quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ESCRITOR HILDEBRANDO PAFUNDI FAZ LANÇAMENTO NA BIENAL DO LIVRO


Edward de Souza

Acaba de ser publicada a segunda edição ampliada do primeiro livro individual de contos do escritor e jornalista Hildebrando Pafundi, Trama & dramas da vida urbana. Nesta nova edição ocorreram algumas mudanças, porém o mais visível é a capa, que era azul e agora é preto e branco, mas o desenho é o mesmo. A primeira orelha do jornalista Ademir Medici, brilhante amigo e companheiro que assina a coluna “Memória”, no Diário do Grande ABC e a segunda permanecem iguais, bem como o prefácio da professora Judith Vilas Boas, que também fez a revisão já com a nova ortografia.

Os acréscimos foram os dois posfácio: um do poeta de Santo André, Cláudio Feldman, e outro do escritor Glauber Ferreira, residente em Brasília, além da biografia do autor, que não fazia parte da primeira edição. O texto da contracapa também é mais recente e foi escrito pelo poeta de Mauá, Aristides Theodoro (leia abaixo em depoimento). Outro acréscimo foi o novo conto, O Devaneio de Paula, na página 13, aumentando de 15 para 16 as tramas e os dramas, que fazem parte desse livro.

O lançamento dessa nova edição de Tramas & dramas da vida urbana, será amanhã, dia 20 de agosto (sexta-feira) entre 14 e 17 horas, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Parque Anhembi, estande da União Brasileira de Escritores (UBE), na rua N, 42 e rua O, 43. Além dessa segunda edição o escritor estará autografando outras obras de sua autoria: No Ritmo Sensual da Dança (contos), Cotidiano e Imaginário do ano 2000(diário) e Janela da Liberdade e Outras Histórias (infantil). Contatos com o autor pelo e-mail: hpafundi@ig.com.br
.
HILDEBRANDO PAFUNDI...
Iniciou na literatura em livro no ano 2000, com a publicação de seu conto Promessa de vingança, na coletânea dos classificados do “Concurso de Contos Academia de Letras da Grande São Paulo”, editado pela Scortecci. Nesse ano, publicou também uma série de crônicas sobre memórias da Vila Assunção, tradicional bairro de Santo André, na coluna “Memória”, de Ademir Medici, no Diário do Grande ABC. Em 2002, participou junto com outros 13 escritores e jornalistas do Grande ABC e São Paulo do livro “Guido Poianas retratos da cidade”, organizado por José Armando Pereira da Silva, editado pelo Fundo de Cultura do Município nesse mesmo ano, com a crônica “Guido Poianas e a Vila Assunção”. Em novembro de 2003, o conto Uma noite em São Paulo recebeu o Prêmio Edição e foi publicado na Antologia do IV Concurso “Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira”. É colaborador desde 2003 da Revista Artpoesia, editada em Salvador, Bahia.

DEPOIMENTO

"A ficção de Hildebrando Pafundi é constituída de pequenas histórias, quase todas elas ambientadas na Região do ABC Paulista e São Paulo, de forte cunho social e uma ironia sutil, a Machado de Assis. Muitos desses contos têm as pistas de dança como cenário, Contos como a Greve dos Coveiros e Barzinho Sórdido, que fazem parte desta segunda edição de Tramas & dramas da vida urbana, bem como o Sumiço de Trindade e Vinho Tinto e Mulher, incluídos no livro No ritmo sensual da dança, são obras que dignificam qualquer antologia do gênero. Sinto-me privilegiado por ter sido durante mais de quarenta anos, admirador e vamos dizer, irmão mabaça desse Hildebrando Pafundi, orgulho das letras da nossa região".

Aristides Theodoro, jornalista, escritor, contista e poeta.

26 comentários:

  1. Olá Hidelbrando Pafundi


    Bom dia

    Parabéns pelo lançamento de seu livro.
    Vou comprá-lo assim que estiver disponível em minha cidade.
    Tenho certeza que não vou me decepcionar, afinal você é de há muito um escritor consagrado.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo lançamento da segunda edição deste seu livro de contos, Hildebrando Pafundi. Com certeza fará sucesso, estou torcendo por você. Vou lhe enviar um e-mail para ver como posso adquirir um exemplar. Se vc mora em Santo André é mais fácil, estou em São Bernardo. Ir a Bienal neste horário é difícil pra mim.

    Bj

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Hildebrando, eu adoro ler livro de contos, cada vez mais raros. Não é muito fácil de se encontrar contos em livrarias, qual a razão? Poucos escritores ou o gênero não é muito apreciado?
    Sucesso para você neste lançamento na Bienal do Livro, tá bom?

    Beijos

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  4. Olá meus amigos (as) deste blog...
    Não consta deste currículo do meu amigo de muitos e muitos anos, Hildebrando Pafundi, sua participação no livro "O Conto Brasileiro Hoje", volume IX, em que, coincidentemente, assina o conto "A Despedida", editado logo depois do meu, "A Lua-de-Mel". Fiquei sabendo que eu e o Pafundi participaríamos de uma mesma antologia dias antes, confidenciado pela amiga jornalista e escritora Lara Fidelis. Muitos amigos e amigas receberam este livro, entre eles o J. Morgado, a Gabriela, Liliana, Giovanna, Carol, Bruna, de Juiz de Fora e muitos outros(as).

    O conto "A Despedida", assinado pelo Pafundi está na página 67. O meu começa na página 59 e se prolonga até a página 66. Foi mais uma publicação da RG Editores de São Paulo, do amigo Reginaldo Dutra. Dentro de 30 dias sai uma nova edição, em que volto a participar com um conto inédito. Meu livro, que seria editado em outubro, só sairá em janeiro, uma vez que, ao invés das 120 páginas previstas, terá 210 páginas de contos. Seis meses depois irei lançar um livro de crônicas, a maioria publicadas no Jornal O Comércio da Franca e outras 10 já prontas e inéditas. Esse livro terá cerca de 280 páginas.

    Meu caro Hildebrando Pafundi, desejo-lhe o maior sucesso do mundo. Seu livro, que já li, é excelente, bons contos e um texto impécável.Os enredos fascinam, deixam a sensação de expectativa e ansiedade. Páginas que encantam ao mais exigente leitor, nascidas da imaginação fértil do autor.

    Bom ser seu amigo...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  5. Prezado escritor Hildebrando Pafundi, amanhã tenho negócios a resolver em São Paulo pela manhã. Farei o possível para cumprir minhas obrigações um pouco mais cedo. Caso consiga, irei ao Parque Anhembi para adquirir esse seu livro de contos, devidamente autografado. Será um imenso prazer conhecê-lo e ter uma de suas obras. Boa sorte!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP

    ResponderExcluir
  6. Jornalista e escritor Hildebrando Pafundi, muito sucesso neste lançamento, ou seria relançamento (?), do seu livro na Bienal Internacional no Parque Anhembi. Infelizmente não tenho como comparecer. Além da distância, compromissos vão me tomar o dia todo nesta sexta-feira. Assim que tiver o livro disponível para a venda, depois da Bienal, por favor, nos comunique como fazer para adquiri-lo.

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, amigos e amigas!

    Bom saber que o jornalista e escritor Hildebrando Pafundi se move com desenvoltura nesse gênero literário cuja narrativa ficcional contém uma única célula dramática, exigindo tensão constante, e em função disto, poucos personagens, narrativa e tempo reduzidos. Tais características já indicam que o autor deve ser talentoso e criativo para manter-se dentro dos limites que se ajustam ao gênero conto.

    Por isso, há poucos contistas. Parece que o Hildebrando Pafundi
    domina a técnica, pelas excelentes referências contidas no artigo, bem como o colega e amigo Edward de Souza, de quem já tive a oportunidade de ler diversos e bons contos.

    Muito sucesso no lançamento de seu livro, Hildebrando!

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. Amigo querido Hildebrando Pafundi: estou com dois compromissos nessa noite, mas antes deles, mesmo correndo um pouco, farei questão de passar lá para comprar seu livro e dar-lhe um caloroso abraço.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  9. Caramba, confudi os horários, com outro lançamento lá, de uma amiga, a Rosana Nóbrega (poesias). O do Pafundi será entre 14 e 17h, como diz aí no texto. Ficou mais fácil.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  10. Pafundi, parabéns, sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  11. Oiê, amigos (as)...
    Glorioso Pafundi, parabéns pelo novo lançamento. A gente, amigos de tantos anos,conhece a competência do escritor e brilhante jornalista desde os tempos da "velha" porèm aconchegante "casinha" da Catequese na romântica década de 70. Ali já despontava o competente homem das letras. Muito além disso, o profissional, o homem e, especialmente, o grande amigo. Sucesso cara.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  12. Pena, gostaria de conhecer a Bienal do Livro e aproveitaria para visitá-lo e adquirir seu livro, Hildebrando Pafundi. Tinha programado ir a São Paulo neste final de semana, mas precisei cancelar a viagem, em virtude de outros compromissos assumidos aqui em Ribeirão Preto. Mas, desejo-lhe sucesso no lançamento deste seu livro de contos.

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP

    ResponderExcluir
  13. Caríssimo amigo Hildebrando Pafundi, aceite meus cumprimentos por mais este lançamento na importante Bienal Internacional do Livro no Parque Anhembi. Como amanhã o fim de semana começa mais cedo, vou tentar chegar a tempo para lhe dar um abraço e buscar meu livro autografado. Meus cumprimentos, e sucesso, amigo!

    Abração

    Flávio Soares - Jornalista

    ResponderExcluir
  14. Eu já ia perguntar onde anda a turma deste blog, quando vi a Nivia e o Milton Saldanha, que estavam desaparecidos do blog. Já estava preocupada. Hildebrando, vc bem que poderia ter enviado um conto deste seu livro para o Edward publicar aqui no blog, não é mesmo? Assim, muitos que ainda não conhecem sua obra teriam contato pela primeira vez com seu texto. Pelo que li nesta apresentação e nos comentários de amigos seus, vc é dos bons, mas falta enviar um texto para publicar no blog, não se esqueça.
    Espero que amanhã, no Parque do Anhembi, vc canse a mão de tanto dar autógrafos. Muito sucesso lhe desejo!

    Bjos

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  15. Boa noite pessoal!
    Desejo êxito no lançamento de seu livro, Hildebrando Pafundi. Será que eu conseguiria encontrar um destes exemplares em livrarias aqui do Rio? Aprecio ler contos, narrativa normalmente curta e características reais ou fantásticas. Parabéns pelo lançamento.

    Gostaria também de saber da Nivia, ou do Edward, o que aconteceu que não houve a cobertura, também na Bienal, do livro do João Batista. Todos os dias marco presença no blog e não vi nada a respeito postado. O professor João Paulo não tinha a incumbência de fazer a cobertura com fotos? Desapareceu do blog e nada sobre o livro do João Batista. Espero que ele não esteja doente.

    Beijos a todos!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  16. Meus cumprimentos pelo lançamento de mais um livro, jornalista Hildebrando Pafundi. E pense na sugestão da Tatiana, envie um conto seu para ser publicado aqui no blog.

    Bjos,

    Priscila - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, Hildebrando Pafundi, parabéns pelo lançamento da segunda edição deste seu livro "Tramas e dramas da vida urbana". Achei bonito o desenho da capa do livro. Eu estive na Bienal do Livro no último final de semana e gostei demais. Pena não ter encontrado você nem o João Batista por lá, seria muito bom ter os livros de vocês autografados. Muito sucesso para você, Hildebrando Pafundi e também ao João Batista Gregório.

    Larissa - SBC

    ResponderExcluir
  18. Meus cumprimentos por mais este livro a ser lançado amanhã na Bienal, Hildebrando Pafundi. Sucesso sempre!

    Bj

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  19. Caro e querido amigo Edward de Souza, muito obrigado.
    Eu estava na Bienal do Livro em São Paulo e cheguei agora. Claro que vim imediatamente ao blog e fiquei imensamente surpreso e grato pelos elogios da coluna e de todos vocês, leitores amigos (as). Nesta sexta-feira (20-08-2010) vou ficar no estande da UBE, Rua N 42, Rua 43, da Bienal do Livro, no Parque Anhembi, autografando a segunda edição do livro de contos, “Tramas & dramas da vida urbana”. Quem não puder comparecer e residir no Grande ABC, ou ainda São Paulo, dia 14 de setembro, a partir das 14 horas, estarei na Biblioteca Nair Lacerda, Praça IV Centenário, sem número, autografando meus livros durante o evento “Quatro Dedos de Prosa”.
    Amigos leitores (as) do blog do Edward, obrigado de coração.

    Hildebrando Pafundi – Jornalista e escritor

    ResponderExcluir
  20. Boa noite jornalista e escritor Hildebrando Pafundi. Eu moro em São Paulo e conheço um pouco Santo André. O horário em que vc vai estar amanhã na Bienal do Livro infelizmente me impossibilita de comparecer ao estande de sua editora para adquirir meu livro autografado. Tenho planos para ir a Bienal, mas no sábado, penúltimo dia. Me explique uma coisa, a Praça IV Centenário é aquela que fica no Bairro Ipiranguinha ou é a do Paço Municipal? Faço confusão, apesar de conhecer razoavelmente o centro de Santo André. Grata!
    Muito sucesso no lançamento deste livro. Farei esforço para ir a Santo André no dia 14 de setembro, assim consigo seus livros de contos, que gosto muito de ler.

    Gabriela - São Paulo SP.

    ResponderExcluir
  21. Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.

    Bill Gates

    O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler.

    Mark Twain

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. "Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar".
    Castro Alves

    "Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações".
    Henry David Thoreau

    "Casa sem livros, corpo sem alma."
    Cicero

    "A natureza e os livros pertencem aos olhos que os vêem".
    James Lowell


    "Os livros são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra".
    Ralph Emerson

    Alguns livros são injustamente esquecidos; nenhum livro é injustamente lembrado.
    Wystan Auden

    ResponderExcluir
  24. Olá Gabriela!
    A Praça IV Centenário é a do Paço Municipal, tudo bem? Teatro Municipal, Câmara Municipal, Correios na esquina, Clube Primeiro de Maio em frente e por aí afora. Coração de Santo André. Fácil, O.K.?

    Beijos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  25. Edward, obrigada pela informação, chegarei lá com facilidade. Ontem eu não disse, mas minha tia mora na Rua Dona Carlota, uma travessa desta praça.

    Beijos, bom fim de semana!

    Gabriela - São Paulo

    ResponderExcluir
  26. Muito sucesso para você nesta sexta-feira na Bienal Internacional do Livro, Hildebrando. Mais um bom escritor representando nossa região do ABC, parabéns!

    Marina Fláquer - Santo André - SP.

    ResponderExcluir