sábado, 3 de outubro de 2009

MILTON SALDANHA E OSWALDO LAVRADO ESCREVEM SOBRE AS OLIMPÍADAS NO RIO

Copa e Olimpíada devolvem o
pão e circo à Ilha da Fantasia

.
Certamente o assunto em pauta no Brasil no momento é a escolha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Faltam, portanto, pouco mais de sete anos para a realização, aqui em nosso território, da maior e mais pujante competição esportiva do planeta. Vencemos com galhardia americanos, japoneses e espanhóis, num pleito cujas cartas adrede marcadas enchem de orgulho o povo brasileiro. O Rio de Janeiro, literalmente, parou para aglomerar milhares de cariocas na praia de Copacabana que, ao compasso de um show musical, dançou ao melhor estilo tupi-guarani, sem atinar direito para a insensatez do compromisso assumido. Na mais pura demonstração que privilegia a emoção em detrimento da razão, o presidente, alheio ao buraco em que meteu o País, derramou lágrimas inerentes a uma criança que ganha sua primeira bola oficial. Ao lado dele, figuras ilustres da política e do esporte nacional. Todos se abraçavam como se tivessem, em conjunto, abiscoitado substancial bolada na loteria brasileira. Por tabela, a coisa caminha nessa direção. Faltam pouco mais de 2.555 dias para a festa brasileira, inédita na América do Sul. Antes, em 2014, haverá uma Copa do Mundo de futebol, competição esportiva igual ou mais suntuosa que as olimpíadas da Era Moderna. Enumerar os gastos com os dois mega-projetos seria praticar de forma utópica o exercício da numerologia, ao mesmo tempo que indicar os programas mais urgentes à população, onde a verba poderia e deveria ser aplicada. O Brasil de agora, especialmente o Rio de Janeiro, tropeça nas necessidades cotidianas fartamente divulgadas pela Imprensa nacional. No caso da Cidade Maravilhosa, salta aos olhos os desmandos, a corrupção, a violência e o timão da cidade nas mãos de traficantes que comandam um governo paralelo mais poderoso e organizado do que o legalmente constituído.
Pior do que as necessidades urgentes é a conduta duvidosa dos nossos comandantes, a maioria inebriada com algumas conquistas naturais que enchem de soberba o presidente falastrão. O escândalo do Senado, o desvio de verbas do PAC, a baciada de novos vereadores, a prisão de alguns políticos do Interior do País por corrupção e mais um sem número de maracutaias ficam camufladas na enganosa vitória brasileira sobre americanos, japoneses e espanhóis.
A fauna estelionatária tupiniquim, que esfrega as mãos com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, (que não possui sequer um estádio em condições de sediar a competição), sente cair no colo uma mina ouro puro, já lapidado. Afinal, construir estádios e toda uma infra-estrutura para uma copa e uma olimpíada exige vultosos investimentos cujos cofres, claro, são os bolsos dos contribuintes. Os arautos da fanfarronice, os abutres de plantão, os políticos, grande parte da imprensa ufanista e, por tabela, substancial parcela da população brasileira estão radiantes. Abriram os currais da Ilha da Fantasia e a festança está prestes a começar, afinal serão sete anos, entre a Copa e os Jogos Olímpicos, da farra do boi, onde os poderosos, argolados no poder, entram com os chifres e o povo com o traseiro. Dopado com a ingestão de constantes trapaças, o brasileiro inerte ao que acontece em seu redor, não mais se dá conta da realidade e, ao contrário de se indignar, observa passivo as travessuras do desastrado comando. No melhor estilo relaxa e goza, o povão vai digerindo a malandragem. Deus, parece, já não é tão verde e amarelo. Porém, o que importa no momento é que o Rio de Janeiro está em festa e, agora, mais maravilhoso e lindo do que nunca.

.
OLIMPÍADAS, A ROLETA DO LULA
.
Para quem está extasiado com essa irresponsabilidade do governo brasileiro de trazer as Olimpíadas para cá em 2016, brincadeira já estimada em cerca de 30 bilhões, ou mais, vou fazer uma pergunta: vocês sabem de quanto é o orçamento da cidade São Paulo, a maior da América do Sul, para o exercício de 2009? Isso saiu nos jornais, mas certamente a maioria não saberá responder. Vou ajudá-los, sugerindo reflexão sobre esses números. O orçamento paulistano é de exatamente R$ 29.394.457.152,00. Ou, em números redondos e simplificados, R$ 29 bilhões e 400 milhões. Preciso dizer mais? Vamos gastar uma São Paulo num evento de dez ou quinze dias, pretendendo ser uma vitrine para o mundo.
O Brasil deu um salto no escuro quando não retirou com prudência sua candidatura. O presidente poderia ter acionado uma rede nacional de rádio e TV para explicar às pessoas que seria muito lindo ter uma olimpíada aqui, só que o custo disso é tal e tal e somos um país em construção (para ser otimista), com prioridades extremamente mais cruciais, nos mais variados setores. Um país que sequer controla a epidemia de dengue vai fazer um gasto absurdo desses. Um país que deveria investir sim na alfabetização do seu povo, onde mais de 60% da população mal assina o nome.
Ainda na sexta-feira, aqui no blog do Edward de Souza, teve um leitor que respondeu furioso às críticas que de cara fiz à “vitória” do Brasil na Dinamarca. Ele argumentou, não com essas palavras, que com Olimpíada, ou sem Olimpíada, o governo não gastaria esses 30 bilhões na área social. Foi mais ou menos isso.

O que ele não conseguiu perceber é que aqui a questão não é o que o governo hipoteticamente gastaria. A questão é o que em realidade não gastará. Não gastará, repito, ao criar um rombo no orçamento. É claro que terá que fatiar mais uma vez o orçamento, tirando recursos de setores já longamente penalizados, como a educação, cultura, saúde, segurança, habitação, previdência e muitos outros. Investindo essa montanha de dinheiro num evento de retorno questionável e imprevisível, como se o Brasil fosse uma grande roleta de cassino, o governo não gastará exatamente onde deveria gastar, sobretudo quando se fala de educação e saúde, sem esquecer a segurança pública.
Essa aventura do presidente, avalizada por uma parcela expressiva da população e de personalidades famosas que pleitearam o Rio como sede do grande evento mundial, terá um preço totalmente incompatível com nossa realidade. Não somos os Emirados Árabes, onde se queima charuto com folhas de petrodólares. Aqui é o país dos desdentados e dos desesperados, muitos deles transformados em facínoras por desespero ou ambição doentia, fomentada pelos medíocres valores do capitalismo. Não se poderia fazer uma festa desse custo quando a tragédia do país, em todos os sentidos e dimensões, está ali ao lado. A começar, literalmente, pela favela da Rocinha, que certamente vão esconder com tapumes gigantescos.
Tudo isso porque a “vitória” na Dinamarca se insere num projeto de permanência do lulismo no poder a qualquer custo, mesmo que para isso seja preciso arrebentar o país. Não há limites!
Em paralelo, estamos comprando os caças para a defesa do país, um investimento que pode até ser polêmico, mas que tem sua lógica e seus argumentos aceitáveis. E vamos bancar uma Copa do Mundo. Somando tudo, noves fora a roubalheira, que até meu gatinho sabe que acontecerá, como ficará este pobre Brasil nos próximos anos?
E para finalizar, como iniciei com números orçamentários, não custa nada recapitular de quanto é o orçamento da cidade do Rio de Janeiro, que sediará a Olimpíada: não chega a 11 bilhões de reais. Ou seja, a irresponsabilidade daria para financiar a cidade durante três anos.

35 comentários:

  1. Prezados jornalistas Oswaldo Lavrado e Milton Saldanha, parabéns pelos lúcidos, sensatos e corajosos comentários.
    Num momento em que a nação brasileira festeja inibriada esta conquista , vcs nos chamam à razão e nos deixam pensando que quando há vontade politica o dinheiro aparece. Só não disseram de onde o tirarão e está na cara que vai ser de nosso bolso e dos programas sociais , educacionais, saude, transporte , etc.. essas coisinhas básicas e desnecessárias...Afinal do contas já estamos bem supridos de serviços essenciais e em 2016 seremos a 5a. maior potência economica do mundo ( é o que Eles dizem)..Só espero que não esqueçam de nós no momento de dividirem os lucros dessas olimpíadas e que o ouro não fique só com Eles..
    Este mega evento vai abrir as portas do Brasil ao mundo e mostrar não só sua pujança territorial, como tb suas mazelas sociais.
    Por enquanto só nos cabe aplaudir como macacos e comer menos bananas, pq elas ficaram mais caras e amargas....
    um bom final de semana e Viva o Brasil sil sil!!!!!..

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton e Lavrado, coitado dos turistas(rsssssssssss...) o brasil não tem cacife para bancar um evento de tamanha grandeza e precisa de coisas mais importantes. Vão gastar dinheiro público com instalações esportivas pra depois ir tudo parar na mão de privados como aconteceu no Pan? Vai servir só pra politicagem mesmo, uma mega propaganda eleitoreira. Para variar a globo deve ganhar algo com isso tb, pq fez ontem o maior carnaval, mostrando lágrimas do Presidente e procurando sensibilizar claramente a opinião pública, colocando-a favorável ao evento. Uma forçação de unanimidade nacional, insuportável.
    Beijos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  3. Renato M. Aímolasábado, 03 outubro, 2009

    Bom, mesmo respeitando a opinião desses dois consagrados jornalistas que escrevem aqui no blog, eu acho que o nosso País tem plenas condições de realizar uma grande Olimpíada. Temos dinheiro (o Brasil emprestou 40 bilhões ao FMI) e capacidade para isto, só basta ter vontade e fiscalização para não existir corrupção. Sobre a escolha do Rio de Janeiro como séde eu não acho correto, por ser uma cidade cheia de problemas sociais e falta de infraestrutura, esta é a minha opinião, mas quero deixar claro que eu conheço o Rio e o acho uma cidade linda! Minha escolha seria diferente, ficaria em dúvida entre Brasília e Curitiba por serem cidades também bonitas e com bem menos problemas socias. O Rio como séde é um desafio e tanto para torná-lo infraestruturado.
    Abçs,

    Renato M. Aímola - Americana - SP.

    ResponderExcluir
  4. Queridas amigas e amigos: tudo isso está acontecendo porque nossa cultura é a do autoritarismo. Nada se discute a sério e profundamente com a sociedade. Temos que engoliar as decisões, e pior, ajudar a pagar por elas. O Congresso, que deveria ser o fórum para isso em primeira instância, se transformou num antro mal afamado, onde o que se discute é a próxima negociata com dinheiro público e não um projeto de Brasil sadio. Esse autoritarismo é histórico e acabou sendo assimilado passivamente pela população. Na Suiça, que conheço e adoro sempre usar como exemplo, fazem consultas públicas até para decidir o uniforme da seleção de futebol. Dessa forma, no erro, ou no acerto, a maioria será sempre responsável. Aqui não. A gente primeiro engole, depois chora.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo os jornalistas Oswaldo Lavrado e Milton Saldanha pelos textos deste final de semana no blog. Estou de pleno acordo com o que escreveram.
    O Brasil é pobre de cultura, educação, saúde e com um dos salários mais baixos do Mundo. Os pobres assalariados vivem brigando com o sindicato para ter aumento, e o representante dos trabalhadores em vez de brigar pela classe, nada fazem, tudo acaba sempre em pizza. Mesmo aumento de todos os anos. E ninguém faz nada.
    Quanto as Olimpiadas 2016, é uma vergonha para o povo Brasileiro. Tem que reformar tudo, não tem condições de disputar, vai gastar muito e nós, povo, vamos pagar por isso. E os empresários e políticos que negociam as transações ganham tubos de dinheiro às nossas custas. Isto é uma verdadeira palhaçada, um circo para enganar o povo e conseguir votos nas eleições que se aproximam.

    Bom final de semana a todos!

    Tanaka - Osasco - São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Ôi Milton e Lavrado, saudade de vocês!
    Tudo continua como no tempo em que o Rio era capital federal. Primeiro construiram a Ponte Rio Niteroi com dinheiro da Previdência (que hoje dizem estar falida), agora são as Olimpíadas, bancada com dinheiro publico. Lamentável... Ainda fica o Zé Povinho comemorando uma festa a qual ele não terá acesso.
    Bjs,

    Mônica - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia amigos...
    Entendo que o Brasil até tem condições de sediar uma olimpíada ou outro evento similar, porém pela nossa tradição de corrupção essa bola poderia ficar com outro País . A Copa do Mundo de Futebol é outro absurdo criado pela fantasia do presidente e seus asseclas que fazem deste um país das maravilhas e conseqêntmente uma republiqueta de bananas brinquedo. Os Pan-Americanos, realizados recentemente no Rio, indicam o ralo para onde vai a grana investida. Qual os benefícios que o Pan trouxe para o Brasil ou mesmo para o Rio ?. É obrigação do governo dar melhor transporte, saúde, educação, emprego e segurança sem, necessáriamente, arrumar uma olimpíada, uma copa ou outros derivados.
    Voltaremnos mais tarde, obrigado e

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  8. É isso, Oswaldo Lavrado... O Pan não melhorou a vida de ninguém, a não ser dos envolvidos com a compra dos materiais e empresas de construção. Esses sim, ficaram bilhonários. A escolha do Rio para 2016 foi mais uma derrota para o cidadão brasileiro. Cidadão que não tem escola, faculdade, hospital, seguranças, rodovias em boas condições… Olímpiada é jogar bilhões fora para dar ao mundo uma falsa impressão de que somos o que não somos, organizados e bem de vida.
    Bjos...

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  9. Prezados amigos(as) do blog... Caríssimos amigos-irmãos Oswaldo Lavrado e Milton Saldanha...
    O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e agora nada pode ser mudado, creio. Após as comemorações, a Cidade Maravilhosa deve atentar para desafios. E são muitos. Ainda em Em Copenhagen, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apontou dois itens vitais nos quais a cidade está deficiente: transporte e hotelaria.

    Só nos transportes, o investimento previsto pelo COB é de aproximadamente R$ 9 bilhões. Ou seja, um investimento de mais de 1 bilhão ao ano. No quesito habitações, a cidade precisará construir — no mínimo — 12 mil leitos. De acordo com o COB, serão necessários 40 mil leitos para abrigar as Olimpíadas. O plano apresentado prevê a construção de uma vila para abrigar os visitantes. A torcida é para que, desta vez, as obras terminem antes do fim do evento, o que não aconteceu no Pan 2007, com acusações de fraudes de todos os lados e superfaturamento na compra de materiais e mão de obra.

    Mesmo nos contrariando, agora resta rezar e torcer para que ao menos o Brasil não faça um "papelão" nestas Olimpíadas. Não em conquistas de medalhas de ouro ou prata, missão dificil para nossos pobres atletas, mas na organização desse evento que será mostrado para todo o mundo.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  10. Sebastião Mendes Carriçosábado, 03 outubro, 2009

    Boa tarde!
    Ontem expressei meu ponto de vista sobre as Olimpíadas a ser realizadas no Rio de Janeiro. Quando solicitei a um dos postulantes deste blog explicações sobre as razões de seu negativismo, fui recebido com pedras. Não o faço mais, visto que o cidadão em questão mostrou-se despreparado para um diálogo e partiu para a ofensa, inclusive injuriando meu sobrenome. Assunto passado, para mim, que não troquei o nome desse cidadão para "drogado", ou "abobado".

    Sou a favor da realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, reafirmo. Será muito bom para o país. Todo tipo de segmento será beneficiado, Hotéis, restaurantes, ambulantes, turismo gerando divisas e trazendo dólares e euros para nosso País, etc. Que venha a Olimpíada. Vamos mostrar ao mundo nossas belas praias e as mulheres mais lindas do Planeta.

    O dinheiro investido e convertido em melhorias não é perdido. E já disse. Não seria mesmo, quer queiram ou não, investido em saúde, educação, esporte ou outras melhorias. iria para o ralo, como sempre foi e ficaríamos sem esse evento maravilhoso, sonho de dezenas de outros países.
    Abçs...

    Sebastião Mendes Carriço - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  11. Ôi, Sebastião Carriço, infelizmente existem muitos “mensageiros da derrota” que não suportam nos ver podendo ter um gostinho daquilo que só vemos através da TV. Isso sem contar com tudo que vai ficar de infra-estrutura, melhorias de serviços públicos e tal. Assim como você, faço parte da corrente que torce para que essa Olimpíada seja um sucesso e minha maravilhosa (porém um tanto sofrida) cidade de São Sebastião do Rio de janeiro, seja mais uma vez mostrada ao Mundo com toda a sua beleza e o povo brasileiro possa torcer por nossos atletas de hoje, aqui mesmo, beeeem de pertinho.
    Beijos,

    Fabíola - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  12. Amigos (as)...
    Caro Edward e Sebastião Carriço; Para melhorar o transporte, a saúde, a educação e construir hotéis não é necessário uma oliipiada. Basta os politicos serem menos corruptos que sobra grana até para comprar bengalas à velhinha de Taubaté.
    Prezado Carriço, lamento que alguém tenha utilizado este espaço para ofender-lhe. De minha parte, não há o que explicar o debate sobre a fantasia de sediar uma copa de futebol ou olimpíada. O mestre Saldanha em seu artigo de hoje destrinhca a problemática causada por um governo garganta e fanfarão. Parte do povão, no Rio de Janeiro, desfila orgulhosa que a Cidade Maravilhosa será espelho para o mundo. No entanto, esquece que ele (povo)será solenemente barrado do baile olímpico. Ter orgulho da país, do estado e da cidade é gratificante, mas antes é necessário orgulhar-se dos políticos que lá estão.
    O governo atual enfiou o Brasil na maior saia justa da história no caso Honduras; o presidente camaleão defendeu Sarney e depois omitiu-se no melhor estilo avestruz e agora faz inveja ao pastelão com as lágrimas de crocodilo derramadas na Dinamarca. Ao festejar o presente de grego o Brasil deu um tiro no pé, cujas consequências advirão em breve. Os Jogos Pan-Americanos ainda são recentes, mas parece qeu não serviram de lição. Lembre-se, amigo, que na malfada ditadura foi oferecido e dado ao povo substâncial quantidade de estádios e praças esportivas. A ditadura durou mais de 20 anos.
    Fabiola: O Rio não necessita de uma olimpiada para dignificar o Brasil.Tem coisas boas e ruins, na mesma proporção, que coloca a sempre Cidade Maravilhosa em evidência no planeta.
    Andressa: A Globo é aquela mesma que triturou o Lula para eleger o Collor, que antes babou-ovo para a ditadura e que agora puxa o saco do Lula; entendeu garota ?
    Prezado Renato Aímola: o senhor tem razão sobre os problemas do Rio de Janeiro mas, por acaso, "nossa" querida Americana tem a Saúde, Educação, Segurança e Transportes nos "trinques" ? Então, por que aplicar dinheiro em uma descatável olimpíada ?prato cheio para nossos "impolutos" corruptps.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  13. Olá, amigos e amigas!

    Milton e Oswaldo, que prazer encontrá-los, abordando um mesmo assunto. Concordo com os argumentos de vocês. O governo deveria priorizar o bem-estar do povo brasileiro, estabelecendo políticas públicas eficientes para dotar o país de infraestrutura necessária para o desenvolvimento sustentável - educação, saúde, energia, abastecimento d'água, estradas, aeroportos, saneamento básico, habitação, etc.

    Enfim, se tivéssemos todas as condições, seria absolutamente tranquilo fazermos Olimpíada, Copa do Mundo e o que for.

    Mas agora, Inês é morta. O super lobby governamental surtiu efeito e o Rio de Janeiro vai sediar a
    31ª Olimpíada da Era Moderna, em 2016. Como bem opinou o Milton Saldanha, o povo não foi consultado. Foi uma decisão de gabinete, autocrática. E se fosse, concordaria, tal a estratégia de convencimento, que conhecemos muito bem.

    Então, resta aos CIDADÃOS brasileiros que realmente amam este país, começarem a valorizar a sua cidadania, saindo do torpor histórico para uma atuação mais eficiente. Se o governo for obrigado a ser transparente em todos os setores, mostrando onde aplica os recursos que são do povo, talvez as coisas melhorem. Esta é uma possibilidade. Mas só vai se concretizar se você, aí, que está sentadinho, tomar uma providência radical. Meios há.

    Ainda uma observação. O Milton e o Lavrado são jornalistas com larga experiência. Conhecem como ninguém a nossa realidade e, principalmente, os bastidores da política, como se armam e os meandros de todas as falcatruas. Este é o nosso ofício diário - informar, mostrar, investigar e contar o que se passa. É dura a nossa profissão. Nós sofremos muito, mas não podemos esconder o que acontece. Alguns escondem, são os chapa-branca, os alinhados, que também tiram proveito da situação.

    Milton e Lavrado executam muito bem a sua missão de informar. Têm credibilidade, pelo tempo que exercem a sua profissão com ética, dignidade e respeito aos leitores, ouvintes e telespectadores. Por isso, eles têm opinião e a dividiram conosco. Respeito os leitores que os contraditaram. Afinal, vivemos numa democracia. Mas não aceito grosseria. Este blog prima pela cordialidade. Vamos tratar de pedir desculpas a quem se sentiu ofendido. Este espaço pede gentileza, ainda que a opinião seja bem determinada e, às vezes, dura.

    Um abraço a todos e reflitam. Nós podemos mudar alguma coisa, se quisermos.

    Uma observação a mais. Eu amo o Rio de Janeiro. Para mim, é a cidade mais maravilhosa do mundo. Um encanto. Espero que aconteça uma linda Olimpíada e que o seu povo tire proveito das transformações que lá serão operadas.

    ResponderExcluir
  14. ANA CÉLIA DE FREITAS.sábado, 03 outubro, 2009

    PREZADOS JORNALISTAS.
    Sensato,ponderado e lúcidos comentários.
    Não vejo o motivo para tanta euforia,é sempre assim,para problemas sociais,não há verba o suficiente,mas para a tal olimpíada,o dinheiro "cai" do céu,e quem pagará a conta? nós é claro,o pior é que grande parte dos Brasileiros vão pagar,mas não assistir ao vivo e a cores.
    Coitado dos turistas,que serão um prato cheio para a bandidagem,não pelo fato de ser no Rio de Janeiro,mas o Brasil em qualquer estado,não oferece segurança.
    O que se discute aqui não é o fato do Brasil sediar as olímpiadas,e sim o alto investimento que não tinha para questões sociais.
    E,antes que pensam que sou anti lula,nada haver votei no lula tanto no primeiro como no segundo
    mandato,mas nem por isso sou obrigada a concordar com tudo que ocorre no seu governo.
    ABRAÇOS A TODOS...
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  15. Amigas e amigos: a mesma pessoa que reclama de ter sido ofendida nos chamou de hipócritas. Mandou chumbo e não queria levar chumbo de volta. Mesmo assim me fiz de surdo, não costumo baixar o nivel, tratei-o com respeito, mandei até abraço ao final das minhas ponderações. Minha arma é o argumento, não o histerismo. Defendo aqui o Admir Morgado, com quem já tive alguns pegas no plano das idéias. Ele foi o primeiro a ser duramente ofendido e deu o troco. Ambos estão quites e devemos dar o incidente por encerrado.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  16. Ana Celia: também votei no Lula, nas duas eleições, sendo que na última sem nenhum entusiasmo, apenas porque achava o adversário pior. Isso me exime de suspeitas nas duras críticas que faço e ainda farei a ele.
    Abraço,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  17. Meus caros: nem o Oswaldo Lavrado, nem eu, escrevemos em chinês. Salvo engano, nossos textos são limpos e claros, qualquer pessoa entende. Nem combinamos nada antes, foi puro acaso a coincidência de idéias. Em outros temas discordamos, já aconteceu, é saudável. Então me permitam dizer que não somos contra o esporte, a festa, as belezas inegáveis do Rio e do seu povo encantador. Não é nada disso. O que colocamos em questão aqui é o exagero dos gastos. Sejam sinceros, o país pode?
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  18. Preciso entrar e endossar o que escreveu meu querido amigo-irmão Milton Saldanha. Cheguei ontem de Ribeirão Preto cansado, mas sempre venho aqui dar uma olhada no blog. Dificil dormir sem saber o que está ocorrendo. Em minha caixa de mensagens, Oswaldo Lavrado, enviando um texto sobre as Olimpíadas, que pensava eu escrever. Ótimo, pensei, principalmente depois da leitura de seu texto. Menos trabalho e poderia descansar um pouco mais. Ainda por cima iria premiar o leitor com ótimo artigo.

    Deixei para fazer isso pela madrugada. É costume meu acordar por volta das 3 horas da manhã e postar artigos. Estava pronto a postagem quando recebi um sinal, vejam bem, mais de 3 da matina, que havia um envio de Milton Saldanha. Fui ver e era um outro texto sobre as Olimpíadas. Com atenção li os dois artigos e nada impedia que os dois fossem publicados numa só ocasião.

    Deixar de publicar um deles perderia o sentido no dia seguinte. E como deixar de publicar textos desses dois grandes amigos jornalistas? Tornei a ler os artigos enviados e preparei a página que aí está, em pleno sábado e certamente neste domingo, dia dos mais fracos em termos de comentários porque muitos viajam ou se afastam do computador para outros afazeres.

    Pelo visto, superando as expectativas, com cerca de 20 comentários até agora, número que certamente irá aumentar. Deixei minha opinião acima, que bate com outra querida amiga jornalista, a Nivia Andres. Nada podemos fazer em relação a realização das Olimpíadas, a decisão está tomada. Mas, discussões e troca de idéias são necessárias. Porque não, cobranças, para que os responsáveis pela organização desse evento não metam as mãos na "cumbuca" antes do tempo e "rapinem" o dinheiro do povo sem entregar as obras prometidas e necessárias para a realização dessa Olimpíada, como aconteceu com o Pan em 2007.

    Quanto às ofensas, o Milton disse certo. Basta verificarem as postagens no artigo anterior, escrito pelo J. Morgado. O senhor Sebastião, certamente irritado na noite de ontem, usou a expressão hipócritas ao se referir aos comentários até então postados. Foi agressivo e me parece ter se arrependido. Admir Morgado é um bom amigo e merece toda a nossa consideração e respeito, como também o Senhor Sebastião, que espero continue nos alegrando com sua presença. Claro, deixando as pedras de lado. Não há necessidade disso nesse blog.

    Por último: antes das postagens dos textos de Milton Saldanha e Oswaldo Lavrado, percebi um número exagerado de postagens no artigo de J. Morgado. O Padre mais uma vez enfiou o bico no gargalo e despejou um monte de impropérios, mas foram eles retirados, sem ser necessário fazer o que ele queria. Que eu reclamasse de nova invasão. Não é preciso isso, Padre, o senhor já é conhecido por todos que frequentam esse blog.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  19. Ai Meus Deus, desisto de postar meu comentário. Me ajude, Edward. Escreva em sua coluna no Comércio da Franca a pouca vergonha que a tal de CPFL pratica contra o povo francano, pelo amor de Deus! Estava escrevendo sobre os artigos de Milton Saldanha e Lavrado e a energia foi cortada. A primeira vez por 20 segundos. Muito bem. Fiquei fula e resolvi escrever novamente. Cortaram outra vez a energia quando eu estava no final do meu comentário. Mais 30 segundos. Acho que estão querendo acabar com nossa paciência. Quando me acalmar, mais tarde, volto para deixar meu comentário. Desculpem-me.

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  20. Edward, Oswaldo Lavrado, Milton Saldanha e demais amigos do Blog de Ouro bôa noite.
    Nada tenho a acrescentar e nem diminuir sobre os comentarios sempre lúcidos do Oswaldo e do Milton. Faço aqui, minhas as palavras deles, concordando em genero, número e grau, com tudo o que escreveram e que para mim, é a mais pura realidade, o que está ocorrendo e o que vai ocorrer com este sofrido pôvo
    Enquanto estamos aqui discutindo e polemizando com o assunto, o nósso grande e inigualavel MOLUSCO, derrama fingidas lágrimas, como se ele não soubésse o que acontecerá com os bilhões de reais que serão investidos na BRINCADEIRA DA OLIMPIADA.
    Póbre pôvo brasileiro, que está com os ólhos vendados e devidamente hipnotisados para entender o desastre que se aproxima.
    Quéro aqui externar meu agradecimento aos amigos Edward e Milton Saldanha, que compreenderam a minha indignação defendendo-me contra uma pessôa desconhecida em nósso blog, que não soube comportar-se democraticamente como os demais, e ofendeu-me sem motivos,tendo levado um merecido troco..
    Para mim, este caso está encerrado e não pretendo mais polemizar com esse cidadão.

    Abraços chuvosos a todos.(a praia hoje está ruím)

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  21. Beleza gente... por partes (porco em feijoada)...

    - Irmão Edward, você já passou dos 18 anos (faz tempo), portando merece um providencial pito: abaixe o facho e não acorde às 3 da matina pra tourear o blog; acho que preciso levar um papo com o sêo Arlindo para que coloque as coisas no lugar. Certamente ele não vai gostar de saber que seu menino se alevante no meio da madrugada: com todo respeito ao lavrador,o por acaso você é cortador de cana ?. Se cuida garotão.
    Aos amigos deste blog: sobre o artigo, realmente foi coincidência eujunto com o Saldanha abordar o mesmo assunto no mesmo dia e de uma forma que, nos dois casos, as matérias fossem igualmente polêmicas, embora enfocadas por visões distintas. Tivemos, eu e o Saldanha, divergências aqui neste blog, porém sem que isso possa significar revanchismo. Minhas pendengas esportivas com o Edward, ferrenhas e as vezes destemperadas, não triscou uma amizade que beira os 40 anos e ainda vai longe. Com cabeças coerentes e temperadas, tipo Saldanha, democraticamente há que se divergir, porém, jamais competir, sob sério risco do ridículo.
    Edward, com todo respeito a sua opinião acima, é por essas e por outras tantas que este País está uma zorra. Você sugere um crédito de confiança a esse abutres que estão no "puder". Nada de Copa do Mundo, nada de Olimpíada, o povo tem é que exigir dessas hienas dignidade, ética, respeito com o dinheiro público ou... cadeia, sem mais contemporização. Chega de olhos de toupeira e ouvidos de mercador.
    Caro Saldanha, nunca votei no Lula e, como já comentei aqui, fui parceiro dele no dominó e no truco em São Caetano e sou amigo de sua filha Lurian. Nenhum desses fatos, gratificantes porque ambos são boa gente, me convenceram a votar no homem que, sabia eu, não tinha preparo para dirigir uma Nação, porém nada contra os que nele confiaram. Certamente, amigo Saldanha, o Lula, que chamo de Camaleão por suas viradas por nós antes detectada, não está sendo melhor, nem pior, que seus antecessores; a diferença é que o atual presidente, inebriado com tanto "puder" embutido em sua caneta, enfia os pés pelas mãos e, paparicado pela canalha que o cerca, mete o País em enrascadas. Certamente, até outubro de 2010 muita água irá correr por baixo, ou por cima da ponte, e não fica de todo descartada outra reeleição, pela emoção das lágrimas de homem ou pela virada de mesa devidamente cacifada por nosso desmoralizado Congresso e, creia, contará com a benevolência do povo. Quem viver, verá.
    Ana Paula: lamentável a lambança dessa CPFL, que pouco está se lixando para os moradores da "nossa" Franca. Aliás, Ana Paula, responda rápido: qual a concessionária de serviço público neste País que respeita o consumidor ?... acertou menina, nenhuma.
    A propósito de governos (direita, esquerda) assisti, na madrugada de hoje (sábado), o DVC com o filme - O menino do Pijama Listrado -; certamente a maioria dos amigos bloguistas já deve ter visto, porém recomendo aos que não assistiram: mostra que a vida não imita a arte e quanto equivocados estão os homens em vista do imponderável e das lições que o destino prega. Quem não viu o filme, veja.
    Obrigado, em meu nome, do Saldanha e do Edward, a todos que postaram opinião, contra ou a favor, sobre nossos artigos do blog deste sábado. Como o assunto é "fresco" certamente outros diálogos a respeito serão inseridos b]no blog e neste espaço.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  22. Salvador Tostes Lemosdomingo, 04 outubro, 2009

    Bom dia senhores! Sou a favor das Olimpíadas aqui no Rio de Janeiro. Penso que, além de incrementar o turismo da região, a realização desse evento irá contribuir com todas as cidades vizinhas.
    As obras irão gerar emprego em todos os estados da União. Os materiais a serem utilizados nas obras não serão produzidos apenas no Rio, gerando empregos e renda.
    As benfeitorias serão para todo o povo e os turistas irão querer conhecer, São Paulo, Recife, Fortaleza, Manaus etc….
    Tudo o que acontecer de bom trará beneficios pelos 10 anos seguintes a 2016…
    Bom domingo.

    Salvador Tostes Lemos - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  23. Oswaldo Lavrado, obrigado por suas palavras estimulantes a respeito deste esforçado escriba. Quanto ao Lula, eu não vejo despreparo para governar, mesmo descontando as besteiras que fala, porque besteiras todos os presidentes sempre falaram, inclusive o FHC, intelectual. A minha restrição ao Lula não é nesse campo, até porque, no geral, ele tem um ministério entre razoável e bom. E quem toca um governo não é o presidente, é seu grupo de ministros. Ao presidente compete avalizar sua equipe. O Brasil se saiu bem na recente crise mundial, o governo adotou medidas econômicas boas na hora certa. Então não se pode dizer que em tudo o governo é ruim, aí vira má fé. No momento mais difícil ele foi competente. Em outras coisas é inoperante, como todos sempre foram. A minha restrição é que Lula se tornou um conciliador sem escrúpulos, a ponto de perder o respeito próprio, como aconteceu recentemente ao ir bajular o Collor. Quando votei nele na primeira eleição, minha esperança não era a utopia de soluções mágicas. Minha esperança era, sim, de um combate sério à corrupção. E isso não aconteceu, pelo contrário, o mensalão que o diga, entre outros escândalos. Mais do que decepcionado, fiquei revoltado, sentindo-me traído. Veio a segunda eleição. Pensei muito em anular o voto. Mas anular é pior. E só se eu estivesse louco para votar no "Geraldo", com pinta de bonzinho mas discipúlo da Opus Dei, semente da TFP. Aí sim a gente ia ver o que era bom pra tosse, seria um retrocesso brutal. Não havia escolha. Entre o ruim e o pior ainda, votei no ruim.
    Abraço grande,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  24. Bom dia amigos.
    Para colocar mais lenha nessa saudável discussão, transcrevo abaixo a íntegra de um e-mail que que circula na internet, assinado por uma carioca. Quero deixar claro que não sou contra a realização de olimpiadas no Brasil.Como já foi dito aqui, isso vai incentivar muito as praticas esportivas em todos os campos e obrigará nossos gevernantes a criarem uma infraestrutura para seu incremento e realização, além dos empregos diretos e indiretos que deverá gerar.O que preocupa é de onde virá a verba e se de fato se reverterá em beneficios para a população do Rio de Janeiro e do Brasil como um todo, já que outras praças olimpicas deverão ser criadas. Enfim o martelo já foi batido e agora só nos resta ficar na arquibancada aplaudindo.
    Abaixo a carta e-mail que transcrevo.
    bom domingo.

    Olimpíadas 2016 - Rio de Janeiro
    [Patricia Montenegro]

    Esperei a poeira baixar um pouco para emitir a minha opinião sobre a vitória da cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016.
    Talvez muitos estranhem a minha opinião e pensem até que não sou patriota e não amo o meu Brasil.
    -Quero ressaltar que sou carioca, moro no Rio de Janeiro e por isso não é um bairrismo insano da minha parte - Mas é justamente o inverso. Amo meu País e vejo diariamente as mazelas as quais ele está entregue.
    O Rio de Janeiro é sem duvidas uma cidade belíssima em beleza natural. Porém isso não é suficiente. Para achar que pode ser sede um evento do tamanho de uma Olimpíada.
    O que percebo é uma grande jogada política onde mais uma vez o povo é enganado e tem sua visão desviada da realidade.
    -Ontem essa cidade ficou parada e caótica a espera de um evento que em nada acrescentará ao povo - A nossa realidade?
    O Rio de Janeiro atualmente está completamente abandonado política e economicamente.
    A violência aumentou barbaramente nos últimos meses. Sendo que nas ultimas semanas essa violência está rompendo as fronteiras das ruas e invadindo os lares.
    -Lares esses já repletos de grades e cadeados - Não existem mais lugares seguros. Não existem mais horários seguros. E quando precisamos não encontramos policiamento suficiente.
    Confesso que hoje tenho medo de sair à rua porque não sei se voltarei.
    Semana retrasada ao sair de casa na primeira esquina quase presenciei um assassinato. Quando passei um motociclista tinha sido assassinado ao reagir a um assalto.
    Hoje se fico ‘presa’ em um congestionamento em um túnel fico apreensiva sem saber se é tão somente transito ou uma ação de bandidos para mais um arrastão.
    Se uma motocicleta se aproxima fico em estado de alerta.
    Isso não é vida. E sei que não é um problema isolado no Rio de Janeiro.
    Mas uma cidade que pretende sediar um evento esportivo do porte de uma Olimpíada deve ter uma infra-estrutura mínina.
    Hoje temos uma cidade sem transportes suficientes, sem postos de saúde, sem escolas, sem limpeza, violenta e corrupta.
    - Será que vão querer realizar eventos na famosa ‘Cidade da Musica’ – obras paradas e abandonadas.
    Queria acreditar que todo o dinheiro prometido para as famosas melhorias fossem realmente usado para isso. Mas não acredito mais. Não é o que nos mostra a nossa historia.
    Agora passaremos seis anos com eventos, festas ao ar livre, comemorações etc. Tudo para mais uma vez desviar a atenção de um povo sofrido e carente em todos os sentidos.
    Um povo em estado de alienação e anestesia.
    O Rio de Janeiro apenas reflete a situação vivida e sentida no Brasil.
    - Dominado pelo desemprego, corrupção e escândalos - O Brasil tem muito ainda que crescer e aprender para querer sediar uma Olimpíada.
    Mas o Rio de Janeiro ‘venceu’. Agora só resta esperar e ver no que vai dar.
    Quero apenas dizer que não sou contra o esporte. Pelo contrario. Mas presenciei a ilusão que foram os jogos Pan Americanos.
    Espero realmente estar enganada. E que o futuro me mostre isso.
    Mas por enquanto não tenho porque comemorar a vitoria do Rio de Janeiro/Brasil para sediar as Olimpíadas de 2016.

    Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2009

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, Cris!
    Creio que argumento mais forte impossível. Acompanhando os comentários de Milton Saldanha e Oswaldo Lavrado, fica claro que nosso País deu um tiro contra o próprio pé. Eu acabo de ler um artigo falando que, na verdade, Chicago não se empenhou e entrou com um pé atrás para concorrer a essa vaga para sediar as Olimpíadas de 2016, exatamente prevendo os gastos enormes que teria na organização desse evento. E Chicago já teve uma amarga experiência nesse sentido. Anos a fio pagando dívidas contraidas quando sediou uma Olimpíada.

    Deu até para perceber que o próprio Obama não fez valer seu prestígio. Estava distante e evasivo quando interrogado sobre as chances dos Estados Unidos "bancar" mais uma Olimpíada. O e-mail acima mostra a realidade nua e crua do nosso querido Rio de Janeiro de hoje, violento, com transporte coletivo deficiente e seus moradores assustados até quando atravessam um túnel de carro.

    O brasileiro fez a festa quando o Comitê Olímpico Internacional anunciou que as Olimpíadas seriam no Rio de Janeiro. É próprio do brasileiro, que ama nosso País e torce para que dê Brasil até se estivermos disputando um Campeonato Mundial de jogo de palitos, acreditem... As consequências, bem.... Uma outra história que também é bem do brasileiro... Empurra-se com a barriga!
    Bjos Cris, um bom domingo pra todos vocês e um recadinho para o Edward. Meu pai ligou cedo pra você e não o encontrou em casa. Caiu da cama cedo?

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoal!
    A Liliana matou a charada ao dizer que para o brasileiro o importante é fazer a festa. É a pura verdade. O brasileiro gosta de sentir orgulho, bater no peito e dizer que vencemos Estados Unidos, Espanha, Japão e outros de primeiro mundo, trazendo as Olimpíadas para nosso Território. Não mede as consequências que um evento desse porte pode acarretar para nossos combalidos cofres públicos. Para os políticos, a ilustração acima do Edward diz tudo. Armam o circo e o palhaço somos nós. Caimos em todas essas armadilhas...

    Esse e-mail da nossa diretora de artes, a Cristina, enviado por uma carioca, deveria ser publicado em todos os jornais do País. Se é que a censura iria permitir, claro. Censura que digo é a manobrada pelos donos do Poder, ansiosos para buscar o prestígio conseguido com a vinda das Olimpíadas ao Brasil. Mas será que adiantaria alguma coisa? Sei não...
    Abraços e um belo domingo pra vocês!

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  27. Queridas amigas e amigos: estou escrevendo esta mensagem ao som de "Cantata Sudamericana", o primeiro disco em LP (vinil, sou curtidor) de Mercedes Sosa, que comprei em 1972, na minha primeira viagem a Buenos Aires. Ou seja, uma preciosidade que guardo há 37 anos. Morreu a musa dos nossos sonhos da juventude por um mundo melhor. Peço licença para deixar aqui minha homenagem a ela.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  28. Olá, amigos!

    Aproveitando a lembrança do Milton Saldanha, também faço referência à maravilhosa mulher e cantora Mercedes Sosa, "La Negra", que partiu mas nos deixou um legado de amor por nossa terra sul-americana. Sua voz nunca vai ser calada, porque vive em nós.
    Percebam a beleza da letra de "Gracias a la vida", de Violeta Parra, um hino à vida, interpretado por Mercedes, com toda a força de sua alma. Vocês podem assistir o vídeo no Youtube.

    Gracias a la vida, que me ha dado tanto
    Me dió dos luceros que cuando los abro
    Perfecto distingo lo negro del blanco
    Y en alto cielo su fondo estrellado
    Y en las multitudes el hombre que yo amo

    Gracias a la vida, que me ha dado tanto
    Me ha dado el oído, que en todo su ancho
    Traba noche y dia grillos y canarios
    Martirios, turbinas, ladridos, chubascos
    Y la voz tan tierna de mi bien amado

    Gracias a la vida, que me ha dado tanto
    Me ha dado el sonido y el abecedario
    Con él las palabras que pienso y declaro
    Madre, amigo, hermano y luz alumbrando
    La ruta del alma del que estoy amando

    Gracias a la vida,que me ha dado tanto
    Me ha dado la marcha de mis pies cansados
    Con ellos anduve ciudades y charcos
    Playas y desiertos, montañas y llanos
    Y la casa tuya, tu calle y tu patio

    Gracias a la vida, que me ha dado tanto
    Me dió el corazón que agita su marco
    Cuando miro el fruto del cerebro humano
    Cuando miro el bueno tan lejos del malo
    Cuando miro el fondo de tus ojos claros

    Gracias a la vida, que me ha dado tanto
    Me ha dado la risa y me ha dado el llanto
    Así yo distingo dicha de quebranto
    Los dos materiales que forman mi canto
    Y el canto de ustedes que es el mismo canto
    Y el canto de todos que es mi propio canto

    Gracias a la vida...

    ResponderExcluir
  29. Certa vez, Jesus andando pelo deserto com seus apóstolos, encontrou pelo caminho, um cachorro morto em elevado estado de decomposição.

    A maioria dos apóstolos desviou suas rotas fugindo do mau cheiro.

    Jesus seguiu em frente, observando de perto o pobre animal, foi quando alguém disse:

    - Credo que nojo, que horror, veja só como os vermes consomem a carniça.

    Foi ai que Jesus com toda a sua sabedoria disse:
    -É, mais como era lindo os dentes desse cão.

    Assim é a visão pessimista de todos vocês que escrevem, e comentam aqui nesse blog.

    Vocês só estão tendo a capacidade de enxergar o lado podre do poder e da corrupção.
    mas são cegos aos beneficios.

    Eu acho que todos vocês são no intimo uns invejosos.

    Se pensarmos com a razão, verá que, uma pequenina parcela da nossa sociedade terá a capacidade de comprar ingressos para assistir a copa do mundo e as olimpíadas.

    Essa mesma parcela, é justamente aquela que não sabe e nunca assentou um tijolo se quer.

    Más os pobres e nobres trabalhadores, aqueles que literalmente vão colocar as mãos na massa, serão os construtores das suas comodidades nos estádios.

    Esses trabalhadores, mesmo que temporários serão beneficiados, pelos dinheiros mórbidos que enchem os seus rechonchudos cofres.

    Esse evento será uma distribuição de rendas.

    Em relação à matéria exposta aqui, eu fiquei muito triste quando o Milton expressou um comentário infeliz, achando justo que a nação gaste o dinheiro com aviões de guerra, e tecnologia de destruição em massa.

    Mas condena uma das maiores dádivas da humanidade que é o esporte.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  30. Caro padre Euvidio, por favor, não distorça minhas palavras. Em nenhum momento eu fiz a apologia do armamento, apenas disse que é assunto polêmico e que tem argumentos aceitáveis. Vai uma distância enorme entre o que escrevi e a interpretação que você fez. Outra coisa, releia meus comentários com a devida atenção: minha crítica não é ao esporte, isso seria absurdo, inclusive porque pratiquei esportes a vida inteira e ainda pratico. O que estou condenando é o gasto absurdo já previsto e a roubalheira que todos sabemos que acontecerá, como aconteceu no Pan, que custou muito mais do que o previsto e até agora ninguém explicou. Que as pessoas não saibam escrever a gente entende e perdoa. Mas que não saibam ler, aí é grave.
    Abraço,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  31. Amigo padre Euvidio: aproveitando, sobre esse tema, quero deixar claro que não sou a favor de nenhuma corrida armamentistas, mas sou sim a favor de que o o Brasil tenha um sistema de defesa decente. O país não pode se desmoralizar e ficar inerte se for aviltado em seus interesses dentro do seu próprio território, incluindo-se aí a parcela de mar que nos pertence de fato e direito. Franceses, russos e outros cansaram de entrar no nosso mar para pesca ilegal e predatória, inclusive sob a proteção de navios de guerra. Se isso voltar a acontecer, e o Brasil não tiver uma força armada eficaz, que acione em caso extremo, correremos sempre o risco da humilhação, idéia insuportável.
    Abraço,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir