quinta-feira, 20 de agosto de 2009

BRASIL, UM PAÍS DO FUTEBOL, SÓ DO FUTEBOL...
OSWALDO LAVRADO

O povo brasileiro é conhecido mundialmente por sua passionalidade e irreverência mesmo no trato com coisas sérias e até mesmo nas catástrofes. Porém em uma coisa ele não abre mão de exigir seriedade, discute, briga, sai às ruas, pede cabeças e demissões. No futebol. Se a coisa não vai bem no seu time no de coração ou na Seleção Brasileira, a casa cai. Aqui na terra tupiniquim, o dólar sobe e desce, a inflação vai e vem, o petróleo é nosso, mas depende da moeda norte-americana para taxar seu preço, os políticos deitam e rolam nas barbas do pobre eleitor, que fica irado com as trambicagens, mas vota no cara chamado de ladrão na primeira eleição.
De projeção, a história conta nos dedos da mão esquerda de Lula às vezes em que o povo se levantou para derrubar algum governante. Talvez a mais notória foi para despojar Fernando Collor do pedestal presidencial. Hoje o caçador de marajás trafega livre leve e solto pelo Senado, com direito a baba-ovo de senadores, deputados e, quem diria, do presidente viajante. Nesse campo político, o brasileiro é passivo e às vezes conivente. Mesmo sem participar da barganha ou maracutaias, contribui à impunidade do gatuno travestido de homem do povo.
Agora, o noticiário - rádio, televisão, jornais, revistas e net - dá conta que em Sergipe, por exemplo, o governador Marcelo Deda (PT), e seu vice Belivaldo Chagas, são acusados de abuso de poder público e econômico. No Rio Grande do Sul, o gaúcho se depara com a governadora do Estado, Yeda Crusius (PSDB) sendo acusada de envolvimento em esquema de desvio de R$ 44 milhões do Departamento Estadual de Trânsito. Mais acima, o presidente do Senado, que foi presidente da República deste País, rebola para safar-se de uma série de acusações envolvendo trambicagens praticadas por ele e sua família contra os cofres (o bolso do povo) públicos e o Senado. Como diz o presidente Lula, é uma bela pizzaria com um bom número de competentes pizzaiolos. Sarney se defende, não com provas a seu favor, mas atacando o Estadão e a Veja, e junto com Lula, amaldiçoa toda a Imprensa.
Por outro lado, na mídia e em nome de Deus, a rede Record e os braços da Igreja Universal travam batalha campal com a Globo. Ambas se acusam de fajutagem em vários sentidos, porém nem uma nem outra mostra algo que possa inocentá-las. As duas agem de acordo com a irreverência brasileira. "Se ela fez e não foi punida, por que não posso fazer?". Qual a diferença em se matar uma pessoa com um espeto, ou dez tiros de trabuco? O cara morreu, portanto o crime é o mesmo.
De 1964 para cá, o Brasil tomou conhecimento de pelo menos 240 escândalos envolvendo políticos, sendo 101 ações, nos anos 90, de fraudes, abuso de poder e malversação do dinheiro público. Poucos foram cassados, julgados e punidos. Mas, se o Corinthians ficar três jogos sem vencer, São Paulo ou Palmeiras perderem duas seguidas, Flamengo, Fluminense e Vasco não ganharem o Cariocão, o bicho pega. O povo torcedor sai ás ruas, enfrenta a policia, se preciso o exército, e exige providências. Querem a cabeça do cartola, do treinador ou do boleiro que não demonstrou "amor" com a sagrada camisa do time. No caso da Seleção Brasileira, cuja ira aflora apenas de quatro em quatro anos, o treinador é o alvo preferido, porém em menor escala.
O futebol é o único motivo que deixa o brasileiro furioso e revoltado a ponto de enfrentar camburões, cavalos, escudos e bombas. Até a traição da mulher, antes penalizada com a morte, foi deixada em patamar menos significativo.Que os políticos saqueiem, mintam e atropelem o decoro e a ética, que se engalfinhem as poderosas emissoras de TV em busca do nosso dinheiro, que a mulher durma com o leiteiro (ainda existem?) e que o presidente apóie publicamente alguns salafrários. No entanto, não "bulam, não roubem nem achincalhem o time de coração do povão. Ai o bicho pega. Vale lembrar que o presidente do Senado provavelmente irá desfilar em Brasília como herói, e que a popularidade de Lula segue em alta.
Não podemos esquecer. Em 2010 haverá eleições, mas também tem Copa do Mundo. Dai...
___________________________________________
*Oswaldo Lavrado é jornalista/radialista, trabalhou muitos anos no Diário do Grande ABC - rádio e jornal - e comandou a equipe de esportes da Rádio Diário por 10 anos. Recebeu a Medalha João Ramalho, concedida pela Câmara Municipal de São Bernardo, juntamente com a equipe de esportes da rádio, pela organização da Copa Infantil de Futebol do Grande ABC, que reuniu cerca de 1,7 mil garotos entre 7 e 12 anos. Atualmente é editor do semanário Folha do ABC.
___________________________________________

27 comentários:

  1. Olá Lavrado

    Daí, que venha o Corinthians. Arrebentado, revigora-se e sai por ai cantando. Salve o Corinthians, campeão dos campeões...
    Por ter a maior torcida do Brasil (não é o flamengo), os políticos de aproveitam e saem por ai dizendo-se corintianos. Mentira! Eles são oportunistas e populistas.
    Como um bom corintiano, você soube dar boas pinceladas (cores quentes) na situação política em que vivemos. Será que ninguém vai fazer nada?
    Agora com a desculpa da gripe suína querem reativar o CPMF. Mais uma do PMDB e PT.
    Precisamos de uma “Queda da Bastilha”, tupiniquim, é claro!

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  2. Amigo Lavrado,
    amigos e amigas do Blog:

    É verdadeiramente incrível essa dicotomia do povo brasileiro. Sempre pronto a agir em relação ao futebol e passivamente omisso nas questões de sua representação política.

    Não vi, até hoje, nenhum estudo científico que demonstre a razão de tanta apatia.

    Parabéns, Lavrado, pela sensível observação e oportuna sacada.

    Se Deus é brasileiro, então vivemos no país das maravilhas, guiados por demoníacos representantes de si mesmos, com apoio do povo.

    É cada vez mais atual e oportuna a antiga afirmação de que cada povo tem o governo que merece. Afinal os políticos não cairam de paraquedas em Brasilia. Eles foram lá colocados pelo voto popular.

    Abração,

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  3. Ôi Lavrado!
    Olha, hoje não será preciso tirar seu binóculo do guarda-roupas, viu? Como você sabe, é feriado em São Bernardo, por isso, estamos sem aulas mais uma vez. Só que eu moro em São Caetano e a vidinha aqui segue normal.
    Parabéns pelo seu artigo. Lúcido. Sempre é bom que se bata nessa tecla, a omissão do povo brasileiro que só pensa em futebol. Faltou você acrescentar carnaval, caro Lavrado. Enfim, tudo que é festa faz a alegria do nosso povo. Com o incentivo dos políticos. Gostam de dar, a exemplo de Nero, pão e circo ao povo, para depois conseguir seu voto e o roubar na maior cara de pau!
    Beijos....

    Cindy - Metodista - São Caetano

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, amigos!
    Olá, Lavrado!

    Perfeita a associação que fazes, hoje, entre futebol e política. Nos dois casos, a interferência da paixão popular é diferente. No futebol, ai, ai, ai, ai...perdeu, o time, o treinador e os dirigentes estão ralados. Na política, temos observado, mesmo com fartos e fortes exemplos de prevaricação e afronta à ética, que os "dignos representantes" eleitos com o voto popular têm sido reconduzidos "ad nauseam" aos cargos públicos que pleiteam. Parece, inclusive, que são proprietários perpétuos dessas funções. Com a bênção do povo, que os elege sem, aos menos, pensar nas consequências de seu ato. Voto acrítico, vazio...A figura do dócil rebanho volta à cena de quatro em quatro anos, há séculos.

    Temos comentado o fato seguidamente neste espaço de comunicação interativa Em 2010 termos eleições gerais, novamente. Penso que a hora da mudança está chegando, no sentido em que agora estão escancaradas as falcatruas. Não há como negá-las. Daí vem a pergunta: Será que o povo vai enxergar que realmente chegou a hora da faxina? Da depuração? Ou será que tudo está tão podre e contaminado que não há mais como mudar?

    A imprensa, de modo geral, com algumas exceções, tem prestado um grande serviço à população, noticiando os fatos, investigando, trazendo a público a grande teia de armações que maus políticos teceram para transformar o que é público em bem privado, engordando suas posses e transformando o povo em indigente, em mendigo que aceita tudo, até a bolsa-esmola, grande engodo eleitoral que aprisiona o povo na mão de um bobo-alegre, espertalhão, que se julga o salvador da pátria. E continuará a ser considerado assim se nada fizermos para que haja transformação.

    Espero, ardentemente, que tenha chegado o momento da REFLEXÃO!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lavrado!

    Achei muito interessante o assunto que você tratou sobre esportes e política.
    É o que eu penso : se o povo brasileiro brigasse pela política como briga pelo esporte, teríamos um governo honesto e bem organizado. Mas, se a bola é mais importante para o povo, o governo deita e rola, e para piorar a situação, colocam em foco a questão da gripe suína para ocupar nossas mentes e não pensar nas coisas sujas que o governo faz.

    É como você disse, 2010 ano de eleição, mas ano de copa também, daí mesma história...copa do mundo distrai nossas cabeças e os políticos dão risadas...brincadeira !
    Temos que pensar mais nas nossas atitudes mesmo que a situação seja complicada!

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Prezado amigo-irmão Lavrado!
    Bons tempos aqueles onde o futebol era apenas o pão e circo das massas. Isso, por si só, já era detestável, tal como o Coliseu romano, usado para desviar a atenção do povo das questões políticas. Políticos realmente usam e abusam de ópio para embriagar as massas. Sejam os tradicionais futebol e carnaval, passando pela religião, e chegando ao “piscinão” ou restaurantes e farmácias populares, o que vale é ludibriar os inocentes úteis. E como funciona!

    Mas eu vinha dizendo que esses, pasme, eram bons tempos. Sim, a coisa piorou, e muito. Não basta mais que o fulano esqueça do “mensalão” torcendo para o Flamengo, ou que ignore o Marcos Valério livre, leve e solto, quando vê a Mangueira entrar. Na Sapucaí, evidentemente. Não, isso não é mais suficiente para os políticos. Agora eles querem mais! Querem usar o famoso pão e circo para a doutrinação ideológica das massas.

    É nesse contexto que escolas de samba mostraram em seu enredo carnavalesco do ano passado e anteriores figuras pitorescas como Hugo Chávez, que inclusive contribuiu financeiramente para o desfile. A “Vila Isabel Libertadora”, lembro bem, Lavrado, trouxe imagens de Simon Bolívar, Che Guevara e Fidel Castro, conclamando a formação de um só povo na América Latina. Ou seria Latrina? Parece mais adequado, lembrando que os políticos aqui fazem na vida pública o que fazem na privada.

    Mas voltando aos homenageados da Vila, dá até para entender porque tanta gente da esquerda defende o abrandamento dos crimes hediondos. Ora, o que é um assassino comum perto de Fidel Castro? Faz sentido defender um sursis para o “pobre coitado”.

    Pois é, se muita gente mais esclarecida já tinha motivos de sobra para ter certa implicância com o carnaval, devido ao fator entorpecente para as massas, agora não dá mais para segurar. Carnaval virou sinônimo de revolução socialista. Até nisso essa gente se infiltrou! Não ficaram satisfeitos em dominar universidades, escolas, a mídia e a Igreja. Tinham que atrapalhar até mesmo o carnaval.

    No futebol estão infiltrados faz tempo. O Médici, na época da ditadura, fez da Seleção Brasileira seu canal de aproximação com o povo. A conquista da Copa de 70 foi o que o General esperava para cair nas graças do Povo torturado e abatido pela ditadura sangrenta que ceifou vidas preciosas no Brasil, entre eles o jornalista Wladimir Herzog.

    Agora temos mais um fazendo a média com o futebol. Esse é corintiano e bate no peito, mostrando seu orgulho de ser alvinegro. O engraçado, Lavrado, é que nenhum político torce para a Portuguesa, Juventus ou a Francana. Não dá IBOPE, caro amigo... Muito menos votos!
    Parabéns pelo artigo!

    Um forte abraço a todos!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  7. Queridas amigas e amigos, lúcido Oswaldo Lavrado: impecável artigo, repleto de verdades incontestáveis. Nivea Andres lembra que virão as eleições, hora da faxina. OK, mas quem vai ocupar o trono? O Lula enganou e traiu todo mundo. O PT, que era o reduto da moralidade e da salvação nacional, se mostrou tão safado quanto todos os outros partidos. Ninguém escapa, são sim todos iguais, e a prova está aí -- Lula trocando abraços e beijos com os piores personagens do cenário político. Ficamos nós, os idiotas, vendo eles se lambuzarem nessa corrupção toda. O filho do Lula já está rico e ninguém fala mais nisso. É melhor ir listando cada escândalo do dia. E essa Igreja Universal, roubando dos miseráveis? Leiam a revista Veja desta semana. Vejam a foto da mansão do "bispo" em Campos do Jordão. É apenas um dos imóveis dele e tem 18 suites. Mas os idiotas são cegos, continuam enriquecendo essa gente. E parece que quanto mais denunciam, mais os crentes defendem seus líderes. Merecem pagar!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  8. Globo e Record brigando, uma contando os podres da outra. E ambas certamente com razão. Como pode uma rede de TV, que é uma concessão pública, pertencer a uma "igreja" liderada por notórios estelionatários? O Brasil não é um país laico?

    ResponderExcluir
  9. Ôi Lavrado...
    O Milton Saldanha cita as falcatruas dos poderosos como Lula, dando beijinhos nos antigos inimigos políticos. E o homem lidera pesquisas com todas as cachorradas que apronta. Eu pagaria para ver uma pesquisa com essa pergunta: "Qual a imagem que você tem dos políticos"? Se o Ibope fizesse essa pergunta Brasil afora, o resultado, explosivamente, traria adjetivos e substantivos impublicáveis. Os publicáveis incluiriam homenagens como desonestos, oportunistas, mentirosos, rapinas e o mais que fica por sua imaginação.

    Haveria exceções. Sempre há. Mas, de um modo geral, a imagem do político é a pior possível. Se já era uma lástima, o trabalho da imprensa, nos últimos anos, consolidou essa imagem, hoje guardada no ódio popular.

    E agora, em 2010, ano eleitoral, como fazer para mandá-los a campos de concentração? Pode ser um chavão, ou um lamentável lugar comum. No entanto, só há uma única saída - o voto. Não existe nada mais completo. Calmo, pacífico, consciente, espírito público, oferece tudo o que é possível para acabar com esse tipo de político.

    Sim, o voto, que é um direito, mas também um dever cívico e moral. Por isso, na escolha do candidato, todos devem se inspirar exclusivamente nos imperativos do bem público.
    Bjos...

    Liliana - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  10. Olá Oswaldo Lavrado...
    Não adianta disfarçar. Não são Sarney nem dona Dilma os responsáveis por toda essa bagunça que engloba todos os poderes da República. Por detrás de tudo isso está a mão manipuladora de Lula, o mesmo Lula do Mensalão, Lula da compra de votos com o Bolsa Família e o Lula que tem filhos milionários. No auge da crise que implica moralidade, nosso presidente resolve presentear Renan Calheiros com a concessão de uma rádio para seu filho. Já não existe nem mais a preocupação de disfarçar, o serviço prestado é pago na hora.

    Nada contra o companheiro Lula pagar suas dívidas e favores, mas quando isso se faz com a coisa pública, como a concessão de uma emissora de rádio, o problema vira nacional e mostra o lado feio desse governo que desde o início traz a mácula da desonestidade e da troca de favores. Deixemos de hipocrisia. Tudo nesse Brasil se faz com o beneplácito e a conivência do presidente Lula.

    Enquanto isso, vamos lotando estádios e torcendo para o nosso time do coração não ser roubado no gramado. Fora dele, todos nós somos roubados a cada minuto. A Liliana está certa. Nossa arma se chama VOTO!
    Bjos a todos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  11. Olá, amigos (as). Obrigado pelas observações, todas pertinentes.
    Hoje é feriado aqui em São Bernardo (456 anos) e tá todo mundo que aqui trabalha de papo pro ar. Aliás, feriado é outra coisa que o brasileiro gosta e briga. Tem folga na quinta, pronto, lá se vai o resto da semana. Enfim.
    Podem anotar, ano que vem o povão vai reeleger Sarney, Collor, Virgilio, Severino, Tuma, Temer,Palocci, Dirceu, Genoíno, Netinho (cantor), Timóteo, etc e tal. E, anotem, votará em Luxemburgo (senador pelo Tocantins) Milton Neves (governador em São Paulo) Marcelinho Carioca (deputado federal) e Andrés Sanches, presidente do Corinthians, recém filiado ao PT, (deputado estadual). De quebra, se for possível, mantém Lula lá.
    Percebem que só fazem passeata de protesto aqui na Paulista e em Brasíla para reivindicar terras, tetos, salários,os gays e similares. Os caras pintadas estão aboletados em carguinhos no goverdo do PT.
    Caro Saldanha, os filhos de Lula saltitam faceiros, livres, leves e soltos aqui em São Bernardo. Frequentam a avenida Kennedy, point noturno aqui perto de casa, em São Bernado, sempre sorridentes e felizes. Gastam nossa grana nos famosos botecos noturnos aqui ao lado. A filha do "home", Lurian, é minha amiga pessoal desde quando tinha 16 anos, hoje deve ter uns 30, é jornalista, defenestrou o pai várias vezes, mas agora está aliada e afinada com o "puder". Nem poderia ser diferente.
    Cindy, o binóculo está aqui,esperto e faceiro pra mirar as meninas que voltam às aulas na Metô.
    Edward "veio" de guerra, excelente seu artigo de hoje no "Comércio". De fato, agosto só produz desgraças e tranqueiras: eu sou produto deste mês. Você me ligou para os parabéns, lembra?. Então se cuide cara.
    Obrigados a todos
    Voltaremos mais tarde.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  12. Sabe, Oswaldo Lavrado, no Brasil, quando os homens públicos são flagrados em roubalheira e corrupção desenfreada, não sabem de nada, não viram nada, não lembram de nada. Culpa dos eleitores, que deveriam escolher candidatos que comprovassem, por meio de atestado médico, não sofrerem de amnésia. Bom seu artigo, Lavrado.

    Edward, também li sua coluna no "Comércio da Franca" hoje bem cedo. O jornal chega em casa antes das 6 da manhã. É uma briga entre eu, papai e minha mãe pra ver quem lê primeiro. "Desgostos de agosto", é o título da sua crônica excepcional. As notas também são ótimas, parabéns!
    Beijinhos...

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  13. Queridas amigas e amigos: popularidde não é passaporte para um lugar honroso na História. Getúlio Vargas foi popular e durante sua ditadura havia tortura e roubalheira; Médici foi popular e fez o governo mais tirano e repressor de todos os tempos; JK foi popular e na construção de Brasilia se roubou tudo e mais um pouco, formando impérios que hoje estão aí, cheios de arrogância; Jânio Quadros, super popular, saiu do governo, foi morar em mansão, ficou viajando e nunca mais trabalhou na vida, com mesada de uma empreiteira. Sarney chegou a ter um piscar de popularidade no Plano Cruzado, logo depois fez um péssimo governo e deu no que está aí; Collor viu sua popularidade subir como um cometa e caiu com a mesma velocidade, porque sempre foi ladrão. Lula é popular porque a miséria desse povo é tanta, que qualquer um vende sua consciência por quaquer trocado.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  14. Roberto Nogueira Coutinhoquinta-feira, 20 agosto, 2009

    Prezado jornalista Oswaldo Lavrado...
    Veja só como é o jogo do poder: oposição e governistas fizeram, no Senado, um acordinho. Os primeiros livraram o peemedebista José Sarney de uma montanha de denúncias, os segundos livraram o tucano Arthur Virgílio de outra boa porção de pepinos. E estamos conversados.

    PSDB e DEM, no entanto, ladinos como são, trataram de direcionar o noticiário. E fizeram isso sem muitas dificuldades, já que têm influência onde é fundamental ter.

    É por isso que se lê nos jornais coisas como “PT inocenta Sarney”. A imprensa embarca na boa, feito boba, no que determinam os barões da dita “grande imprensa”. E, assim, publica o que tucanos e demos querem. Ninguém diz que outros partidos votaram a favor do presidente do Senado, provocando o arquivamento das denúncias. Ninguém explora o fato de Arthur Virgílio, o tucanão enrolado em irregularidades, ter sido beneficiado no mesmo procedimento -e com o apoio do PT, diga-se.
    O problema é que parte da imprensa parece ter perdido, antes mesmo da obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo, a obrigatoriedade de pensar.

    Abraços,

    Roberto Nogueira Coutinho - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  15. Caro Roberto Nogueira, obrigado por seu comentário.
    No dia em que o atacante Sócrates foi apresentado no Santos, em coletiva no Ilha Porchat Clube, em São Vicente, o Rei Pelé, que estava presente, voltou a falar que brasileiro não sabia votar. Estávamos na mesma mesa e eu retruquei o Rei, argumentando que o povo não tinha em quem votar. Isso em meados dos anos 80, se não me falha a já gasta memória. Como diz acima o Milton Saldanha, a tranqueira política no Brasil vem de longa data. Nada melhorou, ao contrário piorou.
    Hoje a manchete do Diário do Grande ABC, aqui da região com cerca de 2,6 milhões de habitantes estampa: "Sessão em São Bernardo tem até voto fantasma". Na Câmara, no momento, havia 9 vereadores e apareceram 10 votos no painél eletrônico da Casa. A maioria do Legislativo de São Bernardo é composta de novos vereadores e o supeito da fraude, segundo o jornal, é um tal de Marcelo Lima (PPS), marinheiro de primeira viagem, eleito em outubro do ano passado.
    A Faculdade Política de Fajutos forma rapidinho seus atentos alunos.
    Então, votar em quem ?

    Abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  16. Ana Célia de Freitas.quinta-feira, 20 agosto, 2009

    Boa tarde Oswaldo Lavrado.
    Lúcido e pontual artigo,muito pertinente a comparação,concordo que o povo Brasileiro briga por seu time de coração e não se escandaliza com tanta corrupção.
    É tanto escândalo,mal apura um,já aparece outro,e talvez por esse motivo o povo vai deixando pra lá,e sempre que ocorre um escândalo encontram um jeito de mudar o foco,desta vez é a gripe suína.
    Triste é saber que Sarney vai sair dessa,e mais santo que nunca,e podem esperar que nas próximas eleições todos esses personagens desse e de outros rombos serão eleitos.
    Odeio político,mas amo política,é um assunto que me interess muito,mas as vezes me pergunto:Não sabemos votar?Ou realmente todos são corruptos?
    Adorei a ilustração,na medida.
    Abraçossss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  17. Pronto! Só me faltava essa.
    Estou eu aqui quietinho no meu canto, inocentemente, recebendo um salário justo pelos meus honorários prestados a população em geral, quando resolvi adentrar nesse blog.
    Qual foi o meu espanto?
    Respondo: — O meu espanto foi ver o tanto de pessoas corruptas que escrevem aqui, falando mal de mim.
    As maiorias de vocês estão ganhando um gordo salário do INSS, outros estão pegando bola por fora, que eu sei.
    Tem um professor aqui que vai à escola só para assinar o livro de presença, depois fica fazendo hora na praça da sé.
    Tem outro aqui que se esconde na praia, e fica falsificando quadros, e depois vende por uma nota preta.
    E esse Edward então! Anda com o pescoço e os punhos carregados de jóias, parece uma cerra pelada ambulante.
    Tem uma jornalista ai também, que mora numa mansão melhor do que a do meu amigo Edir.
    Ah minha gente, depois eu que sou a ovelha negra, coitado de mim eu não tenho nada, e sobrevivo com aquela miséria de salário de senador, Pode!!!

    >< José Sarney ><

    ResponderExcluir
  18. Eu queria convidar vocês, em nome de Jesus, para despreender de seus bens, AMEM, e entregarem de coração aberto a Jesus “AMEM”.
    Graças a Deus. AMEM. O demônio usa as mentes doentias como a desse articulador desse blog, para colocar minhocas em suas cabeças. “AMEM”. Eu não tenho nada, é tudo de Jesus. Eu só estou administrando, para a hora que ele voltar. AMEM.

    Edir Macedo “o anjo do senhor”.

    ResponderExcluir
  19. Meus queridos, obrigadio pela forssa.
    A ora qui eu abri o brog, não arrezisti a tentasão, e tive que escrever arguma cosa.
    Fiqei muto emossionado a hora que eu vi meus dois melhores amigus ai.
    Não tenho palavras para agradesser.
    Continua falano bem de mim.
    Os maiorez benefeciados serão voceis.

    LuLu

    ResponderExcluir
  20. Pra encerar...´
    Triste a Nação cujo povo perdeu o sentido da indignação e contempla passivo as ações de falcatruas, violência, disparates e ausência de caráter.
    Os políticos brasileiros agem da forma atual porque sabem que ficarão impunes. Assim também funciona o tráfico de drogas e de gente, pedofilia, estupros, violência contra menores e mulheres e todas as outras barbaries da atualidade. Uma coisa ao menos sobrou, a paixão coletiva e desfreada pelo futebol, única alavanca que tira o brasileiro do sério.
    A mutação ocorre na mesma proporção e um exmplo foi dado ontem no Morumbi pela torcida do São Paulo, que aplaudiu de pé o meia Richarlyson no jogo contra o Fluminense. Há poucos dias essa mesma torcida pedia a cabeça do rapaz por suas fracas atuações e, principalmente, por sua suposta opção sexual. Um disparate.
    Enquanto a TV "vomitar" BBBs, Fazendas, No Limites, Xuxas, Gugus e simillares a educação e informação permanecerão distantes a população.
    Novamente, obrigado pelas opiniões, todas, aqui inseridas.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  21. Isso me intriga e tenho que perguntar, mesmo parecendo ser implicância minha. Porque será que à noite, neste blog, só aparecem "tranqueiras"? Com algumas excessões, claro. Vejam os comentários feitos sobre esse importante artigo de Oswaldo Lavrado no período da manhã e à tarde e comparecem com esses imbecís que entram no período noturno. Fazem tipos e graças e usam fotos que podem comprometer esse blog, como a do Presidente da República. Tenho a impressão que só moleques, repito mais uma vez, com algumas excessões, entram no blog no período noturno, posso estar errado. É preciso tomar providências, do contrário a alta credibilidade desse espaço acaba.

    Uma boa noite!

    Miguel Falamansa - Botucatú - SP.

    ResponderExcluir
  22. Seu Falamansa, vê se cria juízo, essas tranqueiras que você fala, para mim é um verdadeiro artista.
    Eu particularmente entro nesse blog, só altas horas, por que é nessas horas, que não tem frescuras de puxa sacos.

    Da rocha.

    ResponderExcluir
  23. Minhas queridas ovelhas desgarradas do reino de Israel.
    O maior ser que já pisou nesse planeta foi o amado e querido mestre Jesus.
    Ele nos advertiu, “o que fizerdes a esses pequeninos, é a mim que os fazeis”.
    Quem são esses pequeninos!
    Eu lhes asseguro que a maioria absoluta dos comentaristas desse nobre blog, estão fora desse padrão de “pequeninos”, intitulado pelo nosso irmão maior Jesus.
    Pequeninos, são aqueles que acreditam nas promessas dos políticos, achando que as suas vidas vão melhorar.
    Pequeninos, são também os infelizes, que buscam ajuda espiritual em templos religiosos, e são ludibriados, por verdadeiros espertalhões da fé.
    Eu devo lhes confessar que quando Jesus disse: — “conheça a verdade e a verdade vos libertará”,
    na minha sã consciência, jamais Jesus disse que a verdade estava nos velhos testamentos. Ferramenta essa, que os espíritos das trevas encarnados, usam nesse mundo diabólico, para levar vantagens, sobre as mentes pequeninas que Jesus advertia.
    A realidade é que nós pobres mortais, não conhecemos, aquela verdade, que nos livraria das encarnações expiatórias, de duvidas e de dor, e das rodas kármicas, dos mundos das formas e desejos, que foi queimada pelo fogo “santo” da inquisição.
    No que diz respeito aos nossos governantes, só nos resta a lamentar, por que serão vitimas das suas conquistas materiais e de seus desejos iminentes, podendo ter perdido a última chance, de merecer a terra santa prometida.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir