sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ESPECIAL: INCRÉDULOS DE MÁ VONTADE

Cada vez mais verificamos que o materialismo é a “religião” predominante na população das classes mais favorecidas que habitam nas grandes cidades em todo o mundo, apesar das seitas orientais e religiões outras, proliferarem. Muitas das orientais, pregando inclusive a reencarnação e a razão do porquê de aqui voltarmos muitas vezes, chamando a isso de carma. Muitos se envolvem com o misticismo de ambas as orientações espirituais, visando sempre o seu egocentrismo e por atenderem, principalmente, aquilo que mais desejam, ou seja, o seu bem estar.
Para isso os meios de comunicação aí estão com seus apelos consumistas exagerando na dose (fato reconhecido por eles mesmos recentemente). Os noticiários exibidos na televisão, nos jornais, revistas, etc. nos mostram, todos os dias, adolescentes e adultos oriundos de famílias de poder aquisitivo alto, envolvendo-se em crimes das mais variadas espécies, principalmente os de contra o patrimônio e tráfico de drogas. Outros ainda, por não acreditarem ou por serem incrédulos de má vontade, prejudicam os mais ingênuos e fracos por estarem em situação de poder, pois acham que a vida termina com último fechar de olhos.
No capítulo III, item 22 do Livro dos Médiuns – Traduzido da Quarta Edição Francesa por Eliseu Rigonatti em 1966 - Edição Especial- Editora Lumem –, Allan Kardec diz: “Ao lado dos materialistas propriamente ditos, há uma terceira classe de incrédulos que, apesar de materialistas, ao menos de nome, não são menos refratários; são os incrédulos de má vontade. Estes se desgostariam de crer porque isso lhes perturbaria o sossego nos gozos materiais; temem ver nisso a condenação de sua ambição, de seu egoísmo e das vaidades humanas das quais fazem suas delícias; vedam os olhos para não ver e tapam os ouvidos para não ouvir. Não podemos senão lamentá-los”.
A falta de religião na educação de nossos filhos, principalmente nas duas últimas gerações, teria sido uma das causas desse estágio conflitante entre o crer com fervor na Divindade e o viver que a Porta Larga mencionada no Evangelho menciona.
“Não Ouço”, “Não Falo”, “Não Vejo”, estas frases tradicionais nas figuras dos três macacos, poderia ser acrescentada de “Não Penso” (mais um macaco), pois o ser humano cego e surdo aos apelos do Evangelho se envergonha ou se submete a velha história da carochinha, “O Rei está Nu”. Para os que não sabem, dois vigaristas vendem ao rei um tecido invisível e o convencem de que só as pessoas inteligentes veriam o tal pano. O rei, vaidoso e ignorante, compra o tal tecido pagando uma fortuna por ele. Seu séqüito, composto de inúmeras pessoas, também é envolvido pela trama dos velhacos, pois todos tem medo de serem chamados de ignaros. Assim, os alfaiates “fazem” uma roupa que será usada no desfile anual do reino, tendo a frente o Rei. Chega o grande dia! Os súditos do reino, a par das “propriedades do tecido”, lotam ambas as margens da alameda. Todos na verdade vêem que o Rei está nu, mas o medo de serem chamados de estúpidos faz com que calem a boca. Mas, eis que surge a verdade! Uma criança na sua inocência grita: "O Rei está Nu!"
Assim, meus irmãos, um dia todos nós veremos a nudez da mentira e constataremos que a verdade nos foi ensinada há dois mil anos quando recebemos de Jesus os ensinamentos para que pudéssemos ter uma vida segura e evoluir cada vez mais até atingir o estágio a que todos nós estamos destinados.
Cientistas de várias partes do mundo já constaram a existência da vida após a morte e continuam sua busca para provar de uma maneira eficaz que a nossa existência verdadeira é em forma de espírito que vive liberto, fora do corpo carnal. Já provaram que mente é cérebro são coisas diferentes. Mas para que o mundo saiba disso é necessário que a mídia materialista se envolva no assunto de maneira absoluta. Bastaria essa mídia se perguntar por que as sociedades médicos-espíritas estão se espalhando pelo mundo e qual a razão dos seres humanos serem tão diferentes uns dos outros. Quando isso acontecer, escutaremos o “Rei está Nu”.
Recentemente, assisti ao filme “Minha Vida na Outra Vida”. Uma história que é baseada em fatos reais. O enredo começa nos Estados Unidos e termina na Irlanda. Uma mulher “sonha” com fatos de uma encarnação passada. Sua agonia a leva até a Irlanda onde busca descobrir onde se encontra a sua família daquele pretérito. Sua família atual fica preocupada, pois mesmo acordada a heroína do filme se desliga, ou seja, fica em estado sonambúlico e vê quadros vivenciais da outra existência. Finalmente, descobre: sua missão é unir todos os filhos que teve naquela vida. Havia desencarnado em 1938 e seus filhos se espalharam por razões que os que assistirem ao filme descobrirão. Há uma passagem nesse filme que ilustra este artigo, daí mencioná-lo. Um sacerdote na Irlanda, interrogado a respeito da reencarnação, responde não acreditar nesse fato, mas que, em certas ocasiões Deus permite que em casos especiais aconteça um milagre e um espírito se manifeste através de uma pessoa para comunicar algo importante. Mesmo tendo todas as provas: a história, o túmulo, a família da desencarnada, etc. o religioso recusa-se a ver, escutar e a raciocinar.
__________________________________________
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, escrevendo crônicas, contos, artigos e matérias especiais. Contato com o jornalista pelo e-mail:
jgarcelan@uol.com.br

_______________________________________________________________________

49 comentários:

  1. Bom dia amigos (as) deste blog. Estamos voltando. Exatamente nesta sexta-feira em que o amigo-irmão J. Morgado escreve sua crônica especial, recheada de bons ensinamentos, não importa a crença de cada um dos frequentadores deste espaço. J. Morgado, que conheci nos anos 70 já no novo e imponente prédio do Diário do Grande ABC, localizado na Rua Catequese, em Santo André continua o amigo de sempre. Mais sábio, é verdade, por conta da experiência que acumulou durante todo esse tempo em sua vida de jornalista.

    Homem sério e íntegro, dedicado a família e eterno namorado de D. Maria, J. Morgado se apegou a doutrina espírita, sem fanatismo, mas com devoção e, nesse cantinho especial do blog, divide um pouco do que aprendeu com seus leitores.

    Começamos esse blog postando diariamente apenas minhas crônicas e artigos, mas aos poucos amigos e amigas jornalistas foram se juntando e formamos hoje esse grupo maravilhoso que diversifica seus textos para a alegria de um público já cativo e maravilhoso que está sempre a nos prestigiar.

    Certo que, por força do trabalho, muitos não podem estar sempre conosco, mas isso é compreensível, claro. Outros maravilhosos se somam a esse trabalho, como a Cristina Fonseca, que com sua arte e criação, a partir de hoje passa a nos ajudar.

    Cristina Fonseca, a Cris, paulistana e Assistente Social é amiga de alguns anos. Criativa, no texto de J. Morgado hoje já contamos com ilustrações e a assinatura do cronista cedidas por ela, que já produziu várias outras de todos os participantes que aqui escrevem, sejam em gifs ou da forma convencional. Obrigado pela força, Cris e seja bem vinda. Amigo-irmão J. Morgado, parabéns pela crônica de hoje. Estou feliz, afinal fui privilegiado com a primeira leitura.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá J. Morgado e Edward de Souza. Antes de sair para a faculdade não resisti e vim correndo ler o artigo desta sexta-feira. Já estava com saudades dos bons textos que sempre são aqui postados.

    Acompanhando o artigo, observei que J. Morgado cita aqui o filme "Minha vida em outra vida". Já assisti. É maravilhoso, gente! Trata-se de uma mãe que no passado sofreu muito. Voltou em outra vida, reencontrou os filhos, conseguiu uni-los e teve uma vida normal. Mostra o valor que cada um de nós precisa dar à família. Maravilhoso.

    Quero dar aqui minha contribuição, embora já atrasada, o trânsito pela manhã no ABC é intenso, deixando para vocês o endereço onde vão assistir a esse filme, já dublado, completo, com uma hora e meia de projeção e sem sair da frente do seu micro. É só acessaram esse link, depois me contem o que acharam. Anotem, por favor: http://www.xnoveblog.com/2008/07/minha-vida-na-outra-vida-dublado.html
    Bjos a todos... Meus cumprimentos, J. Morgado, pelo artigo. Cris Fonseca, seja bem vinda. Receba meu abraço. Volto logo mais a tarde.

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Senhor J. Morgado...
    Sempre existirão aqueles que vão duvidar da reencarnação, mas tem outros que acreditam. Eu, por exemplo, tenho um amigo que diz o seguinte: "Eu não acredito em reencarnação, eu tenho certeza dela". Enfim... Há indivíduos para os quais os raciocínios de nada adiantam. Visto que eles se recusam a acreditar, estão, como o Senhor diz em sua crônica, com os olhos tapados. Não raciocinam nem lêem. Não lerão o que o Senhor escreveu até o final, mas as julgarão; julgá-las-ão sem mais nem menos do alto de sua importância, por meio de um argumento invencível: "Não creio porque não creio!" É simples, fácil e peremptório. - "Não admito tais coisas!" Perdeis o tempo em me contar vossas histórias!" Os críticos dessa escola são tão velhos quanto o mundo. Sempre os houve e sempre os haverá." Conde de Gasparin. "Des Tables Tournantes, du Surnaturel en Général et des Espírits".

    Um bom final de semana...

    Ana Maria Bachega - Petrópolis - RJ

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, amigos e amigas!

    Olá, Edward e J. Morgado!

    Seja bem-vinda, Cristina, que vai embelezar ainda mais o "nosso" blog!

    Os artigos de Juliano Morgado sempre são muitos esperados por todos os leitores do blog porque, além de instigantes e profundos, contribuem para que nos exercitemos em reflexões acerca da nossa vida, nossos atos e nossas crenças.

    O texto de hoje, em especial, indaga porque as pessoas são tão reticentes em acreditar no que parece ser tão óbvio. Acontece que o materialismo domina - a vontade de TER é muito maior que a vontade de SER. Privilegiamos os bens materiais, a ostentação, que causam tantos males e não buscamos a elevação espiritual, que nos tornaria melhores como pessoas, que nos permitiria encontrar a redenção, a compreensão de nossa verdadeira missão neste mundo.

    Além de todos os ensinamentos que recebemos, graciosamente, do Morgado, nosso tão ilustrado mestre, já nos acostumamos ao fraterno cumprimento, em todas as suas intervenções - PAZ. MUITA PAZ! Isto soa como uma bênção, uma corrente de luz e amizade que ele instalou neste blog e que já foi incorporada por todos nós, tal a intensidade de sua invocação.

    Certamente, todos estarão felizes e reconfortados, com a volta do Blog do Edward de Souza às atividades normais e com este belíssimo artigo de Juliano Morgado na retomada.

    Um caloroso abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Francisco Cesar Panuzziosexta-feira, 18 setembro, 2009

    Senhor Morgado, sobre Reencarnação, como foi bem explicado em seu texto, não há o que se discutir. Não é mais tema de discussão religiosa. Trata-se de uma verdade cientificamente comprovada.
    Já não perco mais tempo discutindo reencarnação com pessoas de outras religião ou ateus. Pedem argumentos e não apresentam os deles, como vi dias atrás em um texto seu aqui mesmo, nesse blog.
    Sigo o conselho de Chico Xavier, diante de alguém que ainda se recusa a enxergar algo tão evidente. Digo o seguinte a essa pessoa:"quando você morrer, certamente irá tirar suas dúvidas". E ponto final!

    Abçs, Senhor Morgado!

    Francisco Cesar Panuzzio - Londrina

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, a bíblia diz que os mortos não reencarnam, ficam dormindo até o dia do juízo final, e que quem "fala" com os mortos ( NECROMANTES ), não entrará no céu. Leiam: Apocalipse, 21 e 22, ok?
    Reencarnação não existe! É mais outra mentira que os espiritas inventaram!

    Fátima Vilarinho - Ituverava -SP.

    ResponderExcluir
  7. Tereza Franceline Siqueirasexta-feira, 18 setembro, 2009

    Senhor J. Morgado! Prezada Fátima Vilarinho...
    Cumpre esclarecer que a reencarnação não foi inventada pelos Espíritas, que por sinal não pregam nenhuma mentira: é uma das idéias mais antigas da Humanidade. Um papiro egípcio de 3000 A.C. já a menciona. Outro, mais recente, denominado "Papiro Anana" (1320 A.C.), diz: "O homem retorna à vida varias vezes, mas não se recorda de suas pretéritas existências, exceto algumas vezes em sonho. No fim, todas essas vidas ser-lhe-ão reveladas."

    Na Grécia clássica, Pitágoras (580 a 496 A.C.); já divulgava o reencarnacionismo. No diálogo Phedon, Platão cita Sócrates (469 a 399 A.C): "É certo que há um retorno à vida, que os vivos nascem dos mortos". Esta mesma certeza consta da maioria das religiões antigas, como o Hinduísmo, Budhismo, Druidismo, etc. "Mas estas são religiões primitivas, não merecem crédito!" - dirão alguns.

    A reencarnação está também na Bíblia. Jeremias (1:4-5): "Foi-me dirigida a palavra do Senhor nestes termos: Antes que eu te formasse no ventre de tua mãe, te conheci; e, antes que tu saísses do seu seio, te santifiquei e te estabeleci profeta entre as nações." Ou, no Novo Testamento: "Digo-vos, porém, que Elias já veio e não o reconheceram." (...) "Então os discípulos compreenderam que (Cristo) lhes tinha falado de João Batista." (Mateus, XVII, 12-13). E ainda: "Não pode ver o Reino de Deus, senão aquele que nascer de novo." (Jesus, em João, III, 3).


    Este trecho que coloco na sequência cito a fonte no final, permitam-me: "A convicção dos Espíritas, decorre de outras razões: Se entendemos que não existe acaso - pois todo efeito possui uma causa - e se cremos que Deus é Justo, somente a reencarnação explicará as diferenças econômicas, sociais, físicas e morais entre os homens. Somente ela é compatível com o conceito de evolução, também evidente em toda a natureza. É ela que confere sentido à existência humana. E, também, a única explicação racional para o "deja vu", esta sensação comum de já conhecermos pessoas ou lugares que nunca vimos. Além disso, a reencarnação é confirmada universalmente por todos os Espíritos Superiores, assim chamados pela coerência e pela elevação moral e intelectual que demonstram no conjunto de suas mensagens mediúnicas.
    Fonte(s):
    http://www.espiritosit.org. br
    Tenham um bom dia!

    Tereza Franceline Siqueira - Anápolis- GO

    ResponderExcluir
  8. Alegres saudações aos amigos do Blog, aos amigos Edward, Morgado, colaboradores e um abraço especial à Cristina: seja bem vinda.

    A Nivia tem razão: nada melhor do que um artigo do mestre Morgado para a retomada do Blog, em alto estilo.

    Para os incrédulos e materialistas uma dica: esta vida aqui, terrena e passageira, fica mais fácil quando compreendemos a dimensão da obra do Criador que passa, necessariamente, pela evolução das criaturas, no tempo e no espaço cósmico.

    Apegar-se ao ter no lugar do ser torna a existência aflitiva. Porque por mais que alguém tenha, o limite de suas posses está sintonizado com o tamanho de sua existência material. É pouco, não acham?

    Como disse o Edward, no primeiro comentário, não se trata de religião e este blog respeita todos os pontos de vistas, crenças, religiões.

    A reflexão proporcionada pelas luzes espalhadas pelo mestre Morgado é um nectar para a vida.
    Portanto, aproveitem!

    Um grande abraço e bom final de semana,

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  9. Olá J. Morgado e amigos desse blog!
    Não deixo de ler nenhum dos seus artigos. Quase nunca entro no mérito de suas postagens, reconheço minha ignorância a respeito da doutrina espírita. No entanto, nada tenho a perder aprendendo um pouco sobre ela. Assim pudesse eu conhecer todas as seitas e religiões deste mundo...

    Aprender não ocupa espaço e ler bons artigos como esse, me deixa gratificada, leve e com fluidos positivos. Fico contente com a volta do blog que nos faz muita falta!
    J. Morgado, por favor, continue com seus bons artigos, a despeito de críticas e comentários negativos que por certo virão. Faz parte de um blog democrático como esse.
    Bjos a todos...

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  10. Olá amigos (as) deste blog...
    Bom o retorno dos artigos, polêmicos, exultantes e as vezes amenos e saborosos.
    Data vênia, prefiro não entar nessa seara abordada com segurança pelo mestre Morgado e por aqueles que cultivam o assunto. Por absoluta falta de interesse na matéria e por convicções outras, prefiro deixar aos amigos estrelaçaddos com o assunto as opiniões mais abalizadas.
    Plagiando o mestre: Paz, muita Paz.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  11. Senhor J. Morgado

    Mais uma página de sabedoria.
    Devemos sair da cegueira em que nos encontramos e buscar na luz do conhecimento a Verdade.
    A única forma de encontrarmos paz. Não importa o tempo que leve. Afinal o que é o tempo diante da eternidade.

    Obrigada

    Maria Monge

    Mairinque- SP

    ResponderExcluir
  12. Olá Amigos

    Bom dia

    Em princípio, não pretendo interferir em qualquer comentário aqui posto. Porém, quero agradecer ao Edward e a Cristina pela beleza da diagramação da matéria de hoje.
    Seja Bem vindo Cris.
    Quanto ao artigo, vejo pelos comentários que ele foi lido e compreendido, daí as postagens inteligentes com adições complementares sobre o assunto.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  13. Prezado J. Morgado!
    Sempre se tira proveito dos artigos que vc escreve, acreditando ou não na reencarnação. Quanto ao filme que vc cita em sua crônica, "Minha vida na outra vida", eu Adorei. Foi um filme que me fez chorar.
    Fala de forma clara e simples sobre um tema muito complexo. As pessoas mais resistentes acabam parando para rever seus conceitos. É impossível não se emocionar com o filme... Uma rara oportunidade de se inteirarem sobre a doutrina espírita com seriedade. Recomendado a todos de mente aberta para conhecerem partículas de nosso universo.
    Bom fim de semana!

    Ana Caroline - Ribeirão Preto - São Paulo

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Juliano!!!

    Aos Duvidosos, aos reticentes, aos negadores de carteirinha, aos extremistas, gostaria de lançar somente um pequeno desafio:

    1) quando nos depararmos do outro lado, os desafio a humildemente reconhecerem os enganos filosoficos, teoricos, materialistas e por fim a nos abraçarmos pela descoberta de que a morte não existe!

    Um abraço!

    Obs: excelente comentários dos participantes, muito bem fundamentados, exceto os dos negadores, que como criancinhas negam por pirraça....

    ResponderExcluir
  15. Olá J. Morgado!
    Que bom ver esse blog em plena atividade e ler sua crônica, sempre maravilhosa, postada nesta sexta-feira. Parece-me que você escreve sobre a filosofia (ou seria doutrina?) espírita a cada 15 dias, sempre numa sexta, não é isso? Gosto muito e adorei também o design da página hoje. Ficou linda, Morgado... Parabéns ao Edward pela seu capricho e competência e a sua amiga Cristina Fonseca.
    Lili, vou ao site que você indicou para ver o filme, eu ainda não o assisti. Que ótima dica, menina!
    Beijos a todos vocês e bom final de semana...

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  16. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsexta-feira, 18 setembro, 2009

    Caros Amigos,

    Além do materialistas, que negam a alma, uma turba de indiferentes se deixam arrastar pela onda do consumismo. São sensíveis aos apelos da mídia, da moda, da competição desenfreada. Precisamos nos policiar para não nos deixar envolver também nessa onda. Não adianta apenas acreditar na reencarnação. Devemos ter atitudes condizentes para termos
    o mundo que almejamos, de PAZ, MUITA PAZ!
    Abraço Fraterno

    Luiz Antônio de Queiroz
    FRanca-SP

    ResponderExcluir
  17. Olá , venho me desculpar pela ausencia, mas não estou bem de saude.
    Estamos muito traumatizados e tristes com tudo o que aconteceu, (viste la no meu blogue)
    Vim agradecer teu carinho,
    e dizer que é sempre uma delicia "viajar" aqui no teu cantinho, caminhar por tuas palavras...


    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  18. Anderson Dias Ribeirosexta-feira, 18 setembro, 2009

    Enfrentar a realidade é difícil seu Juliano. Será que é melhor viver de sonhos? Acho que não!
    Apesar de minha pouca idade, tenho estudado muito e cada dia que passa, chego à conclusão que o caminho ensinado por Jesus é o roteiro para ser feliz.

    Anderson Dias

    São Vicente - SP

    ResponderExcluir
  19. Estimado Edward e seus amigos escritores e jornalistas.

    Obrigada por permitir que eu participe de seu blog. Isso me deixa honrada e expressa o meu agradecimento por tudo que vcs brilhantemente nos apresentam, através de seus artigos.
    Tenho aprendido muito com vcs...
    Meus agradecimentos também a Liliana, Nivia Andres, Edison Motta, Andressa, e especialmente , ao Sr. J. Morgado autor do texto de hoje, que traz um assunto polêmico, desafiando -nos a uma reflexão sobre a cegueira espiritual e o pelo materialismo excessivo que nos afasta de nossa essência divina.

    um grande abraço e excelente final de semana a todos.

    ResponderExcluir
  20. Gilgo C. Vasconcelossexta-feira, 18 setembro, 2009

    Sr Morgado sábios ensinamentos. Infelizmente ainda existe neste mundo pessoas que agridem outras por suas “verdades”. E não é só isso não: matam em nome de Deus de Alá e do Apocalipse de João. Que pena! Um abraço, muita paz.

    Gildo. Feira de Santana - BA

    ResponderExcluir
  21. Cris, ficamos honrados com sua presença nesse blog, grande amiga. Muito obrigado pela ajuda que passa a nos prestar. Para os amigos e amigas que ainda não sabem, a Cris, cujo comentário está acima, é a Cristina Fonseca, que a partir de hoje passa a ser a diretora de artes desse blog.

    Beijos, Cris, obrigado!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  22. Ôi Edward.... Olha só a responsabilidade que vc me dá!! Será que vou dar conta do recado?? Cruzes.....
    Só sei fazer umas coisinhas que aprendi com outros amigos e amigas "virutais".
    Ta bom, eu vou tentar fazer o melhor, tá?? Qualquer coisa eu peço ajuda aos universitários!!!
    Mas fico honrada com a promoção....rss
    bjins e obg..

    ResponderExcluir
  23. Prezado senhor Gilgo!
    Quem é o senhor para ser dono da verdade? Por que razão a maioria dos crentes se julgam donos da verdade? Ora, o senhor chega lá de Feira de Santana impondo ordens aqui, se intitulando dono da verdade? Seja mais humilde e respeite as crenças de cada um, senhor Gilgo. Eu já creio na palavra de Deus, não na sua verdade. Ele diz que o homem morre uma vez, depois disso vem o juizo final. Essa é a minha verdade!
    Passar bem, senhor!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  24. Senhor Morgado eu acredito em reencarnação, pois Deus que é um pai maravilhoso não nos daria apenas uma chance para acertarmos tudo e nos tornar seres humanos melhores. Esse filme que o senhor citou em seu texto "Minha vida na outra vida" é magnífico, chorei muito e só posso dar nota mil. Ao filme e ao seu texto...
    Bjos...

    Daginane - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  25. Queridas amigas e amigos: Saindo da tumba, como diz o Laércio H. Pinto. (O que vem a ser esse H?)Ri muito com a brincadeira dele, que li via Edward de Souza. Mas não vou encher o saco do nosso velho (no bom sentido) e querido J. Morgado. O polemista aqui está em férias. Numa fase de muito trabalho, jornal, escrevendo livro, etc., e sem abrir mão do tempo para dançar tango (por ordem médica...), preciso economizar neurônios. E as polêmicas acabam com a gente, embora eu adore provocar e entrar no jogo de quem me provoca. Por quê? Porque a polêmica estimula o raciocínio, a gente acaba formulando idéias que nunca pensou antes, é interessante.
    Boas-vindas a Cris! Saúde,J.Morgado! Abração e obrigado por ter repassado o Dance, Edward de Souza. Felicidades a todos, crentes e não crentes. Diversidade e liberdade é isso, cada um pensar e se expressar sem ser colocado na fogueira, e sem obrigação de ser simpático ao pensamento predominante. Quanto aos eventuais raivosos, se acalmem, por favor. Deus certamente aprecia a serenidade e inteligência.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  26. Ana Célia de Freitas.sexta-feira, 18 setembro, 2009

    Boa noite a todos.
    Belíssima e reflexiva crônica externada com maestria por esse brilhante jornalista.
    Eu acredito em reencarnação,acho que Deus nos dá esse presente,para quem sabe voltarmos melhores e mais humanos.
    O filme citado,parece bastante instigante.
    Parabéns pela crônica e pelo filme citado.
    Beijosssssssssssss a todos.
    Senti falta do Professor João Paulo,com suas inteligentes e sábias opiniões,espero que esteja apenas de férias.
    Olá Padre Euvídio.
    Abraçossssssssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  27. Edward, amigão.
    Espéro que tenha descansado o suficiênte para nos aguentar por mais um ano ok ?
    Seja benvindo em seu retorno.
    Amigos do Blog de ouro, bôa noite.
    Mais um artigo polemico de nósso méstre amigo J.Morgado.
    Nem todo mundo é obrigado a acreditar e seguir a Doutrina Espirita, bem como qualquer religião e mesmo não crêr em Deus.
    respeito e admiro, quando alguem, mesmo sabendo que não vai conseguir mudar o pensamento de outra pessôa a respeito de sua religião, expõe seu ponto de vista para que seja acatado ou não.
    Só não pósso aceitar, quando pessôas passam a criticar , sem nem mesmo conhecer (por ignorância ou teimosia), o que é o Espiritismo.
    Não pósso concordar e até mesmo protestar contra a missivista Fátima Vilarinho, que por sinal NÃO é assidua deste Blog, chamar todos que proféssam a Doutrina de MENTIROSOS.
    Por acaso é só a religião ou seita déssa senhóra que é a cérta ?
    Será éla uma "escolhida"pelo Senhor para entrar no Reino do Céu ??
    O que pretende éssa senhóra aqui em nósso blog? tomar o lugar do Padre Euvidio ?.
    Não concórdo e protésto, em lugar do amigo J.Morgado, que por uma questão de ética, não respondeu a altura, para a sra Fatima Vilarinho.
    Bem Fêz o amigão Oswaldo Lavrado, Chegou, leu, cumprimentou a todos deixou seu abraço e justificou o porque nada comentou a respeito do artigo.
    (Eu recomendo o filme "minha vida em outra vida", assisti e é ótimo)
    Abraços Mestre e amigo Juliano Morgado,parabéns pelo exelênte artigo.

    Abraços a todos
    Um bom final de semana

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  28. Olá J. Morgado, meus amiguinhos e amiguinhas que já conquistei nesse pouco tempo que frequento o blog do Edward e de seus amigos, brilhantes jornalistas. Quero deixar um beijo para a Cris Fonseca. Li suas postagens e me pareceu uma pessoa meiga, superatenciosa que certamente vai ajudar com sua arte cada vez mais esse blog do Edward.

    Olha, Cris, não se preocupe, o Edward, me parece, tem olho de lince. Já viu longe que você tem qualidades excepcionais para embelezar esse blog que, ele mesmo diz, ser de todos nós. Então, minha torcida é toda pra você, tá bom?

    J. Morgado. Creio que temos que ser sinceros. Sempre procurei ser. Sou católica de berço, mas isso não me impede de ler e procurar entender outras doutrinas. Li alguns comentários acima e vi até uma polêmica, entre ser ou não ser o "dono do verdade". Creio que nós, seres humanos e imperfeitos, jamais seremos donos da verdade. Mas, isso não nos impede de nos aproximarmos dela, seguindo os ensinamentos de Cristo.

    Gostei de sua crônica. Não muito de certos comentários de "donos da verdade", e não li só um, tem muitos, infelizmente. Vou continuar lhe acompanhando sempre. Percebi que seu texto transmite bondade e boas intenções. Fico agradecida e espero que me perdõe, caso exagerei em meu comentário.

    Bom fim de semana pra todos vocês!

    Bruna - Universidade de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  29. Boa noite J. Morgado, Edward de Souza e Milton Saldanha! Realmente Milton, quando vi a postagem ontem achei que o blog iria explodir hoje, com sua velha bronca sobre a reencarnação. E estava na torcida para ver no que iria virar. Não que eu seja um "amigo da "onça", pelo contrário. Ocorre que, com seus questionamentos, você acaba trazendo benefícios a quem também procura saber sobre esse polêmico assunto. E estou de acordo com a Bruna. Que negócio é esse de se bater no peito desafiando as pessoas que não acreditam em reecarnação e dizer que eles estão certos, como o Senhor Eduardo, por exemplo? Olha, Senhor Eduardo. O senhor tem provas de alguma vida que teve em outro mundo? Se tiver nos apresente, nada de hipóteses. Como o blog do Edward é democrático, admiro J. Morgado. Prega seus ensinamentos mas não impõe. Seus seguidores, que por sinal só aparecem em suas postagens, como Maria Monge, Eduardo e Luiz Antonio de Queiroz, entre muitos, não seguem os ensinamentos do Mestre. Batem no peito e proclamam a reencarnação como se tivessem uma prova inconteste sobre ela. Absurdo... Menos, pessoal. Do contrário, vão assustar a todos nós que gostamos de ler J. Morgado, por favor!

    PARA O MILTON SALDANHA... O H DE MEU SOBRENOMEÉ DE H -IGNORANTE. BRINCADEIRINHA. H. DE HIPÓLITO.
    Abraços a todos,

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  30. Olá Amigos

    Respondendo algumas indagações feitas neste blog, esclareço que o Espiritismo é uma filosofia e não uma doutrina. É uma Ciência e uma religião ou moral como quiserem.
    Jesus foi um moralista e não político. Como Ciência, a filosofia espírita e dinâmica e como religião mostra a Boa Nova como nos foi ensinada, sem as deturpações feitas através dos séculos por homens sem escrúpulos.
    O espiritismo respeita todos os pensamentos e religiões. Religiosos de todos os matizes, ateus, agnósticos... O respeito ao ser humano é fundamental.
    A busca do espírita é seu aperfeiçoamento moral. Assim, a reforma íntima é o objetivo do dia-a-dia. Não é fácil! Livrar-se do ranço do rancor, do ódio, da arrogância e demais vícios morais é uma tarefa para muitas encarnações. Os vícios materiais são mais fáceis. Dependem de força de vontade.
    O amor e a tolerância são os remédios infalíveis para se atingir a paz.

    A todos o meu muito obrigado.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  31. De volta...
    e feliz pelo retorno dos amigos a este premiado blog toureado pelo guru Edward com artigos polêmicos e fustigantes. A "latinha" deixada pela carreta na porta do "chefe" certamente estimulou a retormar a este espaço e deixar rolar a democracia incrustrada na veia de cada participante.
    Em tempo e mudando de "pato pra ganso", hoje o camaleão, que dirige este País, declarou - via embratel - que não tem candidado à presidência da República, nem homem, nem mulher, para as eleições do ano que vem. Misturando as bolas a homem deixa São Pedro corado de vergonha; nega uma, quinze, cem e milhares de vezes.
    Por quais cabeças e mãos estamos sendo pilotados. De fato, Deus é brasileiro e põe brasileiro nisso, sem dúvida.
    A chuva incessante no ABC (inclusive agora:22h25) impede que, mesmo de binóculo, eu possa ver nossas garotas rumo a Metodista aqui em frente de casa, em São Bernardo. Acho que todas está vindo de carro e estacionando defronte ao Bar da Praça, ao lado da Metô. Uma pena.

    abraços a todos, especial à Cris, que vai ajudar o "veío" amigo-irmão Edward dar um toque especial a este vitorioso espaço.

    Oswaldo Lavrado - SBCampo.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia gente amiga...
    O Edward é uma pessoa generosa e amiga que sempre me incentivou nas brincadeiras que faço com as imagens.
    Faço essas coisas como hobby, mas agora ele resolveu me dar um cargo aqui no blog e a coisa ficou séria. Isso já está me preocupando.
    Quase nem dormi direito esta noite, pois vou ter que estudar mais e caprichar, senão já viu, perco o cargo de Diretora de Artes (chic demais).
    Quero agradecer o Milton Saldanha e recebi e repassei o Jornal Dance para minhas amigas (os) de dança.
    Também estou aprendendo a dançar e posso dizer que é uma ótima terapia, não só para o corpo, como para a alma, que não implica em crenças religiosas.
    Bruna, já vi que posso contar com você também, como mais uma boa e inteligente universitária que frequenta este blog.
    Professor João Paulo, obrigada. Sua simpatia e sabedoria de mestre, enriquece este valioso espaço "cibernético", com comentários oportunos e sua presença educada e amiga.
    Osvaldo Lavrado, obrigada. Eu vou tentar, embora ele não precise. O blog, como vc bem disse, já é vitorioso, e isso graças a sua valiosa participação e a de todos os internautas que acessam o site.
    O que mais cativa no blog, é a amizade que vai se formando entre as pessoas, e o conhecimento, que se amplia, através de matérias bem escritas e comentários efervescentes, que enriquecem a discussão..
    Oportunidade valiosa para ampliarmos nosso leque de visão, sobre os fatos que nos envolvem, enquanto cidadãos e viventes em um país, ainda carente, em muitos aspectos humanos e sociais.
    Bom.. mas seu continuar escrevendo logo vcs vaõ entender porque o Edward me promoveu a diretora de artes... rssss
    Obrigada pelo carinho..
    Um bom sabado a todos.

    ResponderExcluir
  33. Ôi pessoal, o professor é muito divertido, gosto muito das brincadeiras dele. Mas, professor, não são muitas minhas incumbências neste reinado do nosso Rei Edward I, ou seria IV? Primeiro, Conselheira dileta da rainha e também Chefe Suprema da Etiqueta Real? Farei o possivel para dar conta de tantos encargos, terminar a Faculdade e deixar sempre meus comentários aqui no blog.

    Cris, mais uma vez seja bem vinda, estou feliz com você ajudando "nosso" blog. Bom que o Edward vai aos poucos aumentando esse grupo de amigos e amigas. Outra coisa, pessoal. Ontem pela manhã deixei o endereço de um site onde podem assistir, inteiro e dublado em português, o filme "Minha vida em outra vida". Ninguém foi lá ver? Não vi nenhum alô nesse sentido (snifffffffff....)
    Beijinhos,

    Liliana - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  34. Ana Célia de Freitas.sábado, 19 setembro, 2009

    Bom dia Professor João Paulo.
    Está vendo como fazes falta no blog?
    Que chic,ser a dama de honra da rainha Nívia Andres,agradeço pela lembrança.
    Abraçosssssssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  35. Ana Célia de Freitas.sábado, 19 setembro, 2009

    Olá Professor João Paulo.
    Quem disse á você que és "apenas"um professorzinho primário?Sei que você é uma pessoa íntegra,de boa índole e bastante comprometido com seu ofício,e não apenas na área pedagógica, mas também na área Social.
    O mundo seria bem melhor se contasse com Professores humanos, alegres e sensíveis como você.
    Bom final de semana.
    Abraçossssssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  36. Irmãos, Deus abençoe a todos.
    Quando Jesus disse conheça a verdade e a verdade vos libertará, já existia o velho testamento.
    Eu particularmente acho que Jesus estava querendo dizer, que a verdade não estava no velho testamento, e que me soa ridículo na maioria das vezes.
    É inconcebível, como até nos dias de hoje, a maioria dos religiosos, ficam preso no testamento de pessoas que escreveram inspiradas pelas suas próprias, ignótas, e falíveis mentes, e ainda atribuíam a Deus uma inspiração ininteligível e cega até os dias de hoje.
    Temos que aprender a garimpar diamantes no meio de tantas pedras brutas, que são as paginas bíblicas destorcidas através dos tempos, e das traduções.
    A reencarnação está explicita nas mazelas do nosso cotidiano.
    Eu tenho uma vizinha viúva, casada pela segunda vez.
    Ela teve duas filhas do primeiro casamento, e ficou viúva.
    O marido não agüentando a pressão psicológica, que ela exercia sobre ele, pulou do oitavo andar do prédio que moravam.
    Terminando assim de forma dolorosa a existência física terrestre.
    Depois de alguns anos, ela casou-se novamente, e dessa união teve mais uma filha.
    A pobrezinha, veio ao mundo com dificuldades motoras, e portadora de autismo.
    Se não existisse a reencarnação todos nós nasceríamos perfeitos.
    Nesse caso eu acredito que essa menina é a reencarnação do suicida.
    O que aqui é ligado, aqui terá que ser desligado, e a reencarnação é o método mais perfeito para que as coisas entrem no curso normal da existência.
    Nosso mundo é um mundo de dualidades, exemplo: o macho e fêmea, o feio e o bonito, o alto e o baixo, o doce e o salgado, e por ai vai...
    Essa máquina que eu estou usando nesse momento para comunicar com vocês, é a perfeição da dualidade.
    Todos componentes eletrônicos dela oscilam em múltiplos de dois. Exemplo: a freqüência do processador, da memória RAM, etc., termina em números pares.
    Nós seres humanos, somos a perfeição, e somos dois em uma só personalidade.
    Somos o homem físico, e o homem espírito.
    O homem físico desconhece o homem espírito, mas o homem espírito conhece os dois.
    Quando adormece o homem físico,
    é o homem espírito quem vive,
    e quando acordamos, trazemos uma vaga lembrança das andanças pelo mundo dos espíritos, por que o cérebro do homem espiritual é quem viveu aquelas experiências que chamamos de sonhos.
    O cérebro físico não tem a mesma freqüência do cérebro espiritual, ai está à dificuldade de lembrarmos-nos das nossas existências pregressas.
    O que é uma benção, por que os nossos maiores inimigos estão dentro da nossa própria família.
    Ai está à perfeição divina, perdoar os nossos devedores, através do esquecimento.
    Nós não damos o devido valor na vida espiritual, por que não aprendemos a amar a vida, e sim temer a morte.
    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  37. Cícero Bueno Ruassábado, 19 setembro, 2009

    Boa tarde, Padre Euvidio!
    Com certeza, lendo seu comentário, ou, porque não, pregação, penso que o Senhor conhece mais de espiritismo que poderíamos imaginar. Sempre leio os artigos de J. Morgado, mas penso que ele é um tanto "Kardexista". Outra. Impõe sua teoria, por isso gera comentários do tipo "somos donos da verdade", não sei se o Senhor concorda. Claro, o Senhor J. Morgado também pode rebater essa minha opinião. Creio que devemos expor nossas idéias, não enfiá-las na cabeça dos outros. O Senhor J. Morgado pode retrucar e dizer, mas não enfiei nada na cabeça dos outros. Como não?

    Leiam esse trecho por ele escrito: "“Não Ouço”, “Não Falo”, “Não Vejo”, estas frases tradicionais nas figuras dos três macacos, poderia ser acrescentada de “Não Penso” (mais um macaco), pois o ser humano cego e surdo aos apelos do Evangelho se envergonha ou se submete a velha história da carochinha, “O Rei está Nu”. Aí vem a historinha do Rei nu.

    O que quis o articulista dizer com isso? Que o ser humano mostra-se indiferente para a verdade que o evangelho prega, foi isso. Mas qual a verdade? A do Senhor Morgado? Porque ele seria o dono dessa verdade? A do espiritismo? Porque existem mil religiões no mundo, eu pergunto? Cada uma interpreta ao seu modo o evangelho, Senhor Morgado. O senhor sabe disso. Ou estou errado?

    Cícero Bueno Ruas - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  38. Senhor Cícero, se o senhor tivesse entendido a postagem de hoje, o senhor iria perceber que o nosso nobre articulista J. Morgado não impõe, ele apena expõe um texto para que possamos refletir, e tirarmos as nossas próprias conclusões.

    Senhora Fátima Vilarinho, mortos não reencarnam.
    Afinal quem sãos os mortos?
    Não seriam talvez, aqueles que embora fisicamente vivos, porem espiritualmente mortos.
    Aqueles que estão na matéria, más são ignorantes espirituais, realmente não reencarnam.
    Eles simplesmente retornam a carne, por que vem totalmente inconsciente.
    Só é considerada uma reencarnação quando o espírito reencarnante tem consciência da sua missão aqui na terra, como foi o caso de Jesus, João Evangelista, João Batista, Francisco de Assis, Allan Kardec, Francisco Candido Xavier e uma infinidade de outros bem feitores, que não é o seu caso, dona Fátima.
    Embora você esteja viva fisicamente, espiritualmente é considerada morta pela técnica sideral.
    Você, como uma infinidade de terrestres que estão na mesma faixa vibratória, depois que desencarnarem, simplesmente voltará a terra, reencarnar, pode até ser, em um futuro muito distante, mas vai ser difícil.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  39. Noooossa Padre, agora o senhor embolou o meio de campo. Mortos não reencarnam, espíritos também não, enfim, quem reencarna, Padre? Meu Deus, que confusão suas explicações....
    Poderia ir por etapas, por favor? Sou uma curiosa sobre esses mistérios que levantam. Até a vida de Drácula já li. O que me diz sobre Drácula, Padre? Um espírito do mal que não morre? Isso existe?

    Dirce C. Martins - Jaboticabal - SP.

    ResponderExcluir
  40. Doutora Liliana e prezado Professor João Paulo de Oliveira. O que os dois, desculpem-me pela liberdade, pretendem dizer sobre Edward IV? Edward I tudo bem, mas, quarto? Estaria nosso nobre chefe dormindo muito? Professor João Paulo, farei o possivel para dar conta do cargo que me foi outorgado. De grande responsabilidade, afinal, não é qualquer um que lida com finanças hoje em dia. Sinto-me honrado com a nomeação.

    Abraços aos dois...

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  41. Minha querida Dirce, reencarnam só aqueles espíritos que vão conscientes para o departamento da reencarnação no plano astral dos orbes habitados.
    Os serem que desencarnam, e não tem consciência do seu estado espiritual, são encaminhados inconscientes para o departamento, e voltam inconscientes na matéria, através do útero novamente, é claro!
    É muito fácil de reconhecê-los aqui na terra, geralmente são os que não acreditam na reencarnação.
    Fui claro, ou ainda necessita de uma melhor explanação desse seu humilde servo,
    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite Juliano!

    Não costumo voltar e ofertar réplicas, tréplicas e etc...
    Mas gostaria de esclarecer alguns pontos:
    1º Não sou Sr Eduardo, pois sou um dos mais jovens aqui, nunca exigi isto de ninguém, nem que me chamassem de Dr., nunca exibi títulos, etc, conheço bem a minha posição de criatura imperfeita, sei da necessidade de crescer e me livrar do mal que vive dentro de mim, mas como imperfeito que sou reconheço as más tendendências que emanam dos meus pensamentos, no entanto, sinto-me feliz por identifica-los e lutar contra eles cotidianamente, Ah! que luta maravilhosa! isto me matém VIVO!!!!
    2º Aqui nunca impus nada a ninguém, mas se usar da razão, desenvolvendo sistemas de pensamento, galgados na inteligência do pensamento racionalizado, fundamentado, então duas ou uma, razão se antepõe a ignorância, como a luz apenas ilumina e não combate as trevas, apenas emana o que tem; ou o desafio causou desconforto, um toque de medo, algo um tanto recusável, para não ter que ser aceito, e desafio não é imposição ou se aceita quando se tem certeza de desmascara-lo ou se recusa por incerteza das próprias convicções...
    O meu eu mantenho, e a certeza, essa eu provo quando nos encontrarmos do outro lado, bem vivos, assim como o Cristo nos garantiu "para renascer é necessário morrer e nascer de novo". Aos que gostam de citações biblicas aqui tem uma dita de Jesus a Nicodemos, quando O doutor da lei, questionou Jesus sobre como ele, velho, voltaria entrar no ventre de uma mulher, tendo completado a resposta "O que é da agua é da agua, o que é da carne é da carne, mas o que é do espirito é do espirito"
    Esclarecer é impor luz as trevas!!!!

    boa noite a todos!

    ResponderExcluir