sexta-feira, 2 de outubro de 2009

UMA VACINA CONTRA O SOFRIMENTO


“Desventurados aqueles que não seguem o Mestre que encontraram, porque conhecer Jesus Cristo em espírito e viver longe dele será espalhar a destruição em torno de nossos passos, e conservar a miséria dentro de nós mesmos.” O que está ai é o último parágrafo de “DESTRUIÇÃO E MISÉRIA”. De Emmanuel e psicografia de Francisco Cândido Xavier, está inserida no livro Fonte Viva – edição FEB/1986.
Comecei este artigo ao lembrar-me de um fato sobre a vida de Eurípedes Barsanulfo. Parece que foi em uma de suas biografias... Em um sonho ou desprendimento, o Apóstolo de Sacramento (cidade de nascimento de Eurípedes) se vê em um local paradisíaco. Ao longe, avista um vulto sentado em uma pedra. Aproxima-se. Reconhece Jesus. O mestre verte lágrimas sentidamente. Eurípedes pergunta: - porque choras Mestre? Jesus responde: "choro por aqueles que conhecendo o Evangelho não o praticam".
Acredito que Jesus, em sua eterna bondade, continua a chorar e a pedir ao Pai para que nos perdoe porque não sabemos o que fazemos, apesar dos dois mil anos decorridos.
O orgulho e todos os seus tentáculos ai estão. O homem parece que aprendeu ou se acostumou a viver com o sofrimento. Sabe que existe uma vacina, mas recusa-se a tomá-la! Ao contrário dos remédios materiais, o remédio espiritual não é obrigatório. Depende do livre-arbítrio de cada um.
Em 1904 a cidade do Rio de Janeiro tinha problemas graves de estrutura urbana. Apesar de ser a Capital do País, a rede de esgoto e água era insuficiente, a coleta de lixo, precária. Os cortiços proliferavam. Em razão disso, doenças como a tuberculose, a peste bubônica, a hanseníase, o tifo e a febre amarela etc. ali se instalaram.
Foi então que o Dr. Oswaldo Cruz, a mando do prefeito Pereira Passos, organizou as Brigadas Mata Mosquitos. Os mosquitos transmissores da febre amarela, os ratos causadores da peste bubônica, etc. começaram a ser exterminados. Foi necessária força policial para invadir as residências e aplicar o remédio salutar. Essa medida profilática, tão necessária, não foi compreendida pela população e certos setores das elites da época. O episódio ficou conhecido como a “Revolta da Vacina”.
Mortes, prisões, exílios! Tudo isso foi necessário para vencer a resistência de uma comunidade ignorante. O resultado foi que a varíola, em pouco tempo, foi erradicada. Outras doenças tiveram seu índice de infecção diminuída drasticamente.
Meus amigos, até hoje, com todo o esclarecimento que o povo recebe através de uma mídia moderna, ainda há aqueles que resistem a se vacinarem contra as doenças periodicamente, por ignorância ou irresponsabilidade.
O breve relato sobre a “Revolta da Vacina” é apenas um exemplo do que aconteceu e acontece no Brasil e no mundo quando se quer fazer algo que beneficie a população.
Quarentenas, internação de leprosos, tuberculosos etc. O homem buscava defender-se, usando a força se necessário. Hoje se usam métodos mais sutis. Determinados tipos de documentos não são fornecidos se fulano não tiver atestado de vacinação desta ou daquela doença. Pelo que podemos notar e já foi dito acima, o homem usa dos meios necessários para defender-se e preservar a sociedade. Mas o sofrimento físico e espiritual continua... Será que o ser humano se pergunta qual a razão? Muitas doenças foram erradicadas, outras novas (ou descobertas) aparecem. E o homem continua a ignorar o melhor remédio do Universo chamado de “Boa Nova ou “Estatuto Moral Universal”, que nos foi revelado por Jesus.
Deixando se levar pelos prazeres proporcionados pela Porta Larga, o indivíduo, vai tropeçando pelo caminho traçado por ele mesmo. Nesse caminho semeia sementes. Essas sementes frutificarão. Serão frutos doces ou amargos? A resposta é óbvia.
“Entrai pela porta estreita, porque a porta da perdição e o caminho que a ela conduz é espaçoso, e há muitos que por ela entram. Como a porta da vida é pequena! Como o caminho que a ela conduz é estreito! E como há poucos que a encontram! (São Mateus, capítulo VII, v. 13, 14)”.
É no cap.XVIII do “Evangelho Segundo o Espiritismo” (edição IDE/84), que está inserido esse capítulo do Novo Testamento. O título “PORTA ESTREITA” prossegue com valiosas lições de como vacinar-se contra os males materiais e espirituais.
“Felizes são aqueles que levam consigo uma parte das dores do mundo. Durante a longa caminhada, eles saberão mais coisas sobre a felicidade do que aqueles que a evitam” (frase atribuída a Jesus Cristo). A campanha de vacinação está aberta permanentemente. Quem se habilita?
___________________________________________
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, escrevendo crônicas, contos, artigos e matérias especiais. Contato com o jornalista:
jgarcelan@uol.com.br
______________________________________________________________________

32 comentários:

  1. Olá Senhor J. Morgado!
    Gosto muito de ler suas crônicas a cada quinze dias, sempre nas sextas-feiras. Tanto que ontem vim ao blog e fiz a pergunta se teríamos hoje um texto seu. Bons ensinamentos precisam ser bem recebidos e assimilados por todos.
    Fico feliz também com a volta do blog, já nos acostumamos e faz falta a todos nós.
    Bom final de semana!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  2. Que belo texto o mestre Morgado nos deixou neste dia ensolarado aqui em Sampa!!!. Mais um para lermos, refletirmos e abrirmos nossas portas para o grande mestre Jesus entrar em nossas vidas.
    O articulista, através de brilhante comparação com fatos reais, nos incita a aceitar a verdade que está aí há mais de 2000anos, mas que devido ao sofrimento, muitas pessoas criam uma resistência em admitir que sem Jesus não há salvação.
    Antes que alguém venha me dar os parabéns pelo layout da pagina, quero explicar que é de unica e exclusiva responsabilidade do chefinho, porque ele não me passou o texto a tempo, para que eu pudesse escolher as imagens. Portanto, qualquer reclamação, sugestão ou elogio, no que diz respeito às imagens, devem ser dirigidas ao chefe editor Edward de Souza... Mas tenho a certeza que eu não faria melhor....
    Já viram que estou com meu cargo por um triz. Mais um vacilo e vou ter que mudar de ramo...
    uma ótima sexta feira pra vcs...

    ResponderExcluir
  3. Prezado J. Morgado... É exatamente assim que funcionam as vacinas. Permitem que o organismo desenvolva sua imunidade natural... As vacinas expõem o organismo a uma forma controlada, segura, do microrganismo que estimula o paciente a construir a sua própria imunidade sem correr o risco da doença.

    Seu texto é claro. Temos nós, gratuitamente, uma vacina para acabar de vez com nosso sofrimento. O amor a Deus o ao próximo é o verdadeiro antídoto contra todos as doenças e calamidades que vem sofrendo a Terra. Basta acreditar, ter fé, que seremos imunizados contra toda a sorte de males materiais e espirituais deste Mundo.

    Uma linda mensagem e uma bonita diagramação do Edward, de acordo com as revelações da Cris. Uma bela página, com conteúdo maravilhoso e bonito visual nesta sexta-feira.
    Beijos a todos e um bom final de semana...

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  4. Maria Conceição Rezendesexta-feira, 02 outubro, 2009

    Oi J. Morgado! Vamos nos unir para restaurar as forças do nosso sistema imunológico sim, pedindo forças a Deus. Jesus diz disso:
    "Em verdade, em verdade vos digo, que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para o pai, e farei tudo o que pedirdes em meu nome para que o pai seja glorificado no filho (João 14:12-13).

    Bjs!

    Maria Conceição Rezende - Barretos - SP.

    ResponderExcluir
  5. Augusto Leandro Gonçalvessexta-feira, 02 outubro, 2009

    Temos conhecimento, prezado J. Morgado, que ser cristão não significa ficar imune ao sofrimento. Também não significa uma vacina ou um remédio contra todos os males. É certo que, com a fé, no momento da adversidade, sabemos onde buscar conforto e refrigério e a quem entregar nossas dores e angústias. Deus é nosso companheiro na hora da tribulação, solidário com a nossa situação de vida. Na história do Povo de Deus percebemos a presença do Senhor junto ao seu povo, confortando-o, mesmo nas suas horas mais difíceis. O ministério de Jesus foi um ministério de cura e restauração, de solidariedade com os excluídos pela doença e enfermidade física ou mental. A compaixão de Jesus por estas pessoas os reintegrava à vida em sociedade. Recuperar o direito à vida plena, sem cobrança ou exigências, foi uma das mais fortes marcas do ministério do Filho de Deus.
    Um bela mensagem, J. Morgado, meus parabéns!

    Augusto Leandro Gonçalves - Cambuquira/MG

    ResponderExcluir
  6. Bom dia J. Morgado!
    Estou feliz com a volta do nosso blog favorito e com suas mensagens maravilhosas. Penso, J. Morgado, que é preciso vacinar nossos jovens contra a epidemia das separações, das vidas destruídas, dos corações partidos, dos filhos inconsoláveis. É preciso vacinar nossos adolescentes e jovens contra a epidemia do alcoolismo: mortes no trânsito, brigas e violência doméstica,

    Precisamos mostrar para nossa juventude que é possível ter uma vida alegre e feliz sem cair nas tentações do mundo, sem seguir cegamente o que essa sociedade inescrupulosa oferece como natural e saudável. Está faltando fermento cristão na nossa vida. Quando o Evangelho recomenda: “Vigiai!”, é evidente que não quer que permanecemos atentos somente, mas que haja atenção e ação. Nada de braços cruzados.

    Os milagres divinos acontecem, mas não antes que os esforços humanos sejam esgotados. Não pode Deus alimentar nossa preguiça e nossa acomodação. É urgente que cada um cuide melhor do que lhe pertence. Além de vacinas, precisamos pedir a Deus, força e coragem para defender e promover a vida e para mudar concretamente o nosso meio.
    Bom final de semana!

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  7. Caro J. Morgado e pessoal que frequenta esse blog, que vacina recomendam para a ignorância que representa a religião, principalmente a católica, que é a fina flor da intolerância e do atraso?

    Abraços,

    Miguel Falamansa - Botucatú - SP.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!

    Que bela maneira de começar o dia, com a leitura de um texto do incomparável J. Morgado! Há sempre algo novo, instigante, que incita à reflexão, até mesmo para aqueles que não creem, que não professam uma fé.

    As respostas são tão simples, tão evidentes - basta ccolocarmos um pouco de amor, de solidariedade, de respeito ao próximo, que poderemos enxergar a luz e teremos todas as questões esclarecidas. Dentro de nós.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. Senhor J. Morgado...
    A vacina contra a mediocridade é o amor. É possível cultivar amor genuíno num ambiente de falsas cortesias? Passados dois mil anos, as palavras de Jesus continuam válidas e relevantes. E, embora nos emocionemos no cinema ou na TV com cenas que interpretam sua Paixão e sofrimento, continuamos a crucificá-lo em nosso cotidiano absurdamente materialista, consumista e cheio de complexismos, e com nossa visão convencional, não crítica e indiferente.
    Abs,

    Lourdes G. Lemos - Pelotas/RS

    ResponderExcluir
  10. Prezado Mestre J. Morgado!
    Muito obrigado por mais essa mensagem de amor e fé. Suas crônicas nos ajudam a superar obstáculos e lutar para sermos um pouco melhores em nosso dia-a-dia!
    Um bom final de semana!
    Abraços do tamanho de minha cidade!

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  11. Será que existe alguma vacina para aqueles que não sabem guardar um segredo?
    Será que existe vacina para aqueles que não sabem qual é a verdadeira personalidade de um homem?
    Será que existe alguma vacina para pessoas que lêem algumas páginas de uma doutrina qualquer, e já acham que serão salvos?
    Será que existe salvação para aqueles que acham que já foram vacinados?
    Eu, esse pobre mortal que sou, procuro explicações no cotidiano, nas desditas, nas sardinhas que cada religioso puxam para os seus pratos, no meu próprio eu, na minha miséria humana consciente, na fragilidade do meu físico, na força da minha vontade de vencer, e até nas minhas fraquezas.
    Más a divindade é sábia, ela jamais igualaria o homem na riqueza material, mas sim na pobreza, para que possamos reerguer em novas bases, a do amor, a da fraternidade, e na capacidade de guardar para sempre um segredo que não poderia ser revelado.
    Um bom fim de semana a todos, com a consciência de quem verdadeiramente são.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  12. Amigos do Blog de Ouro, Edward e méstre J.Morgado, bôa noite !!
    Mais um exelênte e orientador artigo de J.Morgado.
    O pôvo sempre foi reticênte quanto a coisas nóvas, ainda mais quando impingidas pelos governantes (caso das vacinas no inicio do século passado),
    Atualmente uma minoria ainda teima em não vacinar-se e nem vacinar seus filhos, por ignorãncia e teimosia.
    Acho cérto exigir-se uma caderneta de vacinação, e recusar o atendimento a quem não estivér em dia com as vacinas.
    Quanto a espiritualidade, também , muitas pessôas deixam de procurar o alivio espiritual,por puro despreso ou ignorancia, sofrendo,mas crentes de que estão no caminho cérto, o caminho que eles escolheram.
    Gostaria que existisse uma vacina de VERGONHA e de HONESTIDADE para que as pessôas quando se candidatassem a um cargo público, já estarem imunes a pratica do roubo,corrupção e demagogia, mas este meu desejo, sei que é uma utopia, e NUNCA irá existir esse tipo de vacina.

    Abraços a todos, e um ótimo final de semana.(a praia voltou a ficar linda)

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  13. Amigos (as)
    Como sempre, bela mensagem do mestre Morgado; ameno, reflectivo e um balsamo para os que necessitam de conforto e amparo. Somente pessoas de espírito puro e alma limpa encontram respostas para temas complexos. Parabéns, mestre e Paz, muita Paz.
    Mestre, ajuda aí; meu binóculo já não consegue mais alcançar as meninas trigueiras que, dantes, passavam fagueiras defronte meu prédio rumo a consagrada Faculdade Metodista de São Bernardo. Uma pena, mestre, uma pena.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  14. Queridas amigas e amigos: com todo respeito ao tema hoje aqui tratado, vou pedir licença para palpitar sobre outro assunto, que tem a ver com todos nós: a infeliz escolha do Rio para sede das Olímpiadas de 2016. Torci contra o tempo todo, depois tive que ver na TV Lula, Pelé, Paulo Coelho e numerosa cartolagem (os corruptos de sempre) se abraçando eufóricos. O país vai gastar quase 30 bilhões nessa brincadeira, será uma grande farra, como todo mundo sabe, com superfaturamento por todo lado. Vão construir uma faraônica Vila Olímpica na Barra da Tijuca, hoje o bairro de metro quadrado mais caro do país. As empreiteiras vão forrar os bolsos, os políticos e a cartolagem também. Alegam cinicamente que as Olimpídas vão trazer benefícios para a cidade. Pô, não poderiam criar os mesmos benefícios sem torrar essa montanha de dinheiro? Enquanto isso, tem gente morrendo em corredor de hospital público, por falta de recursos; há escolas despencando sobre as crianças e sem verbas para reformas; falta saneamento básico na maioria das cidades; não há recursos para melhorar os salários de profissionais indispensáveis e heróicos como os bombeiros, que ganham uma miséria; nem dos professores; há crianças vivendo na rua e cheirando cola, sem qualquer tipo de assistência e educação, que deveria ser obrigatória. Senti nojo daquela gente engravatada festejando a vitória de um Brasil do mundo da fantasia, liderado por Lula, que não existe. O Brasil real é esse aí, o da seca, das enchentes, das favelas e mocambos. E senti pena da burrice daqueles idiotas festejando nas areais de Copacabana, muitos deles vítimas do esquecimento desse Estado perdulário e irresponsável.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  15. ANA CÉLIA DE FREITASsexta-feira, 02 outubro, 2009

    BOA NOITE J.MORGADO.
    Como sempre fomos brindados com uma belíssima crônica,e muito reflexiva.
    Olha o mundo necessita e rápido de tomar essa vacina,Jesua está em todo lugar,fez tanto pelos irmãos e no entanto,deve estar envergonhado em ver tanta maldade.
    Sem dúvida o AMOR,O PERDÃO,A HUMILDADE E A SOLIDARIEDADE são palavras muito bonitas,e mais ainda quando fazem parte nas ações dos seres humanos,que infelizmente de humano restaram poucos.
    BEIJOS A TODOS DO BLOG DE OURO.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  16. FELICITACIONES POR LAS PROXMAS OLIMPIADAS, BESITOS TODA SUR AMERICA ESTA CONTENTA Y CELEBRANDO CON USTED MUACKKK

    ResponderExcluir
  17. Fabio Pugliese Martinssexta-feira, 02 outubro, 2009

    Certíssimo, Milton Saldanha. Por isso existe a velha máxima: "dê circo ao povo". Lula sabe, como ninguém, fazer isso. Nunca vi alguém chorar com sentimento e conseguir conter o choro para discursar minutos seguidos como se tudo fosse festa. Nem ao menos um soluço. Muita cara de pau desse nosso Presidente. Por isso, cada País tem o Governo que merece!
    Abraços,

    Fabio Pugliese Martins - Betim/MG

    ResponderExcluir
  18. Disse Jesus: Eu Sou o Caminho a Verdade e há Vida e ninguém vai ao Pai se não for pó Mim. Abençoado seja o Senhor Jesus e quem procura andar no seu Caminho. Bela crônica Morgado.
    Muita paz a todos.
    Um brasileiro – Chapada dos Veadeiros – Alto Paraíso – GO.

    ResponderExcluir
  19. Sr Milton Saldanha, parabéns. O Sr sempre preciso nos seus comentários sobre a política deste país. Concordo com todo o seu comentário. Boa noite.
    Um brasileiro – Chapada dos Veadeiros – Alto Paraíso – GO.

    ResponderExcluir
  20. Sebastião Mendes Carriçosexta-feira, 02 outubro, 2009

    Primeiro meus cumprimentos ao J. Morgado pelo brilhante artigo desta sexta-feira. Agora, minhas considerações sobre a escolha das Olimpíadas que será em nosso País.
    Penso que críticos como Milton Saldanha e o Senhor Fabio Pugliese existem muitos. E vamos cansar de ouvir e ler comentários como estes, que existem crianças passando fome, nossa saúde está sucateada, o Brasil vai gastar 30 bilhões de reais e nossos políticos vão roubar.
    Prezado senhor Saldanha e Fabio Pugliese. Me expliquem uma coisa só. Se as Olimpíadas não fossem no Brasil, nossas crianças deixariam de cheirar cola e passar fome? Nossa saúde seria plenamente restabelecida? Esses 30 bilhões de reais teriam uma outra utilidade que ajudasse a melhorar nosso Brasil? E os políticos, seriam honestos?

    Ora, parem com essa gritaria idiota. Tudo ficaria como está e nós sem as Olimpíadas, que quer queiram ou não, fará o Brasil brilhar nas manchetes de todos os jornais do Planeta como ocorreu hoje. Mais, trará divisas e incrementará como nunca nosso turismo. Porque será que o Mundo parou hoje para saber onde será a séde dessas Olimpíadas de 2016? Porque a Espanha está chorando essa perda? Se tudo fosse prejuízo, não havia essa corrida ao pote de ouro, caros Milton Saldanha e Fabio Pugliese.

    Desculpem-me pelo desabafo. Não sou Petista, antes que me acusem, nunca votei em Lula e não voto, mas sou brasileiro, e meu sangue hoje tingiu-se de verde amarelo ao saber que as Olimpíadas serão aqui em nosso País e, quem sabe, resgatem até a moral no combalido Rio de Janeiro, para mim, a cidade mais bonita do Mundo!
    Abraços,

    Sebastião Mendes Carriço - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  21. VOLTANDO.....

    Amigo Milton Saldanha.
    Em meu comentário deixei escrito

    "Gostaria que existisse uma vacina de VERGONHA e de HONESTIDADE para que as pessôas quando se candidatassem a um cargo público, já estarem imunes a pratica do roubo,corrupção e demagogia, mas este meu desejo, sei que é uma utopia, e NUNCA irá existir esse tipo de vacina."

    Então meu prezado amigo, acho que nem tomando a tal vacina (se existisse) esses vagabundos politicos teriam VERGONHA NA CARA.
    (e ainda tem muito brasileiro desinformado que acha vantagem éssa tal de olimpíada para o Brasil)

    Abraços amigo Milton Saldanha,e parabéns pela sua indignção que também é a minha..

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  22. Meu caro Sebastião Mendes Carriço: é por conformismos como o seu que estamos sempre nessa merda. A questão não é se os 30 bilhões (certamente mais, no final, como sempre) seriam empregados em soluções sociais. A questão é outra e vou ser didático com o senhor: serão mais de 30 bilhões de um orçamento que não é de borracha, não se faz mágica. De algum lugar vai ter que sair esse dinheiro. Logo, presumindo que o senhor seja inteligente, perceberá que esse dinheiro todo será tirado em fatias dos mais variados setores, incluindo-se aí, claro, educação, cultura, saúde, segurança, etc. Setores que já estão por demais sacrificados. Dá para entender? Ou o senhor acha que o dinheiro vai cair do céu porque Lula pediu? E se o Brasil fizer empréstimo lá fora vai ter que pagar depois, com juros altíssimos. Ou seja, nós vamos pagar. E aí os cretinos chegam com aquele discurso já desgastado que a volta da CPMF será para a saúde. Me poupem! Veja os norte-americanos de Chicago. As pesquisas mostraram que não queriam as Olímpiadas lá porque sabiam que custariam muito caro. Tiveram sorte, foi a primeira cidade eliminada. E eles, meu caro amigo, são infinitamente mais ricos do que nós. O Brasil assumir essa farra é equivalente a uma pessoa de orçamento modesto e controlado que fecha um restaurante caro para dar uma festa aos amigos. Para encerrar: só a campanha já custou entre 150 e 200 milhões, sem prestações de contas. O roubo já tá rolando solto. E o senhor, como eu, vai ajudar a pagar, tenha certeza.
    Grande abraço,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  23. Sebastião Mendes Carriço - Porto Alegre/RSsexta-feira, 02 outubro, 2009

    A lista dos hipócritas aumenta neste blog. Agora temos o Senhor Milton Saldanha, Fabio Pugliese e Admir Morgado. Como pode o senhor nos chamar de desinformados por defender essa Olimpíada, Senhor Admir? O senhor seria o dono da verdade e o único bem informado na face da Terra? Como os demais, o senhor é do contra porque gosta de ser do contra e chamar a atenção. Já dei meus exemplos acima, gostaria que o senhor enumerasse os seus pelo fato de discordar dessa Olimpíada no Brasi, seria possivel?

    Ou vai o senhor vir com a mesma falácia dos demais e dizer que temos crianças famintas, saúde sucateada e os políticos vão roubar mais ainda? Vamos, de uma vez por todas parar com hipocrisias e ver também o lado positivo das Olimpíadas no Brasil, por favor!

    Senhor Admir Morgado, o que faz pelo nosso País, caro amigo? No minímo "mama" nas tetas gordas do Governo, como os demais "chorões" e fica dando uma de moralista. Para com isso. Abra sua janela escura pelo pessimismo e irá ver o vale verde da esperança. Acorda, caro senhor!
    Passar bem...

    Sebastião Mendes Carriço - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  24. E mais duas coisinhas, senhor Sebastião: um governo tem que dar exemplos de austeridade. Nós não somos nenhuma potência econômica como os demais países que o senhor citou. Nós somos, sim, um país repleto de pobres e miseráveis. E, na hora da festa, não espere que o povão estará lá. Aguarde para ver os preços dos ingressos, hotéis, restaurantes, etc.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  25. "Na disputa do Rio pela Olimpíada de 2016, muita coisa sugere que a vitória verdadeira dos cariocas estará na derrota. Olimpíadas exigem gastos monstruosos".
    Da coluna de Jânio de Freitas, na Folha de S.Paulo de hoje, pg. A-7, que saiu, claro, antes do resultado.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  26. Sr Caniço, Chouriço,Feitiço ou sei lá o que ??
    Quem é o VC.para me destratar aqui em "nósso blog".
    Pelo visto acho que não lhe devo NADA, e muito menos satisfações dos meus atos.
    Neste blog, o qual participo desde o inicio, NUNCA apareceu um ser tão ignobil quanto VC.
    Isso me dá o direito de ofende-lo, porém a minha educação NÃO me permite e jamais iria aqui usar de baixaria como vc está usando sem ao menos me conhecer.Respeite este espaço democrático e péça desculpas ao EDWARD, pelas sua má educação.
    Quanto ao que eu fiz pelo MEU BRASIL, não é de seu interesse, mas saiba que fiz muito, mas muito mais do que o vc imagina.
    Passar mal,Caniço,Chouriço Feitiço, ou seja lá que nóme tivér.

    Edward, desculpe-me pelo desabafo.
    Abraços aos AMIGOS deste renomado BLOG

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  27. Essa Terra é maldosa.
    E a maldade tem um nome.
    “SER HUMANO".
    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  28. Eu sou nascido na Espanha, e aprendi que os brasileiros não dão valor no país que tem.
    Preocupam com coisas banais.
    Menos que são um verdadeiro primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  29. Meu querido e nobre amigo Edward de Souza.
    A minha intenção é de revelar o verdadeiro amigo que eu sou.
    Fazem apenas uns seis anos que nós estreitamos a nossa amizade.
    Eu quero lhe dizer com segurança, que eu admiro a sua capacidade de entender o próximo, em todos os níveis de consciência.
    A sua capacidade de perdoar é inigualável.
    Esse seu jeito de criança crescida, é talvez a fórmula eficaz, de contornar as diferenças que existe da sua nobre personalidade, em relação aos pobres mortais.

    Seu verdadeiro fã,
    Padre Euvidio

    ResponderExcluir
  30. Laércio H. Pintosábado, 03 outubro, 2009

    Se o padre fosse realmente amigo, não aprontaria mais uma vez uma bagunça dessas no blog. Sugiro ao Edward de Souza que passe, a partir de hoje, a mediar os comentários, sob pena deste blog perder todo o prestígio que conseguiu até aqui. Por sinal, um dos blogs mais prestigiados e premiados da internet, com menos de um ano on-line.

    Prezado Padre. Se eu anteriormente tinha respeito pela sua pessoa, seja lá quem quer que seja o senhor, hoje eu o desprezo. Ficou claro para mim que suas postagens acima, como anônimo, e o senhor confirmou aqui que foram suas essas colocações baixas, não são dignas de um HOMEM com "H" maiuscúlo. A palavra anônimo por si só mostra que quem escreve é covarde, prezado senhor. E ainda tem a coragem de se intitular amigo do jornalista responsável por esse blog? Amigo como o senhor eu não queria ter nenhum, juro! Ou vê-lo nas profundezas do inferno! Estou fazendo como o senhor fez, Padre. Postando esse comentário pela madrugada, enquanto todos dormem. Porém, assinando a responsabilidade por ele, como homem que sou. Coisa que o senhor não é.

    Se desculpas devo pedir, eu o faço, mas apenas ao responsável por esse espaço e aos ilustres frequentadores diários. Ao "anônimo" covarde, que se identificou como sendo o Padre, nenhuma desculpas devo, muito ao contrário.
    Ao ilustre e correto J. Morgado, meus cumprimentos pelo artigo de hoje, que sempre toca fundo em nossa alma.
    Um bom dia a todos!!!

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  31. ANA CÉLIA DE FREITAS.sábado, 03 outubro, 2009

    Olá pessoal.
    Esse é um espaço democrático,respeito e ética,cabem em todo lugar,cada um tem a sua opinião,mesmo que não concordamos,devemos no mínimo respeitá-la.
    UM ÓTIMO E TRANQUILO FINAL DE SEMANA A TODOS.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir