terça-feira, 20 de julho de 2010


@MIGOS!



Hoje não é um dia qualquer. É o Dia do Amigo! Dedicado àquelas pessoas que queremos bem e que fazem parte de nossa vida de maneira relevante. Pois quero dedicar meu pensamento melhor e mais caloroso aos amigos e amigas que fiz, nos últimos tempos, através da Internet. São os @amigos e @amigas virtuais. De muitos não conheço nem a aparência, já que a sua imagem não aparece nos comentários feitos em meu blog e no do Edward. Porém, de igual maneira dedico-lhes meu carinho e gratidão pelo apoio, gentileza, cordialidade e parceria com que tenho sido distinguida, nesse tempo de convivência profícua e altamente compensatória.

E o elo que nos une é a amizade, palavra linda originada do latim, amicus, amigo, que possivelmente se derivou de amare, amar. Faz sentido!

Normalmente, a amizade é um relacionamento humano que envolve conhecimento mútuo e afeição, além de lealdade que chega ao altruísmo. Por isso, exige proximidade. Mas nós, @amigos e @migas do blog, comungamos de um tipo especial de @mizade que, mesmo na distância, nos une, porque nasceu e cresceu como um sentimento de cooperação na livre e democrática discussão de idéias, objetivando o bem comum.

E por conversarmos todos os dias, fomos nos conhecendo e reconhecendo melhor...Ah! Conheço-os todos, tão bem! Conheço-os todos porque sei o que se passa em seus corações, sempre ávidos de informação, conhecimento, transformação, numa busca incessante, que nunca há de acabar...

Dessa conversa diária foi nascendo a afeição, o carinho, a necessidade cada vez maior da palavra que se traduz em arte da comunicação, cantada e louvada por todos, em uníssono. Sim, nós somos os amigos nascidos da moderna comunicação, que gerou proximidade e afeição através da máquina que encurta espaços e abre novos caminhos!

Sim, para selar nossa amizade, construímos pontes virtuais e nossas mãos, guiadas pelo desejo intenso de proximidade, produziram o milagre!

E aqui estamos nós, diariamente, trocando idéias, opiniões, concordando e discordando, rindo e chorando, brincando e falando sério – cada um partilhando e compartilhando o que tem de melhor a oferecer!

Espero, sinceramente, que a corrente construída por nossas habilidosas mãos não tenha fim e os seus elos dourados se mantenham permanentemente juntos, por força da amizade que fomos capazes de granjear e dividir.

FELIZ DIA DO AMIGO!
------------------------------------------------------------------------------------
*Nivia Andres é jornalista e licenciada em Letras. Suas opiniões e vivências estão em Interface Ativa!. Dê uma espiadinha em http://niviaandres.blogspot.com
------------------------------------------------------------------------------------

35 comentários:

  1. Boa tarde, amigos e amigas!

    Hoje é o DIA DO AMIGO e, de maneira singela, quis cumprimentar e agradecer a todos os amigos e amigas do blog o carinho com que tenho sido distinguida neste espaço de comunicação, no qual fui tão calorosamente recebida!

    Sou grata a todos, pela amizade, pela companhia cotidiana e pela possibilidade de compartilharmos ideias e opiniões.

    Um abraço a todos!

    Feliz DIA DO AMIGO!

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigos

    Boa tarde

    Faço minhas as palavras de minha amiga/irmã Nivia.
    Que a amizade que nos une seja eterna.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    PS. Ao amigo João Gregório deixei na minha matéria uma pergunta para, se quiser, responder

    ResponderExcluir
  3. Nivia Andres: parabéns por seu talento e generosidade. Obrigado por dividir com nosso querido Edward de Souza a coordenação deste blog que já se tornou uma agradável rotina em nossas vidas.
    Beijão a você e a todos que dividem conosco seus sonhos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Nivia!
    Por isso hoje recebi tantos e-mails alusivos ao Dia do Amigo. Não sabia que dia 20 de julho se comemora esta data, que legal! Achei lindinho estes versos, não tenho a autoria, mas dedico especialmente pra você, Nivia, nossa querida amiguinha virtual e para nossos amiguinhos (as) do blog:

    "Um amigo é alguém que nos quer assim como somos. Alguém muito especial e tão próximo dos nossos pensamentos que distância alguma poderá ser longe.

    Um amigo é alguém que ao cumprimentar nos faz feliz. Um amigo é alguém que nos compreende sem necessidade de palavras e permanece próximo quando as coisas não saem bem.

    É alguém que está sempre disposto a escutar nossos problemas e nos ajudar a solucioná-los. Obrigada por ser esse alguém!"

    Bjos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  5. O dia mais belo? Hoje.

    A coisa mais fácil? Errar.

    O maior obstáculo? O medo. O maior erro? O abandono.

    A distração mais bela o trabalho.

    A pior derrota? O desânimo.

    Os melhores professores? As crianças.

    A primeira necessidade? Comunicar-se.

    O pior sentimento? O rancor.

    O mais belo presente? O perdão.

    A sensação mais agradável? Paz interior.

    A força mais poderosa do mundo? A fé.

    A mais bela de todas as coisas? O amor.

    FELIZ DIA DO AMIGO PRA VOCÊ NIVIA, E TODOS DO BLOG...

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Nivia!
    Vamos comemorar esta data importante que é "O Dia do Amigo", palavra tão fácil de se escrever e pronunciar, mas tão difícil de ter.

    AMIGO, é aquele que nos ampara nos momentos difíceis, é aquele que nos crítica nos erros e fraquezas, é aquele que não engana, que não elogia para não explorar.

    AMIGO, é aquele que sente a nossa ausência e chora quando choramos.

    Beijos aos maravilhosos amigos e amigas deste blog!

    Andressa - Cásper Líbero - SP

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Nivia, aindo chego a tempo de deixar a todos os meus amigos e amigas, o meu abraço e meu agradecimento por tudo que compartilhamos neste e em noutros espaços de cultura, diversão e arte. Para mim não há distinção de amigos virtuais e amigos reais. São todos amigos do coração, pessoas que me encantaram e me cativaram pelo carinho e amizade.
    Muito obrigada, Nivia por suas palavras e pela lembrança da data. E vamos juntos pela estrada afora, ganhando uns e perdendo outros, irmanados na solidariedade e no companheirismo.
    Feliz Dia do Amigo(a)!!

    ResponderExcluir
  8. Deixo aqui uma mensagem da Leticia Thompson, que representa o meu desejo para todos(as)que conhecem o valor da amizade.

    Dia da amizade

    Hoje é dia da amizade?
    E a amizade tem dia?
    Se fosse por mim,
    Eu faria todo dia:
    Festa, guirlanda de flores,
    Pintaria sóis,
    Inventaria cores,
    Pra ter junto de mim
    Milhões de amigos,
    Rindo de coração.

    Subiria no arco-iris,
    Faria palhaçada,
    Pra ouvir dos amigos,
    Uma boa gargalhada.
    Queria ver nos olhares o brilho,
    O encanto, a música, a dança,
    Pra fazer sair
    De cada amigo a criança,
    Que somente quer brincar,
    Sem se preocupar,
    Se a roupa tá suja ou rasgada,
    Se a cara tá limpa ou lambuzada,
    Se o carrinho é de plástico ou madeira,
    Se a boneca é de pano ou de cera...
    Se o amigo é real ou virtual,
    Isso seria bem igual.
    Queria mesmo ver a pureza,
    Olhares de esperança,
    Risos mil,
    Ecoando por toda a terra,
    Enchendo o mundo de alegria.

    E inventaram o dia do amigo?
    Então, que seja hoje proibido:
    Ficar triste, ficar doente,
    Não dizer nada, estar descontente,
    O silêncio, o mau-humor.
    A lágrima fica autorizada,
    Se ela for de emoção.
    Fica liberado o amor,
    O abraço-amigo bem forte,
    Correndo do sul ao norte,
    Nos unindo, ligando o mundo,
    Numa corrente perfeita,
    Celebrando e selando,
    Este elo de amor!
    (Leticia Thompson)

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Nívia.
    Menina,que linda suas palavras,me senti tocada.
    Também já tenho todos vocês como meus @migos,penso em cada um,o que escrevem,as democráticas idéias,enfim é um espaço e pessoas que fazem parte do meu cotidiano.
    Ao chegar em casa, a primeira coisa que faço é vir a esse espaço ler o que meus amigos escreveram.
    Amigo é coisa pra se guardar...
    Amo essa frase:
    a amizade é como estrelas
    não as vemos toda hora,
    mas sabemos que existem...
    Marina Camargo.
    Pessoal por onde anda o Juninho?
    Olá Edward torço para que você fique bom logo para podermos contar com sua indispensável presença,que Deus o proteja sempre.
    Beijosssssssssssss.

    ResponderExcluir
  10. Nivia e meus amiguinhos queridos do blog! Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos; conservar os velhos...

    Beijos prá todos vocês! Feliz Dia do Amigo!

    Lidiane - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  11. Nosso blog está animadíssimo, que delícia! Também, pudera, hoje é "O Dia do Amigo". Eu tinha que estar aqui para dar um abraço afetuoso em todos vocês. Ter amigos é gostoso e divertido, não tem riscos nem perigos. É sempre um abrigo quente e carinhoso!

    ADORO TODOS VOCÊS!

    BEIJOS,

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga Nivia, uma bela surpresa você ter postado esse texto especial neste 20 de julho, quando se comemora "O Dia do Amigo". E que bom ver, em tão pouco tempo de postagem, tantas amigas e amigos no blog. Nossos queridos amigos e amigas são anjos que iluminam nossos dias de forma mágica e maravilhosa. O carinho da amizade vem como um presente dos céus e nós nos sentimos cercados de muito amor. O sorriso de um amigo (as) nos traz o sol, e eles enchem nossos momentos com muita alegria. Amigos são anjos sem asas, como você, Nivia, abençoando nossas vidas com tudo o que há de mais precioso!

    Feliz "Dia do Amigo" a todos!


    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  13. Meu caro mestre João Paulo de Oliveira, fico contente em saber que gostou do mimo que lhe enviei, em comemoração ao "Dia do Amigo". Meu querido e mimoso "Bebê-Diabo" está prestes a lhe fazer uma visita de surpresa, de preferência pela madrugada, para arrancá-lo da cama e encaminhá-lo, sob cutucões do seu afiado tridente, até o calabouço real, por conta do tombo que levei ao cair do cavalo por causa da sela mal colocada. Como castigo, você terá que ler no calabouço real três livros do Paulo Coelho e depois nos contar o que achou de cada um deles. Ainda irá assistir, antes de sair da cela, uma película inédita, estrelada por Miguel Aceves Mejia, onde ele canta "Paloma" em francês.
    E diga a Dona Miquelina que ela acertou. Estou com mais carne que osso, assim, dificilmente irei virar comida pra cachorro. E esse pesso teve um alto custo, por isso me irrita quando me pedem para reduzí-lo. Foram dias e noites comendo caviar, camarão, faisão, tomando uísque escocês e champagne francesa, além de milhões aplicados neste empreendimento, para agora ver tudo ir por água abaixo. Fico inconformado. Mas... Elvis Presley não ouviu e deu no que deu, depois de passar dos 130 quilos.
    Quanto ao meu amigo Heródoto Barbeiro, faz um bom tempo que seus cabelos estão mudando de cor, sempre mais escuros. Desde quando trabalhei com ele, durante 10 anos, na Globo-CBN, nos anos 90 até a virada do século. E uma novidade, Mestre. Heródoto Barbeiro foi escolhido hoje como o primeiro mediador do também primeiro debate político entre Serra x Dilma. Merece, é um extraordinário profissional.

    Agora basta, minha coluna está acusando o tempo que fiquei em frente ao micro. E como...

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  14. Nivia, Edward, amigos e amigas deste blog. É com alegria que deixo aqui um afetuoso abraço a todos vocês. Considero-os minha segunda família. Nossa convivência é de muita amizade, mesmo no calor de um debate, porque nos respeitamos e isso é o mais importante. Assim são os amigos verdadeiros. Nossa família não é um círculo fechado, muito ao contrário. Todos os dias, percebo, recebemos outros amigos e amigas que vão se agrupando e em pouco tempo nossa família cresce ainda mais. Uma alegria enorme poder abraçá-los e cumprimentá-los pelo "Dia do Amigo".

    Abraços e beijos mil pra todos!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal, que festinha linda a Nivia preparou neste "Dia do Amigo", adorei! E que bom ver todos reunidos se abraçando. tem que ser assim, afinal "amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito..."

    Bjos a todos!

    FELIZ DIA DO AMIGOOOOOOOOOOOO...

    Bruna - UFJF - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  16. Edward, vocês são impagáveis, não tem como não rir. E que castigo vc impôs ao pobre professor João Paulo, cruzes. Ler Paulo Coelho na verdade não é um castigo, mas sim tortura. Há alguns anos, quando completava mais uma primavera, recebi de um tio um livro numa bela embalagem. Como ele sabe que sempre adorei leitura, ficou esperando que eu abrisse o pacote, lindo, com fitinha para presente. Assim que abri e vi o nome do Paulo Coelho, tentei despistar e para que ele não percebesse minha expressão de horror, saltei sobre seu pescoço e o beijei, agradecendo pelo presente. E o segurei por um bom tempo, até me recompor. Quando o soltei, ele estava feliz e prometeu: "vou comprar outros deste autor para você ler". Quase desmaiei, juro! Sorte é que meu tio não cumpriu sua promessa. Deve ter se esquecido, para minha alegria.

    Gente, hoje é festa no blog. Reunião desta turma de amigos e amigas, todos muito queridos por mim. Abraços afetuosos, beijos e "UM FELIZ DIA DO AMIGO!"

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  17. @miga!
    Cheguei agora e quase perco teu "Bonde da Amizade".
    Aproveito e manda meu abraço afetuoso a todos os amigos e passageiros desse vagão da alegria.
    Muitas palavras bonitas e verdadeiras postadas aqui, hoje. concordo em gênero, nº e grau com a Lidiane pois eu tenho grandes e velhos amigos que jamais me esqueceram e isso é bom demais, sô!
    Abraços carinhosos...
    João Batista

    ResponderExcluir
  18. Giovanna, achei muita graça com o que você contou. Fiquei imaginando teu rostinho de desapontamento ao abrir o belo invólucro com aquele conteúdo verdadeiramente intragável.
    Abs
    João

    ResponderExcluir
  19. Caro amigo Edward!
    Gostei de ver você lépido e fagueiro, trocando juras com nosso, também querido amigo professor.
    Pior que que ouvir Miguel Aceves em francês, seria ouvir Libertad Lamarque e Joselito cantando "Qiereme mucho"
    Grande abraço de AMIGO!
    João B.Gregório "Barrios"

    ResponderExcluir
  20. JMorgado, respondendo a tua pergunta: Quem nasce em São João da Boa Vista é...um felizardo!! rsrs
    Abs
    João Batista

    ResponderExcluir
  21. Professor, mais que isso, minha santa mãezinha nos levava, todo ano à cidade de Tambaú para assistirmos, ao vivo, a missa que o Pe.Donizetti celebrava por ocasião de seus aniversários.
    Abraços meu amigo
    João

    ResponderExcluir
  22. Nívia, não poderia ir dormir sem antes deixar-te um muito obrigado pelas palavras de carinho que você nos brindou. Frases de amor fraterno, tão perfumadas quanto deve ser a rubra rosa que você postou.
    Também desejo, de coração, "que a corrente construída por nossas habilidosas mãos não tenham fim..."
    Que Deus te abençoe.
    João Batista

    ResponderExcluir
  23. Ainda com tempo para deixar um beijão pra todos os meus amigos e amigas deste blog!
    Amo todos vcs.

    FELIZ DIA DO AMIGO, PESSOAL!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  24. Nivia Andres, boa noite.
    Que felicidade minha ao passar por aqui ainda que tarde. Antes tarde que nunca. Não tivera passado, linda oportunidade teria se esvaído com a perda de seu bem lembrado texto em que confessa a amizade que nos dedica. Sei que não falo só por mim, o sentimento de amizade de todo nosso grupo está marcado em cada um, com respeito, carinho e apreço a sua cultura, seu amor, indelével sintoma e característica de calor amigo.
    Seu comentário ensejou comentários de alto teor construtivo do nobre sentimento que deveria habitar os corações humanos. Que sejamos assim no sempre seguir caminhos para mobilizar o mundo no culto do amor amigo. Permita-me João de Oliveira, beijar sua RAINHA.
    Garcia Netto
    Em tempo: Agradeço e retribuo com grande abraço as manisfestações de amizade aqui postadas.

    ResponderExcluir
  25. BONS AMIGOS - MACHADO DE ASSIS

    Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente!

    Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar. Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende. Amigo a gente entende!

    Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar. Porque amigo sofre e chora. Amigo não tem hora pra consolar!

    Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade. Porque amigo é a direção. Amigo é a base quando falta o chão!

    Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros. Porque amigos são herdeiros da real sagacidade. Ter amigos é a melhor cumplicidade!

    Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

    "FELIZ DIA DO AMIGO ATRASADO"...

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  26. Sou amiguinha do professor João Paulo e vim aqui dizer que ele adora bajular pessoas, para cativa-las e depois ficar escrevendo cartas intermináveis para elas. O Dr. Sebastião Honório disse que ele sofre de complexo de rejeição, porque apanhou muito quando era quando pequeno e não disseram que ele era o menino mais bonito, inteligente e educado da escola.
    Vim aqui pedir pra vocês terem paciência com ele. A convivência com vocês que são pessoas de renomando saber, vai ajudar a fazer dele uma pessoa mais autoconfiante e equilibrada. Logo ele poderá receber alta do tratamento que anda fazendo com o Dr. Sebastião Honório, na clinica do Dr. Miguel Arcanjo, onde eu também me trato.
    Não pude vir aqui ontem porque me prenderam na sala de alta contenção, e só me soltaram agora. Vim aqui pedir pra vocês que continuem sendo amigos dele e apesar dos pesares e que entendam que nem tudo é perfeito no mundo. A vida é Bela.
    Obrigada.

    ResponderExcluir