domingo, 30 de maio de 2010

TENHO MUITA PENA E MEDO DESTE BRASIL

.
.
Os crimes de lesa-pátria no Brasil não tiveram início durante o período dos tucanos e aliados. Eles remontam do Brasil-Colônia e foram se sucedendo. A independência, que na prática nunca existiu, custou a saída do nosso ouro e o início da dívida externa (o País foi obrigado a assumir a dívida da Coroa Portuguesa com os ingleses). Ao final da segunda guerra mundial, estávamos abarrotados de dólares, resultado da venda de produtos estratégicos que somente nós possuíamos. Foi quando desgraçadamente apareceu um presidente nascido em Mato Grosso chamado Eurico Gaspar Dutra, um entreguista de primeira linha.
.
Eleito presidente da República com o apoio de Getúlio Vargas (até tu, Getúlio?), o general Gaspar Dutra "queimou" todas as nossas reservas monetárias de maneira impatriótica, adquirindo sucatas dos Estados Unidos que haviam sobrado da guerra. Eram aviões, tanques, caminhões e outras bugigangas imprestáveis. Um verdadeiro entulho que se nos fosse entregue de graça, ainda sairia demasiadamente caro. Ora, um chefe de Estado que guardasse o mínimo de respeito ao País e à sua gente exigiria que os Estados Unidos removessem imediatamente daqui as suas quinquilharias. O "governo" Dutra, que durou de 1946 a 1950, já começou reduzindo a intervenção do Estado na economia, procedimento idêntico ao dos tucanos 50 anos depois, para vender o nosso patrimônio. E sabe-se lá quanto rolou de comissão...
.
Tenho pena e medo deste Brasil nascido sob a égide da Santa Cruz, mas que se afasta a cada dia do santificado em busca da orgia pagã. Erros ônticos permanecem como uma doença endêmica, uma maleita cívica que não cura e só piora. Roubam, traficam influência, superfaturam preços e os mesmos grupos sócias permanecem no poder desde a época das colônias, ditando leis e normas que visam cada vez mais aumentar seu poder e fortuna.
.
Quase todos os dias os escândalos com políticos, com governos, com más gestões públicas escandalizam nossa população. É muito fácil e simples dizer, para justificar, que políticos são frutos de uma sociedade em crise e que eles são apenas representantes dessa sociedade problemática. Não penso assim! Ao longo dos anos o sistema político criou, através de inconcebíveis leis, uma grande proteção à própria organização política. Altos salários, vantagens, regalias, penduricalhos, tudo protegido por um conjunto de regras ineficientes e inoperantes que possibilitam ao setor público condições para acobertar tamanha incompetência e desonestidade.
.
Lula e Dilma, a dupla maravilha, vivem a pregar que a grande opção deles é social. Os PACs da vida. Segundo afirmam, em clara tapeação, os programas não terão cortes, mas recursos crescentes a cada mês, principalmente num ano eleitoral onde só existem duas opções - matar ou morrer, como no filme do Gary Cooper. Uma dupla com prioridade pelos pobrezinhos. Quer dizer: alimentação, habitação, saúde, assistência e educação para 180 milhões.
A Dilma falando é um desastre tranquilo. Como o Nordeste, num pega nacional, não elege ninguém, mas tem a Bahia, jegues e rapaduras, ela e Lula contam com redutos eleitorais de ficção, o suficiente - imaginam - para ajudar a candidata a subir a rampa do Palácio das Assombrações (onde JK aparece de meias e Jânio conversa com Lincoln). Para tapear os pobres-diabos que acreditam por ignorância ou indução aristotélica, os dois receberão o Nobel da carochinha. Enfim, nosso Nobel.
.
Tenho pena e medo deste Brasil onde a histeria ecológica impede hidroelétricas para que sejam construídas usinas atômicas, onde o fervor da Igreja enche a rua de milhares de crianças sem pais, filhos do obscurantismo do Papa. Tenho pena desse país que vende a salvação em confortáveis dízimos e se faz plástica em trinta e seis meses de módicos pagamentos. Tenho muita pena deste Brasil, onde juízes da mais alta corte vendem sentenças em atacado. Seria como um cardeal fazer macumba em pleno Vaticano. Tenho medo desse País e do histórico abismo que nos espera. Um abismo que um dia nos engolirá como uma tropical Atlântica que não deixará memórias nem saudades além de uma infinita melancolia.
____________________________________________________________
*Edward de Souza é radialista e jornalista.
____________________________________________________________

31 comentários:

  1. Bom dia amigos (as) deste blog...

    A partir deste domingo a ordem será mantida neste blog, mesmo que muitos, com isso, nos abandonem, o que, espero, não aconteça. É com tristeza que estou moderando os comentários e assim será por um bom tempo. Isso não vai impedir que os leitores deste blog deixem de interagir. Com a ajuda a partir de hoje do amigo Chico Heitor, e da Nivia Andres, que sei, posso contar, os comentários postados serão, se não a um tempo real, autorizados bem rapidamente. Prefiro não criar polêmica, citando os fatos que nos levaram a tomar esta atitude. É dar milho pra bode velho, acho desnecessário.

    Peço a todas as nossas amigas e amigos que se entristeceram com os fatos lamentáveis que aqui ocorreram, que voltem a nos prestigiar, agora, com mais força. O blog é de vocês e não deve morrer. Foi buscando uma solução para os problemas sérios que estavam ocorrendo, que deixei de postar meu comentário neste fim de semana, na postagem feita pela Nivia, sobre o texto excelente do querido Mestre João Paulo de Oliveira, escrevendo "O Diário de Anne Frank". Com alegria vejo a cada crônica, cada texto, que João Paulo se solta e está cada vez melhor. Parabéns, caro Mestre, aplausos reconhecidos pela brilhante missiva póstuma a Anne Frank.

    Um forte abraço a todos e vamos em frente...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Edward, meus parabéns pela atitude que vc deveria mesmo tomar, evitando que pessoas inescrupulosas viessem a manchar o nome deste blog, reconhecidamente um dos melhores da Web. Meus cumprimentos também pela crônica deste domingo, ótima. Em relação ao Presidente Gaspar Dutra, entreguista, termo que vc usou, é pouco. Foi Dutra que três anos depois de deixar a presidência, participou da conspiração que derrubou o governo democrático de Vargas. Em 1964, apoiou o golpe militar que depôs o presidente João Goulart e manteve expectativa de voltar à presidência. Morreu no Rio de janeiro em 11 de junho de 1974.

    O Governo do General Dutra promoveu a abertura democrática, mas manteve restrições os direitos dos trabalhadores. Por pressão das oligarquias industriais, foi instituído o congelamento do salário-mínimo, o que gerou uma série de greves dos trabalhadores. Sob a justificativa de fazerem parte de movimentos comunistas, o Estado interveio em mais de 100 sindicatos e colocou o PCB (Partido Comunista Brasileiro) na ilegalidade. São dados encontrados na biografia do ex-presidente, que fiz questão de citar, e podem ser encontrados na internet, para mostrar que políticos nunca são confiáveis. Dutra chutou o pau da barraca contra Getúlio Vargas, que o colocou no Poder.

    Nada disso, Edward, conforme está em sua crônica, mudou nos dias atuais, onde trocas de partidos e golpes de criaturas contra seus criadores, continuam acontecendo em nossa política, cada vez mais suja. Além de pena e medo do Brasil, sinto vergonha.

    Bjos

    Bruna – UFJF – Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  3. Edward, tudo bem? Peço desculpas a você e aos demais escritores e frequentadores deste blog pela ausência nos últimos dias, causada pela correria que quase nem me deixou respirar. Aproveitei esse domingo para colocar minha leitura em dia. Li as crônicas do João Batista, postada segunda, do J. Morgado, na terça, o sexto capítulo de Memória Terminal, de José Marqueiz, a República da Língua Presa, escrita pela Nivia Andres e o gostoso texto do professor João Paulo de Oliveira, escrevendo sobre Anne Frank, livro que li, chocante, porque mostra as bárbaries da triste época da II Guerra Mundial em que os alemães perseguiram e trucidaram milhões de judeus. Todas essas crônicas, excelentes, seguindo o padrão de qualidade deste blog.

    Sua crônica de hoje, Edward, é como sempre, brilhante. Ficaria longo tocar em todos os asuntos que você abordou, mas parei no pré-sal. Discute-se o pré-sal como se ele fosse uma ação que amanhã começasse a dar dividendos e lucros quando existe todo um fosso temporal e tecnológico entre a descoberta dos campos e a saída do primeiro barril de óleo. Estados se engalfinham pelos ovos que a galinha dourada ainda não pôs e o Brasil inteiro vive e respira um clima de Emirados Árabes com a descoberta dessa nova jazida.

    O governo já trata de criar uma nova estatal que mais do que prospectar petróleo vai cavar cargos, mordomias, aspones onde agasalhar essa imensa fauna de políticos necessária a esse Brasil novo e maravilhoso que empresta dinheiro ao FMI, mas não consegue criar um sistema de saúde ao menos tolerável. Até agora não se pensou nem se planejou usar essa provável imensa riqueza para melhorar nossa educação, para investir em pesquisas de ponta, para tirar nossa juventude da favela moral onde vive e levá-la ao novo mundo da informática. Ao contrário, cada um quer saber quanto vai levar desse novo Eldorado líquido.

    Com tantas cabeças ocas no comando do nosso Brasil, realmente, dá pena e medo do nosso futuro.

    Bjos, bom domingo,

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  4. ANA CÉLIA DE FREITAS.domingo, 30 maio, 2010

    Boa tarde Pessoal...
    Edward você como sempre teve uma atitude correta, e tenho certeza que agora os engraçadinhos vão procurar outro local para fazer suas piadinhas sem graça,afinal descobriram que este é um espaço sério, democrático e cultural.
    Texto explêndido,realista e bastante reflexivo.
    É meus amigos, essa vergonha que é o Brasil e a politicagem é velha, o pior é saber que a cada dia vai piorando mais, e a cara de pau aumentando, hoje esses políticos ladrões usam e abusam do poder, e não estão nem ai para os eleitores,fogem de todas as maneiras,e quando menos se espera, lá estão eles,angariando votos com sorrisos e carinha de anjos,o pior é saber que o povo ainda cai nessas sujeiras.
    E para ser sincera, nunca tive um partido no qual eu preferisse, voto no candidato,sei muito bem em quem votei nas últimas eleições,procuro estar a par dos acontecimentos dos políticos,mas analisando as atuais candidaturas,não me animo com nenhuma,vou analisar com mais parcimônia,mas já aconteceu de haver eleições em que ficava entre dois ou mais candidatos,mas no momento, estou preferindo nenhum.
    Por isso vejo um Brasil mentiroso, se ele realmente fosse Democrático iria as urnas quem estivesse preparado, ou um bom candidato a escolher, o que para mim, não é o caso.
    O site Transparência Brasil tem um link chamado :Deu no jornal (http://www.deunojornal.org.br/)é um banco de dados relacionado á corrupção, segundo publicado no jornal de ontem é uma possibilidade de pesquisa séria, ou seja, vale a pena conferir.
    Beijos e um ótimo domingo a todos.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  5. Milton Saldanhadomingo, 30 maio, 2010

    Queridas amigas e amigos: apoio totalmente a moderação dos comentários e o Edward de Souza sabe que sempre pedi isso. Pessoas irresponsáveis não podem escrever, principalmente quando acusam sem provas. Pela lei, o responsável pelo blog vai responder. E se o autor da sandice se esconder em nome falso será mais complicado ainda. Aliás, acho isso uma covardia, opinar livremente sem mostrar a cara, o nome real. Coisa típica de quem sabe de suas limitações e teme a exposição pública. Fica fácil usar uma máscara, porque sabe que dirá asneiras e ficará a salvo. Toda vez que a moderação é abandonada o blog desanda. E pior: existem frustrados que agem assim de forma intencional. Democracia e livre pensamento são valores sagrados que não podem ser confundidos com armação rasteira e baixo nível.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  6. Milton Saldanhadomingo, 30 maio, 2010

    Caros: sobre o ótimo tema hoje abordado pelo Edward de Souza, tenho concordâncias e discordâncias. Seria longo discorrer sobre cada tópico, não faria essa maldade com vocês. Concordo na avaliação do governo Dutra, quando o país retrocedeu. Dutra promoveu também o fechamento dos cassinos, por pressão da Igreja. Durante anos critiquei isso, até que certo dia mudei de opinião, ao entender que o jogo, em qualquer modalidade, é controlado por máfias internacionais, crime organizado. Hoje, acho que a medida foi correta. Tive pessoa da familia viciada em bingos e sei a tragédia que isso representa. Nesse detalhe, pelo menos, Dutra acertou. Não sou também tão pessimista quanto o final do artigo do Edward. Mesmo com todos os problemas, corrupção e bobagens que o Lula seguidamente fala, é inegável que o Brasil melhorou em vários pontos de alta relevância. Quem pode negar, por exemplo, que a política econômica não esteja dando certo? É só acompanhar os índices econômicos. O nível de emprego vem melhorando, inclusive na indústria. O Bolsa Familia, gostem ou não, torçam o nariz ou não, com direito a todo elitismo, vem permitindo o combate à fome. Passem fome dois dias e depois venham criticar isso. Duvido que não mudem de opinião. Na recente crise internacional, o Brasil se saiu muito bem. Tivemos renúncias fiscais corretas e no nascedouro da crise. Isso manteve a produção e consumo aquecidos. Quem, bem informado e sem paixão infantil, pode criticar as medidas adotas? Até a oposição admitiu que a crise foi bem contornada. Na política externa temos postura independente e que nos abre mercados promissores, sem o cabresto, como ocorreu por várias décadas, dos Estados Unidos. Mesmo subtraindo algum erro pontual, eventual exagero, dou 10 para a política externa, porque isso, em termos geopolitícos e macroecnômicos, significa mercados para nossa produção de produtos primários e manufaturados. Alinhamento automático, como no passado, só nos traziam prejuízos. Um exemplo: o Brasil não podia vender veículos para países do antigo bloco socialista, que desejavam comprar, porque isso desagradava ao patrão lá do alto do mapa. Só que eles negociavam. E nós perdíamos divisas e empregos. Mais: as reservas cambiais brasileiras são altíssimas, com larga folga, lastreando a economia. Podemos e devemos criticar o governo. Este e todos os outros, de qualquer partido. Só não podemos ser cegos, nem pecar por falta de informação.
    Beijos a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  7. Olá meu amigo/irmão

    Boa tarde

    Seu artigo de hoje deu uma volta pela história contemporânea política brasileira. As mazelas desonestas de todos os governos.
    Se analisarmos profundamente os considerados mais e menos desonestos, vamos verificar que o Brasil sempre foi empurrado pela barriga.
    A indicação do Dutra para ser presidente foi uma manobra do ditador Vargas. Com isso ele preparou sua volta ao poder como presidente eleito.
    O que se seguiu, foi um desastre total. Suicídio, tentativas de golpes e um presidente mineiro que levou a falência os institutos de previdência (dinheiro usado na construção da capital federal). Um egocêntrico tentando passar para história como o construtor da faraônica Brasília.
    Depois outro que tinha tudo para fazer um bom governo. Eleito com maioria esmagadora decepcionou seus eleitores. Outro egocêntrico.
    O que o sucedeu foi um títere usado pela ultra-esquerda brasileira. Fica a pergunta: O Brasil teria se tornado um país comunista se as forças armadas não houvessem intervindo? Che Guevara na América do Sul, os comunistas treinados em Cuba, Coréia do Norte, Rússia...
    O maior erro de o chamado governo militar foi depois do “golpe” não ter convocado eleições gerais.
    Tivemos até um ensaio de parlamentarismo. O primeiro ministro foi mais um mineiro que hoje é endeusado por nada ter feito.
    Quase trinta anos depois da chamada abertura democrática, o que se vê é o que ai está e sempre esteve.
    Hoje, quando as eleições se aproximam, dois candidatos aparecem como sucessores de um governo populista e manobrado por uma esquerda festiva e corrompido.
    O Jornal o “Estado de São Paulo” e outros trazem hoje matérias e cartas dos leitores sobre a negativa de Aécio Neves ser candidato a vice de Serra. Sito aqui uma dessas cartas (são inúmeras): “Aécio Neves confirmou que não será o vice de Serra e vai concorrer ao Senado. Neste momento de importância decisiva para novos rumos da Nação, a vaidade do ex-governador mineiro sobrepõe-se ao imperioso patriotismo. Muito provavelmente o presidente Lula e sua candidata vão, sorridentes, agradecer a decisão de Aécio”.
    No meu entender, onde se lê patriotismo, deveria ser fidelidade.
    Esse exemplo sempre foi o que aconteceu na política brasileira. O que interessa é eu, o resto... O resto que se dane.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Edward, vale a pena sempre ler com atenção o que vc escreve, texto excepcional. O Brasil continua sim, dando medo, até porque pode cair no comando de uma mulher, cujo passado, não a recomenda para um cargo de dirigente de uma Nação como o Brasil. O jornalista Milton Saldanha afirma, até com razão, que não devemos ser pessimistas. Olha, Milton, sou uma nutricionista e não tenho experiência para discutir política com você, um jornalista renomado. Na verdade, nisso eu concordo com você, tivemos avanços na economia e em alguns setores industriais, mas isso nos deixa bem longe de nações com potencial para crescer como a China, a Índia, o Japão, tudo porque nossa riqueza fica sempre na mão de uma elite que absolutamente não está preocupada com o país, mas sim com seu caixa particular. Esse um dos graves problemas do Brasil.

    Milton, não posso concordar com você quando apóia o bolsa-família e diz que só reprova esse programa quem nunca passou fome. Como acreditar que míseros 90 reais sustentam uma família? É preciso, Milton Saldanha, ensinarmos a pescar e não dar o peixe de bandeja, só assim vamos ter um País aonde seus filhos vão se sentir orgulhosos em ter vencido com o suor do seu rosto, não a troco de esmolas que, sabemos, nada mais serve que angariar votos para o partido que está no Poder e quer continuar. Vivemos e consumimos sonhos. É preciso encarar a realidade para que nosso País seja realmente forte.

    Bj

    Tânia Regina – Ribeirão Preto – SP.

    ResponderExcluir
  9. Isso aí, Edward, gostei do seu texto, largou o sabugo sem medo de ser feliz. Porisso que sempre digo, você é o Kajuru do nosso blog (chiiiiiiii), tem moderação, serei aprovado?). E a Tânia tem razão, também discordo do Milton Saldanha sobre a tal bolsa dos famintos. Certo, Tânia, é que O valor da tal bolsa família varia entre 22 a 200 reais, dependendo do número de filharada que o sujeito tem. Quando mais filho tiver, maior o valor do dinheiro.

    E não adianta querer fazer 20 filhos para aumentar a esmola, porque o máximo que esse programa paga é por até 3 filhos. Nessas horas é que percebe-se que o sexo é tão bom, e o nosso país é conhecido internacionalmente como a terra do oba-oba. Muitos dizem que quem está por trás disso é a Rede Globo, SBT e Record, para poder manter seus principais consumidores em casa, sem fazer nada, vendo as fofocas da Hebe, o descarrego do Edir Macedo e a vovó vender o netinho na novela das 8.

    Deixando de lado a brincadeira, sabemos que quem paga as tais bolsas famélicas é a patética classe média, com as tarifas altíssimas dos impostos, taxados na compra do carro zero, nas despesas do cartão parcelado, no financiamento vitalício da casa própria, no consumo de luz, nas despesas com o provedor da internet, ou no consumo de qualquer porcaria, para que alguém tenha grana para fazer filho.

    ABÇS

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  10. EDWARD. Um abraço.
    Imagino que como eu, as pessoas desejam um voo em céu de brigadeiro, sereno, sem turbulências com a forração macia de branco algodão. Nos mares, imagino que todos devam apreciar calmaria dos ventos e águas. No ar o nímbo-cúmulo provoca mal estar e desagrada.
    Acertada sua busca em tornar ainda melhor o que já é bom: Seu blog.
    Muito bom seu texto do domingo alertando no momento exato por reflexão madura.
    Os comentários são a graça dos temas ao abrir discussão sempre deixando resultado positivo.
    J. Morgado analisa com maturidade e equilíbrio as questões colocadas por você. Inquiri sobre algumas dúvidas com bastante propriedade sobre a luz da razão. Este é um comportamento, hoje, muito necessário ao Brasil.
    Fico integralmente com J. Morgado. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  11. Realmente, do jeito que estava não poderia continuar. Apoio totalmente a moderação, pois até pornografia já estava rolando!
    Com relação à política, declino-me de discutir, pois já ando em baixo astral nos últimos dias.
    Edward, que teu blog siga com o mesmo sucesso de sempre e prestigiado por todos esses colegas de bom saber.
    Forte abraço
    João

    ResponderExcluir
  12. Oi Edward, faz um bom tempo que vc não nos brinda com suas crônicas, mas quando escreve gera muita polêmica, como o caso da bolsa-família que se discute aqui. Falar em bolsa-esmola, acabei de ler um artigo informando que atualmente saltou de 8 para 20 milhões de pedintes. É para se perguntar: isso é conquista social ou socialização da miséria?

    Que história é essa de fantasmas no Palácio da Alvorada, Edward? Saiu esse comentário? Da forma como você colocou, apesar da seriedade do assunto, dificil deixar de rir, ainda mais quando escreveu que JK aparece de meias e Jânio conversa com Lincoln, no Palácio das Assombrações (rsrsrsrsrsrs). Será que o pessoal não anda bebendo muito por lá?

    Bjs e adorei ler sua crônica!

    Giovanna - Unifran - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  13. Meu caro amigo Edward de Souza, eu também apóio a sua iniciativa de moderar os comentários.
    A maior injustiça é julgar alguém sem dar a chance de se defender.
    Tem muitas pessoas com uma ou mais identidade usando esse espaço, e colocam a totalidade da culpa em mim.
    Caso você queira postar esse e outros comentários meus, fique a vontade, só não vou me deixar levar pela alienação que agrada os ouvidos, mas incrimina a alma.
    Eu tenho uma visão totalmente diferente dos demais, e não sacrifico os meus pensamentos para agradar ninguém.
    Caso eu não for aceito, é só não postar esse comentário, ai eu juro que te abandono de vez.

    Padre euvideo.

    ResponderExcluir
  14. Prezado padre Euvideo!

    Por isso os comentários serão moderados, porque sei que outras pessoas estão investindo pesado contra este blog, usando palavras de baixo calão, como disse acima o amigo escritor João Gregório. Seus comentários serão aceitos, claro, e seus comentários, desde que coerentes, como acontece muitas vezes, serão postados depois de analisados por mim ou outra pessoa de nossa equipe. Discordar, Padre, faz parte do jogo da democracia e pode fazer isso quantas vezes quiser, sem problemas. Nenhum texto é postado aqui para se dizer amém, pelo contrário. Polêmica é bom e deve existir. O que não vamos mais permitir são as discussões pessoais e troca de insultos, usando palavrões que ofendem muitos(as) de nossos leitores(as). Espero que minhas amiguinhas da Metodista, que desapareceram, entendam isso e voltem a nos dar força neste espaço. Já enviei e-mails para algumas e estou no aguardo das respostas ou de suas presenças aqui.

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  15. Por que será que o Brasil está crescendo?
    Será que é por que somos bonitos?
    Não, não é por isso. O Brasil está crescendo por que as grandes multinacionais não encontram mais os mesmo campos de faturamento nas chamadas potencias como era antes.
    Nos países desenvolvidos, ninguém quer mais dois
    automóveis, dois filhos, enfim diminuíram o consumo drasticamente, ai eles vem para o Brasil.
    Aqui é o eldorado! Enquanto você compra no exterior um carro zero, modelo luxo com todos os opcionais por quinze mil dólares, aqui um similar não sai por menos de setenta mil reais.
    O faturamento dessas empresas aqui é astronômico com relação a outros países.
    Os dólares que eles adquirem através dos suores dos pobres brasileiros, eles garante o futuro deles em paraísos fiscais, mas o pobre dos reais que eles acumulam, vão adquirindo terras e mais terras do nosso sagrado solo, tornando-se grandes latifundiários.
    A cada época os políticos vão encontrando um meio mais eficaz de vender o Brasil.
    Mudando se assunto, se deixarmos de construir as hidroelétricas, salvaremos milhares de macaquinhos inocentes, más colocaremos em risco milhões de semelhantes.
    Se tiver alguém que terá que pagar para que o futuro aconteça, que sejam os macacos, mas salvem a raça humana.

    Padre euvideo.

    ResponderExcluir
  16. Edward, sei que muito do que você escreveu é correto, mas acho que ainda existem esperanças para nós brasileiros, donos da arma poderosa do voto. Bem exercido e entregue para políticos de boa índole e capazes (sei que tem muitos ainda no Brasil), podemos mudar a cara do nosso país. Ninguém tocou no assunto, mas cito aqui o Projeto Ficha Limpa, aprovado há alguns dias no Senado. E por unanimidade. Já aprovado na Câmara dos Deputados, a decisão deve ter provocado surpresas, pois onde comanda Sarney, Renan, Mão Santa e um grupo de notáveis, esperava-se um desastre político. Mas prevaleceu na decisão o clamor público a favor da degringolada.

    Uma vitória do cidadão que vive do seu labor duro e honesto. No entanto, tudo só vai valer para sentenças depois que a lei for promulgada. E aí até o Maluf pode se candidatar. Esse o maior problema, Edward. No Brasil, é assim. Castigar políticos corruptos é dificílimo. Porém, nenhum brasileiro bem informado de como se faz política neste País, por certo não esperava nada do Senado. O projeto teria a gaveta prontinha, e a chave à espera do fecho fatal. Mas prevaleceu o grito popular em uníssono. E agora? O que acontecerá? Quem tiver contas na Justiça cairá como um mamão maduro. Errou, vai pagar. Roubou, vai devolver. Se renunciar, perde o mandato e fica inelegível. Até aqui, vamos ver, foi divino.

    Bjos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Edward, como sempre seu texto é fantástico e concordo com muitos pontos abordados em sua crônica. Mas devo discordar de vc e de muitos leitores que são contra o bolsa-família e concordar com o Milton Saldanha. Antes, devo salientar que esse benefício deveria ter uma fiscalização melhor. Pecou por não ter um plano claro de como tirar o povo dessa situação, fato, mas ainda assim foi importante para demonstrar ao País que existe uma camada significativa da população em situação de completa miséria. O governo deveria, obviamente, ter investido em políticas de emergência, frentes de trabalho e capacitação, que reverteria em salário. Assim como deveria haver a contrapartida de colocar os filhos na escola para receber o benefício. Porém, é preciso pensar nas pessoas que moram no interior do País, que não tem condições para se sustentar, ou trabalham de sol-a-sol e não ganham nem R$ 100,00 por mês. É para estas pessoas que o programa foi idealizado. Talvez até tenha um fundo eleitoreiro, mas pela primeira vez na história do Brasil os benefícios estão indo para a população teoricamente mais carente e não para empresas e classes privilegiadas…

    Bjos, adoro quando vc escreve!

    Daniela – Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  19. Juninho, embora eu entenda que sua postagem, instantes atrás, tenha sido uma brincadeira feita com o Professor João Paulo, eu deletei seu comentário, que eu mesmo autorizei, até porque, diante das explicações do Mestre não teria mais sentido deixá-la, concorda? E juro que não vou lhe perguntar quanto foi o resultado de Corinthians e Santos neste domingo, tá bom? Prometo!

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  20. Olá Amigos

    Bom dia

    Transcrevo abaixo uma notícia publicada no Estadão de ontem (30). “Depois de dobrar preço do minério em abril, Vale terá novo aumento de 35%”.
    “Do couro sai à correia”, diz o dito popular.
    É apenas um exemplo de onde sai os tais benefícios para a camada mais pobre da população brasileira.
    O que isso sugere?

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  21. Edward, bom dia. O sucesso desperta inveja e a maledicência é a ferramenta dos incapazes. Vá em frente, você está certo. Só uma observação, corrija-me se estou enganada: uma tropical Atlântica ou Atlândida? beijos

    ResponderExcluir
  22. É Gabriela, realmente foi uma grande vitória a aprovação do Projeto Ficha Limpa e isso muito se valeu por força da Internete, somente a Avaaz.org , amealhou mais de um milhão de assinaturas a favor do Projeto. Pena que só valerá para os "candidatos de primeira viagem" e após a condenação por, pelo menos 2 juízes. Mas, foi extremamente positivo para o astral dos brasileiros.
    João

    ResponderExcluir
  23. Meus caros: desculpem minha franqueza, é do meu estilo: num país onde diariamente somem montanhas de dinheiro no ralo da corrupção (de Brasília à menor prefeitura), onde o dinheiro público é mal aplicado, das mordomias absurdas dos poderosos, vejo como um insulto aos meus sentimentos e de todos os humanistas questionar a doação de 90 reais a uma família miserável. Já entrei em favela, vi a mesa de algumas familias e chorei. Prefiro que o dinheiro dos impostos que pago vá para o Bolsa Família do que para as contas em paraísos fiscais dos malufs e sarneys deste país.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  24. Ilca, boa tarde e desculpe-me pelo atraso na resposta. A segundona é brava para o meu lado. Olha, Ilca, consta (lenda) que Atlântida era uma ilha no continente submerso da Atlântica. Daí... Vou deixar em discussão. Vamos ver o que acha a Nivia Andres, Milton Saldanha, J. Morgado, João Gregório, Professor João Paulo de Oliveira, Cris Fonseca e demais amigos e amigas que participam do blog. Pra mim, tanto faz usar o "Continente perdido da Atlântica", como também: "Atlântida - a cidade desaparecida", este último mais conhecido.

    Bjos e na quarta vamos ter mais um capítulo da Série "Memória Terminal", de José Marqueiz, não se esqueça.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  25. Bom, de minha parte, sempre soube que o Continente e sua capital foi denominada por ATLÂNTIDA, por Platão, que localizou-o numa área, submersa, próxima ao Estreito de Gilbraltar.
    Salvo melhor palpite, rsrs
    João

    ResponderExcluir
  26. Olha Edward, Atlântida ficava no extinto continente de Lemuria.
    Os Egípcios os Astecas, os Maias eram lemurianos.
    O continente foi submerso a quatorze mil anos atrás com a acomodação das águas dos mares devido à inversão dos pólos magnéticos terrestres, e a inclinação do eixo da terra em 26,3 graus, hoje a inclinação do globo é 23,6.
    O fato aconteceu na época de Noé.
    A previsão é que o eixo da terra está prestes a verticalizar, ficar paralelo em relação ao eixo do sol.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  27. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 31 maio, 2010

    Olá Pessoal.
    Também gosto de ser franca, claro que o Lula errou em alguns aspectos, mas como bem disse o Milton Saldanha, ele tem seus méritos.
    Falar mal do bolsa família é fácil, mas convenhamos,para aqueles que estão passando fome, ele faz a diferença,quem critica a bolsa família deveria criticar primeiro, os dólares na cueca, na mala, na meia, os desvios, que falando sério não começou na era Lula, Sarney, FHC e outros contavam com essas vergonhas.
    Qual o Presidente que dava subsídios para a compra de um imóvel? Quantas pessoas conheço que sonhavam com a casa própria e só agora conseguiram realizar o sonho?A facilidade é bem maior do que em outras administrações.
    Deixo claro qu não sou daquele ou desse partido,analiso bem antes de votar e escolho o candidato e não o partido.
    Beijossssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  28. O Professor João Paulo acertou em cheio. Essa foi minha intenção ao escrever aquela frase no final do texto. Brasil, País tropical, situado no Oceano Atlântico, nada a ver com a Atlântida - cidade desaparecida. Ocorre que não havia entendido a pergunta da Ilca, para quem enviei e-mail esclarecendo a dúvida.

    Meus agradecimentos a todos vocês. Mais de 550 comentários numa postagem de domingo, não poderia acontecer nada melhor.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir