quinta-feira, 4 de junho de 2009

BASTIDORES DA HISTÓRIA
WANDERLEY DOS SANTOS
Ademir Medici e Wanderley dos Santos (em memória)
***
Franca, a última parada
=====***=====
FINAL
=====***=====
Bem, o artigo final de hoje desta série é em dobradinha. O “Blog do Edward” ganha um novo colaborador, mesmo que para um único texto: Wanderley dos Santos e seus pensamentos, planos, projetos e angústias vividos no final da vida em Franca.

Seguem-se trechos de quatro cartas. Fala, Wanderley...

Franca, 3 de dezembro de 1992

1 - Descobri algo interessante em minha genealogia: descendo da primeira mulher branca residente na Vila de Santo André da Borda do Campo. Oportunamente lhe enviarei matéria nesse sentido para ver se pode ser aproveitada.

2 – Pretendo reconstituir meu espaço sobre documentação do ABC, organizá-la e utilizá-la. Um sonho surgido agora, uma segunda etapa, seria uma monografia com a história da estrutura agrária de Santo André, reconstituindo os sítios e fazendas e caminhos...

Franca, 7 de abril de 1993

Com a nova administração, temos reuniões semanais e faço mostras documentais mensalmente, além de ter viajado para pesquisas complementares no Rio de Janeiro e para fazer palestras sobre história em cidades como Peruíbe e Ribeirão Corrente.

Franca, 30 de abril de 1993

Aqui estou vivendo a “síndrome dos relatórios”, pois nunca fizemos tanto. Tenho mostra documental todo mês, participo do Condephat, organização do Arquivo da Cúria e microfilmagem.

4 de novembro de 1995

1 – Minhas notícias não são as melhores, mas julgo-me no dever de participar-lhe como amigo que é.

2 – Estou vivendo problemas de saúde, iniciados no final do mês de maio. Na ocasião, a partir de uma convulsão, desmaiei, quase perdi a vista direita, quebrei a prótese dentária, quebrei um dedo e esfolei todo o rosto. Tratei-me e em julho retornei ao trabalho, mas ainda tenso devido a múltiplas atividades, porque você conhece salário de servidor municipal.

3 – Promovi o 3º Concurso de Monografias de História de Bairros e iniciei os trabalhos para o 13º Encontro de Historiadores da Região, porém em setembro comecei a sentir uma insuportável dor de cabeça.

4 – Fui tratar-me. Já fiz duas tomografias cranianas, constatando uma mancha (edema) do lado direito a partir de um pequeno abscesso na extremidade da testa, do lado direito. Os medicamentos, muito fortes, com efeitos colaterais perigosos, já me deixaram 15 dias com diarréia. Depois, enfraqueceram-me os tornozelos. Por fim, obrigaram-se a me internar cinco dias com pneumonia.

5 – Devo retornar à Santa Casa de Misericórdia no dia 6 para continuar o tratamento da pneumonia, para talvez n final ainda da próxima semana submeter-me ao que estou temendo: a cirurgia no crânio a fim de se extrair o abscesso.

6 – Diante deste quadro, para evitar pessimismo, decidi retomar minhas pesquisas sobre a Região Metropolitana de São Paulo e tem sido muito bom, porque relembro passos de minha vida.

7 – Ademir, sei de suas ocupações que não são poucas, mas estou carente de leitura daí da região: seus artigos, as edições especiais de aniversário (das cidades) ou outras, a produção do SDHL – Serviço de Documentação da História Local -, Museu de Santo André, entidades de Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Diadema. Seria muito bom se você pudesse me mandar material. Faria bem em todos os sentidos. Só recebo publicações de São Caetano do Sul, porque um amigo de Vila Ema me envia.

8 – Pretendo retomar meus contatos mais efetivos, participando dos congressos, e para isso preciso me atualizar.

9 – Vou ficar de licença este mês todo e no hospital só me resta ler. Conto com você, meu grande amigo.
* * *
Esta última carta de Wanderley foi respondida de imediato. Saudades. Silêncio. E a notícia dolorosa da última partida.

EPILOGO. E UM CONVITE

Guardo folhetos de encontros de historiadores da região de Franca, promovidos pela Prefeitura, Secretaria de Educação e Cultura e Fundação Municipal Mário de Andrade no Edifício Champagnat, todos enviados pelo Wanderley.

Ele também nos enviou a Revista Regional de História, a primeira editada, em 1990: 142 páginas de história e memória. Daqui do Grande ABC a torcida é para que outras revistas tenham sido editadas.

Aproveitamos o ensejo para convidar a todos de Franca e de outras plagas alcançadas pelo “Blog do Edward” para que participem do 10º Congresso de História do Grande ABC. Será na primeira semana de novembro próximo, em São Caetano do Sul. Aos poucos a gente vai passando outras notícias.

LINHA DO TEMPO

1989: agosto – Wanderley dos Santos funda o Arquivo Histórico Municipal Capitão Hipólito Antonio Pinheiro, de Franca.
_____
1990: março – Eleito presidente da Associação Regional de Pesquisa e Preservação de Acervo Municipal de Franca (ARPAM).
_____
1992: março – Reeleito à presidência da ARPAM para o biênio 1992-93.
_____
1992: 28 de novembro – Wanderley lança em Franca o seu livro maior: “Antecedentes Históricos do ABC Paulista”.
_____
1996: 16 de janeiro – Falece em Franca aos 44 anos.
_____
2000: 4 de dezembro – Faculdade de Diadema e Instituto Educacional Stagium lançam o livro “História do Município de Diadema”, até aqui a última obra publicada de Wanderley dos Santos.
_____________________________________________________________
*Ademir Medici é jornalista e escritor, formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalha na imprensa do Grande ABC desde 1968 e especializou-se na área de resgate e reconstituição da memória. Membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Possui um acervo de 32 livros escritos, sendo 24 publicados e oito inéditos. Ademir também ganhou, em 1976, o Prêmio Esso de Jornalismo, em parceria com o jornalista Édison Motta, pela série “Grande ABC: A metamorfose da industrialização”. Atua no jornal Diário do Grande ABC desde 1972. Foi repórter especial, editor de Cidades e Política e secretário de Redação. Atualmente é responsável pela coluna Memória, uma das mais lidas do jornal e do quadro "MEMÓRIA", no programa "ABCD Maior em Revista".
_____________________________________________________________

29 comentários:

  1. Bom dia Ademir Medici, Edward de Souza e turma do blog...
    Olha, valeu mesmo a pena ter acompanhado essa série. Fiquei triste com a morte do Wanderley dos Santos, tão jovem, com tanto talento e com uma vida brilhante pela frente. Deus sabe o que faz. É preciso agora que todo esse trabalho seja reconhecido, tanto pela Prefeitura de Franca como também pelas do Grande ABC e outras cidades. Você, Ademir, cumpriu e bem sua parte. O Edward de Souza contribuiu com a divulgação em seu blog e a passagem por essse mundo de tão brilhante historiador pode hoje ser vista pelo mundo todo. Felizmente existem pessoas como vocês. Parabéns, valeu a pena, repito!

    Karina - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ademir!

    É mesmo pra se pensar. Com tanta gente de cabeça ôca comandando esse País, morre aos 44 anos um historiador brilhante como o foi Wanderley dos Santos. Fui um privilegiado em conhecer o seu trabalho graças a essa série do blog.
    Obrigado!

    Renato F. Martins - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  3. Confesso comovido, diante do que acabo de ler a respeito do Wanderley dos Santos, elucidado pelas palavras luminosas do senhor Ademir Medice.
    Wanderlei através desses últimos relatos pareceu-me um trator de esteira a procura de sabedoria. Sim um verdadeiro trator, incansável e esperançoso até o último suspiro de sua vida.
    Muito além das suas obras, os mais beneficiados fomos nós seguidores desse blog.
    Aprendemos que um verdadeiro ideal tem que sobrepor os obstáculos, que por ventura tentam mudar os rumos dos nossos objetivos.
    Eu na função de um pobre padre e humano, fico na responsabilidade de orar por essa nobre alma, que fez da sua vida um verdadeiro sacerdócio em beneficio das comunidades, e da população em geral.
    Parabéns Ademir Medice, pelo resgate merecido dessa nobre alma.

    Padre Euvidio dos Santos.

    ResponderExcluir
  4. Ôi gente, que linda as palavras do Padre Euvídio. Que série maravilhosa do Ademir Medici. Tenho certeza que poucos os que frequentam esse blog conheciam Wanderley dos Santos. Agora, depois dessa apresentação, jamais o esquecerão.
    Beijos a todos!

    Giselle - São Caetano do Sul

    ResponderExcluir
  5. Jornalista Ademir Medici, meus parabéns pela série. Como francana passei também a conhecer esse trabalho de Wanderley dos Santos. Nosso Arquivo Histórico deveria dar o devido espaço para destacar seu trabalho e sua contribuição à cultura da cidade. Vamos esperar que alguém de bom senso faça isso, quem sabe nosso Prefeito Sidnei Rocha. Dos vereadores pouco se pode esperar. Da minha parte fiz o possivel para que todos meus amigos e amigas tomassem conhecimento do trabalho desse homem, fundador do nosso arquivo histórico, enviando e-mails com o endereço do blog e telefonando para muitas amigas que hoje, acompanham toda essa série.
    Muito obrigada a todos vocês...
    Abraços...

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  6. Ôi, bom dia a todos!
    Brilhante relato dessa série Ademir! Seu trabalho é dignificante, que Deus o abençõe e lhe dê forças para continuar regstando nossa memória.
    Bjos...

    Gabriela ) Cásper Líbero) SP.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia !
    Essa série me encantou, Ademir, mas deixou um misto de tristeza pela partida precoce de um moço tão inteligente, que tantos benefícios trouxe para nossa cultura. Temos ainda você, para mostrar todas essas riquezas que desconhecíamos. Meus cumprimentos...

    Fabíola Marques ( Metodista) SBC

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jornalista Ademir...
    Sou francana, mas moro em Maringá, no Paraná e acompanhei toda essa série, por indicação de uma prima que reside em Franca. Em seu relato o Senhor conta que Wanderley dos Santos morreu no dia 16 de janeiro de 1996 em Franca, mas não cita onde foi seu sepultamento. O senhor poderia me informar onde foi sepultado o historiador?
    Grata e parabéns pela série.

    Denise P. Calheiro - ( francana) Maringá/PR

    ResponderExcluir
  9. Ôi Ana Paula, vc que é de Franca, me diga uma coisa. Os jornais daí não divulgaram ou divulgam nada sobre a vida do Wanderley dos Santos? Será que desconhecem que foi ele o fundador desse Arquivo Histórico de sua cidade, ou nunca tiveram interesse nessa história?
    Beijos,

    Cindy - sou de São Caetano, mas estudo na Metodista de São Bernardo, tá?

    ResponderExcluir
  10. Queridas amigas e amigos
    Depois de acompanhar esta bela série do Ademir Medici, fiquei pensando em quantos Wanderleys dos Santos existiram, a ainda existe, por este país de pouco apreço pela memória. Quantos historiadores regionais que ficaram ou estão esquecidos e até desprezados por gente boçal, que só entende o mundo, precariamente, pelo tempo presente e ambições fúteis. A sensibilidade do Ademir está permitindo corrigir uma injustiça que é o esquecimento de gente de valor. Um historiador municipal, ou regional, não é menos importante que um nacional ou universal. Pelo contrário, muitas vezes lança dados e pistas que desvendam dúvidas e até mistérios de caráter mais amplo. Ninguém, por exemplo, poderá dizer que conhece o processo de industrialização paulista e suas mutações sem passar pela História do ABC. Então um especialista como o Ademir Medici ganha uma importância fundamental para o ensino e pesquisa, de hoje e do futuro. Como também Wanderley dos Santos, que nos deixou ainda tão jovem, com um sofrimento que não merecia e que entristece.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  11. Ôi Cindy...
    Desculpe-me pela demora, mas é que eu estava fazendo uma pesquisa online nos jornais de Franca, para ver se havia algo sobre Wanderley dos Santos. Temos dois jornais aqui na cidade. Todos citam o Arquivo Histórico, solenidades e outras coisas, mas nenhum falam sobre Wanderley dos Santos. Pelo menos foi o que eu apurei. A pessoa certa para verificar isso é o Edward de Souza, escreve para o Comércio da Franca e acabo de ler sua coluna de hoje. Não sei se ele poderia esclarecer sobre isso, mas pelo menos pode apurar e trazer maiores detalhes. Pelo que consegui ler pela internet, Cindy, nada sobre Wanderley dos Santos, infelizmente.
    Beijos...

    Ana Paula - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  12. Queridos amigos do Blog

    Estou satisfeito e emocionado. Primeiro por incentivar o Ademir a escrever aqui. Agora, depois da série, por ajudar a resgatar a brilhante vida de Wanderley dos Santos, alguém que conheci pessoalmente, na redação do Diario do Grande ABC, mas depois perdemos o contato. Sugiro ao Ademir que ofereça todo o material do Blog - os três artigos e os comentários - à família do Wanderley como homenagem póstuma de brasileiros que reconhecem e saudam seus méritos e a honra com que dignificou sua passagem por este planeta.
    No ano Brasil-França inauguramos a conexão ABC-Franca.
    Vamos continuar juntos, nesta maravilhosa estrada da vida, abrindo caminhos da história, promovendo a cultura, a solidariedade entre as pessoas e valorizando cada segundo que nos é ofertado pelo Criador.

    Abração a todos,

    édison motta
    Santo André, SP
    .

    ResponderExcluir
  13. Cindy e Ana Paula, amigos e amigas do blog!
    Realmente, como o Édison Motta, estou também emocionado com tanta repercussão provocada por essa série de Ademir Medici, brilhante jornalista e amigo de muitos anos. Ademir não vai parar por aqui, saibam. Ele não me autorizou a divulgar, mas tem mais uma bomba para os amigos de Franca que acompanham o blog.

    O Ademir Medici tem um exemplar de jornal de Franca que tem mais de 70anos. Ganhou do Marcio, um amigo dele que era funcionário da Brastemp, quando essa firma tinha a séde em São Bernardo do Campo. Ademir já prometeu escrever sobre isso para o blog e vai escanear o jornal, em sua primeira página, para ilustrar seu artigo que será aqui postado.

    Não vi ainda o exemplar nem sua primeira página, mas os nomes dos responsáveis que assinaram o jornal, já tenho comigo. Segredo. Não falo mais nada. Aguardem para ler mais essa matéria, muito em breve, de Ademir Medici, aqui no blog.

    Agora para a Cindy de São Caetano e para a Ana Paula aqui de Franca. Olha, eu escrevo sim minha coluna para o Comércio da Franca, o jornal mais lido da cidade e região, com 94 anos de circulação ininterrupta, que lhe dá ainda mais credibilidade. Não sei se o jornal publicou ou não algo sobre Wanderley dos Santos, fundador do Arquivo Histórico de Franca, mas prometo-lhes que irei apurar e assim que tiver algo a respeito volto a lhes informar.

    Amigão Ademir, foi mesmo um sucesso essa série postada aqui, com dezenas de visitas, cerca de 500 por dia e, por enquanto, 70 comentários, coisa rara em blogs, só verificarem por aí. Como gostei da frase da Karina, primeira a comentar sobre o artigo final hoje, repito: VALEU ADEMIR!

    Abraços a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Ana Paula e Edward pela atenção.
    Beijos...

    Cindy - São Caetano

    ResponderExcluir
  15. "A única derrota da vida é a fuga diante das dificuldades. O homem que morre lutando é um vencedor."

    *LUMEM*

    ResponderExcluir
  16. “Minhas notícias não são as melhores, mas julgo-me no dever de participar-lhe como amigo que é”.

    Sem comentários. As palavras falam por si só.

    Valentim Miron- Franca SP.

    ResponderExcluir
  17. Ôi pessoal...
    Ademir, simplesmente brilhante. Magnífica essa série. Meus parabéns. Esse homem, Wanderley dos Santos fez por merecer essa homenagem.
    Lavrado, não adianta ficar nos espionando de binóculos de sua janela, viu? Quando está frio, damos mesmo o cano. E como fez frio ontem, Brrrrrrrrrrrrrrrr...
    Hoje vou às aulas e quero dar um tchauzinho para o Lavrado, lá para a janela dele....
    Beijos...

    Priscila - (Metodista) SBC

    ResponderExcluir
  18. A frase citada no meu comentário acima foi tirada do texto postado hoje pelo Medici.
    Eu apenas quis exaltar a verdadeira amizade, entre Wanderley e Ademir Medice.
    Por favor, Ademir, me corrija se eu estiver errado.

    Valentim Miron

    ResponderExcluir
  19. Olá gente...
    Não fosse do Ademir Medici o relato sobre o extraordinário Wanderley dos Santos, a qualidade dos artigos poderia me surpreender. Perfeito, emocionante, esclarecedor e histórico.
    Ademir, oportuna a matéria Imprensa em sua coluna MEMÓRIA, de hoje no Diário. O trio da foto, José Roberto Marques (saudades), Edward e Renato Campos, marcou época na imprensa do ABC. Valeu.
    Pricila - por enquanto não necessito de binóculo pra ver a moçada caminhando rumo a Metodista, porém, por precaução, tenho um aqui próximo a janela. Se precisar... Hoje vou ficar esperando seu tchauzinho. abraços garota.
    Motta - por favor, evite que a fumaça de seu fogão a lenha venha no sentido do prédio que moro. Dá uma vontade danada de atravessar a pinguela e saborear o caldinho de feijão em sua mansão. Pena que não dá mais. Veja, na coluna Memória no Diário de ehoje, a homenagem que o Ademir presta a vários companheiros da década de 70, com direito e foto do Zé Roberto, Edward e Renato Campos. Abraços cara.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  20. Ôi Lavrado, qual é o seu prédio? Preciso saber para lhe mandar um tchauzinho também. Ademir, que linda e emocionante série. Que Deus continue lhe iluminando para continuar esse seu trabalho de resgate de nossa memória. O pessoal de Franca, nenhum deles sabia sobre Wanderley dos Santos e o seu trabalho que culminou com a fundação do Arquivo Histórico daquela cidade. Pelo visto, nem os jornais sabiam. Que coisa!!!

    Beijos a todos vcs...

    Elisângela ( Metodista) SBC

    ResponderExcluir
  21. Lavrado:
    Que coisa heim, espiando as meninas de binóculo? Nesse friozão só vai ver roupas sobre roupas, ehehehe.
    Menos, amigo, menos... mansão?
    Agora, o fogão a lenha é ótimo nesta temporada glacial. O sinal de fumaça serve para avisar quando estamos em casa, mas não dá pra controlar a direção, depende do vento. Sem maldade, qualquer dia desses asso uma picanha quando perceber que a direção dos ventos vai para seu lado.
    Pra quem está curioso, vejam o último comentário postado no artigo de ontem.
    Bricadeira, amigão. Você mora aqui no coração e sabe muito bem disso. A casa está sempre de portas abertas para você.Com caldinho de feijão e tainhas assadas.A propósito: elas estão em oferta no Carrefour a R$ 5 o quilo. Viva o inverno, temporada das tainhas.

    Abração,

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  22. Ademir, você é maravilhoso e nos emocionou com essa série, parabéns!
    Lavrado, escute o Édison e deixe de nos espionar, viu? Édison, quando é que vai convidar nossa turma aqui da "Metô" para tomar um caldinho de feijão, hein? Deu águinha na boca de todas nós...
    Beijos pra todos!!!

    Suzane ( não é aquela, viu? - Metô) SBC.

    ResponderExcluir
  23. Oi Edward e amigos do blog...
    Saudações, menino. Que sucesso, hein? Parabéns a todos.

    1) Respondendo à leitora Denise Calheiro, de Maringá: o Wanderley está sepultado na cidade de Tapiratiba (SP), terra da sua família.

    2) Você, Edward, está hoje na coluna Memória, do Diário do Grande ABC, com foto: www.dgabc.com.br - entre em colunas e depois em MEMORIA.

    Logo mais te mando a página.

    3) Entrei em contato com a família do Wanderley. Falei com sua filha Elidia. E estou passando a ela agora o seu Blog para que todos possam acompanhar as três colunas.

    4) Em relação ao jornal de Franca de 75 anos atrás, já está decidido: faremos a crônica em conjunto, já que suas informações são muito boas e completarão o meu simples texto-legenda.

    4) Prezado Valentim Miron, você está certo. Éramos amigos do "peito" e essa frase comprova isso. Bem observado.

    Abraços...
    Ademir Medici

    ResponderExcluir
  24. Ademir, parabéns pela maravilhosa série sobre esse grande historiador, Wanderley dos Santos. Que bom que a família foi avisada pra ver. Ele poderiam dizer o que acharam. Tenho certeza que vão gostar, como todas nós.
    Beijos e meus cumprimentos...

    Lidiane ( Metodista)

    ResponderExcluir
  25. Ademir, parabéns, você é fantástico e soube como ninguém homenagear Wanderley dos Santos. Não sei se a família já esteve no blog, mas se ainda vier, quero deixar meu abraço a todos eles e dizer que estamos orgulhosos dos feitos dele em pról da nossa cultura.
    Obrigada...

    Tânia Regina - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  26. Também envio meu abraço com muito carinho aos familiares de Wanderley dos Santos.
    Ontem deixei meu comentário na série número dois, de qualquer forma, mais uma vez meus parabéns pelo trabalho, Ademir Medici...

    Fernanda - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  27. Ana Célia de Freitas.quinta-feira, 04 junho, 2009

    Boa noite a todos...
    Me apaixonei por esses relatos, pena que esse ser tão especial se foi tão jovem.
    A meu ver a cidade de Franca deve uma homenagem a Wanderley, nunca é tarde. Vale a pena também trazer a história para os jornais locais, assim as pessoas se interam das coisas e pessoas boas que fizeram a diferença na cidade.
    Parabéns pela série, o brilhantismo, seriedade e maestria de sempre.
    Abraçossssssssss.
    Ana Célia de Freitas.Franca/SP.

    ResponderExcluir
  28. Ei, amigos...
    - Motta, não seja maldoso. Sempre fui um cara puro, nunca puritano, assim, minha religião e, agora, idade, não permitem ficar espionando. Meu binóculo é apenas para observar aviões que passam em caravanas por aqui rumo a Congonhas.
    Vamos ao Carrefour (aqui ao lado) buscar a picanha, prato favorito do nosso chefe Edward. Por ela (picanha) ele (Edward) larga tudo em Franca e vem pra cá. Se os ventos estiverem pra là, ele entenderá de onde partiram os sinais de fumaça.
    Elisângela - olha, estou quase em frente a Metodista, bem na Vergueiro. Qualquer hora a gente se vê por ai. Olha, tenho até alguns contatos com alunos (as) da Metodista que, às sextas-feiras à noite, frequentam o famoso Bar da Praça, ao lado da Metô.
    Suzane - calma menina, não estou espionando. Vejo a moçada porque minha janela dá de frente pra Vergueiro e fica quase impossível não ver, apesar de minha idade já não permitir certas espiadelas. Não tenho tendência pra ser "O espião que veio do frio", belo filme policial das décadas de 70/80

    Abraços a todos, especial para o nosso Ademir Medici, por enriquecer e abrilhantar este modesto, mas importante, blog do Edward.

    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  29. Roberto Castro Nevessexta-feira, 05 junho, 2009

    Bom dia amigos...
    Costumo vasculhar os blogs pela madrugada. Sou um fã de blogs com estrutura, conteúdo e parece que encontrei um dos melhores hoje. Li vários artigos excelentes, assinados, ao que me pareceu, por um grupo formado de amigos e bons profissionais de jornal e rádio. Esse último relato, em série, confesso-lhes, estou aplaudindo de pé. O que esse nosso País precisa é isso, resgatar um pouco de suas raízes, sua memória. Ganharam um fã e seguidor, acreditem. Estarei todos os dias, sempre depois da zero hora, lhes visitando.
    Obrigado por fazerem cultura!!!

    Roberto Castro Neves - Presidente Kennedy- Espírito Santo

    ResponderExcluir