segunda-feira, 28 de junho de 2010

O CHILE TRAZ GOSTOSAS RECORDAÇÕES

Sempre que o Brasil enfrenta o Chile lembro-me da Copa do Mundo de 1962 que foi realizada naquele país, quando nossa Seleção iria conquistar o bicampeonato ao vencer os tcheco-eslovacos na final. A estrela de Pelé não brilhou, machucado no primeiro jogo, mas o Brasil contou com Didi, Djalma e Nilton Santos, Vavá, Zito, Amarildo e... Garrincha, um dos artilheiros da competição e melhor jogador da Copa.

A zebra andava solta pelos lados do Brasil e parecia que o sonho do bicampeonato mundial seria adiado. O treinador do Brasil, Vicente Feola, que havia conquistado o mundial em 58, sentiu-se mal e foi preciso substituí-lo às pressas. Aymoré Moreira assumiu o comando do escrete canarinho. A bruxa estava de plantão e no primeiro jogo do Brasil, contra o México, com vitória brasileira por 2 x 0, Pelé, que marcou um dos gols, se contundiu com gravidade e estava fora da Copa no Chile, para desespero de milhões de brasileiros. Amarildo, atacante botafoguense, entraria no lugar do melhor jogador do mundo.

Bons tempos eram aqueles dos cadillacs, da brilhantina, do namoro de mãos dadas, da coca-cola e chiclete Adams, das meias de nylon, dos corpetes pontudos e de “Only You” tocando no rádio. Nos Estados Unidos quem despontava para o sucesso eram os Beatles, que em 1962 lançavam seu primeiro disco, Please, Please Me. No cinema, morria Marilyn Monroe, aos 36 anos, após cometer suicídio. O mercado automobilístico estava em franca expansão e a novidade era que a empresa alemã Volkswagen tinha resolvido produzir os seus modelos de carros no ABC Paulista. Assim, no ano da Copa no Chile, sai da nova fábrica de São Bernardo do Campo, o primeiro Karmann-Ghia brasileiro, carrinho de linhas arrojadas e que fez um sucesso enorme nos anos 60 e começo dos anos 70.

Eu cursava o ginasial naquela época da Copa no Chile e o Brasil, sem Pelé, iria enfrentar o forte selecionado da Espanha, no período da tarde. E naquele tempo, nada de paralisar aulas ou fechar o comércio por causa de jogos da Copa. Até porque quase ninguém tinha TV em casa, principalmente no interior, e o único recurso era o rádio. Meu pai estava de olho para que eu não faltasse às aulas e colocou a mochila em minhas costas e me acompanhou até o ginásio onde eu estudava. No pátio da escola, cabeça baixa e desesperado para ouvir o jogo Brasil e Espanha, Carlão, um amigo, encostou-se e tirou de sua bolsa escolar um rádio portátil de pilha, com capa de couro marrom e alça, não me esqueço. Era a grande novidade da época e só ricos tinham um desses, custava caro e não tinham muitos para vender. Para ouvir o jogo saímos da escola e nos escondemos num campinho de futebol das proximidades. Levamos outros três companheiros. O Brasil perdia o jogo para a Espanha até 27 minutos do segundo tempo, quando brilhou a estrela de Amarildo. Contando com os passes de Garrincha, o substituto de Pelé marcou dois gols e o Brasil eliminou a Espanha da Copa do Chile. Na comemoração do gol da vitória, Carlão jogou o rádio pra cima, o aparelho caiu no chão e silenciou. Não ouvimos o final do jogo. Faltavam poucos minutos e ficamos aflitos, quando, repentinamente, fogos espocaram por todos os cantos da cidade. Era o sinal de que o Brasil tinha vencido o jogo e comemoramos, todos abraçados e pulando. O radinho foi levado logo depois a uma autorizada para conserto.
.
Na semifinal da Copa o Brasil enfrentaria o Chile e os anfitriões tinham um bom selecionado e contavam com a torcida a seu favor. E nós, sem o radinho (ainda estava no conserto), demos um jeito de cabular as aulas e procurar algum boteco que tivesse rádio sintonizado no jogo. Não foi difícil encontrar um. Atentos na transmissão, ouvimos o locutor gritar, entusiasmado, do superlotado estádio Nacional do Chile, os dois gols de Mané Garrincha, marcados em 32 minutos de jogo e praticamente assegurando a vitória brasileira. Naquele jogo, o gênio das pernas tortas foi expulso da partida, após falta dura no chileno Rojas. Com a ajuda de Vavá, que também marcou dois gols, a seleção derrotou o anfitrião da competição por 4 a 2 e na disputa final, contra os tchecos, mesmo saindo perdendo por 1 x 0, o Brasil virou o jogo e venceu por 3 x 1, tornando-se bicampeão mundial.
.
As regras foram mudadas na última hora para essa partida e Garrincha, expulso no jogo anterior contra o Chile, pode jogar. Um trambique bem arrumado, sem dúvida, para azar dos tchecos. Garrincha não marcou neste jogo, mas deu dribles sensacionais e passes certeiros para Vavá, Zito e Amarildo fazerem os gols do bicampeonato mundial.
.
O Brasil enfrenta o Chile nesta segunda-feira, às 15h30 (de Brasília), no Estádio Ellis Park, na Copa do Mundo da África do Sul. O vencedor do duelo joga pelas quartas de final contra a Holanda, que venceu, também nesta segunda-feira, a Eslováquia por 2 x 1. A luta pela vaga nas quartas de final da Copa do Mundo não será a única preocupação do Brasil na partida contra o Chile, hoje. Além do adversário, a Seleção Brasileira precisa ficar atenta aos quatro jogadores pendurados com um cartão amarelo. Dois deles devem ser titulares contra os chilenos: o zagueiro Juan e o atacante Luís Fabiano. Já o volante Felipe Melo dificilmente será liberado pelos médicos, pois se recupera de contusão no tornozelo, enquanto Ramires deve ficar como opção, no banco de reservas.
.
Sabemos que não temos jogadores que desequilibram a partida, como em 58, 62 e 70, mas estamos torcendo para que baixe em Robinho o espírito de Mané Garrincha e que ele entorte, com suas pedaladas, os zagueiros adversários. Temos esperança de que Luiz Fabiano se inspire em Amarildo ou Vavá, o peito de aço da conquista do bi no Chile e faça os gols necessários que classifiquem o Brasil para as quartas de final. E que Kaká esteja em seu melhor momento nesta Copa e nos encante com suas arrancadas maravilhosas, como faziam Zito e Didi e carregue, junto com suas passadas elegantes, todas as esperanças de milhões de brasileiros, para que, hoje no conforto de nossas casas, vendo o jogo numa TV, possamos soltar o grito de gol que ficou entalado em nossas gargantas no último compromisso, no frio 0 x 0 contra Portugal. Boa sorte, Brasil!
.
*(crônica escrita e postada antes do jogo do Brasil).
------------------------------------------------------------------------------------
*Edward de Souza é jornalista e radialista.
------------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS DAS OITAVAS DE FINAL DA COPA DO MUNDO, JOGOS REALIZADOS NESTA SEGUNDA-FEIRA(28-06):
HOLANDA 2 ESLOVÁQUIA 1
BRASIL 3 X CHILE 0
------------------------------------------------------------------------------------

39 comentários:

  1. Bom dia, amigos e amigas!

    Há poucas horas do jogo do Brasil com o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul, o jornalista, radialista e escritor, Edward de Souza, escreve artigo onde relembra as emoções que sentiu em 1962, quando o Brasil sagrou-se bicampeão mundial de futebol, justamente no Chile! E as dificuldades para acompanhar as partidas, já que ainda não existia a televisão...

    Vejam só, o radinho portátil, alimentado a pilhas, era a salvação dos garotos, que não podiam perder a aula e, ao mesmo tempo, queriam sentir todas as emoções dos jogos!

    É claro que a aula era "cabulada"! E os meninos davam um jeito de acompanhar os jogos do nosso Brasil!

    Hoje, com todas as facilidades existentes, com o avanço da eletrônica, cada um acompanha como quer ou pode - no rádio, na TV, na internet, no celular, enfim, o que importa é não perder nenhum lance da emocionante partida entre Brasil x Chile!

    E vamos lá, Brasil! Rumo à vitória!

    Um grande abraço e aproveitem o dia!

    ResponderExcluir
  2. O Edward, Nivia, vai ser nosso talismã hoje. Com todo esse retrospecto favorável, tenho certeza que o Brasil vai ganhar do Chile agora. Já estendi as bandeiras na sacada do apartamento onde moro, com muito otimismo. Tomara que o resultado do jogo seja esse que o Edward relatou, ocorrido em 62. Brasil 4 X Chile 2. Seria o máximo!

    Bjos e vamos torcer,

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  3. Ô Edward, com esse excelente texto, vc deixou-me nostálgico! Naquele mês de Junho de 1962 eu completei 10 anos e estava acamado (uma nefrite deixou-me por 4 meses imóvel na cama). Meu pai comprou uma TV especialmente para que eu me distraísse. Era um aparelho verde claro e design avançado, com aqueles 4 pés compridos. Numa briga que tive com meu irmão, lá da cama eu atirei-lhe uma botina que acertando a tela da TV, deixou-a estilhaçada. Não apanhei de meu pai, logicamente porque estava em repouso absoluto mas, ficamos sem a TV por um longo tempo.
    Saudade daquela Copa, saudade do Amarildo e muita, mas muita saudade de meu pai. Para segurar-me na cama, o velho comprou de tudo: a TV, telefone para que eu pudesse falar com os amigos e uma vitrolinha azul (sonata) através da qual eu ouvia "La Paloma" com Billy Vaughan, "Perfídia" com Trio Los Panchos ou "Jambalaya" com Brenda Lee.
    Thanks for the memories!
    João Batista Gregório "Barrios"

    ResponderExcluir
  4. Estimado e brilhante Edward de Souza: belíssimo texto, com recordações valiosas. Lembro-me também daquele jogo, até do nome do artilheiro do Chile, que fez um dos gols. Foi o Touro, sim, com esse nome forte e inesquecível, que chutava bem e com potência nas bolas paradas. O Pelé teve um estiramento muscular na primeira partida e só fez um gol em toda a Copa. Havia um concurso, de algum produto famoso, que premiaria quem acertasse o número de gols de Pelé naquela Copa. Não sei se alguém levou, pois quem colocaria apenas um gol? O Amarildo, no lugar do Rei, deu conta do recado com brilhantismo, voltou muito prestigiado. O próprio Pelé deu a maior moral para o rapaz durante todo o torneio. Amarildo era do Botafogo. Radinho de pilha... Era um charme ter um.
    Parabéns e abração!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, acabo de ver holanda e eslováquia. A eslováquia não existe e a holanda, que venceu por dois a um, todos atrás e dando chutões ensaiados de fora da área com precisão. É só. E não sei se a imprensa de lá pede que joguem bonito. Só aqui. Temos que fazer gols e vencer o Chile, futebol espetáculo só mesmo na época do Pelé e Garrincha. Bons tempos, Edward e belas recordações.

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  6. Eu era pequena e meu pai tinha uma radinho parecido com este que está postado em sua matéria, Edward. Penso que nem existem mais rádios assim. Já tinha TV naquela época não tinha? O João conta em seu comentário que o pai dele comprou uma. Certamente era uma raridade. E não transmitiam jogos da Copa? Que ruim ter que ouvir só no radio. Hoje, com todo o conforto queremos sempre mais. Tem gente brigando para comprar a maior TV que existe para ver melhor os jogos e assim por diante. Não se contentam com uma TV pequena. Já imaginou dar um radinho para eles ouvirem os jogos do Brasil? Morreriam do coração com o rádio nas mãos. Vou torcer para o Brasil ganhar de 3 X 1, como ganhou da Costa do Marfim, está muito bom.

    Beijos

    Giovanna - Unifran - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  7. Edward, Nivia e pessoal, vejam só essa que retirei da Internet agora. O presidente pé frio do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva apostou com o vice José Alencar e alguns ministros uma garrafa de cachaça antes do duelo entre Brasil e Chile. Dos 10 participantes do bolão, todos apostaram em vitória da Seleção de Dunga sobre a equipe do argentino Marcelo Bielsa. O vencedor da brincadeira leva para casa uma garrafa da cachaça Maria da Cruz, da família do vice-presidente José Alencar, que tem como preço de mercado valores entre R$ 15 e R$ 22. Confiram a lista com os palpites dos integrantes da aposta:

    Luiz Inácio Lula da Silva (presidente da República) - Brasil 4 x 1 Chile

    José Alencar (vice-presidente da República) - Brasil 5 x 0 Chile

    Erenice Guerra (ministra-chefe da Casa Civil) - Brasil 2 x 1 Chile

    Alexandre Padilha (ministro das Relações Institucionais) - Brasil 2 x 0 Chile

    General Jorge Félix (chefe do Gabinete de Segurança Institucional) - Brasil 3 x 1 Chile

    Paulo Bernardo (ministro do Planejamento) - Brasil 3 x 1 Chile

    Luiz Dulci (chefe da Secretaria-Geral da Presidência) - Brasil 2 x 1 Chile

    Nelson Jobim (Ministro da Defesa) - Brasil 2 x 0 Chile

    Franklin Martins (secretário da Comunicação da Presidência) - Brasil 2 x 0 Chile

    Gilberto Carvalho (chefe do Gabinete da Presidência) - Brasil 3 x 0 Chile

    Vou secar o Presidente, até porque sei que ele não toma dessa cachaça barata, só bebe a Havana, de Salinas, Minas Gerais, que custa mais de mil reais a garrafa.

    Meu palpite; Brasil 2 x Chile 1. Fora o sufoco que vamos passar!

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Edward! Em 1962 eu tinha sete anos apenas, as minhas lembranças foram afloradas pelos nomes dos jogadores Didi, Djalma e Nilton Santos, Vavá, Zito, Amarildo e Garrincha que você citou na sua crônica.
    Mas a lembrança mais prazerosa que eu tive ao ler essas pérolas que você nos apresentou aqui hoje foi a de meu pai ouvindo os jogos da copa em um radio a válvula que ficava na cozinha em cima de uma taboa com um espera central que era pregada na parede.
    O radio ficava em uma altura de forma que meu velho ficava de pé com o ouvido no alto falante.
    Ele era santista e “pelezista”, eu sou santista por causa do meu pai.
    Estou com um frio na barriga, acho que o Brasil não chega lá.
    Ontem levantei bem cedo e fui ao supermercado comprar caldo KINOR para fazer macumba a favor do Brasil.
    Acontece que galinha preta está muito cara!
    Eu pintei as caixinhas de preto com aquarela.
    O meu medo é se chover a tinta escorrer e o santo desconfiar que seja macumba paraguaia.
    De qualquer forma eu fiz a minha parte.
    Se os “homi” jogarem mal é por que o santo não gosta de KINOR.

    Padre El vídeo-

    <<< *3X1* para os canarinhos.
    Espero que os chilenos não armem visgo no meio do campo.>>>

    ResponderExcluir
  9. Oi Edward, sempre uma delícia ler esses textos que você, com muita propriedade, escreve. Como pode se lembrar de tudo isso, com tantos detalhes! Fico impressionada com a memória que vc, o Milton Saldanha e o Garcia Netto tem para nos trazer essas pérolas gostosas de ler. E nos trazem mais conhecimentos. Meu irmão fez questão de ler e pediu cópia de seu texto. Já tirei e dei a ele, quer mostrar para os amigos que chegam daqui a pouco em casa para ver o jogo. Parabéns pela crônica e espero que hoje a tendência de sempre ganhar do Chile prevaleça. Vou torcer como nunca e agora já saio correndo, a turma está chegando. Volto depois do jogo para festejarmos juntos. Brasil 2 Chile 0.

    Bjos

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  10. 2x1 para o Brasil!
    E vou recolher ovos e aguar a horta, antes dos jogos ehehe
    joão

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal um abraço...
    Está chegando a hora da onça beber água. Graças a ajuda sempre precisa da Nivia, pudemos postar este texto um pouco mais cedo. Escrevi às pressas e a Nivia fez o difícil trabalho de postagem. Obrigado Nivia, como é bom ter você ao nosso lado, creia. Infelizmente a notícia chegou instantes atrás, o nosso selecionado hoje vai mais uma vez ficar sem o futebol de Elano que, embora não seja unanimidade nacional, tem se apresentado bem e feito gols para o Brasil. Continua contundido e não vai jogar. Felipe Melo também não joga, sem condições físicas por conta da "patada" que recebeu de um zagueiro português, mas para mim, não vai fazer nenhuma falta. Júlio Batista, contundido, nem no banco fica. Em cima da hora "pepinos" para o Dunga digerir, mas vamos com fé acreditar nos substitutos que irão entrar e esperar uma bela vitória do Brasil. Em homenagem a 62, cravo Brasil 4 X Chile 2.

    Giovanna, querida. Olha, aparelhos de TV tinham poucos e só para quem tinha dinheiro na época, caso do João Batista. Meu pai só comprou uma TV em 66, mesmo assim pagando em cento e setenta prestações. Mas não transmitia jogos de futebol, principalmente das copas de 50 até 70. Em 70, no México, foi a primeira transmissão pela TV, mesmo assim em preto e branco. E não digam que assistiram em cores que eu aposto uma garrafa de pinga Santa Clara, como fez o Lula e seus Ministros, de acordo com o Birola, nosso repórter no Planalto. A TV encheu-se de cores no começo de 71, O.K.?

    Em tempo: li rapidamente o comentário do meu bom amigo e camarada Professor João Paulo de Oliveira. Sim, caro professor, estudei latim, inglês e francês, três disciplinas obrigatórias naquela época. Conversamos mais depois.

    Vamos ao jogo! Boa sorte Brasil!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  12. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsegunda-feira, 28 junho, 2010

    Olá Edward,

    Estou aqui na casa do nosso querido casal, J.Morgado e D.Maria. Esse casal é de tirar o chapéu. São pessoas ímpares e de uma grande generosidade. O Juliano indicou o seu texto para leitura e fazer algum comentário. Próximo de assistirmos ao jogo do Brasil contra o Chile, foi muito bom ler sobre as grandes conquistas do passado e projetar as nossas próximas conquistas, não somente no campo esportivo, mas também nas outras áreas do saber e nas empresas a que nos propusemos.
    Parabéns pelo texto.

    Abraço fraterno

    Luiz Antônio de Queiroz
    em Mongaguá-SP

    ResponderExcluir
  13. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 28 junho, 2010

    Olá Pessoal...
    Volto mais tarde,acabei de chegar,junto com os torcedores...
    Brasil 2 e Chile 1.
    Abraçosssssssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  14. Como é gostoso ler agora essas belas recordações, Edward. E como deu certo esse título que vc e a Nivia postaram: "O Chile Traz Gostosas Recordações". E continua nos dando alegrias. Se o Brasil vai pra frente com vontade tinha feito mais gols, quem sabe até cinco, mas ficou de bom tamanho. Em sua crônica, o Brasil ganhou de 4 x 2 do Chile com dois gols do Garrincha e dois do Vavá. Hoje 3 x 0, um gol a mais no saldo. Viva o Brasil e vamos ao Pinguim festejar! Venha Edward, o chop é por minha conta!

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  15. Vamos fazer uma abaixo-assinado para o Edward escrever outra crônica assim, como essa sobre o Chile, no dia do jogo com a Holanda, vai dar sorte e vamos ganhar novamente. Gente, quanta emoção, ainda estou tremendo, só me acalmei um pouco depois de ler o artigo do Edward. Sexta-feira o Brasil vai parar outra vez. Vamos ganhar da Holanda, com certeza

    Beijinhos,

    Fabiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  16. Olá Edward.
    Menino, que texto maravilhoso,e como você lembra de coisas com tanto detalhe?cabeça boa,hein!Boa idéia,você escrever outro texto na sexta,vai trazer sorte para o Brasil.
    Fiquei duplamente feliz,coloquei 2 a 0 no bolão,mas um engraçadinho "copiou" meu palpite, então resolvi mudar,acertei e levei uns trocados.
    E viva o Brasilllllllllllllll.
    Beijos a todos.

    ResponderExcluir
  17. Edward e professor João Paulo de Oliveira, também não entendo de futebol, mas nesta época de Copa do Mundo, e tenho poucas no meu currículo, procuro ler tudo sobre as seleções, principalmente sobre o Brasil. A crônica do Edward é belíssima, porque escreve o ontem e analisa, sem paixão, o hoje. Como explicou abaixo, seu texto foi postado antes do jogo Brasil e Chile. Mas uma coisa me deixou intrigada. Numa lanchonete onde fui com minhas amigas ver o jogo, muitos comentaram que Copa do Mundo hoje é comércio e tem cartas marcadas, será possível isso? Deram um exemplo. A Argentina por pouco não se classifica para o Mundial da África. Chegou lá e cresceu assustadoramente. Quando tudo se complica para ela, surge a mão da arbitragem, como no lance de um impedimento, no jogo contra o México, que resultou num gol argentino. Estão dizendo que a Argentina está programada para ser a campeã, até porque o Brasil manda a próxima Copa aqui e não tem como ganhar duas seguidas. Já tem mais títulos que as demais seleções e o interesse pela disputa, principalmente comercial, seria menor. Anotei tudo isso num papel para escrever para vocês e não me esquecer. Gostaria de ouvir as opiniões da Nivia Andres, do Milton Saldanha, do Edward de Souza e de mais colunistas que escrevem neste blog. Tem fundamento tudo isso?

    Bjos

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  18. Li sua crônica minutos antes do jogo, Edward, e adorei. Teve outras sobre nossa seleção de anos atrás que foram postadas neste blog. Muitos jogadores nunca ouvi falar, como Vavá, em sua crônica de hoje, Zito e tantos outros. Já Pelé e Garrincha são por demais conhecidos e seus nomes encontrados hoje em sites, blogs, revistas e jornais. Pois bem. Eles eram fora de séries, ou as outras seleções não sabiam jogar futebol? Nesta Copa do Mundo estamos assistindo, até o Japão dá espetáculo, não é verdade? Avançaram e regredimos?

    Parabéns pela crônica, uma linda leitura.

    Bruna - UFJF - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  19. Prezado jornalista, meus cumprimentos pela crônica. Você realmente tem sorte. Vai poder acrescentar, em suas recordações, o dia em que uma seleção capenga, como essa do Brasil, ganhou do Chile por 3 x 0. Entrou numa quartas de final com vários jogadores pendurados com cartão amarelo sem ter banco de reserva a altura e foi eliminada pela Holanda. Convenhamos, o Brasil já foi longe demais. Para as jovens acima que dizem que é "marmelada" a Argentina ser campeã, digo que isso não existe. Ganha quem tem futebol e os vizinhos estão jogando o fino da bola, enquanto nós................

    Jeferson C. Moura Carvalho - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  20. Gilberto Carvalho (chefe do Gabinete da Presidência) - Brasil 3 x 0 Chile. O danado, podem ver acima, ganhou uma garrafa de cachaça fabricada pela família do vice-presidente José Alencar. Como bom funcionário, deve presentear o chefe. Entenderam agora porque Lula escolheu José Alencar para a vice-presidência? A família mineira fabrica cana da boa. Quer um vice melhor?

    Meninas, como a Nivia, Edward e Milton não respondem, devem estar curtindo a vitória do Brasil, não se iludam com essa conversa que vão dar o campeonato mundial de bandeja para a Argentina. Vai dar Alemanha, com méritos, a melhor seleção da Copa do Mundo. Coitada da Argentina quando enfrentar os alemães. Se o Brasil sair na véspera contra a Holanda, os gringos não vão ter tempo de fazer a festa. Vão pra casa no dia seguinte.

    ABÇS

    Birola (correspondente do Blog no Planalto) - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  21. Marcia Cristina Reissegunda-feira, 28 junho, 2010

    Querido amigo Edward, nada entendo de futebol, mas é claro, como brasileira torço pelo nosso país nesta Copa. O que achei divino foi seu texto postado neste blog. Disso entendo um pouco. Uma obra prima e uma leitura maravilhosa, postada num dia de comemorações, o que certamente fez cair o número de participantes. Parabéns, você continua brilhante, como sempre foi. Estou aguardando a publicação do seu livro solo, me avise, por favor!

    Enviei-lhe um e-mail, aguardo resposta. Adoro você!

    Marcia Cristina Reis - Jornalista-escritora - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  22. Querida Gabriela: eu não cometeria a indelicadeza de deixar você sem resposta, já que me citou. Só não fiz antes devido a compromissos. Em vários comentários anteriores coloquei pinceladas sobre a corrupção nos esportes, principalmente futebol. Não pense que estou falando novidade. Isso é tão antigo quanto o esporte. A revista Carta Capital, que está nas bancas, fez uma capa sobre os grandes vilões que comandam a Fifa e o futebol brasileiro. Ainda não li, mas é claro que comprei a revista e estou esperando coisas de assustar. Não descarto, sinceramente, interesse na vitória deste ou daquel país. Dizem que na Copa de 1954, na Suiça, foi assim, queriam um europeu. Ganhou a Alemanha e a favorita Hungria ficou em vice. E tivemos o célebre escândalo do jogo Argentina X Peru, sobre o qual já tratamos muito aqui nos últimos dias. Então, Gabriela, nada mais neste mundo me surpreende, de nada duvido. Quero crer, contudo, que nada de anormal esteja acontecendo.
    Com estima,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  23. Espero não ter que morder a língua, mas meus palpites, depois do ótimo desempenho do Brasil contra o Chile, são os seguintes: 1) A Alemanha vai despachar os argentinos. 2) Vamos vencer de 2 a 0 da Holanda. 3) Vamos disputar a final com Alemanha ou Espanha. E venceremos!
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  24. Bom dia amigos (as).
    Sorte que o Milton Saldanha estava de plantão pela madrugada, assim pode responder para a Gabriela. Eu penso como o Milton, Gabriela, tudo pode acontecer. Tempos atrás eu seria capaz de brigar se alguém falasse que existe trambique em jogos da Copa do Mundo. Hoje, não mais, depois de ter visto coisas de arrepiar e tomar conhecimento de outras que eu não teria espaço aqui para contá-las.

    O que pega nesta história toda é que a próxima Copa do Mundo será realizada no Brasil. E o que tem isso a ver com maracutaias? Para os experts em copas, muita coisa. Politicamente uma vitória do selecionado brasileiro agora na África, e outra em nosso País, deixaria o Brasil com sete títulos mundiais e isso desestimularia os demais selecionados e até o interesse da competição. Ou seja, os investidores recuariam e o trocedor desapareceria dos estádios.

    O Milton Saldanha acredita na vitória da Alemanha contra a Argentina. Pelo futebol apresentado, ele está correto. A Alemanha é infinitamente superior a Argentina, mas, pelo andar da carruagem, o time de Maradona bate os alemães, deve encarar a Espanha nas semifinais e ganha esta Copa na final. Começo a acreditar nas cartas marcadas anunciadas antes do começo desta Copa, depois de ver o gol impedido de Tevez. Mesmo com o telão mostrando o erro, o árbitro validou o gol, seguindo, de acordo com ele, determinações da Fifa que proibiu interferências eletrônicas num jogo de futebol. Tomara que eu esteja errado e o Brasil, ainda sem mostrar seu bom futebol, mas melhorando, traga o Hexa para nosso país.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  25. Em tempo. O meu abraço a estimada amiga Marcia Cristina, cujo e-mail acabo de responder. Fiquei muito feliz em ter você conosco aqui no blog, obrigado por ter aceitado o convite e deixar seu comentário aqui, minha querida amiga. Espero que volte sempre, conforme prometeu.

    Beijos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  26. Olá Amigos

    Bom dia

    Parece que os erros desta copa não mais acontecerão no futuro. Assim esperamos.
    Abaixo transcrição de parte de uma matéria do UOL Notícias de hoje.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    “O presidente da Fifa Joseph Blatter pediu desculpas à Inglaterra e ao México pelos erros de arbitragem em seus jogos pelas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul e disse que a Fifa, irá reabrir o debate sobre o uso da tecnologia no futebol.
    “Naturalmente lamentamos quando vemos a evidência de erros de arbitragem. Estou angustiado pelos erros evidentes dos árbitros. Manifestei o meu pedido de desculpas”, lamentou Blatter sobre as eliminações de Inglaterra e México. O mandatário da Fifa informou ainda que irá “reabrir o processo” sobre a tecnologia de vídeo em uma reunião de seu painel de elaboração de regras no País de Gales, que ocorre nos próximos dias 21 e 22 de julho.
    Ele disse ainda que seria “um absurdo” não considerar as mudanças. “É óbvio que após as experiências até agora na Copa do Mundo seria um absurdo não reabrir o arquivo sobre a tecnologia na linha de gol”, falou Blatter (...).

    ResponderExcluir
  27. O pai de um amigo coleciona rádios antigos, Edward. Certo dia, quando fui a casa dele, nas Laranjeiras, o Sr. Guerino (nome do pai desse amigo), mostrou-me sua coleção e fiquei encantada em ver que todos eles estavam em pleno funcionando. Não tenho condições de lembrar a marca dos rádios, mas tinha um desses que ilustra sua crônica, se não estiver errada, era um Motorádio. Outros dois que lembro era um Capelinha, de madeira, lindíssimo e outro um Transglobe, da Phillips. A maioria desses rádios tem mais de 40 anos, muitos com válvulas e demoravam para esquentar. Sai da casa dele encantada com essa coleção, é maravilhosa. Adoro crônicas que vc escreve, são divinas, um passeio maravilhoso pelo tempo.
    Quanto a nossa seleção, melhorou um pouquinho ontem e precisa evoluir mais para enfrentar os holandeses. Vou contrariar o Milton Saldanha. Acho que a Argentina ganha da Alemanha e disputa o título com o Brasil. Se o árbitro não interferir, contra o Brasil a Argentina entra perdendo de 1 x 0. Nossa camisa pesa demais para eles.

    Beijinhos, parabéns pelo texto,

    Daniela – Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  28. Olá meu amigo-irmão J. Morgado! Espero que tenha se recuperado da gripe. Sem dúvida, sua postagem sobre esta nota do UOL, que pertence a Folha de São Paulo, me assustou. Faz muito tempo que esse problema sobre o uso da tecnologia no futebol vem sendo debatido. Sem sucesso, preciso destacar. Joseph Blatter, o presidente da Fifa pede perdão para ingleses e mexicanos, reconhece os erros que tiraram essas duas seleções do Mundial e fica por isso mesmo. Só a promessa de reabrir o arquivo sobre a tecnologia na linha de gol, que eu duvido que aconteça e... Pronto! É um cara de pau o Sr. Joseph Blatter. Deveria ter é vergonha na cara, ele e os demais dirigentes da Fifa. O que ele fez com esse pedido de desculpas, me faz lembrar um caso acontecido no sertão do Mato Grosso. Um pistoleiro de aluguel matou um homem por engano, foi preso e interrogado pelos repórteres, respondeu: " peço perdão ao morto". Joseph Blatter fez a mesma coisa. É revoltante!

    Aproveito esse espaço para mandar um abração ao Luiz Antônio de Queiroz, gerente de uma das agências da Caixa Econômica Federal aqui de Franca, que ontem e hoje visita nosso amigo Morgado, em Mongaguá. E vai provar o delicioso camarão preparado pela Dona Maria. Você é feliz, Luiz Antônio. Morgado, se cuide, para a gripe só existem dois remédios. Repouso e boa alimentação.

    Daniela, Deus te ouça. Que dê Argentina e Brasil na final da Copa. Será uma final inédita entre essas duas seleções e vai balançar os corações de milhares de brasileiros e argentinos. Até hoje, apenas duas finais sulamericanas. Em 30, no Uruguai, a seleção da casa jogou contra a Argentina. Deu Uruguai. Em 50, no Maracanã a outra final entre vizinhos. Uruguai 2 x Brasil 1. Deu novamente o Uruguai, que por sinal está bem na Copa e ninguém fala dele. Pode ser a zebra da competição.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  29. Olá, amigos e amigas!

    Bom dia, Daniela!

    Também acho fascinantes as coleções de rádios. Já tive muitos. Não posso viver sem um radinho! O Tranglobe que você mencionou, é da
    Philco. Meus irmãos tinham um, cada um. Era o máximo. Ainda funcionam. Sintonizam rádios de todo o mundo. Meu irmão, Max, era correspondente de uma rádio do Japão. Ganhou muitos presentes deles e recebia U$ 100 para fazer um relatório mensal de sintonia...

    E concordo com você. Acredito que o Brasil vai adiante. Queiram ou não queiram, a amarelinha pesa muiiito, na hora da decisão!

    Estou escrevendo novo artigo, que pretendo publicar à tarde, sobre os desdobramentos da Copa!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  30. Olá Amigão

    Bom dia

    Seu comentário a respeito do assunto procede. Afinal, é só se espelhar nas maracutaias das federações de futebol dos estados e a coisa vai subindo.
    No nosso caso, quanta sujeira já foi levantada na FDP e CBF. E a coisa continua...
    Seus dirigentes se elegem deputados, vereadores... E a coisa continua...
    Na Fifa, não poderia ser diferente. Infelizmente, o vil metal vai corroendo tudo o que encontra pela frente. Um ácido terrível!
    Acredito que a tecnologia será usada mas, outros meios serão encontrados para burlar "a mercadoria" que é o povo.

    Como você adivinhou que vou comer camarão hoje? Sentiu o cheirinho?

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  31. Olá Nivia, este texto fui obrigado a escrever duas vezes. O primeiro o Google engoliu e, como não salvei, serviço dobrado.
    Você tem razão, a Daniela deve ter se enganado. Eu também tenho um Transglobe em casa, com 9 faixas de sintonia, funcionando perfeitamente, principalmente a noite, quando é possível ouvir emissoras do mundo todo. Ele realmente é da Philco. Chegou em substituição ao famoso Zenith, creio que no final dos anos 60. Tenho ainda mais três rádios antigos, todos funcionando, um deles em caixa de madeira, lindo e com válvulas. É aquilo que a Daniela disse. É preciso um tempinho para que esquente. Um minutinho basta. Em minha pequena coleção consta um gravador Geloso, que saiu da praça no começo dos anos 70 e era usado por várias emissoras de rádio da época. Também tenho mania por rádios, adoro. Outro amigo que tem um Transglobe de 9 faixas funcionando bem é o Oswaldo Lavrado.

    Vamos aguardar para hoje a tarde a postagem de uma nova crônica, que está sendo preparada com carinho pela Nivia Andres.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  32. Olá Morgado, senti o cheiro de longe do camarão.... Mata o véio, mata!

    Abraços

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  33. Sempre gratificante ler uma crônica sua, Edward. De um simples radinho vc desenrolou uma história gostosa de ler. Um professor que eu tive de jornalismo dizia que esse é o grande profissional. Entregam-lhe um palito como tema e com facilidade ele escreve uma crônica fantástica.
    E o Chile, parece-me, vai continuar a nos trazer boas recordações da Copa. Tomara que, a exemplo de 62, nos dê o impulso que faltava para conquistarmos o Hexa.

    Bjos

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  34. Ah, bela previsão!... sem prever, rs!


    =)

    ResponderExcluir
  35. Amigas e amigos: para quem ainda tem dúvidas sobre corrupção no futebol, e sobre a bandidagem que dirige a Fifa, desde que João Havelange dela se apossou, recomendo a leitura urgente da revista Carta Capital de 30 de junho, que tem na capa os anjinhos Havelange, Blatter e Teixeira. Custa só R$8,90 e a edição está excelente, inclusive com uma excelente reportagem sobre a verdadeira África do Sul. Na copa, até as cornetas estão rendendo milhões aos caras, e na leitura vocês então vão entender porque a Fifa permitiu que esse horror invadisse os estádios. Isso é caso de saúde pública, causa surdez, além de pertubar o espetáculo, mas a Fifa não pensa assim, com seus cartolas abarrotando suas contas bancárias. Leiam!
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  36. Amigo-irmão Milton Saldanha, muito obrigado pela indicação desta revista. Já deixei também o meu agradecimento a você na postagem acima, texto escrito pela Nivia Andres. Para nós que acompanhamos futebol, sem dúvida uma leitura necessária, para conhecer um pouco mais dos bastidores desta gang que comanda o nosso futebol.

    Muito obrigado!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir