segunda-feira, 8 de março de 2010


MULHER, UMA HOMENAGEM

8 DE MARÇO:

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Os 100 anos de celebração do Dia Internacional da Mulher são apenas parte da trajetória de uma luta que promete continuar por muito tempo ainda. Elas não se intimidam com as dificuldades que surgem no cotidiano e muitas vezes vivem no anonimato. Mãe, esposa, profissional, amiga. Para ter sucesso e conciliar todas essas funções, é preciso mais que vontade, é necessário talento. Elas são chamadas de mulheres, mas poderiam ser chamadas de “guerreiras”. Mulheres que se tornam exemplos de vida, solidariedade e superação. Seja na liderança de grandes empresas, em instituições de ensino, movimentos sociais ou mesmo em casa, as mulheres têm se destacado em desafios que surgem diariamente. A disputa de espaço próprio deixou de ser exceção para se tornar regra na vida de muitas mulheres, que já não se incomodam com o preconceito e ocupam cargos que antes eram predominantemente masculinos.

Apesar dos avanços, as mulheres continuam sendo discriminadas, recebendo salários inferiores, e sofrendo diversos tipos de violência sendo uma delas a desqualificação da imagem feminina.

Recebo cerca de 200 e-mails por dia de amigos e amigas espalhados por esse Brasil. Alguns chamam a atenção, como esse que recebi da Fabiana, uma jovem de 22 anos que é filha da Janeth Goulart, uma amiga jornalista que mora no Rio de Janeiro. Tenho a certeza que muitos já devem ter recebido esse e-mail, ou parecido com ele, porque tudo que está na rede circula com uma rapidez espantosa. O título, por si só, chama a atenção, vejam: “frases retiradas de revistas femininas das décadas de 50 e 60”. E cita algumas pérolas estampadas em revistas nessas décadas, em que a mulher sofria forte discriminação. Escolhi algumas, para que opinem sobre o assunto, neste Dia Internacional da Mulher. Acompanhem:

“Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas”. (Jornal das Moças, 1957). Tem um amigo meu que iria adorar viver nesses tempos.

“Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto, sem questioná-lo”. (Revista Claudia, 1962). Esse mesmo amigo certamente iria assinar ou comprar essa revista para a esposa ler.

“A desordem em um banheiro desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa”. (Jornal das Moças, 1965). Será que naqueles tempos as mulheres abaixavam as tampas dos vasos sanitários?

Essa que encontrei é inacreditável e o texto era de uma jornalista, pasmem: “A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas, servindo-lhe uma cerveja bem gelada. Nada de incomodá-lo com serviços ou notícias domésticas”. (Jornal das Moças, 1959). É que, em 59, poucos tinham TV em casa, senão esse Jornal das Moças, nome de uma revista, certamente acrescentaria: “sirvam a cerveja em silêncio, para não tirar a atenção do marido no jogo de futebol”.

Para finalizar, essa é de cair o queixo: “O noivado longo é um perigo, mas nunca sugira o matrimônio. Ele é quem decide”. E continua: “Sempre que o homem sair com os amigos e voltar tarde da noite, espere-o”. (Jornal das Moças, 1958). Nos dias de hoje o coitado seria mesmo esperado pela esposa, mas com certeza ela estaria empunhando um pau de macarrão que iria lhe custar uns bons galos na cabeça.

Antes que eu receba severas criticas das mulheres – são muitas as que visitam esse blog – afirmo que não sou machista, apenas mostrei, através do e-mail que recebi com as frases citadas acima, que houve uma revolução das mulheres e não faz muito tempo. Bom que saibam que as frases recebidas eram ilustradas com as páginas das revistas, para provar sua veracidade.

Na verdade, a revolução que as mulheres estão fazendo no planeta me dá mais fé num mundo melhor. Gosto do comportamento das mulheres, da sensibilidade, de como elas conduzem as coisas. Gosto de suas tomadas de posição e da firmeza de propósitos. A doce revolução feminina está clara, não estou escrevendo aqui nenhuma novidade, apenas aplaudindo essa passagem, torcendo para que as mulheres avancem e continuem mais e mais ocupando postos. Hoje, temos brasileiras no Congresso Nacional, no cume de pesquisas científicas, escalões das Forças Armadas, pilotando Boeings, no comando de navios, maestrinas, líderes. São elas, ainda, a fonte do amor, sonhos, enlevo, ternura, cuja presença inspira o desejo da perpetuação.

Enquanto muitos amigos amam ficar na cozinha fazendo pratos e comentando sobre futebol, as mulheres ficam na sala, resolvendo as coisas da vida. Que elas possam realmente revolucionar nosso planeta Terra, contagiando com sua peculiar sensibilidade, todos os homens, embrutecidos por um comportamento falido e, praticamente ultrapassados, em suas posturas machistas. (Edward de Souza)

Dizem que por trás de cada homem sempre há ou haverá uma grande mulher! Será que não seria ao contrário? Afinal, é através da mulher que todos nós chegamos ao mundo. E é ela que nos educa, acalenta, amamenta e nos defende... A mulher foi e sempre estará na linha de frente nos acontecimentos do mundo.

Sem a presença da mulher na Terra, o homem careceria de exemplos concretos de sensibilidade humana em alto grau de expressão.

Sem mais me alongar, transcrevo abaixo o que disse Leon Denis:

“(...) Porque, tal seja a mulher, tal é o filho, tal será o homem. É a mulher que, desde o berço, modela a alma das gerações. É ela que faz os heróis, os poetas, os artistas, cujos feitos e obras fulguram através dos séculos. Até aos sete anos o filho permanecia no gineceu sob a direção materna. E sabe-se o que foram as mães gregas, romanas e gaulesas. Para desempenhar, porém, tão sagrada missão educativa, era necessária a iniciação no grande mistério da vida e do destino, o conhecimento da lei das preexistências e das reencarnações; porque só essa lei dá à vida do ser, que vai desabrochar sob a égide materna, sua significação tão bela e tão comovedora (...). Paz. Muita Paz. (J. Morgado)

Veja o amanhecer, a chegada do sol, raios reluzentes sobre mares e montanhas. Depois, o anoitecer, estrelas e o luar que ameniza a escuridão da noite. Imagine o universo, o que há de melhor no infinito. E contemple a mulher, a mais bela flor que brota no jardim da existência. Mulher, sábia, professora, deusa. À semelhança de Deus, eis a mulher e seu poder de gerar, criar, preservar a espécie e iluminar o amanhã. Mulher é tudo na tarefa de se desdobrar: em todos os setores, sempre ativa e desprendida na correria do dia a dia. Está em todos os lugares, seja nas atividades impostas pela sobrevivência, no ambiente familiar, ou nas ruas, nos escritórios, diante das máquinas. Mulher, esplendor, luz, beleza, amor, ternura, esperança. Perfeição da natureza, arte da criação divina, mulher é a vela que impulsiona o barco que conduz a essência da vida no planeta. (Guido Fidelis)

Tributar-lhe homenagem é dever cidadão. Amá-la, respeitá-la, dignificar sua existência: compromisso permanente. Reconhecer-lhe o direito na conquista de independência: obrigação. Rejeitar a degradação imposta por muitos aos encantos e sublimidade femininas: urgente.

Salve o Dia Internacional da Mulher! (Garcia Netto)

Tenho certeza de que todas as mulheres do mundo adorariam receber um olhar de admiração, um carinho, um abraço, sem data marcada, sem horário escolhido. Mas admiração, carinho, afago são expressões de sentimento poucos usuais hoje em dia; mais comuns são olhares duros, gestos bruscos, mãos preparadas para o açoite e o castigo, violência que geralmente descamba para o crime.

Não, não sou feminista! Sim, sou jornalista e preciso traduzir em informação real, todos os dias, o que vejo acontecer em muitas partes do mundo, aqui entre nós, inclusive. Ódio, inveja, ciúme, miséria, ignorância, intolerância, sede de dominação fazem do homem um magistrado que julga segundo os critérios que a barbárie impõe. A ausência de valores e a falta de limites causam violência desmedida, produzindo sofrimento e morte.

Lenta, lentamente, esse quadro de ignomínia está mudando, pelo simples fato de que as mulheres do mundo não aguentam mais. Milênios de dominação, vilipêndio, humilhação, tortura encontram, agora, resistência firme, determinada, porque o sexo feminino, a muito custo, encontrou o seu ponto de equilíbrio – a dignidade que possibilita escolhas e faz das mulheres donas do seu próprio destino.

A veemência em mostrar esse quadro degradante não me faz cega. Existem, sim, e são muitos - homens que entendem que o seu papel nesse mundo é o de caminhar junto com suas mulheres, lado a lado, compartilhando, convivendo harmoniosamente, coabitando, comprazendo, co-lorindo a vida, para que ela seja experimentada plenamente.

Ah...Sim! Como mulher e profissional, sinto-me abençoada. Amo e sou amada. Respeito e sou respeitada. Admiro e recebo um olhar de admiração todos os dias, bem cedinho. Carinho e afago, também, sem data e hora marcada. Mas não posso deixar de olhar para o lado e desejar, ardentemente, que todas as mulheres do mundo também tenham o mesmo e merecido privilégio. (Nivia Andres)


..........................................................................................................
Edward de Souza, J. Morgado, Guido Fidelis, Garcia Netto e Nivia Andres são articulistas do Blog Crônicas de Edward de Souza e Amigos Jornalistas e, hoje, especialmente, fazem uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher
..........................................................................................................

32 comentários:

  1. Olá Amigos

    Viva o “Dia da Mulher” a flor mais linda do Universo!

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigos e amigas!

    Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher.Para comemorar a data, alguns dos articulistas do Blog de Edward de Souza resolveram escrever a respeito, homenageando as mulheres - cada um a seu modo, fazendo aflorar a sua sensibilidade sobre o assunto abordado.

    Queremos abraçar, carinhosamente, todas as nossas queridas amigas que frequentam esse blog diariamente, partticipando, opinando, criticando, enfim, oportunizando que as vozes femininas soem cada vez mais potentes e poderosas, sem que isso signifique superioridade, apenas igualdade e saudável compartilhamento.

    Também aos cavalheiros que participam entusiasticamente desse espaço de comunicação, nosso carinho, admiração e agradecimento.

    Que todos os dias possam ser assim!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos (as) deste blog...

    Essa é uma edição especial, preparada com carinho pelas nossas queridas Nivia Andres e Cris Fonseca, duas maravilhosas representantes do sexo feminino que tenho o privilégio de cumprimentar neste blog pelo Dia Internacional da Mulher, um marco na história contemporânea, que reafirma todas as metas alcançadas pelas mulheres até os dias atuais.

    Para todas as mulheres deste blog meu abraço afetuoso. Parabéns, mulheres de todo o mundo, este dia é merecido e deve ser cada vez mais comemorado com conquistas meritórias. Mulheres têm que ter consciência de seus direitos e deveres, pois tem enorme capacidade de trabalho e de exercer múltiplas funções em qualquer cenário da vida moderna.

    Alcançar a liberdade, a igualdade, significa respeitar os direitos de cada indivíduo, não se impondo, não se valendo - mas deixando-se valer! O perfil feminino não deve ser substituído pela constante emancipação e sim acrescentado a ela. O equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal é muito difícil de se conseguir e é uma coisa que todos, principalmente a mulher está sempre buscando.

    Desejo um feliz dia das Mulheres e mando, na impossibilidade de entregar a cada uma pessoalmente, um maço de rosas "virtuais" a todas vocês.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  4. Arquivo Histórico de Francasegunda-feira, 08 março, 2010

    Prezados colunistas e participantes deste blog...
    A equipe do Arquivo Histórico Municipal ”Capitão Hipólito Antônio Pinheiro” promoverá a partir desta segunda-feira, 08 de março, uma exposição comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. Trata-se de um painel Histórico-ilustrativo retratando a origem dessa data, uma ordenação cronológica das principais conquistas femininas ao longo do tempo, algumas das mulheres francanas que se destacaram na história e em diferentes áreas, como também, os diversos desafios a serem vencidos por elas, como a diferença salarial em relação aos homens que desempenham a mesma função, a violência doméstica, entre outros.

    A exposição selecionou ainda, uma série de publicações e monografias escritas exclusivamente por mulheres francanas, abordando diferentes áreas, como política, economia, meio ambiente, etc., evidenciando a contribuição das mesmas no que se refere à pesquisa e escrita da história de Franca e região. Destacam-se os trabalhos de Neusa Machado Vieira, sobre Geografia de Franca, Marina de Andrade Marconi, referente ao folclore, Mildred Gonçalves, política, Linda Saturi e Thaís de Fátima Vaz, sobre bairros de Franca, Maísa Faleiros, relativo à escravidão em Franca, além de diversas outras publicações.

    A exposição ficará montada durante todo o mês de março no próprio Arquivo Histórico, no Colégio Champagnat.

    ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL “CAPITÃO HIPÓLITO ANTÔNIO PINHEIRO”

    Avenida Champagnat, 1808 - Colégio Champagnat – Franca - SP. Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 8:00h às 19:00h. Fone: 3711-9207 ou 3711-9215.

    ResponderExcluir
  5. Lucia Helena dos Santossegunda-feira, 08 março, 2010

    Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.

    Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher. Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos. Estás enfermo? O toque da mulher é curativo. Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher. Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.

    Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar. Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida. Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano.

    Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem. Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza e admiram a dádiva que é ser mulher!

    Lucia Helena dos Santos – Chapada dos veadeiros – Goiás

    ResponderExcluir
  6. A discriminação contra as mulheres, de acordo com o texto do Edward, não tem cem anos, comemorados hoje desde a criação do Dia Internacional da Mulher. As revistas femininas que ele citou em seu texto, certamente editada por mulheres, pelo menos a maioria, mostravam como as mulheres da metade do século passado, nas décadas de 50 e 60, eram subservientes. Um horror hoje em dia a gente tomar conhecimento disso, mas cumprimento o Edward pela postagem corajosa e esclarecedora. Ficou claro, Edward, pela frases maravilhosos suas antes e depois de citar aquelas revistas, que seu pensamento e dos demais articulistas deste blog, J. Morgado, Garcia, Netto, Guido Fidelis e Nivia Andres, são bem outros. Nós, mulheres, ficamos envaidecidas pelo carinho de todos vocês! A mulher não pode e não deve pensar em ser um dia superior ao homem, mas precisa lutar para ser reconhecida em pé de igualdade, isso nos basta!

    Beijos a todas as mulheres maravilhosas deste mundo!

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  7. Percebi que a doutora Liliana ficou horrorizada ao ler o texto do Edward relatando as manchetes das revistas dos anos 50 e 60, que mostravam o quanto as mulheres eram subjulgadas pelos homens. Outras mais vão ficar e é bem possível que fiquem mais ainda quando eu disser que a igreja Católica foi uma das grandes disseminadoras do pensamento de que a mulher era um ser secundário e que deveria ficar subordinada sempre ao homem.

    Através de postulados e testemunhos, a Igreja Católica produzia esses pensamentos através dos Papas e alguns pensadores, tais como Santo Agostinho: " A mulher é um animal que não é seguro nem estável; é odienta para tormento do marido, é cheia de maldade e é o princípio de todas as demandas e disputas, via e caminho de todas as iniquidades". Como se vê, A Igreja teve sua parcela de culpa já que incultava nas pessoas esse sentimento de que a mulher não era um ser agradável aos olhos de Deus.

    Santa ignorância! Ainda bem que esse conceito mudou e a cada dia que passa a mulher torna-se cada vez mais representativa em nossa sociedade. Mas é uma pena que muitos ainda não enxergam que a mulher é a criatura mais perfeita que Deus criou! Observemos uma mulher e depois observe nós homens, e perceba em quem Deus caprichou mais? hahahahahaha! Ainda bem que nasci homem e posso contemplar de maneira integral a obra mais perfeita de Deus. Vocês mulheres são perfeitas em todos os sentidos! Meus parabéns por esse dia!

    Padre Euvideo

    ResponderExcluir
  8. Uma boa tarde a todos!
    Hoje é um dia importantíssimo no calendário mundial, comemora-se o Dia Internacional da Mulher! O preconceito contra as mulheres nasce muitas vezes dentro de casa. E cresce junto com nossos filhos. Quando percebemos, parece ser tarde demais. Descobrimos com tristeza que criamos um filho machista e uma filha submissa. É por isso que todos os dias devem ser dias de dedicação internacional à mulher. Não podemos esquecer que elas são vítimas – na maioria das vezes silenciosas e indefesas – de agressões físicas, sexuais e psicológicas de todos os tipos e intensidades. E de outras tantas formas de violência, bem mais sutis, embora não menos perversas, como a desvalorização no mercado de trabalho (recebendo salários sempre menores do que os homens em funções idênticas), as dificuldades de ascensão a postos de comando (nas empresas e na política) e a dupla jornada, entre muitas outras. A luta pelos direitos da mulher não pode nem deve parar. Há muito que se fazer para que homens e mulheres sejam tratados com justiça, mais do que com igualdade.

    Parabéns a todas as maravilhosas mulheres do mundo!

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  9. Nivia, eu acho injusto as mulheres terem apenas um dia comemorativo por ano. Pra mim todos os dias é dia da mulher. Não é “puxa-saquismo” não, é questão de valorização!

    Abraços a você e a Cristina Fonseca, feliz dia da mulher, extensivo a todas deste blog e do Mundo!

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  10. Olá Pessoal!

    Eu não tenho nada a comemorar no dia da mulher, porque não preciso dele. Sempre paguei as minhas contas e nunca dependi de homem nenhum. Porque na real é isso, quem paga, decide. É impossível ser liberada se não tiver o próprio dinheiro. Mas, os homens que sustentam suas mulheres muitas vezes acham que elas também são sua propriedade, assim como a casa e o carro. Matam não porque amam, mas porque não admitem que elas possam ter vida própria, e muitas e muitas vezes, para não ter que dividir os bens. Isso em qualquer classe social. Essas mulheres precisam do dia da mulher para lembrar de tudo isso.

    Abçs

    Fabíola - USP - São Paulo

    ResponderExcluir
  11. Poxa, Fabíola, até acho que você não vai gostar dessa minha interferência, mas penso que não tem nada a ver a comemoração do Dia Internacional da Mulher com seu desabafo sobre dependência ou não do homem. A luta das mulheres por uma sociedade com igualdade de direitos é uma bandeira que interessa a todas as pessoas, pois vai beneficiar à humanidade na busca de um mundo onde prevaleça a cidadania plena. Não se pode falar em promover a cidadania, sem se atentar para a questão da opressão de gênero. Está claramente comprovado que as desigualdades de classe, somadas às de gênero, à discriminação racial e à geracional, determinam uma distribuição desigual e injusta de poder e oportunidades entre as pessoas. Apesar das significativas conquistas das mulheres nos últimos 30 anos, com a brilhante luta do movimento feminista, ainda há um longo caminho a trilhar para a harmonia das relações sociais entre homens e mulheres. Desculpe-me, mas creio que eu não ficaria bem se não questionasse seu ponto de vista.

    Sinto orgulho em ser mulher e fico feliz que hoje em dia possamos juntas lutar pelos nossos direitos.
    Parabéns a todas as mulheres do mundo!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  12. Amigos do blog de ouro, bôa tarde.

    Parabéns aos colegas articulistas pelas lindas pelavras homenageando TODAS as mulheres.
    Élas merecem
    Desejo também a todas colégas do nosso blog parabéns pelo seu dia.

    O "DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES" É O ANO TODO.

    UM VIVA A ÉLAS.........

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  13. Prezados colunistas e frequentadores deste blog! Acabo de falar pelo telefone com o jornalista Edward de Souza, pedindo a ele que nos fizesse a gentileza de comparecer na noite desta segunda-feira na séde do Lions Clube Norte de Franca, onde prestaremos uma homenagem às mulheres pelo dia de hoje comemorado em todo o Mundo. Pedi ao Edward que, com sua voz bonita lesse sua crônica postada neste blog para os presentes. Se possível, as crônicas dos demais colunistas também, com a permissão de todos, fica explicado. Como o Edward alegou compromissos, permitiu que eu imprimisse a página postada hoje e lesse para os presentes, nesta solenidade de logo mais, na séde do Lions Norte de Franca. Levarei o endereço do blog que será dado a todos os presentes, para que possam também frequentar esse espaço. Adianto que todos os dias recebo a chamada desse blog e, com carinho, repasso a todos os meus amigos e amigas. Muito obrigado a todos vocês e meus cumprimentos a todas as mulheres do Planeta.

    Marcelo Nalini - Presidente do Lions Clube Norte de Franca.

    ResponderExcluir
  14. Prezado Senhor Marcelo,

    Será uma honra para todos os articulistas do blog de Edward de Souza terem os seus textos lidos numa cerimônia do Lions Club Norte de Franca, em homenagem ao Dia da Mulher.

    Da mesma forma, teremos satisfação em acolher as pessoas que, por ventura, desejem se juntar a nós, diariamente, nesse fórum de discussão mantido e conduzido tão brilhantemente pelo jornalista Edward de Souza.

    ResponderExcluir
  15. Senhor Marcelo

    Boa tarde

    A querida Nivia já fez seu pronunciamento e eu assino embaixo.

    Um abraço e sucesso na reunião.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  16. Hoje, Dia Internacional da Mulher celebrarmos todos os direitos adquiridos pelo sexo feminino! Desde os meados do século XIX, as mulheres lutam por melhores condições de trabalho e por direitos políticos e sociais. Antigamente as mulheres não tinham o direito ao voto, já imaginaram! No Brasil a mulher só teve direito ao voto em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas.

    Isso que vou postar agora tudo mundo já sabe, se pesquisar na internet encontra de cara, mas como ninguém tocou no assunto, resolvi lembrar que o dia 8 de março foi escolhido porque nesta mesma data em 1857, na cidade de Nova Iorque, um grupo de mulheres operárias lutavam por uma carga horária de trabalho mais digna. Vejam só, pediam a redução de 14 horas para 10 horas de trabalho. Atualmente a carga horária é de 8 horas por dia! Infelizmente o ato foi reprimido com violência e muitas mulheres morreram por esta causa.

    Beijos a todas as mulheres! A luta continua...

    Maria Fernanda Souto Maior - Uberaba/MG

    ResponderExcluir
  17. Tenho um poema lindo faz muito tempo guardado, mas sem o nome do autor ou autora, que tem tudo a ver com o dia de hoje. Vou postar para que leiam e como homenagem minha a todas as mulheres do mundo. Se alguém souber a autoria desse poema, por favor, poste para que seja dada o devido crédito ao autor ou autora, pode ser? Obrigada.

    Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.

    Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.

    Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande.

    Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.

    Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.

    Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.

    Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.

    Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.

    Bjos carinhosos pra todas as mulheres!

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  18. A Mulher, é o alicerce do Mundo...nós sabemos e ainda bem que os Homens também sabem|||
    Beijos para todos eles que nos mimaram hoje!
    Graça

    ResponderExcluir
  19. Mulher é mesmo interessante!

    Mesmo brava, é linda.

    Mesmo alegre, chora.

    Mesmo tímida, comemora.

    Mesmo apaixonada, ignora.

    Mesmo frágil, é poderosa.

    Parabéns mulher!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  20. Julio Cesar dos Santossegunda-feira, 08 março, 2010

    Chama-te “frágil”, talvez pela suavidade do talhe do teu corpo, ou - quem sabe - pela voz de tom ameno, ou pelos gestos voluptuosos e doces...

    Chamam-se “dona”, “patroa”, e tantas outras formas pejorativas de dizer que és diferente, que és especial e que, sem ti, nenhum plano do Criador se concretizaria, porque do teu sim nasce a vitória da vida, a coragem da perpetuação, o sacrifício que não tem preço nem renúncia...

    Frágil tu, mulher? Que nada! És a leoa defendendo a cria. És a força avançando nas adversidades. És a ternura acalentando o lar, o bafo suave que ameniza a vida...

    És mulher. Criada para agir ao lado do homem, nem à frente, para o comando absoluto, nem na retaguarda, para a submissão desejada por alguns... Mas ao lado, na partilha dos momentos felizes e das horas difíceis e inevitáveis...

    És mulher. Pronto. Sublime obra do Criador, na perfeita e completa criatura posta no mundo com a missão de embelezá-lo e torná-lo - dia a dia - melhor, melhor, melhor...

    Feliz Dia da Mulher a todas vocês, valorosas representantes do sexo feminino!

    Julio Cesar dos Santos - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo Dia da Mulher! Desejo muitas felicidades. Que Deus abençoe você, sua mãe, suas irmãs… Entendo a gentileza e as boas intenções das pessoas que se dirigem a mulheres com esses cumprimentos e fico grata a todos que vêm me cumprimentar. Mas eu prefiro quando o 8 de março cai no fim de semana e eu não tenho que estar fora de casa recebendo esses cumprimentos o dia todo. Por quê? Porque o Dia Internacional da Mulher não foi criado como homenagem às mulheres pelo fato de elas terem nascido mulheres. Não é como o dia das mães, dia dos pais ou dos namorados. Esse dia existe para lembrar a luta das mulheres pelo reconhecimento de seus direitos, pela conquista de seu papel na sociedade. Porém, o que acontece é que o foco da data se desviou de seu objetivo e se voltou para a homenagem ao "ser mulher" − esse é o problema − e o dia passou a ser de parabéns, mensagens, bombons, flores e às vezes até outros presentes. Se continuar assim, a tendência é que, daqui a alguns anos, o 8 de março seja uma data tão comercial quanto o dia das mães ou dos pais. Apelo do comércio para isso, não falta. E tudo isso é uma pena.

    Beijos,

    Bruna - UFJF - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  22. É, o Dia Internacional da Mulher, infelizmente, ainda é só uma lembrança. Muita coisa ainda deve ser feita para que homens e mulheres sejam simplesmente humanos. 8 de março é uma data de dupla face, se por um lado revela uma conquista feminina, por outro, nos remete a idéia de que há discriminação entre homens e mulheres.

    Que Deus nos ilumine sempre! Todas somos heroínas. Mas, hoje em especial devemos dedicar as nossas sinceras homenagens às meninas que foram estupradas por um padrasto de péssima índole, à mãe que foi excomungada pela igreja, às mulheres que sofrem, às que transbordam alegria, às que murmuram, às que gritam nas avenidas por melhores salários, por justiça e liberdade.

    Que consigamos suavizar os momentos pesados nas vidas de todas nós, sem perder a força dos nossos ideais de igualdade.
    A todas vocês que por aqui passam, um grande abraço! Que este dia não se restrinja apenas ao dia de hoje, mas a todos os dias de nossas vidas.

    Ana Rita - Unifran - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  23. Mulheres, personalidades honradíssimas
    Temos nós, orgulho em tê-las.
    Mãe, amada, irmã... Amiguíssimas
    Impossível não percebê-las.
    Desde as meigas, às extremistas,
    Não há quem possa vencê-las.

    Como mãe, semeia esperança
    Como irmã, espalha fervor
    Se esposa, há perseverança
    Se sofrida, nos causa dor
    Se trabalhadora, emite confiança,
    Mas em tudo, cultiva amor.

    Mulher, símbolo da vida,
    Imagem da perfeição.
    Tantas vezes abatida
    Por causa da traição
    De alguém que, "enlouquecida"
    Entregou seu coração.

    Com palavras vim demonstrar,
    Da humanidade a gratidão,
    Tu mereces compartilhar
    De toda realização,
    Pois está sempre a participar
    Do que enaltece uma nação.
    Independente do nome
    Que você recebeu,
    É a maior demonstração
    De beleza, garra, amor... Fé.
    Por tudo isso você conquistou
    O Dia Internacional da Mulher.

    Abraços a todas as mulheres que lutam pelos seus direitos de igualdade.

    Laércio H. Pinto - SP.

    ResponderExcluir
  24. Minha gente. Embriagou-me tanto o porre da paixão que postei a mensagem ai abaixo no texto anterior do Esward. Não cancelei de propósito. Vale ser postada todos os dias. gn

    Garcia Netto disse...
    Meninas do nosso blog: Em homenagem ao oficializado Dia Internacional da Mulher, permitam-me acender minha candeia com forte fogo em seu louvor todo dia.

    Venho carregando lindas flores,
    Com elas eternizando meus amores.
    Impregnado de paixão pela mulher,
    Apaixonado sem saber se ela me quer.
    No suave perfume retido na lembrança,
    Renovo no íntimo segredo uma esperança
    De a Diva ter comigo, minimizando minha dor
    Em frenético e fiel incontido estado de amor.
    Garcia Netto

    8 de março de 2010 20:20

    ResponderExcluir
  25. Nivia, ficou linda a postagem com boa parte dos colunistas participando. Textos maravilhosos, parabéns a todos vocês que escreveram. Os comentários também, excelentes e até lindos poemas e poesias. O que me chamou a atenção foi o texto do Padre Euvideo. Segundo seu comentário, a igreja Católica foi uma das grandes disseminadoras do pensamento de que a mulher era um ser secundário e que deveria ficar subordinada sempre ao homem. Confesso, padre, pensei que o senhor estava brincando.

    No entanto, por incrível que pareça, o Senhor pode ter razão. Acabo de ler que o jornal do Vaticano publicou um artigo onde aponta a máquina de lavar como sendo um fator de liberação feminina, mais importante que a camisinha ou que a pílula anticoncepcional. Vale dizer que o artigo foi escrito por uma mulher e tem o título: “A máquina de lavar e a liberação das mulheres– ponha detergente, feche a tampa e relaxe”.

    Que coisa, quanta implicação com as mulheres. E isso é coisa desse novo Papa alemão. Quanto a frase de Santo Agostinho, se é que ele disse isso mesmo das mulheres, nem deveria ter sido canonizado. Ofendeu a própria mãe. Mas, vamos deixar polêmicas de lado, apesar de aborrecerem, hoje é o Dia Mundial da Mulher e deve ser lembrado sempre como um marco na luta pelos direitos femininos. Deixo aqui um abraço afetuoso a todas as mulheres do Mundo.

    Beijussssss,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  26. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 08 março, 2010

    Boa noite a todos.
    Achei bastante interessante ler o que as revistas postavam na época em que as mulheres eram submissas.
    É muito bom presenciar o quanto as mulheres venceram barreiras e hoje estão em lugares de destaque,mas ainda vejo que muitos homens não aceitam que sua mulher receba um salário maior que o seu,quanta burrice.
    Ontem assistindo a entrega do Oscar fiquei muito feliz,pois a melhor diretora Kalhnvyn Bigelow faturou cinco estatuetas em guerra ao terror,melhor ainda, o seu ex marido James Cameron com Avatar seria um provável vencedor ao prêmio,mas ela foi o destaque da noite,queria muito ver a mulher nesse topo,e ontem foi impossível não me emocionar.
    Agradeço a todos por esse mimo de mensagens,lindo adorei.
    Parabéns a todas as mulheres.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  27. "Tudo que se fala sobre os direitos da mulher é tolice. Mulheres têm todos os direitos. Só precisam exercê-los"

    (Victoria Claffin Woodhull)

    Espero que o Dia Internacional da Mulher tenha sido maravilhoso para todas vocês... Mas, apenas um dia
    para comemorar a maravilha de ser mulher?

    Rogério Martins - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  28. Edward, esse relato que você fez das mulheres submissas das décadas de 50 e 60, sinceramente, acabou me fazendo morrer de rir com suas tiradas irônicas a cada um dos tópicos, mesmo chocada ao tomar conhecimento do que ocorria nesse século passado. Pelo visto, só faltavam amarrar as esposas ou namoradas nos troncos e deitar chibatadas, que horror! Por isso o Dia Internacional da Mulher precisa sim ser comemorado. Hoje, apesar ainda de muita violência contra as mulheres, a revolução modificou muita coisa, e trouxe a Lei Maria da Penha, aprovada se não me engano em 2006, a Delegacia da Mulher, bem antes dessa lei e o mais importante, o respeito dos homens pela Mulher. Tenho certeza que mulheres inteligentes não querem ser melhores que os homens. Buscam apenas um pouco de espaço para ser respeitada em casa e no trabalho, nada mais. Muito bom esse texto seu, do J. Morgado, Garcia Netto, Guido Fidelis e da Nivia, que encerrou com chave de ouro essa postagem. Mulheres, em frente, vamos continuar a batalhar em busca do nosso lugar ao sol. Estamos quase lá.......

    Beijos a todos e a todas!

    Priscila - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  29. Arquidiocese de Campinasterça-feira, 09 março, 2010

    Esclarecimento

    A Arquidiocese de Campinas, através da Comissão Arquidiocesana em Defesa da Vida, esclarece que não é contrária e considera louvável e justa a mobilização da Marcha Mundial das Mulheres com reivindicações positivas a favor da vida; mas condena veementemente a proposta de morte, de assassinato deliberado contida nas suas propostas de Ação: a descriminalização e a legalização do aborto.

    Alerta ainda aos cristãos que, ao participar desta marcha, defendendo entre suas propostas a que inclui a morte do nascituro, estão se colocando frontalmente contra a ética cristã, contra os ensinamentos de Jesus Cristo e contra as orientações da Sua Igreja. Ele que “veio para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

    Arquidiocese de Campinas

    Comissão em Defesa da Vida

    EXPEDIENTE:
    Linha Direta - Versão Eletrônica
    Publicação da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Campinas - SP

    Assessor: Padre Rodrigo Catini Flaibam
    Jornalistas:Wilson Antonio Cassanti (MTb 32.422)
    Fabiano Fachini (MTb 57.446)
    Apoio: Fernando Eduardo Pacífico
    Thaís Cristina de Camargo Miranda
    Site:www.arquidiocesecampinas.org.br
    E-mail:asscom@arquidiocesecampinas.org.br
    Endereço: Rua Irmã Serafina, 88 - Bosque - Campinas - SP - 13026-066
    Telefones: (19) 3231.7122 - 3232.2327 - 3231.7374
    Fax: (19) 3232.3285

    ResponderExcluir
  30. Atrasada, mas como dizem, o que vale é a intenção...

    Meu nome é MULHER!

    Eu era a Eva
    Criada para a felicidade de Adão
    Mais tarde fui Maria
    Dando à luz aquele
    Que traria a salvação
    Mas isso não bastaria
    Para eu encontrar perdão.
    Passei a ser Amélia
    A mulher de verdade
    Para a sociedade
    Não tinha a menor vaidade
    Mas sonhava com a igualdade.
    Muito tempo depois decidi:
    Não dá mais!
    Quero minha dignidade
    Tenho meus ideais!
    Hoje não sou só esposa ou filha
    Sou pai, mãe, arrimo de família
    Sou caminhoneira, taxista,
    Pilota de avião, policial feminina,
    Operária em construção...
    Ao mundo peço licença
    Para atuar onde quiser
    Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
    E meu nome é MULHER..!!!!

    Parabéns MULHERES!!!!
    Um beijo...

    "A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém". Paulo Freire

    Carla Borges Campos - Santo André-SP.

    ResponderExcluir