segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O FASCINANTE MUNDO DO FAZ-DE-CONTA


Hoje é o Dia das Crianças. Podemos, a partir de agora, iniciar um retorno pelo mundo mágico da fantasia, reviver a despreocupada alegria da infância, também brincar e cantar. Vamos deixar de lado rancores e buscar a paz, vamos lutar contra a violência e estender o tapete para receber a fraternidade. Vamos, enfim, viver a existência que Deus nos deu. Há muitas portas na estrada do futuro. Podemos escolher qual delas queremos abrir. Algumas nos permitem entrar nos domínios do bem; outras mais se escancaram para o mal. A decisão é exclusivamente nossa, de acordo com a razão que nos ilumina e com os desejos acalentados pelo coração. A chegada do amanhã depende de nossa escolha, que deve recair na construção de um novo tempo, mais fraterno, com menos ódio e muita paz. No momento a melhor opção é se livrar das amarras da correria e das preocupações e voltar, nesta segunda-feira, a ser criança.
O Dia das Crianças deveria ser não apenas de diversões e brincadeiras, como também de reflexões sobre os rumos incertos da infância dos dias de hoje. Nesse dia é preciso reencontrar a criança que existe dentro de cada um de nós. E reaprender o riso, afugentar os medos, enxergar a beleza das coisas simples. No entanto, no dia-a-dia, vemos crianças continuamente tragadas para o mundo adulto, girando em torno das aparências, do consumismo, da erotização, do poder que domina e escraviza.
As preocupações com as coisas sérias deixam, encobertas pela poeira do passado, a infância que um dia nos deu asas para voar e, através dos sonhos, alimentar a alma. Voltar a sentir os prazeres de uma manhã ensolarada de domingo, as brincadeiras no parque, as histórias e os desconcertantes "por quês" sobre os mistérios da existência. Ás voltas com tantas responsabilidades, os adultos esquecem de abrir os olhos e despertar para a criança que ficou guardada em seu ser. Aquela criança sonhadora, que tem o poder de revitalizar e emergir das mais belas lembranças de uma infância despreocupada, que cultiva a esperança e aprendeu a fugir para o mundo do faz-de-conta todas as vezes que as turbulências da vida abalam suas frágeis estruturas.
Ser criança é a melhor parte da vida de uma pessoa, pois não tem tanta responsabilidade quanto um adulto. Não precisa pagar contas, trabalhar ou até ficar preocupado com problemas. Uma criança tem tantos direitos como deveres; os direitos de uma criança são: estudar, receber carinho, amor, atenção, compreensão, assistência médica, ter uma casa, etc. Ela também tem seus deveres: arrumar seu quarto, fazer a tarefa, estudar e outros. Nenhuma criança deve trabalhar, viver na rua ou pedir esmolas; muito menos ser maltratada. Estes problemas não podem e nem devem existir. A palavra criança é tão doce, carinhosa. Transmite um sentimento de amor, de inocência. Uma criança, acima de tudo, tem que fazer o que tem direito, brincar, jogar, pular, correr, enfim, todo ser humano por fora pode até ser um adulto, mas por dentro, sempre será uma eterna criança. Esqueça o adulto apressado e brinque, solte a imaginação e seja feliz.

.
Como surgiu o
Dia da Criança
.
Dia 12 de outubro é o Dia das Crianças. É dia de presentes, de um "obrigado", de um sorriso, de carinho, de um abraço… E quando falamos em presentes, falamos também da presença de alguém que amamos muito. Para muitas crianças é o dia de ter os pais por perto, sejam biológicos ou não, para ir à pracinha tomar um sorvete ou brincar pelo parque ou simplesmente para estar perto e compensar a ausência de um dia todo de trabalho. Mas, como surgiu o dia das crianças? Quem inventou essa história de presentes? Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos. Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem! Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
_______________________________________________________________________
*Edward de Souza é jornalista, escritor e radialista
_______________________________________________________________________

33 comentários:

  1. Bom dia, Edward, no meu tempo de criança e pré-adolescente, meu pai e minha mãe falavam aos cochichos e eu não entendia o motivo. Tínhamos que hastear a bandeira nacional todos os dias, cantando o hino com a mão no peito. Tínhamos aulas vocacionais. Os meninos aprendiam marcenaria e serralheria. As meninas aprendiam culinária e puericultura. Lembro que havia uma boneca estilo bebê, que tínhamos que trocar fralda, dar comidinha e banho. Se mergulhássemos a cabeça da boneca na água, perdíamos nota. Eu morria de mêdo de dar banho nela. Estávamos sendo preparados para o futuro da nação. Bons operários e donas de casa, felizes alienados. Me lembra Admirável Mundo Novo.
    Chico, Taiguara, Vandré e tantos outros, usaram a música como arma. Pena que alguns só tiveram voz naquela época. Que fim levou o Taiguara?
    Beijos a todasas crianças deste Mundo!

    Renata F. Garcia - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  2. Edward e demais amigos do Blog de ouro, bom dia.
    No seu artigo de hoje, Edward nos léva de volta a um passado distante, nóssa infãncia, quando não havia tanta maldade e desrespeito das crianças para com os mais vélhos.
    os pais podiam e deviam educar SEVERAMENTE seus filhos, os professores completavam o ciclo do aprendizado e do respeito cívico que TODAS as crianças recebiam.
    Infelizmente o que se vê hoje, é a falta de respeito de amôr e de educação que as crianças "conquistaram",e não respeitam mais NINGUEM, sem contar que patriotismo,a maioria das crianças nem sabe o significado.
    Mas devemos nos conformar, pois o mundo mudou, os costumes mudaram e infelizmente, para piór.Graças ao tal de Estatuto da Criança e do Adolescente, que foi criado para protege-los, mas o que se vê hoje em dia, é criança abandonada, nos faróis e cruzamentos pedindo esmólas,outras já no mundo das drógas e da prostituição e sem proteção de quem deveria de fato protege-los, os pais e as autoridades do ECA, que só prestam para aparecer na midia, quando algum caso rumoroso e trágico acontéce envolvendo algum menór.
    Mesmo assim.....

    "SALVE O DIA DAS CRIANÇAS"

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigos

    Dia da Criança. Essa efeméride só pegou em razão do mercantilismo. Uma data que só é superada pelo Dia de Natal.
    A criança privilegiada é beneficiada por esse dia. E as demais que não tem acesso aos presentes oferecidos para compra pelas grandes empresas especializadas em brinquedos? Aquelas abandonadas nas ruas, que vivem nas favelas, nas estradas se prostituindo ou morrendo de fome e doenças comuns.
    O dia da criança é todo o dia e todo o momento. Não apenas no dia 12 de outubro de cada ano.
    Há uma série de organismos que fazem campanha para melhorar os problemas que envolvem as crianças. Mas e os resultados? Nomes famosos encabeçam a direção dessas “associações”. Mas quem são os beneficiados? As crianças ou as associações?

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo jornalista Edward.
    Sua crônica, além de poética, leva -nos a uma reflexão, sobre a importância deste dia no contexto social.
    Ser criança é muito bom, a melhor parte da vida de uma pessoa ( ou deveria ser), pois é a época da formação do caráter, da construção dos alicerces que irão sustentar sua vida adulta.
    Criança é um ser em formação, que aprende brincando e brinca aprendendo. Aprende e apreende o bom e o errado que os adultos lhe ensinam e por este motivo, deve ser levada a sério.
    É o bem maior de uma sociedade, pois é o seu presente e o seu futuro.
    As dificuldades da vida cotidiana, a luta pela sobrevivência, as exigências cada vez maiores, para se alcançar o sucesso profissional, levam muitos adultos a perderem a doçura infantil e a vida vai ficando sem cores, sem alegria, sem vida...
    A criança fica escondida no canto escuro da alma e surgem as doenças, as drogas, a insatisfação, o desamor, a tristeza e a morte..
    Ser criança é ser feliz, mas nem todas são. Os adultos lhe tiram esse direito, quando as exploram, aliciam, prostituem, viciam, violentam, maltratam, agridem e matam, ignorando sua condição de criança que precisa ser amada, protegida, orientada, educada, vigiada, encaminhada para uma vida adulta responsável.
    A criança é tão importante que mesmo depois de adultos, ela permanece dentro de nós e muitos a chama de vida interior...Às vezes ela aparece , as vezes ela se esconde, de acordo com o estimulos que recebe do meio ambiente.
    O importante é que ela esteja lá e que possa sair para brincar e seja bem cuidada, pois é nossa garantia de saúde mental, fisica e social...

    Caro confrade, professor e colega de folguedos João Paulo, obrigada pelas palavras. O Sr sabe perfeitamente que as crianças são curiosas, irreverentes, bagunçam o coreto, tiram tudo do lugar, mexem e remexem, são insubordinadas, e por isso mesmo levam pitos, ficam de castigo e têm que fazer lição de casa... Eu e vc não fujimos à regra...
    Mas acabamos aprendendo a lição, sem perder o bom humor...rsssssssssssssssssss

    Feliz Dia das Crianças
    hoje e sempre...

    ResponderExcluir
  5. Oi, amigos (as) deste blog vitorioso...
    Como sempre excelente, elucidativo e didátiico o artigo de hoje do comandante-em-chefe. Aborda com sensibilidade, raciocío
    limpido e esclarecedor Dia da Criança e, claro, a criança como um todo. Entendo, caro Edward e amigos deste blog, que Dia Da Criança, das Mães, dos Pais, do Avô, da Sogra (tem ?), etc, faz parte de um calendário estritamente comercial.
    Valeu, velho companheiro de paz e guerra. saudações rubro-negras e sérvias.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  6. Ôi Edward e amiguinhos deste blog... Recebi faz algum tempo esse poema por e-mail, sem a autoria. Quem souber o autor ou autora, por favor, identifique-o(a) para que lhe seja dado(a) crédito. É lindo, tem muito a ver com esse texto maravilhoso postado hoje no blog, escrito pelo Edward. E, penso eu, não importa se a data é ou não comercial. Pelo menos faz com que nossas autoridades lembrem-se que existem crianças neste mundo e que elas representam nosso futuro e por isso precisam ser bem cuidadas. Vejam que lindo:

    "Olhos brilhantes...
    sorriso maroto,
    pensamentos traquinas
    e o choro quando ouvia
    um "não", para as coisas que eu queria!

    Nem mesmo o "não",
    deixava de lado a graça
    de ser criança!

    Hoje , com a virada de muitas páginas vividas,
    continuo ainda com os repentes de criança!
    Aprendi a pensar com a razão,
    mas não deixei de unir a razão ao coração!

    Trago na alma
    os anos vividos,
    repletos de ensinamentos e
    de lições de vida!

    Aquele olhar brilhante
    não se apagou,
    nem mesmo as adversidades
    foram capazes de excluir o
    brilho das estrelas,
    que sempre em mim estiveram!

    Penso que cada um de nós
    tem suas lembranças infantis e
    muitos as guardam com carinho,
    naquele cantinho iluminado do coração!

    Não deixe que o sorriso transparente
    e o olhar iluminado apaguem-se
    em sua vida!
    Somos eternas crianças!"
    Bjos...

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  7. Edward, meus amigos e amigas uma boa tarde...
    Caso eu seja um tanto quanto ríspido em minhas colocações, espero que compreendam meu ponto de vista. Sempre que uma data é citada aqui neste blog, alguns comentários são os mesmos: "trata-se de uma data comercial, etc e tal". Sabemos disso, não é preciso que nos lembrem. Tenho amigos íntimos que dizem a mesma coisa. Um deles passou a semana passada batendo forte na mesa e dizendo que "o Dia das Crianças" nada mais é que comércio, exploração e por aí afora. E que ele nunca caiu nessa enganação.

    Pois bem... Ontem, domingo, as lojas abriram aqui em Jundiaí até às 15 horas, por causa da data dedicada aos nossos pequenos. E quem é que encontro no centro da cidade atulhado com pacotes que quase encobriam seu rosto? Esse meu amigo. Comprando presentes para seus três filhos pequenos. Na verdade, uma filha e dois meninos. Ficou azul, vermelho, trocou de cores como camaleão ao me avistar e ainda por cima tentou se esconder atrás dos pacotes. Não deu outro. Fui em sua direção e fiz questão de lhe cumprimentar. Não disse mais nada.

    Isso é ou não hipocrisia? Assim acontece com o "Dia das Mães". Gritam e esperneiam que é uma data comercial, mas ninguém que se preze e tem uma mãe deixa de lhe dar uma lembrancinha. Ou alguém aqui vai dizer que nunca deu nada à mãe no dia em que é homenageada?

    Falar que nossas crianças precisam de amparo, carinho, políticas severas que a auxiliem a ter uma educação sadia eu concordo, mas dizer que é uma data comercial por si só não basta. Muito vago e outra desculpa para se fugir ao problema sério que temos em nosso País, qué é cuidar bem e educar nossas crianças. Um presentinho não mata ninguém, principalmente quem pode dar isso ao filho.

    Deixar o jogo do “faz de conta de lado” e buscar as mudanças através da educação. Precisamos criar mais oportunidades e perspectivas de desenvolvimento para nossas crianças. Hoje nossos meninos e meninas veêm a escola pública como um fantoche na mão de políticos descompromissados e despreparados. O ensino público está cada vez mais defasado.Deveríamos ter uma educação de qualidade, uma educação geradora de esperança e oportunidades. A escola pública deveria ser vista como um lugar “sagrado”, como um ambiente transformador e formador de opinião, pois sem educação não conseguiremos construir um país melhor.
    Um abraço a todos vocês!

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  8. Amiguinhos deste maravilhoso blog. Meu caro Edward de Souza, emocionante seu texto. Maravilhoso, creia! Li essa frase e a tenho guardada comigo faz um bom tempo. Propícia para o dia de hoje. Foi dita por Nelson Mandela, leiam, por favor: "Nós devemos à nossas crianças – os mais vulneráveis cidadãos em qualquer sociedade – uma vida livre da violência e do medo."
    Dizer mais o quê? Mandela foi curto e grosso!
    Abraços a todos...

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  9. Também concordo com a Gabriela e com o Eurípedes, de Jundiaí. O Dia das Crianças serve pelo menos para se lembrar que elas existem e precisam de ajuda para se manter nesse mundo repleto de injustiças e violência. São elas, não podemos esquecer, que irão comandar nosso Planeta.

    Os maus-tratos contra as crianças são uma das formas de violência mais invisíveis na sociedade. Esses abusos têm sido registrados na literatura há longo tempo e em muitos países, mas, somente há poucas décadas foram reconhecidos como um problema global de saúde pública.

    No Brasil, o artigo 227 da Constituição Federal de 1988 diz: “...É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à saúde, à alimentação, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

    A violência intrafamiliar e institucional traduz-se por formas agressivas e cruéis de relacionamento de pais, educadores e responsáveis por abrigos ou internatos, quando já está mais do que estabelecido que, além de contraproducentes, são nocivas, porque deixam sequelas por toda a vida;

    Vamos deixar de lado a data comercial e pensar um pouco mais em nossas crianças. Elas clamam por ajuda e nossa geração, que foi fracassada, precisa se recuperar e ajudá-las.
    Um bom final de feriado a todos!

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Edward!
    Parece-me que nosso Mestre João Paulo de Oliveira está se sentindo perseguido neste blog, por conta das brincadeira que faz. Olha, prezado Professor... O senhor brinca, e nós também. É apenas necessário aceitar as brincadeiras de cada um, nem sempre parecidas. Quem brinca, tem que aceitar brincadeiras, prezado Professor.

    O Senhor tem meus respeitos pela missão que tem pela frente, de educar nossos pequenos. "O Dia das Crianças" hoje é propício para que eu lhe faça essa homenagem. Nesse pouco tempo de convivência, apesar de alguns atritos, sei que o Senhor tem um carinho especial pelos seus subordinados e lhes ensina o caminho do bem. Já vi quando os trouxe a esse blog, numa emocionante participação e recebeu meus aplausos por isso.

    De minha parte, Professor, pode brincar à vontade, também gosto disso. E aceite mais uma vez meu abraço afetuoso pela missão que desenpenha com galhardia nessa Terra, de educador dos nossos filhos!

    Um abraço...

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  11. Ôi pessoal, como passaram o feriado? Eu, muito bem, acabo de chegar de viagem, mas vejo que a Gbi chegou mais cedo que eu. Medo da chuva, Gabi? Gente, prefiro fazer como o Edward, esquecer as coisas tristes e falar apenas coisas bonitas de nossas crianças. Não se trata de tapar o sol com a peneira não, mas já foram ditas, neste blog, tudo que é de ruim contra nossas crianças, como pedofilismo, pobreza, a obrigação de esmolarem para comprar o pão, educação e saúde falhas em demasia.

    Por isso, deixo meu beijo a todas as crianças do Mundo, hoje e todos os dias, sem me importar com datas. Tenho sobrinhos que adoro e vou ainda hoje levar presentes a todos eles. Gosto disso. Eles, mais que eu (rssssss....). O ato de presentear um ente querido faz bem a todos nós, creiam!
    ET: Professor João Paulo, todos nós gostamos de você, viu?
    J. Morgado, que bom que vc apareceu, eu estava sentindo sua falta. Chegou de viagem?
    Beijinhos...

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  12. Perdoem os amigos a discordância, mas pessimismo e desesperança não combinam com o Dia da Criança. Nesse dia e em todos, elas merecem atitudes pró-ativas. Se nada podemos fazer pelas crianças esqueléticas e esfaimadas da África, nem somos capazes de impedir a proliferação das drogas nas favelas, muito podemos fazer pelas próximas a nós: nossos filhos, netos, o filho da empregada doméstica, o bebê que a pedinte deseja colocar na creche assistencial, o menino da creche que não tem sapatos para ir à escola.

    O olhar solidário descobre que há muito serviço por perto. Se cada um se fizer responsável pelo seu pequeno mundo, o mundo de todos será melhor e mais solidário. Não podemos acabar com toda a fome, nem vestir todas as crianças ou presenteá-las com livros lindos, mas perto de nós deve haver alguma criança esperando o nosso gesto de carinho e interesse. Por essa somos responsáveis.
    Abçs, parabéns pelo texto poético!

    Júlio César Pucci - Marília - SP.

    ResponderExcluir
  13. Ôi Andressa...
    Saimos de Búzios pela manhã, bem cedo, mas não com medo de chuva, mas sim do trânsito, que fica complicado depois do almoço. Chegamos pouco antes das 11 da manhã de hoje, mas valeu o passeio.
    Já tirei até uma sonequinha depois do almoço. Quero aproveitar e saudar a volta do nosso querido J. Morgado. Que bom que está de volta, Morgado, sentimos sua falta!
    Beijos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  14. Olá Gabriela e Andressa

    Sim, estou de volta. Estava sentindo falta deste diálogo diário e de pessoas gentis como vocês.
    Há muitas histórias para contar. Aguardem.
    Ciranda, cirandinha... Vamos todos cirandar... Que bom que todas as crianças do mundo pudessem em um gesto simbólico dar as mãos e, olhando para os adultos sorrirem sem medo.
    Como disse anteriormente o dia da criança são todos os dias e todos os momentos.
    Uma pena que a criança seja usada como trampolim para que pessoas sem escrúpulos possam aparecer na mídia. Enriquecem e a situação do menor desassistido continua na mesma.
    Aqueles que se dedicam com amor a amparar menores abandonados não aparecem. Simplesmente agem sem balbúrdia. Não soltam balões e nem foguetes. A eles, nosso mais profundo respeito.
    Linda mensagem meu amigo/irmão Edward

    Paz. Muita Paz

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  15. Olá amigos e amigas!

    Que belo texto, Edward! que mais há a dizer, senão que todos, dos mais jovens aos mais experientes, devemos conservar o nosso espírito infanti - o ar jovial, alegre, puro e irreverente. Me deixa muito feliz perceber aqueles olhinhos brilhantes no rosto alegre dos meus sobrinhos, quando se achegam a mim, seja para fazer um carinho, seja para conversar ou pedir algum agradinho. São como meus filhos, pois ajudei a criá-los, com amor de tia-mãe. Gostaria que todas as crianças do mundo fossem tão amadas e repeitadas como eles são.

    Todos os comentaristas falaram com o coração e deixaram sua opinião. Gostei muito do que disse o Júlio César, de Marília - realmente, nosso olhar solidário sempre descobre serviço por perto. Não podemos transformar o mundo, mas podemos e devemos mudar a vida das pessoas que estão a nossa volta. Alguma coisa boa e útil, sempre podemos fazer. É só termos olhos dispostos a enxergar a necessidade de quem nos rodeia.

    Um grande abraço a todos.
    E, professor João Paulo, também sou sua amiga e lhe dedico especial carinho. Divirto-me com suas brincadeiras. Continue com os seus folguedos!

    ResponderExcluir
  16. Ah! Também quero saudar a volta de nosso guru, J. Morgado! Espero que tenha passado ótimos dias de férias em Minas Gerais!

    ResponderExcluir
  17. Olá gente...
    Depois da tempestada que atingiu o ABC esta tarde vem a recompensa com um entardecer maravilhoso.
    Apenas um pequeno detalhe aos que, com todo respeito, procuram justificativa para o Dia da Criança.
    Quando eu era criança (faz tempo) não havia esse tal Dia da Criança e, talvez por isso, meus humildes pais dedicavam todos os dias, todas as noites e todas as horas aos filhos. Não foram necessários nenhum outro tipo de regalo para que eu e meus irmãos crescessem respeitadores, honestos, íntegros e dedicados à família e ao próximo.
    Também não havia o demogógico Dia das Mães. Era o Natal e a Pascoa.
    O resto cheira hipocrisia e compra de afeição.

    abraços
    Oswaldo Lavrado -SBCampo

    ResponderExcluir
  18. Desculpem-me pela intromissão, mas depois que meu "Verdão" perdeu de 3x 0 para o Naútico, lanterna do Brasileiro, fiquei de pavio curto. E vou descarregar no nosso prezado Oswaldo Lavrado. Será que entendi bem o que escreveu, Oswaldo? No seu tempo não tinha "O Dia das Crianças"? Como a data foi criada em 1920, de acordo com o escrito neste blog, você nasceu no começo do século passado, isso? E não se irrite, não se irrite...

    Miguel Falamansa - Botocatu - SP.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!
    Embora poucos se lembrem, em 12 de outubro, comemora-se o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, que foi decretado em 1980. "Dia das Crianças", conforme alguns comentários que li aqui, não é feriado no Brasil e nunca foi.

    Regina R. Calleiros - Betim/MG

    ResponderExcluir
  20. “As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente. Imaginando oceano, crianças brincam na poça d’água.”

    Minhas saudações de boas vindas ao Mestre J. Morgado!

    Padre Euvideo

    ResponderExcluir
  21. Já que hoje é o dia da Criança, vamos brincar um pouquinho...Ontem à noite, recebi um e-mail fantástico, mostrando as futuras instalações dos estádios do Santos, do Palmeiras e do São Paulo - arenas maravilhosas - destinadas à Copa do Mundo de 2014. Ah... e havia, também, um campinho mixuruca, paupérrimo, com vacas e bois pastando nas adjacências, com uma árvore perto da pequena área. Disse o emissor que o campinho era o do Corinthians Paulista. A estranha árvore, bem frondosa, foi plantada especialmente para o Ronaldo descansar depois da corrida até o gol...(que privilégio!)

    Adivinhem só quem mandou o e-mail?
    Acertaram! Foi o nosso chefinho, Edward, são-paulino da gema, em dia de privilegiado humor negro! Ele não perdeu o seu lado criança...

    ResponderExcluir
  22. Que lindo texto, Edward, adorei... Da mesma forma que adoro crianças, sete dias por semana e 365 dias por ano. Para mim todos os dias são dedicados a elas. Tenho dois tesouros em casa que me dão um trabalho danado, mas nunca reclamei nem resmunguei. Ensino-as, com amor, paciência e muito carinho... Como nada posso fazer pelas outras milhares de crianças abandonadas, resta-me pedir a Deus que as ajude e ilumine nossos políticos para que criem leis que as tire da miséria, dando-lhes um lar, educação e saúde!
    Uma boa noite!

    Ana Flávia M. Rangel - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite pra todos do blog!
    Hoje foi um dia de muito trabalho na churrascaria. As crianças de barba e bigode fizeram a festa, todas acompanhadas de seus rebentos. Um Deus nos acuda, mas é sempre assim em datas comemorativas. Só de pratos quebraram uns 50, acreditem! Nada a reclamar, faz parte.

    Nivia, ontem eu recebi esse e-mail enviado pelo Edward, sobre os estádios de futebol e morri de rir. Certo que ele não estava tentando me ferir, sabe que não sou corintiano. Deve ter tentado acertar alguns amigos aqui deste blog e até penso que, pelas brincadeiras ocorridas, sei quem são. E o Edward continua inspirado. Abri minha caixa de correspondência agora e eis que me deparo com um berço eletrificado com o distintivo enorme do Corinthians. O berço está preso na eletricidade, com o seguinte texto: eduque seu filho desde pequeno. Imagine só, coitadinho do pequeno torcedor do Corinthians dentro de um berço destes... Humor negro à solta!!!
    Bom o texto de hoje e os comentários sempre excelentes e muitos divertidos. Gosto de estar com vocês!
    Abraços,

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  24. Paolo Cabrero, meu amigo.
    Um dos CORINTIANOS que o chefe Edward gósta de pegar para um sarrinho, sou eu, que nem fanático pelo meu time sou.
    Mas a minha CORINTIANICE é de familia então eu não posso fugir da briga
    kkkk.
    Agóra pergunte ao amado chéfe e péça para ele te enviar, qual é o calçado oficial daquele timinho lá do conhecido e rejeitado "MORUMBICHA" .
    Eu respondi a ele(Edward) enviando uma fóto do calçado original que nada mas é do que um sapato feminino de salto alto com o emblema da REEBOK e fabricado exclusivamente para o timinho freguês do TIMÃO.
    Edward é um amigão gênte fina, mas o unico defeito dele é ser SAMPAULINO kkkkk

    Abraços ao pessoal do Blog de ouro
    (Em tempo, seja bem vindo em seu retorno ao blog, meu amigo Méstre J.Morgado)

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  25. Prezado Falamansa...
    Figue calmo, não me irrito nunca, afinal sou corintiano e uma das principais vítimas do são-paulino Edward. Hoje mesmo, via e-mail, tivemos umas pendengas bravas. Pois é, o teu Verdão vai dando chance para os cavalos paraguaios que estão chegando perto do suíno boliviano (verde). Coisas do futebol, meu amigo.
    Sobre o Dia da Criança, das Mães, da Avó, do Vizinho, e outras hipocrisias, o senhor tem razão quanto a data da "invenção" do dia voltados à gurizada. Acontece que quando eu era criança (sou de 41), ninguém falava nisso porque a data era simplesmente ignorada. Os pais cuidavam dos filhos o ano inteiro, dai, salvo raras exceções,
    a geração foi de pessoas um pouco mais comportaddas. Alexandre Kadunc, um dos mais conceituados e competentes jornalistas do século passado, escreveu: " Todas as crianças devem desconhecer o significado da palavra PAZ, simplesmente porque nunca ouviram falar em GUERRA.
    De qualquer forma valeu o "pito" que o senhor me deu e que possiblita o esclarecimento acima.
    Apesar da traulitada vexatória que o Náutico aplicou no Verdão, ainda acho que o Palmeiras irá conquistar seu o penta brasileiro. Como consolo, as crianças são-paulinas, corintianas e santistas, no seu Dia, estão felizes pelo vexame verde.

    abraços
    Oswaldo lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  26. Bom dia!
    Uma crônica linda, meus cumprimentos. Li duas vezes e imprimi. É a primeira vez que venho a esse blog. Gostei muito e fiquei impressionada com o número de amigos e amigas que comentam. Um dos melhores blogs que vi nessas minhas andanças pela Net.

    Ana Torres - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  27. Edward, um verdadeiro poema você escreveu. Maravilhoso, tanto que liguei para minhas amigas virem ao blog para ler essa beleza que vc escreveu. Deixei um recado na postagem acima, de J Morgado. Ontem não pude comparecer, nem esses outros dias, estava na praia com meus pais...
    Beijos e parabéns pelo texto magnífico!

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  28. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 19 outubro, 2009

    Olá pessoal...
    Edward você é dez,todo assunto que escreve soa como uma música aos ouvidos dos leitores.
    A meu ver o dia da criança é todos os dias,mas que pena muitos ignoram a criança e quando chega esse dia,compram alguns mimos e pronto,acham que fizeram sua parte.
    Fico muito triste quando vejo crianças na rua sem perspectiva,sou contra dar dinheiroa a essas crianças,mas nada impede de levá-las a uma lanchonete ou restaurante e oferecê-las um prato de comida.
    Deus é tão bom que me deu a alegria de conviver com 130 crianças todos os dias durante 9 horas,tenham certeza aprendo muito com elas,muitas vezes fico triste em saber a vida dura e difícil com que algumas convivem,sem falar na falta de carinho,atenção e amor dos pais,que muitas vezes arranjam tempo para tudo,menos para o filho,já conheci histórias muito triste que dava vontade de levar a criança para minha casa,sei que muitos pensam que não devemos misturar o trabalho com as particularidades da criança,mas elas espontâneamente nos procuram como ombro amigo para chorar e ganhar beijos,sorrisos e muito carinho.
    Olá meu querido amigo de ofício João Paulo,fiquei super feliz com as sinceras palavras,sei o quanto você MENINO exerce sua missão com muito amor e dedicação.
    Penso que somos crianças sempre,é só levar a vida com mais alegria e por que não,uma bala para adoçar a vida.
    Abraçossssssssssssssss crianças do blog de ouro.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir