segunda-feira, 21 de junho de 2010


LA COPA DEL OLVIDO


Tomei amizade com o argentino Gerardo Estéban por ocasião de um intercâmbio universitário. Era o ano de 1977 e os estudantes, uns 15 jovens argentinos, vieram para nossa cidade, hospedando-se na própria faculdade em que eu cursava o 4º ano de Administração...

Eram barulhentos e deram muito trabalho para a turma da Coordenadoria. Não respeitavam nada e tratavam os estudantes brasileiros, seus anfitriões, com o maior descaso.

Eu sempre era chamado para resolver algumas pendências ou para levá-los a algum passeio pela região, já que conhecia muito bem o idioma castelhano.

Meu apelido familiar é "Tista" e para aprontar gozações, eles me chamavam de "Chita", numa clara alusão ao termo "macaquitos" que sempre usam quando se referem aos brasileiros.

Como eu compreendia quase tudo o que eles diziam, passaram a conversar num linguajar diferente e incompreensível. Quando estranhei o fato, disseram-me que era Guarany.

Não demorou muito, porém, para que eu, com muita dificuldade, entendesse que eles falavam ao contrário - al revés. Assim fiquei sabendo que o tal do Gerardo estava trepando com minha amiga Nicinha e fazia alarde, contando para os amigos todos os detalhes da relação. Eles referiam-se a ela como sendo "Nicinia, La Flaca", já que era bem miudinha.

Fiquei muito triste pois eu mesmo já havia cortejado a menina de todas as maneiras e nada conseguira. Achava até que ela era virgem, recatada e aquilo para mim foi decepcionante.

Quando contei para o Gerardo que eu entendia a nova linguagem deles, ficou arrependido e pediu-me silêncio pois, realmente, estava gostando de "La Flaca".

Ficamos mais amigos e algumas vezes, até emprestei o carro de meu pai para eles darem uma saidinha (naquele tempo ainda não existiam motéis em minha cidade).

O resultado disso é que após uns 15 dias, os estudantes retornaram a Buenos Aires mas o Gerardo ficou. Hospedei-o em minha casa (ainda era solteiro) e até que foi divertido.

Ele contou-me que seu irmão tinha uma fábrica de aparelhos cirúrgicos e que trouxera na mala alguns ítens para vender no Brasil. Lembro-me que para pagar a passagem de volta, tive que ajudá-lo a vender vários "aparatos quirúrgicos" para os médicos e clínicas de minha cidade (cada coisa!).

Foi-se embora, prometendo-nos, a mim e à Nicinha, que no ano seguinte, 1978, faria questão de receber-nos em Buenos Aires, por ocasião da Copa Mundial, realizada naquele país.

Semanas antes da Copa, eu já estava casado e a Nicinha veio me dizer que iria para Buenos Aires, pela Viação Pluma e que o amado argentino lhe mandaria as passagens rodoviárias. Ainda comentei com ela a respeito da situação caótica e perigosa daquele país, sob a ditadura do cruel e sanguinário Jorge Rafael Vidella: "É melhor pedir ida e volta pois nunca se sabe o que pode acontecer!"
Terminada a Copa e festejos pela conquista, o Gerardo estava cheio da grana e contando bravatas. Rasgou o bilhete de volta que a minha amiga havia comprado: "Agora você retorna é de avião", disse ele.

Na volta ao Brasil ela confidenciou-me que passara um "cagaço" tremendo em Buenos Aires pois ficara todo o tempo confinada em um apartamento no bairro de Belgrano. Não pudera assistir a nenhum dos jogos ao vivo e nem conversar com estranhos durante toda a Copa.

Disse-me, também, que nas vezes em que a Argentina jogava, o Gerardo ficava dois dias em jejum sexual, bebendo uma grande quantidade de água mineral e diuréticos.

Horas antes dos jogos, uma equipe de homens, de aparência sombria e truculenta, vinha buscá-lo e o nosso amigo somente retornava após o término das partidas.
Era tudo muito estranho e de tanto insistir com ele, acabou por saber que o "guapo" era pago para fornecer urina...

Havia a suspeita do uso de anfetaminas por parte dos atletas, os quais eram obrigados a fornecerem amostras de urina ao final de cada partida. Vocês podem não acreditar, mas as amostras apresentadas para análise eram, na verdade, de nosso amigo e de mais alguns outros, especialmente contratados para aquilo.

Durante uns três a quatro anos depois, ele ainda enviou-nos algumas cartas até que nunca mais recebemos notícias de Gerardo. Mercenário que era, deve ter se enfiado nas refregas da Guerra das Malvinas e por lá ficou, definitivamente...

Ok, como receita vamos de:

BIFE CHORIZO: 1 peça de contrafilé, cortado em postas grossas, na transversal e sal grosso. Salpique dos dois lados com o sal grosso moído e deixe descansar por uns 10 minutos, antes de ir à grelha. Deixe-os numa distância de 15 cm da brasa até grelhar em ambos os lados. Besunte-os com uma mistura de azeite, pimenta e alecrim. Deve ser mal passado, para preservar a suculência e maciez.
-----------------------------------------------------------------------------------
*João Batista Gregório, 57, paulista de São João da Boa Vista, é cronista de mão cheia. Publicou, em 2009, suas crônicas reunidas em Crenças e Desavenças e já prepara um novo livro, a ser lançado em breve. Para conhecer a sua produção, acesse o blog do JB, cheio de histórias divertidas, onde cada crônica pitoresca acaba com uma receita culinária especial, testada e aprovada! Clique no endereço abaixo e delicie-se! http://contoscurtosgrandesreceitas.blogspot.com/
-------------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS DESTA SEGUNDA-FEIRA (21-06) DOS JOGOS DA COPA DO MUNDO DISPUTADOS NA ÁFRICA DO SUL:
PORTUGAL 7 X COREIA DO NORTE 0
CHILE 1 X SUIÇA 0
ESPANHA 2 X HONDURAS 0
-------------------------------------------------------------------------------------

50 comentários:

  1. Caro João Batista Gregório: é sempre um prazer especial ler suas agradáveis crônicas. Seu estilo realmente me conquistou. Parabéns!
    Amigas e amigos, ontem meu computador ficou muitas horas fora do ar, o que me impediu de participar pontualmente dos seus comentários. Postei respostas, passem lá, por favor.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  2. Caro João: para você, que também gosta de dança de salão, quero observar algo que acho muito interessante: assim como o futebol separa radicalmente brasileiros de argentinos (me incluo nisso, adoro quando a gente vence deles), o tango faz exatamente o contrário, une! Via tango, hoje tenho grandes amigos e amigas em Buenos Aires. A gente é bem recebido lá, nos bailes, e eles aqui. Os grandes mestres portenhos de tango são literalmente venerados pelos brasileiros. Eles se emocionam com esse reconhecimento. Veja, então, como a dança é uma coisa boa em tudo, conseguindo até o milagre de unir de forma fraterna brasileiros e argentinos.
    Abraço grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  3. Milton, você está coberto de razão. Nas vezes que lá estive, também fiz amizades e como é gostoso dançar um tango ou milonga naquelas boates!! Eles também elogiam muito minha forma de dançar, inclusive uma vez, a dançarina contratada para dar shows, perguntou-me se eu era "maestro de dança, cá no Brasil.Com certeza, não tenho a tua classe e conhecimento nesses rítmos portenhos mas minha esposa e eu somos fãs de carteirinha.
    Muito obrigado por tuas palavras
    João

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, nosso incomparável cronista João Batista Gregório, o "Tista" para os íntimos, como ele agora revelou, conta um episódio de sua vasta bagagem particular de "causos", que envolve uma turma de estudantes hermanos, destacando-se o estranho Gerardo Estéban, que apronta poucas e boas...

    Aliás, que fim levou o tal comerciante instrumentos "quirúrgicos" e de "urina"?

    Segundo JB, o Gerardo meteu-se na Guerra das Malvinas e por lá ficou...

    Sabe, João Batista, seu estilo lembra-me um espetacular contador de causos gaúcho, João Simões Lopes Netto, que viveu no começo do século XX. Seu livro "Contos Gauchescos" é fantástico! Mande-me seu enderço por e-mail que lhe enviarei um exemplar deste excelente livro. Quando retomar minhas resenhas literárias, vou ocupar-me em mostrar aos leitores este livro memorável.

    Um grande abraço e aproveitem o dia!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa amiga Nívia. Fico envaidecido com tuas palavras. Com certeza, eu terei imenso prazer ao ler essa obra Contos Gauchescos. Além de gostar do estilo, sempre fui ligado nas coisas do Rio Grande.
    Muitíssimo obrigado
    Tista

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, João Batista!
    Você se esqueceu de pedir para a Nivia e para o Edward colocarem uma placa de "Proibido para menores de 18 anos". Barbaridade, tchê, essa Nicinha deveria ter outro apelido, ao invés de "La Flaca". Deveria ser "A Faca", afinal, cortava pra todos os lados. E gostava de escadas, pelo termo que você usou.

    Abraços

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe-me, Birola, mas não entendi com relação a "gostar de escadas"!
    Abraços
    João

    ResponderExcluir
  8. As escadas servem para que nós possamos trepar e....... trabalhar!

    Abraços João

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  9. Hoje eu vou comentar com uma tarja preta na boca!
    Confesso que eu não sinto muita graça com argentinos.
    Quando mudaram a nossa moeda e cortaram aqueles montes de zeros, eu estava de férias com a família na pousada do rio quente Goiás.
    Por meu azar, tinha também um monte de argentino curtindo as belezas do lugar.
    Foram inúmeras vezes que eu vi os gringos rasgarem nossas cédulas, e jogarem as nossas moedas num riacho que passa por lá.
    Faziam gozação com a nossa economia e com o povo brasileiro.
    Daquele dia em diante me dá uma vontade enorme de vomitar quando eu vejo um argentino.
    Mas a vingança veio a galope, o Brasil conseguiu estruturar financeiramente.
    No futebol só tem ganhado da argentina, e a saúde econômica dos argentinos arrogantes, foram para buraco.
    Obs. argentina com letras minúsculas foi proposital.

    Padre Euvido.

    ResponderExcluir
  10. Pior que eles já levaram tanta cacetadas e não aprendem. Prá que tanta arrogância?! É uma pena pois a Argentina é um País tão bonito!
    Juan Bautista

    ResponderExcluir
  11. Ai, raios que o partam! Precisava ser de 7x0. Quantos golos, não Juaquim!!
    Tomara que os lusos não estejam com tanta fome da sexta-feira!
    Juão

    ResponderExcluir
  12. Olá Tista!
    Gosto dos seus contos, mas sobre este tenho algo para te contar, que você não sabia.
    A Nicinha era minha amiga e lembro-me bem dessa história. A abstinência sexual do argentino foi uma desculpa esfarrapada dele.
    Na verdade, ele gostava mais de comer chorizo do que fazer sexo e passava a noite toda tomando água para matar a sede, porque o danado do chorizo era salgado demais. Ela mal podia dormir, pois o argentino roncava e urinava a noite inteira.
    Ele só a deixou voltar para o Brasil quando ela ameaçou contar toda a verdade para os amigos dele.
    Apavorado com a possibilidade de um escândalo, o argentino tratou de despachar a Nicinha o mais rápido possivel para o Brasil e nunca mais apareceu.
    Tadinha da Nicinha ficou fazendo terapia por muito tempo, para se recuperar do choque que levou.
    O seu conto serve de lição para que moçoilas despreparadas não se deixem iludir com promessas de 1001noites feitas por forasteiros.
    Muitas vezes o sonho pode se transformar em pesadelo.
    abços da amiga Lurdinha.

    ResponderExcluir
  13. Professor João Paulo, esse comentário da Lurdinha é arte tua ou da Cristina?
    KKKK
    João

    ResponderExcluir
  14. Olá João Gregório (Barrios).
    Neste conto você nos revela um dos segredos mais guardados até hoje na história das copas do mundo. Pelo menos eu nunca soube nada a respeito. Argentinos confinados a pão e água mineral forneciam a urina para os exames anti-dopping durante a Copa da Argentina. Claro, para os jogadores argentinos, que certamente jogavam dopados. Precisamos encontrar o "Gerardo", João Batista, é nossa testemunha principal para conseguirmos o maior furo do mundo. Quem sabe uma série para concorrermos ao Prêmio Esso de Jornalismo.

    Folguedos a parte (alô professor), que os argentinos disputaram aquela copa das marmeladas dopados existem muitas suspeitas e até comentários. E o Videla faria qualquer coisa para deixar seus jogadores livres de uma acusação de dopping, que certamente poderia custar a desclassificação da Argentina. No jogo da sacanagem, entre Argentina 6 X Peru 0, até a imprensa argentina, isso anos depois da ditadura militar, chegou a revelar que houve dopping nos jogadores portenhos. O Gerardo que o diga.

    Abraços, João, Parabéns pelo conto!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  15. Edward de Souza, Nivia Andres e demais amigas e amigos: pedindo desculpa pelo erro, quero corrigir minha primeira crônica nesta série sobre copas do mundo: esse escândalo da Argentina, que o Edward volta a relembrar acima, e sobre o qual discorri na crônica, foi em 1982 e não em 1978. Datas, ainda mais tanto tempo depois, sempre causam confusões.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  16. Olá Milton!
    Nada a corrigir. Em 1978 a Copa foi na Argentina, quando o País sede venceu o Peru por 6 x 0. O Brasil havia vencido o mesmo Peru por 3 x 1. Com os jogadores dopados e com a ajuda da urina do Gerardo, sabe-se agora, a Argentina foi a campeã. A Copa de 82 foi na Espanha e o Brasil tinha, no entendimento de muitos críticos esportivos, uma das nossas melhores seleções até agora. Quis o destino que acabase sendo eliminada pela Itália, perdendo um jogo em que dominou, por 3 x 2. Os três gols italianos foram marcados pelo Paolo Rossi. O Brasil era treinado pelo grande e saudoso Telê Santana.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  17. Edward, desconfio que o Gerardo já era. Ainda guardo em algum dos meus baús, as cartas dele. Eram melosas demais. E a Nicinha, que fim será que levou?!!
    O argentino tinha tanta lábia, que conseguiu até uma entrevista com um dos chefes da Johnson&Johnson, lá e São Paulo. Eu fui com ele.
    Abraços
    PS: O que vc me diz sobre a seleção de Portugal?
    João Gregório (Barrios)

    ResponderExcluir
  18. Amigo João, assisti parte apenas do jogo entre Portugal e Coreia do Norte. Quando liguei a TV Portugal já vencia por 4 x 0. Portugal é uma seleção forte e contou hoje com a ajuda inesperada da Coreia do Norte que resolveu se abrir e sair para o jogo, coisa que não fez contra o Brasil. Cristiano Ronaldo começou a gostar do jogo, é um grande craque e desequilibra, preciso cuidados especiais com ele. Na verdade, a não ser a Argentina e a goleada de hoje de Portugal, não vejo nenhum bicho-papão no caminho do Brasil. Assisti a vitória da Espanha por 2 x 0 sobre a fraca seleção de Honduras e continuo não gostando do futebol que essa favorita ao título apresenta. Toques em demasia na frente do gol e poucas finalizações de fora da área.

    Quanto a Portugal, João, você vai ver que o futebol que irá apresentar contra o Brasil será outro. Não vai se expor e ir ao ataque como fez hoje contra os coreanos. Quem tem... Tem medo. E o Brasil já bateu Portugal, recentemente, em amistoso. Mesmo sem Kaká, deve entrar o Neimar, acredito, o Brasil pode vencer o jogo contra nossos queridos portugueses. Problema, João é que, no mata-mata, depois do jogo Brasil e Portugal, nossa seleção pega osso duro. Ou Espanha ou Chile (este também vi jogar e gostei muito). Pode ainda dar uma zebra. Caso o Chile empate com a Espanha, ou os espanhóis percam o jogo e a Suiça vença Honduras (deve vencer), a Espanha, grande favorita minha e das bolsas de apostas da Europa, cai fora ainda nesta fase de classificação. Vamos ver o que dá. Muito bola a rolar ainda, mas nós, brasileiros, não devemos temer Portugal pelos 7 x 0 contra a Coreia.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  19. Ufa, vamos aguardar esperançosos. Gozado que as grandes seleções de outros tempos estão muito bisonhas nesta Copa.

    Vou dar uma saidinha para um compromisso e volto depois das 21 horas. Até lá!
    João

    ResponderExcluir
  20. Oi João Batista e o que aconteceu com a Nicinha? Será que não resolveu se mudar para as Malvinas com o Gerardo? Vai saber...... Esse contrafilé grelhado saiu água da boca, deve ficar uma delícia. Sabe o que meu pai faz e eu gosto muito, João? Chuleta, cada uma com, no mínimo, 300 gramas cada, na grelha, só com sal grosso, ou então com manteiga e sal grosso. Fica uma delícia também.

    Lendo a opinião do Edward sobre Portugal, fiquei aliviada, estava morrendo de medo depois dos 7 x 0. Pior é o Dunga, arrumando briga para todos os lados, inclusive com a Imprensa. Isso não é hora para brigar, a seleção precisa de tranquilidade fora do campo, não é mesmo, João e Edward?

    Bjos

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  21. Boa noite pessoal.
    Menino, que história mais maluca,esses Argentinos hein!depois querem fingir que são "os caras" só se for de pau,mas fiquei com peninha da Nicinha,deixou se levar por esse safado.
    Já pensou, se houvesse uma maneira de provar tudo isso? Seria o furo do ano,e claro os responsáveis pela notícia ganhariam o Prêmio Esso,sairia em primeira página, em todos os jornais no mundo inteiro.
    Hummmmmmmmmmmmmm esse bife me parece muiiiiiiiiiiiiito gostoso, me deu água na boca.
    Beijossssssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  22. Sabe João, acredito que os argentinos fazem de tudo para parecer antipáticos, principalmente para nós, brasileiros. Se um argentino já é dose cavalar, só vc mesmo para aguentar 15 deles. Veja os jogos do Brasil. Só terminar um e a primeira cara (rosto é elogio que ele não merece) que vemos na internet é a do Maradona arrumando um meio de alfinetar nossa seleção e cutucar os brasileiros. Tomara Deus que eles não ganhem, mesmo que o Brasil não seja campeão.

    Cheguei em casa faz pouco tempo, só tomei um banho e ainda não jantei. Ver um contrafilé desses me deu uma fome, João. Vou correndo para a cozinha.

    Bjos

    Giovanna - Unifran - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  23. Caríssimo Edward de Souza, obrigado por colocar tudo nos trilhos, como jornalista sempre bem informado. O erro de um comentarista de TV, que lembrou do famoso jogo Argentina X Peru, citando como em 1982, me induziu a achar que eu tinha errado a data. Legal, menos mal, meu texto então está certinho.
    Abração!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  24. Concordo com o Edward, os nossos queridos irmãos portugueses vão chegar mansinhos, ou melhor, morrendo de medo do Brasil. Meu palpite é 3 a 1, pro BR, lógico! Aproveitando: com Dunga ou sem Dunga mal-humorado, e cabeçudo, ainda acho nosso time o melhor dessa Copa. Vamos ser campeões!
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  25. Edward, será que li direito? Você disse que vai entrar o Neimar no lugar do Kaká? Será que o Dunga ouviu as preces de Mme. K. Dent e convocou o Neimar, às pressas?

    Pilhérias a parte, você se enganou, é óbvio. Pelo que li hoje, os substitutos serão Júlio Batista, Daniel Alves ou Ramires...

    ResponderExcluir
  26. Olá Nivia!
    Olha, eu me confundi apenas na grafia do nome, sempre faço confusão entre o jogador do Santos e o craque do Villareal da Espanha, que também jogou no Inter aí de Porto Alegre e no Corinthians. Eu quis dizer que o subtituto pode ser o NILMAR. Nilmar entrou no lugar de Kaká na vitória do Brasil por 2 x 1 contra a Coreia do Norte, lembra-se? Deu grande mobilidade ao ataque e dois belos chutes a gol. O substituto imediato de Kaká seria Julio Batista, sei disso, mas torço pelo NILMAR, é mais ofensivo. Como Dunga é cabeçudo, pode até escalar Daniel Alves. Aí vamos jogar com um monte de volantes no meio de campo. Já chegam os três que tornam o Brasil menos ofensivo.

    Certo agora?

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  27. Leiam Villarreal da Espanha, com dois erres.

    Edward

    ResponderExcluir
  28. Edward, nem lembrei do Nilmar, senão teria percebido que você se referia a ele. Claro, também prefiro que ele jogue. É um ótimo jogador, sabe fazer gols.

    ResponderExcluir
  29. O João Gregório pagou todos os seus pecados nesta Terra, depois de conviver com esse bando de argentinos preconceituosos e racistas. Aqui no Rio chegam também em bando e aprontam a maior arruaça, acham que são donos do pedaço. As praias que frequentam, eu evito, fujo delas, cruzes!!! Acabei ficando com pena também da Nicinha, João, aguentar o Gerardo deve ter sido uma cruz pesada que a pobre coitada carregou.

    Nivia, adoro quando vc e o Edward falam sobre futebol. Parecem um dupla de comentaristas esportivos em ação. Eu queria entender de futebol como vc, Nivia. Só para discutir com o Edward. Ele sabe muito de futebol, não? Responde prontamente tudo que perguntam a ele, porisso estranhei que tivesse se enganado sobre o Nilmar. O Edward não vai escrever sobre Brasil e Portugal e sobre as seleções que estão classificadas? Acho que sobre essa última pergunta é cedo ainda, não é? Faltam algumas rodadas. Sei porque tenho várias tabelas da Copa que ganhei. Sigo uma delas, onde anoto os resultados a noite aqui no blog e marco. Estou confiando nos resultados do blog, não errem, tá?

    Bjos a todos!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  30. Joao Gregório, está claro que vc ajudou o Gerardo a vender os aparatos "quirúrgicos" que ele trouxe da Argentina só para se ver livre dele, não foi? Pode confessar, só vai receber nossos aplausos. Eu seria capaz até de comprar todos eles, só para mandá-lo de volta para o país dele.

    A camisa que eu ganhei do blog, que o Edward me enviou, deu sorte. Eu a coloquei domingo, pintei o rosto de azul e amarelo e o Brasil ganhou de 3 x 1. Acho que o Edward e o Milton Saldanha estão certos. Porque temer Portugal sexta-feira se ele não ganhou da Costa do Marfim? Hoje é que os coreanos, depois de levar uns gols, desanimaram e entregaram o jogo, desiludidos. O Brasil ganha de 2 x 1 sexta-feira e vou colocar a camisa novamente. É o meu talismã.

    Beijinhos,

    Fabiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  31. Pessoal, voltei!
    Ô Tatty e Ana Célia, não precisam ficar com peninha da Nicinha, não. Ela era bem danadinha. Espécie de santa do pau ôco.. Tatiana, chuletas grelhadas é realmente divino. Principalmente se forem de carneiro

    ResponderExcluir
  32. Giovana, o Maradona é o protótipo do argentino. representa bem sua raça.
    João

    ResponderExcluir
  33. Daniela, você está correta. Além de preconceituosos, são racistas também.Detestam judeus (judios) e negros. Mas, como o Milton ressaltou, tem muita gente boa por lá, também, principalmente os mais coroas.
    JB

    ResponderExcluir
  34. Fabiana, vc acertou em cheio. No começo era divertido mas depois fui me enchendo pois o cara era muito espaçoso.
    Abraços do
    João

    ResponderExcluir
  35. Professor, professor! Esse hotel a que vc se refere é de "pegação". Imaginem que a diária é de apenas 10 reais!!
    A Dona de lá é minha amiga e até já foi personagem de uma crônica minha chamada "A Gloretti". Qualquer dia eu posto por aqui.
    Grande abraço
    João

    ResponderExcluir
  36. Dadê a Cristina? será que está a dançar o "Vira" de tamanquinhas?
    JB

    ResponderExcluir
  37. «E o raquítico Albino Forjaz de Sampaio, crítico da Luta a que o Fialho com imensa piada intrujou de que tinha talento!»
    Almada Negreiros no seu Manifesto Anti-Dantas.

    Albino Maria Pereira Forjaz de Sampaio, o grande escritor português, por muitos odiado, mas amado por outros, entre tantas obras de suas duas fases gloriosas, produziu “Palavras Cínicas”, cuja circulação chegou a ser proibida. Irreverente, crítico, não se considerando escritor e somente absolutamente jornalista, deixou marcas profundas na literatura portuguesa. Em momentos, anticanônico insurgia-se contra as normas vigentes contraditando posturas como ocorreu em “Palavras Cìnicas”. Em certo trecho se dirige ao seu leitor para tachá-lo bastardo com a assertiva de estando a janela sua mãe, passasse outro, que não seu pai, o leitor igualmente teria nascido.
    João, você tem o condor de transportar-nos a realidades muito lógicas em seus contos, como fez com sua personagem Nicinha. Minha ótica não a vê coitadinha e sim, determinada aceitando o também determinado Gerardo. Embora você a ambicionasse, não avançou com arrojo, oportunidade que teve antes do Gerardo.
    Lembrei-me com sua história, da sabedoria do membro da Academia de Letras de Lisboa Albino Forjaz Sampaio. Um abraço do Garcia Netto.

    ResponderExcluir
  38. “Sabe o que o argentino tem mais que o brasileiro?

    Tem mais é que se ferrar !!”

    ResponderExcluir
  39. Quatro argentinos fumando um baseado no topo de um edifício:
    1o. argentino:
    - Eu tenho muito dinheiro… vou comprar o Citibank!
    2o. argentino:
    - Eu sou muito rico… comprarei a General Motors!
    3o. argentino:
    - Eu sou um magnata… vou comprar a Microsoft!
    Os três argentinos ficam esperando o que o quarto argentino vai falar …..
    4o. argentino, dando mais uma tragada… faz uma pausa e diz:
    - Não vendo! …

    ResponderExcluir
  40. Segundo recentes estatísticas, de cada 10 argentinos, 11 sentem-se superiores aos outros…

    ResponderExcluir
  41. Por que os argentinos sorriem quando cai um raio?

    É porque eles acreditam ser o “flash de Deus” tirando fotos deles.

    ResponderExcluir
  42. Atenção Veruska MIRON. Basta de piadinhas sem graça!

    José Salamargo

    ResponderExcluir
  43. Salamargo de souza né?

    ResponderExcluir
  44. Garcia Netto, muito me honra teus apartes.É exatamente isso que eu sempre pretendo ao criar um personagem. Aproximá-lo o mais possível da verossimilhança, mesmo em episódios que a primeira vista, pareçam irreais. Afinal, o ser humano é capaz de tudo!
    Gostaria de ler algo do Albino Forjaz de Sampaio. Parece ser dos meus...
    Abraços
    João Batista

    ResponderExcluir
  45. Mi querido amigo que estoy aquí. Me honra tu amor para mí. Sucede que he estado un poco ocupada con los preparativos para el próximo partido de Brasil y Portugal. Tengo un grupo de portugueses y necesito su ayuda para preparar el almuerzo. No sé si sirvo bacalao a Gomes de Sa o yuca con pimienta?
    Por favor,podría darme una mano?
    Tambien tiene una sugerencia para el postre, ya que dependiendo del resultado del juego no sé si sirvo curau maíz o los pasteles Belem .
    Doy las gracias a su oferta de valor.
    Guadalupe con cariño

    ResponderExcluir
  46. KKK, Essa Guadalupe!!
    Guarda los pasteles y haz algunos rojões a la moda del minho, cavacas minhotas, borrego portugues, bexiga com grelos, una sopa de cosido de alheiras e nada de postre.
    Abrazos
    Juan Domingos de Perón

    ResponderExcluir
  47. Na Argentina todo mundo fala de futebol! E quando está o mundial mais ainda.
    Quando viajei a Buenos Aires assisti a um jogo de futebol de River Plate com uns vizinhos de meu apartamentos em Buenos Aires e foi uma experiência sensacional!

    ResponderExcluir