terça-feira, 27 de outubro de 2009

ISSO É O BRASIL: A ONG DOS DESCASADOS

GUIDO FIDELIS

Depois do sexo, esporte em que o brasileiro é campeão absoluto, deixando gringos de todos os quadrantes de queixo caído com a sensualidade das mulheres que exibem empinados bumbuns nas praias e nas ruas, outras preferências nacionais residem na criação de novas igrejas e de uma infinidade de ONGs, negócios que prosperam país afora e que rendem excelentes dividendos aos seus dirigentes. Quanto às igrejas, proliferam como a velha saúva que devorava a produção agrícola no tempo em que inexistiam os sem-terra e os coronéis mandavam e desmandavam no campo. Estão em todos os bairros e atraem fiéis com ofertas imperdíveis, que podem ser pagas em suaves prestações na forma de dízimos. Transpor as portas de certos templos é como transitar numa feira-livre, caminhar entre barracas, escolher frutas e verduras. Basta definir o produto ou o milagre preferido e o desejo será satisfeito prontamente. Com pagamento adiantado, em dinheiro sonante, tudo se comercializa em nome de Jesus.
Como não tenho vocação para erguer uma velha Bíblia com mãos veementes de fanático e pregar, utilizando-me da voz grave e pausada dos arautos do apocalipse, para multidões de crentes que certamente me retribuirão com generosas oferendas no aguardo de que minhas promessas de intermediação com Deus equacionem difíceis questões sobre a melhor maneira de expulsar o diabo, além de indicar rota segura para a glória e o enriquecimento, fico com as ONGs. Nada de imitar Sísifo e empurrar pedra montanha acima. Ao contrário do que se diz, a montanha virá a Maomé. Efetivamente, trata-se de um negócio que exige menos esforço, mais de acordo com minha postura preguiçosa, com meu jeito de agir silenciosamente nos bastidores. Longe de holofotes, de exposição na mídia, de confusão com lobistas e doleiros, dentro do sagrado princípio de que boas transações exigem discrição absoluta.
Há milhares de ONGs, mas há espaço para outras tantas. Elas ocupam o lugar do Estado, são impenetráveis, prosperam graças a contribuições oficiais e anônimas. Pode-se, por exemplo, promover a defesa dos ouriços pretos, de suaçus e libélulas e até mesmo da conveniência de substituir a mala preta pelo canguru como meio de transporte de valores destinados a corromper.
Penso em instituir uma ONG acima de qualquer suspeita e, desde já, aceito candidatos a cargos de direção do grupo que terá forte representatividade e que se disponham a antecipar verbas de custeio, com garantia de retorno, rentabilidade sem nenhum risco para o investidor.
Proponho-me a estabelecer as diretrizes para a criação do Instituto Messalina de Pesquisas Afrodisíacas. Independente dos estudos que serão realizados no campo da sexualidade, voltados para ativar a libido e melhorar o desempenho dos casais, o objetivo principal será o de defender interesses econômicos dos descasados, daqueles que se separam de cônjuges ricos e se transformam em nau sem rumo, em meio às ondas revoltas da incerteza quanto ao futuro que se avizinha, ou seja, sem grana para sustentar o luxo e a mordomia.
A ONG cuidará principalmente de socialites que se sentirem abaladas emocionalmente e desequilibradas financeiramente. Claro, desde que os ex-maridos tenham patrimônio que possa ser dividido e disponham de numerário para pagar gordas pensões. As frequentadoras das altas rodas e de salões elegantes receberão tratamento de primeiro mundo, com advogados, psicólogos, religiosos, professores de expressão corporal e instrutores de lutas marciais, prevenção contra agressões físicas de rivais.
Terão, ainda, imenso instrumental para obter o atendimento do pedido, mesmo que sob ameaça de se revelar, por intermédio de escândalos, a nebulosa origem das fortunas daqueles que abandonaram as companheiras. Será montado amplo esquema de divulgação para infernizar a vida dos desafetos que rejeitarem as propostas de acordo. Em casos excepcionais, homens que perdem o sustento de ricaças liberadas, desonrados por terem sido substituídos por outros parceiros mais jovens e atraentes, também serão admitidos como clientes da ONG. Como brinde promocional, os primeiros clientes receberão um pequeno frasco de cristal, com tampa de ouro, para guardar algumas preciosas gotas das lágrimas
derramadas.
Empreendedores que queiram participar do grupo de trabalho devem enviar currículo, aos meus cuidados, indicando disponibilidade para subsidiar as comissões temáticas. Preferência para os que possam financiar os gastos de minha viagem ao país do Papai Noel, onde serei acolhido em audiência especial a fim de receber como prêmio uma
conta secreta nas Ilhas Jersey.
__________________________________________
* Guido Fidelis é jornalista e escritor (autor de 20 livros)
__________________________________________

26 comentários:

  1. Olá meus amigos deste blog...
    Muito tarde essa postagem, porém algumas dificuldades me impediram de colocar antes mais esse texto satírico de outro grande amigo-irmão, advogado, escritor, com 20 obras publicadas e jornalista, Guido Fidelis. Como sei que muitas estudantes participam sempre pela manhã deste blog, ficando, portanto, impossibilitadas de ter acesso ao texto de Guido Fidelis, essa postagem permanece amanhã até um pouco mais tarde. Assim, todos podem ler e comentar esse engraçado texto de Guido Fidelis.

    Em seu texto, Guido conta a "farra do boi" que se faz neste Brasil, onde muitos enriquecem com igrejas, fato já muito explorado aqui no blog e... Com ONGs. Guido tem seu ponto de vista e acha que elas, as ONGs, são mais lucrativas. E existem milhares em nosso Brasil, todas elas vivendo às custas de contribuições oficiais e anônimas e cercadas por sigilo absoluto. Um belo e hilariante texto, com a marca de Guido Fidelis.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. É sempre um prazer especial ler o escritor e jornalista Guido Fidelis, de uma família da mesma profissão e sucesso. Parabéns! Num dia atribulado, mesmo assim fazendo essa pausa agradável, depois volto aqui para mais comentários. A foto de abertura sugere que hoje as idéias serão abundantes.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  3. Ôi Guido, você demora um pouco, mas quando volta sempre traz boas crônicas para nós. Como disse o Edward, satíricas, mas que retratam uma realidade hoje em nosso País. Basta fazer uma pesquisa na Internet que vamos encontrar dezenas de ONGs para todas os fins. E estão livres de CPIs e da Polícia Federal. Muita gente se aproveitando desse filão para enriquecer às custas do povo.

    Na verdade, em nosso Brasil, começando pelos políticos que roubam na maior cara de pau os brasileiros, existem muitos outros meios de ganhar dinheiro fácil. Igrejas que proliferam e arrancam demônios do corpo, ONGS, dirigentes sindicais que nada fazem e recebem fortunas com doações de trabalhadores, traficantes, falsários e uma lista infindável de vigaristas que fraudam nosso povo. Agora, chegando o final do ano, tanto pior. Centenas de entidades ligando e pedindo contribuição. Hoje atendi umas três, isso depois do almoço,quando voltei da faculdade. E assim caminha nosso País...
    Beijos, ótima crônica!

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Guido Fidelis. Bem que eu me senti tentado a lhe fazer um pedido para ocupar a direção dessa ONG que você pretende criar, acima de qualquer suspeita. O problema é sua exigência de verba adicional para cobrir despesas de custeios. Se você retirar essa exigência eu me candidato. Afinal, quem não quer uma galinha de ouro?
    Abraços e parabéns pelo artigo, dei boas risadas.

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  5. Alfredo Severo Freitasterça-feira, 27 outubro, 2009

    Olá Guido e amigos deste blog...
    Não faz muito tempo, o Senado Brasileiro estava investigando denúncias de falcatruas em ONGs do nosso País. Descobriu-se, nessas investigações, que o Governo Lula havia destinado 7 milhões e meio para uma ONG denominada "Sociedade Amigos de Plutão". A explicação dessa verba foi dada pela direção da ONG. Disseram que o dinheiro serviria para se discutir a nomenclatura dos planetas, pode?

    O Senador Heráclito Fortes, que comandou essa CPI, ou comanda ainda, não tenho certeza, tirou um sarro, eu vi um vídeo na Internet. Disse ele que esperava a mais rigorosa apuração sobre o desvio dessas verbas para ONGs, mas que todas elas fossem restritas ao planeta Terra, nada de incursões em outras galáxias, advertiu o senador. É mesmo o fim da picada. Por isso a gozação que você aprontou em sua crônica sobre ONGs, não Guido? Muito bom...

    Alfredo Severo Freitas - Apucarana

    ResponderExcluir
  6. Tudo em nosso País começa sensibilizando a todos, como essas tais de ONGs e no fim, vai se descobrir, elas não passam de mais uma ratoeira para levar nosso dinheirinho. Nessas ONGs existem nome de conhecidos, apadrinhados pelo Governo. Sugiro ao Guido, que antes de criar a sua, procure se aproximar de um dos "grandes" de Brasília, assim as verbas irão correr para sua caixa registradora com maior rapidez. Se puder, me inclua como secretária em sua ONG, tá?
    Bjos a todos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  7. Guido

    Um abraço

    Depois da soneca da tarde ler sua crônica foi muito gostoso.
    Você deveria aparecer mais e nos brindar com seus textos impecáveis.
    Dizem que as ONGs são comitês de cidadania. Será que para me tornar um cidadão neste país serei obrigado a me filiar ou pertencer a ONG do Canguru, por exemplo? Ou do Gambá? Já sei vou fundar a ONG do Siri e vou explicar: a do Canguru são os políticos oportunistas que pulam de partido em partido de acordo com a ocasião, a bolsa, bem, a bolsa... A do Gambá... Sim a do Gambá que também tem bolsa seria para aprender a suportar o cheiro que vêm lá do Brasil Central. A do Siri... Resido na praia e poderia aproveitar os feriados para perambular na areia dando uma beliscada aqui, outra ali... Estou indeciso. Que trabalho para se tornar um cidadão!

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  8. Prezado escritor e jornalista Guido Fidelis meus cumprimentos pela crônica de hoje. A gozação feita em cima dessas tais ONGs foi com muita classe, sútil, mas bateu firme, adorei. Realmente chega a ser hilário se não fosse trágico o que aparece de "salvadores" comandando ONGs, geralmente americanas, que invadem nossa Terra. O tal Greenpace e agora o Survival (sobrevivência), nos atormentam, como se na Terra deles tudo corresse às mil maravilhas. E gritam: "Salvem a floresta! "Salvem os indígenas! E eu lhes digo: Brasileiros, salvem o Brasil antes que algum destes "salvadores" dele se aposse.
    Não quero polemizar, só peço que pesquisem. Pesquisem sobretudo a "Questão do Pirara", que foi parte do território das Guianas Inglesas, perdida pelo Brasil. E sobretudo, não deixem de consultar o tribunal de suas consciências, pois só ele será capaz de nos absolver. Acreditem no Brasil, pois além de nossa Pátria, será, se não o dividirem, a Pátria de nossos filhos e netos.
    Um abraço,

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  9. Caro jornalista Guido, acabo de ler sua crônica. Percebi que se trata mais de uma colocação jocosa do que seriedade sobre o assunto ONGs. Eu acredito no trabalho das ONGs; poucos comentam, mas fazem um belo trabalho em prol dos mais necessitados. As quase 340 mil instituições tem conseguido fazer o papel que é de responsabilidade do Governo, isso não se pode negar. Uma ou outra pode até ser que desvirtue sua finalidade, mas a maioria luta com dificuldades e boas intenções.
    Abçs,

    Marcia Regina - Taubaté - SP.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, amigos e amigas!
    Olá, colega Guido Fidelis!

    Sempre é um prazer lermos crônicas de sua autoria, ainda mais quando o assunto é abordado de forma tão magistral, desancando a picaretagem e as falcatruas que existem atrás da fachada das associações denominadas ONG's - talvez a maneira mais fácil de receber recursos públicos neste país.

    Percebam que basta fundar uma organização (preferencialmente com nome bem apelativo, que corte o coração), estabelecer objetivos sociais relevantes, fazer um certo barulho na mídia, arranjar um padrinho político que interfira junto ao governo, e as verbas são liberadas.

    Aí é que vem o melhor. Dá pra desviar todo o dinheiro recebido e, quando chegar a hora de prestar contas, é só arranjar umas notas fiscais fajutas e enfeitar um pouquinho que passa, principalmente se for uma ONG "cumpanheira", com uma logomarca vermelha. Se tiver umas estrelinhas fica melhor ainda.

    Então, Guido, crie a sua ONG Messalina para Pesquisas Afrodisíacas. É um ótimo nome. Mas turbine a organização desde o início, estabelecendo que as pesquisas recairão sobre os poderes afrodisíacos da laranja, principalmente aquelas cultivadas para exportação. Não tem erro - as verbas vão jorrar que nem suco. Porque o negócio de contratar especialistas para consolar dondocas recém-descasadas leva todo o dinheiro. Além do mais, se as ex-senhoras fizerem as pazes com os cônjuges você estará ferrado.

    Outra coisa. A ideia de viajar para audiência com Papai Noel é muito manjada. Vá encontrar-se com o Coelhinho da Páscoa nas Ilhas Seychelles. É muito mais longe, as praias são espetaculares e se der chabu na ONG, ninguém vai achá-lo naquelas paragens do Oceano Índico...

    Folguedos a parte, como bem preconiza o nosso amigo Professor João Paulo, é claro que há ONG's idôneas, que cumprem os seus objetivos e trabalham para o bem-estar da sociedade. Pena que a licensiosidade impera - assim, os inocentes pagam pelos pecadores.

    Há dias venho lembrando de uns amigos que desapareceram aqui do blog - o Moleque Saci e sua turma -tão engraçados e assíduos. Alguém sabe deles? Será que o Saci, por imperativos financeiros, vendeu o computador ou, quem sabe, o bar? Ou fundou uma ONG para defender as florestas? O nome Saci tem tudo a ver...

    ResponderExcluir
  11. Ôi pessoal, falta vocês se digladiarem por causa das ONGs. O Guido Fidelis com o dom que tem para escrever fez a maior sátira sobre essas ONGs, não perceberam? Estou rindo até agora, muito engraçada essa crônica, de uma sutileza a toda prova.

    Leiam esse parte do texto: "A ONG cuidará principalmente de socialites que se sentirem abaladas emocionalmente e desequilibradas financeiramente. Claro, desde que os ex-maridos tenham patrimônio que possa ser dividido e disponham de numerário para pagar gordas pensões."

    Claro, a ONG que o Guido pretende criar (rsssssssssss....). Em todas as propostas feitas pelo Guido Fidelis, brilha o vil metal (rsssssss....). Já li duas vezes e copiei o texto. Amei!!!
    Bjos, parabéns Guido!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  12. Nivia, quando postei não tinha lido seu comentário, Nada a ver com você, que como percebo, entendeu a brincadeira melhor que eu. E deu bons conselhos ao Guido. Poderiam ser sócios nessa empreitada. Mas, não se esqueçam de me convidar, serei a recepcionista nas Ilhas Seychelles, pode ser?
    Bjos...

    ResponderExcluir
  13. Gabriela, quem sabe poderíamos atuar, nós duas, como assessoras de imprensa da ONG (se o Guido concordar, é claro!), mas só se pudermos viajar para as Seychelles também, e o resort tem que ser a beira-mar...

    ResponderExcluir
  14. Os planos do jornalista Guido Fidelis estão indo de vento em popa. Já encontrou duas lindas assessoras de imprensa, a Gabriela e a Nivia, mas falta o principal nas Ilhas Seychelles: uma bela churrascaria. Estou me candidatando e prometo só servir carnes nobres, em espetos de ouro maciço. Até porque, além do pessoal da ONG, vou servir Paulo Maluf e sua troupe, visitas constantes à ilha. O dificil vai ser preencher a ficha que o Guido exige, com um bom montante de entrada para os primeiros gastos. Mas, vale o esforço, vendo minhas vaquinhas e o sítio e transfiro a churrascaria para lá.
    Valeu a crônica Guido, excelente tirada!
    Abraços,

    Paolo Cabrero - Itu - SP.

    ResponderExcluir
  15. Ana Célia de Freitas.terça-feira, 27 outubro, 2009

    Boa tarde Guido Fidelis e amigos do blog.
    Belíssima e hilária crônica,você nos brinda sempre com algo que vale a pena ser lido e relido.
    Para não fazermos papel de bobo,e ser enganado por falsas entidades,é muito fácil,todas as cidades contam com inúmeras entidades filantrópicas, e porque então não ir pessoalmente fazer uma doação,seja com alimentos,presentes as crianças,ou idosos,ou mesmo dinheiro,pois quando conhecemos a instituição podemos compartilhar com ações mais humanas,pois sabemos que realmente são carentes e toda ajuda é bem vinda,mas o que vejo no cotidiano é que muitas pessoas deixaram de ajudar pelo fato de ter sido enganado por outra qualquer,e por isso aquelas que trabalham de verdade para ajudar os mais carentes acabam sendo punidas,sei o que estou falando,pois trabalho em uma creche filantrópica,que já contou com muita ajuda,mas hoje em dia,ficaram escassa,e só não fechou as portas graças ao trabalho voluntário realizado aos finais de semana para arrecadar fundos.
    Olá Guido me dê um cargo,quem sabe de tesoureira,me pagando um pouco mais do que o meu minguado salário de Educadora,ficarei feliz.KKK.
    ABRAÇOSSSSSSSSSSSSSSSSS.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. No fundo, apesar das sutilezas do texto, o Guido Fidelis faz um alerta contra essas ONGS que proliferam pelo Mundo. Nos últimos tempos, porém, o brasileiro parece ter se acostumado a ouvir falar nas ONGs como foco de fraudes, falcatruas com dinheiro público ou ainda como centros de propagação de ideologias e interesses privados. Escondidos sob o manto das causas nobres defendidas por elas estariam sórdidos esquemas de corrupção. O Congresso Nacional criou até uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as denúncias contra o uso das ONGs no desvio de dinheiro público.

    Num passado não tão distante, as ongs, ou organizações não-governamentais, eram vistas como defensoras de causas nobres, como o meio ambiente, a educação ou o combate a doenças. Nos últimos tempos, porém, o brasileiro parece ter se acostumado a ouvir falar nas ONGs como foco de fraudes, falcatruas com dinheiro público ou ainda como centros de propagação de ideologias e interesses privados.

    Prestem a atenção nesses números: as ONGs já movimentam o equivalente a US$ 1,9 trilhão por ano (R$ 3,1 trilhões). É mais que o PIB do Brasil, de US$ 1,3trilhão, e o equivalente a 5,1% do PIB combinado dos 40 países incluídos na pesquisa. Se fosse um país independente, o Terceiro Setor teria sido a oitava maior economia do planeta no ano passado.
    Sem dúvida, um filão de ouro, que atrai capitalistas convictos, como o fundador da Microsoft, Bill Gates, hoje convertido à filantropia, todos se transformando em agentes financiadores desses empreendedores sociais.
    Um boa noite a todos,

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora

    ResponderExcluir
  18. Olá Guido Fidelis, texto picante e engraçadíssimo. Bruna, já que você levou a sério o caso da ONGS, e é sério, apesar das brincadeiras no texto e em alguns comentários, entendo que os ladrões do dinheiro público devem ser perseguidos e ter seus bens e fortunas penhoradas sem dó e sem piedade para repor o que roubaram. É um pensamento que deve ser estimulado em nossas autoridades nem que seja a ferro e fogo. Pois nossos altíssimos impostos e as carências enormes que nosso povo pobre tem de passar advêm justamente desse imenso ralo que suga recursos gigantescos ano após ano. Se a cada roubo forem dadas anistias e benesses aos ladrões, como será possível acabar com isso?

    Apenas um movimento organizado e uma cobrança popular eficiente será capaz de reverter esse absurdo e impedir as anistias indiscriminadas e os presentinhos de “pai para filho” que são costumeiros em nossa política. O tempo do coronelismo e do perdão já passou. Ao corrupto e ao aproveitador; apenas os rigores da lei e nada mais.
    Beijos,

    Karina - Unicamp - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  19. Bruna e Karina...
    Parafraseando Ruy Barbosa, “de tanto ver prosperar a corrupção e as injustiças, sinto vergonha de ser honesto!”
    Guido, delícia de texto, parabéns.

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  20. ANA CÉLIA DE FREITAS.terça-feira, 27 outubro, 2009

    Boa noite pessoal.
    Depois de se deleitarem com esse belíssimo texto,deem uma espiadinha no blog do Professor João Paulo,é muito legal,é hilário,vocês vão amar.
    joaopauloinquiridor.blogspot.com
    Beijossssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  21. BUENO YO CREO QUE SI TU NOS LO RECOMIENAS ES POR QUE ES BUENO, UN ABRAZO Y A BRONCEARSE EN EL SOL MUACK

    ResponderExcluir
  22. Caros amigos(as)

    De forma irônica o jornalista e escritor Guido Fidelis , faz uma critica sobre as Ongs, e não deixa de ter razão. Entretanto, é injusto generalizar que todas as ONGS se enquadrem no rol de corruptas e sanguessugas dos cofres publicos. Infelizmente os justos acabam pagando pelos pecadores. Vejam o caso citado pela Ana Célia de Freitas.
    Essa proliferação de ONGS acontece, porque o próprio Governo é inepto no atendimento das questões sociais e transferiu grande parte de sua responsabilidade, para a iniciativa privada. Por outro lado, se não fosse a iniciativa particular, talvez nossos problemas sociais estivessem centuplicados.
    O que falta mesmo é uma lei especifica para regulamentar a criação e funcionamento dessas entidades, e fiscaliza-las, para que não se transformem em pilantrópicas, com fins pessoais e lucrativos.
    Sr. Guido: será que tem uma vaga de assistente social na sua ONG?
    Tenho certeza que com todos os bons voluntáarios que aqui se candidataram para , sua ONG será referência na prestação de serviços sociais com idoneidade, competência e absoluta transparência...
    bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  23. Virginia disse:
    possa ongar com v. ?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Guido Fidelis

    Jesus disse : Um amigo de verdade é aquele que dá a vida por este amigo.

    Jesus é portanto esse grande amigo. Muitas falsidades,traições,perseguições,descréditos,matanças,roubos,etc o povo vê todos os dias. Esse Senhor Jesus é o único e verdadeiro amigo que nosso povo encontra nestes dias tão complicados. Certamente que aproveitadores da Palavra de Deus existam por aí. Mas precisamos ver que as igrejas tradicionais e modernas fazem um papel maravilhoso social neste país.

    O Senhor já pensou quanto custa uma vida perdida para este país? E para Deus? Quanto custa um tratamento contra o vício das drogas, do álcool, do fumo, da prostituição? Fora o desperdício das depressões causadas aos familiares.

    Muitas destas pessoas inocentes que devolvem dízimos na constituição de igrejas contribuem na verdade na criação de sociedades ditas pelo estado brasileiro como filantrópicas, sem lucro e são vigiadas pela receita federal e outros órgãos governamentais.

    Quando uma igreja fura este bloqueio e é pega , é um prato cheio para a crítica. Mas não podemos generalizar para as igrejas e todas as ONGS.

    Se um trabalhador que ganha por mes R$1.000,00 e deixa R$100,00 na igreja,voluntariamente, e deixa de pagar em garrafas de bebidas as dezenas e maços de cigarro também as dezenas, e agora mantém seu emprego e sustenta a família, não será melhor que roubar um carro na rua para vendê-lo por R$50,00 e gastar o dinheiro para comprar craque? Ou então vender seu corpo por uns momentos e ganhar R$10,00?

    Entendi que o senhor satirizou o assunto mas poderia devolver este tema numa construção maior do ser humano?

    Não sou pastor, não sou fanático por nada mas amo também a Deus como o senhor certamente ama também,mas deveria devolver para Deus um pouquinho mais de credibilidade antes de compará-lo com ONGS corruptas...

    Sua matéria alerta para os erros humanos, entendi bem, mas há muita luz ainda nesta escuridão brasileira e é por isso que este pais tem marchado para a frente e não afundado no caos. Nossa geração não usurfrui destas vantagens mas certamente com o nosso trabalho poderão usurfruir..

    O Senhor conhecesse as pessoas e este Nosso Amigo maior certamente entenderia que precisa resgatar um pouco mais de credibilidade para os evangélicos brasileiros pois é a única classe religiosa aqui comparada com a corrupção.

    Anfermam

    ResponderExcluir