quarta-feira, 25 de novembro de 2009

LULA – O FILHO DO BRASIL: VOCÊ
.
IRIA AO CINEMA VER ESSE FILME?

Lula, o Filho do Brasil, cinebiografia sobre o petista, será lançado em 1º de janeiro de 2010 com uma estratégia de distribuição que tem como objetivo torná-lo um dos maiores lançamentos do cinema nacional, desde a retomada da produção cinematográfica do País, em 1995. Para isso, a produção recorrerá a tradicionais bases de sustentação política de Lula, como sindicatos, e a regiões onde ele tem alta popularidade, como no Nordeste. Um universo de 10 milhões de pessoas sindicalizadas poderá comprar ingressos a preços populares para assistir ao filme, que pretende chegar aos rincões do País em 2010. Ainda surfando no anúncio dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e nos sinais de retomada do crescimento econômico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara-se para colecionar mais dividendos políticos, dessa vez nas telas do cinema e em pleno ano eleitoral, quando todos os esforços estarão voltados para eleger a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sua sucessora. .

O QUE NINGUÉM COMENTA
. .
Numa noite de junho de 2005, Zé Dirceu, então chefe da Casa Civil do governo petista, considerado pelo procurador-geral da República como o chefe da "Quadrilha Organizada" operante no Planalto, reuniu-se em ambiente domiciliar, no Rio de Janeiro, com representantes da "classe artística", entre eles o lobista Luiz Carlos Barreto, o aríete-mor do cinema caboclo.
A tropa de choque do cinema, como sempre à cata de privilégios e regulamentações coercitivas, queria, com urgência, maior volume de verbas públicas para tocar a cornucópia da fortuna. O clima era de tensa expectativa. Depois da choradeira de praxe, o chefe da Casa Civil - logo depois varrido do cargo por força das denúncias do deputado Roberto Jefferson - arregaçou as mangas e encarou friamente a platéia ansiosa. Só então, dedo em riste, foi incisivo na sua convocação para fazer do cinema um ativo instrumento da propaganda oficial. Disse ele: "organizem-se e cheguem a nós".
O ex-guerrilheiro (sem guerrilha) não precisava chegar a tanto, afinal todos ali presentes não tinham outra intenção senão servir ao governo Lula, mas Barreto, cobra criada nos pântanos pouco ortodoxos de "O Cruzeiro" do "Dr. Assis", captou a mensagem. E logo após o interregno de alguns filmes sem o menor apelo, "matou no peito" a produção cinematográfica que ele, rápido no gatilho, transformou num "negócio de ouro": "Lula - o filho do Brasil", melodrama adaptado da "biografia autorizada" de Denise Paraná (assessora política de Lula na campanha contra Collor, em 1989), publicada pela Fundação Perseu Abramo, organismo criado pelo PT para dar suporte ideológico (marxista) aos "companheiros de luta" e lavar a cabeça dos "inocentes úteis" em âmbito universitário - está implícito, também com apoio das generosas verbas públicas.
Como por milagre, aos 80 anos, o lobista Barreto tinha em mãos, para abrir os cofres bilionários da Ambev, Odebrechet, Embraer e das grandes empresas nacionais, todas dependentes da boa e má vontade de Lula, a chave-mágica da "comovente história de um menino miserável do Nordeste que chegou à presidência da República" (depois de passar, já se vê, pela escola matreira do sindicalismo vermelho).
A primeira tarefa de Luiz Carlos Barreto ao levantar o esquema foi anunciar o orçamento daquele que se diz ser o "mais caro filme brasileiro de todos os tempos". Numa conta de chegar sempre elástica - sobretudo quando se trata de levar à tela a vida de presidente de um "Estado forte", em pleno gozo das funções -, de início a produção de Barreto foi orçada em R$ 12 milhões, em seguida revista para R$ 16 milhões, e logo depois elevada para R$ 17 milhões e R$ 18 milhões - sendo muito provável que "Lula, o filho do Brasil", quando do seu lançamento no ano eleitoral de 2010, ultrapasse a casa dos 30 milhões de reais, pois, como o lobista gosta de afirmar, é um "sujeito que pensa grande". De fato, com o dinheiro que já arrastou dos cofres públicos para fazer cinema, desde os tempos da Embrafilme dos militares, desconfio que o lobista, se quisesse, poderia construir não sei quantos palácios da Alvorada, embora tenha "pipocado" na hora de comprar o espólio da estatal do cinema.
Pois bem: é neste clima de diluição moral e de completa mistificação ideológica, no qual o cidadão indefeso precisa ser logrado a todo custo, que vai ser lançado em 2010, ano das eleições presidenciais, "Lula - o filho do Brasil", o "negócio de ouro" de Barreto, uma indisfarçável peça de propaganda a serviço do culto à personalidade.

76 comentários:

  1. “Estamos fazendo esse filme porque Lula é um herói”, diz o diretor Fábio Barreto. “O povo brasileiro precisa conhecer a história de seus heróis. A idéia é humanizar o mito.”
    - Humanizar o mito? Que mito?
    - Estou certa de a idéia é justamente o contrário: estão tentando mitificar o homem.
    - Talvez Lula seja um herói para quem ganha Bolsa Família, ou para quem vive das benesses do governo, não para mim.
    - Lula não é um herói, mas encaixa-se perfeitamente no perfil do anti-herói malandro.
    - Os anti-heróis malandros, como Lula, são manipuladores, sem escrúpulos, ardilosos, burlam leis, mas, possuem um carisma impressionável e muita lábia, por isso acabam obtendo simpatia e aprovação para seus atos por mais reprováveis que sejam.
    - Temos que fazer uma oposição firme a esta tentativa de transformarem em mito alguém que, em minha opinião, está prejudicando, em vários aspectos, o Brasil.
    - Fora Lula, hoje, sempre, e o mais rápido possível.

    Luiza M. Garcez - Curitiba

    ResponderExcluir
  2. Este filme é uma obra-prima do puxa-saquismo político mais descarado. O TSE não poderia impedir o lançamento desta palhaçada em forma de filme?

    ResponderExcluir
  3. Ôi Edward...
    Se não me engano o filme foi exibido na semana passada para um grupo seleto de amigos e amigas do Presidente e alguns jornalistas. Li alguns comentários, todos eles dizendo que é um dos piores filmes lançados nos últimos tempos. Um dos mais contundetes foi da Folha de São Paulo, onde o articulista usou a frase: "ruim demais".

    Respondendo sua pergunta se eu iria ou não ver o filme, eu diria que sim, acredite! Como comentar alguma coisa sobre o filme se não vi? Concorda? Será um assunto muito debatido nos próximos meses e sua opinião sempre será solicitada. Então, nada melhor do que assistir ao filme. Se for mesmo ruim, aguentar-se na poltrona até terminar e depois entrar no Procon pedindo o dinheiro de volta (rssssssssssss...)

    Beijinhos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo A. Meneghettiquarta-feira, 25 novembro, 2009

    Prezado jornalista!
    Esse filme, mais o previsto lançamento espalhafatoso, com a descarada participação dos fundos de pensão e de sindicatos, nos comprova, mais uma vez, a total falta de escrúpulos políticos de Lula. Estamos assistindo a ascensão de uma monstruosidade popularesca de claras conotações fascistas e de desdobramentos trágicos para o Brasil. Estou sentindo o mesmo frio na espinha que os judeus sentiram na Alemanha de 1933.

    Marcelo A. Meneghetti - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo e editor Edward de Souza, permita-me transcrever aqui o artigo que acabo de receber por e-mail, que assinaria embaixo, se não fosse de autoria da Solange Amaral.
    Respondendo a sua pergutna tb diria que iria ver sim, para comparar a ficção com a realidade..
    abços


    O PT e a Sétima Arte-
    Solange Amaral

    Enganam-se aqueles que pensam que a sucessão presidencial, em 2010, será marcada pela modernidade na comunicação, seguindo o modelo de sucesso adotado pelo presidente Barack Obama, que inovou ao usar com competênciaas redes sociais da internet. O governo federal e o PT sabem que o grosso do seu eleitorado nunca ouviu falar em Twitter ou Facebook, e por isso
    apostarão suas fichas num aparelho criado pelos irmãos Lumière, no
    século 19, batizado de cinematógrafo.
    Peço licença aos patrulheiros de plantão, mas a verdade é que o filme"Lula, o filho do Brasil", que será lançado no ano da eleição, é o trunfo que o governo precisa para eleger até um poste. Trata-se de um filme-exaltação, contando o drama de um homem igual a milhões de outros brasileiros que vivem em situação de miséria no país. O problema é que o filme conta apenas a verdade que interessa ao Planalto, omitindo os
    desvios éticos do protagonista, já como presidente, como a compra de
    parlamentares no escândalo do Mensalão, o aparelhamento de organizações sociais e os acordos para consolidar sua base política.
    Será que o Planalto, através do seu diligente ministro da Justiça, Tarso Genro, permitiria a exibição de um documentário, no estilo Michael Moore, contando os bastidores dos oito anos do governo petista? O público, que
    será brindado com cenas lacrimosas de um retirante que se tornou
    presidente, também tem interesse em conhecer os métodos usados pelo
    "Cara" para domesticar a UNE, o MST e as centrais sindicais.
    O cruzamento de imagens de arquivo, onde Lula chamava de corruptos aqueles que hoje são seus aliados, é reflexão necessária sobre uma realidade que
    não pode ser omitida, para o filme ter começo, meio e fim.
    Para quem não está convencido de que "Lula, o filho do Brasil" é um
    panfleto eleitoral, o próprio presidente dá a pista sobre a verdade que se esconde no escurinho do cinema. Com o filme pronto, sua meta é criar salas de exibição nas periferias do Brasil. A proposta de criação do Vale
    Cultura, encaminhada com pedido de urgência urgentíssima ao Congresso, é excelente. Mas por uma questão de respeito e equilíbrio do jogo democrático, é inaceitável que o acesso à cultura seja impregnado por intenções político-eleitoreiras.
    A senadora Marina Silva e os governadores José Serra e Aécio Neves rendem excelentes filmes. Nas mãos habilidosas de um cineasta, qualquer história toca a sensibilidade de um povo.
    "Lula, o filho do Brasil" não foi feito para emocionar.
    A meta é eleger sua candidata em 2010.

    ResponderExcluir
  6. Edward de Souza, posso apostar que a idéia desse filme, foi coisa do Sarney para agradar o molusco. O velho cineasta Luiz Carlos Barreto, não saia do gabinete do assessor quando o capo do sarney virou presidente por acaso!

    Tereza - SP

    ResponderExcluir
  7. Olá Edward...
    Além desse filme do Lula, saiu um outro, tempos atrás, produzido pela Patricia Pillar, que saltou de atriz para diretora, sobre o cantor, falecido recentemente, Waldick Soriano. É uma briga boa. Antes de ver esse filme de Lula, penso que todos nós deveríamos ver o do Waldick Soriano. No filme, acredito, não sei, Waldick certamente estará cantando "Eu não sou cachorro não"........ Que delícia! Se agradar, vamos para o do Lula, certamente nosso estômago estará bem preparado.

    Sabe o que penso? Que os nossos cineastas estão com minhoca na cabeça, produzindo um monte de enlatados que mostram como anda em baixa a sétima arte no País. No caso do LC Barreto a coisa muda de figura. Aos 80 anos preparou bem os últimos dias de sua vida, faturando uns 20 a 30 milhões de reais em cima da vaidade do Presidente Lula, que, claro está, visa as próximas eleições presidenciais.

    O artigo apresentado pela Cris, que eu ainda não havia lido, escrito pela Solange Amaral, é uma mostra do que estou falando. E o lançamento do filme será no começo do ano de eleições presidenciais. Fica a pergunta: o TRE vai permitir uma descarada publicidade como essa? Por muito menos, até por causa de cartazes em postes antes do tempo permitido, políticos foram multados e ameaçados de ser cassados. Pior: Já pensou Edward, se o filme de Lula vencer o Oscar? (rsssssss)
    Bjos,

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, amigos e amigas!

    É revoltante assistirmos a mais este soco no estômago das pessoas de bem deste país, que trabalham muito para financiar os desmandos desta corja governante que, a fim de eternizar-se no poder, lança mão de propaganda política de 5ª categoria, tal qual o filme em questão.

    Filhos do Brasil todos somos e fazemos o possível para honrar a nossa descendência, ao contrário do senhor presidente, que é capaz de cometer todos os crimes imagináveis em troca de votos para a sua péssima candidata. E o pior, ele sabe que ela é ruim. Escolheu-a de propósito, em cima de sua inimaginável popularidade. Me respondam, se puderem, alguém já respondeu a essa pesquisa? Acho que sempre são os mesmos os consultados...

    Pois bem, a Cristina nos trouxe um artigo esclarecedor da Solange Amaral,exemplar em sua articulação.
    Para contribuir, vejamos quais foram as principais empresas que contribuíram para a realização do dito filme:

    Lula, o Filho do Brasil foi patrocinado e apoiado por um grupo de empresas, a maioria delas com negócios com o governo, que doou 10,8 milhões de reais:

    AmBev - Em 2005, o BNDES destinou 319 milhões de reais para a empresa de bebidas.

    Camargo Corrêa - A construtora participa das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, tendo recebido, em 2008, 102,7 milhões de reais.

    CPFL Energia - O controle da distribuidora de energia está dividido entre a Camargo Corrêa, o BNDES e fundos de pensão de estatais.

    EBX - Os empréstimos feitos pelo BNDES às empresas de Eike Batista ultrapassam 3 bilhões de reais só neste ano.

    GDF Suez - A empresa faz parte do consórcio responsável pelas obras da hidrelétrica de Jirau e recebeu do BNDES empréstimo de 7,2 bilhões de reais.

    Grendene - O BNDES aprovou, em 2008financiamento de 314 milhões de reais para a aquisição total do controle acionário da Calçados Azaléia pela Vulcabrás dos mesmos controladores da Grendene.

    Hyundai - Em 2007, o governo federal deu uma mãozinha para a implantação da fábrica da montadora em Goiás.

    Neoenergia - O Banco do Brasil e a Previ (fundo de pensão dos funcionários do BB) detêm, juntos, 61% da companhia. Em 2008, o BNDES aprovou crédito superior a 600 milhões de reais para a construção de usinas pelo grupo.

    OAS - Foi uma das financiadoras da campanha de reeleição de Lula. Participa das obras do PAC, tendo recebido, em 2007, 107 milhões de reais.

    Odebrecht - Venceu em 2007, em parceria com a estatal Furnas, a licitação para a construção da usina de Santo Antônio, no Rio Madeira. O valor do investimento foi definido em 9,5 bilhões de reais, com 75% do total financiado pelo BNDES.

    Oi - O BNDES aprovou, na semana passada, financiamento de 4,4 bilhões de reais, o maior valor já concedido para uma empresa de telecomunicações. Desde a aquisição da Brasil Telecom (BrT), bancos públicos já aprovaram empréstimos de mais de 11 bilhões de reais ao grupo Oi. O BNDES e a Previ têm participação no bloco de controle da companhia de telefonia.

    Volkswagen - Tem contrato com o governo para o programa Caminho da Escola para a renovação da frota de ônibus escolares. Em agosto, entregou o primeiro lote de 1?100 veículos, pelo qual recebeu 223 milhões de reais.

    E por aí vai. Certamente muito mais dinheiro do povo foi desviado para a produção deste esculacho, por baixo dos panos, é claro.

    Segue...

    ResponderExcluir
  9. Depois do sucesso da fita, que deverá ser estrondoso, certamente Lula há de querer lançar a segunda parte de sua saga, talvez mostrando sua nova e brilhante carreira de conferencista internacional, tal qual Fernando Henrique (acham que o Lula vai deixar barato?) e Clinton. Vai cobrar US$ 500 mil por palestra, para contar como acabou com a fome no Brasil, através do Bolsa-Família...Vocês já devem saber que estão saindo do forno mais dois produtos quentinhos da Rede Bolsa- Família - o Bolsa-Funeral e o Bolsa-Celular. Até o fim do seu mandato, Lula pretende lançar o Bolsa-Céu, que garante a todos os brasileiros com renda até R$ 140, um cantinho aprazível no Céu. Quem me contou a nova foi São Pedro porque, modéstia parte, sou uma boa jornalista investigadora...

    E vamos em frente!

    ResponderExcluir
  10. Liliana, apesar do seu rostinho lindo, você hoje não levantou com bom humor, menina! Onde já se viu fazer uma sugestão dessas? Assistir ao filme do Waldick Soriano e depois ao do Lula? Posso colocar mais um para você assistir? O do Cazuza, excelente. Bom para quem quer aprender como se traficar nesse País e usar drogas de todos os tipos. Um exemplo para quem tem filhos o filme de Cazuza. Assim será o de Lula, mostrando como se fica rico do dia para a noite. Pena que não incluiram no roteiro o "mensalão". Seriam cenas hilariantes, todos eles correndo com dólares nas cuecas. Jerry Lewis e Cantinflas iriam se revirar nos caixões, com certeza. Mais essa agora... Um filme sobre a vida de Lula!!!

    Abçs,

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  11. OLÁ NIVIA!
    Eu voltei porque não tinha lido os seus comentários. Deus do céu, por muito menos o Collor foi cassado, Nivia. Seu relatório de beneficiados pelo Governo Lula é de assustar. Essa tal de "Oi", está faturando mais que o Onassis, quando vivo e comandava a maior frota de navios do mundo. De onde vem tanto dinheiro assim? Esses espertalhões, beneficiados pelo governo Lula, poderiam trazer até a Angelina Jolie e o Brad Pitt para participar do filme, com o dinheiro que arrecadaram. Por isso vão cobrar apenas 5 reais para quem quiser ver essa porcaria, digo, filme. Isso para despistar, Nivia. Depois de um mês a entrada será grátis, quer apostar? Ele vai alegar que é para os pobres poderem assistir ao engodo, certamente.

    Abçs,

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  12. Olá Edward

    Você não é vinho, mas quanto mais velho melhor. Com esse artigo você está se superando. Uma visão crítica e bem ampliada dos acontecimentos políticos dos últimos tempos.
    Você pergunta se assistiríamos ao filme sobre a vida do presidente Luiz Inácio da Silva. E eu respondo: Claro que assistiria! Afinal, ao longo de minha vida assisti a filmes sobre a vida de muitos políticos nacionais e internacionais; Hitler, Stalin, Che Guevara, Fidel, Tito, Franco, Getúlio... Afinal tenho que me informar o que vai pelo mundo e tomar decisões conscientes. Pergunto eu, os beneficiados pelas bolsas sem fim entenderiam assim? Afinal, estão encurralados. Sim, encurralados! O velho curral eleitoral dos “coronéis” está de volta. Milhões de cabos eleitorais pagos por nós.
    O Excelentíssimo Senhor Presidente da República fabricado por uma esquerda bandida, transformou-se em um títere conveniente que por sua vez, por conveniência se sujeitou a esse papel. Afinal, para um homem que nunca vê, não escuta e adora o populismo e que morava em uma pequena casa geminada em São Bernardo do Campo, ganancioso e com mania de grandeza, o papel lhe assenta muito bem.
    O Supremo Tribunal Eleitoral deveria proibir o lançamento desse filme em ano de eleições. O curral vai elegê-lo como um Robin Hood moderno. A diferença é que o Robin do romance de capa-espada era um justiceiro e tinha vontade própria.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  13. RELÓGIO DA MENTIRA

    Um cidadão morreu e foi para o céu. Enquanto estava em frente a São Pedro nos Portões Celestiais, viu uma enorme parede com relógios atrás do guardião das chaves e resolveu perguntar:

    - O que são todos aqueles relógios?
    São Pedro respondeu:
    - São Relógios da Mentira. Todo mundo na Terra tem um Relógio da Mentira. Cada vez que você mente os ponteiros se movem mais rápido.
    - Oh! - exclamou o cidadão

    - De quem é aquele relógio ali?
    - É o de Madre Teresa. Os ponteiros nunca se moveram,indicando que ela nunca mentiu.
    - E aquele, é de quem?
    - É o de Abraham Lincoln. Os ponteiros só se moveram duas vezes, indicando que ele só mentiu duas vezes em toda a sua vida.

    E o Relógio do Lula, aquele Presidente do Brasil, que acaba de lançar um filme sobre sua vida, também está aqui?
    - Ah! o do Lula está na minha sala.
    - Ué! - espantou-se o cidadão.
    - Por quê?
    E São Pedro, rindo, respondeu:
    - ESTOU USANDO COMO VENTILADOR DE TETO!!!

    Abraços a todos!

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  14. Edward, assino embaixo o que disse J. Morgado. Você se superou nesta publicação hoje. Verdades contundentes que não são divulgadas sobre nosso "Reizinho" do Planalto e sua corja. Ressuscitou até o maléfico "Zé Dirceu", figura asquerosa que continua dando as cartas por baixo dos panos. Esse filme está claro, tem a única intenção de promover a guerrilheira Dilma ao posto presidencial. Uma vergonha, diria Bóris Casoy. Quanto a sua pergunta, Edward, se eu assistiria ao filme, preciso primeiro ter uma certeza, alguém pode me informar? Lula morre no fim? Se morrer, assisto com prazer!
    Bjos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  15. Minha esperança é que a Justiça Eleitoral faça o seu papel Constitucional e não pemita o lançamento deste filme no ano de 2010, ano das eleiçoes majoritárias. Se o lançamento for permitido a coisa vai ficar dificil para a oposição. O cara está deitando e rolando. Ninguém segura aquela metamorfose ambulante. Chega a ser deprimente se ouvir os discursos de lula e Dona Dilma Guerrilheira.

    Guilhermina - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  16. A ignorância do povo alimenta a popularidade desse maldito!!! (LULA).

    Priscilla Pinheiro

    ResponderExcluir
  17. Edward e demais amigos do Blog de ouro.bôa tarde.
    Respondendo a pergunta do amigo Edward, quéro dizer que ::

    NÃO PASSARIA NEM NA PORTA DE UM CINEMA QUE ESTIVESSE EXIBINDO ESSE LIXO DE FILME...

    Temos que exigir o nosso dinheiro de volta,pois o LIXO foi financiado com a grana do povão.

    SEM MAIS COMENTÁRIOS,POIS MEU NOJO É TANTO QUE PODEREI ESCREVER ALGO PORNOGRÁFICO NO BLOG, E ESTE NÃO É O LUGAR APROPRIADO..

    Abraços aos amigos do "nosso" blog.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde a todos!
    Pelo visto, esse blog é democrático, não? Por essa razão quero dar minha opinião, talvez a primeira a favor de Lula. Esses 76 por cento de aprovação que os jornais publicaram ontem foram só de eleitores nordestinos? O Brasil inteiro aprova a gestão do Lula. Fiquei emocionada quando soube do lançamento do filme. Lula é um predestinado. Conseguiu seu objetivo com muita luta, tenacidade, inteligência, habilidade, paciência, dedicação e concentração. Ele é um exemplo para os jovens de todas as camadas sociais. Eu me sinto privilegiada por viver esse momento histórico do lançamento do seu filme e orgulhosa por ter lutado para que isso acontecesse.

    Vera Martins Lucena - Formiga/MG

    ResponderExcluir
  19. Eu digo sempre pra minha mãe. O que seria do doce se todos gostassem do salgado? É o caso da mineira Vera Martins. E política é igual religião e futebol. Não adianta querer pregar na cabeça da pessoa tentando mostrar que ela está errada. Não aceitam nunca... Ela que assista ao filme do Lula e aplauda. Eu vou seguir os conselhos da Liliana. Vou assistir ao filme de Waldick Soriano, deve ser bem melhor.

    Abraços,

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  20. Quem disse que o dinheiro vai sair do povão ou dos cofres públicos, Senhor Admir Morgado? Procure se informar melhor antes de escrever bobagens.

    Ângelo M. Chiarelli - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  21. Eu concordo com a Vera Martins, de Minas Gerais!
    Um filme que mostrará uma parte da vida do homem Lula, e não do político... O mais interessante de tudo isso é que todas as homenagens para Lula ainda são muito pouco perto do que realmente ele merece!!! Uma história incrível de um retirante que sai do Nordeste devido as dificuldades de toda ordem e vai parar em São Paulo ainda criança com sua heroína mãe D. Lindu. Depois de tantas pressões e fortes emoções se torna Presidente do Brasil. Parabéns ao Fábio Barreto pela direção e pelo Luiz Carlos Barreto pela grandiosa produção, além do elenco que convence na interpretação espetacular. É emocionante!

    Paulo Lucas Bonfim - Recife - Pernambuco

    ResponderExcluir
  22. Prezados amigos, eu até acredito que seja uma bela história a ser contada nesse filme. Só sinto que deixaram pra lançar perto das eleições. Lula faz campanha na cara da justiça. Não creio que o brasileiro vá votar em Dilma se ver esse filme. Afinal o mais besta dos brasileiros, sabe que lula está rico e que esse filme não é a realidade de hoje. Esse negócio de mostrar filmes da época das vacas magras é para enganar trouxas. O filme deveria mostrar o Lula hoje e as propriedades que têm. Lula ficou milionário e seu PT também. Foram oito anos de falsas promessas, com todos, comandados por Lula e José Dirceu, mamando nas tetas gordas do Poder. Cadê a prometida segurança,saúde e educação?

    José Ricardo - SBC

    ResponderExcluir
  23. Sei não, sei não... O povo tira onda, fala mal, vai zoar ao extremo, mas dia 1º de Janeiro vai ter um monte de gente na fila no cinema para assistir, assim como foi com os 2 filhos de Francisco.

    Solange - São Paulo

    ResponderExcluir
  24. Ôi Edward...
    Esse filme é direcionado para a camada baixa da população, cuja opinião ainda é controlada pela mídia aberta. Quer melhor auto-promoção que expor um lado “bonzinho” da vida para o público se comover e passar a mão na cabeça? Não duvido que tenha promoção pra incentivar o povo a assistir isso e ignorar os blockbusters de temporada de férias.
    Bjos,

    Lidiane - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  25. Edward, será que no filme vão dar detalhes sobre o mensalão? Respondendo sua pergunta se vou ao cinema assistir ao filme de Lula, irei com uma condição: que minha futura sogra vá junto. Soube, através de um artigo que li, que o filme de Lula vai dar dor de barriga pra ninguém botar defeito. Salmonelose não chega perto. Quem sabe eu fico livre da jararaca antes de me casar.....

    Adriana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  26. Uma emissora de rádio da minha cidade já está fazendo propaganda desse filme sobre a vida de Lula. Diz assim a gravação: "Assistam Lula - o Filho do Brasil - em janeiro nos melhores cinemas da cidade (só tem um). A história do homem que sofreu, sofreu, sofreu, sofreu e depois fez um pais inteiro sofrer".

    Beijos,

    Tatiana - Garça - SP.

    ResponderExcluir
  27. Olá Edward...
    Esse filme tenta colocar Lula na figura de um Padre Cícero, utilizando a baixa cultura das pessoas para angariar votos para o PT, que demonstrou ser um partido corrupto no poder. O filme usa elementos melodramáticos para romancear a história do petista, e mantê-lo blindado das denúncias de corrupção perpetradas pelo seu partido. Dizem os produtores, num esforço de dissimulação, que estão à cata de lucro com o filme, e que não tem a intenção de mitificar o líder do PT, mas esse discurso é facilmente desmontado pelo título da pataquada: Lula, é filho da mãe dele, não do Brasil. Ufanista, comunista, sentimentalóide, petista, eleitoral, parcial, menos artístico é o valor dessa propaganda eleitoral travestida de cinema. Se fosse lançado um filme de Lula daqui 2 anos, até eu desconsideraria os meus comentários, mas lançá-lo 6 meses antes de um pleito torna claro os interesses eleitoreiros do filme.
    Bjos,

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  28. DILMA ROUSSEF

    Quando vi Dilma Roussef
    Sair na televisão
    Com o rosto renovado
    Após uma operação,
    Senti que o poder transforma:
    Avestruz vira pavão.

    De repente ela virou
    Namorada do Brasil:
    Os políticos, quando a veem,
    Começam a soltar psiu,
    Pensando em 2010
    E nos bilhões que ela pariu.

    A mulher, que era emburrada,
    Anda agora sorridente,
    Acenando para o povo,
    Alegre, mostrando o dente,
    E os baba-ovos gritando:
    É Dilma pra presidente!

    Mas eu sei que o olho grande
    É na montanha de bilhões
    Que Lula botou no PAC
    Pensando nas eleições
    E mandou Dilma gastar,
    Sobretudo nos grotões.

    Senadores garanhões,
    Sedutores de donzelas,
    E deputados gulosos,
    Caçadores de gazelas,
    Enjoaram das modelos,
    Só querem casar com ela.

    Eu também quero uma lasquinha
    Uma filepa de poder
    Quero olhar nos olhos dela
    E, ternamente, dizer
    Que mais bonita que ela
    Mulher nenhuma há de ser.

    Eu já vi um deputado
    Dizendo no Cariri
    Que Dilma é linda e charmosa,
    Igual não existe aqui,
    E é capaz de ser mais bela
    Que Angelina Jolie.

    Dilma pisa devagar
    Com seu jeito angelical,
    Nunca deu grito em ninguém
    Nem fez assédio moral
    Ou correu atrás de gente
    Com um pedaço de pau.

    Dilma superpoderosa:
    Oito bilhões pra gastar
    Do jeito que ela quiser,
    Da forma que ela mandar,
    Sem contar com o milhão
    Do cofre do Adhemar

    Estou com ela e não abro:
    Viro abridor de cancela,
    Topo matar jararaca,
    Apagar fogo na goela,
    Para no ano vindouro
    Fazer um PAC com ela.

    Zé Piaba - Paraíba

    ResponderExcluir
  29. Edward, com carteirinha de estudante pago 2,50? Se for isso acho que vou assistir, mais eu me recuso a pagar. Onde se viu isso? Soube que no Norte/Nordeste o Lula vai fazer uma promoção. Entram de graça e ganham um litro de água mineral. Na verdade, ganham o litro vazio. Se votarem na Dilma, Lula vai mandar encher o litro de água.
    Sabe o que penso? Uma vergonha essa propaganda explícita às vespéras das eleições presidenciais. E o TRE?
    Bjos,

    Samantha - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  30. Pessoal, acabo de ver um triller do filme pela internet e estou chorando até agora. Não vou conseguir ver esse filme. Quando morre a primeira esposa do Lula e quando ele perde o dedo, tadinho... E vocês ficam mandando pancadas nele. Precisam ver o coitado engraxando sapatos então... Pra ganhar dois cruzeiros, aparece até a nota no filme. Por isso ele tem razão hoje, tem mesmo que meter a mão na cumbuca. Quem nunca viu mel o jeito é se lambuzar. Vai sofrer assim lá não sei aonde. Vou parar de contar o que vi do filme, as lágrimas estão me atrapalhando escrever.
    Bjos,

    Melissa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  31. O lula com certeza bota inveja em muito sociólogo e diplomado, apesar de ser quase um analfabeto.
    Isso mostra que caráter não se aprende na escola...

    Fernando Nogueira - Diadema - SP.

    ResponderExcluir
  32. E assim surge, gradativamente, um novo mito. As críticas e os elogios fazem parte desse surgimento, que certamente, permanecerá enigmático, amado e odiado como tantos outros. Quero assistir o filme.

    Magda F. Alcântara- Blumenau

    ResponderExcluir
  33. Voltei......
    Sim. voltei só para responder ao sr. Angelo Chiarelli, que por sinal reside em uma LINDA cidade que foi devidamente ROUBADA pelo ilustre Antonio Palocci Filho ,do PT,quando Prefeito,e que é filho do artista plástico Antonio Palocci e de Antônia de Castro (Dona Toninha Palocci), que foi militante na década de 1980 da organização trotskista Convergência Socialista.
    Meu amigo, acho que mal informado é o sr, pois parte do dinheiro SAIU dos cofres públicos como um empréstimo e que NUNCA será pago.Ademais, a maioria de povinho,,(desculpem-me os demais) que vai assistir ao LIXO serão os agraciados com a BOLSA CULTURA, no valôr de R$ 50,00 e que TAMBÉM sai do MEU bolso.
    Informe-se melhór, amigo Angelo.
    Passar bem.
    Abraços aos demais amigos do "nosso" blog.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  34. Lula provou que o pobre brasileiro e sem condições alguma, é capaz de se superar e ser mais capaz que esses costumeiros pequenos burgueses (vide FHC), atrasados que sempre "detonaram" o povo pobre do Brasil. Vou assistir ao filme com muito prazer e com toda a atenção possível. Se puder, vou bater palmas quando terminar.

    Carlos Mazza - Barretos - SP.

    ResponderExcluir
  35. Filminho puxa-saco, só faltou uns efeitos especiais, tipo fazer o Lula andar na água, ou então, multiplicar pães.

    Alex - Andradina - SP.

    ResponderExcluir
  36. Senhor Professor João Paulo, de Diadema. Reserve uma graninha e corra para assistir ao filme de Lula, não fique esperando que resolvam passar a película de graça. Sabe qual a razão? Este filme será o primeiro a ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro no ano de 2010... Pode acreditar!

    Gilson M. Cordeiro - Santo André -SP.

    ResponderExcluir
  37. Existe um esforço enorme em apagar o brilho e a genialidade de Lula, homem verdadeiramente político; Lula foi o primeiro presidente, em 500 anos de existência de Brasil, que não integrava a casta da sociedade. Foi o primeiro presidente com suas origens no povo. Eu vou assistir ao filme com emoção, Lula merece todas as nossas homenagens. Infelizmente no Brasil, muitas vezes o merecido reconhecimento é póstumo.

    Tânia Regina - Piracicaba - SP.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite a todos...
    Suponhamos que o Lula seja um ótimo ser humano e um presidente maravilhoso. Isso não muda as seguintes verdades: fazer um filme glorificando um Chefe de Estado em pleno exercício do poder é uma coisa infame. Fazer isso em ano de eleição é uma coisa imoral.
    Abçs,

    Maria Inês Furquim - Pelotas/RS

    ResponderExcluir
  39. Esse filme, de um diretor picareta, é um escândalo. Seria até válido um filme sobre o Lula se lá estivessem, lado a lado, suas virtudes e defeitos, como também as coisas boas e ruins do seu governo. Não é o caso. Conheci o Lula pessoalmente quando ainda era um obscuro lider sindical do ABC, antes da greve de 1978, que o lançou na vida pública. Participei como jornalista das grandes coberturas daqueles tempos. Meu medo de ver o filme é ficar muito irritado com as mentiras que lá estão, como mostrou matéria da Veja nesta semana. Certamente acharei outras.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  40. Na semana passada, a alta corte se reuniu em Brasília. Mais de 1,4 mil pessoas lotaram o Teatro Nacional para assistir à pré-estréia do filme "Lula, o Filho do Brasil". Nos círculos do poder, onde o puxa-saquismo faz parte da etiqueta social e é instrumento de ascensão profissional, compreende-se que algumas pessoas tenham sentado nas escadarias e se dependurado nos lustres do teatro. Mas quando a produção chegar às salas de cinema, dificilmente terá a mesma recepção. E talvez entre para a história como o filme de expectativas mais infladas já rodado no País - e também o que menos correspondeu a elas.

    Por mais que Lula seja "o cara" e mereça a popularidade que tem, existem razões filosóficas, estéticas e morais para não se assistir ao filme. A principal: é simplesmente indecoroso que o produtor Luiz Carlos Barreto tenha rodado sua sacolinha no auge do poder petista. Com cerca de R$ 16 milhões arrecadados, ele conseguiu produzir a película mais cara da história do cinema nacional. Eike Batista, aquele que queria um empurrão do Planalto para ficar com a Vale, deu R$ 1 milhão. A Camargo Corrêa, que depois de uma operação da Polícia Federal foi socorrida pelo advogado Márcio Thomaz Bastos, por sugestão direta do presidente, também entrou no consórcio, assim como duas outras empreiteiras. E a Oi, que ganhou uma lei sob medida na telefonia, também está no time dos patrocinadores. Por isso, é até risivel o comentário do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que, na pré-estréia, indagou: "Por que a oposição não arruma alguém para fazer um filme também?" Ora, simplesmente porque não tem a chave do cofre, nem a chave da cadeia - e talvez porque tenha algum decoro.

    Se isso não bastasse, o principal ingrediente do filme parece ser o sentimentalismo barato daquelas produções "feitas para chorar". A história de um herói improvável que supera dificuldades e chega ao cume da glória, carregado pelo povo. Na linha do indiano "Quem quer ser um milionário?", o nosso poderia se chamar "Quem quer ser um presidente?". Só que a arte de Lula sempre foi o de transformar adversidades, como a origem humilde e a falta de diploma, em vantagens comparativas no jogo da competição política. Numa sociedade tão desigual e culpada como a brasileira, nada disso foi obstáculo ao seu sucesso - e talvez tenha até ajudado. Por tudo isso, e pelo simples fato de que teria sido mais decente esperar o fim da era Lula para rodar o filme, a produção da família Barreto não vale o ingresso, nem a pipoca.

    Leonardo Attuch - Jornalista

    ResponderExcluir
  41. Bom dia!
    Creio que não teria nenhum problema assistir ao filme de Lula, fosse em outra ocasião. Por exemplo, depois que ele deixar o Poder e um novo Presidente assumir o cargo. O lançamento do filme em pleno ano eleitoral vai dar pano pras mangas e o TRE, por mais fragilizado e pressionado que esteja, vai ter que agir. É propaganda eleitoral explícita.
    Abçs,

    Débora Martins - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  42. Impressionante é que até jornalistas resolveram agora atacar o filme de Lula. E só viram o triller. Precisam saber esses homens de comunicação que o Brasil nunca esteve tão bem como agora. O povo está sorrindo nas ruas, com poder aquisitivo e vamos ter, mais uma vez, um Natal. Um operário saído do ABC paulista vira presidente e segura o Brasil numa das piores crises econômicas globais não é pra qualquer um. Lula é um legítimo cidadão deste país. Legítimo defensor da pátria e melhor presidente que este País já teve.

    Onofre C. Ribeiro - São Bernardo do Campo

    ResponderExcluir
  43. Vem aí mais um sucesso nas telas:
    “Os dois filhos de Fernando Henrique”.

    Gersinho - São Paulo

    ResponderExcluir
  44. Bom dia a todos!
    Esse filme,lançado num período pré-eleitoral, é uma forma de propaganda para a próxima eleição presidencial, está claro. Não acredito que a intenção do cineasta seja esta, mas é muito conveniente todo o sigilo da produção, e sua realização com a participação de um elenco de atores ligados a maior rede de televisão do País. O futuro vai dizer do que se trata. Aguardemos 2010, nos meses que antecedem as eleições.

    Caroline - PUC - São Paulo

    ResponderExcluir
  45. O direito de cada um manifestar o que pensa é sagrado, mas lamento este tipo de gente que não consegue ver o que está acontecendo de positivo no governo LULA. Vivo em Canindé e o governo federal está construindo aqui um Instituto Federal de Educação para 1.200 estudantes/ano. São 10 em todo o interior do Ceará. Isso muda nossa vida. Depois dizem que nós, nordestinos, somos os únicos a apoiar o Governo Lula. Só que não somos 78 por cento desse País. Verifiquem melhor as pesquisas. E se apoiamos, temos motivo, um deles já citado acima. Qual o Governo que acenou com uma obra para o Norte/Nordeste? Desconheço...

    Abraços,

    Celso Crisóstomo - Ceará

    ResponderExcluir
  46. Ôi Edward e amigos, eu não vou assistir a esse filme de Lula, pois de drama já basta o que vivemos em nosso dia-a-dia e poucos se dão o luxo de refletir. É óbvio que o filme busca interferir no cenário político de 2010, talvez seja até mesmo parte da estratégia de campanha, buscando sensibilizar os incultos.

    A data de lançamento é muito próxima da liberação das campanhas eleitorais, totalmente adequada para que o filme se pulverize por toda a sociedade e desse modo gere excessiva sensibilidade ao eleitor, ainda mais considerando que culturalmente o brasileiro busca torcer para o mais fraco; nesse caso bastaria ao sucessor somente uma boa oratória e dialética. Parte dificil em se tratando da carrancuda Dilma, mas com essa força, sei não. As chances de termos uma guerrilheira no Poder são imensas. Crescem com esse filme pelo País todo. Uma grande jogada de marketing.

    Bjos...

    Aline - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  47. Caro Jornalista Edward de Souza...
    Ter ou não a intenção de assistir ao filme Lula o Filho do Brasil, está vinculada à nossa cultura. Desde Getúlio Vargas, não se tem um presidente tão popular e que, certamente, supera em muito, a popularidade do próprio Getúlio.
    Por esta razão assistirei e acho que é uma ótima idéia, desvinculá-lo do contexto político.

    O homem simples, do interior de Pernambuco, que chegou a Presidência da República, certamente traz em si, uma referência à todos os brasileiros que não se acham capazes de galgar outros patamares, além do que já alcançaram. Portanto a divulgação, por todo o Brasil da sua história de vida, servirá de estímulo e exemplo a outros brasileiros, o que não deixa de ser uma semente lançada ao vento.

    Esta semana, li uma pequena história sobre um vendedor de balões de gás coloridos, que para chamar a atenção da “clientela”, ora ou outra soltava um balão. Um verde, depois um vermelho, um amarelo, até que um menino se aproximou e perguntou a ele, porque não soltava um balão preto, se era porque ele não subia. O vendedor então, soltou um balão preto, que subiu como os outros, e disse ao menino: “Não é a cor que o faz subir, mas o que há dentro dele. Assim, o filme talvez nos revele o que existe “dentro do presidente”, e que o fez subir ao mais elevado cargo político do Brasil.

    Não creio que o filme afete o quadro eleitoral do próximo ano. Acredito que seja, sim, uma espécie de homenagem ao Presidente Lula, pelo seu último ano de mandato, e que não dará à Dilma nenhum subsídio para sua campanha eleitoral. Aliás, ela não caiu no gosto popular, não tem carisma e nada poderá ajudá-la neste sentido, pois é o tipo de “coisa” que, ou se nasce com ele ou sem ele. E, definitivamente, Dilma nasceu sem ele.

    Rosangela Friedrich Câmara

    ResponderExcluir
  48. Luiz Fernando Vidigalquinta-feira, 26 novembro, 2009

    Senhor jornalista responsável pelo blog, assistirei ao filme por curiosidade. Acho que o filme irá influenciar no voto em 2010, haja vista a identificação da maioria do povo com o nosso atual presidente. É óbvio que parte do filme será usado na campanha eleitoral. Acredito que a oposição deve estar se perguntanto (Porque não fiz isso antes?), pois não há irregularidade, foi uma boa “sacada” do Lula e um “trunfo” na manga para quem terá seu apoio, no caso, ao que parece, a Dilma.

    Abçs...

    Luiz Fernando Vidigal - São Paulo

    ResponderExcluir
  49. Eu fico impressionado como certas pessoas radicais de esquerda conseguem negar, ou não ver, certas verdades:
    - a profunda ignorância de Lula
    - a profunda corrupção do mensalão, sem dúvida o maior caso de corrupção da história do País.
    - a inexplicável e súbita riqueza de Lulinha.

    Esse seria sem dúvida um tema espetacular para um filme, principalmente mostrando as negativas de autoria do Senhor Presidente, o homem que não ouve, não vê e nem escuta. Por muito menos o Collor foi cassado. E justamente por essa cambada que está no Poder. O fato óbvio de que o sucesso atual da economia se deve à manutenção das políticas econômicas de FHC, com o ex-presidente do Banco de Boston no Banco Central, nenhum deles reconhece, está claro.

    Antonio Telles - Mocóca - SP.

    ResponderExcluir
  50. Olha Edward e pessoal do blog, eu pretendo assistir o filme, porque faz parte da nossa história. Gostando ou não do Lula ele já deixou sua marca na trajetória política do Brasil. A figura do Lula não está diretamente vinculadada com a de Dilma, ela não tem o mesmo carisma dele e nem a mesma popularidade. O filme não tem como ajudar na candidatura dela.

    Denise Garcia - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  51. Ana Célia de Freitas.quinta-feira, 26 novembro, 2009

    Olá pessoal...
    Talvez eu iria ao cinema,por curiosidade.
    Sem dúvida este filme é uma jogada e tanto,confesso que votei no Lula nos dois mandatos,esperava mais dele,em algumas áreas ele tem contribuido,mas tem deixado á desejar em outros,esse negócio de celular popular é o cúmulo do absurdo.
    Quanto a Dilma ser candidata,sem chance,confesso que gostaria de ver uma mulher na presidência,mas a Dilma não seria uma boa opção.
    Beijosssssssssssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  52. Lançamento do filme sobre Lula? Eu achava que tal filme já havia sido lançado há muito tempo… Quem nunca ouviu falar na produção: “Macunaíma, o Herói Sem Nenhum Caráter”? Não pretendo assistir ao filme, como protesto as atitudes eleitoreiras que Lula vem fazendo. Acho que o povo deveria fazer o mesmo que eu. Dizer não aos que tentam nos manipular.

    Cícero Barbosa - Florianópolis

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Lula é a propria essência da democracia, de retirante à Presidente da República. Lula nasceu do povo, para o povo, o Brasil hoje tem uma democracia plena. O filme não tem conotação politica, conta a historia de um homem do povo, como outro qualquer, é mais um relato de um homem brasileiro. Amo o nosso presidente, o pobre tem tido mais oportunidade, ele é maravilhoso peço a Deus que o abençõe, juntamente com sua família. Se não conseguiu fazer mais pelos menos favoirecudo pela sorte é porque convencer o sistema que somos iguais, é quase impossível. Nem mesmo Jesus Cristo conseguiu.

    Renata Tostes Nogueira - Araguari/MG

    ResponderExcluir
  55. Caro jornalista deste blog, será um prazer assistir ao filme do Lula e saber a história do homem que mudou o Brasil e principalmente o Nordeste. Se vai mudar meu voto? Jamais deixarei de votar nele ou em quem ele indicar.

    Jerônimo Ribas - Vitória da Conquista/BA

    ResponderExcluir
  56. Olha pessoal, eu ouvi um crítico de cinema dizer na TV que o filme sobre a vida de Lula é muito fraco, que ele esperava muito mais. Disse que os dois filhos de Francisco foi mil vezes melhor, calcule então esse. Penso que deveriam ter dado um nome melhor, que chamasse mais a atenção. E chegaram bem perto. Bastaria trocar apenas duas ou três letras e ficaria assim: " Lula - o filho do barril". Não soaria melhor e seria mais condizente com a verdade de nosso presidente?

    Luiz Gustavo Netto - Londrina

    ResponderExcluir
  57. Não adianta remar contra a maré. Somos CEGOS DE AMOR pelo Lula.
    Graças a êle tenho internet em casa!
    Lula, o filho do Brasil, o herói do sertão!
    Ambrósia Faustino- Garanhuns- PE

    ResponderExcluir
  58. Esse filme vai ser uma grande oportunidade para aqueles que criticam Lula sem ao menos conhecê-lo, saber quem ele é, sua origem e seus principios. Um homem de garra e fé no País. A sociedade precisa entender que líder não se faz, se nasce líder. A burguesia se morde de inveja porque uma pessoa simples chegou ao poder. É hora da verdade. A burguesia fede. E para os bobos que acreditam no que a mídia diz , aí está a verdade. Um filme sobre o melhor Presidente que esse País já teve. E com o carisma de Lula, vai ganhar o Oscar. Então vão engolir a frase: "pela primeira vez na história de Hollywood, um torneiro mecânico ganha o Oscar".

    Fabinho de Freitas - Nuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  59. LEIAM COM ATENÇÃO, SEUS TONTOS!

    Mais um tijolo na construção do culto à personalidade. Barreto, o diretor deste filme, merece um Oscar - o da fantasia. Com sub-prêmios pela venalidade explícita. A magia da mentira fácil, da imaginação criadora a serviço "da causa", busca transformar um dos mais completos canalhas já nascidos - um sociopata que não é ainda mais mau-caráter por simples falta de espaço, nunca por falta de inclinação ou talento - em um herói, a ser admirado e glorificado. E, deveras, consegue criar uma antítese quase perfeita do personagem real. Honra - e grana! - ao mérito. Durante os governos militares, Lula da Silva era conhecido nos meios da Inteligência pelo codinome de 'o Boi', obediente a seus controladores, útil como informante e particularmente como elemento ideal de manipulação de "massas" - a serviço de Golbery do Couto e Silva e de empresários do ABC.

    Sua utilidade, segundo fontes atuantes na época, decorria de fantástica capacidade de mentir convincentemente, somada à venalidade ilimitada, absoluta falta de escrúpulos e a sempre presente disposição a trair em causa própria. Um canalha à preceito. E de lá pra cá, como se constata, alcançou a perfeição. De fontes sensíveis, sabemos que o dinheiro público usado para este filme continuará pagando sua distribuição, inclusive e principalmente pelos mais remotos e desprovidos grotões do nordeste, sempre com ampla publicidade e entradas gratuitas. Onde não houver cinemas, o staff suíno-petista deverá providenciar a compra do maquinário necessário e sua exibição nos espaços de sindicatos ou onde conseguirem. A ordem proveniente da cúpula é terminante: toda a população votante nestas regiões deverá assistir. Exceções não serão toleradas.

    O filme deverá concretizar definitivamente no imaginário da população que Lula "é o cara"! Que, dada sua excelsitude em conhecimento, generosidade e
    coragem, só não consegue efetivar o paraíso na terra por culpa dos entraves criados pela malícia maldosa das "elites", do TCU, do Legislativo, dos militares... Os anti-pobres. Conclua-se que, tão logo consiga o poder plenipotenciário na "ditadura do proletariado", correrão pelas terras brasileiras vastos e inesgotáveis caudais de leite e de mel...
    Não deixe de assistir em janeiro de 2010. Uma história comovente, você será até capaz de votar nele para o 3º mandato.

    FONTE INTERNET

    Marcos Siqueira - Brasília/DF

    ResponderExcluir
  60. Sr Marcos Siqueira, só faltou o parágrafo final:
    "NÃO EXISTE LIMITE PARA UM GRANDE FDP...
    FILME SENSIBILIZANTE DO "LULA" FINANCIADO COM DINHEIRO PÚBLICO
    BASEADO NA VIDA DO MAIOR LADRÃO DA HISTÓRIA DESTE PAIS.
    "ESSE É O CARA"!!!

    NOVA ESTRATÉGIA DO "LULA" PARA AS ELEIÇÕES DE 2010.
    VOTA BRASIL"

    Fonte- http://corruptosbrasileiros.

    Julio Cesar Santos- RJ

    ResponderExcluir
  61. Esse filme deveria se chamar: "LULA, O PAI DO MENSALÃO. Com certeza, todos iriam chorar…Chorar de rir da cara do povão idiota que aceita tudo “de quatro” desse governo corruPTo.

    Zelão - Goiânia

    ResponderExcluir
  62. Meu caro Julio Cesar Santos, realmente tem essa parte final, mas não achei necessário no momento postá-la, mas já que o fez, obrigado. Coincidentemente lemos o mesmo artigo. E fez bem em postar a origem, grato.

    Marcos Siqueira - Brasília/DF

    ResponderExcluir
  63. Esse filme tenta colocar Lula na figura de um Padre Cícero, se utilizando da baixa cultura das pessoas para angariar votos para o PT, que se demonstrou um partido corrupto no poder. O filme usa elementos melodramáticos para romancear a história do petista, e mantê-lo blindado das denúncias de corrupção perpetradas pelo seu partido. Dizem os produtores, num esforço de dissimulação, que estão à cata de lucro com o filme, e que não tem a intenção de mitificar o líder do PT. Isso até acredito, afinal, quem não quer ganhar uma grana alta dessas num final de ano de crise. Mas estão, esses cineastas de meia colher, dando o troco, ajudando Lula a eleger a guerrilheira de cara amarrada, a tal Dilma "Rockfeller", isso está bem claro.

    Armando Cunha - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  64. Euzébio Azevedo Rochaquinta-feira, 26 novembro, 2009

    O que tem de cara do contra nesse blog é uma grandeza. Nesse País, ser pobre e não ter uma faculdade é um crime. Só que os chamados doutores comandaram essa Nação por anos a fio e o que se viu? Fome, miséria, inflação altíssima e o pão na mesa cada vez mais dificil. Estamos vivendo num paraíso hoje no Brasil, e vamos ter um Natal mais uma vez gordo, graças ao Lula e seus comandados. Eu vou ver o filme dele sim, e aplaudir no final.

    Euzébio Azevedo Rocha - Tocantins

    ResponderExcluir
  65. O Lula vai aparecer com a camisa do Corinthians no filme, alguém pode me informar?
    Obrigado!!!

    Maninho - Gaviões da Fiel

    ResponderExcluir
  66. Ôi Edward, estou assustada em ver quase 70 comentários discutindo sobre o filme de Lula. Ontem deixei minha opinião, que vou assistir sim, um pouco por curiosidade, outro porque certamente muitos irão comentar e é preciso que a gente tenha assistido ao filme para poder debater, se achou ruim ou bom. Os comentários de críticos são os piores possíveis. E o trilher que assisti na Net também. A velha água com açucar de sempre. O que se discute agora é se o filme é ou não eleitoreiro. Está bem na cara a resposta, não está? Lançado no ano das eleições presidenciais....
    Bjos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  67. Fico na dúvida se o Diretor Fabio Barreto fez o filme para ganhar dinheiro ou até mesmo um Oscar, ou se foi para sensibilizar a opinião pública com vistas às eleições presidenciais. Muito oportuna a exibição deste filme, não? Não estaria o PT “queimando” todo o seu combustível, logo de cara? Dizem: quem vai com muita sede ao pote…”fica sem água mais pra frente”.

    Luiz Martins - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  68. Muitos comentários neste blog afirmam que o filme de Lula é de caráter eleitoreiro. Que eleitoreiro que nada! A história de Lula é o máximo do ponto de vista humano, de operário à Presidente, quantas vezes isso acontece na história mundial? É ser muito mesquinho achar que a intensão é puramente política. Lembrem-se ainda que Lula já foi protagonista no cinema outras vezes. Lembram-se do filme sobre os bastidores de campanha? O cara é um fenômeno, e sua trajetória inspiradora para todo o mundo!

    Luiz Querino - Maceió

    ResponderExcluir
  69. Infelizmente a oposição cega e sem rumo do Brasil só tem que criticar e eleger esse filme como “peça de marketing eleitoral”. Tolos! Hoje nosso Presidente Lula não é só um ícone do Brasil e no Brasil, Lula é o exemplo maior de um homem que acreditou em seu sonho e graças (para nós) ele não desistiu. Lutou contra tudo e contra todos… Persistiu e hoje comanda essa nação que o ama. Aos opositores, minha lástima pois a eles resta apenas uma re-filmagem de Ali Babá e os 40 ladrões, 400 ladrões… 4000 ladrões, etc… Ou usarem aquela criatura careca e com olheiras que chegam aos mamilos para interpretar o Mr. Burns. Presidente mesmo com erros e com muitos acertos, nós o amamos. Viva Lula, viva um Brasil que hoje tem um presidente transparente e do tamanho desse país continente…

    Julio Maria Mendes -Jaboticabal - SP.

    ResponderExcluir
  70. Cris.

    Voltei para dar uma sugestão aos lulitas de plantão.
    Já que esse filme vai ser um sucesso estrondoso e foi financiado com dinheiro público, seria mais ético que o governo revertesse a renda em programas sociais para todos os filhos pobres do Brasil.
    abços

    ResponderExcluir
  71. Parece que o tal filme sobre a vida do presidente - "Lula, o Filho do Brasil" - não terá o efeito eleitoral que seus idealizadores supõem, já que se trata de deslavada propaganda da imagem do ex-metalúrgico. Quem assistiu ao filme, acha que só esqueceram de pendurar no pescoço do biografado uma medalha de santo. Nem o getulismo chegou a tanto, nem o juscelinismo. Junto ao grande público, o efeito do filme-bajulação pode não pegar bem. E aí...

    Elisângela C. Mattos - Porto Alegre

    ResponderExcluir
  72. O filme conta a vida do Lula pela metade...Cadê a Lurian? Ela veio do nada, foi bebê de proveta? Estão querendo enfiar pela goela dos brasileiros um Lula herói, coisa que ele nunca foi. E quanto ao alcoolismo, será que também esqueceram? Se o Lula morrer hoje, vai ser canonizado antes do Papa João Paulo II... Me poupem!!!

    Wellington M. Souto - Araras - SP.

    ResponderExcluir
  73. Não combata o homem e cidadão Lula, talvez seja melhor admirar sua bravura, talvez seja melhor não ignorar seu valor, sua história de audácia, méritos e ternura.

    Evite a amargura do ser ínvido e inútil, tenha atitude, reaja não se deixe acovardar, assista o filme, “Lula, o filho do Brasil”, e aprenda que na vida, pra vencer tem que lutar.

    Lula é e vai ser por muito, muito tempo, a figura política mais importante da história do Brasil. Várias figuras históricas foram ofuscadas. Quanto aos descontentes, que vão chorar na cama que é lugar quente!!!

    Saulo Reis - Governador Valadares/MG

    ResponderExcluir