quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sarney apronta, mas a culpa é da imprensa

Milton Saldanha
*

REI DO MARANHÃO PEGO COM A BOCA NA BOTIJA

A revista Veja desta semana vem se somar ao Estadão, Folha de S.Paulo, O Globo e outros veículos de alcance nacional e denuncia mais uma sacanagem do nosso ex-presidente e ilustre presidente do Senado Federal, José Sarney, também conhecido como Rei do Maranhão. Desta vez, amigas e amigos, é a denúncia da Veja sobre uma conta de nada menos que US$ 870.000,00 (haja zeros) no exterior. Vejam, não estamos falando de reais, o que já seria uma bela grana, estamos falando em dólares, movimentados através do Banco Santos, de triste memória. Não vou aqui entrar em detalhes, recomendo a leitura, na fonte original. Está tudo documentado, revelando a conta secreta. Seria a primeira e única? Como não acredito em Papai Noel já há algum tempo, acho que nem precisamos responder.
Mas a culpa é da mídia, diz o Rei do Maranhão, colocando-se como vítima de uma campanha de desmonte da sua imagem. Imagem? Que imagem? A do homem que se tornou parlamentar de alta confiança da ditadura militar e presidiu a antiga Arena? A do presidente que fez um governo falido e repleto de denúncias de corrupção? A imagem do presidente do Senado que montou uma verdadeira máquina de produção de escândalos, apostando na impunidade e na impossibilidade de ser descoberto? “Tenho 50 anos de vida pública”, alardeia o rei maranhense, como se isso fosse credencial e passe livre para tanto descalabro. Com tal folha corrida, seria melhor o silêncio.
Enquanto isso, o presidente Lula, que no passado baixava o pau no Sarney sem escolher palavras, tornou-se seu defensor perpétuo e juramentado. Quem mudou, o Lula ou o Sarney? Creio que nenhum mudou. No fundo, sempre foram iguais. Eles se merecem. Isso nada teria de ruim, seria problema deles, se pagassem suas contas. O problema é que tudo sai do bolso do sofrido povo brasileiro. Desde os tempos do José Dirceu na Casa Civil, ele mesmo, aquele do mensalão, o governo Lula vem usando uma palavra para definir sua política: governabilidade. Na teoria retórica, isso significa conciliação, paz, entendimento com todos. Na prática é bem diferente. É fechar os olhos a tudo, e fazer qualquer tipo de aliança, para que o governo seja minimamente incomodado. Já que fiz tantas perguntas, não custa fechar este comentário com mais uma, convidando todos ao debate democrático aqui no blog: alguém pode me provar o contrário?
____________________________________________________________
*Milton Saldanha, 63 anos, gaúcho da fronteira, é jornalista profissional, com mais de 40 anos de atividades. Começou em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 1963. Foi repórter e exerceu cargos de chefia em alguns dos principais veículos do Brasil, como Rede Globo, jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde, Diário do Grande ABC, revista Motor 3, Folha da Manhã (RS) e outros. Foi repórter em Última Hora, trabalhando com Samuel Wainer. Já assinou artigos e reportagens em mais de uma centena de publicações de todo o Brasil. Trabalhou também em assessoria de imprensa, para empresas e entidades públicas, como Ford Brasil, Conselho Regional de Economia e IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas. É autor do livro “As 3 Vidas de Jaime Arôxa”, pela Editora Senac Rio, e participou como cronista da antologia “Porto Alegre, Ontem e Hoje”, pela Editora Movimento, do Rio Grande do Sul. Assinou também orelhas de diversos livros sobre dança e música, de autores brasileiros. Um ano antes de se aposentar, quando era editor-chefe do Jornal do Economista, em São Paulo, fundou o jornal Dance, que em julho completa 15 anos. Tem novo livro pronto, ainda inédito. É “Periferia da História”, onde conta de memória 45 anos da recente história brasileira. Trabalha em novos projetos editoriais, como jornalista e escritor. Na área de dança, organiza uma coletânea com os melhores editoriais publicados no Dance. Atualmente prepara um livro sobre Maria Antonietta, grande mestra da dança de salão carioca, que morreu recentemente. Apaixonado por viagens conhece quase todo o Brasil e já visitou cerca de 40 países. Por hobby e paixão é dançarino de tango.
_____________________________________________________________

32 comentários:

  1. Prezados amigos(as) do blog!

    Considero sempre oportuno relembrar histórias verdadeiras de brasileiros de verdade. Leonel Brizola tinha um primo chamado José Calixto, que em 1961 liderou um grupo de trabalhadores rurais sem terra, espécie de MST da época - sem os vícios de alguns setores do movimento, hoje em dia -na região Noroeste do Rio Grande do Sul.

    Ao tomar conhecimento de que os militares teimavam em não aceitar a posse do vice-presidente João Goulart, com a renúncia de Jânio Quadros, Calixto reuniu 5 mil homens com suas pás e enxadas e seguiram a pé na direção de Porto Alegre, para lutarem em defesa da legalidade.

    Na metade do trajeto, sufoco para alimentar aquele monte de gente, o líder fez uma parada e disse aos comandados: “Eu vou deixar vocês roubarem um pouquinho. Quem quiser roubar um pouquinho dê um passo a frente”! Uma centena aderiu. E José Calixto disse: “Agora eu sei quem são os ladrões. Os que deram um passo a frente estão fora. Ladrão não luta pela Pátria”!

    Sábias palavras do líder camponês José Calixto. Como é que eu vou defender a minha Pátria se não passo de um reles ladrão? É triste olhar hoje algumas figuras muito falantes do Parlamento, como José Sarney, se dizendo patriotas e, por trás delas, fortunas colossais acumuladas de forma ilícita, a maioria depois que ingressaram na vida pública. Pior é que passam aos filhos a forma de proceder.

    Um forte abraço a todos

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Ôi Milton, essa do Edward acima é ótima! Quanto ao Sarney, as desculpas do rei do babaçu são as mais esfarrapadas possíveis, logo a partir de dizer que não sabia que tem um neto trabalhando no gabinete de um deputado. Avô mal informado, logo ele que sabe de tudo e um pouco mais. O caso do mordomo do Senado que trabalhou na casa de Roseana é folclórico. A conta bancária no exterior é uma piada sem a menor graça. O que vem ocorrendo no Senado, de um modo geral, é caso para fechar as portas, arrumar a Casa e abrir de novo, como fez o presidente Geisel para fazer valer o "pacote de abril". Lembra? Mas isso é coisa de ditadura e só merece repulsa. O fato é que alguma coisa precisa ser feita para dar um jeito no Senado (e na Câmara), onde a ordem do dia é uma montanha de pilantragens. Sarney, nesse ponto, superou-se. A coisa pra ele está feia. Situação é de barata em bico de pinto.
    Beijos...

    Karina - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  3. “José Ribamar Ferreira de Araújo Costa nasceu na cidade de Pinheiro, Maranhão, em 24 de abril de 1930. Adotou o nome de Sarney em homenagem ao pai, Sarney de Araújo Costa. Formado em direito em 1954, ingressou na política como suplente do deputado federal pela UDN (União Democrática Nacional).

    Foi eleito por dois mandatos como deputado federal (1958-1965) e, como um dos líderes do grupo progressista da UDN, defendia entre outras bandeiras, a reforma agrária no início dos anos 60. Em 1964, fez oposição ao golpe militar que depôs o presidente João Goulart. Com a instituição do bipartidarismo, em 1965, aderiu ao partido governista, à Arena (Aliança Renovadora Nacional)”.


    Olá Milton, bom amigo

    O pequeno trecho acima entre aspas foi encontrado na internet. Ele mostra como um político se torna volúvel, trocando seus interesses de acordo com o momento e o longo nome tão comum entre os herdeiros dos reinados que ainda existem no mundo. E ele age como tal. Não é a toa que tem a “alcunha” de “Rei do Maranhão”.
    Sarney não tem nenhum escrúpulo. Carreira política construída no Maranhão e senador pelo Amapá! Pode?
    O destino o transformou em presidente do Brasil. “Rei morto, rei posto”. Não que eu acredite que um possível governo de Tancredo Neves fosse melhor (outro rei), mas o oportunista soube aproveitar bem a oportunidade. Cresceu!
    Usando mão de obra e máquinas do Estado, criou uma praia defronte a sua mansão. Simplesmente mandou fazer um canal do mar até sua enorme propriedade.
    Entrou para a ABL pela portas dos fundos. Se sua obra literária tem valor ou não eu desconheço. É até possível que tenha. Mas, para que enfrentar o julgamento dos “imortais”?
    Os escândalos o envolvendo e a sua família sempre estiveram na mídia. E o homem continua lá!
    “Abra-te Sésamo” é a palavra mágica para se entrar na gruta. O Ali-Babá do momento quem será? Quem adivinhar ganha um doce.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  4. Olá Milton e Edward!
    Depois que a crise no Senado, com a questão dos atos secretos, passou a colocar no mesmo saco situação e oposição, o movimento para afastar temporiariamente Sarney da presidência da Mesa Diretora do Senado está se esvaziando. Pelo visto, nenhuma investigação na Casa evoluirá para um aprofundamento e a punição de todos os responsáveis porque todos são responsáveis. Basta um papel ali, uma testemunha acolá, um documento, e as "vestais" logo começam a aparecer. O rabo preso é geral. No máximo, os secretários, os "mordomos", um diretor mais obscuro levará a culpa e, depois de desaparecer por uns tempos, o veremos em algum cargo escondido pelos corredores do poder. As histórias vão se perdendo no horizonte do "deixa quieto", e logo inventam outra para ocupar o lugar. É o nosso Brasi!
    Bjos...

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Milton Saldanha e Edward de Souza...

    Fico impressionado com o destemor de alguns homens públicos brasileiros, que cometem os maiores absurdos na certeza de que nada vai lhes acontecer. Exemplo marcante disso é o senador maranhense (eleito pelo Amapá) José Sarney (PMDB), cuja podridão na vida pregressa e presente está começando a estourar de todos os cantos, exalando um cheiro insuportável.
    Abraços,

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos e amigas...
    Caro Saldanha. As denúncias sobre o comportamento desse Sir Ney fazem apenas parte de uma enxurrada de detritos que envolve o Legislativo, o Executivo e o Judiciário verde-amarelo. Como lembra acima o nosso Edward, a prática indecente passa de pai pra filho (vide os Magalhães, Lula - pai, filhos e irmãos - e outros)com a maior naturalidade. A política, desgraçadamente, virou indústria da mentira, falcatruas, estelionatos, corrupção, gatunagem e enriquecimento ilícto. Impunes e milionários os envolvidos retornam quando bem entenderem. Brasília virou um feudo que se estende aos estados (governador e deputados) e municípios prefeito e vereadores). Pior é a cara de pau dos meliantes, vide Sarney, Edmar Moreira, Zé Dirceu, Palocci, Maluf, Serra e bagrinhos de menor expressão.
    Está passada da hora de um basta. O momento é de expurgo dessa camarilha, mas quem vai expurgar ? o povo no voto ? A sociedade, acomodada, parece ter perdido o senso de indignação e, pior, virou cumpice da rapina e tenta, a sua maneira, usufruir da malandragem que campeia na Ilha da Fantasia inserida numa República de Bananas.
    Vamos em frente.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, amigos!

    Milton Saldanha, como sempre, vai ao "x" da questão! E o Edward, oportunamente, faz a chamada perfeita para o corpo do texto: "Sarney apronta mas a culpa é da Imprensa". Sim, se não fosse a Imprensa, ninguém saberia o que a maioria dos políticos apronta lá para os lados do Planalto Central, uma região diferenciada, que abriga a maior população de larápios por metro quadrado desse país...

    Se não fosse a Imprensa não saberíamos dos atos secretos (pode isso?); da Fundação Sarney (que o próprio tem a cara de pau de dizer que não é administrada por ele...); das contas no exterior; da contratação ilegal de parentes e apaniguados, que "trabalham" por telepatia; das mansões milionárias que, por "esquecimento", não são declaradas à Receita; e assim vai, a lista é interminável, afora o que ainda não conhecemos.

    Pois bem, me admira, ainda, que o primeiro mandatário da República venha a público dizer que Sarney não pode ser tratado como um homem comum...Pensando bem, até que ele tem razão! Sarney não pode ser tratado como um homem comum, simples, honesto,trabalhador, digno, cumpridor dos seus deveres, como quase todos o somos. Sarney deve ser destacado como uma ofensa à nação,como um ser vil, detestável,nojento, abominável, tão criminoso como o mais abjeto dos assassinos, porque está matando a nossa crença, a nossa confiança, as nossas esperanças de construirmos um país melhor para todos.

    A certeza da impunidade, o corporativismo e a ânsia por mais poder têm descaracterizado a política, transformando-a em simples instrumento para satisfação de interesses particulares. Quem teria que ter honestidade para mexer com o dinheiro público age apenas para locupletar a si e aos seus, esquecendo dos milhões de brasileiros que mal têm para sobreviver - é que esses só existem na hora do voto.

    A tal governabilidade tão propalada por Lula nada mais é que o medo de perder o apoio do PMDB, sem o qual não resiste a base governista. Daí a defesa intransigente dos corruptos e a amizade agora tão estreita com antigos inimigos, de triste lembrança (vide melosos abraços entre Lula e Collor, ontem em Alagoas, no pacmício eleitoral pró-Dilma!)

    Por essas e outras inúmeras e sobradas razões, Milton, não podemos provar o contrário, como perguntas, ao término de teu artigo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Milton e Edward...
    Os nazistas começaram matando inicialmente os deficientes e doentes mentais. Depois passaram a matar comunistas e demais inimigos do regime. Em seguida começaram a matar as raças que consideravam inferiores e o resultado o mundo inteiro sabe. O povo alemão foi perdendo a capacidade de se indignar e lentamente viu-se cúmplice do regime mais brutal da história.

    Isso é o que acontece a uma nação que, como nós, começa a aceitar como tolerável e permissível toda sorte de crimes, de contravenções, de falcatruas e de desmandos. Não nos assusta mais que o presidente do senado edite atos secretos para beneficiar parentes e correligionários, como também não nos deixa indignados que um motorista de coletivos arraste uma adolescente presa na porta até a morte. Perdemos nosso senso de indignação e de tanto sermos bombardeados com notícias terríveis, criamos uma couraça que parece nos proteger de tudo.

    Em que país se toleraria que ninguém fosse preso depois do escândalo do Mensalão? Onde ficaria impune um juiz que malversou as verbas públicas e roubou milhares de reais hoje espalhados em paraísos fiscais? Só aqui, onde Lalau repousa sua velhice em casa.

    Os ingleses passaram mais de trinta anos a procura de Ronald Biggs até que ele entregou-se e hoje negam sua condicional mesmo ele estando com a saúde debilitada. Aqui qualquer um pode matar, roubar, violentar e assaltar que a Justiça branda e pouco célere lhe garante a liberdade que hoje goza o jornalista Pimenta Neves, mesmo sendo criminoso confesso e tendo matado pelas costas a namorada. Já se fala em libertar Susaninha, aquela que matou o pai e a mãe para satisfazer seu namorado e botar a mão na herança familiar. Ela hoje posa de boa e arrependida moça.

    Assistimos diariamente, no horário nobre, as grandes cidades brasileiras virando palco de guerra com tiroteios cerrados entre bandidos e polícia. Isso seria inconcebível em qualquer outro lugar, mas no Brasil virou rotina e nem desperta mais o interesse da imprensa. Todos os dias bandidos são encontrados mortos nas favelas e becos e nem merecem mais a crônica policial. Briga entre traficantes é o diagnóstico e o caso fica encerrado.

    Precisamos voltar à indignação, a indignação dos justos e dos pacientes ou vamos todos, de tanta tolerância, acabar num país onde nada mais nos assusta nem causa espécie, um país onde nenhum de nós gostaria de viver.

    Beijos...

    Liliana

    ResponderExcluir
  9. Todo o poder é do povo no regime democrático. O primeiro princípio da Constituição é que o poder emana do povo e em seu nome é exercido.

    O problema do Brasil não é o
    Sarney. É de quem o colocou lá.

    A classe média, a mais espoliada da história, se abstém de votar nas eleições porque "abomina" os políticos. Por conta disso,deixa de tomar as rédeas de seu próprio destino e faz como Pilatos. Enche o tanque de combustível e vai para a praia.
    Por isso proliferam os Sarneys, Lulas, Collors, etc, insuflados e mantidos pela escória da sociedade. Exatamente aquela que aplaude o "rouba mas faz" porque se identifica com o slogan.

    Quando será que vai cair a ficha?

    Parabéns e obrigado grande Milton Saldanha. Está consagrado com açulador mór.

    Abraços,

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  10. Amigos do Blog, ainda um lembrete e um pedido! Após apreciarem o excelente artigo de Milton Saldanha e deixarem seus comentários, não esqueçam de votar no prêmio Top Blog. Como só é possível um voto por endereço de e-mail, usem endereços diferentes que tenham e peçam aos amigos para votarem. Vamos valorizar este espaço de comunicação e interação e mostrar que, além do juri acadêmico, podemos passar pelo crivo popular, também, pela qualidade do Blog do Edward.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela lembrança, Nivia! Estamos na reta final, quem quiser pode conferir, clicando no selo acima, pertinho da antiga máquina de escrever. Vote, mesmo que já o tenha feito, só para ter acesso ao Top Blog. Nosso site está em comunicação, você escolhe lá essa opção. Estamos na categoria profissional, ao lado de outros, com enormes chances de chegarmos em primeiro lugar. Precisamos da força de todos e a Nivia lembra bem. Quem possuir um ou mais endereços pode votar com eles que será aceito.

    Professor João Paulo, estamos em equipe. Fica a critério do colunista enviar ou não a sugestão para ilustrar o texto. Na maioria das vezes isso não ocorre e, como um editor de jornal, e esse blog é um jornal, fica para mim escolher o que melhor se adapte ao assunto e postá-lo.

    Estou surpreso com os comentários até agora. Riquíssimos, desde a Karina, J. Morgado, Oswaldo Lavrado, Paolo Cabrero, Professor João Paulo, Édison Motta, passando pela Ana Paula, Nivia e Liliana. Brilhantes. Um show de conhecimento de todos. Meus parabéns! Amanhã outro palpitante assunto com a Nivia Andres, preparem-se! E vamos em frente...

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  12. Ôi Milton, qualquer pessoa de bom senso certamente vai concordar com seu artigo. Discordar como? Sabe o que me deixa indignada? Ver que todos esses escândalos acontecem e ninguém é punido. Muitos irão discordar, mas por muito menos que isso o Ex- Presidente Collor foi cassado. Ou encontraram provas concretas para incriminá-lo? Vou além. Seu assecla, PC Farias, também nada teve que o incriminasse. Recebia apenas as doações de campanha. Tentaram colocá-lo na parede, dizendo que havia dinheiro irregular de empreiteiras e nada até agora. PC sabia muito e foi eliminado. Descobriram quem o matou? Quanta podridão nesse País. O "Mensalão", citado acima, se fosse no Governo Collor introduziriam a pema de morte no País e ele seria executado em praça pública. Deu em nada no Governo Lula. Velhaco e bem orientado, Lula usou a velha tática de advogados de porta de cadeia. Negativa de autoria. Não sei, não vi, nem ouvi. Pronto! Ficou por isso mesmo. Com Sarney a história se repete e a negativa de autoria está de volta. Triste....
    Abçs a todos...

    Ana Caroline - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  13. Olha, Ana Caroline, eu não morro de amores pelo Collor, como sei que vc também não. Ele até fez um bem ao País, quando gritou que aqui só se fabricava carroças. Depois disso a qualidade dos nossos carros melhorou e muito. Mas foi um grande safado. Sua esposa, a Rosana (era isso, não?) aprontou um monte. Colocou uma cambada de parentes ladrões na LBA e destruiu o único órgão social sério que esse País já teve. Coube a FHC, depois dessas falcatruas, fechar a LBA, o que foi uma pena. Mas a instituição havia perdido toda a credibilidade nas mãos de Collor e sua esposa. Sei disso porque minha mãe trabalhou anos e anos como Assistente Social na LBA aqui de Campinas. Foi transferida para o INSS onde se aposentou. Sem contar, Ana Caroline, com a nomeação de Zélia Cardoso de Mello para o ministério mais importante do Governo, o da Fazenda. Surrupiou nosso dinheiro, ou melhor o dinheiro de todos os brasileiros, alguns até se mataram e hoje vive na Europa, gozando a grana que roubou aqui. Collor aprontou sim, Ana Caroline. Como esses agora, Lula e sua corja e Sarney posando de honesto.
    Bjos, amiga...

    Ísis - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  14. Caro Edward, muito bom o artigo/desabafo do Mário Saldanha. É triste o momento vivido pelo Senado, onde nossos representantes teimam em confundir o dinheiro público com o privado. É preciso que o povo brasileiro, responda em 2010,com um voto consciente e indignado, todas essas peraltices e péssimos exemplos desses políticos medíocres que infestam nosso congresso e fazem atrasar o país, empobrecendo mais ainda potitica e economicamente nosso já tão sofrido povo. Um abraço de um leitor/eleitor indignado/escaldado, Armando.

    ResponderExcluir
  15. Queridas amigas e amigos: hoje vou passar rapidiho por aqui, pois estou na bela Joinville cobrindo o festival anual de dança, o maior do mundo,com 4 mil a 5 dançarinos/bailarinos e 50 mil pessoas de público em 11 dias do evento. Mas não poderia deixar de agradecer a todos pela participação, com meus cumprimentos pela qualidade das opiniões e também dos textos. Muito bom mesmo. E, pensando bem, se formamos esse coro dos indignados e temos coragem de colocar nossos nomes aqui, é porque nem tudo está perdido. É importante resistir, sempre. O Lula, desculpem a franqueza, me irrita profundamente quando esquece dos compromissos que já teve com os trabalhadores e com suas promessas de campanha. Tornou-se um cínico. O cara fez da presidência um projeto pessoal, é a carreira dele que interessa, e como disse um amigo meu recentemente, mata até a mãe para continuar no poder. Isso explica tanto cinismo. Apoiar Sarney, trocar abraços e elogios carinhosos com Collor, ladrão comprovado sim (ou esqueceram dos 5 milhões de dólares do Uruguai?), fazer acordos com Jader Barbalho. É de vomitar. Eu já estava farto da corja da direita e agora estou farto da corja que me ofende quando se diz de]a esquerda, onde sempre estive. Já existe uma idéia por aí, ainda vaga, mas que precisa ganhar corpo, de se fechar o Senado. Para que serve o Senado? Serve para tudo isso que está aí. Basta a Câmara Federal, que pode ser reduzida. A maioria dos países desenvolvidos não tem Senado, só Câmara. E nada muda. E mais: defendo a tese de vestibular para candidato. Para entrar em faculdade tem vestibular; para tirar carteira de motorista tem exame teórico e prático; para entrar em serviço público tem concurso. Por que não ter vestibular para candidato? E mais ainda: quem já foi condenado na Justiça ou cassado por seus pares teria que ficar banido da politica para sempre. Os sarneys vão, mas voltam.
    Tô de saco cheio dessa cambada!
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  16. Leonardo Junqueira Gabrilisquarta-feira, 15 julho, 2009

    Boa tarde pessoal!
    O Milton Saldanha, no artigo e nos comentários feitos aqui no blog, mostrou sua indignação, como muitos outros participantes. O articulista de hoje termina dizendo que está cheio dessa cambada. Quis dizer político, Milton? A pergunta tem uma razão de ser. Eu estou cheio de políticos do Norte-Nordeste. Até quando vão continuar gerindo os destinos desse País? Exatamente o lado pobre do Brasil, que vive de bolsas e elege um presidente inculto, que também é da "terrinha" e compromissado com tipos de gente como Sarney e companhia. Como pode um Estado rico como São Paulo, Milton e amigos (as) do blog, ficar a vida toda nas mãos de nordestinos? Antonio Carlos Magalhães mandou e desmandou nesse Brasil durante anos e anos e ainda por cima queria nos enfiar o filho e neto. A foice do destino ceifou dois felizmente, ficou um e logo vai dar trabalho. Nós, paulistas, trabalhamos para sustendar essa raça no "Puder". É chegada a hora de dar um basta nesse estado de coisa.
    Abraços deste revoltado...

    Leonardo Junqueira Gabrilis - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  17. Prezado senhor Leonardo, não vejo o motivo do prezado amigo ter tanto ódio assim dos nordestinos. Sou nascido em Salvador, Bahia e tenho orgulho de ser baiano, ou se quiser, soteropolitano. Terra de ACM, verdade, mas também de Rui Barbosa e muitos outros nomes que empunharam a bandeira da decência nesse País. Outra coisa, senhor Leonardo. Os nordestinos assumem o "puder", como diz o senhor, por falta de competência dos paulistas. Porque não surge um político capaz em seu Estado, caro senhor? Por isso, não adianta destilar veneno pra todos os lados. O ditado é claro: "cresça e apareça"!
    Uma boa tarde, senhor...

    Romildo dos Reis - Salvador - Bahia

    ResponderExcluir
  18. Olá amigos e amigas!

    Leiam com atenção:

    - Para nascer, Maternidade Marly Sarney;

    - Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou, Roseana Sarney;

    - Para estudar, há as seguintes opções de escolas: Sarney Neto, Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney;

    - Para pesquisar, apanhe um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney e vá até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade particular do Estado do Maranhão, que o povo jura que pertence a um tal de José Sarney;

    - Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante, ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM, todas do tal José Sarney. Se estiver no interior do Estado ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário, do tal José Sarney;

    - Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (recém batizado com esse nome, coisa proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor);

    - Para entrar ou sair da cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney. Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas "maravilhosas" rodovias esburacadas maranhenses e aporte no município José Sarney.

    Não gostou de nada disso? Então quer reclamar? Vá, então, ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney...
    Seria cômico se não fosse tão triste....
    Infelizmente, o texto é verdadeiro...Durmam com um barulho destes!
    Beijos...

    Gabriela (de volta das férias mas sem aulas ainda)- Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  19. Gabriela

    PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS...

    Com maestria impar você descreveu um império egocêntrico, ou um egocêntrico império. No andar da carruagem, daqui a pouco o Estado do Maranhão terá seu nome mudado para SARNEYNHÃO OU SARDEYDÓPOLIS, ou coisa parecida...

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  20. Calma amigos Leonardo e Romildo. O problema do Brasil, e este é o assunto do blog de hoje, são os homens e não suas origens. A canalhice tupiniquim independe do sotaque.
    Gente, o que esperar de um País que tem um presidente fanfarão, manipulado, com pose de estadista de periferia, que odiava Collor e agora ama Collor, que chutava Sarney e agora beija Sarney ? que vislumbrar de um País cuja cultura política abastece o ego desse mesmo presidente com vultuosa aprovação e que sugere um terceiro mandato ? Faria ele, por acaso, parte dos 300 picaretas por ele denunciados há questão de 20 anos ?
    Desanimado, o povo brasileiro desistiu de indignar-se com as falcatruas e, sem generalizar é claro, prefere, ao contrário de combater a canalha, aliar-se aos falcatruadores.
    Lamentável.

    abraços
    Oswaldo Lavrado

    ResponderExcluir
  21. È minha gênte, infelizmente no Brasil está assim
    "SE CORRER O LULA PÉGA, SE FICAR O SARNEY CÓME". O pôvo não tem para onde fugir.
    Acompanhando tudo o que aparece na midia, tenho a impressão que NÃO existe mais vergonha na cara de NENHUM politico, por mais que nos roubem ,por mais que sejam descobertos, enquanto não houvér uma "REVIRAVÓLTA" em nósso País
    continuaremos a assistir esses desmandos com a conivência dos três poderes e NADA será feito.
    Quem éra inimigo ferrenho, passou a ser amigo intimo, tudo por causa dos interesses escusos e da podridão ,corrupção e ladroagem que impéra na politica em geral, desde a Prefeitura de Praia Grande,(exemplo) até a Presidência da Republica
    É por isso que meu vóto é NULO.
    Abraços ao Milton saldanha pelo artigo, ao Edward pelo exelênte Blog e a todos amigos que aqui deixam seus comentários.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  22. Gente, que delícia esse blog, tem sempre de tudo. Quando some o Padre, aparece um professor, digamos, meio aloprado com uma música "infernal". O blog do Edward tem que ser o primeiro lugar. Precisa vencer esse TOP BLOG ou vou dizer que é marmelada. Toda a nossa turma da Metodista, mesmo em férias, votou. Agora, sobre esse assunto do Milton Saldanha hoje. Só não concordo com o Senhor Admir Morgado, com todo o respeito e sei que ele, democraticamente vai entender assim. Anular voto não resolve a situação do Brasil. Ao contrário, piora. É com o voto, nossa ferramenta, que escolhemos os mandatários do País. Essa é a única arma que temos, senhor Admir. Para isso lutamos pela democracia. É preciso sabermos escolher bem nossos representantes. Como fazer isso? Lendo, acompanhando os noticiários, mostrar interesse na política do País. O exemplo aí está. Com todos esses escândalos que surgiram, tem gente que ainda vota no tal Sarney e no molusco do poder. O Delfim Neto não sai da Câmara de Deputados com mais de 50 mil votos sempre. Um crápula que afundou esse País e filhote da ditadura. Vamos votar sim, senhor Admir, mas com consciência.
    Beijos a todos!

    Cindy- São Caetano- (Metodista)

    ResponderExcluir
  23. Cindy, estou com você!
    Muito importante reforçar que nós (povo) temos o poder de mudar muitas coisas e não podemos perder jamais a capacidade de nos indignar e passar a achar comum as "maracutaias" e irregularidades. Temos que reagir sempre que a oportunidade nos for dada como na época das eleições. No país do "jeitinho" chamado Brasil o que falta é consciência! Que pena que a população tem a memória curta e não aprenda a votar, ou então desiste de exercer sua cidadania!
    Beijos...

    Arnaldo Faria - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  24. Calma gente eu não sumi não, estou só corujando.

    A política sempre foi corrompida pelos interesses pessoais de poucos.
    Já que eu sou um padre vamos voltar alguns anos da nossa história.
    Quem matou Jesus foi à política da época.
    Os sacerdotes da época cultivavam nas mentes das massas inocentes, que deveriam levar ao templo, animais para serem sacrificados. Na entrada do templo em Jerusalém, havia um enorme funil, que colocavam animais para serem sacrificados.
    Cortavam as artérias desses animais para que o sangue escorresse por dutos subterrâneos, que iam direto para a indústria de adubos que eram das famílias dos sacerdotes.
    Tiravam o couro dos animais que iam imediatamente para os curtumes, que também eram das famílias dos sacerdotes.
    As carnes de primeira eram distribuídas entre eles, e as de segunda eram vendidas em mercados que eram justamente das famílias dos sacerdotes do templo.
    Coincidência né com a nossa política!
    Ai chegou Jesus que disse que devemos amar Deus em espírito e verdade, e que aquela pratica de sacrificar animais não agradava a Deus.
    Jesus atraiu vários seguidores, e por conta disso o faturamento do templo começou a cair.
    O que resolveram então a política da época.
    Vamos eliminar esse rabi, senão vamos à falência!
    O restos todos já sabem a perseguição veio até os dias de hoje.
    Brasília é o templo da corrupção, funis de bocas largas, estão constantemente esperando o sangue dos trabalhadores em ritmo de impostos absurdos, para ser distribuídos entre os sacerdotes pelas veias das corrupções atuais. Estão tão entrelaçados uns aos outro, de uma forma tão especial, que o interesse de um é o interesse de todos eles.
    Usam joguetes de estratégias absurdas, para ludibriar nós os pobres mortais, que fingimos acreditar na inocência de quem juram de pés juntos, “eu não sei, não fui eu, isso é calunia, isso não me pertence”.
    Cada vês mais eu acredito que não está no poder de nenhum chefe terrestre por ordem nesse abençoado planeta que é a nossa morada provisória.
    Enquanto o dia do juízo final não chega, vamos dar um jeito de criarmos juízo, e tentarmos votar naqueles que acreditamos que vai ser o nosso representante.
    Mas com pouca esperança, por que o que mais acontece, é eles nos decepcionarem constantemente.

    Padre Euvidio.

    ResponderExcluir
  25. Cindy, minha jóvem, bôa noite Tendo retornado ao Blog, deparei-me com seu questionamento a respeito de meu comentário.
    Devo dizer-lhe srta, que a respósta para tanto ja FOI DADA em seu comentário, quando se refere ao molusco, ou aos donos do poder, TODOS corruptos. Diga-me então, se o que temos para escolher é só politico vagabundo, que faz da politica uma profissaõ, e vive mais de cinquenta anos ROUBANDO o pôvo, se candidata e GANHA novamente, ou se a srta , eu e os demais eleitores votamos em um candidato que se nos paréce honésto, porém ao tomar pósse e se inteirar do que é a politica,torna-se apenas "mais um" dentre todos.
    Meu comentário expressa a MINHA opinião e lhe digo, jóvem eu já votei e por vária vêzes me decepcionei com meus candidatos os quais julgava honéstos,porém trairam a confiança que eu lhes havia depositado quando neles votei
    Será que em todas as eleiçãoes que tenha eu votado, não consegui votar em nenhum candidato
    honésto ? Não moça, votei julgando-os merecedores de meu vóto, mas me desiludi com todos eles e por isso NÃO vóto mais em ninguem.
    Desculpe-me pela franqueza em meu comentário, mas só uma LIMPEZA geral na nóssa politica poderá quem sabe um dia fazer deste nósso País um lugar que possamos nos orgulhar de dizer : SOU BRASILEIRO, e não vai ser o SEU vóto, o meu o de tantos outros que irá mudar o cenário politico do Brasil, e torna-lo de fato um exemplo de democracia.
    A propósito, tudo o que relatei e que me fêz tomar a decisão de VOTAR NULO,é consequencia do noticiário DIARIO da midia falada,escrita e televisionada, as quais acompanho diariamente onde não passa um dia sem que se descubra mais um escandalo na podridão da politica brasileira e que o nósso iluminado e analfabéto Presidênte agóra achou por bem apelida-los de verdadeiros PIZZAIOLOS.

    Parabéns srta Cindy,aceito sua opinião sõbre mim democraticamente,pois democratico também é o NOSSO blog.

    Abraços mais uma vêz Edward e obrigado por permitir o debate no BLOG

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  26. Ana Célia de Freitas.domingo, 19 julho, 2009

    Olá crianças...
    Miltom belíssimo texto.
    O que mais me deixa perplexa é que a maioria dos Brasileiros assistem tudo de mãos atadas,estão tão acostumados que não se indignam mais,e assim eles tomam conta,também não morro de amores pelo Collor,mas aprontaram tão ou mais quanto ele, e nem por isso sairam do poder,continuam engordando seus impérios.
    Brasil,meu Brasil Brasileiro...
    Ana Célia de Freitas.Franca/SP.

    ResponderExcluir