quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ISABEL ALLENDE: "INÉS DA MINHA ALMA"




Através dos tempos, a literatura nos tem fornecido, em milhares de títulos, heróis e heroínas de notável grandeza. De construção ficcional ou copiados da realidade, com os inevitáveis ajustes para tornar as obras mais interessantes ao leitor, certo é que nos defrontamos, seguidamente, com personagens fascinantes, que nos apaixonam por sua coragem, inteligência, força, dignidade e beleza, seja física ou da alma. É o caso de Inés Suárez, protagonista de Inés de Minha Alma, livro gerado da inesgotável verve criadora de Isabel Allende, que hoje recomendo a vocês.
Com o realismo mágico de A Casa dos Espíritos e a sensualidade de Filha da Fortuna e Retrato em Sépia, Isabel Allende apresenta-nos Inés Suarez, uma mulher cheia de força e paixão que conquistou o Chile no século XVI e promete, agora, conquistar o coração dos leitores.
“Suponho que colocarão estátuas minhas nas praças, e existirão ruas e cidades com o meu nome, tal como de Pedro de Valdivia e outros conquistadores, mas centenas de esforçadas mulheres que fundaram as aldeias, enquanto os seus homens lutavam, serão esquecidas”, revela Inés, a certa altura, pensando no desprendimento das tantas mulheres anônimas que ajudaram na conquista e construção do Chile.
Inés Suárez é uma jovem e humilde costureira espanhola, oriunda da Extremadura que embarca em direção ao Novo Mundo para procurar o marido, extraviado com os seus sonhos de glória do outro lado do Atlântico. Anseia também por viver uma vida de aventuras, vedada às mulheres na pacata sociedade do século XVI.
Na América, Inés não encontra o marido, mas sim uma grande paixão: Pedro de Valdivia, mestre-de-campo de Francisco Pizarro, ao lado de quem Inés enfrenta os riscos e as incertezas da conquista e fundação do reino do Chile. Neste romance épico, a força do amor concede uma trégua à rudeza, à violência e à crueldade de um momento histórico inesquecível. Através da mão de Isabel Allende, confirma-se que a realidade pode ser tão ou mais surpreendente que a melhor ficção, e igualmente cativante. O romance de Isabel Allende conta a história de uma heroína chilena esquecida, Inés Suárez, uma das poucas mulheres a participar da conquista do país, no século XVI. Allende narra a epopéia em primeira pessoa, como autobiografia que Inés escreve, à beira da morte, para sua filha adotiva. O resultado é um painel fascinante, de aventura e paixão, dos primeiros anos da presença espanhola na América.
Inés é uma mulher do campo, rude e com pouca instrução, mas inteligente, observadora e habilidosa – na cozinha, na costura e na cama. Ela se casa com um galanteador fanfarrão, que parece um personagem de Jorge Amado. O marido a engana repetidamente e acaba por partir para a América, mas não sem antes ensiná-la a ser uma grande amante. Anos mais tarde, ela se cansa da falta de notícias e embarca para o Novo Mundo. Menos por amor e mais pelo descontentamento com o tédio e as poucas perspectivas de sua vida.
Na América, Inés passa rapidamente pelo que hoje são Venezuela, Colômbia e Panamá, e acaba na Cidade dos Reis – a Lima do conquistador Francisco Pizarro, uma sociedade de imensas riquezas, mas também de corrupção e violência extrema, exemplarmente retratada no livro. Mas é lá que ela conhece Pedro de Valdivia, militar veterano das guerras do Imperador Carlos V em Flandres e na Itália. Os dois se apaixonam e Inés se lança ao grande sonho de Pedro: a conquista do Chile, que no passado fora o limite austral do império Inca.Isabel Allende é estupenda contadora de histórias e recria de modo bastante verossímil os detalhes do alvorecer da dominação colonial espanhola – a violência, o luxo desmedido, a ânsia de poder, os choques e trocas entre as culturas européias e os povos indígenas. As batalhas são descritas com exatidão de arrepiar, seja o célebre saque de Roma, sejam as campanhas dos conquistadores espanhóis contra os mapuche chilenos. Índios devotados à guerra que não se dobraram nem diante dos Incas, e logo aprendem as táticas da guerra moderna européia e passam a utilizá-las contra os invasores, com eficácia arrasadora.
Inés é uma mulher ativa e vibrante, senhora do próprio destino, protagonista do nascimento de uma nova colônia, a quem entregou o seu coração e a sua alma, a sua alegria e a sua dor. Isabel Allende usou toda a sua capacidade investigadora para resgatar a trajetória dessa mulher de fibra e trazê-la até a nós, para que possamos conhecê-la e aprender um pouco mais sobre a história da conquista da América espanhola. Ao livro, pois, amigos! Vão gostar!
Sobre a autora: Isabel Allende nasceu em Lima, no Peru, em 1942, tendo no entanto a nacionalidade chilena. Trabalhou infatigavelmente como jornalista e escritora desde os 17 anos. Publicou o seu primeiro romance, o sucesso mundial A Casa dos Espíritos, em 1982, já no exílio, depois do golpe militar de Augusto Pinochet, contra o tio da autora, Salvador Allende. Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 idiomas e constituem um caso ímpar de sucesso. Muitos deles já foram adaptados ao cinema, teatro, ópera e ballet, conferindo-lhe uma brilhante trajetória literária que com os anos não deixou de aumentar o seu prestígio. Todas as suas obras, A Casa dos Espíritos, Eva Luna, Contos de Eva Luna, De Amor e de Sombra, O Plano Infinito, Paula, Afrodite, Filha da Fortuna, Retrato a Sépia, A Cidade dos Deuses Selvagens, O Reino do Dragão de Ouro, O Bosque dos Pigmeus, O Meu País Inventado, A Soma dos Dias e Zorro, Começa a Lenda, estão publicadas no Brasil, com excelente resposta do público leitor. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde casou com um americano, e onde vivem também os seus filhos e netos.
E não esqueçam, o melhor comentário acerca do desejo de ler o livro vai receber "Inés de Minha Alma" de presente do Blog de Edward de Souza!
___________________________________________
Nivia Andres, jornalista, graduada em Comunicação Social e Letras pela UFSM, especialista em Educação Política. Atuou, por muitos anos, na gestão de empresa familiar, na área de comércio. De 1993 a 1996 foi chefe de gabinete do Prefeito de Santiago, Rio Grande do Sul. Especificamente, na área de comunicação, como Assessora de Comunicação na Prefeitura Municipal, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS), no Centro Empresarial de Santiago (CES) e na Felice Automóveis. Na área de jornalismo impresso atuou no jornal Folha Regional (2001-06) e, mais recentemente, na Folha de Santiago, até março de 2008.
Blog: http://niviaandres.blogspot.com/
_______________________________________________________________________

37 comentários:

  1. Amigos (as deste blog) acompanhei com atenção a resenha escrita pela amiga e jornalista Nivia Andres e lhes confesso, hoje mesmo vou encomendar o meu exemplar. Completo as informações sobre esse livro que hoje está sendo indicado pela Nivia nessa sua brilhante resenha: Inés da Minha Alma, de Isabel Allende, é um romance épico no qual o alento do amor concede uma trégua à rudeza, à violência e à crueldade de um momento histórico inesquecível.

    Inés Suárez é uma jovem e humilde costureira que embarca da Europa ao Novo Mundo em busca de seu marido, desaparecido junto de seus sonhos de glória do outro lado do Atlântico, e acaba se tornando um dos principais nomes da conquista do Chile.

    O melhor comentário acerca do desejo de ler o livro vai ser premiado. O ganhador vai receber, em sua casa, "Inés de Minha Alma" de presente.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Ôi Nivia, bom dia!
    Mais uma vez lhe agradecendo por ter me enviado dois livros que já li e adorei: A Soma dos Dias, de Isabel Allende e As Virtudes da Casa, de Assis Brasil. Para quem não conhece, eu recomenda ler uma obra de Isabel Allende. Esse livro que ganhei no sorteio aqui do blog da Nivia é sensacional, creiam. Trata-se de uma história de amor entre um homem e uma mulher madura, que venceram juntos muitos obstáculos sem perder nem a paixão nem o humor, e de uma família moderna, separada por conflitos e unida, apesar de tudo, pelo carinho e pela decisão de seguir em frente.

    Tenho a impressão, pelo que li sobre a resenha do livro de Isabel Allende, muito bem escrito pela Nivia, que Inés de Minha alma é outra obra repleta de emoção e que vale a pena ler. E já consultei pela internet. O livro é fácil de ser adquirido, tem muitas ofertas para compra.
    Beijos, Nivia e obrigado mais uma vez.

    Rafael Gustavo - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  3. Ôi Nivia e frequentadores deste blog. Essa é minha primeira participação, convidada que fui pelas minhas amigas da Metodista. E me recomendaram, não deixe de ler as resenhas escritas pela Nivia, principalmente para quem gosta de boas leituras. E tinham razão. Eu adoro ler e gostaria que o dia tivesse 48 horas para que, pelo menos 30 delas eu pudesse dedicar a leitura. Nunca li nenhuma obra de Isabel Allende, Nivia, mas sei muito sobre ela, inclsuive que mora há 30 anos nos Estados Unidos e que, recentemente, contraiu a gripe suína. Felizmente safou-se com um bom tratamento e está bem. Seria uma grande perda para a nossa literatura. Nivia, adorei sua resenha e gostaria sim, de ganhar esse livro de presente. Ficaria muito feliz. Prometo que volto sempre ao blog, achei ,maravilhosa todas as postagens que li.
    Beijos e obrigada!

    Dalva Regina - Metodista - SBC.
    (Eu moro pertinho, em Santo André).

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, amigos e amigas!

    Escolhi este livro de Isabel Allende para sugerir a vocês porque, além de ser excelente e de agradável leitura, pelos méritos literários constitutivos da autora, é uma obra decorrente de muita pesquisa e investigação histórica, já que os fatos aconteceram e os personagens são reais - Inés Suárez, Pedro de Valdivia, Rodrigo de Quiroga, Francisco Pizarro e outros tantos herois e anti-herois foram os protagonistas da conquista da América dita espanhola, numa época de extrema violência, em que falava mais alto a voz do conquistador armado de engenhos modernos e mortíferos, desconhecidos pelos nativos, empenhado em tomar-lhes as riquezas e as terras, para estender os domínios da Espanha no Novo Mundo.

    É neste contexto que surge Inés Suárez, costureirinha nascida na Extremadura, região oeste da Espanha, perto da fronteira com Portugal. Moça simples, mas de múltiplas virtudes e habilidades, vai distinguir-se no decorrer da trama por seu espírito irrequieto e aventureiro, sedento de grandes emoções, que não vão faltar à medida que a história avança.

    A narrativa é espetacular - vivemos os fatos junto com Inés e podemos perceber, claramente, as batidas do seu coração a cada passo das descobertas e das aventuras que empreende.

    Mais não vou contar. Deixo que cada um decubra Inés por sua própria curiosidade e vontade de apropriar-se de um texto incomum e, por isso mesmo, encantador.

    Boa leitura!

    E não esqueçam, quem melhor traduzir em palavras a sua vontade de ler o livro, receberá a obra em casa - um presente do blog de Edward de Souza.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Nivia!
    É o que nossa juventude precisa hoje em dia: ler. E ler muito. Por isso acho de extrema utilidade esse espaço que vocês criaram aqui no blog do Edward. Muito melhor do que ficarmos trocando idéias sobre o vestidinho curto da universitária, que acaba não nos levando a nada. Lendo sua resenha e acompanhando agora o comentário que postou, claro, não tem como não querer ler uma obra como essa, repleta de emoções e aventuras. Para não prejudicar outros que gostariam de ler esse livro e não podem comprar a obra, adianto que já encontrei o meu pela internet e paguei por ele, no cartão, 45 reais. Com muito prazer porque sei que será uma bela leitura. Em minha casa todos nós gostamos de ler e a chegada de um livro é sempre comemorada com alegria.

    Parabéns pela resenha!

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  6. Ôi Nivia, tudo bem?
    Você não acredita, mas estou debruçada dias e noites sobre livros. Fim de ano e tenho que conseguir passar para o quinto ano, já de especialização. Mas não resisto quando sei que tem resenha sua aqui no blog do Edward. Esse livro que vc indica hoje sem dúvida, desperta o desejo de qualquer um. Quem não gostaria de ler esse livro e conhecer um pouco da história do Chile? Certamente, como muitas, marcada pelo derramamento de sangue, luta e muita emoção. Sabe o que eu queria lhe perguntar, ou a quem possa me informar? Isabel Allende tem parentesco com o líder chileno que suicidou-se, Salvador Allende?

    Pela história, Allende, formado médico, tentou três vezes a presidência e perdeu, mas conseguiu, depois de uma coligação entre partidos, se eleger em 1970, se não me engano. O sobrenome da escritora, quando li, me lembrou de Salvador Allende, cujo mandato foi bem conturbado no Chile, não foi?
    Bjos, parabéns pela resenha...

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, o livro pode ser encontrado facilmente, em todas as boas livrarias. Os preços variam de R$ 29,70 a R$ 45,00, em pesquisa pela internet. A editora é a Bertrand Brasil, que tem publicado todos os títulos de Isabel Allende disponíveis no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Nivia, seu eu não me justificar, você vai dizer que não li com atenção sua resenha. Quando você fala sobre a autora explica que Salvador Allende era tio de Isabel, me desculpe. É que eu estava tão absolvida pela leitura da resenha, que prestei pouca atenção no relato sobre a autora. Por isso gosto de ler duas vezes o mesmo texto. Perdõe-me mais uma vez a falta de atenção.
    Beijos,

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André

    ResponderExcluir
  9. Liliana, todo o seu esforço vai valer a pena. Temos todos notado, ao longo de nossa agradável convivência aqui no blog que você é uma estudante aplicada, inteligente e culta, além de sensível, equilibrada e extremamente ética em suas manifestações. Será uma grande profissional médica. Tem vocação para esta carreira.

    Quanto à sua pergunta, sim, Isabel Allende é sobrinha de Salvador Allende, presidente do Chile na época do golpe militar de Augusto Pinochet.

    ResponderExcluir
  10. Adoro os livros da Isabel Allende e já li três deles: a "Casa dos Espiritos" "Filha da Fortuna" "Retrato a Sépia". Admito que é um leitura um bocado complicada para quem não esteja habituado, mas é como os amantes de Saramago, muitas pessoas não gostam da sua forma de expressão mas há outros que amam simplesmente. O que seria do salgado se todos gostassem de doce, não Nivia?
    Gostei dessa sua indicação e quero ler sim esse livro.
    Bjos,

    Andressa Carla - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  11. Ôi Nivia, estava procurando esse livro para comprar e encontrei num site por 30 reais. Só que a capa tem uma mulher com os seios à mostra, é o mesmo livro? São 322 páginas e a assinatura de Isabel Allende. Minha dúvida foi a capa. A que vi nesse blog do Edward é outra.
    Bjos,

    Priscila - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Priscila, é o mesmo livro. Deve ser outra edição. A edição brasileira é da Bertrand Brasil. A capa que tem uma imagem de mulher com os seios à mostra deve ser da Editora Difel, que publicou o livro em Portugal. Se for este, tem a grafia lusitana. Verifique.

    ResponderExcluir
  14. Nivia, uma resenha impecável que nos incita a ler essa obra de Isabel Allende, meus cumprimentos. sobre a escritora, uma curiosidade: Em 8 de janeiro de 1981, ela recebeu a notícia de que seu querido avô estava morrendo. Nesse mesmo dia, ela começou a escrever uma carta para ele que acabou se convertendo em sua primeira novela: “A casa dos espíritos”. Agora ela considera que a data lhe traz boa sorte e começa suas novelas sempre em um 8 de janeiro. Para quem não sabe, Nivia, além de escritora famosa, a chilena Isabel Allende é considerada a mais popular novelista iberoamericana. Isabel Allende foi traduzida em mais de 27 idiomas, tendo vendido mais de 51 milhões de livros.
    Bjos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  15. Carimbo com nota 10 sua indicação, Nivia. Acabei de ler Inés de minha alma faz uns 20 dias e achei sensacional. Além de relatar fatos históricos verídicos, ela tece uma trama envolvente, que mostra que toda mulher guerreira, além de lutar por seus ideais, é capaz de amar e se entregar às paixões. Um livro fantástico que conta a história de uma mulher que estava à frente do seu tempo. Quem não leu corra e reserve seu exemplar. Isso não não for sorteado aqui no blog, claro!
    Beijinhos a todos vocês!

    Vanessa - PUC - São Paulo

    ResponderExcluir
  16. Gosto de acompanhar as resenhas que vc escreve, Nivia, sempre consigo boas dicas. O engraçado é que, cada vez mais, não se encontra em jornais e revistas, indicações para se comprar um bom livro. Quando tem são poucas as informações que deixam a gente na dúvida. Aqui no blog, além dos detalhes apresentados ainda existem comentários e até se discute se vale ou não a pena ler o livro citado na resenha. Isso ajuda, como no livro abordado hoje, da escritora Isabel Allende. Informações preciosas que indicam o caminho de uma boa leitura. Fiquei tentada a ler esse livro.
    Abçs,

    Samantha - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  17. Belíssimo texto, Nivia. Você tem o dom de bem interpretar livros e revelar sobre eles coisas que a maioria dos leitores não conseguiu perceber. Isso ajuda muito nas indicações que você faz, como essa da Isabel Allende e sua obra "Inés da minha alma. Se for feita uma pesquisa aqui no blog sobre essa escritora, muitos nunca ouviram falar e é uma celebridade no mundo todo. Não li esse livro, mas tenho vontade de ler, depois dessa sua resenha.
    Abçs

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite!
    Inés de minha alma foi o primeiro romance que li de Isabel Allende. Achei, de início, fechado e prolixo. Mas se tornou extremamente emocionante e gratificante com o correr das páginas. Garanto àqueles, que anseiam pela mistura perfeita de história e ficção, que a saga de Inés e seu herói nas indomadas e densas matas e desertos chilenos irá saciá-los. Sem melodramas. Uma história nua e suada. Parabéns pela resenha, Nivia!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  19. Oi Nivia, como sou viciada em livros com certeza iria adorar ganhar um, principalmente da Isabel Allende. Infelizmente minha sorte não é das melhores, mas quem sabe desta vez vai! Excelente a idéia de premiar os participantes do blog com livros. Da Isabel Allende li a "Casa dos Espíritos" e gostei bastante. Adorei esse momento literário aqui do blog. As dicas e discussões são muito legais. Ganhar livros é sempre muito bom! Estarei com os dedos cruzados!
    Beijos.

    Vivi - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  20. Puxa, eu quero!Ainda dá tempo de participar do sorteio, Nivia? Gosto muito da Isabel Allende, meu marido é chileno como ela e a leitura de seus livros sempre me remete à terra dele, de um modo ou de outro. Esse livro então, Inés da minha alma deve ser maravilhoso.
    Obrigada,

    Lara

    ResponderExcluir
  21. Drª Marcia Costa Ribeiroquinta-feira, 19 novembro, 2009

    Boa noite!
    Esse blog é privilegiado. Consegue um número altíssimo de comentários em se tratando de literatura. Sinal mais do que evidente que é frequentado por pessoas de nível cultural elevado. A maioria dos blogs hoje em dia perdem tempo com baboseiras que não levam a nada. E escrevem como na idade da pedra. Você quase não entende o linguajar que criaram na Net nesses tempos atuais. Quanto mais besteiras postam, mais atraem pessoas com nível baixo aos seus blogs, que deveriam ser educativos, como no caso de hoje em que leio com muita curiosidade e prazer essa resenha assinada pela jornalista Nivia Andres. Uma indicação preciosa para leitura, afinal trata-se de Isabel Allende, extraordinária escritora que já vendeu milhões de livros no mundo inteiro. Meus sinceros cumprimentos aos responsáveis por esse blog e para a jornalista autora dessa resenha.

    Drª Marcia Costa Ribeiro Conrado - Pontifícia Universidade Católica - SP.

    ResponderExcluir
  22. Em se tratando de Isabel Allende, sempre é uma ótima indicação. Sua resenha sobre o livro "Inés da minha alma" está ótima e nos convida à leitura.
    Grata!

    Martha G. R. Alves

    ResponderExcluir
  23. Ôi Nivia..

    Muito obrigada por mais essa boa dica de leitura. Já vai para minha listinha de compras. Também uma excelente sugestão para presente de natal, que se aproxima.
    Mês passado, fui premiada com o livro As 3 vidas de Jaime Arôxa, escrito pelo jornalista e articulista Milton Saldanha. Foi uma grande alegria para mim receber esse livro, das mãos do próprio autor, que conta sobre a vida de Jaime Arôxa, famoso empresario da dança. Também uma boa dica de leitura.
    Nivia, desculpe-me pelo erro na grafia de seu nome. Se não fosse o alerta do Padre Euvídio, continuaria sendo repetido. Vou procurar corrigi-lo.
    E não esqueça de incluir D. Miquelina na lista dos concorrentes ao prêmio. Ela já está inquieta aguardando esse momento!!!!!!!!!!!!!!
    bom feriadão..

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Nivia! Olha, vc pode nem acreditar. Sinto-me envergonhada em lhe dizer que não conhecia ainda a escritora Isabel Allende. Depois de tudo que li sobre ela, em sua resenha e nos comentários, fui informada que se trata de uma assumidade no mundo das letras. Como pode esse tempo todo sem ter ouvido falar sobre ela nem lido nada a respeito? Meu Deus! Nivia, está claro que ninguém como eu tem mais vontade em ler um livro dessa escritora. Inés da minha alma deve ser um livro sensacional, com muita emoção. Seria um misto de ficção com realidade, Nivia? Pelo menos foi essa a conclusão a que cheguei. E não pense que não gosto de ler não, pelo fato de não conhecer Isabel Allende, viu? Leio muito, adoro leitura. Por favor, me coloque na lista dos que poderão ganhar esse livro, vou ficar muito feliz se for premiada.
    Beijinhos e um bom feriado!

    Virginia - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  25. Ôi Nivia, que legal sua resenha que acabo de ler da escritora Isabel Allende. Está mais que claro que quero participar desse sorteio. Quem não ficaria feliz em ter um livro de uma escritora campeã de vendas? Por favor, coloque meu nome na lista, tá? Adoro ler...
    Bjos,

    Larissa - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  26. Olá, amigos e amigas!

    Fico muito honrada com os comentários tão gentis de vocês.

    Decidimos criar este cantinho literário aqui no blog porque acreditamos que a leitura tem poder de resgate - quem lê tem argumentos, conhecimento, informação e se apropria de chaves que abrem novas portas ou de dobradiças que abrem novas janelas para o mundo.

    Como postei em meu blog http://niviaandres.blogspot.com, ontem, ler, escrever e compartilhar, para mim, é um prazer e se eu conseguir estimular outras pessoas a apreciarem a leitura, terei feito alguma coisa boa, mesmo que singela.

    Por isso, me animo a sugerir alguns títulos, que acredito possam despertar interesse nos amigos que frequentam o blog.

    Não sei se todas as pessoas que por aqui passaram leram alguns dos livros indicados. Não importa. A semente está lançada e vamos prosseguir.

    Um abraço a todos e continuem a dizer porque querem ganhar o livro Inés de Minha Alma. Têm até a noite de hoje para isso.

    ResponderExcluir
  27. ANA CÉLIA DE FREITAS.sexta-feira, 20 novembro, 2009

    Boa tarde Nívia.
    Adoro resenhas,e quando escrita por você melhor ainda,traz uma dimensão maior da leitura.
    Adoro ler,faz parte do meu cotidiano e minha profissão,sou Educadora.
    Já tive o prazer de ler dois livros da escritora e jornalista Isabel Allende,filha da fortuna e de amor e de sonho,são ótimos valem a pena ler e reler.
    Mas este citado por você ainda não tive o prazer de me deleitar,e ficaria muito feliz se fosse para sua listinha,e se não for para a sua,vai para a minha:Livros para ler:Ficarei feliz se ganhar o livro,vou ler e guardá-lo com muito carinho.
    A meu ver a leitura é muito prazerosa,um alimento para a alma e a cultura.
    Beijos e boa sorte a todos.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  28. Nivia, você nem acredita como eu ficaria contente em ganhar esse livro da Isabel Allende, "Inés da minha alma". Duas amigas minhas leram esse livro e disseram maravilha dele. Estou de castigo em casa, com todo esse calor. Quebrei minha perna num acidente de moto, isso no último domingo e nada melhor do que uma leitura para passar o tempo. TV não consigo ver. Só "mundo cão" e baboseiras, Nivia. Por favor, coloque meu nome na lista de sorteio, pode?
    Obrigada!

    Cláudia G. Ferrante - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  29. Claro que pode, Cláudia! Prazer em recebê-la no blog! Espero que você tem uma boa recuperação.

    ResponderExcluir
  30. Nivia, a mamãe mandou lhe perguntar quando é que se vai saber quem ganhou o livro. Hoje ou amanhã? Será que eu posso participar, já que ainda não foi feito o sorteio? Eu leio todos os livros que mamãe compra, se eu ganhar esse, vou dar para ela, tá? Nunca pude comprar um livro que ela goste. Só estudo e não trabalho, por isso o dinheiro não dá. Se ainda puder participar, por favor, coloque meu nome na lista.
    Obrigada, você escreve muito bem!

    Silvinha

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Prezados amigos deste blog!
    O covarde que costuma atacar pela madrugada parece-me que está de volta. Dificil entender o que passa em sua cabeça. Uma coisa é certa, procura desmoralizar pessoas, quem sabe "amigos", sem que tenha nenhum motivo aparente. Esse blog é frequentado por pessoas de boa índole, estudantes a maioria e conseguiu, sem forçar a barra, um sucesso de presença e comentários que incomoda muita gente. Sabemos quem é o autor que postou um comentário instantes atrás procurando nos desmoralizar. Só não entendemos a razão disso. Uma amizade que pode muito bem ter fim graças ao desrespeito e a falta de responsabilidade de um homem casado, pai de três filhos, que gosta de provocar os amigos pela madrugada.
    Estou suspendendo os comentários nesse instante até que providências sejam tomadas para impedir esse imbecil de invadir o blog em horários impróprios.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  33. É preciso esclarecer que o comentário covarde postado neste blog foi excluído 10 minutos depois de postado. Deixo esse esclarecimento para que saibam que todos os comentários acima foram aceitos e vão participar do sorteio, cujo ganhador será anunciado na manhã deste sábado. Nada a ver com as brincadeiras do Padre Euvideo, entendam. A brincadeira acima, do telão, ele sempre faz no dia dos sorteio e é bem aceita por todos nós. Todas as brincadeiras sadias serão aceitas. Infelizmente fui obrigado, por causa desse imbecíl que ofende pessoas e "amigos", a moderar, pelo menos por enquanto, os comentários.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir