segunda-feira, 26 de outubro de 2009

UM CACHORRO REJEITADO CHAMADO "FÉ"

Esta é a história de um cachorro que nasceu na véspera do Natal de 2002, cuja autoria das fotos e do relato infelizmente não tenho em mãos para poder acrescentar os devidos créditos. Muitos, por certo, já devem ter recebido esse e-mail, que circula faz algum tempo pela internet. Outros não, por isso, hoje, senti uma vontade imensa de publicar fotos e parte do texto, com as devidas correções, como uma mensagem de "Fé" e esperança para que, quando aparecer nuvens negras em nossas vidas, saibamos sair debaixo e ir à busca do sol, não ficar parado na inércia da incompreensão e do medo. A vida não é um mar de lamentações. Apesar das perdas e das adversidades, os seres humanos são capazes de vencer quaisquer obstáculos. Precisamos aprender a receber com fé, amor e tolerância todas as adversidades, todos os obstáculos que temos que passar. Esse cachorro, cujo nome é "Fé", nos ensina que não devemos desistir, porque enquanto houver esperança, nenhum sonho estará perdido. "Fé" nasceu com 3 pernas - duas saudáveis e uma anormal, na frente, que teve de ser amputada. Certamente ele não conseguia andar quando nasceu. Mesmo a sua mãe não o aceitou. Ele foi rejeitado e desdenhado.
(Edward de Souza)
. Seu primeiro dono também nem acreditou que ele sobreviveria. Assim sendo ele até pensou em eliminá-lo. Naquela época, sua atual dona Jude Stringfellow entrou em sua vida e desejou cuidar dele. Ela estava determinada a ensiná-lo e treiná-lo para andar por si só. Ela acreditava que só precisava de um pouco de fé. Por isso ela lhe deu o nome de "Faith" ( Fé). No começo ela colocava FAITH numa prancha de surf para que ele sentisse os movimentos da água. Mais tarde lhe dava pasta de amendoim, numa colher, como um prêmio e recompensa por ter ficado ereto e saltar pela casa. Até outros cachorros da casa o ajudavam e encorajavam a caminhar. Surpreendentemente, depois de apenas seis meses, como que num milagre, FAITH aprendeu a se equilibrar em suas duas patas traseiras e saltar se movendo para a frente. Depois de mais algum treinamento na neve ele pode caminhar como um ser humano! FAITH adora passear. Não importa para onde ele vai, sempre atrai as pessoas à sua volta. Agora ele está ficando famoso no cenário internacional. Já apareceu em vários jornais e espetáculos de TV. Há, inclusive, um livro cujo título é "With a Little Faith" (Com um pouco de fé), publicado a seu respeito. Ele chegou a ser cogitado para aparecer num dos filmes de Harry Potter.
Sua atual proprietária, Jude Stringfellow deixou seu trabalho e carreira como professora, para levá-lo através do mundo, para orar: "mesmo sem um corpo perfeito, alguém pode ter uma alma perfeita."
Na vida sempre acontecem coisas indesejáveis. O pensamento positivo muitas vezes é a diferença entre o sucesso e o fracasso. Uma pessoa que vê o mundo positivamente encontra soluções, o pessimista encontra apenas problemas. Por essa razão, quando sentir que as coisas não estão indo bem como desejaria, é preciso lutar contra o pessimismo, só dessa maneira poderá ver os fatos sob uma nova perspectiva. Espero que essa mensagem possa trazer a todos nova forma de pensar e encarar a vida, apreciar e agradecer cada dia maravilhoso que se seguirá. A Vida é uma demonstração contínua do poder do pensamento positivo.
.
Acredite em você!

23 comentários:

  1. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 26 outubro, 2009

    Boa tarde meu querido amigo...
    Belíssimo texto,seguido de muita emoção,ternura,esperança e fé.
    Foi impossível conter as lágrimas,fiquei muito emocionada em ver essa gracinha de cachorro,que apesar de não ter as patinhas,se mostra ágil e muito alegre.
    Essa professora tão humana que o adotou e se abdicou de tudo para se dedicar a esse amigo merece nossos aplausos,este belíssimo ato é digna de pessoas humanas.
    Os animais sempre se mostram muito carinhosos e amigos,diferente de muitos (seres humanos?) que se dizem humanos,mas não possuem nenhuma sensibilidade,carinho e lealdade com o próximo.
    Muitas vezes presenciamos donos de cachorro bravo e (infelizmente)chutando o pobre coitado,e de repente,assim que seu dono aparece ele vem correndo abanando o rabinho e demonstrando muita alegria,mas faça qualquer ato ás vezes banal com um ser humano,para ver o que acontece...
    Beijosssssssssssssssssss e Parabéns pela essência e ternura contido no texto.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde a todos!
    Inicialmente gostaria de agradecer a jornalista Nivia Andres, pelos dois livros que me enviou. Adorei a dedicatória, ficou lindo e é uma lembraça inesquecível. ocorreu um imprevisto por nossa culpa, Nivia Andres. Não estávamos em casa na sexta-feira e o carteiro voltou com sua encomenda. Para minha sorte retornou sábado pela manhã e, assim, pude presentear minha mãe. Na quinta-feira chegou a caixa de bombons, enorme, embrulhada para presente, do senhor Eurípedes Sampaio, também com um cartão de parabés a você! Ontem, domingo, dei todos esses presentes para minha mãe, aniversariante, que ficou contentíssima. Contei para ela que ganhei aqui no blog. Ela está ao meu lado agora, para ler esse agradecimento e manda um beijo pra todos vocês. Jornalista Nivia, em sua dedicatória, vi que o livro está esgotado, mas você não mediu esforços para enviá-lo. Muito obrigado, de coração. Vamos começar a ler um dos livros hoje, eu e mamãe. Meu muito obrigado para todos vocês pelo carinho e atenção!

    Essa postagem de hoje nos emocionou, Edward. Temos um cachorro em casa que é o xodó meu e de minha mãe. Um mensagem linda que mostra a força da superação. Emocionante. Nos ensina que é preciso enfrentar com fé todos os percalços da vida, sejam quais forem eles.

    Rafael Gustavo - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  3. Edward, a medida que eu seguia lendo o texto e vendo as fotos dessa coisinha linda que Deus preservou nessa Terra, lágrimas teimavam em rolar pela minha face. Esse cãozinho veio ao Mundo dar um exemplo de superação, de vontade de viver, conseguindo se adaptar às duas patinhas e levar sua vida normal. Méritos que devem também ser dados a essa professora que mostrou vontade em ajudar o cãozinho a aprender a andar com duas patinhas.

    Eu não havia recebido nenhum e-mail com essa história, Edward e nem sabia da existência do cachorrinho "fé". Vou escrever agora para minhas amigas e amigos para que venham ao blog ler e ver esse relato profundamente emcionante. De uma forma positiva, mesmo me levando às lágrimas, adorei saber que ainda existem pessoas como essa professora, que lutam pela preservação animal e, mesmo encontrando um sério obstáculo pela frente, conseguiu vencê-lo com amor e muita "FÉ".
    Maravilhosa mensagem, uma das melhores deste blog...
    Beijos,

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida emocionante. Sou hiper emotiva qdo se trata de animais,especialmente os cães que são dependentes e fiéis. Ainda bem que existe pessoas assim, sem preconceitos e com muito amor no coração. Tem de sobra, pois, deu o seu melhor para o Fé. Parabéns a você pelo post, a ela pelo gesto e ao Fé por ter ensinado uma grande lição a todos nós. bjs amigo

    ResponderExcluir
  5. Você foi muito feliz, Edward, em começar a semana com uma mensagem de amor, compreensão e carinho. Terminamos a semana com violência no Rio de Janeiro e muitas tragédias. Essa história desse cão nos mostra que muitas vezes, por pouca coisa, reclamamos da vida e blasfemamos contra Deus. Aqui em Ribeirão Preto mora uma mulher que não tem os dois braços. Costura, come e faz tudo com os pés. Como esse cãozinho da história, ela aprendeu a se adaptar com o que Deus lhe deixou, e vive feliz assim.
    Bjos a todos,

    Ana Caroline - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  6. Impossível ficar insensível diante de um texto como esse e de fotos comoventes como as que você postou, Edward. Também eu não tinha ainda ouvido falar do cão "Fé" e de sua história maravilhosa. Exemplo de persistência e vontade de viver. E muitos comtemplados com toda a saúde do Mundo por Deus, estragando o templo sagrado que é seu corpo usando drogas e bebendo em excesso.
    Linda mensagem, profunda e emotiva...
    Bjos,

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  7. Olá Edward

    Alguém disse que “a árvore da fé viva não cresce no coração, miraculosamente”. Há necessidade de esforçar-se no dia-a-dia para que tal aconteça.
    Foi o que aconteceu com essa senhora que resolveu adotar esse ser da criação, no caso um cão. Chamou-o de “fé” e a partir daí, seu amor cresceu, transformou-se e espalhou-se pelo mundo.
    Quantas pessoas não devem ter aproveitado essa lição? Acredito que muitas, pois já conheço essa mensagem há algum tempo.
    Exemplos como esse, nos dão esperança. Enquanto parte dos seres humanos se matam uns aos outros, outros se dedicam ao próximo e aos animais desprotegidos. Sinal que nem tudo está perdido.
    Meu amigo/irmão, um texto comovido e de certa forma, um apelo para que as pessoas ouçam e entendam o poder da fé.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Edward de Souza, essa postagem de hoje mostra que "nosso" blog não vive só de coisas ruins nem de mensagens negativas. Não é a primeira vez que leio relatos como esse, sempre trazidos à tona por você, transpirando toda a sensibilidade que, só poderia ter, um autor de textos magníficos como os seus. Mais que um exemplo de vida, mostra de superação, garra, positivismo e muita "Fé". A história desse cachorrinho e de sua dona, professora, é simplesmente emocionante, creia!

    Agora um recado ao Rafael. Bom que tenha gostado do presente que lhe enviei. Espero que você e sua mãe apreciaram os bombons russos, considerados um dos melhores do mundo.

    Um abraço a todos do blog!

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  9. Olá..
    Sem duvida uma bela e comovente história.
    Esse cãozinho é um exemplo de superação animal, mas também há na especie humana muitos exemplos dignos de destaque.
    No mes passado, a midia apresentou o caso do frances Pascal Kleinam, 26 anos, DJ que usa as pernas para mixar e vira sensação na Europa. Nasceu sem os braços por uma malformação fetal, provocada pela talidomida, que sua mãe ingeriu durante a gravidez.
    Já deu shows pela Europa, Austrália, China e Estados Unidos, e em 2009 foi eleito por publicações espanholas um dos melhores DJs locais do verão.
    Outros exemplos de superação, são dos pintores com a boca e pés.
    Está chegando o Natal e nesta época esses artistas vendem belíssimos quadros, em forma de cartões, calendários e outros artigos, cuja renda é revertida em bolsas de estudos, para a complementação dos cursos, oferecidos pela associação. êles nãoquerm esmola, mas poderem viver do fruto de seu trabalho.
    Confira o trabalho deles no site:http://www.apbp.com.br/artistas.asp
    São exemplos para muitas pessoas, que mesmo sendo perfeitas, preferem roubar e matar e ainda reclamam da vida, achando que são incapazes de produzir alguma coisa e que se sentem um empecilho , culpando a todos e a Deus por suas desgraças.
    Uma frase muito bonita dita por Kleinam num documentário Espanhol : “Heróis, não precisam de asas para voar"

    boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Edward

    Eu já tinha conhecimento desta história. mas toda vez que leio (não foi somente um vez),eu choro.
    E é por estas e outras que eu ainda acredito que o mundo tem jeito, porque existem pessoas como
    Jude Stringfellow, como tu que não sente vergonha de publicar esta história. Muitos pode acreditar acha abominável esta situação, outros preferem livrar-se logo do problema, dando uma injeção que para esaas pessoas, não é nada.
    Não é nada tirar uma vida!
    Todo ser vivo tem de ser respeitado.
    Amo os animais, tenho um caso de amor com estes bichinhos.
    Parabéns por isto. Tu és uma pessoa iluminada.

    Un beso neste teu enorme coração

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, amigos e amigas!
    Olá, Edward!

    Inspiração divina! Faith ou Fé nos mostra que não há limites quando existe amor. Auxiliado por uma pessoa generosa, superou seus próprios limites e aprendeu a andar com as patinhas traseiras. Quantos de nós, mesmo perfeitos fisicamente, vivemos nos queixando de tudo, eternamente insatisfeitos com o que temos, embora possamos identificar, a nossa volta, gente que vive feliz com muito menos...

    De certa maneira, algum grau de insatisfação é benéfico porque possibilita ao indivíduo buscar sempre o melhor para si, os seus e a sociedade. Mas a ambição desenfreada, sem medida, produz pessoas frias, amorais, sem sentimentos, que não conhecem o significado amoroso da palavra compartilhar...fato infelizmente corriqueiro nos dias de hoje, de tanta violência e desagregação afetiva.

    Enfim, Edward, que belo exemplo o cãozinho e sua amiga guardiã nos dão - um óbolo para começarmos a semana de maneira positiva e com alto astral. E que sensibilidade a sua, de nos presentear com essa mensagem!

    Agradeço as palavras do Rafael Gustavo e espero que a leitura dos livros que recebeu do Blog seja agradável. Ainda bem que a encomenda chegou a tempo!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  12. Lembrei-me de um exemplo também sugestivo, de superação, ocorrido
    com o jornalista francês Jean-Dominique Bauby.

    Em dezembro de 1995, um acidente vascular cerebral mergulhou Jean-Dominique Bauby em coma profundo. Ao sair dele, todas as suas funções motoras estavam deterioradas: ele não podia mexer-se, comer, falar e nem mesmo respirar sem ajuda de aparelhos, vítima da Síndrome de Locked-In. Em seu corpo inerte, só um olho se mexia. Esse olho, o esquerdo – foi o seu vínculo com o mundo, com os outros, com a vida. E mexendo a pálpebra desse olho que ele conseguiu “escrever” um livro maravilhoso, inesquecível – O Escafandro e a Borboleta (Martins Fontes, 142 págs.). Bauby mostrou ao mundo, apenas com o movimento da pálpebra, o quanto é importante valorizar as felicidades singelas.
    Além do livro, é possível assistir o filme.

    ResponderExcluir
  13. Eu também recebi, faz pouco tempo, um e-mail com o relato desse cãozinho, Edward, mas não com um texto tão lindo como esse que você iniciou e terminou o relato. Como muitas que aqui estiveram, não consegui segurar as lágrimas. Me deu uma vontade enorme de acariciar esse cãozinho e dar-lhe um enorme beijo na bochecha. Ele é lindinho demais.
    Beijos pra todos vocês,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  14. Oi, amigos (as);
    O que faz uma bela virada tricolor, uma excente noite de sono, uma cabeça pródiga e um coração gigante ? Dá nisso.
    Um artigo emocionante, repleto de fé e perseverança e a confiança que Deus está sempre próximo.
    Beleza Edward, você mostra neste artigo que nem tudo está perdido.

    Abraços
    Oswaldo Lavrado - Lavrado

    ResponderExcluir
  15. Amigos do Blog de ouro bôa noite.
    Edward, meu amigão.Muito emotivo seu artigo de hoje, apesar de eu também já ter recebido um e-mail contando a respeito desse cãozinho, nunca tinha parado para pensar, e vc hoje nos deixou refle
    tindo a respeito de como é a vida, e que temos mesmo que acreditar em nós.
    "Nósso" blog está cada dia melhór e sempre nos surpreende com artigos iguais ao seu.

    Parabéns Edward pelo artigo de hoje.
    Abraços a todos amigos do blog.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  16. E-mails são muitos que a gente recebe, mas sempre faltam neles aquele preparo, aquele "tchan" para chamar nossa atenção, prezado Edward. Você fez com que esse e-mail que circula pela Net tivesse uma outra cara, mais humana, sensível, emotiva e acima de tudo motivadora. Meu parabéns, você é realmente um mestre na arte de escrever!

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  17. Um depoimento que ficou marcado em minha mente, anotei e trago até hoje comigo foi esse, do Dr. Christian Barnard, gostaria que lessem: "Eu comprei 2 chimpanzés machos de uma fazenda de criação na Holanda. Eles viveram em jaulas separadas, uma perto da outra, por muitos meses, até que usei um deles como doador de coração. Quando nós o sacrificamos, em sua jaula, em preparação para a cirurgia, ele gritava e chorava incessantemente. Não achamos o fato significante, mas isso deve ter causado grande trauma no seu companheiro, pois quando removemos o corpo para a sala de operação, o outro chimpanzé chorava copiosamente e ficou inconsolável por dias. Esse incidente me tocou profundamente. Eu jurei nunca mais fazer experimentos em criaturas tão sensíveis." Dr.Christian Barnard (médico que fez o primeiro transplante de coração em humanos).
    Dizer mais o quê?

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  18. Amigas e amigos: só agora, ufa, pude retomar minhas tarefas na minha pequena redação. Tive compromissos fora, com muita chuva para atrapalhar e trânsito péssimo. Então é muito bom sentar aqui, agora, e ler o texto sempre admirável do Edward de Souza sobre esse cachorrinho tão lindo e simpático, um vira-lata maravilhoso. Durante toda minha vida li e escutei sobre histórias de superação de seres humanos. Mas com um bichinho? Acho que foi primeira vez. Fantástico! Parabéns Edward! Tenho especial apreço e admiração por pessoas que defendem os animais. Eles não podem dar nada em troca, exceto sincera afeição pelo dono. E são indefesos e vítimas de muita violência e sadismo. Quem protege animais é um ser especial. Como essa moça que ensinou Fé a caminhar de maneira realmente incrível.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  19. Amigo ou amiga, você que vive dizendo que não consegue e nunca aprenderá a dançar. Antes de falar isso outra vez, lembre-se do cachorrinho Fé.
    Acho que nem preciso dizer mais nada...
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  20. That's the friends I learnt to know and love since some years. The best friend's I have are wandering on the streets, rejected by people that have no faith. Always helping them, always feed them, always caress them, always give them fresh water, that's the way I send my offers directly from here to God's palace.They'll never betrayed you!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!
    Passei um dia terrível hoje. Sobressaltos, correria, chuva, tráfego péssimo. Cheguei em casa em frangalhos. Tomei um banho pouco depois da meia-noite e vim fuçar na internet, ver se encontrava alguma coisa para me tranquilizar, afastar de mim tudo de ruim que passei. E encontrei essa mensagem gratificante. Não poderia ter sido melhor. As mãos de Deus certamente guiaram-me para esse espaço. Li esse relato uma vez. A segunda com calma e concluí: o meu dia teria sido tão ruim hoje (ontem?). Coloquei as mão para o alto, agradeci a Deus por me conservar viva e trazer-me com segurança para o lar, me dar saúde para enfrentar todos os problemas e senti uma paz interior que há muito não tinha. Obrigado, amigo e jornalista, por esse presente. Vou dormir em paz.

    Milena A. Prado - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  22. Oi amigos (as)...
    Aproveitando o espaço, com permissão do amigo-irmão Edward, quero sugerir aos amigos bloguistas que acessem o UOL, de hoje, e leiam a matéria "MEXERAM NUM VESPEIRO", sobre o problema da "guerra" no Rio de Janeiro. Uma realidade cruel e que mostra que o Rio, agora, está dominado pelo crime, mais tarde, o Brasil todo.

    abraços
    Oswaldo lavrado -SBCampo

    ResponderExcluir