de fofocas, simplesmente porque acho isso tudo uma grande bobagem, perda de tempo. Prefiro usar meu tempo para ler livros, e mesmo assim não dou conta. Contudo, nada tenho contra as novelas. Para quem gosta, que faça bom proveito. E, meu caro Lavrado, sem essa baixaria toda que você aponta, que graça teria?
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro João Batista: muito antes de existir TV a tal de família já vinha em derrocada. Ou não havia corneação? Marido espancador? Filhos desapegados? Pais indiferentes? Casamento por interesse? Etc, etc. Basta lembrar das famosas cortes, onde os casamentos eram feitos por interesses políticos e comerciais. Dom Pedro I foi conhecer Leopoldina primeiro através de um quadro. O pintor caprichou, claro, e dizem que o Pedrão, que era um tremendo garanhão, ficou todo excitado. Quando viu a obra ao vivo ficou muito decepcionado. Então, caro João, dava para chamar isso de familia?
    Abraço grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  6. Uma alegria poder ler outra crônica assinada pelo Oswaldo Lavrado neste blog já vitorioso. Não vou ser hipócrita a ponto de dizer que não vejo as novelas da Globo. Não só eu, mas creio que muitas das minhas amigas que frequentam este espaço. Verdade que muitas das novelas apresentadas, principalmente no chamado horário nobre desta emissora, exageram ao mostrar cenas de sexo e violência que poderiam muito bem ser evitadas. Até porque, antes da chamada “novela das 8”, que começa as 9, não existe nenhum aviso de é proibido para menores. Esse um erro, uma vez que crianças, ainda em formação, podem acabar sendo influenciadas pelas cenas de sexo e violência que assistem. Não é o meu caso, nem de minhas amigas e de outras pessoas cuja formação não vai sofrer mudanças vendo certas cenas chocantes constantemente exibidas na telinha neste tal horário nobre, mas poderiam sim, ser evitadas. Se questionados, com certeza os autores ou autoras do núcleo de novelas da Globo irão afirmar que mostram na tela a realidade do nosso mundo e isso é inquestionável. Mas não bastam os “Datenas” e “Ratinhos” da vida?

    Parabéns pela crônica, Oswaldo Lavrado!

    Bjos a todos,

    Gabriela – Cásper Líbero – SP.

    ResponderExcluir
  7. Milton, essas familias por você referidas, eram, como eu disse, excessões. Somente vistas em tablóides sensacionalistas ou como curiosidades históricas.
    Vc há de convir que hoje, não existe mais aquele amor e respeito vigentes em nossas famílias, por exemplo.
    Abraços fraternos
    João

    ResponderExcluir
  8. Pode parecer esnobe, mas não consigo assistir televisão! Graças ao Criador, gasto meus olhos escrevendo e lendo coisas que me fazem pensar, nada enlatado e pré estipulado, através da opinião de alguém, por mais pesquisa que se faça a respeito. Como falo italiano, na primeira escorregada no sotaque desta novela (que por curiosidade procurei assistir)troquei o canal e me inteirei das notícias. Também acho que certas cenas não deveriam ser passadas nem em horário "apropriado", uma vez que as tvs podem gravar programas e é bem fácil para as novas gerações fazerem isso. Banalizaram o amor, a religião, os bons costumes... Uma pena ver tudo isso acontecer!
    Silvana

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    E depois mutilam os filmes que passam na TV. Dá pra entender?

    Ótimo texto!



    UMA EXCELENTE SEMANA PARA VOCÊS!!!



    ♥.·:*¨¨*:·.♥ Beijos mil! :-) ♥.·:*¨¨*:·.♥





    http://brincandocomarte.blogspot.com/

    ___________________________________

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Meus cumprimentos Oswaldo Lavrado. Já li alguns artigos assinados por você em postagems anteriores, todos bons e alguns até engraçados sobre rádio, quase sempre com o Edward em sua companhia. Este é o primeiro que participo, diria ao vivo, comentando. Chamou a minha atenção o comentário sutil da jovem de "Sorriso" lindo. Simplesmente disse: "e depois mutilam os filmes que passam na Tv", dá para entender?" Eu entendi, graciosa jovem. Existe a censura para filmes, mas para novelas nem pensar. Realmente, um absurdo, mas isso acontece em nosso país. Não faz muito tempo era assunto na mídia a censura que seria implantada em nossos meios de comunicação e as tais novelas citadas pelo Oswaldo Lavrado estavam na mira destes censores. Debateu-se tanto o assunto e virou em nada. Ou seja, a bronca sobrou para os filmes, quase todos exibidos altas horas da noite. As novelas, que venceram a briga, deitam e rolam no tal horário nobre, exibindo cenas de sexo, drogas, prostituição infantil e muita violência.

    Parabéns ao jornalista Oswaldo Lavrado, pela "lebre" levantada.

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  12. Não tenho paciência para novelas, mas gosto muito dos especiais, compactos, que duram no máximo uma semana. Nisso a Globo é mestra, todos são sempre muito bons, e geralmente baseados em romances brasileiros, com elencos de primeira. Não dispenso a TV, mesmo com todas as críticas que se possa fazer. A CNN permite um excelente treino do ouvido em inglês, além de informações e atualidades internacionais importantes. Surpreendemente, nossas TVs Câmara e Senado são ótimas, com documentários interessantes e históricos. A TV Cultura de SP é um modelo para o mundo, e lá a programação infantil é também de qualidade. Gosto das entrevistas/debates da Band. O Programa do Jô tem altos e baixos, há dias interessantes, dias chatos, varia bem. Gosto também de ver futebol, futsal e vôlei Resumindo, existe um lado bom na TV.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  13. Olá Oswaldo Lavrado, também quero participar desta festa pela sua volta ao blog. E, como vc mostrou que conhece bem os bastidores da Globo, me diga só uma coisinha: quem vai ser assassinado no 100º capítulo de "Passione"? Silvio de Abreu já anunciou que um personagem do núcleo principal da novela vai morrer e isso bastou para causar o maior rebuliço na mídia e entre os telespectadores. E vai ser assunto pelos próximos dias. Veja onde anda a mentalidade das pessoas que se apegam a uma novela de tal maneira que pouco ligam se existe um casal gay (novela Ti-ti-ti) na trama, sexo, drogas e violência. E a Globo, em suas novelas do horário nobre, vive repetindo sempre isso. Quem matou quem? Pior, aumentando sua audiência com o mistério e gerando até apostas em bares e lanchonetes. As eleições estão chegando, Oswaldo Lavrado e esse mesmo povo que procura o assassino da novela vai escolher o próximo Presidente da República. Que Deus nos ajude!

    Bjos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  14. Milton, também gosto muito da programação da TV Cultura. Ótima!

    Bjos

    Andressa

    ResponderExcluir
  15. Nisso eu concordo plenamente com você, Milton!
    Abs
    João

    ResponderExcluir
  16. É bom tê-lo de volta a este espaço. E principalmente em grande forma. Este é o Oswaldo Lavrado que conhecemos. O jornalista corajoso, direto, sem papas na língua. Quanto ao artigo, nada a acrescentar. Bem que as "autoridades" constituída podiam lê-lo.
    Abraço.
    Germano.

    ResponderExcluir
  17. Mesmo com todos os problemas, o Brasil tem uma das melhores TVs do mundo. As mais chatas, para não dizer chatérrimas, das que vi, pela ordem: Alemanha, Inglaterra, França, Grécia, Chile, Cuba, entre outros países. Não é sem razão que a programação nacional é exportada para mais de 70 países, de forma dublada ou com legendas. Na China adoram as novelas, que são dubladas. Em Cuba também, onde todo mundo pára na hora da novela brasileira. Vi muito TV também nos Estados Unidos e acho a brasileira melhor, no conjunto da obra.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  18. Também, não estou generalizando a programação da tv brasileira. Existem programas com qualidades, como esses que o Milton citou e outros. Gosto de assistir documentários, alguns programas de entrevistas, seriados com conteúdo histórico, filmes e alguns jornais. Mas novelas, definitivamente me nego a assistir, por melhor que sejam. Falta paciência.
    A tv tb nos presta muitos serviços. Outro dia, assitindo a um famoso programa de entrevistas, um critico de cinema desceu a lenha do filme "O Bem
    Amado", que já foi novela. Fiquei em dúvida se devo ou não assistir. Mas como só pago 1/2 entrada, meu prejuizo não vai ser tanto assim..rss
    bjosss

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma amiga aqui na clinica do Dr Miguel Arcanjo, que precisou de tratamento psiquiatrico justamente porque assistia todas as novelas da televisão. Começava às 18,00 hrs e só parava às 22,00 hrs. Não deixava mais ninguém da familia assistir nada. A TV era só dela e ái de quem se atrevesse a mudar de canal! Ela virava uma fera e começava a gritar feito louca.
    O marido já não aguentava mais, até que trocou ela pela Belinha, uma boazuda que morava na casa da frente, e que só assistia futebol,com com direito a chips e cervejinha.
    Se cuidem garotas!!!

    ResponderExcluir
  20. Hoje é dia de festa. Já dei muitos tiros para o alto, porque meu comentarista esportivo favorito voltou aqui.
    Também sou uma das incontáveis Lavrodotes.
    Beijinhos na testa

    ResponderExcluir
  21. É Dona Maluca Beleza, as coisas hoje mudaram muito. Desculpe-me pela indiscrição, mas a senhora já deve ter uma bela idade. Não tem mais casas com um só aparelho de TV. Até na casinha do cachorro se encontra um televisor ligado. Novela num cômodo da casa, futebol em outro, Faustão na sala, Gugú na cozinha e o Big Brother no banheiro. Assim vão nos enfiando enlatados e porcarias goela abaixo.

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  22. Birola.
    Eu sou novinha, mas a Genoveva é velhinha sim e está aqui desde 1949.
    Naquele tempo ainda não tinha "Casas Bahia" que só surgiu em 1952.
    bjs.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, Oswaldo Lavrado!
    Desde garoto eu cresci ouvindo aquele discurso sobre o tal padrão Globo de qualidade. Existia o discurso e também a prática. A emissora zelava por tudo que colocava na tela. Até os maiores críticos da Globo admitiam isso. Possivelmente empurrada pela concorrência e em busca de aumentar o caixa, esse padrão de qualidade faz um bom tempo deixou de existir. As baixarias não estão apenas em novelas. Quem assiste Faustão aos domingos e Ana Maria Braga fica até envergonhado com o nível exibido por esses programas. A Globo atualmente está assim. Jogam qualquer coisa no ar, que não serviriam nem pra Rede TV. E ninguém responde por isso. E ninguém se importa com isso. Azar de quem assiste.

    Foi bom tê-lo de volta ao blog, você faz falta!

    Abraços

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  24. Prezadíssimo jornalista Oswaldo Lavrado. As novelas fazem a cabeça há anos, mais especificamente das raparigas, que adoram uma fofoca. De uns tempos a esta parte também das raparigas aqui de Portugal, com esses enlatados que chegam aí do Brasil para minha Santa Terrinha. E as moçoilas portuguesas, a cada capítulo saem às ruas mais assanhadas. Na hora da novela aqui em Portugal, vou a adega tomar meu vinho, se ficar em casa e soltar um pio, levo um tacho nas ventas, ó pá! Até os paneleiros ficam alvoroçados com as novelas do Brasil e soltam as penas discutindo os capítulos nas esquinas, enquanto sacolejavam suas sacolas. Não tem o que se fazer, a não ser conformar, raios!

    José Salamargo - Cascais - Portugal

    ResponderExcluir
  25. Como admiradora e leitora do Oswaldo Lavrado, não poderia deixar de vir cumprimetá-lo por sua volta com esta critica à programação televisiva da Globeleza, afins e companhia.
    Tenho tido muito lavor, digo, trabalho. Fui contratada como "concierge" na residência da D. Miquelina. O serviço aqui aumentou pacas, principalmente agora que ela está de "affair" com o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca.
    Não tenho nem tempo de assistir televisão e o salário é uma merréca!

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, jornalista Oswaldo Lavrado!
    Não gosto de novelas, seja de qual canal for. As histórias e personagens nunca mudam: é o pobre que fica rico no final, a injustiçada sofredora que se casa com um príncipe e por aí vai. Além de influenciar maleficamente pessoas mais humildes, que tomam os acontecimentos da novela como verdade, é uma afronta a inteligência das pessoas. As novelas da Globo, além de transmitirem ignorância, fazem apologia da malandragem e do homossexualismo.

    Parabéns pela crônica,

    Anna Claudia - Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  27. José Roberto Cerdeiraterça-feira, 03 agosto, 2010

    Essa crônica escrita pelo Oswaldo confirma o que penso há muito tempo! A Rede Globo é um Câncer na sociedade brasileira e suas novelas são na verdade frutos da ignorância do nosso povo! A muito tempo as novelas só propagem valores contra a família. Infelizmente, ninguém protesta e nossas autoridades não tomam nenhuma providência, o que é lamentável.

    José Roberto Cerdeira - Curitiba

    ResponderExcluir
  28. Cel. Cmdt. Pinto Paccaterça-feira, 03 agosto, 2010

    Senhor Lavrado!

    Como fui citado, em dois comentários, por pessoas às quais ainda não tive a satisfação de ser apresentado, me manifesto. Um dos interlocutores me chamou de devasso, ignoro o motivo. Mas, creia, não vejo razão para tanta eloquência somente contra a Globo. Todas as outras emissoras seguem a mesma linha, com abordagens até muito mais chulas e de baixo nível em suas novelas e programas.

    O problema, eminente jornalista, não está na mídia e, sim, na frouxidão de valores que toma conta da sociedade brasileira. O autor da novela, Silvio de Abreu, não precisou ser criativo ao imaginar o folhetim Passione, apenas pinçou fatos do cotidiano das famílias brasileiras, onde há gente boa e honesta e gente má e trambiqueira. A overdose de malfeitorias e trambiques que assistimos na novela não são, nada mais, que um retrato da decadência dos costumes. Nem o governo, que deveria dar exemplos de dignidade, ética e zelo pelo bem-estar público, parece interessado em agir honestamente.

    Pessoalmente, acredito que a novela em questão discute temas muito atuais. Ou será que o Senhor Abreu inventou a pedofilia, a droga, a prostituição, a trapaça, a vigarice e o mau-caratismo?

    Não estou defendendo a Globo mas creio que falta às famílias que realmente criam bem os seus filhos mais amor, cuidado, proteção e educação. Se pais zelosos decidirem que os filhos não estão maduros para assistirem certo programa, que não permitam.

    Aliás, a Globo também gera programação de excelente nível, como o Globo Repórter, Globo Rural, Globo Ecologia. E ainda tem o Futura, um canal totalmente voltado à educação e à cultura.

    De qualquer maneira, respeito sua opinião. Sei que quis fazer um alerta.

    Queira aceitar meu abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  29. Olá amigos e amigas deste blog...
    Com alguma dificuldade consegui acessar o blog agora, neste período da tarde. E fiquei triste ao ver que algumas pessoas que não sabem brincar estão baixando o nível de uma maneira inaceitável. Oswaldo Lavrado, meu amigo-irmão enviou este texto no final da semana passada e nem foi com a intenção de que ele viesse a ser publicado neste blog. Aceitou o meu pedido de pronto e o enviei para a Nivia, uma vez que não poderia ter acesso a internet com facilidade e isso se confirmou hoje.

    Lavrado escreveu um belo texto, polêmico e eu sabia, pela experiência de muitos anos, que iria gerar muitos comentários e, porque não, até brincadeiras que, neste blog, costumam ser sadias, como as feitas pelas "Marias" que apareceram como mato em beira de estrada. Só não podemos aceitar ofensas e brincadeiras que mexem com a moral das pessoas, como o e-mail que deletei, de número 32, postado neste blog. Vou pedir a Nivia que fiscalize para que isso não mais aconteça. Nosso blog é diferenciado, frequentado por pessoas cultas e não podemos aceitar que engraçadinhos façam deste espaço um picadeiro.

    Não sei se terei condições de voltar ao blog hoje para deixar meu comentário sobre este texto magnífico de Oswaldo Lavrado. Peço apenas a ele que nos desculpe pela maneira como fomos obrigados a intervir e que continue nos brindando sempre com seus textos polêmicos, cujas linhas traduzem o que sempre foi seu estilo de vida, não ter medo da verdade, doa a quem doer.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  30. Nossa :O você ganhou uma fã meu sonho é ser jornalista, eu ja comentei sobre esse assunto, mas eu quero mesmo é lhe parabenizar, seu texto ou redação ficou muito bom. Muito bom mesmo. Adorei..

    ResponderExcluir
  31. Oiê, amigos (as)...
    sensibilizado, agradeço as manifestações pelo meu retorno. Deus sabe como. Valeu gente.
    Desde a inocente e descompromissada "Irmãos Coragem" (anos 70) não assisto novela. Entenddi, pelas chamadas da Globo que descreviam um bucólico povoado italiano e a suntuosa São Paulo que Passíone pudesse oferecer lances descompromissados de um folhetim despretencioso. Fui ludibriado pelo conteúdo libidinoso, imoral e delituoso, dai o artigo no blog.
    Não tenho a menor inclinação para acalentar dons de Tereza de Calcutá, porém, muito menos de compactuar com degradação familiar.
    Obrigado a todos, independente de opiniões divergentes. Afinal estamos (acho) em plena (será? democrácia.

    gratos e abraços

    Oswaldo Lavrado - SBCampo.

    ResponderExcluir
  32. Oi Oswaldo Lavrado, que bom que vc voltou a escrever neste blog. Embora não concorde com alguns pontos de vista seus, entre eles quando escreve que certas cenas fortes exibidas em novelas, aviltam a moral e os bons costumes, penso que tudo depende de cada um de nós, assistir ou não determinadas novelas. Não acredito que seja a Globo a culpada de tudo de ruim que acontece hoje em nosso país. Teria sido a Globo e suas novelas que ensinaram os jovens a "ficar" ao invés de casar? O Edward escreveu, se não me engano a uma semana, uma crônica, que pode ser lida em postagems anteriores, sobre isso, e dizia que no começo do século passado, quando nem se sonhava em ter TV no mundo, os casais apaixonados, com 13, 14 anos, para se casarem fugiam pela madrugada e se uniam em matrimônio numa delegacia. Os jovens de hoje estão sim, avançados, e não tem novela que lhes ensine sobre sexo ou, infelizmente, drogas. Conhecem tudo e poderiam até ajudar os autores de novelas com suas experiências. Não estou a favor de cenas violentas, muito menos de sexo explícito nas telas, ou do uso de drogas. Só não quero é responsabilizar a Globo pelas desavenças do nosso mundo atual. Isso!

    Beijos,

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  33. Então, Oswaldo Lavrado. Havia acabado de deixar meu comentário quando li o seu. Entendo perfeitamente agora o que se passou em sua cabeça ao escrever essa crônica. Julgou ver as belezas da Itália, claro um romance tórrido e sofrido nesta trama de "Passione" e percebeu que nada disso estava acontecendo. Isso, Oswaldo Lavrado, é a famosa briga pela audiência. Um Romeu e Julieta não dá mais Ibope. Por isso, os autores, para ganhar pontos na audiência, forçam em demasia a barra. E realmente, acabam chocando muitas pessoas. Mas, repito, depende de cada um, assistir ou não, certas novelas. Existem muitas outras opções.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  34. Olá Lavrado

    Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O Bom filho a casa torna diz o ditado popular.
    Como é bom ver você de novo aqui no blog.
    Sua pena está afiada meu!
    Assino embaixo de tudo o que você escreveu.
    Hoje, pela manhã, estive em uma cidadezinha com menos cinco mil habitantes. Um velho coreto, uma banca de jornal e algumas casas antigas e a indefectível igreja.
    Um município inteiramente dedicado ao café e ao gado leiteiro. Tudo isso e mais as paisagens rurais belíssimas.
    Infelizmente, uma sena patrocinada por meia dúzia de adolescente (12,13 anos) que brincavam no coreto aparentemente drogados estragou meu dia. Arrepiaram-se quando me viram com a máquina fotográfica na mão.
    Garanto que um dos grandes culpados dessa situação são as músicas e novelas que fazem apologia as drogas entre outros fatos.
    Parabéns meu amigo pela crônica.
    Um abraço
    Paz. Muita Paz.
    J. Morgado

    ResponderExcluir
  35. Olá Amigos onde está escrito “sena”, leia-se cena.
    Escrevendo no notbook no interior de um hotel e a internet caindo a todo o momento acontecem algumas mancadas.
    Paz. Muita Paz.
    J. Morgado

    ResponderExcluir
  36. Autores de novelas não têm autonomia. A turma que controla a audiência dá as cartas. Matam um personagem, ou alteram o rumo do roteiro, para atender aos interesses da "casa", como se diz internamente, nas TVs. Esticam ou encurtam a novela também pelos mesmos motivos. Ganham muito bem, e só assim, para aguentar.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  37. Curiosidade, para os jovens: a novela mais longa de todos os tempos foi "O Direito de Nascer". Foi primeiro no rádio, depois na TV. Vi só pedacinhos, nunca aguentei. Desses pedacinhos, o que me lembro é de um velho que só gemia. Era um saco!
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  38. Outra curiosidade, agora para todos, que eu saquei: Roque Santeiro foi tremendo plágio de um capítulo do livro "Os Sertões", do Euclides da Cunha. Isso nunca foi denunciado, mas eu provo. Peguem o livro e leiam sobre o cabo Roque. Tá tudo lá, é a mesma história. O detalhe é que Euclides escreveu um século antes.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  39. Boa noite Crianças.
    Olá Oswaldo Lavrado,fico muito feliz pela sua volta,e como sempre você escreveu com muita propriedade.
    A única coisa que na minha opinião AINDA vale a pena ver na globo são as minisséries que sem dúvida são um show a parte.As novelas há tempos percebi que meu tempo era precioso e não valia a pena assistir,pois se prestarem atenção o enredo é sempre o mesmo,traição,mentiras,ganância,é a lei do quem pode mais,Faustão é um chato,há um tempo soube que o Içami Tiba iria ao programa,claro abri excessão,mas fiquei frustrada o babaca do Faustão simplesmente não deixava o entrevistado falar,uma falta de educação enorme,pois o Içami Tiba era interrompido quando ia concluir sobre o assunto em questão,perdi a paciência,quanto ao tal BBB me desculpem,mas não consigo entender como alguém consegue assistir aquela palhaçada.Os pais deveriam mostrar aos filhos a TV Cultura,Futura e outras que trazem conteúdos pedagógicos,mas infelizmente as crianças assistem essas novelas,e sabem cada capítulo,é de se espantar,sem falar que ficam horas na frente da TV e os pais esquecem que criança deve ir cedo para cama.
    Infelizmente a TV influencia sim,e acredito que em função dessa má influência os jovens e as crianças estão se disvinculando da ética e dos bons costumes,e a Globo a toda poderosa pode fazer o que bem entender ela tem dinheiro e no Brasil quem tem dinheiro compra tudo.
    Pessoal,não deixem de ler o belíssimo texto escrito pelo nosso amigo Garcia Netto no Jornal Comércio da Franca com o título:Palmadas muito interessante.
    Beijosssssssssss.

    ResponderExcluir
  40. O ditado é antigo, Milton Saldanha, "nada se cria, tudo se copia". Nunca estou em casa depois das 20 horas, hoje, uma excessão, mas vou ainda sair com duas amigas. Talvez por esta razão não me acostumei com novelas, principalmente essas que sempre começam perto das 21 horas. Mas a Globo, não faz muito tempo, tinha novelas de épocas maravilhosas, sempre as 18 horas. "Sinhá moça", "A escrava Isaura" e tantas outras que fizeram enorme sucesso, e sem nenhum apelo sexual. Eu sempre gostei de ver novelas assim. Adoro ver desfilando nas ruas poeirentas de antigamente, carros antigos e até as charretes. Aquelas mulheres com vestidos longos e cheios de armação, coitadas (rsrsrsrsrs), homens finos vestidos a rigor e tirando o chapéu na passagem de uma dama. Penso que eu seria muito feliz, tivesse nascido no começo do século passado. Essa apelação ao sexo, drogas e prostituição invadindo lares no tal horário nobre, comentada pelo Oswaldo Lavrado em sua crônica, não aprovo.

    Bjos a todos, parabéns pelo texto, Oswaldo Lavrado!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  41. É Daniela, há muito percebi que você é uma jovem "de se tirar o chapéu".
    E vejo que não me enganei. Parabéns e continue assim, em nome da feminilidade, alegria e doçura da mulher brasileira!!
    Pode-se ser assim sem, contudo, perder a liberdade e modernidade que o sexo feminino comquistou a duras penas.
    Abraços respeitosos e admirativos
    João Batista

    ResponderExcluir
  42. Mauricinho de Castroquarta-feira, 04 agosto, 2010

    Parabéns pelo retorno, nosso mestre da comunicação escrita e falada Jornalista e radialista, Oswaldo Lavrado.

    Mestre Lavrado, a Rede Globo só acertou no nome da programação infantil " tv GLOBINHO " ela mesma assina o seu diminutivo, uma emissora comprometida com o poder, e totalmente descomprometida com a verdade e com o cidadão Brasileiro.


    Abraços, MESTRE Oswaldo Lavrado

    Mauricinho de Castro

    ResponderExcluir