sexta-feira, 31 de julho de 2009

NO BRASIL, QUEM TEM UM OLHO É REI

OS INTOCÁVEIS
*
J. MORGADO
*
O filme e a série "Os Intocáveis”, nos mostram os anos 30 nos Estados Unidos, mais precisamente em Chicago, o crime organizado combatido por policiais incorruptíveis. Eu disse o filme. Não sei se a ficção corresponde à verdade. Essa mesma violência foi combatida em Nova Iorque e em muitos outros locais daquele país com o tão propalado plano “Tolerância Zero”. Os resultados foram ótimos. A criminalidade baixou consideravelmente! Este pequeno arrazoado poderia ser entendido assim: lá vem o J. Morgado falando de tolerância zero outra vez. Não meus amigos. Pretendo inverter a situação. Os intocáveis a que me vou referir não são policiais. Vou falar do governo de nosso país que deveria ser incorruptível.
Nesta tão sofrida Nação, “quem tem um olho é majestade”. Refiro-me a riquezas astronômicas aliadas aos mandatos eletivos, que começam com o de presidente, passam pelo congresso e terminam com o de vereador. Depois, vêm os nomeados (parentes, amigos, etc.). E as “eminências pardas”? Estes são aqueles que “governam” por trás dos mandatários. Sempre há um! Ficam na obscuridade, mas, são os que se locupletam com o erário público e negociatas. Usam os “laranjas” e alguns nem se importam com isso. Confiam que nunca serão descobertos ou no tal “jeitinho brasileiro” ou corrompendo e sendo corrompidos por funcionários públicos e até mesmo por altos funcionários de empresas privadas nacionais e estrangeiras. Os eleitos gozam de fórum privilegiado se pegos com a mão na massa. Os ministros só podem ser julgados pelo Supremo (salvo engano) e os outros contam com a morosidade e os meandros da justiça. Os advogados...? Caríssimos! São pagos pelo que foi “desviado”! Surpreendente, se não fosse trágico.
Nas cadeias, os bandidos e rufiões de todos os naipes. Afinal cadeia não foi feita para os criminosos de colarinho branco. E quando acontece um caso, o indivíduo goza de todas as regalias que o dinheiro pode conseguir. Fala-se muito em policiais corruptos, no entanto tem-se notícia que os presídios destinados a esses profissionais vivem lotados. Sinal que as corporações lutam para que o mal seja debelado ou pelo menos diminuído, mesmo com o pouco caso que as autoridades eleitas fazem da segurança pública neste país. Novelas como o caso do banqueiro Dantas se arrastam. Será que isso aconteceria em um país de primeiro mundo? Fortunas conseguidas de maneira “misteriosa”, não são declaradas no imposto de renda! Coitado do assalariado que fizer isso!
E os “trens da alegria”? Uma prática proibida, mas que os “nobres” parlamentares e o governo sempre acham uma maneira de driblar através de concursos fajutos ou outras manobras infames. Os “cabos eleitorais” precisam ser resguardados.
E agora, surpreendam-se aqueles que ainda não viram os noticiários nos jornais escritos e televisivos. Viramos “lixão” do mundo! Em vários portos brasileiros, toneladas de lixo adicionado em contêineres vindos da Inglaterra. E pasmem! Segundo as últimas notícias um brasileiro radicado no Reino Unido está por traz dessa estupidez. Acostumados a enviar a podridão doméstica para a África e outros locais de terceiro mundo, estão fazendo o mesmo com o Brasil.
Poderia aqui ir escrevendo, escrevendo... Seriam muitas laudas para se mencionar apenas uma parte do que esses “intocáveis” fizeram e continuam a fazer e, provavelmente, ainda continuarão a fazer por muito tempo. Assim, meus amigos, aqui no Brasil o governo não nomeou policiais com carta branca para acabar com o crime organizado. Afinal, os Intocáveis são eles!
__________________________________________
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. Morgado escreve quinzenalmente neste blog, sempre às sextas-feiras. E-mails sobre esse artigo podem ser postados no blog ou enviados para o autor, nesse endereço eletrônico:
jgacelan@uol.com.br
____________________________________________________________

57 comentários:

  1. hola cielo, como siempre dandome un tiempito para visitarte y aprender mas de ti, conocerte y ser fiel a ts publicaciones, aunque muchas veces cielo, me es dificil, leer a todos mis amigitos, ai que ruego me disculpes por la ausencias que sonajenas a mi, un besito y que tengas un buen fin de semana

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigos e amigas!
    Enraizado na sociedade brasileira, a corrupção é hoje um câncer que se dissemina praticamente por todas as esferas de poder, em especial as instituições públicas. Malefício que vem de longe – a história da vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808 já mostrava isso com as gastanças exageradas e privilégios aos apaniguados da Corte –, a corrupção só ganhou força, chegando hoje a níveis intolerantes, tamanha a desfaçatez com que agem os adeptos da Lei de Gerson.

    Os exemplos desse quadro sombrio gerado pela corrupção são inúmeros e praticamente não passa um dia sequer sem que um fato dessa ordem apareça nas manchetes dos noticiários dos jornais e tevês. Como regra perversa, os conchavos e acordos em prol de interesses espúrios acabam se sobrepondo aos princípios da ética e da legalidade, ganhando até como incentivo o sentimento de impunidade que acaba prevalecendo na maioria dos casos.

    Até quando é possível conviver com essa realidade? A sociedade brasileira não pode perder a capacidade de se indignar com fatos e comportamentos dessa natureza e de cobrar providências das autoridades. A esperança é de que um dia instituições e homens públicos se pautem unicamente pelo interesse coletivo e não façam dos cargos mero subterfúgio para se locupletarem.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  3. Olá J. Morgado e Edward de Souza...
    A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para nada. Por isso estou começando a suspeitar que o problema não esteja no ladrão corrupto que foi Collor, ou na farsa que é o Lula. O problema está em nós. Nós como Povo. Nós como matéria prima de um país. Porque pertenço a um país onde a esperteza é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais.

    Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal e se tira um só jornal, deixando os demais onde estão. Pertenço a um país onde as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser "comprados", sem fazer nenhum exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no ônibus, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar. Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o pedestre. Um país onde fazemos um monte de coisa errada, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes.

    Quanto mais analiso os defeitos do Sarney, Fernando Henrique e do Lula, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem "molhei" a mão de um guarda de trânsito para não ser multado. Está muito claro... Somos nós os que temos que mudar. Creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda nos acontecendo.
    Bjos,
    Um bom final de semana a todos!

    Gabriela - São Paulo

    ResponderExcluir
  4. J. Morgado, Edward e amigos do blog. Se não me engano, faz um mês que "Os Intocáveis" armaram mais uma. Os caras de pau aprovaram na Câmara Federal emendas na Lei Eleitoral que permite aos candidatos concorrerem a cargo mesmo que tenham extensas fichas criminais, desde que ainda em tramitação. Vejam o absurdo desse nosso Brasil. Um cidadão para ser porteiro do seu prédio tem de ter ficha policial e judiciária limpa, mas para governar o País, o Estado ou fazer parte do Legislativo ele pode colecionar dezenas de processos desde que a lentidão de nossa Justiça garanta que nenhum deles está concluído.

    Assim, quem lesou o fisco, quem manteve trabalhadores em regime de escravidão, quem manipulou eleições investindo em verbas publicitárias está livre para se candidatar, ser eleito e cometer as mesmas patifarias sob o beneplácito dessa nova lei.
    Nessa pisada, qualquer dia desses teremos Beira-Mar no Congresso. Esse o nosso País...
    Bjos,

    Andressa - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  5. Prezados amigos do blog!
    Nos Estados Unidos, ainda em cartaz e fazendo sucesso o musical “O Fantasma da Ópera”. Aqui no Brasil o quente são “Os fantasmas do Congresso”. Cada país tem a ópera que merece.
    Abraços...

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  6. Pois é amigos...
    A cada dia surgem mais escândalos, roubalheiras e falta de caráter. As revistas semanais estão fartas de matérias que seriam altamente suficientes para que o estádio do Maracanã ficasse lotado por políticos corruptos. A verdade é que nunca se viu, em tempo algum, tantos desmandos práticados por aqueles que deveriam dar um bom exemplo. Por outro lado, o povo brasileiro tem culpa nessa baderna, por votar em elementos de conduta duvidosa mais que comprovada. Um dia, talvez, o país consiga livrar-se dessas aves de rapina, ou como são chamados pelo J. Morgado, "Os intocáveis".
    Abraços...

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  7. Queridas amigas e amigos, guerreiro J. Morgado: Parabéns pelo texto e pelo tema, sempre atual, importante e indispensável. Todos os comentários aqui postados contam com minha simpatia. Concordo. Mas discordo de uma tendência, quase geral, de se apontar os problemas do Brasil como se fossem exclusivos do Brasil. Como se aqui fosse o pior dos mundos e lá fora o paraíso e terras de santos. Amigos e amigas, nesta quarta-feira completei 64 anos. Passei toda minha vida viajando pelo Brasil e pelo mundo. Contabilizo cerca de 40 países visitados, sendo que em alguns voltei várias vêzes. Aos Estados Unidos foram 3, Argentina 20, Europa em geral 5. Na primeira vez que fui à Europa lá fiquei 4 meses, só viajando. Não tomem essas contagens por exibicionsimo, seria uma mediocridade imbecil. Faço isso apenas para provar que conheço razoavelmente o mundo. E que não trocaria o Brasil por outro lugar, apesar de tudo que sabemos e combatemos. Na Alemanha vi gente bem vestida burlando a máquina do metrô com bilhete vencido; nos Estados Unidos vi mendigo comendo em lata de lixo, foi chocante; na Suiça, acreditem, vi uma favela próxima a uma estação de trem; na Bélgica a truculência policial é revoltante; a corrupção na Itália é endêmica e se alastra por todos os cantos, fora a máfia organizada e bem armada; Portugal viveu meio século de ditadura corrupta e truculenta; a Espanha idem; na Grécia você é abordado por achacadores em cada esquina; na França a falta de higiene dos bares e restaurantes é quase generalizada; na Holanda a suposta liberação gerou todo tipo de desrespeito à condição humana, a começar por prostitutas expostas em vitrines; e vai por aí, a lista seria longa e variada. É claro que pincei um exemplo diferente para cada país, mas todos eles têm centenas de problemas que os brasileiros desconhecem. Não acreditem em mitos e mentiras. O lixo do mundo é igual, aqui e lá fora! Isso não significa que não seja deslumbrante. As viagens valem a pena. Só vamos parar, por favor, com essa mania de dizer que o tal Primeiro Mundo é quase perfeito. Ainda vou publicar aqui uma lista de tudo que o Brasil tem melhor que eles.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  8. Amigo e mestre Morgado;
    Queridos amigos e amigas do Blog:

    Não resisto à tentação de confessar, publicamente, que tive o privilégio de ler o artigo de hoje, "Os intocáveis" em primeiríssima mão, na casa do Morgado, em Mongaguá, no último sábado.
    Disse a ele que encaminhasse ao Edward porque, com certeza, garantiria os elevados índices de frequência que estão sendo honrosamente mantidos por este Blog.

    Quanto ao mérito, creio que a Gabriela, com muita propriedade, tocou no amago da questão: o problema não são os politicos mas quem os elege.

    A sociedade brasileira precisa mudar. O Brasil está predestinado a ser potência, líder da nova ordem mundial. Mas, pergunto: com esse povo? Que exemplos daremos para o mundo?

    Grande abraço,

    édison motta
    Santo André, SP

    Em tempo: quero compartilhar a opinião do amigo professor João Paulo, de Diadema. O melhor nome para o jornal da paróquia do padre Euvidio é " Diario do Sossego", feito com uma equipe mista, integrada por estudantes da Metodista e da Casper Líbero.

    ResponderExcluir
  9. Roberto P. Mendonçasexta-feira, 31 julho, 2009

    Prezado J. Morgado e amiguinhos do blog. Esse texto eu achei perfeito.
    Através de Moisés, Deus relacionou os Dez Mandamentos para o homem. Ocorre que há também os dez mandamentos que norteiam a vida do político brasileiro, e nessa parte o Criador não teve nenhuma participação, acompanhem: 1º Nascer cansado e viver para descansar. 2º Amar a sua cama como a si mesmo. 3º Se vir alguém descansando, ajude-o. 4º Descanse durante o dia e durma à noite. 5º O trabalho é sagrado. Por isso, não toque nele. 6º Tudo aquilo que puder fazer amanhã, não faça hoje. 7º Lembre-se de que nunca ninguém morreu por descansar. 8º Quando sentir vontade de trabalhar, respire e espere que ela passe. 9º Se o trabalho é saúde, que trabalhem os doentes. 10º: Meter a mão no cofre público faz bem à saúde e é o único esforço permitido.
    E então, está correto?
    Abraços!

    Roberto P. Mendonça - São José do Rio Preto - SP.

    ResponderExcluir
  10. Eurípedes Ferreirasexta-feira, 31 julho, 2009

    O Milton Saldanha tem mesmo razão. Lá fora é bem pior que aqui. Eu, que já viajei 230 vezes para Cuba, presenciei esse acontecimento, acompanhem: O presidente Lula esteve em Cuba e ficou impressionado com o número de pessoas usando sapatos furados, rasgados em cima etc. Intrigado perguntou a Fidel Castro qual a razão desse absurdo?
    A mais de 40 anos das ditas melhorias e as pessoas maltrapilhas andando pelas ruas centrais de Cuba.
    Como pode isso companheiro Fidel?
    E Fidel responde:
    - E no Brasil, é diferente? Vais me enganar que lá todo mundo tem sapato novo?
    Responde Lula:
    - Companheiro Fidel, considere-se convidado a ir ao Brasil e conferir. Se encontrar qualquer cidadão com sapatos furados, tem minha permissão para matar essa pessoa.
    E aqui vieram os dois...
    Assim que desembarcou, Fidel notou logo de pronto um velho Sr. de sapatos rasgados e furados no saguão do aeroporto vindo em sua direção. Não pensou duas vezes. Sacou de sua 45 e encheu o velho de chumbo grosso.
    Em tom irônico falou ao Companheiro Lula. Esse já era!
    Que cara é essa de espanto, Lula?
    Trato é trato. Não é?
    Responde Lula:
    - Sim, mas realmente fiquei preocupado agora, pois acabaste de matar o Embaixador de Cuba no Brasil.
    Viram como tudo lá é pior que aqui?
    Abraços...

    Eurípedes Ferreira - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  11. Olá Saldanha

    Bom amigo

    Parabéns pelos seus 64 anos feitos no dia 29 de julho. Para quem gosta de horóscopo, eu e você somos do signo de leão.
    Gostei de sua explanação sobre as mazelas existentes em países do primeiro mundo. Só que são mazelas de primeira grandeza (hahahahahahahahaha). Eu também as conheço. Enfim, não poderia ser diferente, o ser humano com suas imperfeições está em toda parte.
    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Joaquim Quintino Araújosexta-feira, 31 julho, 2009

    Senhor J. Morgado! A cada dia "Os Intocáveis" ficam mais poderosos. Essa acabo de extrair de um jornal aqui de MInas, veja se pode: "Sem que tenha herdado ou acertado alguns concursos da mega-sena acumulada, o ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso (PMDB) é dono hoje de vasto patrimônio: 1 - 145 fazendas no Brasil; 2 - poços de petróleo e imóveis comerciais na Europa; 3 - hotel em Paris; 4 - uma praia na Bahia. 5 - ilha em Angra dos Reis; 6 - imóveis nos Estados Unidos; 7 -150 carros. Apenas.

    Com essa turma da banda podre do PMDB ninguém pode, senhor Morgado, e dela fazem parte, além de Newton Cardoso, Jader Barbalho e José Sarney, entre outros representantes da borra humana da política brasileira. Por isso, senhor Milton Saldanha, não me importa se na Europa é pior. Primeiro temos que varrer nossa casa, que está podre!

    Joaquim Quintino Araújo - Belo Horizonte/MG

    ResponderExcluir
  14. Caro Eurípedes Ferreira, em Cuba tive a rara oportunidade de visitar o palácio mais luxuoso do país, dentro de uma chácara linda e arborizada. Não é aberto a turistas, mas eu era convidado oficial, como jornalista, e me levaram lá. Tenho fotos do palácio, é deslumbrante. Quando o Papa visitou Cuba ofereceram o palácio para ele se hospedar, mas o Papa recusou porque certamente achou que não pegaria bem para sua imagem ficar num lugar tão suntuoso. Pois bem, sabe o que era esse palácio? Respire, espere um pouco... Era a residência do embaixador brasileiro em Cuba nos anos 50 e 60. Comprado ou construído, portanto, com nosso dinheiro.
    Sem mais comentários, abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  15. Ôi Senhor Morgado... Eu acho que a Gabriela foi feliz em sua explanação. Sejamos honestos, os políticos não vieram de Marte, eles saem do meio do povo e querem "se dar bem" como quase toda a população, em menor ou maior grau. Muitos brasileiros adoram furar fila, estacionar em local proibido, jogar cascas e outras coisas pela janela do carro ou apartamento, buzinar e/ou ouvir som nas alturas em área residencial, discriminar idosos e deficientes, maltratar animais, invadir áreas públicas e não se preocupam com o meio ambiente. A melhora disso está dentro de nós e começa em casa. Parabéns pelo artigo e meus cumprimentos à Gabriela pelo comentário...
    Bjos,

    Priscila - São Paulo - Cásper Líbero

    ResponderExcluir
  16. Eurípedes, eu tinha esquecido mas agora lembrei: o embaixador do palácio foi o Vasco Leitão da Cunha.

    ResponderExcluir
  17. Olá Gabriela e Priscila

    Veja meu artigo “Tolerância Zero”.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, amigos!

    Texto irrepreensível do nosso guru, J. Morgado, que ressalta, de maneira excepcional, o que nós, seus colegas, vimos repisando, em nossos artigos e não de forma subliminar; escancaradamente,diria - a corrupção sempre existiu,sempre vai existir, não há maneira de eliminá-la enquanto existirem mais vozes a seu favor e, mesmo, exercitando-a, do que contra,agindo para eliminá-la. Eu já, escrevi, também, que o maior comparsa dos "intocáveis" é o povo, aquela massa acrítica e manobrável, que se aquieta com qualquer esmola e se esforça para reproduzir o modelo proposto pelos políticos pois lhe parece o único que pode proporcionar vantagens!

    Enquanto o povo, ou uma parcela significativa da sociedade não tomar providências, a coisa vai continuar assim, ou pior...

    Interessantíssimo o comentário do Eurípedes, que só corrobora o que nosso colega Milton Saldanha disse: Não pensem que no primeiro mundo é melhor o quadro. Não é!

    ResponderExcluir
  19. Amigo J.Morgado, obrigado! E aproveitando o gancho da sua ótima crônica, como sempre, agora temos essa nova pérola do Lula querendo se desatrelar da imagem do Sarney, porque percebeu a repercussão negativa. O cara diz que não tem nada a ver com o Senado. Como não tem? Desde quando um presidente da República nada tem a ver com o Senado? Será que o Lula acha que todos os brasileiros são idiotas? Esse cara é mesmo um blefe.
    Abraço grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Quando o assunto parte pelo lado da corrupção fica difícil um cidadão de bem como eu fazer algum comentário.
    Mas vamos lá. Já faz dois anos que eu compro vinho para a paróquia.
    Eu aprendi a tirar as rolhas das garrafas, apenas com ar injetado.
    Usando essa tática, não estrago a rolha.
    Eu compro vinhos baratos, de altos teores alcoólicos, e no meu laboratório que fica escondido no porão da igreja, eu falsifico, reenchendo novamente as garrafas de vinhos caros, ai eu misturo suco de uvas com álcool combustível e açúcar, para render o dobro, (o problema é quando os sacerdotes soltam puns, estão reclamando que furam as cuecas).
    Eu ganho com isso oitenta por cento do faturamento.
    É verdade que eu estou mancomunado com o dono da casa de bebidas, que me dá uma nota subfaturada.
    Assim eu estou em dia com a contabilidade da igreja.
    A coisa ruim é que os altos teores alcoólicos dos vinhos estão fazendo com que os padres, consumam mais vinhos, e conseqüentemente, virando alcoólatras.
    Outra coisa são as velas.
    Eu no meu laboratório, já domino a técnica de usar as velas derretidas e colocá-las em tubos de PVC, com um barbante no meio e, depois, de desenformada eu vendo novamente para a igreja.
    Tudo isso eu faço por uma boa causa. A grana que eu estou ajuntando é justamente para dar inicio ao meu jornal.
    Conto com a contribuição de todos vocês.
    Por favor, continuem mandando os nomes.
    No final vamos fazer uma votação no blog do padre para ver qual o escolhido.
    O vencedor ganhará uma caixa de vinho do porão do padre.

    Obs. “O jornal do porão”, também é um bom nome, vocês não acham?

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  22. Gente do blog...
    grande Morgado, parabéns pelo artigo de hoje "Os Intocáveis".
    Um dia, no Ilha Porchat, em são Vicente, quando da apresentação do jogador Socrates (ex-Corinthian), no Santos e com a presença de Pelé, um dos assuntos no bate papo informal foi a declaração do Rei que "brasileiro não sabe votar". Pelé defendia sua tese, mas retruquei: ' Pelé voce pode até ter razão, mas me aponte, agora, um candidato confiável, pode ser a vereador, deputado, senador, prefeito, governador, presidente ". O Negão coçou a cabeça e respondeu: " você não deixa de ter razão, além do povo não saber votar, também não há ninguém com credibilidade para ser votado". Isso foi em meados da década de 80. Antes, durante e agora a coisa não melhorou, ao contrário.O futuro pode ser mais negro..
    Vejam, por exemplo, o caso Sarney e a posição desse energúmeno que ocupa a presidência deste País.
    Precisa mais. Parabéns "véi" Morgado. Paz, muita Paz.

    Abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  23. Milton,

    Quando a coisa começa a engrossar "elle" volta à velha prática de não ver e nem saber de nada.

    Assim mesmo, é recorde em popularidade. Não é mesmo um país feito para "elle"?

    Lá fora pode até ser pior. Mas que somos surreais, quem haverá de duvidar?

    Abração,

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  24. Olá amigos

    Faz dois dias que não vejo os meios de comunicação tocar no assunto do lixo importado. Porque será?

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  25. Quando eu vi o artigo de hoje, eu tinha certeza que ia sobrar pra mim. E não deu outra, virei saco de pancadas.

    José Sarney

    ResponderExcluir
  26. Amigo Édíson Motta: o populismo do Lula se explica como se explicou no passado o do Getúlio, Jango, Jânio e, ainda que muito passageiro, o do Collor. O povão se encanta com factóides, enxerga o homem e não a estrutura, espera por salvadores e cruza os braços, não assume sua própria responsabilide. O detalhe é que toda semana o Lula fala alguma asneira, mas o governo vai bem em diversos aspectos, isso é inegável, porque conta com um tremendo grupo ministerial, que sabe implementar algumas políticas públicas e sabe tocar com prudência a política econômica. O recente pacote econômico para enfrentar a crise internacional, por exemplo, foi muito bom. O PAC, goste-se ou não, queira-se ou não, ativa a economia e gera empregos. A desoneração fiscal de alguns setores chaves permitiu passar sem traumas a crise. O superávit fiscal caiu mas ainda continua muito bom, com reservas sólidas. A política externa, salvo pequenos erros, é bem conduzida. Onde peca o governo? Na conciliação sem limites, para continuar no poder, em nome dessa merda que apelidam de "governabilidade". Os corruptos então continuam impunes e aliados, deitando e rolando. Na minha interpretação, mesmo com o Lula falando besteira, o governo no geral vai bem, tem bons cérebros, e só não é muito melhor e merece todas as críticas por causa deste último aspecto.
    Abraço fraterno,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  27. Correção urgente do cochilo: onde está superávit fiscal leia-se superávit primário. Para quem não sabe, traduzindo esse economês, é a sobra de caixa do governo depois de pagas todas as contas.

    ResponderExcluir
  28. Eu estava muito preocupado com a Nivia. Ontem não deu o ar da graça e hoje pensei que não vinha também. Ufaaaaaaaaaa.... Agora que vi o rostinho da Nivia, sou outro padre. Vou até tirar o vinho importado que escondi debaixo do colchão pra comemorar....

    Padre Euvídeo

    ResponderExcluir
  29. Lendo a matéria de hoje, eu lembrei o dia que o padre Euvidio me chamou para ir ao porão da igreja para ver a sua banda tocar. O padre era o vocalista, dizia ter a vós mais pura do universo. Na realidade a vós do padre era pura, mas pura merda.
    A bateria desafinada e fora do tom, não entrava em acordo com o baixo, o tecladista era cego, ficava tateando o teclado, pois tocava em braile.
    O padre com a guitarra na mão e gritando mais que um macaco engasgado, desafinava mais que adolescente querendo engrossar a voz.
    Foi ai que o padre me disse para dar um nome na banda.
    Sem pensar duas vezes, eu disse “OS INTOCÁVEIS”.

    DOUTOR QI.

    ResponderExcluir
  30. É, bela matéria JMORGADO. Nós estamos atolados até o pescoço nessa corrupção maldita.
    Fico com todos os comentários do Milton Saldanha. Só quero acrescentar uma coisinha: poderíamos ter pelo menos vez ou outra, um puniçãozinha.

    Um brasileiro – Alto Paraíso - GO

    ResponderExcluir
  31. Doutor Q.I., por favor, coloque seu cérebro para pensar e volte urgentemente para o MOBRAL. Como pode ter coragem de escrever tantas besteitas com erros de português em cada frase? Fico pensando, o mal deste País é mesmo cultural. Por essa razão, esses tais doutores Q.I.s da vida vivem elegendo esses analfas como ele para dominar nosso País. Prezado DR. Q.I. ( é assim que se escreve, pra começar, o seu próprio apelido). voz é com z, e sem acentuar o "O", entendeu. Escrever "vós" com acento no "O" e com acentuação me derrubou da cadeira. Vou proibir meus filhos de lerem comentários neste blog... É gozação. Vai ser burro assim lá em Diadema, pelo amor de Deus!!!

    Dario F. Franco - Suzano - SP.

    ResponderExcluir
  32. Caro Dario F. Franco, o senhor até que tem alguma razão em relação ao comentário do Doutor Q.I mas, que mal pergunte: por que Diadema ?
    Continue, por favor, prestigiando nosso blog

    Abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, Senhor Oswaldo Lavrado!
    Sou notívago. Perco sempre o sono e meu calmante é navegar pela Internet. Olha, respondendo sua pergunta, morei alguns anos em Diadema. É a cidade que tem mais analfabetos por metro quadrado neste Brasil. Para o Senhor ter uma idéia de como o povo daquela cidade é estilo Doutor Q.I. desse blog, basta ver a Prefeitura da cidade. Faz anos a fio que é ocupada pelo PT. Quem vota nesse "povinho"? Quem coloca Lula disparado nas pesquisas de popularidade? Os cabeças chatas, caro Senhor Lavrado. Esse é o habitante de Diadema. Todos vindos da Santa Terrinha acamparam ali. E olha lá. Esse tal de Dr. Q.I. deve morar numa das muitas favelas da cidade. E que favelas... Ganham água, luz e algum por fora para morar ali... E votar no PT.
    Passar bem, Senhor Oswaldo Lavrado!

    Dario F. Franco - Suzano - SP.

    ResponderExcluir
  34. Edward, obrigada pela visita que fez ao meu blog hoje! Quero cumprimentá-lo pelo Selo Blog de Ouro, outra grande conquista desse seu espaço muito disputado por todos nós.
    Aproveito para deixar meus parabéns ao Senhor J. Morgado por mais esse artigo corajoso e de importância, mostrando o lado podre de nossa política.
    Um ótimo final de semana pra todos vcs!

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  35. Edward, meu parabéns pelo Selo de Ouro, uma premiação importante concedida pela Editora Abril. Você, seu blog e amigos jornalistas merecem!
    Aplausos.....
    Beijinhos,

    Gabi - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  36. Ilustríssimo senhor Dario F. Franco - Suzano - SP.
    Eu na autoridade de Dr. “QI” não lhe devo satisfação por que eu quero e insisto em escrever o meu pseudônimo da forma que eu escrevo.
    A sua ignorância assimilou a foto com Quociente intelectual, mas não é isso que eu quero passar com o “QI”.
    A hora que eu tecia o meu comentário aqui nessa caixa de diálogos, fui interrompido pela minha jovem e bela mulher, que sedutora me chamava para mais uma noite de amor.
    A minha pressa em terminar o comentário foi tão grande, que eu não quis nem saber de corrigir os meus erros de ortografia, pois aquela bela silueta feminina de curvas perfeita era mais importante do que uns “esses” ou “erres” faltando ou trocados nas minhas escritas.
    Eu também sou um notívago, mas com uma grande diferença no que diz respeito aos seus costumes, pois quando eu perco o sono, ao invés de procurar erros ortográficos de marmanjos na internet, eu faço amor com a minha linda bela e jovem esposa.

    DR. “QI”

    ResponderExcluir
  37. Querido amigo e mestre professor João Paulo, eu sou seu fã. Quando entro no blog eu faço questão de ler os seus comentários na integra.
    Pois eu aprendo muito com o seu jeito simpático e lúcido de escrever. O ser humano tem por obrigação de tornar a vida em um eterno aprendizado.
    As minhas conquistas no plano material e afetivo são graças a essa inesgotável força de vontade que eu tenho em querer saber cada vez mais.
    Também sou consciente que quanto mais eu aprendo, mais eu sei que nada sei. Às vezes na vida encontramos muitas pedras de tropeço, como esse cidadão sem nenhum escrúpulo que é esse tal de “Dario F. Franco - Suzano – SP”, que tenta desanimar os irmãos de caminhada com palavras que ofendem.
    Se eu tivesse que escolher uma pessoa para me defender, com certeza essa pessoa seria você, pois mostrou lealdade, amizade e tolerância com a miséria humana, com suas palavras sabias e precisa postada nesse seu penúltimo comentário.

    DOUTOR “QI”

    ResponderExcluir
  38. A D. Beatriz, organista numa igreja, tem 80 anos e é solteira. É admirada por todos pela sua simpatia e doçura. Uma tarde dessas me convidou para ir lanchar na sua casa, e eu fiquei sentado no sofá, enquanto ela foi preparar um chá. Olhando para cima do órgão, eu reparei numa jarra de vidro com água, e lá dentro boiava um preservativo.

    Quando a D. Beatriz voltou com o chá e as torradas, eu não resisti a curiosidade perguntando o porquê de tal decoração em cima do órgão. E me responde ela apontando para a jarra:
    "Ah! Refere-se a isto? Maravilhoso, não é padre Euvidio? Há uns meses atrás, ia eu a passear pelo parque, quando encontrei este pacotinho no chão. As indicações diziam para colocar no órgão, manter húmido e que, assim, ficava prevenida contra todas as doenças. E sabe uma coisa padre? Este Inverno ainda não me constipei".

    ResponderExcluir
  39. Oi gente! Boa tarde.
    Eu acabei de ir lá no blog desse tal Euvidio. Eu acho que ele não é padre nada. Fiquei horrorizada com as coisas que ele escreve. Achei muito feio.

    ResponderExcluir
  40. Bunito é a senhora né dona!!! Eusábado, 01 agosto, 2009

    .

    ResponderExcluir
  41. Edward, meu parabéns pelo Selo de Ouro, uma premiação importante concedida pela Editora Abril. Você, seu blog e amigos jornalistas merecem! Mas saibam vocês que, se não fossem os meus amados dólares ter molhado as mãos dos articulistas desse premio, você não teria esse selinho de ouro!

    Zezé Sarna

    ResponderExcluir
  42. Prezados amigos (as) deste blog...
    Realmente, foi uma surpresa. Recebemos neste sábado, enquanto muitos discutem besteiras e picuinhas, ao invés de analisar e comentar o importante texto do Jornalista J. Morgado, o "Selo de Ouro", premiação da Editora Abril para os quatro melhores blogs do País.

    Incrível, mas recebemos três ou quatro mensagens até agora nos cumprimentando pelo prêmio. Exatamente de amigas como a Liliana e Gabriela, jovens estudantes de, pela ordem, Medicina e Jornalismo, além do nosso estimado "Sarney" (sic), que nos ajudou com dólares para receber o prêmio (sic). Claro, uma brincadeira de quem se passa pelo tal, mas aceitamos e agradecemos os cumprimentos.

    Não sei o que pode acontecer com o TOP BLOG. Estamos entre os 100 melhores do Brasil, depois dos mais de cinco mil que foram inscritos. Por aí, pelo tempo de postagens, já é uma vitória. Como essa premiação depende e muito de votos, peço a quem ainda não votou, que o faça e indique o blog para amigos e amigas. Vamos tentar o impossível, mas felizes, todos nós, seis mosqueteiros, pelo prêmio alcançado hoje.

    Amanhã tem nova postagem, tem Oswaldo Lavrado com mais histórias de rádio. Segunda tem Nivia Andres. Muita atrações nesta semana e a promessa de uma série especial sobre os bastidores do Bebê-Diabo. Você vai saber como eram feitas as reportagens, quem as fez e quem escreveu a única que deu processo ao jornal. Enfim, outra inédita sobre o caso jornalístico mais famoso do País, que rendeu filmes, livros, literatura de Cordel e ficou marcada como a série que mais vendeu jornais em bancas do nosso País.

    Vivi tudo isso, fiz a primeira matéria que me valeu o título de "Pai do Bebê-diabo" e acompanhei toda essa sequência, muitas vezes lado a lado de quem escreveria a matéria do dia seguinte.

    IMPORTANTE: essa série nenhum foquinha conseguiu detalhe pra escrever livro nas coxas. É INÉDITA para todo o Brasil. Que fique atento meu caro amigo Professor João Paulo da Silva.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  43. Amigos do Blog, Edward, bôa noite a todos
    Vamos comemorar juntos com o Edward
    o recebimento do Selo de Ouro que é concedido pela Editora Abril, aos 100 melhóres Blogs do BRASIL.
    Uma proeza e tanto, mas merecida a homenágem.Parabéns Edward e parabéns a todos participantes do agóra laureado Blog.
    Quanto ao artigo do Mestre e amigo J.Morgado, quem acompanha sempre o noticiário na midia falada,escrita e televisionada,já está cansado de lêr e assistir o que se passa com nóssos politicos
    Todos, sem exeção, tem o "rabo prêso".por isso que a corrupção, a roubalheira e a vagabundagem tomou conta dos Três Poderes.
    E tudo acaba em PIZZA
    Não vou me alongar em meu comentário, pois sou muito radical, e poderia escrevêr o que não devo, mas penso !!
    Espéro que o pôvo não acórde tarde demais.

    BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS

    Alguns fatos recentes

    Verba indenizatória secreta na Câmara e no Senado
    02. Castelogate, o deputado Edmar Moreira e sua segurança privada
    03. Agaciel Maia, diretor-geral do Senado, e sua mansão
    04. Horas extras nas férias para funcionários da Câmara e do Senado
    05. Chico Alencar (PSOL-RJ) contrata correligionário
    06. Diretor do Senado usava apartamento funcional para família
    07. Sarney utiliza seguranças do Senado no Maranhão
    08. Nepotismo terceirizado
    09. Tião Viana empresta celular à filha em viagem ao México
    10. Diretores no Senado: eram 181
    11. Assessora de Roseana Sarney também era diretora
    12. Renan emprega sogra de assessor no Senado, filho na Câmara, tem funcionários fantasmas e aliado recebendo verba indenizatória em Alagoas
    13. Filha de FHC trabalha de casa para senador
    14. Diretora de comunicação do Senado em campanha
    15. Deputado Alberto Fraga (DEM-DF) contrata empregada doméstica
    16. Deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) contrata empregada doméstica
    17. Deputado José Paulo Tófano (PV-SP) contrata empregada doméstica
    18. Tasso Jereissati (PSDB-CE) e os loucos por jatinhos
    19. Gráfica do Senado imprime material de campanha
    20. Funcionários do senador Adelmir Santana (DEM-DF) prestam serviço a vice-governador

    São só pequenos exemplos a NÃO serem seguidos.

    Abraços a todos e um ótimo domingo
    de preferência SEM chuva.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  44. Vencedor Edward de Souza, dileto amigo: mais do que parabéns pela conquista do Selo de Ouro. Ficamos todos orgulhosos e felizes. Outros virão, com certeza. Você merece nossas homenagens, como líder dessa Confraria.
    Abraço irmão,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Prezado Edward de Souza!
    Aceite meus sinceros parabéns pela premiação deste blog. Estou muito feliz, como se o prêmio fosse meu. Considero esse blog uma casa nossa, onde todos se reunem diariamente para um gostoso bate-papo, discutindo cultura. Mais que merecida, justíssima homenagem!

    Abraços,

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  47. Olá meu amigo/irmão Edward

    Valeu seus esforços. Dormir tarde e levantar cedo. Madrugadas postando matérias, caprichando na diagramação e na ilustração. Um senhor editor.
    Estamos juntos. Os mosqueteiros foram se agregando a D’Artagnan (ao contrário dos personagens de Alexandre Dumas) e assim, seis amigos se reuniram com um só objetivo (além dos convidados especiais); informar distribuir cultura e experiência e, principalmente, aprender com os muitos comentários que são colocados todos os dias criticando ou apoiando os artigos, crônicas, etc.
    Essa premiação é mais um incentivo para continuarmos. Um sinal positivo que estamos agindo corretamente.
    E assim Edward, como no romance, o grito; “UM POR TODOS, TODOS POR UM”.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  48. Ana Célia de Freitas.domingo, 02 agosto, 2009

    Olá J.Morgado e Edward...
    Olha gente,não sei mais o que pensar,é tanta sujeira,é tanto político safado,que da até vontade de rasgar o título eleitoral e não votar nunca mais.O pior é saber que nunca serão punidos,a melhor punição seria esvaziar os bolsos desses corruptos.
    Pessoal estou muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito feliz com o prêmio que vocês ganharam,que bom todo o esforço de vocês valeu a pena,conte sempre comigo.
    Ana Célia de Freitas.Franca/SP.

    ResponderExcluir
  49. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh...

    ResponderExcluir