segunda-feira, 15 de junho de 2009

60 SEMANAS ENTRE OS MAIS VENDIDOS

Nivia Andres
***
"A sombra do vento"
*
Obra sedutora e comovente
***
Em meio à diversidade de títulos lançados a cada ano no mercado editorial, poucos conseguem conquistar ao mesmo tempo o público e a crítica. A sombra do vento é uma dessas raridades. Por mais de 60 semanas na lista dos livros mais vendidos da Espanha, o romance já vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo.
A sombra do vento, do espanhol Carlos Ruiz Zafón, é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar.
Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Para consolar o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já falecida, seu pai lhe oferece um presente inesquecível - em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A sombra do vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. Daniel logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles a que ama poderão ter um destino terrível.
Em sua busca, Daniel conhece uma galeria de personagens que vão ajudá-lo a resolver o mistério de Carax. Dom Gustavo Barceló, livreiro barcelonês, seriamente interessado em comprar o exemplar de A sombra do vento que Daniel lhe mostra; sua bela sobrinha cega, Clara Barceló, que revela a Daniel os primeiros elementos do mistério que cerca Carax e sua obra e por quem o menino se apaixona perdidamente; Fermín Romero de Torres, mendigo de passado glorioso e aguçado senso de humor que se tornará o maior aliado de Daniel na busca da verdade; Nuria Monfort, mulher triste que guarda grande e doloroso segredo; e Javier Fumero, o cruel policial que também parece dedicar a vida a perseguir o fantasma de Julián Carax.
À medida que vai descobrindo mais sobre a vida de Carax, Daniel entende que o mistério de sua obra está de alguma forma relacionado à história de amor entre dois jovens do início do século: o próprio Carax, filho de um modesto chapeleiro, e Penélope Aldaya, filha de uma família da alta sociedade de Barcelona. E enquanto a cidade e seus personagens vão aos poucos revelando a Daniel os segredos e as consequências dessa história de amor do passado, ele também descobre o verdadeiro amor nos braços de Bea, irmã mais velha de seu melhor amigo, Tomás Aguilar.
A sombra do vento usa o cenário grandioso de Barcelona da época, com suas largas avenidas, casarões abandonados, atmosfera gótica e espectral, para ambientar um romance arrebatador que é também uma reflexão sobre o poder da cultura e a tragédia do esquecimento. A busca de Daniel marca sua transformação de menino em homem, e desperta no leitor um fascínio renovado pelos livros e pelo poder que eles podem exercer.
_____________________________________________________________
*Nivia Andres, jornalista, graduada em Comunicação Social e Letras pela UFSM, especialista em Educação Política. Atuou, por muitos anos, na gestão de empresa familiar, na área de comércio. De 1993 a 1996 foi chefe de gabinete do Prefeito de Santiago, Rio Grande do Sul. Especificamente, na área de comunicação, como Assessora de Comunicação na Prefeitura Municipal, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS), no Centro Empresarial de Santiago (CES) e na Felice Automóveis. Na área de jornalismo impresso atuou no jornal Folha Regional (2001-06) e, mais recentemente, na Folha de Santiago, até março de 2008. Blog da jornalista:
http://niviaandres.blogspot.com/
_____________________________________________________________

24 comentários:

  1. Olá Nivia, bom dia!
    Olha, eu li esse livro faz uns dois meses. É perfeito, tem um pouco de tudo: suspense, romance, aventura e misterio! É daqueles livros que você não consegue parar de ler! O autor escreve magicamente, de forma a prender o leitor. Carlos Ruiz Zafon mistura estilos tornando o livro tenso, inquietante e instigador do início ao fim. Quem se atreve a prever o desenrolar da história e de seus personagens estará fadado ao erro. Leiam e depois me digam...
    Beijos...

    Karina - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  2. Também gostei bastante de ler este livro, Nivia! Não descansei enquanto não o acabei! E quando a leitura é assim, chega-se ao fim e dá a sensação de que faltou apreciar alguns pormenores, portanto será certamente um livro a reler no futuro. Um livro a não perder, para quem gosta de leitura.
    Bjos e parabéns por esse catinho cultural no blog...

    Fabiana - São Vicente - (Unisantos)

    ResponderExcluir
  3. Marco Antonio R. Conradosegunda-feira, 15 junho, 2009

    Bom dia, Nivia!
    Talvez o melhor romance que já li.
    Não se consegue parar de ler e não é nenhum "Código Da Vinci". É um romance a sério.
    A qualidade da escrita é excelente.
    Não há melhor para quem gosta de um bom enredo e de conhecer história daquela época, metade do século passado. Exatamente no ano 1945. A Sombra do Vento é sem dúvida uma pérola literária.

    Abçs,

    Marco Antonio R. Conrado - Ribeirão Preto -SP.

    ResponderExcluir
  4. Ôi pessoal, ando mesmo atrasada em termos de literatura. três comentários acima, todos já leram esse livro. Eu nem tinha ainda ouvido falar sobre ele. Os comentários, todos eles, positivos, além da resenha perfeita da Nivia que coloca o livro entre um dos melhores dos últimos tempos. Por isso esse espaço no blog é ótimo. Fornece dicas de bons livros pra gente ler.
    Obrigada...

    Larissa - São Paulo - Cásper Líbero

    ResponderExcluir
  5. Adquiri o livro no final de semana que estive em São Paulo, em um curso sobre Midias Sociais. Na ocasião conheci a livraria Cultura, da Paulista. Um ambiente pra lá de aconhegante. Dá vontade de ficar horas por lá.

    Comecei a ler o livro. A leitura, até o momento, está arrebatadora.

    Abraçossssss

    ResponderExcluir
  6. Olá Nivia, obrigada pela dica...
    Eu adoro ler bons livros. Também não conhecia essa obra do escritor, parece-me espanhol, Carlos Ruiz. Imagine só minha pressa em correr para comprar e ler o livro. Vou encontrá-lo hoje mesmo....
    Bjos,

    Lidiane - Santos - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  7. Nivia, eu já comprei e estou lendo! A leitura é realmente fascinante, envolvente.
    Obrigada pela indicação.
    Bjos...

    Katia Helena - Porto Alegre

    ResponderExcluir
  8. Olá Nivia, a Sombra do Vento é um livro inteligente. A história é envolvente e atraente. O autor cria diferentes histórias, ricas em detalhes - principalmente do cotidiano da cidade de Barcelona, que se complementam. Esse livro faz um bom tempo está nas livrarias do Brasil. Quando eu o comprei, paguei, se não me engano, R$ 42,00, mas agora pode ser encontrado pela metade do preço. É só pesquisarem. E um conselho a quem não leu. Comprem, vale a pena a leitura...

    Thalita - Santos - (Unisantos)

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Nivia!
    A divulgação de bons livros nesse blog foi ótimo. Boas resenhas já li suas e uma outra do Milton Saldanha, se não me engano. Olha, sou uma aficcionada em biografias, compro e leio todas que encontro, desde políticos a atores e atrizes famosas. Como sugestão a vocês, quando puderem, façam a apresentação de um bom livro sobre biografia, pode ser?
    Agradeço e parabéns pela iniciativa...
    Abçs,

    Anita M. Coelho - Joinville

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde amigos (as).
    Outra bela indicação da jornalista Nivia Andres nesse blog. Confesso-lhe Nivia, não havia lido esse livro "A sombra do vento", até por conta da correria dos últimos tempos que tem me afastado do que mais gosto, livrarias.

    Durante muitos anos assinei o "Circulo do Livro", muitos devem ter assinado ou assinam ainda, não sei se existe. Comprava cerca de 4 a seis livros por mês. Muitas vezes não dava conta de ler todos, mas acabava fazendo isso mais tarde. O "Circulo do livro", nos anos 80 e 90, quando blogs faziam parte dos sonhos, indicava sempre as melhores leituras. Uma revista era distribuida aos assinantes e nela pequenas resenhas sobre lançamentos. Era ótimo. Eu ficava à espera da senhora que atendia minha área, no centro de Santo André, para fazer meus pedidos.

    Por isso, hoje é importante que blogs façam esse trabalho de divulgação de uma boa leitura, idéia essa sua, Nivia, acatada por todos nós, jornalistas deste blog, e que prova, a cada dia, ter sido essa iniciativa acertada. Está aí outra ótima indicação. Quem leu, e foram muitos, recomendam.

    Eu estou despreocupado e não vou correr para comprar esse livro por um motivo simples. Meu amigo jornalista Marcos Masini, foto e comentário acima, já tem o livro, adquirido em São Paulo, portanto, em breve estará em minhas mãos (hehehehehe).

    Forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  11. Nivia, o Edward tem razão, nunca mais vi falar sobre o Círculo do livro. Será que não existe mais? Papai assinava, eu e minha irmã escolhíamos os livros. Isso faz uns seis anos. Nunca mais soube nada sobre o C´riculo do Livro.
    Gostei de sua indicação, vou ler esse livro.
    Beijinhos,

    Alexandra - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  12. PREZADA NIVIA, ESTOU OCUPADO ESTES DIAS RELENDO A BÍBLIA,
    PORQUE VIRA E MEXE EU ME ESQUEÇO DE ALGUNS CAPÍTULOS
    E VERSÍCULOS.
    JÁ TROQUEI JESUS POR GENÉSIO VÁRIAS VEZES
    EM MISSAS.
    QUANDO ACABAR DE LER A BÍBILIA, VOU COMPRAR
    ESSE LIVRO QUE VOCÊ INDICOU PRA LER.
    ISSO SE ATÉ LÁ EU
    NÃO TIVER MORRIDO, CLARO.

    A BENÇÃO...

    PADRE

    ResponderExcluir
  13. "Ser ou não ser: eis a questão".

    William Shakespeare

    ResponderExcluir
  14. Olá Nivia, boa noite.
    Um conhecido meu adquiriu esse livro há algum tempo.
    Falou maravilhas sobre o livro, mas acabei me esquecendo.
    Hoje coincidentemente vejo que você faz um comentário sobre esse livro.
    Vou hoje mesmo a casa desse meu amigo, buscar esse livro emprestado.
    Caso ele não esteja mais com o livro, irei comprá-lo de qualquer maneira.
    Afinal, sua indicação para mim vale ouro.

    Valentim Miron- Franca SP.

    ResponderExcluir
  15. Eu moro em Delfinópolis, aqui é difícil encontrar livros.
    Eu acho que na biblioteca da prefeitura não tem esse livro.
    De qualquer forma o dia que eu for à franca, vou comprá-lo, pois fiquei curioso pra ler.

    Juca Tadeu de Melo

    ResponderExcluir
  16. Olá, Nivia...
    Fascinante a história do livro "Sombra do vento" e que você, por meio deste blog, nos remete. Fui durante anos sócio do Clube do Livro onde degustei títulos memoráveis e históricos.
    A leitura faz resplandecer a alma e com suas indicações você nos trás o fascínio de fantásticas aventuras.
    Abraços

    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  17. Olá Nivia e amigos do Blog,

    Alguém já disse antes que a chegada da Nivia enriqueceu - e muito - esta nossa confraria. Suas resenhas e artigos são imperdíveis. Nem sempre é possível acessar o Blog logo cedo como costumo fazer. Mas é impossível dormir sem ele, parafraseando o Jô Soares e dele se apropriando do refrão.
    Não li o livro indicado aqui. Mas agora tenho bússola certa sobre a próxima leitura, embora tenha uma pilha de bons candidatos me aguardando. Ocorre, Nivia, que suas resenhas têm o poder de atropelar a fila, acredite.
    Parabéns e obrigado por sua valorosa colaboração. É por essas e outras que o Blog do Edward - que acatou prontamente e com nosso aplauso sua sugestão de publicar indicações de bons livros - é um sucesso na internet.

    Abração a todos,

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  18. Ana Célia de Freitas.segunda-feira, 15 junho, 2009

    Boa noite Nívia...
    O livro me parece um tanto instigante, assim que for possível vou procurar o mesmo na biblioteca, não sei se encontrarei, mas confesso que fiquei curiosa em saber mais sobre a história.
    Belíssima dica.
    Abraços a todos e fiquem com Deus.
    Ana Célia de Freitas. Franca/SP.

    ResponderExcluir
  19. "A HUMANIDADE ESTÁ PERDENDO SEUS GÊNIOS. EINSTEIN MORREU, FREUD TAMBÉM E EU NÃO ESTOU ME SENTINDO MUITO BEM"

    ResponderExcluir
  20. Sidney Pereira Castrosegunda-feira, 15 junho, 2009

    Boa noite prezada jornalista Nivia!
    Fico gratificado quando encontro um blog como esse. Além de bons textos e de jornalistas renomados, um espaço para a cultura. Isso nosso País precisa e muito. Incentivo à literatura. Só assim deixaremos de ser Terceiro Mundo.
    Grato pela indicação do livro!

    Sidney Pereira Castro - Betim/MG

    ResponderExcluir
  21. Sidney Pereira Castrosegunda-feira, 15 junho, 2009

    Boa noite prezada jornalista Nivia!
    Fico gratificado quando encontro um blog como esse. Além de bons textos e de jornalistas renomados, um espaço para a cultura. Isso nosso País precisa e muito. Incentivo à literatura. Só assim deixaremos de ser Terceiro Mundo.
    Grato pela indicação do livro!

    Sidney Pereira Castro - Betim/MG

    ResponderExcluir
  22. Queridas amigas e amigos
    A Nivia Andres nos brinda com nova ótima resenha e isso é estimulante. Cada livro lido vale por uma vida a mais que ganhamos, acumulando experiências de outros, reais ou ficcionais. Um processo de evolução que não tem paralelos. Anita Coelho, também gosto muito de biografias, estou sempre lendo alguma. Uma das mais recentes que li, e recomendo, é sobre a vida do Pedro II. Você pode encontrar em qualquer boa livraria. Hoje cheguei tarde aqui no blog, estou no Rio, a trabalho, correria o dia todo.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  23. Oswaldo Lavrado
    Como disse antes, estou no Rio a trabalho, agenda corrida, e só agora li a sua crônica do dia anterior, muito divertida. E me chamaram a atenção na foto as inocentes garrafinhas de guaraná...
    Parabéns, abração,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir