sábado, 30 de maio de 2009

HOJE - SEJA UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

UTILIDADE PÚBLICA
***
“Doe Vida em Vida”
_______***_______

A doação de uma simples gota de sangue, num primeiro momento, pode significar a salvação de uma vida. Neste sábado, equipes de voluntários da campanha “Doe Vida em Vida” vai promover o cadastramento de futuros doadores de medula óssea. Elas estarão instaladas no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 115, bairro Anchieta, São Bernardo) das 9 às 16 h. Para se cadastrar no Renome – Registro de Doadores de Medula Óssea – a pessoa deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 55 anos de idade. Não é preciso estar em jejum. Basta que apresente documentos: RG, CPF e indique o número de dois telefones fixos.
Uma vez cadastrada – no ato é retirado do doador 10 mililitros de sangue – a pessoa passa a integrar o conjunto de pessoas que poderão ser chamadas quando houver compatibilidade de seu tipo sanguíneo com o dos pacientes.
A medula óssea é responsável pela produção das células sanguíneas, glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Fica na parte interna dos ossos e tem um tecido esponjoso que lembra o tutano. Necessitam de transplante doentes cujos organismos têm dificuldade de produção de sangue pela medula, como aplasia medular e leucemia além de muitas crianças com doenças genéticas.
A maior dificuldade para salvar a vida dessas pessoas é a difícil compatibilidade, mesmo em pessoas da mesma família. Por isso, a campanha alimenta informações para o Renome com dados de todos os possíveis doadores. Quanto maior o número de inscritos, maiores as chances dos pacientes encontrarem um compatível.
O cadastramento é simples. Caso seja encontrada compatibilidade, os doadores serão chamados para realizar exame de sangue mais detalhado. Depois, se colocarão à disposição da equipe médica para que seja retirada, através de punção direta ou da veia, cerca de 10% da medula. Não é cirurgia, não há cortes nem cicatrizes e o doador praticamente nem sente o processo porque seu próprio organismo cuida da rápida substituição.
Mais informações podem ser obtidas no site:
www.sejaumheroi.com.br, pelo e-mail: campanhadoevidaemvida@hotmail.com ou ainda no telefone 9155.1250. A organização do cadastramento é da Associação da Medula Óssea –www.ameo.org.br com apoio do Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, do Sindicado dos Metalúrgicos do ABC e do vereador Admir Ferro (PSDB-SBC).

29 comentários:

  1. Olá Edward!
    Parabéns pela iniciativa de divulgar essa campanha de cadastramento de doadores de medula óssea que acontece neste sábado aqui em São Bernardo. Todas nós, estudantes de jornalismo da Metodista estamos engajadas nessa campanha e a divulgamos em nosso jornal online. Para acessar nosso jornal, em conjunto agora com o Rudge Ramos Jornal, só ir nesse endereço: http://www.metodista.br/rronline
    Bjos,

    Renata ( Metodista) SBC

    ResponderExcluir
  2. Olá Edward

    Realmente somos uma grande equipe. Ao acessar o blog, vi com surpresa o chamamento sobre a campanha da Medula Óssea. O cartaz com os garotos doentes e todos os dados referentes de como agir para fazer a doação.
    Minha filha, procurou-me para ajudá-la na divulgação. Recorri ao nosso amigo-comum e irmão Édison Motta e não deu outra. O querido garotão desenvolveu uma intensa ação publicitária na Região do Grande ABC e agora sem nada me dizer, o blog se integra nessa campanha. E o resultado ai está, o primeiro comentário. Renata, estudante da Metodista informando do engajamento na campanha.
    Infelizmente porém, tenho uma desagradável notícia! Um dos garotos de nome Leonardo, faleceu ontem à noite.
    Para esse nosso irmãozinho que acaba de partir, nossas mais sentidas orações. Para os demais, nossos esforços e também preces para que possam sobreviver.
    Obrigado Amigão
    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Olá! Bom dia a todos. Linda essa iniciativa do blog.
    O culpado é o J.Morgado, pelo nosso crescimento espiritual.
    Está ai explicito os efeitos desse crescimento.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Morgado e amigos do blog!
    De fato, foi através de Édison Motta que resolvi postar esse cartaz que consegui, ainda pela madrugada, sobre essa campanha que hoje se desenvolve em São Bernardo do Campo. Só não sabia que você e sua filha estavam envolvidos nessa campanha que todos nós devemos divulgar e, se possivel, participar. Você nem acredita o baque que sofri quando você anunciou a morte de um desses garotos que ilustram o cartaz publicitário dessa campanha, o Leonardo, exatamente o último da direita. Que Deus o receba em seus braços e que sua morte sirva para que todos nós, mais do que nunca, participemos com nossa doação para que outros como ele tenham o direito de viver.

    Bom lembrar aqui nesse blog que o Transplante de Medula Óssea é a única esperança de sobrevivência para muitos portadores de leucemias e algumas outras doenças do sangue. Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível entre não- irmãos pode chegar a UMA EM MIL!

    Por isso, são organizados Bancos de Doadores de Medula Óssea como esse hoje em São Bernardo do Campo, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação. Quanto mais pessoas estiverem cadastradas, maiores as chances de salvar vidas!
    Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Vamos colaborar!

    Por fim, espero que todos os participantes deste blog entendam o motivo de não termos postado hoje nenhum dos artigos que tanto agradam nesse espaço. O motivo, todos certamente compreenderam, é nobre!

    NESTE DOMINGO VAMOS TER OSWALDO LAVRADO COM MAIS HISTÓRIAS DO RÁDIO, NÃO DEIXEM DE ACOMPANHAR E COMENTAR.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  5. Prezado Edward de Souza, J. Morgado, Édison Motta e demais integrantes deste blog.
    Aceitem meus cumprimentos por essa inciativa maravilhosa que tiveram em divulgar essa campanha de cadastramento de doadores de medula óssea. Nada mais justo e digno de aplausos. Por essa razão esse blog se destaca dos demais. Enquanto muitos usam espaço importante para divulgar besteiras, vocês lutam para salvar vidas.
    Deus os abençõe por isso!

    Paolo Cabrero - Itú - S.Paulo

    ResponderExcluir
  6. Meus cumprimentos ao blog!
    As explicações na matéria postada e também do Edward, em seus comentários, foram muito esclarecedoras, pena que muitas pessoas não têm o conhecimento sobre as causas dessa doença terrível. Perdi um amigo muito querido essa semana por causa dessa doença!!!
    Aos familiares do garoto Leonardo, meus sentimentos profundos!

    Cláudia ( Cásper Líbero) São Paulo

    ResponderExcluir
  7. Ôi Edward!
    Como disse a Renata, todas nós estamos nessa luta. Estou indo agora ao Poli com algumas amigas e vamos nos cadastrar.
    Fiquei muito triste com a morte do menino Leonardo. Meus Deus! Tanta vida pela frente...
    Abçs a todos!

    Gabriela ( Metodista) SBC

    ResponderExcluir
  8. Bom dia senhores deste blog maravilhoso...
    Quero deixar uma palavra amiga a todos aqueles que sofrem silenciosamente e para aqueles que convivem com a doença (leucemia) diariamente. Pessoalmente, saber que alguém têm um doença destas perturba-me bastante. Mas é na força de quem sofre e de quem cuida que está a diferença.
    À família do menino Leonardo, meus sentimentos!

    Maria Clara Salomão - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Edward e amigos do blog!
    Vamos todos participar dessa campanha.
    Bjos,

    Karol ( Metodista) SBC

    ResponderExcluir
  10. É preciso a união de todos para o sucesso dessa campanha de hoje no Poli, em São bernardo! Vamos colaborar, pessoal!!!

    Larissa (Metodista) SBC.

    ResponderExcluir
  11. Olá Edward, iniciativa nobre desse blog. Pena que eu esteja longe, iria com prazer me cadastrar como doadora. Certamente terei como fazer isso aqui no Rio. Vou me informar. Fiquei penalizada com a morte do Leonardo. Cliquei sobre a foto que vc publica em seu blog e ela ampliou, pude ver bem os rostinhos desses garotos que sofrem desse mal. Muito triste, temos que ajudar!!!
    Beijos a todos...

    Fernanda - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  12. Isso só engrandece ainda mais esse blog!
    Parabéns Edward, pela iniciativa!
    Bjos...

    Thalita ( Santos)

    ResponderExcluir
  13. Laércio H. Pintosábado, 30 maio, 2009

    Meus cumprimentos por essa divulgação Edward, e que essa campanha tenha o sucesso esperado por todos nós!

    Laércio H. Pinto - São Paulo -SP.

    ResponderExcluir
  14. Ôi Edward...
    Assim todos os blogs, ou pelo menos parte deles se dignassem a deixar um pequeno espaço para divulgação de utilidade pública como a que vejo hoje aqui, postada por vc. Parabéns e rezo pela alma do menino Leonardo, vítima dessa triste doença.
    Beijos...

    Michele ( Cásper Líbero) S.Paulo

    ResponderExcluir
  15. Olá, amigos!

    Mesmo estando longe, meu coração está aí, com vocês , nesta campanha para salvar vidas.

    Sabemos como é difícil encontrar uma medula compatível - então, nada mais eficaz do que ter um banco com o sangue armazenado. Bela iniciativa.

    Um abraço a todos os envolvidos na campanha e que Deus os ilumine. sucesso.

    Este blog é um exemplo de como podemos exercitar lindamente o significado da palavra SOLIDARIEDADE!

    ResponderExcluir
  16. Milton Saldanhasábado, 30 maio, 2009

    Queridas amigas e amigos
    Parabéns ao Edward de Souza pela veiculação da campanha e também a todos que nela estão engajados. Lamento profundamente a perda do Leonardo. Não há o que dizer sobre isso.
    Este blog contém cultura, alegria, fraternidade. Um modelo a ser seguido.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  17. Meu abraço a todos do blog por essa iniciativa. Isso é fraternidade!
    Bjos...

    Adriana ( Metodista) SBC

    ResponderExcluir
  18. Aparecida Gimenessábado, 30 maio, 2009

    Tenho um filho com 10 anos, feizmente com saúde, parecido com o Marcelo que faleceu ontem, vítima dessa doença. Que Deus conforte seus pais e nos livre para sempre de tanta coisa ruim.

    Aparecida Gimenes - Andradina - SP.

    ResponderExcluir
  19. Oi gente! To aqui di novo, Eu também sou um doador de órgãos. Quem pegar o meu humor “cuidado” pode correr o risco de morrer de felicidade.

    Padreco.

    ResponderExcluir
  20. "Só existe dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."
    Mahatma Gandhi.

    LUMEM

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente a leucemia não escolhe idade e todos que sofrem dessa doença passam por sérias privações. Mas, quando acontece com uma criança, caso do Leonardo, choca muito mais, não sei....
    Oh! Deus, olhai esse nosso povo. Se dependermos de nossas autoridades, que distribuem dinheiro pra vagabundos e se esquecem da saúde, estamos perdidos.......

    Laura Bitencourt - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  22. Oi Edward.

    Bela iniciativa de propagar esta campanha para cadastrar doadores de medula óssea. É tão difícil achar um doador compatível e o tempo para quem tem a doença é tão curto.
    A isto eu chamo de Solidariedade.
    PARABÉNS!!!

    BOM FINAL DE SEMANA!

    ♥.·:*¨¨*:·.♥ Beijos mil! :-) ♥.·:*¨¨*:·.♥




    http://brincandocomarte.blogspot.com/

    ___________________________________

    ResponderExcluir
  23. Pessoal... acabo de voltar do poli e tenho ótimas noticias!
    Na terceira campanha em São Bernardo do Campo, que foi realizada hoje conseguimos o exato número de 2269 doadores.
    Isso porque foi uma campanha feita as pressas... Sabe o que isso significa? Que São Bernardo do Campo acaba de passar de oito mil doadores!
    Isso tudo em nome desses anjinhos,Breno e Lucas e que ainda estão na batalha para sobreviver e nosso anjinho Leo que agora nos olha lá de cima!
    Obrigado a todos que ajudaram nesta maravilhosa campanha, direta ou indiretamente.

    Renata Morgado - SBC

    ResponderExcluir
  24. Vivaaaaaaaa.... Essa informação da Renata me fez chorar. Eu estive lá hoje, sou uma doadora, mas não sabia qual o número de pessoas que se cadastraram. Agora a informação chega em primeira mão ao blog e me deixou tão feliz que chorei.
    Que esse exemplo de São Bernardo seja seguido em todas as cidades brasileiras....

    Vera - São Bernardo do Campo - SP.

    ResponderExcluir
  25. Arlete Queirózsábado, 30 maio, 2009

    É gratificante saber que mais de duas mil pessoas atenderam ao chamado de "socorro" e se cadastram como doadores de medula óssea em São Bernardo. Graças a campanhas como essa, do blog.
    Parabéns a todos vocês pela iniciativa. Muitas vidas serão salvas, graças ao empenho de todos.

    Arlete Queiróz Pimenta - São Paulo

    ResponderExcluir
  26. Milton Saldanhasábado, 30 maio, 2009

    Maravilhoso!
    Simplesmente maravilhoso!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  27. hola, pues entendi poco por que no hablo tu idioma, pero me alegro que estes ala vanguardia de las acticidades que se realizan en tu entorno y estes presto a denunciarlo o simplemente a divulgarlo, gracias por enlazarte a mi blog, creo que es una bonita oportunidad para mi aprender no solo tu idioma, si no de ti, y tus publicaciones un abrazo fuerte

    ResponderExcluir
  28. Ana Célia de Freitas.terça-feira, 02 junho, 2009

    Olá pessoal...
    Boa noite meu amigo, belíssima iniciativa,os meios de comunicação, bem que poderiam fazer uma campanha mais "acirrada" em torno do assunto, ás vezes acho que as pessoas não fazem doação por falta de informação.
    Se você com seu carisma e brilhantismo de sempre, jogasse a bola para que o Jornal pudesse se empenhar e quem sabe dedicar uma semana inteira sobre o assunto,ou se você falar sobre o mesmo na quinta-feira?
    Tudo é válido.Assisti aquelas reportagens no fantástico com o Dráuzio Varella e percebi a angústia das pessoas que aguardam por um órgão,a incerteza do amanhã dessas pessoas, era grande e muitas diziam que estavam se entregando.È triste.
    Uma idéia brilhante, só poderia partir de uma pessoa tão humana, quanto você.
    Abraçossssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.Franca/SP.

    ResponderExcluir
  29. Amiable brief and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you as your information.

    ResponderExcluir