sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A RELIGIÃO E A CIÊNCIA, UM
.
ASSUNTO SEMPRE EM PAUTA
.
“A Ciência nos dá o Conhecimento e a religião nos dá o Sentido. Ambos são pré-requisitos para uma existência decente”. Assim se expressou o padre e cosmólogo polonês, além de professor, Michael Heller de 72 anos (em 2008). Esse sábio, que é também filósofo, recebeu o prêmio Templeton, outorgado pela fundação de estudos religiosos que tem o mesmo nome, localizado em Nova Iorque. Ele rejeita a idéia de que religião e ciência são contraditórias. Heller que recebeu o prêmio defendendo a existência de Deus diz: “Invariavelmente eu me pergunto como pessoas educadas podem ser cegas para não ver que a ciência não faz nada além de explorar a criação de Deus”. A notícia sobre essa premiação veio da BBC Brasil.
Desde épocas remotas que existem duas correntes filosóficas, uns tentando provar que Deus não existe e outros, felizmente a maioria, que o Criador do Universo é uma realidade inconteste. Na verdade acredito que a minoria tenta provar para eles mesmos a não existência de um Ser Supremo, tendo em vista a maneira em que vivem e procedem.
Os Dez Mandamentos recebidos por Moisés colocou um freio no povo hebraico que se dividia em praticar a religião emanada de Jeová (Deus) e deuses outros que tudo permitiam de acordo com a vontade de cada uma daquelas almas encarnadas e primitivas na sua evolução.
Séculos se passaram até que Jesus aqui chegasse com o Código Divino e o expôs a todos os que quisessem ouvi-lo. Mesmo com todos os fenômenos que aconteceram (e não foram poucos), os incrédulos de má vontade não desejaram deixar seus “status quo” para apreender a dar a outra face e amar o próximo como a si mesmo. Os acontecimentos que se seguiram são do conhecimento da humanidade.
Muitos outros séculos foram necessários para que o Espírito de Verdade prometido pelo Mestre se manifestasse e surgisse assim o LIVRO DOS ESPÍRITOS (1857), O LIVRO DOS MÉDIUNS (1861), O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (1864), O CÉU E O INFERNO (1865) e A GÊNESE (1868). Allan Kardec (Léon Hippolyte Denizart Rivail), nascido em Lyon (frança), a 3 de outubro de l804, foi o responsável pela codificação do que o mundo conhece hoje como ESPIRITISMO. Essa Doutrina (filosófica, religiosa e científica) esclarece de maneira clara e objetiva a moral cristã e suas relações com a filosofia e a ciência. Aqueles que se propuserem a estudarem (isentos de qualquer paixão) vão verificar que o sábio mencionado no início deste artigo tem toda razão.
Albert Einstein (1879/1955), um dos maiores cientistas de todos os tempos, “Pai da Relatividade”, judeu-alemão e depois americano, além de físico e matemático, era um filósofo e deixou belos e profundos pensamentos: “Deus é a Lei e o Legislador do Universo”; “A Ciência sem a Religião e Paralítica – A Religião sem a Ciência é Cega”; “Há duas coisas infinitas: O Universo e a Tolice dos Homens”. Mas, antes disso, o pensamento: “NÃO HÁ FÉ INABALÁVEL SENÃO AQUELA QUE PODE ENCARAR A RAZÃO FACE A FACE, EM TODAS AS ÉPOCAS DA HUMANIDADE”, inserida por Kardec nas obras da Codificação.
Em “A GÊNESE”, entre os muitos pensamentos e ensinamentos, a um que se liga diretamente ao assunto que estamos ventilando: “Se a religião recusa caminhar com a ciência, a ciência avança sozinha”. O insigne Professor Rivail nos mostra claramente o que quis dizer o Religioso e Cosmólogo premiado por suas afirmações neste ano de 2008.
Apenas cento e cinquenta anos se passaram desde o advento da Codificação. E não foram poucos os cientistas que se dedicaram a provar a comunicação com os espíritos. Ernesto Bozzano (1862/1943), Willian Crookes (1832/1919), Oliver Lodge (1851/1940), Charles Richet (1850/1935), Camille Flamarion, um astrônomo e filósofo renomado (1842/1925) e muitos outros. Recomendo a leitura da biografia de Flamarion na internet e de seus vários livros, entre os quais Urânia, A Morte e seus Mistérios, etc. A vida desse cientista é comovente e serve de exemplo para pessoas que querem atingir um objetivo. Como o leitor poderá verificar, esses nomes e de outros pesquisadores surgiram em meados do século XIX, ou seja, na mesma ocasião em que aconteceu a Codificação. .
.
Coincidência?
.
O Livro dos Espíritos em – LIVRO PRIMEIRO – AS CAUSAS PRIMÁRIAS – Capítulo Primeiro – DEUS – I – DEUS E O INFINITO (LAKE), Edição Especial, Editora e Encadernadora Lúmen/1966–tradução de J. Herculano Pires, página 63 diz: O que é Deus? – Deus é a Inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (...). As perguntas e respostas prosseguem e no item II do mesmo capítulo (página 64), parágrafo 4, a pergunta: Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
– Num axioma que aplicais às vossas ciências: Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e vossa razão vos responderá (...).
Foram muitas as revelações antes e depois da Codificação. A mais recente é a transformação dos meios científicos. Sociedades médicas espíritas e intelectuais dos mais diversos setores da sociedade, se organizando no Brasil e em várias partes do mundo visando à propagação e esclarecimento da Doutrina que nos trouxe a TERCEIRA REVELAÇÃO.
O misticismo e a deturpação de fatos religiosos e científicos através dos tempos levaram a essa batalha surda e inútil. O homem se raciocinar matematicamente como o fizeram muitos cientistas e filósofos através dos séculos vão verificar que DEUS NÃO REVOGA SUAS PRÓPRIAS LEIS.
_____________________________________________________________
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, escrevendo crônicas, contos, artigos e matérias especiais. Contato com o jornalista pelo e-mail:
jgarcelan@uol.com.br
_____________________________________________________________

34 comentários:

  1. Bom dia amigos (as) deste blog...
    A cada 15 dias, sempre numa sexta-feira, tornou-se tradição a publicação neste espaço de uma crônica do amigo-irmão, brilhante jornalista J. Morgado, que também participa, sempre, com não menos brilhantismo, de outros textos em dias alternados da semana.

    Esse blog esteve por alguns dias em compasso de espera, verdade, mas tenho certeza que aos poucos nossos amigos e amigas que sempre nos acompanharam, no decorrer do dia estarão por aqui, lendo mais essa crônica e deixando sua opinião a respeito. Muita conversa girou em falso sobre a pequena pausa deste blog, entre elas a de que o responsável por ele estava estressado, o que não condiz com a verdade. Não se pode confundir problemas circulatórios com estress. Sim, problemas circulatórios causados pelo tempo excessivo sentado em frente a um computador, não só a serviço deste espaço, mas também ocupado com a redação de crônicas para jornais e revistas, além, claro, de responder a dezenas de e-mails que recebo todos os dias.

    Nivia Andres, nossa brilhante e querida companheira vai estar por algum tempo à frente deste blog. Vai contar com minha participação e de todos os colunistas. Todos nós vamos escrever, opinar e ajudá-la a manter o nível altíssimo que esse blog conquistou. Nivia, gentil e prestativa se prontificou de imediato a nos ajudar nessa tarefa e deixamos aqui, de público, nossos agradecimentos a ela.

    Mas, o assunto desta sexta-feira é a crônica de J. Morgado e não podemos fugir desse foco. Em pauta, a ciência e a religião, outro texto maravilhoso de J. Morgado. De um lado, a corrente dos que lutam para provar que Deus não existe e, do outro lado, a maioria, como cita Morgado, provando que Deus é o nosso Pai e criador do Universo. Opine!

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Senhor J. Morgado e Edward! De fato, eu estava apreensiva sem saber o que estava ocorrendo com a não postagem de matérias nesse últimos dias no blog. Agora, tudo esclarecido, fico contente, apesar dos problemas que o Edward está enfrentando e que espero, não sejam graves. Se cuide Edward, gostamos muito de você. Papai e mamãe lhe mandam um abração.

    Senho J. Morgado, admiro muito as crônicas que escreve, apesar de ser católica, como toda a minha família. Nada a ver, porque nesse espaço o senhor só nos ensina coisas boas, como hoje, quando aborda a a eterna discussão sobre a existência ou não de Deus. Fico imaginando como seria vazia e sem sentido nossa vida sem acreditarmos que temos um Pai nos guiando e nos ajudando nos percalços dessa vida. Sempre que me levanto cedo para ir à faculdade ( estou em férias), abro a minha janela e ouço o cantar dos pássaros, o verde das árvores e a luz do sol nos aquecendo e a primeira coisa que penso é em Deus. Quem poderia nos dar tanta beleza a não ser nosso Pai Celestial? Creio em Deus e a ele peço todos os dias que nos ampare e nos livre de tantas e tantas desgraças que ultimamente tem abalado nosso Planeta! Só Deus pode nos ajudar, mas é preciso que façamos também nossa parte!

    Obrigada, bom final de semana a todos!

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, amigos e amigas!

    Olá, Edward e J. Morgado!

    Que bom podermos nos encontrar novamente, para continuarmos nossas discussões diárias, significativas, relevantes e, para muitos, como eu - obrigatórias, a partir do momento em que formamos uma rede de amigos que compartilham ideais e valores, procurando informação e conhecimento; dividindo, enfim, um pouquinho do que somos e agregando
    muito do que vocês têm a dar, com suas vivências e experiências.

    Esse compartilhamento gera um capital inestimável de cultura, de agregação de conhecimento e o que considero mais importante - uma aproximação, um bem-querer atípico nos dias de hoje, uma época em que vale mais o TER do que o SER!

    Foi por esse motivo que, pressentindo o Edward sobrecarregado de trabalho e enfrentando um problema físico por quedar-se muito tempo sentado em frente à máquina que é o nosso instrumento de trabalho, ofereci-me para compartilhar com ele a geração de material para o blog ou seja, a formatação dos textos e das imagens que vocês recebem todos os dias e que, não sei se sabem, são tarefas que demandam tempo. O editor de textos e imagens do Blogger não é muito fácil de manejar, ainda mais quando somos por demais exigentes e queremos, sempre, alcançar a perfeição, oferecendo aos leitores um belo trabalho - em texto e imagem. Isso não quer dizer que não vamos ter a companhia dele todos os dias, com seus textos de raro valor e comentários sempre significativos, assim como os dos demais colegas que operam neste espaço. Apenas vou tentar dar uma colaboração técnica.

    Não poderia deixar, também,de falar no belíssimo texto que Juliano Morgado nos apresenta hoje e que, talvez, seja uma das discussões mais palpitantes da atualidade e de todos os tempos - a Ciência x a existência de Deus. Para mim, quanto mais avança a Ciência, mais se torna clara a existência de Deus.

    E vamos em frente, contando com a imprescindível opinião dos amigos que nos agraciam, todos os dias, com a sua preciosa leitura e opinião.

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Juliano!!!

    Com a publicação em 1857 do "Livro dos Espiritos", não há e não houve, sequer, uma retorica com base cientifica e de pesquisas sérias, que pudessem contradizer o que está contido no livro, muito pelo contrário, a ciencia só vem colaborando para que se afirme como verdade o que ali está contido.
    Infelizes daqueles que fecham os seus corações para que as luzes do entendimento e da compreensão não penetrem n'alma...
    Triste aqueles que por apego a sistemas sem fundamento, por ideias de dominação, por apego a materia, combatem todo tipo de progresso moral e cientifico.
    Chegará o dia em que a ciência andará de mãos dadas com a fé, mas até lá muitas inverdades terão que ser desmistificadas, muitos sistemas estereis desmonarão!

    um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. José Carlos Fontanezzisexta-feira, 22 janeiro, 2010

    Olá J. Morgado, boa tarde!
    Penso que o ideal seria que ambas, Ciência e Religião, caminhassem em verdadeira harmonia. Mas isso é algo impossivel de acontecer. Haja vista que:
    1) As religiões não se entendem entre sí;
    2) As facções (denominações) da mesma religião - o cristianismo por exemplo - vivem em “pé de guerra”, promovendo a intolerança entre sí.
    Entretanto, a religião é um mal necessário, pois permite que o indivíduo busque uma conduta melhor,e muitas vezes a encontra. E a ciência, que, apesar de produzir algumas aberrações, é um bem extremamente útil, pois quando à serviço da humanidade, facilita e prolonga a vida com descobertas e invenções, que entre outras coisas boas desenvolve tecnologia e descobre CURAS fantásticas. a ciência tem ajudado ao homem muito mais que a religião. Me atrevo a dizer que ultimamente a religião - pelo menos o cristianismo - tem oprimido muito mais do que tem libertado ou curado.

    José Carlos Fontanezzi - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  6. Ôi J. Morgado, fico feliz em ver que nosso blog está de volta com mais essa importante crônica sua. Sobre o assunto abordado nesta sexta-feira, na minha opinião, há um grande conflito quando se fala em ciência e religião, até porque, sabemos, ambas (ciência e religião) nunca de entendem. Cada uma tem seu ponto de vista em relação ao Universo. O certo seria a hegemonia entre as duas, onde uma completaria a outra e vice-versa. Tenho a certeza, se houvesse esse consenso, que o mundo seria muito melhor.

    Beijos, bom final de todos pra todos!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  7. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsexta-feira, 22 janeiro, 2010

    Caros Amigos,

    Não há perfeição nas ações do homem com relação à Ciência e nem em Religião.
    Para crer em Deus não basta ver, mas compreender. Já no campo da ciência para crer, temos que ver, apalpar, constatar. Enquanto um exige sentimento, o outro, razão.

    Abraço fraterno a todos.

    Luiz Antônio de Queiroz
    Franca-SP

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, J. Morgado, concordo com o Luiz Antônio Queiróz, de Franca. Pra mim, Ciência e Religião não se misturam, são campos antagônicos.

    Beijusss,

    Larissa - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  9. Olá J. Morgado, que bom ver todos mais uma vez reunidos nesse nosso cantinho querido!
    Olha, J. Morgado, li na revista Veja, on-line, que há cientistas eminentes que creem em Deus e não veem nisso nenhuma contradição com o darwinismo. O mais conhecido deles é o biólogo americano Francis Collins, um dos responsáveis pelo mapeamento do DNA humano. Diz ele: "Usar as ferramentas da ciência para discutir religião é uma atitude imprópria e equivocada. A Bíblia não é um livro científico. Não deve ser levado ao pé da letra". A Igreja Católica aceitou a bastante tempo que sua atribuição é cuidar da alma de seu 1 bilhão de fiéis e que o mundo físico é mais bem explicado pela ciência. O Vaticano até organizou, em março do ano passado o simpósio "Evolução biológica: fatos e teorias – Uma avaliação crítica 150 anos depois de A Origem das Espécies".

    Edward, torcendo para sua melhora, viu, adoramos você! J. Morgado e amiguinhos e amiguinhas, um lindo e maravilhoso final de semana pra todos, com chuva branda, sem estragos e sem notícias trágicas, se Deus quiser!

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  10. Ana Cláudia Magalhãessexta-feira, 22 janeiro, 2010

    Boa tarde, J. Morgado.
    A Ciência e a Religião não puderam entender-se até agora, porque, encarando cada uma as coisas do seu ponto de vista exclusivo, repeliam-se mutuamente. Era necessária alguma coisa para preencher o espaço que as separava, um traço de união que as ligasse. Esse traço está no conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e suas relações com o mundo corporal, leis tão imutáveis como as que regulam o movimento dos astros e a existência dos seres. Uma vez constatadas pela experiência essas relações, uma nova luz se fez: a fé se dirigiu à razão, esta nada encontrou de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido.

    Mas nisto, como em tudo, há os que ficam retardados, até que sejam arrastados pelo movimento geral, que os esmagará, se quiserem resistir em vez de se entregarem. É toda uma revolução moral que se realiza neste momento, sob a ação dos Espíritos. Depois de elaborada durante mais de dezoito séculos, ela chega ao momento de eclosão, e marcará uma nova era da humanidade. São fáceis de prever as suas conseqüências: ela deve produzir inevitáveis modificações nas relações sociais, contra o que ninguém poderá opor-se, porque elas estão nos desígnios de Deus e são o resultado da lei do progresso, que é uma lei de Deus.

    Fonte: Evangelho Segundo O Espiritismo (Capítulo 1 - NÃO VIM DESTRUIR A LEI)

    Abçs,

    Ana Cláudia Magalhães - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal! Posso fazer duas perguntas sobre o assunto abordado hoje? Se quiserem, me respondam.

    1- O que é a religião em psicanálise? – Uma grande neurose obsessiva compulsiva. Compulsiva e obsessiva para “limpar” o mundo do mal, mas o mal é também por ela instalado. Os “benfeitores de Deus” são também os bárbaros do terror. Compulsiva e obsessiva por ordenar o mundo de acordo com suas demências.

    O que é a ciência em psicanálise?Outra grande neurose obsessiva compulsiva. Compulsiva e obsessiva por “higienizar” e ordenar o mundo do “mal”. E carrega também a barbárie que tanto quer combater. Os benfeitores da humanidade são também os bárbaros do terror.

    Abraços a todos!

    Luiz Felipe Camargo - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  12. Valéria Beatriz de Mirandasexta-feira, 22 janeiro, 2010

    Prezado Sr. J. Morgado, creio que os cientistas devem se preocupar em "desvendar" a cura para males do corpo físico, pesquisas de cunho científico e deixar a fé das pessoas em paz. Deus os incomoda tanto assim? Sou professora universitária, não sou fanática religiosa, apenas tenho bom senso e sei onde meto o meu nariz.

    Obrigada!

    Valéria Beatriz de Miranda - São Paulo-SP.

    ResponderExcluir
  13. Ôi J. Morgado, tudo bem?
    Pessoalmente acredito que um dia a ciência provará a existência de Deus! Até lá sou investigadora e tenho bastante com que me entreter. Ou seja, não é por acreditar que Deus existe que vou deixar de procurar respostas. "Acreditar" não tem nada que ver com "pesquisar", porque UMA COISA NÃO IMPEDE A OUTRA! Além do mais, quanto mais conheço a complexidade da vida, mais acredito que existe uma "intenção" à qual podemos chamar Deus (cada um chama o que quiser!). O que é bom é sermos livres de acreditar no que queremos e nos faz felizes, sem ficarmos cegos por preconceitos de qualquer tipo, ou limitados por princípios obscurantistas.

    Bom fim de semana!

    Karina - UNICAMP - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  14. Olá Amigos

    Obrigado pela participação de vocês e as palavras carinhosas.
    Diz o dito popular que religião e futebol não se discutem.
    A religião que quer dizer religar-se com a divindade faz parte do ser humano desde seus primórdios.
    O Espiritismo que está baseado no tripé ciência, filosofia e religião (ou moral como querem alguns) aceita todas as religiões. Não critica nenhuma.
    A história antiga e contemporânea nos mostra o que aconteceu com os regimes que tentaram abolir a religião.
    Albert Eistein, um dos maiores cientista do século XX, tido como ateu por alguns, nos mostra verdadeiras jóias filosóficas.

    "A vida é como jogar uma bola na parede:
    Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
    Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
    Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
    Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
    Por isso, nunca "jogue uma bola na vida de forma que
    você não esteja pronto a recebê-la. "

    "Deus é a lei e o legislador do Universo".

    "Deus é inexorável no oferecimento de dons:
    Deu-me apenas a teimosia de uma mula.
    Não! Deu-me também um agudo sentido de dor”.

    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  15. Oiê amigos (as)...
    Como sempre, lúcido, didático o artigo do mestre Juliano Morgado.
    Gratificante o retorno do blog, lenitivo quase que diário para as diatribes e estripulias dos comandantes deste País à deriva, corrupto e hipócrita comandado pelos "lulas" e asseclas.
    Saudações afetivas ao amigo-irmão Edward de Souza e aos amigos que curtem, opinam e discutem este espaço democrático.

    abraços
    Oswaldo Lavrado -SBCampo
    (jornalista)

    ResponderExcluir
  16. Edward, amigo e irmão. Cuide-se!
    Seus problemas circulatórios, está provado, decorrem da falta de circulação. Portanto, circule mais, ande mais, observe e se deixe impregnar pela Natureza, pelas manhãs dos pássaros cantando,o anoitecer dos encantados e as madrugadas dos boêmios. Lembre-se: nosso corpo é um reloginho que obedece nossos condicionamentos.Só não queira, meu caro, fazer tudo de uma só vez porque a máquina não aguenta.
    Para crer em Deus não é preciso ir muito longe. Ele está dentro de cada um de nós, a cada dia, cada momento, cada segundo.

    Felizmente - aleluia ! - temos esta generosa alma - Nivia Andress - para socorrer você e todos nós para quem este blog é indispensável. Obrigado, Nivia, de coração!

    Mestre Morgado: Obrigado por ensinar que não há conflito algum entre ciência e religião. Especialmente quando podemos conhecer e desfrutar as bençãos que proporcionam a amizade sincera, um dos pontos cardeais do verdadeiro amor. É isso que nos une aqui no blog.

    Bom final de semana a todos e um
    Abração,

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  17. Olá Amigos
    Mais uma jóia deixada pelo Pai da Relatividade
    Pensamentos em Destaque
    Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
    Mas, enquanto houver amizade,
    Faremos as pazes de novo.

    Pode ser que um dia o tempo passe...
    Mas, se a amizade permanecer,
    Um de outro se há-de lembrar.

    Pode ser que um dia nos afastemos...
    Mas, se formos amigos de verdade,
    A amizade nos reaproximará.

    Pode ser que um dia não mais existamos...
    Mas, se ainda sobrar amizade,
    Nasceremos de novo, um para o outro.

    Pode ser que um dia tudo acabe...
    Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
    Cada vez de forma diferente.
    Sendo único e inesquecível cada momento
    Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

    Há duas formas para viver a sua vida:
    Uma é acreditar que não existe milagre.
    A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.
    Albert Einstein

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  18. Senhor J. Morgado, este assunto tratado nesta sexta-feira, Ciência X Religião é muito polêmico. Não sabemos praticamente nada sobre o nosso Universo e temos que decifrá-lo. Acreditar em Deus criador é muito fácil, é só acreditar; não precisa estudar. Ciência, tem que quebrar a cabeça, desvendar mistérios, estudar muito. Portanto, acreditar é mais fácil que pesquisar, concorda?

    Abçs

    Rogério Campos - Marília - SP.

    ResponderExcluir
  19. Caríssimo Edward de Souza: voltei hoje, depois de dez dias dançando no navio Costa Magica, onde fiquei deliberadamete desligado de tudo, inclusive do computador, e fiquei surpreso e preocupado com tua saúde. Ache tempo para você, antes de tudo, se cuide bem, procure atividades físicas. Com o apoio da maravilhosa Nivia Andres vai dar tudo certo aqui no blog, mas antes dele o importante é você. Que fique bem e feliz, desfrutando da vida no que achar de melhor. Vai dar tudo certo!
    Grande abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  20. Viu Edward, como faz o Milton?

    "voltei hoje, depois de dez dias dançando no navio Costa Magica, onde fiquei deliberadamete desligado de tudo, inclusive do computador..."

    Faço também minhas as palavras do amigo Saldanha: neste momento, o principal é você. Cativou-nos e agora fica eternamente responsável por isso.

    Abração,

    édison motta

    ResponderExcluir
  21. Edward, cuide-se amigão, não queremos ficar muito tempo sem sua companhia, afinal o "pai" do blog de ouro é VC, não desmerecendo os demais articulistas.
    Amigos do blog de ouro, bôa noite !!
    Outro polemico artigo publicado pelo mestre amigo J.Morgado, após um recesso forçado de nosso blog
    Parabéns Juliano pelo artigo RELIGIÃO E CIENCIA,que já está causando polemicas por parte de muitos comentaristas neste democrático espaço cibernético.

    Abraços a todos

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  22. Digitação errada, desculpem, é a pressa. Leia-se acima "deliberadamente". E abraço grande Édison Motta.
    MS.

    ResponderExcluir
  23. Com a evolução alcançada pela tecnologia neste início de século 21, religiosos e cientistas se confrontam com novas polêmicas. Células-tronco, clonagem e transgênicos são apenas alguns exemplos de questões que ainda geram muitas divergências. Religião e ciência não possuem uma harmonia pré-estabelecida, mas podem co-existir sem conflitos se uma não invadir o espaço da outra.

    Além do respeito, deve haver também entendimento das duas partes sobre o que é ciência e o que é religião. Há conflitos quando cientistas não entendem o que é próprio da fé e os religiosos não entendem o que é próprio da ciência. Não é possível falar cientificamente de Deus. Deus não é objeto da ciência empírica. Deus só pode ser objeto de fé.

    Bom fim de semana. Beijos a todos e saúde ao nosso querido Edward.

    Andressa - Cásper Líbero - S. Paulo

    ResponderExcluir
  24. Prezados J. Morgado, Edward de Souza, Édison Motta, Milton Saldanha, Nivia Andres, Oswaldo Lavrado, Garcia Netto, outro bom jornalista que se juntou aos articulistas deste blog e demais amigos e amigas deste espaço que é uma casa querida por todos nós.

    Uma das mais famosas frases de Einstein, de 1941, é a seguinte: "A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega". Só que, do jeito que são a ciência e as religiões hoje em dia, é impossível haver a mescla que ele desejava. No entanto, se ambas mudassem seus paradigmas, a seguinte frase teria sentido: "A ciência sem o espiritualismo científico é manca, a religião sem o espiritualismo científico é cega."

    Sendo manca, a primeira não consegue chegar aonde devia, isto é, conceituar muito do que deixa obscuro; sendo cega, a segunda simplesmente não vê a realidade da natureza e do ser humano, e como hoje em dia ele anseia por explicações e rejeita dogmas. Se ambas evoluíssem para adotar o espiritualismo científico, não haveria mais o abismo existente hoje entre elas.

    Um forte abraço a todos, estava com saudades de vocês, apesar de ter acompanhado o blog, não todos os dias, nessa minha viagem pela Espanha, onde tenho parentes e mora um irmão.

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  25. Olá J. Morgado e Edward, antes de postar um fato verídico que gostaria que todos lessem, queria saber onde andam o Professor João Paulo, a Cristina Fonseca, Ana Célia, Liliana, Garcia Netto, Paolo Cabrero, sumiram??? Mais uma coisa: porque o Milton Saldanha e o Édison Motta não opinaram sobre o tema de hoje???

    Leiam com atenção, isso é verídico:
    Fato ocorrido em 1892: "Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, e estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:

    - O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?
    - Sim. Mas não é um livro de crendices é a Palavra de Deus. Estou errado?
    - Claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a história geral. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso.
    - É mesmo? E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?
    - Bem, respondeu o universitário, vou descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio.

    O velho, cuidadosamente abriu o bolso interno do paletó, e deu o cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito saiu cabisbaixo se sentindo pior que uma ameba. O cartão dizia: “Louis Pasteur, Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris”.

    Pobre universitário. Imaginem a cara do coitado. aproveito para citar uma frase famosa de Louis Pasteur: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima.”

    Abraços pessoal!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  26. Oiê, amigos (as)...
    Este premiado blog nem bem retorna e já pegou no breu, com as importantes participações dos velhos, novos, e os nem tanto, amigos que aqui depositam suas opiniões democráticas.
    Caro Edward, tenho um palpitezinho para o seu problema de estresse. UMA BOA CANJA DE GALINHA. Não é isso que os médicos indicam às parturientes que ficam estressadas com a gravidez e a expectativa do parto ? então...?
    Você sabe ?. Um médico, na melhor das vontades, após verificar meus trocentos exames, determinou: um belo e suculento CALDO DE MANDIOCA; Toma ou morre. Como você me conhece bem, sabe qual foi minha opção. Acertou.
    As sugestões do Motta e do Saldanha realmente curam até espinhela caida já que ambos, joviais e saltitantes, souberam trilhar o caminho do bem viver. Um abraços a ambos, titulares absolutos de um jornalismo sadio e esclarecedor.
    Às meninas da Metodista, aqui ao lado, informo que estou lustrando as lentes de meu indefectível binóculo, enfim as aulas estão começando.`
    Á "nossa" Nivea, agora timoneira deste espaço, a certeza e segurança que estamos divinamente comandados.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  27. Meus amigos. Boa noite.
    Inicialmente devo confessar meu contentamento por esta nossa tribuna retornar ao seu padrão, por todos, elogiado e apreciado. Embora o tema trazido pelo J. Morgado nesta data seja de alto grau polêmico, verifico que os pronunciamentos aqui hoje inseridos, guardam equilíbrio cidadão e cultural. Muito me agrada. Da polêmica ao resultado de equilíbrio, a solução pacífica existe.
    Quando j. Morgado coloca ciência e religião em nossa pauta, devo confessar que jamais fui agnóstico. Minha crença de que algum ser de alto poder e criação acha evidencia nas montanhas, nos mares, no canto dos passarinhos, nos beijos que trocamos com amor, não disputa primazia com ciência. São valores diversos, porém, válidos. Como acredito, a discussão é larga, no entanto, a razão haverá de prevalecer como caminho único para o estabelecimento da paz.
    Ainda hoje fui a um velório de amigo, — meu contemporâneo — e durante a justa ministração de louvores ao morto, ocorreu-me deixar aos meus pósteros a recomendação de que aceitarei, somente, em meu momento, antes de ser cremado,
    em nome da paz e bom entendimento entre os povos da terra, um culto ecumênico ministrado pelas dignidades maiores da igreja católica, da comunidade espírita com os evangélicos representados por metodista ou presbiteriano. Não sendo possível a unidade espiritual, abdico da consagração egoísta que os homens praticam.
    Eu acredito na existência de um ser supremo, criador de todas as coisas.
    Garcia Netto

    ResponderExcluir
  28. Bom dia amigos!
    Como sei que este blog é democrático, vou dar minha opinião sobre esse assunto, que pode não agradar muitos dos que aqui frequentam, e certamente nem ao J. Morgado, autor dessa crônica.
    No meu modo de entender, a religião faz de tudo para atrapalhar o avanço da ciência. A descoberta do potencial das celúlas-tronco embrionárias deu esperança para muita gente. O Diabetes vai ter cura. Gente que não anda mais com as próprias pernas vai poder voltar andar. Mas, ainda assim, os religiosos são contra. Pelo menos a maioria. Dizem que é um atentado contra a vida. Absurdo! Mais: o carnaval está chegando e com ele a velha briga. A ciência orienta o uso da camisinha, a igreja é contra. Que se dane a Aids e outras doenças venéreas que contaminam a humanidade, tudo pelo que chamam de direito à vida. Melhor seria direito à morte, com sérios prejuízos ao Estado que paga todas essas internações. Eu ficaria aqui horas dando outros exemplos. Prefiro parar por aqui e arrematar com a certeza de que Ciência e religião jamais irão se entender e cada uma vai seguir o seu caminho!

    Bejos a todos!

    Adriana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  29. Olá Adriana

    Você não me desagradou. Louvo o espaço democrático aqui a disposição de todos. O que seria do vermelho se todo mundo gostasse do amarelo, diz o dito popular.
    A visão da vida é por demais ampla para que nós materialistas possamos abarcar todas respostas. Há muito que evoluir até que nos despojarmos do excesso.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  30. Olá J. Morgado, nessa briga entre Ciência X Religião não entro. Que briguem e levantem suas polêmicas. Eu fico com Deus!

    Bom final de semana...

    Michelle - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  31. Caro Miguel Falamansa: sua observação sobre minha ausência do debate me deixou honrado, obrigado. Ocorre que o tema, sinceramente, neste momento não me empolga. Os velhos amigos aqui do blog já sabem que sou ateu, é direito meu, ponto final. Para quem acredita, ótimo, continuem acreditando e seja felizes se isso lhes faz bem.
    Beijos a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Oiê, amigos (as)...
    Nesta noite chuvosa de sábado aqui no Grande ABC, nada melhor que reler o artigo do mestre Morgado.
    Sou católico, apostólico, romano e minha família em todos os segmentos segue essa linha, cada um por opção própria. Fui batizado, crismado, comungado, casado de acordo com os mandamentos da igreja católica, mesmo sem nunca ter sido beato de missas, beija-mão de padre e outras pendengas fanáticas.
    Assim, com todo respeito e admiração aos amigos que, democraticamente, expusseram suas opiniões, entendo que o comentário atualizado da "nossa" Adriana, aqui da Metodista ao lado, é o que mais se aproxima de minha modesta opinião e conceitos.
    Tenham todos um excelente domingo

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  34. ANA CÉLIA DE FREITAS.terça-feira, 26 janeiro, 2010

    Olá pessoal...
    fico muito feliz com a volta do blog de ouro.
    Tema muito importante, mas polêmico,penso que ambas andam atreladas.
    ÁS vezes fico pensando:Se não acreditarmos em Deus, o que seria de nós,claro que ele existe e está sempre ao nosso lado nos orientando,e quanto a ciência, claro tem evoluído bastante e salvado muitas vidas,mas Graças a presença divina.
    eSPERO QUE O MESTRE VOLTE LOGO,ESBANJANDO SAÚDE.
    cUIDE-SE BEM, O MAIS IMPORTANTE É VOCÊ.
    Beijossssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir