sexta-feira, 2 de abril de 2010

CONTOS & CRÔNICAS DE PÁSCOA
PÁSCOA,

UMA TRADIÇÃO MILENAR

Marcelo Henrique assim se expressa em um artigo publicado na internet: “...Historicamente, a Páscoa é a junção de duas festividades muito antigas, comuns entre os povos primitivos, e alimentados pelos judeus, à época de Jesus. Fala-se do "pesah", uma dança cultural, representando a vida dos povos nômades, numa fase em que a vinculação à terra (com a noção de propriedade) ainda não era flagrante. Também estava a "festa dos ázimos", uma homenagem em que os agricultores sedentários faziam às divindades, em razão do início da colheita do trigo, agradecendo aos Céus, pela fartura da produção agrícola, da qual saciavam a fome de suas famílias, e propiciavam a troca nos mercados da época. Ambas eram comemoradas no mês de abril (nisan) e, a partir do evento bíblico denominado "êxodo" (fuga do povo hebreu do Egito), em torno de 1445 a.C, passaram a ser referenciadas juntas. É esta a Páscoa que o Cristo desejou comemorar junto dos seus mais caros, por ocasião da última ceia. Logo após a celebração foram todos para o Getsêmani, onde os discípulos invigilantes adormeceram, tendo sido o palco do beijo da traição e da prisão do Nazareno.

No entanto, há outros elementos "evangélicos" que marcam a Páscoa. Isso porque vinculações religiosas apontam para a quinta e sexta-feira santas, o sábado de aleluia e o domingo de Páscoa. Os primeiros relacionam-se ao "martírio", ao sofrimento de Jesus – tão bem retratado neste último filme hollywoodiano (A Paixão de Cristo, segundo Mel Gibson) -, e os últimos, à ressurreição e a ascensão de Jesus.
.
No que concerne à ressurreição, podemos dizer que a interpretação tradicional aponta para a possibilidade da mantença da estrutura corporal do Cristo, no post-mortem, situação totalmente rechaçada pela ciência em virtude do apodrecimento e deterioração do envoltório físico. As igrejas cristãs insistem na hipótese do Cristo ter "subido aos Céus" em corpo e alma, e fará o mesmo em relação a todos os "eleitos" no chamado "juízo final", isto é, pessoas que morreram pelos séculos afora, cujos corpos já foram decompostos, se reaproveitados pela terra, ressurgirão, perfeitos, reconstituindo estruturas orgânicas, no dia do julgamento, onde o Cristo separará justos e ímpios.
ESTE ARTICULISTA ESPÍRITA TEM RAZÃO!

Deus nosso Pai, ao contrário dos seres humanos, não viola suas próprias leis. “Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.” (Kardec).

A Igreja católica criou muitos dogmas para enriquecer ou confundir os crentes que se aglutinaram em torno da mensagem de Jesus. Para atingir seus objetivos não hesitaram em embaralhar as mentes ingênuas de um povo que na época, não sabia ler. Um privilégio para o clero e mais alguns poucos.

Com isso, criou-se a raiz de muitas tradições que hoje se faz presente em todo o mundo. A malhação do Judas, por exemplo, foi trazida pelos portugueses e espanhóis. Uma tradição que antecede o “Domingo de Páscoa” e denominada “Sábado de Aleluia”. O fato em si é estúpido e cruel. As pessoas não sabem o que estão fazendo. Deus Amor e Jesus todo Perdão jamais incutiriam na humanidade gestos ou atos de ódio.

Entretanto, ao que parece, no Brasil, a malhação do Judas acabou gerando um ato de protesto contra pessoas ou situações que desagradam à população. Mas, a situação ainda é de ignorância. O ódio e atos de revolta um dia deixarão de existir.
.
Os espíritas têm uma visão diferente das demais doutrinas cristãs. Por ser esse dia tradicional ele é respeitado como também são respeitadas todas as filosofias que praticam ou divulgam o bem.

A questão de renovação, para o espírita, é algo a ser feito diariamente e não apenas celebrado (ou relembrado), ou seja, no Natal ou na Páscoa. De acordo com o Evangelho Segundo o Espiritismo, o verdadeiro espírita é reconhecido por sua transformação moral e pelos esforços que empreende para domar suas más inclinações.

Os ritos e crenças das igrejas cristãs devem ser respeitados. Afinal, entende-se que essa foi a forma que a humanidade encontrou para fazer uma reflexão sobre os ensinamentos de Jesus e atentar para o “AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO.”
-------------------------------------------------------------------------------------
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista: jgarcelan@uol.com.br
------------------------------------------------------------------------------------

39 comentários:

  1. "...Tomorrow is another day" (Scarleth). A esperança no amanhã dá o sentido para nossa vida. Em matéria de religiões e crenças, é tudo muito incerto. Por via das dúvidas, sou mais propenso ao que prega a doutrina espírita sobre a renovação e aprimoramento diário. Se não for a doutrina correta, ao menos tornamos nossa vida terrena mais leve e digerível.
    Tenham um bom final de semana.
    João Batista Gregório

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, meu querido amigo-irmão J. Morgado! Dizer que sua crônica mais uma vez está excelente é chover no molhado. Depois de acompanhar com atenção seu texto, parei e li duas vezes o tópico final, quando você escreve: "Os ritos e crenças das igrejas cristãs devem ser respeitados. Afinal, entende-se que essa foi a forma que a humanidade encontrou para fazer uma reflexão sobre os ensinamentos de Jesus e atentar para o “AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO.”

    Nada mais perfeito seu ponto de vista. O que vemos hoje em dia é briga entre religiosos, não admitindo que se respeite a Sexta-Feira Santa, que o outro respeite o sábado, que se coma carne porco ou então que adorem imagens de esculturas. Concordo com você, Morgado. Os ritos e crenças devem ser respeitados. E você acertou também ao acrescentar que essa foi uma forma que a humanidade encontrou para refletir sobre os ensinamentos de Cristo.

    Longe da remissão da celebração de uma festa pastoral ou agrícola, ou da libertação de um povo oprimido, ou da ressurreição de Jesus, possa essa Sexta-feira Santa e a Páscoa ser encarada por nós como a vitória real da vida sobre a morte, pela certeza da imortalidade, porque a vida, em essência, só pode ser conceituada como o amor, calcado nos grandes exemplos da própria existência de Jesus, de amor ao próximo e de valorização da própria vida.

    Um forte abraço, querido irmão J. Morgado e a todos deste blog...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigos

    Momentos de reflexão é uma prática que deve ser adotada freqüentemente.
    Jesus nos ensinou um caminho para que pudéssemos ser felizes.
    Infelizmente, a humanidade ainda freqüenta a “Porta Larga”, um corredor que dá prazer materialista e efêmero. Daí, as tragédias particulares, íntimas e gerais.
    Vamos comer nossa bacalhoada e comer ovos de páscoa, mas, conscientes que o mundo sofre demasiadamente por nossa incúria.
    O que será que podemos fazer para melhorar isso? No mínimo transitar vez ou outra pela “Porta Estreita”!

    Um abraço a todos e Paz na Terra a Humanidade.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  4. Páscoa é ser capaz de mudar,
    É partilhar a vida na esperança,
    É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.

    Páscoa é dizer sim ao amor e à vida,
    É investir na fraternidade,
    É lutar por um mundo melhor,
    É vivenciar a solidariedade.

    Páscoa é ajudar mais gente a ser gente,
    É viver em constante libertação,
    É crer na vida que vence a morte.

    Páscoa é renascimento, é recomeço,
    É uma nova chance pra gente melhorar
    As coisas que não gostamos em nós.

    Para sermos mais felizes por conhecermos
    a nós mesmos mais um pouquinho e vermos
    Que hoje somos melhores do que fomos ontem.

    Uma boa Páscoa, Senhor J. Morgado. Aceite meus cumprimentos pela crônica

    Arlene Medeiros - Ponta Porã

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde J. Morgado, como o blog é democrático, permita-me discordar apenas quanto a questão de se malhar o Judas. Para mim uma festa tradicional, sem maldade e que ainda hoje existe em muitos cantos do nosso interior e aqui em São Paulo. Uma das mais tradicionais queima do Judas está no Bairro do Bexiga, sempre vou todos os anos ver e carrego junto meus dois netinhos, que se divertem. Famílias inteiras se unem para ver a brincadeira. Dizer que incita a violência é uma bobagem. Violência mostra nossa TV a todo o instante, em seus noticiários sangrentos, suas novelas em que matar e morrer é muito comum. Violência está estampada em capas de jornais e revistas, no nosso dia-a-dia. Não seria a malhação do Judas, uma vez por ano, que incentivaria nossos pequenos a ser violentos. Vamos encarar a malhação do Judas como uma das nossas tradições, uma brincadeira, nada mais que isso.

    Obrigado e boa Páscoa a você e a todos os amigos do blog!

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  6. J. Morgado boa Páscoa.
    Quando econtrei seu texto e o degustei com prazer, já havia lido no Comércio da Franca um outro assinado por amigo espírita o Felipe Salomão.
    Notei muita identificação entre os dois. Ambos carregam um principio filosófico para ser cuidado por todas as pessoas.
    Em seu texto um principio de respeito é destacado em relação a outras crenças. Felipe tambem coloca o mesmo comportamento quando cita "Jesus não falou em centros,templos, igrejas, assembleias.Disse, apenas,que é preciso vivenciar a lei do amor".
    Felipe ao lembrar que hoje 2 de abril Francisco Cândido Xavier,se encarnado faria 100 anos, com expressivo equilibrio e dignidade destaca figuras que praticaram absoluta doação:Dr Albert Schweitzer se isolando no Gabão para se dedicar a populações pauperrimas.Madre Thereza de Calcutá,a admirável baiana Irmã Dulce, todos cumprindo em nome de Crisro benigna missão.
    Que beleza tal elevação espiritual em respeiro e fraternidade.
    Notei com alegria a identificação entre vocês, atitude que deveria ser assumida por todos os povos da terra.
    Parabéns amigo.

    ResponderExcluir
  7. Eu não consigo entender como as pessoas podem comemorar a morte de alguém muito querido com todos os requintes e detalhes de crueldade!
    Já pensaram se fosse costume da humanidade em todos os aniversários da morte de algum parente querido fosse feita a simulação dos transpasse?
    Por exemplo: Alguém perdeu o pai que foi morto por um bandido com trinta facadas.
    Todos os aniversários de morte do pai, a família fizesse a encenação do bandido arrastando pai pelas ruas, e em cada parada ele desse umas quatros ou cinco facada no infeliz.
    Cada estação da agonia do pai era lembrada com uma oração mecânica sem nenhum teor espiritual.
    Até que no final do holocausto uma facada certeira atingira-lhe o coração em cheio, e esse pobre mortal deixaria a vida física com todas as pompas que a agonia lhe ofereceu.
    O mesmo acontece com Jesus cristo.
    A nossa ignorância ainda não nos deixa ver alem dos pobres sentidos físicos.
    Nem a ressurreição do cristo foi o suficiente para cimentar o que ele nos ensinou, que devemos amar a Deus em espírito e verdade. Ou ainda falava com convicção, “meu reino não é desse mundo”.
    Tanto não era desse mundo, que a maior prova disso é a desintegração atômica registrada apenas pelas gravuras tridimensionais que marcaram o santo sudário, e que o homem até hoje não tem tecnologia para fazer igual, ou mesmo entender o porquê.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  8. Padre Euvideo, meus parabéns, o Senhor se superou. Sabe que eu nunca tinha pensado nisso em minha vida? E tem toda a razão. Todos os anos na TV, cinema, jornais, em teatros de rua, a encenação da cruel morte de Cristo, carregando uma coroa de espinhos, sangrando pelo rosto todo, sendo barbaramente chicoteado e crucificado. A brincadeira da malhação do Judas é café pequeno diante dessa cena terrível que nos obrigam a ver todos os anos. E usam argumentos de que mostrar toda essa maldade praticada contra Cristo é necessário para que as pessoas se conscientizem do sofrimento Dele para nos livrar de todos os pecados. O Senhor tem razão, Padre, isso não é mais necessário. Basta os ensinamentos deixados por nosso Mestre, chega de tantas cenas de violência.

    Uma boa Páscoa a todos!

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  9. Sr. J. Morgado

    Linda sua crônica desta sexta-feira. Como sempre.

    Que Deus o abençoe

    Maria Monge

    Mainque-SP

    ResponderExcluir
  10. Caro J. Morgado: parabéns pela crônica. Da sua série toda, achei a melhor, porque é esclarecedora e contém um convite sutil à reflexão de bom-senso. "Os ritos e crenças devem ser respeitados", afirma nosso querido Edward de Souza. Não sei ainda se concordo ou discordo. Pois algo me intriga: e se for um rito tribal, que envolve sacrifício de animais ou até de seres humanos? Pasmem, isso já foi denunciado em pleno Século 21. E se determinada "religião" eleger a galinha como ente sagrado? Como aceitar que a vaca seja sagrada, como acontece na India? É lícito ser condescendente com coisas tão primitivas? Onde ficam os limites do aceitável e do inaceitável?
    Beijos a todos e feliz Páscoa!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  11. Primeiro cumprimento J. Morgado por mais essa crônica de muita reflexão postada nesta Sexta-Feira Santa. Depois quero dizer que concordo com o Padre e com a Andressa. E conto aqui uma passagem que aconteceu comigo, quando tinha apenas 5 anos de idade. Numa Sexta-feira Santa como hoje, passava na TV Globo um filme, que se não me engano, tinha o título de "A Paixão de Cristo", ou alguma coisa semelhante. Minha mãe colocou-me sentadinha frente a TV e me disse que eu iria aprender a gostar de Cristo, depois de ver tudo o que ele passou para nos salvar. Quando o filme acabou eu estava aterrorizada e sem entender porque todo o sofrimento de Jesus iria me salvar. Nem poderia entender, com apenas 5 anos. Chorei muito e não dormi a noite. Mamãe se arrependeu de ter me obrigado a ver o filme, tentou brincar comigo nos dias posteriores, mostrando programas de desenhos animados, me presentando com brinquedos, mas no fundo, no fundo, acabou percebendo que toda aquela crueldade praticada contra Cristo me marcou profundamente. E muito, que tanto ela como eu, sempre estamos nos lembrando dessa passagem. Quando tiver filhos, não os deixo ver cenas assim, isso prometi. Vou ensiná-los a praticar o bem, acreditar em Deus e no que Cristo sempre pregou e basta! Não quero que fiquem traumatizados com aquelas cenas brutais contidas nestes filmes, como aconteceu comigo.

    Bjos, bom final de semana e uma ótima Páscoa!

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  12. Meu amigo Saldanha

    O limite do aceitável e o não aceitável dependem da evolução de cada povo ou ser humanos.
    Os indígenas antropófagos comiam carne humana. A crença era a de adquirir a força física do inimigo abatido.

    Um enorme e fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  13. Prezado amigo-irmão Milton Saldanha. Foi exatamente pensando como J. Morgado, no comentário acima, que eu disse concordar que "os ritos e crenças devem ser respeitados". Tudo dentro do aceitável. Por exemplo, sem retroceder no tempo e esquecendo os canibais e outras crenças absurdas, como essa da Índia onde a vaca é sagrada, temos hoje uma religião (permitam-me omitir o nome), que não aceita transfusão de sangue. Casos aconteceram que membros dessa religião deixaram o filho morrer, mas não permitiram que fosse feita a transfusão de sangue. Está claro, não posso concordar com isso e ninguém de bom senso pode. E você tem razão, Milton, em pleno século XXI, ainda ouvimos notícias de crenças que extrapolam o limite do aceitável. A Índia, um País paupérrimo, que tem um palácio construido em ouro maciço, mas também o povo passando fome, é esse exemplo, idolatrando uma vaca, pode? Não posso concordar com esse tipo de crença, está claro. Uma coisa só, meu irmão Milton Saldanha. Se algum País passar a idolatrar a galinha, mudo pra lá no mesmo dia, com a certeza que não encontrarei a carne em cardápio algum. Detesto carne de frango (arghhhhhhhh...).

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  14. Olá Amigos

    A intolerância religiosa ainda é um dos maiores entraves na evolução do homem.
    Vejam parte da notícia publicada na UOL de hoje.

    “A ausência de grande parte dos titulares santistas em uma ação solidária promovida pelo clube causa polêmica. Líder do grupo que se recusou a descer do ônibus para entregar ovos de Páscoa para os pacientes da casa Lar Espírita Mensageiros da Luz, em Santos, na tarde de quinta-feira, Robinho apontou motivos religiosos como responsável pela atitude, e diz não estar arrependido”.

    Sem mais comentários.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Juliano !!!!

    Acabei de chegar da estreia do filme do Chico Xavier, me impressionou, que coisa linda, que trabalho que foi feito, maravilhoso!
    Fiquei encantado em poder ver que não havia uma só pessoa no cinema que não estivesse emocionada...
    Aliás, me supreendi mais ainda quando o filme acabou, as pessoas se levantaram ordenadamente e em silêncio (isto realmente me impressionou), se dirigiram a saída, sem atropelos, sem falatorios, realmente calma e serenamente!
    A sessão estava repleta de jovens, velhos, adultos e crianças, casa cheia!
    Não perca esta oportunidade meu velho amigo, vá, veja, sinta, emocione-se...

    Um grande abraço !!!!

    ResponderExcluir
  16. Senhor J.Morgado, sinceramente, gostei muito de sua crônica desta Sexta-feira. Na verdade, sempre leio com muita atenção e carinho todas que escreve, mesmo não seguindo a doutrina espírita, mas tendo por ela muita simpatia. Concordo quando diz que a malhação de Judas mostra ódio e rancor, apesar de muitos acima defenderem essa que chamam de tradição. A Malhação do Judas deveria ser definitivamente banida do nosso meio. Transmitir violência e ódio a troco de quê, chega nossa vida conturbada e violenta...

    Uma Feliz Páscoa ao senhor e família!

    Bruna - UFJF - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  17. Caros Edward e J. Morgado: fico espantado com os absurdos de certas proibições religiosas, como esta aqui lembrada, da transfusão de sangue. Eles também não podem prestar serviço militar, ou seja, se colocam fora da lei. Tem religião que não permite vinho, logo vinho, a bebida de Cristo e seus apóstolos. Qual o sentido de coisa tão babaca? Outra vê pecado em cortar o cabelo das mulheres. Você vai na igreja deles e estão todas com longas tranças, é até bonitinho. Essas coisas mostram a que ponto pode chegar a estupidez humana. Mal comparando: tudo que a novela mostra, em termos de moda, o pessoal corre para comprar no dia seguinte. Fazem questão de ser rebanho. E merecem!
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  18. Maria Emília Nogueirasexta-feira, 02 abril, 2010

    UMA MARAVILHOSA PÁSCOA A TODOS!

    SENHOR NESSA SEXTA FEIRA SANTA
    CONCEDEI A GRAÇA DE QUE POSSAMOS TER UM MUNDO DE PAZ ENTRE OS POVOS, A PARTIR DE AGORA
    QUE NÃO NOS FALTE O TETO SOBRE A CABEÇA, SERVINDO DE ABRIGO
    QUE NÃO NOS FALTE JAMAIS, A COMIDA SOBRE A MESA
    QUE NÃO TENHAMOS INIMIGOS NOS INCOMODANDO
    QUE NÃO HAJA VIOLÊNCIA CONTRA QUEM QUER QUE SEJA
    QUE OS CATACLISMOS NÃO MAIS ACONTEÇAM
    QUE A VIDA SE TORNE MELHOR PARA AS FAMÍLIAS
    QUE O ÓRFÃO ENCONTRE QUEM O CUIDE
    QUE AS MÃES SOLTEIRAS POSSAM SEGUIR EM FRENTE E ACOLHER SEU FILHO COM DIGNIDADE
    QUE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NO VÍCIO, SEJAM TOTALMENTYE RECUPERADAS
    QUE A HUMANIDADE SEJA FEITA, CONFORME A TUA VONTADE!
    PEÇO QUE ABENÇOE A MINHA FAMÍLIA E AS FAMÍLIAS DE MEUS AMIGOS
    QUE CUIDE DAQUELES DOENTES NOS LEITOS DOS HOSPITAIS
    E DOS DOENTES TERMINAIS...
    CUIDA TAMBÉM SENHOR, DE RECUPERAR AQUELES QUE UM DIA SEGUIRAM O MAU CAMINHO
    DA CRIMINALIDADE...
    CUIDA PARA QUE ELES VOLTEM A SER BONS CIDADÃOS, NA SOCIEDADE...
    SENHOR, TE PEÇO AGORA PELA MINHA SAÚDE, QUE NÃO ANDA LÁ ESSAS COISAS, MAS NA VERDADE, NUNCA FOI MESMO...
    SÓ SENHOR ME DÁ FORÇAS PARA CONTINUAR, E VIVER MELHOR...
    CUIDA DS PROBLEMAS FAMILIARES DE CADA UM DE NÓS,
    FINACEIROS TAMBÉM...
    AFINAL, SEM DINHEIRO, NÃO SE PODE VIVER
    CUIDA SENHOR, DAS DORES DAS MÃES QUE PERDEM SEUS FILHOS, E VICE E VERSA...
    CUIDA SENHOR, CUIDA...
    É O QUE TE PEÇO, A HUMANIDADE PRECISA DE TI!
    E EU TAMBÉM... E QUE SEMPRE ESTEJA A SORRIR!

    MARIA EMÍLIA NOGUEIRA - PORTO

    ResponderExcluir
  19. Senhor J. Morgado, vou fazer umas perguntas ao senhor, se puder responder, lhe agradeço.

    1- Já li muito que o corpo de Cristo foi sequestrado, depois de morto, possivelmente pelos apóstolos, o que o senhor pensa sobre isso?

    2- O famoso escritor Van Erick Daniken, autor de "Eram os deuses astronautas", disse recentemente numa entrevista que vai lançar novo livro que deverá ser muito polêmico. Nesse livro, ele levanta a suspeita de que o tal "pombinho" que engravidou Maria era um ser extra-terrestre. Segundo ele, os "deuses" desciam na Terra vez ou outra para procriarem seres especiais que fazim a diferença, como Jesus Cristo e Sansão, este último, também citado no livro como filho de deuses que o procriaram na Terra.

    3- Quem é a Senhora Maria Monge? É parente do Senhor? Ela só vem ao blog quando o Senhor escreve, não? E onde ela mora se chama Mainque?

    Uma Feliz Páscoa ao senhor!

    Juninho - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  20. Morgado permita-me responder essa pergunta feita pelo Juninho a respeito da genética física de Jesus Cristo.
    Juninho me perdoa, mas você é a criatura mais mal informada que eu conheço no que diz respeito à história da humanidade.
    Não existem milagres, e a forma mais fiel da presença de Deus nesse mundo, é a fecundação do óvulo pelo esperma, e conseqüentemente a multiplicação das células, trazendo com elas a sabedoria do ser reencarnaste.
    Se não me falha a memória, no velho testamento está escrito que o messias viria da linhagem de Davi.
    José, pai fisiológico de Jesus era da linhagem de Davi.
    Portanto Maria teve um relacionamento sexual com José, e desse amor nasceu o rei dos reis.
    O sexo entre casais nunca foi uma coisa feia ou profana. O feio e profano é simplesmente o erotismo que criam em torno dele.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  21. Meu caro e gentil amigo Edward de Souza.
    Eu vou ficar no anonimato para não ferir a minha idoneidade aqui nesse blog, já um tanto combalida pela minha postura critica e de pensamentos que ferem as mentes das pessoas comuns de pouca evolução.
    Eu já observei que o senhor tem uma autocrítica muito infeliz, na seleção dos comentários aqui expostos.
    Eu sou um assíduo seguidor desse blog, portanto tenho observado que alguns comentários excelentes são eliminados por não agradar a vossa excelência que age com mão de ferro ferindo a ação democrática da liberdade de expressão.
    Só comentários que agradam os ouvidos dos articulistas é que são postados, aqueles que não estão de acordo com os textos, são excluídos em uma velocidade bem maior do que a confecção do mesmo.
    Ai eu fico pensando, a sua ação antidemocrática, só deixa o que lhe convém.
    Esse tal Juninho foi muito infeliz nesse ultimo comentário exposto aqui hoje.
    Ou você estava dormindo, ou é inimigo do Morgado, porque nunca vi tanta falta de ética e de criatividade como a desse infeliz em fazer tantas perguntas imbecis ao nosso mestre J. Morgado.

    Assino como anônimo, não por falta de coragem, mas por excesso de zelo a nossa amizade.
    ...

    ResponderExcluir
  22. Senhor Padre Euvideo, mal informado é o senhor. Maria era da linhagem de Davi, filha de Joaquim e de Sant´Anna. Outra coisa. Não foi eu que disse sobre sexo dos "pombos" ou dos anjos. Foi o renomado escritor Erick Daniken, autor de "Eram os deuses astronautas". Segundo ele, Maria teve um relacionamento com um extra-terrestre, nascendo Jesus. Agora Padre, eu faço a pergunta, não é afirmação do escritor. Como o senhor explica a fuga de José que ficou dias fora do lar quando soube que Maria estava grávida? Será que ele ficou aborrecido porque ela se esqueceu da pílula do sétimo dia, Padre?

    Em Tempo: esse imbecil anônimo que postou comentário acima quer que eu seja retirado do blog porque razão? Que perguntas imbecís eu fiz? Por acaso esse senhor anônimo já fez pesquisas na internet colocando minhas perguntas? Vai se surpreender com tantos comentários e artigos a respeito. Acredito na democracia deste blog. Caso eu seja cortado, sem problemas, não volto mais e divulgo que aqui não tem democracia.

    Abraços,

    Juninho - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  23. Olá J. Morgado, vim ler sua crônica desta sexta-feira e mais uma vez lhe parabenizo pelo excelente texto.
    Sou uma das primeiras a frequentar esse blog e estou de acordo com o Juninho. Não pode ser cortado, afinal, não ofendeu ninguém, fez perguntas que acho coerentes. Aliás, esse tal de anônimo deve estar brincando, acusando o Edward de cortar comentários que contrariam os textos publicados. Nunca soube disso. Sei que ele andou cortando comentários de um padre que entrava bebâdo no blog escrevendo asneiras, não tenho notícia de nenhum outro. Juninho, para mim, só errou ao se intrometer em querer saber quem é Maria Monge e por que ela posta comentários em artigos de J. Morgado, de resto, citou a fonte sobre a segunda pergunta que fez, e a primeira, está em muitos artigos da internet, só pesquisar.

    Beijos a todos!

    Lidiane - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  24. Seu Juninho, o que o Google não faz por você heim!
    Eu tenho certeza que você nunca leu esse livro “Eram os deuses astronautas” rapidinho você se inteirou do assunto e veio aqui se achando!

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  25. José era da linhagem de Davi, Maria também.
    Só falta colocar na cabeça desse tal Juninho que o boto cor de rosa foi o culpado, ele acredita em tudo!
    Aliás, Juninho, você tem pai? Ou é filho do boto?

    Nene do café globo- Franca

    ResponderExcluir
  26. Prezado Padre, uso toda a minha educação nas perguntas e respostas que faço para não dar motivos a esse anônimo (na gíria significa covarde), se manifestar contra minha pessoa. Por favor, preste muita atenção no que estou lhe escrevendo. Não está no livro de Erick Van Daniken, "Eram os deuses astronautas", essa afirmação de que Maria teria ficado grávida de um ser extra-terrestre. Está nas afirmações do escritor contando sobre seu novo livro que será lançado no próximo mês, entendeu? Não criei isso, li na Folha de São Paulo, no seu caderno de literatura, não preciso do Goggle para isso.

    Também não li no Google que Maria, mãe de Jesus, cujos pais chamavam-se Joaquim e Santa´Ana, avós de Jesus, era descendente de Davi. Lhe ensino ainda, padre, que naquela época, era costume quase todos ser da família de Davi, daí até José é possível que seja. Abençoado seja o seminário onde o senhor estudou, padre!
    Pelo perdão ao Senhor J. Morgado caso eu tenha me extrapolado e entendo não ter recebido as respsotas dele, sem problemas.

    Uma Boa Páscoa a todos!

    Juninho - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  27. Senhor "Nene", ou "Nenê", é bem possível que o senhor seja parente desse padre, não aprendeu ainda a acentuar o "E". Antes de seu comentário, já havia respondido isso ao padre, leia acima, por favor. E me deixem em paz que vou dormir, detesto discutir com leigos.

    Juninho - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Senhor anônimo e amigos (as) deste blog...
    A respeito do comentário deixado na noite de ontem neste espaço, desse que se diz meu amigo e assinou anonimamente, gostaria de deixar algumas explicações. Adianto ao senhor anônimo que faz mais de um mês que este blog está sob o comando da minha amiga Nivia Andres, até que eu possa voltar a assumi-lo. Tanto eu como a Nivia, sempre deixamos correr os comentários de uma maneira democrática nesse blog. Nunca "podamos" comentários e nem usamos mão de ferro para coibir a liberdade de expressão de quem quer que seja. Raríssimas vezes aconteceram casos que me obrigaram a retirar comentários. A ação foi necessária porque a postagem não condizia com a moral e os bons costumes que um cidadão de bem deve exercer quando escreve em um blog frequentado por pessoas cultas e educadas.

    Mais incrível ainda, senhor anônimo, que todos esses cortes feitos aqui neste blog foram provocados por uma só pessoa que possui um apelido popular. Essa mesma pessoa, descaradamente, ainda usa esse blog e quando se porta como gente, deixa seus comentários sem que seja necessário cortá-los, tal o grau de democracia que usamos neste espaço. Em relação às postagens do senhor Juninho, não fico 24 horas de plantão acompanhando tudo o que se desenrola aqui, nem tenho tempo para isso, muito menos a Nivia, mas verificando hoje, não encontrei nenhum motivo para que seus comentários fossem deletados e nem achei que ofenderam o autor deste texto, o jornalista J. Morgado, que é meu amigo sim, senhor anônimo, e faz muitos e muitos anos.

    Além destas explicações, adianto-lhe que compete ao autor do texto achar se deve ou não responder uma pergunta. J. Morgado está à vontade para atender ou não perguntas que lhe são formuladas. Não conversei com o Morgado ainda sobre o ocorrido e creio que ele ainda não tenha visto essas últimas postagens. Mas, tenho a certeza que ele vai concordar comigo em não ter "podado" a participação do senhor Juninho, que, repito, não feriu os princípios de moral que adotamos para esse espaço.

    Outra inverdade, caro "amigo" anônimo, é o senhor dizer que só comentários que nos agradam é que são postados. Isso nunca aconteceu neste blog e todos tem a liberdade para discutir o que aqui escrevemos. Como meu amigo que o senhor diz ser, acredito que não deve me conhecer profundamente, do contrário, jamais faria tais afirmações absurdas e falsas. E elas aí estão, não foram "podadas", "amigo" anônimo, como prova que todos aqui neste espaço tem liberdade de opinar, mesmo que escrevendo inverdades.

    Tenha uma boa Páscoa, "amigo" anônimo!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  29. Olá Senhor Juninho

    Bom dia

    Não respondi antes suas perguntas por uma razão muito simples. Já ultrapassei de há muito os setenta anos e por isso, tenho necessidade de repouso. Vou dormir cedo.
    O homem já inventou tantas coisas sobre a figura de Jesus apenas com o intuito de aparecer e ganhar muito dinheiro.
    Se você se der ao trabalho de fazer uma pesquisa profunda vai verificar o que estou afirmando. Esse escritor alemão é um deles. Há serviço de quem ele está? Demandaria muitas laudas escritas para poder explicar e, certamente você não entenderia.
    Quanta a Senhora Maria Monge, espírita convicta, é uma amiga muito querida e reside em Mairinque no Estado de São Paulo e têm casa de veraneio aqui em Mongaguá. Daí, como alguns mais, entrarem para comentar minhas matérias de cunho filosófico, científico e religioso.
    As afirmações do Padre Euvídio estão corretas.
    Como está escrito na minha matéria, “Deus não viola suas próprias Leis” e “Não há fé inabalável senão aquela que pode enfrentar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade”.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  30. Olá Amigos

    Não há blog mais democrático do este.
    Aqui comentam pessoas das mais diversas cores políticas partidárias e religiosas.
    E como disse o Edward, meu amigo há uns 40 anos mais ou menos, são paulino roxo e eu corintiano, não existe censura. O que há e uma vigilância discreta sobre abusos anti-sociais.

    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Edward, quem tem amigos como o "anônimo" não precisa de mais nada neste mundo. Sinceramente, estou desde o começo deste blog e nunca vi vc ou mesmo a Nivia censurar esse ou aquele leitor deste blog. De onde ele tirou isso? Ou seria o próprio de saia que teceu esses comentários absurdos? Que eu saiba, apenas ele, bêbado, tumultou esse pedaço e foi cortado. Ninguém mais...

    Beijos e não se aborreça com esse tipo de críticas injustas!

    J. Morgado, que coisa, sempre em seus textos brilhantes arrumam confusão. Não deveriam. São pessoas que não prestam atenção em seus ensinamentos, não acompanham com atenção o que escreve, como essa linda mensagem escrita ontem e ainda postada hoje!

    Uma linda e feliz Páscoa a yodos, com muita paz nos corações...

    Ana Paula - Unifran - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  33. ANA CÉLIA DE FREITAS.sábado, 03 abril, 2010

    Olá J.Morgado...
    Parabéns como sempre você fala de um assunto importante e com muita autoridade.
    Sem dúvida a páscoa é um momento importante e deve fazer com que muitos refletem suas ações,só não entendo orque as pessoas se autoflagelam,acho que Jesus não quer isso,ontem assisti alguns jornais trazendo notícias de pessoas se ferindo para então comemorar a data.estranho,não?
    J.Morgado é simplesmente impossível,dizer qual texto seu é o melhor,todos são nota 100000000000.
    Beijosssssssss e uma ótima Páscoa a todos...
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  34. Ana Paula, você é tão nova aqui e já sabe de tudo isso.
    Como explica? Mistéééééérioooooosssssssssssss´?????

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  35. Meu Deus, o ser humano é belicoso por natureza! Por que, sair de um contexto tão profundo para perder-se em discussões tão estéreis? Pura vaidade...
    João

    ResponderExcluir