domingo, 9 de agosto de 2009

EM NOME DO PAI. E DOS FILHOS.
NIVIA ANDRES
Em nome do Pai, comemoramos o segundo domingo de agosto. Em nome dos filhos, este dia deveria ser festejado sempre. Em nome de pais (incluindo mães) e filhos, todo dia seria de comemoração, porque os vínculos de amor (não os de sangue) precisam ser celebrados infinitamente.
Conceber, ver nascer, criar, proteger e educar para a vida são dádivas divinas. Mais divinos ainda são os dons de acolher, abrigar e reconhecer como parte inseparável de si os nascidos de outros pais que não foram dignos de seus filhos. Essa é a missão inalienável para a qual fomos criados. Uma bendita missão, que precisa ser praticada, exercitada e tratada com zelo perene. Se tal não acontece, vem a dor, o sofrimento, os desencontros, os descaminhos, a separação.
Pai é palavra mágica, fundamental, que expressa sentimentos e sentidos múltiplos, ilimitados, ligações profundas, imortais, inarredáveis, irrenunciáveis.
Pais, amem e respeitem os seus filhos. Filhos, amem e respeitem os seus pais.
Mesmo que haja diferenças de opinião. Mesmo que as crenças sejam diversas. Porque, há um dia, na vida, em que os caminhos de uns e de outros se encontram e daí, cessam as diferenças, acabam as desavenças e só permanece o amor, que a tudo vence, pois é feito de compreensão.
Filhos, cuidem para que esses caminhos se cruzem bem antes da estrada final, aquela que não tem volta. Pais, zelem para que seus filhos nunca trilhem estradas paralelas, impossibilitando um desvio que consinta em convivência.
Nada melhor que um caminho de construção conjunta, onde pedras e tijolos e argamassa se assentem em consenso. É infinita a alegria de construir junto, compartilhando, participando, opinando, desmanchando uma parte se assim necessário for, para manter a harmonia do conjunto.
Pais, sejam esteios para seus filhos. Abriguem, confortem, ensinem a pescar e a andar com as próprias pernas. Filhos sejam esteios para seus pais. Abriguem, confortem, mostrem que a pesca foi farta e os carreguem no colo quando não conseguirem mais andar.
Pais também são filhos de seus filhos. Filhos também são pais de seus pais. Essa deveria ser a lei mais observada – a da reciprocidade.
Pais, agradeçam a bênção de serem pais.
Filhos, curtam a bênção de serem filhos.
Pais e filhos, feitos à semelhança divina de Pai e Filho.
Pais, vocês já foram filhos.
Filhos, vocês serão pais.
Em nome do Pai.
Em nome do Filho.
Em nome da alegria, do amor, da VIDA plena. Amém.
Esta sinfonia de palavras traduzida em prece eu escrevi para meu pai, Luiz Carlos que, mesmo não sendo presença física há 24 anos, vive e se manifesta em nós, seus filhos, através de seus maravilhosos ensinamentos e exemplos, multiplicados pela infinita capacidade de amar, que procuramos exercitar e transmitir por todos os dias de nossa vida.
Um abraço carinhoso a todos os pais que são filhos de seus filhos e a todos os filhos que são pais de seus pais.
__________________________________________
*Nivia Andres, jornalista, graduada em Comunicação Social e Letras pela UFSM, especialista em Educação Política. Atuou, por muitos anos, na gestão de empresa familiar, na área de comércio. De 1993 a 1996 foi chefe de gabinete do Prefeito de Santiago, Rio Grande do Sul. Especificamente, na área de comunicação, como Assessora de Comunicação na Prefeitura Municipal, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS), no Centro Empresarial de Santiago (CES) e na Felice Automóveis. Na área de jornalismo impresso atuou no jornal Folha Regional (2001-06) e, mais recentemente, na Folha de Santiago, até março de 2008.
Blog da jornalista:
http://niviaandres.blogspot.com/
__________________________________________

25 comentários:

  1. Senhora Nivia, em um domingo logo cedo, ler um artigo como seu, inundado de sentimentos de amor sobre a família me fez muito feliz. Obrigado e muita paz para a senhora. Feliz dia dos pais para todos do blog.

    Um brasileiro – Chapada dos Veadeiros – Alto Paraíso – GO.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Nivia e amigos do blog! Hoje é um dia especial. A Nivia traduziu o que lhe veio ao coração nessa homenagem bonita ao seu pai querido e gremista de coração, mas que se estende a todos os pais do mundo!

    Aproveito o espaço e deixo também minha mensagem a todos os pais deste mundo:

    "Pai é uma árvore. O tronco, aparentemente forte, disfarça a fragilidade dos galhos e das folhas. Possui a rudeza do guerreiro, disfarça os sentimentos, mas deixa as lágrimas rolarem na solidão de um aposento vazio, onde junta os cacos das derrotas para prosseguir depois, novamente disfarçado de herói.

    Pai é um leão, um animal feroz na defesa dos filhos, diante de uma ameaça. Também é um felino dócil, manso, ao redor das crianças, quando volta aos tempos da infância e se deixa enlevar pela inocência da brincadeira, distante da correria do dia-a-dia, esquecido do trabalho que impede maior convivência.

    Pai não quer a recompensa de um presente, lembrança comercial em homenagem ao dia que lhe é tributado. Deseja a felicidade dos filhos, espera que sejam melhores e superiores ao que foi e ao que é, que tenham maiores oportunidades, que se transformem em cidadãos dignos e justos, que sejam estrelas brilhantes no firmamento dos homens.

    Pai é pedra na sua teimosia, na sua caretice ranheta, na sua falta de jeito para embalar uma criança, na dificuldade que tem em revelar seu lado de ternura, o gesto feminino mais derramado de mostrar amor. Mas em seus sentimentos que permanecem embutidos nos subterrâneos da mente há um vulcão a expelir lavas e mais lavas de bem-querer, de paixão.

    Pai é pai. Nem todos o são. Apenas aqueles que compreendem o significado da vida, que se incumbem da missão divina de criar e educar, legando o exemplo de sua conduta.

    O importante neste dia é que os filhos sintam que têm pai e que os pais recebam a dose de carinho que sempre ajuda a agüentar o tranco da vida.

    Filho, pai, avô. É o ciclo. Que cada um cumpra o seu dever para fazer da vida um jardim florido e perfumado".

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  3. Ôi Nivia!
    Fiquei emocionada ao ler a mensagem que vc escreveu dedicada ao seu papai, que não está mais ao seu lado. Certamente feliz em ter sido lembrado pela filha querida, ele está lhe abençoando, onde quer que esteja.
    Aos papais queridos deste Planeta, um lindo dia, com as bençãos de Deus!
    Bjos...

    Liliana

    ResponderExcluir
  4. Nivia, lindo texto!

    A todos os papais, um grande beijo...

    Larissa - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  5. Ôi pessoal, que esse domingo seja de muita paz e amor ao lado do papai amado. Nivia, adorei sua crônica e quero deixar minha homenagem ao meu papai querido, cuja autoria do texto eu desconheço, mas achei lindo como o seu:

    "Um Pai dá conselho e encorajamento quando a gente precisa. Um Pai se importa com as coisas que são importantes para a gente. Um Pai fica feliz com o nosso sucesso e felicidade, a vida inteira.

    Eu agradeço PAI, pelos abraços, risos, alegrias, e momentos especiais a cada dia. Por todas as maneiras com que você demonstrou o quanto amava e se importava. Por sua paciência e seu humor. Por tudo o que você sempre fez. Eu tenho muito orgulho e sou muito feliz por ter... UM PAI COMO VOCÊ"!

    Feliz Dia Dos Pais!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  6. Olá Nivia, aceite meu abraço, querida!
    Para os papais, lembro que a vida é uma jornada cheia de grandes experiências e momentos inesquecíveis. O Dia dos Pais é um desses momentos que servem para reforçarmos nossos laços afetivos e somarmos felicidades a esse grande presente que é a família.
    Bjos, um ótimo domingo!

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da sua crônica, Nivia! Beijos...
    Ao meu papai Roberto, nessa data tão especial, gostaria de aproveitar e agradecer por tudo que fez e faz até hoje por mim. Você é essencial em minha vida, papai! Te amo para sempre! Parabéns pelo seu dia!

    Anita/ Porto Alegre

    ResponderExcluir
  8. Ser pai é uma missão tão importante quanto ser mãe.
    A mãe geralmente são os pilares centrais da estrutura familiar.
    O pai é o terreno firme que esses pilares foram edificados.
    Um é o seguimento do outro, para que a instituição da família seja completa na lei do amor e da caridade.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  9. Fabrício Santiago Moralesdomingo, 09 agosto, 2009

    FELIZ DIA DOS PAIS!

    O nosso Pai é aquele amigo protetor, que não nos deixa em momento algum, seja em situações boas e ruins. Uma coisa é certa, a imagem deles sempre vai ficar em nossas memórias e também nos corações. Só quem é pai entende como é bom ver os filhos crescendo e conseguindo o que eles não tiveram a oportunidade de conseguir.
    Abraços,

    Fabrício Santiago Morales - Catanduva - SP.

    ResponderExcluir
  10. "Comporta-te com teus pais como pretendes que teus filhos se comportem contigo."

    ResponderExcluir
  11. Sônia Junqueiradomingo, 09 agosto, 2009

    Pai, espero que seu dia seja tão especial quanto você é para mim!Feliz dia dos Pais...

    Sônia Junqueira - Rio

    ResponderExcluir
  12. Queridas amigas e amigos, inspirada Nivea Andres: como sou quase totalmente refratário à datas, na sua maioria criadas pela inteligência publicitária e comercial, nunca me sinto confortável e inspirado para comentá-las. Hoje driblo minha indiferença, graças ao texto da Nivia Andres. Mas não pela data. Mesmo sendo pai, sinceramente, o dia não toca em meu coração. Outros, de significado pessoal, com certeza sim. Para quem curte, ótimo, aproveitem! Minha atenção é no texto, sempre impecável, da Nivea Andres, que traduz um sentimento muito bonito e profundo. Ela nos honra e ajuda a garantir a qualidade dos articulistas deste blog do Edward de Souza. Nivia é um exemplo de cultura, brilho, espírito crítico e consciência social. Conhecê-la, mesmo com a distância territorial que nos separa, e mesmo descontando o fato de ser gremista (afinal, ninguém é perfeito), foi uma alegria e energizante esperança nos meus 64 anos de vida, sempre dedicados à pregação da ética e à defesa da dignidade humana.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  13. Nivia, tudo bem? Acompanhei sua crônica hoje e acabei chorando. Até porque, lembrei-me do artigo que vc escreveu aqui nesse blog a convite do Edward, faz algum tempo, contando sobre sua família e as brincadeiras de seu pai com o vizinho, que torcia pelo Internacional, não foi isso?
    Seu pai, só para azucrinar o vizinho, começou a torcer pelo Grêmio, seguido por toda a família. Viu como aquela história marcou?

    Quando vc chegou ao final do seu texto hoje, percebi a emoção que sentiu ao escrever que seu pai não está mais com vocês e, emocionada, lembrando toda aquela história, chorei.

    Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar. Por isso eles nos fazem muita falta. Seremos sempre crianças perto deles, não importa a idade que tenham!

    Certamente sua prece, contida nesse texto, foi ouvida pelo papai lá naquele cantinho maravilhoso onde ele se encontra. Sorrindo, ele abençoou sua menina querida.

    Beijos Nivia!

    Ana Paula - Franca - São Paulo

    ResponderExcluir
  14. Ôi Nivia, eu sempre me lembro que papai ontem trocou minhas fraldas; hoje eu lhe mando flores. E a cada dia eu o admiro mais! Que o seu papai receba as preces de agradecimento por tudo que ele plantou nessa Terra e pelos filhos que gerou e deixou aqui.

    Feliz dia dos Pais!

    Miriam - Florianópolis

    ResponderExcluir
  15. Paizão...
    Saiba que é maravilhoso ter alguém como você, cuidando e amando… Saber que tem alguém que reza pelo simples fato de estar tudo bem.
    Alguém que se preocupa, que vela por meu sono. Você tem as melhores qualidades de um pai. Não digo isso porque é o meu pai, mas porque eu sei como é ter alguém especial do meu lado.

    PAI EU TE AMO MUITO,

    FELIZ DIA DOS PAIS!!!

    Jane - Franca - S. Paulo

    ResponderExcluir
  16. Olá Nívia


    Não há nada a comentar depois dessa crônica maravilhosa. Você colocou seus sentimentos em cada palavra, cada vírgula, cada ponto... Não há um final. Cada pai, cada mãe ou filho, poderá acrescentar sua história pessoal, baseando-se nos sentimentos tão bem descritos.
    Os pais do mundo precisam compreender a complexidade e grandeza do trabalho que lhes assiste e os filhos não podem esquecer seus deveres junto aqueles que lhe deram a vida.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  17. Papai eu ainda sou pequenino e muito frágil.
    O meu psiquismo ainda está em desenvolvimento.
    Seja o meu porto seguro, me ampare, e ampare a minha mamãe.
    Lembre-se que quando eu ficar adulto eu quero ser como você.
    Por isso papai não me venha com aquela velha conversa fiada, “faça o que eu mando, e não faça o que eu faço”.
    Os seus exemplos serão o meu norte, que irão me guiar no oceano da existência até a terra firme da missão cumprida.

    Esperança...

    ResponderExcluir
  18. A vocês papais, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado. A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças, não bastaria um muito obrigado. A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. Pela longa espera e compreensão durante nossas longas viagens, não bastaria um muitíssimo obrigado. A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso. Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar. Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras.
    Amamos vocês!

    FELIZ DIA DOS PAIS!

    Thalita - Santos (Unisantos)

    ResponderExcluir
  19. Marcia Gomide Queirózdomingo, 09 agosto, 2009

    Papais de todo o Brasil, eu amo vocês!
    Que Deus os abençõe, hoje e sempre!

    Marcia Gomide Queiróz - Ubatuba - SP.

    ResponderExcluir
  20. Vera Lúcia Siqueiradomingo, 09 agosto, 2009

    Olá Nivia!
    Seria muito bom que lembrássemos sempre. Todos os dias é o Dia do Pai e da Mãe. Hoje, o dia está chegando ao seu final, os filhos abraçaram seus pais, levaram presentes à ele e amanhã nem se lembram que o pai existe. Precisamos dar mais atenção a esses seres queridos que nos deram vida e cuidaram de nós com amor e carinho. Muita linda sua crônica, parabéns, Nivia!

    Vera Lúcia Siqueira - Belo Horizonte/MG

    ResponderExcluir
  21. Edward, o que houve com a Nivia? nem quando posta uma bela crônica como essa comparece ao blog? Ela está viajando?

    Bjos...

    Martinha - São Bernardo-SP.

    ResponderExcluir
  22. Ana Célia de Freitas.segunda-feira, 10 agosto, 2009

    Boa noite Nívia...
    Crônica belíssima,penso que você a escreveu com o coração,quanta inspiração.
    É muito triste saber que há vários pais abandonados em asilos,e os filhos nem se lembram do coitado,abandonam em um canto qualquer como se fossem um estorvo.
    Parabéns pela crônica.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir